introdução bíblica

28
Introdução Bíblica Aula 02 A inspiração do Antigo Testamento Igreja Cristã 25/07/2012

Upload: francisco-sales

Post on 20-Jul-2015

1.261 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução Bíblica

Introdução Bíblica Aula 02 A inspiração do Antigo

Testamento

Igreja Cristã 25/07/2012

Page 2: Introdução Bíblica

Objetivos e requisitos: - eliminar o caráter especulativo. - respeitar as opiniões - paciência, caso já domine o assunto. - tirar as dúvidas apenas sobre o assunto abordado.

Page 3: Introdução Bíblica

Bibliografia: Introdução Bíblica - Como a Bíblia chegou até nós. Norman L. Geisler, William E. Nix., Ed. Vida. O Cânon das Escrituras. F. F. Bruce., Ed. Hagnos Cristianismo Pagão. Frank A. Viola., Ed. Abba Press. Série Um Livro que Você Realmente vai Ler (Sobre o Novo Testamento; Antigo Testamento; Liderança da Igreja; Quem é Deus). Mark Driscoll, Tempo de Colheita.

Page 4: Introdução Bíblica

Bibliografia Complementar: Estudo Panorâmico da Bíblia - Henriqueta C. Mears, Ed. Vida. Entendes o que lês? – Gordon D. Fee, Ed. Vida Nova Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições”da Bíblia – Norman Geisler, Mundo Cristão. Teologia Sitemática – Paul Tillich Merece Confiança o Novo Testamento? – F.F. Bruce, Ed. Vida Nova A Inerrância da Bíblia – Norman Geisler, Ed. Vida.

Page 5: Introdução Bíblica

O Antigo Testamento é totalmente inspirado? Cada parte, cada livro, cada versículo?

Page 6: Introdução Bíblica

“A Lei traz apenas uma sombra dos benefícios que hão de vir, e não a realidade dos mesmos”. Hebreus 10:1a

Page 7: Introdução Bíblica

Em que se fundamenta a crença de que o A.T é divinamente inspirado?

Page 8: Introdução Bíblica

Descrição Bíblica de Inspiração Inspiração é a forma pela qual Deus falou aos homens mediante os profetas. 2Tm 3.16, 1Coríntios 2.13, 2Pedro 1.21, Hb 1.1, l Pe 1.11

Page 9: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

1- A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração. Todo o A.T vindica para si a inspiração divina porque ao ser apresentado ao povo de Deus, foi recebido como anunciamento profético.

Page 10: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

1- A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração. Moisés colocara sua lei na arca de Deus (Dt 10.2). Mais tarde, ela seria mantida no tabernáculo, para ensino das gerações futuras (Dt 6.2).

Page 11: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

2- A função profética de seus autores.

- Homem de Deus (1Rs 12.22) - Servo do Senhor (1Rs 14.18) - Mensageiro do Senhor (Is 42.19) - Vidente (Is 30.10) - Homem do Espírito (Os 9.7) - Atalaia (Ez 3.17) "Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?“(Am 3.8) "Porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar"(Dt 18.18). "Nada acrescentareis ao que vos ordeno, e nada diminuireis" (Dt 4.2).

Page 12: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

2- A função profética de seus autores. "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e o que disse não acontecer nem se realizar, essa palavra não procede do Senhor" (Dt 18.22).

Page 13: Introdução Bíblica

O chamado profético sempre veio acompanhado de uma confirmação milagrosa. - A terra se fendeu e tragou a Core e aos demais que contestaram a vocação de Moisés (Nm 26.10). - Elias foi exaltado sobre os profetas de Baal, quando estes pereceram no fogo caído do céu (1Rs 18.38). - Até mesmo os magos do Egito reconheceram os milagres divinos realizados por meio de Moisés, quando disseram: "... Isto é o dedo de Deus..." (Êx 8.19).

Page 14: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

3- As declarações proféticas eram escritas. "Não se aparte da tua boca o livro desta lei" (Js l.8)

Page 15: Introdução Bíblica

O próprio Deus ordenava o registro. - Josué, sucessor de Moisés, também "escreveu estas palavras no livro da lei de Deus" (Js 24.26). - "Toma ainda outro rolo, e escreve nele todas as palavras que estavam no primeiro rolo" (Jr 36.28). - O profeta Isaías recebeu esta ordem: "Toma um grande rolo, e escreve nele" (Is 8.1). - "Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que aquele que a ler, corra com ela“ (Hc 2:2).

Page 16: Introdução Bíblica

Os profetas posteriores usavam os escritos dos profetas que os antecederam.

- "Eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias..." (Dn 9.2).

Page 17: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

4- Manteve-se um registro oficial dos escritos proféticos. A respeito de Josué está escrito que acrescentou seu livro à compilação existente (Js 24.26).

Page 18: Introdução Bíblica

Registros oficiais preservados "E escreveu-O num livro, e o pôs perante o Senhor" (1Sm 10.25)

Samuel fundou uma escola de profetas (1Sm 19.20), cujos alunos mais tarde se chamariam "filhos dos profetas" (2Rs 2.3) e ficaram encarregados de registrar os feitos de outros profetas relacionados aos acontecimentos no reino de Israel. A história de Davi foi escrita pelos profetas Samuel, Nata e Gade (1Cr 29.29). A de Salomão foi registrada por Natã, Aías e Ido (2Cr 9.29). As histórias de Roboão, de Josafá, de Ezequias, de Manasses e de outros reis (v. 2Cr 9.29; 12.15; 13.22; 20.34; 33.19; 35.27).

Page 19: Introdução Bíblica

Registro oficial dos verdadeiros profetas

“Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor” (Ez 13:9)

Page 20: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

5- O testemunho do Novo Testamento Disse Jesus: "A Escritura não pode ser anulada" (Jo 10.35).

Page 21: Introdução Bíblica

O N.T refere-se ao A.T com os seguintes termos:

Escrituras – 2Tm 3:16 Palavra de Deus – Marcos 7:13 Lei e os Profetas – Mateus 5:17 Está escrito - Marcos 9:12 Há cerca de 300 citações ao A.T presentes no N.T.

Page 22: Introdução Bíblica

Referência ao A.T:

Palavra profética: Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações. Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo (2Pe 1:19).

Page 23: Introdução Bíblica

Fundamentos da inspiração:

6- O testemunho do próprio Jesus Cristo "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mt 5:17).

Page 24: Introdução Bíblica

O Antigo Testamento era a Bíblia de Jesus.

Seu ministério público começa a partir da leitura do livro de Isaías, onde ele enfatiza que veio cumprir o que estava escrito sobre Ele (Lucas 4:16-21).

Page 25: Introdução Bíblica

Jesus expõe em suas mensagens partes do A.T que normalmente são rejeitadas:

Gênesis 1 e 2 , Caim e Abel, Noé e o dilúvio, Ló, o maná, a serpente no deserto, falsos profetas, Jonas na barriga do peixe e outros.

Page 26: Introdução Bíblica

Jesus cita o A.T como fonte de verdade, consolo e proteção:

- Ao ser tentado: Dt 8:6, 6:13-16 Perto de sua morte: Salmos 22:1 No último momento de vida: Salmos 31.5

Page 27: Introdução Bíblica

Qual é o ponto central Do Antigo Testamento?

Page 28: Introdução Bíblica

JESUS João 5:39-40