introdução aos periféricos

58
Técnico em Informática Por: Henrique Quirino Silva Arquitetura de Microcomputadores Histórico e evolução dos computadores Conceitos de hardware e software Entrada, processamento e saídas de dados. Bit e bytes e seus múltiplos Sistema binário de numeração Etc...

Upload: henrique-quirino

Post on 13-Jan-2015

339 views

Category:

Technology


3 download

DESCRIPTION

Introdução aos periféricos

TRANSCRIPT

Técnico em Informática

Por: Henrique Quirino Silva

Arquitetura de Microcomputadores

• Histórico e evolução dos computadores

• Conceitos de hardware e software

• Entrada, processamento e saídas de dados.

• Bit e bytes e seus múltiplos• Sistema binário de

numeração• Etc...

Introdução aos periféricos

Periféricos? Não, pera...

Introdução aos periféricos

Quando pensamos em um computador moderno, diversascaracterísticas nos vêm à mente:

a) Sistema eletrônico preciso e confiável;b) Alta velocidade de processamento de informações

que facilita nossa vida;c) Lugar para se armazenar músicas, vídeos, textos,

imagens etc.

São tantas funções que ficamos assustados ao pensar comouma máquina desse tipo funciona. A princípio, precisamossaber que um computador divide-se em hardware (todos osdispositivos físicos do computador, mouse, teclado,gabinete, processador etc.) e software (tudo que não éfísico, como programas, arquivos etc.).

Introdução aos periféricos

Para entendermos melhor a diferença entre hardwaree software, podemos fazer uma analogia com o corpohumano. Toda a parte física (cabeça, braços, pernas, etc.)seria o hardware; enquanto tudo o que não é físico (ospensamentos, ideias etc.) seria o software.

É claro que existem diferenças entre os computadores,alguns possuem muito mais dispositivos que outros. Valea pena perguntar, então, quais são as peças de hardwarefundamentais para o funcionamento básico de umcomputador?

Introdução aos periféricos

Perceba que na imagem não existem caixas de som,webcam, scanner, somente gabinete, monitor, teclado emouse. Isso significa que um computador, para funcionar,precisa somente desses elementos, desde que o gabineteesteja com os dispositivos internos necessários para o seufuncionamento adequadamente instalados.

Periféricos de entrada/saída

Dentro do gabinete fica localizada a CPU, a peça maisimportante de um computador, controladora de todo oprocessamento da máquina. Todas as outras peças sãochamadas de periféricos, pois estão na periferia da CPU.

Os periféricos são os nossos dispositivos de entrada esaída de informação. Permitem a comunicação docomputador com um agente externo, o usuário. Essesperiféricos são classificados, quanto ao sentido dacomunicação, em dois tipos:

a) Periféricos de entrada;

b) Periféricos de saída.

Periféricos de entrada/saída

Os periféricos de entrada são os utilizados pelo usuáriopara enviar informações para a CPU, os de saída para queo computador “responda” para o usuário. Em algunscasos, um periférico pode exercer as duas funções, deentrada e saída, enviando em alguns momentosinformação para a CPU e em outros momentosrecebendo informações vindas da CPU.

Periféricos de entrada/saída

Periféricos de entrada/saída

Como podem ver, os periféricos são fundamentais paraa operação de um computador. Com o processador, elesformam toda a parte de hardware de um computador.Podemos dizer que um computador é um dispositivoeletrônico que recebe informações dos usuários, processaessas informações e envia uma resposta para o usuário.

Os periféricos trabalham interagindo um com o outro,para que o usuário possa operar o computador com maiorvelocidade. Eles também têm se tornado peças cada vezmais importantes na execução de trabalhosespecializados, possibilitando novas funções como adigitalização de imagem e a interação através devideoconferências.

Os componentes do Hardware

Para funcionar, um computador é formado por umasérie de componentes. Iremos conhecer os principaiscomponentes e a sua função dentro do computador.

O Processador

Também conhecido com CPU (central process unit),ele é responsável por carregar e realizar operaçõeslógicas e cálculos. Os processadores recebeminformações enviadas pelos periféricos de entrada docomputador, processa essas informações e as devolveprocessadas para os periféricos de saída ou memória.

É o componentes do computador que necessitamaior conhecimento tecnológico para ser desenvolvidoe, por isso, atrai os olhares dos fãs de tecnologia. O fatode ser um componente que exige alta tecnologia paraser feito também faz com que seja um doscomponentes mais caros de um computador.

O Processador

Existem no mercado diversos modelos deprocessadores. Os mais conhecidos são osprocessadores da Intel e AMD. Podemos citar algunsprocessadores em ordem crescente de evolução:

a) Processadores Intel: Pentium MMX, Pentium II,Celeron, Pentium III, Pentium IV, Pentium M,Core Duo , Core 2, i3, i5, i7, entre outros;

b) Processadores AMD: K6, K6 II, Duron, Athlon,Opteron, Phenom, entre outros.

O Processador

Pentium MMX

Pentium II

O Processador

Intel Core 2 DUO – E8500

Intel Core i7 – 4770k

O Processador

AMD-K6

AMD Duron

O Processador

AMD Opteron - 6300

AMD Phenon – X6

O Processador

Normalmente osprocessadores, dentro deuma mesma família, sãofabricados para seremcompatíveis com amaioria das placas-mãe,mas observe aconfiguração doequipamento antes dedecidir substituir oprocessador para evitarsurpresas.

A Placa mãe

É a espinha dorsal de um computador. É ela quemconecta o processador e demais periféricos.Geralmente cada placa-mãe aceita somente um tipo deprocessador.

O número de terminais (pinos) e o encaixe doprocessador mudam de família para família,inviabilizando o uso de uma placa genérica.Normalmente existe um casamento entre placa-mãe efamília de processador, permitindo que se usem apenasconjuntos compatíveis.

As placas-mãe podem ser classificadas em on-boardou off-board.

A Placa mãe

Conectores

A placa-mãe, a “espinha dorsal” do computador, interliga todas asplacas de expansão internas através de conectores.

A. Conectores externos para mouse, teclado e áudio etc.B. Slot onde o processador deve ser encaixado.C. Slots onde os pentes de memória RAM são inseridos.D. Conector para disco rígido/CD-ROM/DVD do tipo IDE.E. Conectores para disco rígido/CD-ROM/DVD do tipo SATA.F. Slots de expansão para conectar placas de vídeo, som, rede

etc.

Memória RAM

As memórias RAM (random access memory),também conhecidas como “pentes de memória”, sãoresponsáveis pelo armazenamento dos dados einstruções que o processador precisa para executarsuas tarefas. Quando o computador é desligado, asinformações que estavam na memória RAM sãoperdidas, por isso ela é considerada uma memóriavolátil. O padrão de memória RAM mais utilizadoatualmente é o DDR3, mas existem diversas outrascomo DDR2, DDR e DIMM. As memórias para notebooksão menores em relação ao desktop, sendo quealgumas vezes podem ser usadas também emdesktops, dependendo da placa-mãe.

Memória RAM

Vejamos os principais tipos de memória a seguir:

Memória RAM

SODIMM

Disco Rígido (HD)

O disco rígido armazena informações ou arquivos deforma persistente, ou seja, até que o usuário decidaapagá-los. Eles são constituídos por discos, divididos emtrilhas que, por sua vez, são formadas por setores, ondeas informações são armazenadas. Esses dispositivosconseguem armazenar uma quantidade enorme de bytes.Atualmente, podemos comprar discos rígidos comcapacidade de armazenamento na casa dos terabytes(1.024 gigabytes).

Disco Rígido (HD)A rotação dos discos varia conforme o modelo. Os

padrões mais comuns são 5.400 rpm (rotações por minuto),7.200 rpm e 10.000 rpm. O disco rígido se conecta aocomputador por meio de uma interface de controle, sendomais comuns as conexões IDE (integrated drive electronics),SCSI (small computer system interface) e SATA (Serial ATA).

Disco Rígido (HD)

Placa de vídeoÉ responsável por mostrar dados de vídeo no monitor. Existem

placas de vídeo on-board (que já vêm acopladas na placa-mãe) e off-board (as placas são independentes e são conectadas à placa-mãeem encaixes específicos chamados de slots). As placas on-boardnormalmente são mais baratas que as off-board, porém tambémpossuem um desempenho inferior. Para a utilização de softwares quetrabalhem com imagens e jogos, a melhor opção é comprar placasoff-board. Antigamente, os slots do tipo PCI e AGP eram o padrão;hoje, o padrão é a tecnologia PCI-Express.

Placa de vídeo

Drivers

São dispositivos que permitem ler e gravar dados emmídias removíveis. Antigamente utilizavam-se disquetespara o armazenamento de dados, mas esse tipo dedispositivo já não é comum nas máquinas modernas.Atualmente, o que encontramos são drives de CD, DVD eBlu-ray. Estes drives podem ser somente leitores, outambém podem ter a capacidade de gravar dados, masmesmo esse tipo de mídia tem sido substituído pordispositivos de armazenamento de estado sólido como ospen drives com conexão USB.

Drivers

Drivers

Drivers

Cooler

É um pequeno ventilador que tem a função de refrigerar oprocessador e outros componentes. Normalmente são de 5 V ou 12 V.

Instalado sobre o processador, ele é responsável pela refrigeraçãodesse componente. Devemos tê-lo conectado no local adequado naplaca-mãe e sempre funcionando, assim evita-se que o processadorqueime por superaquecimento.

Gabinete

Muitas pessoas chamam incorretamente o gabinete deCPU (central process unit). Gabinete é a caixa que temcomo função proteger e acomodar os componenteseletrônicos internos do computador, enquanto CPU é oprocessador que fica conectado à placa-mãe. Atualmente,os três principais tipos de gabinete no mercado são AT,ATX e BTX.

Gabinete

AT: modelo mais antigo que dificilmente será encontrado paravenda. A principal característica é seu formato, que influencia aquestão térmica, e o uso de fonte AT, que é acionada diretamente,sem uso da placa-mãe, via botão liga/desliga.

Gabinete

ATX: teve seu desenho térmico refeito, levando em conta o novoposicionamento de processadores em placas-mãe, bem como aadoção de um novo formato de fonte, o ATX, em que a alimentação écontrolada logicamente via placa-mãe.

Gabinete

BTX: evolução do ATX, em que se leva em conta cada vez mais aintegração de componentes on-board e a busca de espaço. Podemosnotar a opção de inverter a localização dos slots de expansão naplaca-mãe de lado, como mudança mais marcante.

Fonte de Alimentação

O tipo e formato da fonte de alimentaçãonormalmente se casam com o tipo de gabinete. Convertecorrente alternada em corrente contínua, necessária paraa alimentação do computador. A fonte geralmente é presaao gabinete.

Gabinete, fonte e placa-mãe precisam ser de um mesmopadrão para funcionarem corretamente. Hojeempregamos o padrão ATX de 20 e 24 pinos para a placa-mãe e outros conectores para os demais periféricos.

Fonte de Alimentação

Fonte de Alimentação

Fonte de Alimentação

Os tipos de conexões do monitor podem fazer toda a diferença na resoluçãoda imagem que você verá na tela. Vamos entender um pouco mais os tipos deconexões de um monitor.

Fonte de Alimentação

Componentes externos

Iremos conhecer agora os principais componentesexternos do computador. Esses dispositivos são os maisconhecidos pelos usuários comuns e profissionais de forada área de TI, como designers, digitadores etc. Vamosconhecê-los?

Monitores

Hardware de saída de dados, o monitor é fundamentalpara exibir visualmente as solicitações processadas pelocomputador. Tendo como inspiração a TV, os monitoresevoluíram lentamente por anos e sua primeira versão eramonocromática, emitindo apenas uma cor. Em seguidasurgiram os monitores coloridos, que emitiam de 4 a 16cores. A partir daí surgiram várias versões quemelhoraram a resolução, aumentando o número de pixelsaté a chegada da imagem digital. Hoje eles emitemimagens 3D e até obedecem a comandos pelo toque damão com tela touch screen. A novidade fica com osmonitores holográficos, que podem projetar a imagemdispersa no ar através de uma base. Do CRT inicial,caminhou para tecnologias LCD e LED atualmente.

Monitores

Os tipos de conexões do monitor podem fazer toda adiferença na resolução da imagem que você verá na tela.Vamos entender um pouco mais os tipos de conexões deum monitor.

Monitores

DVI dispensa conversores, pois preserva os dados emformato digital. Dois modelos podem ser encontrados:DVI-D (somente sinal digital) e DVI-I (permite conectarmonitor analógico).

VGA (vídeo graphics array)sinal analógico DVI (digital video interface)

Monitores

HDMI (high-definition multimedia): conexão comumnas TVs de última geração. Envia sinal digital de áudio evídeo com excelente resolução.

HDMI (high-definition multimedia)

Caixas de som

Outro hardware de saída de dados, as caixas de somsão responsáveis por emitir todo conteúdo sonoro demúsicas, vídeos, alertas de e-mail, mensagens eanimação de sites que você quiser visitar.

Impressora

Hardware de saída de dados, recebe a solicitação feitapelo usuário e se responsabiliza por imprimir, ou emitircópias das informações que você pediu.

Tipos de conexão de impressoras: podem serconectadas via USB, serial, wireless ou bluetooth.

Tipos de impressora

Jato de Tinta: imprime pelo esguicho de pequenasquantidades de tinta sobre a mídia (papel).

Tipos de impressora

Laser: mais rápidas e com secagem instantânea, é apreferida das empresas.

Tipos de impressora

Matricial: imprime pelo impacto de agulhas contra umafita que transfere a tinta para o papel. Hoje, muito usadano processo fiscal, porém tende a desaparecer com anota fiscal eletrônica.

Tipos de impressora

Térmica: imprime pelo aquecimento do papel, em rolo,especial. Responsável pela emissão de cupom fiscal ou decartão de crédito.

Scanners

Hardware de entrada de dados, tem a função dedigitalizar o conteúdo de um livro, revista ou foto, porexemplo, e transformá-lo em dado digital. Tambémencontrado em algumas impressoras multifuncionais,dispensando a aquisição de mais um equipamentoexterno.

Scanners

A qualidade do scanner é medida em dpi (pontos porpolegadas) ou pixel (picture element): quanto maior, maisdetalhada é a imagem. Os modelos mais simplespossuem resolução de 300 dpi x 300 dpi, mas há scannersque podem atingir 2.400, 4.800, 9.600 dpi ou mais.

Teclado

Hardware de entrada de dados, possui normalmenteconexão PS/2 ou USB. Permite ao usuário digitar textos, eem muitos casos dispensa o uso do mouse, pois permitea configuração de muitos atalhos. Por isso, nada depânico caso o mouse deixe de funcionar. Iluminado,flexível, ergonômico, escolha o seu.

Mouse

Hardware de entrada muito conhecido pelos usuários porfacilitar a navegação. É possível ainda configurar avelocidade e animação do mouse, e baixar softwares quecomplementam sua funcionalidade. Sua conexão podeser PS/2, serial ou USB.

Webcam

Esse hardware de entrada de dados é muito utilizado emvideoconferências. A maioria dos notebooks já vem defábrica com uma webcam acoplada.