introdução à anatomia

5
Introdução à Anatomia Definição Anatomia Humana é a ciência que estuda a morfologia macroscópica do organismo humano, estando a sua análise microscópica a cargo da Histologia. A abordagem da morfologia do organismo pode ser feita de diferentes perspectivas, tornando assim possível dividir a Anatomia Humana em várias sub-especialidades, a saber: Anatomia Descritiva Faz a descrição pormenorizada dos vários órgãos e estruturas do organismo enquanto entidades isoladas e independentes. Descreve, por exemplo, ossos, músculos, articulações, vasos, nervos e outros órgãos. A anatomia descritiva divide-se em diversas áreas consoante o tipo de estrutura que estuda: Osteologia – ossos Artrologia – articulações Miologia – músculos Angiologia – vasos Neuro-Anatomia – sistema nervoso (central e periférico) Esplancnologia – órgãos abdominais e torácicos Estesiologia – órgãos dos sentidos Anatomia Topográfica Aborda o organismo, já não exclusivamente através dos órgãos que o compõem isoladamente, mas sim tendo em conta as diferentes regiões que se podem definir, relacionando os órgãos e estruturas presentes em cada região. Aborda, por exemplo, o membro superior, o pescoço, o mediastino, etc. Introdução à Anatomia Página 1 de 5

Upload: miguel-bernardo

Post on 24-Jun-2015

751 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Introdução à Anatomia

Introdução à AnatomiaDefinição

Anatomia Humana é a ciência que estuda a morfologia macroscópica do organismo humano, estando a sua análise microscópica a cargo da Histologia.

A abordagem da morfologia do organismo pode ser feita de diferentes perspectivas, tornando assim possível dividir a Anatomia Humana em várias sub-especialidades, a saber:

Anatomia DescritivaFaz a descrição pormenorizada dos vários órgãos e estruturas do organismo enquanto entidades isoladas e independentes.Descreve, por exemplo, ossos, músculos, articulações, vasos, nervos e outros órgãos.A anatomia descritiva divide-se em diversas áreas consoante o tipo de estrutura que estuda:

Osteologia – ossos Artrologia – articulações Miologia – músculos Angiologia – vasos Neuro-Anatomia – sistema nervoso (central e periférico) Esplancnologia – órgãos abdominais e torácicos Estesiologia – órgãos dos sentidos

Anatomia TopográficaAborda o organismo, já não exclusivamente através dos órgãos que o compõem isoladamente, mas sim tendo em conta as diferentes regiões que se podem definir, relacionando os órgãos e estruturas presentes em cada região.Aborda, por exemplo, o membro superior, o pescoço, o mediastino, etc.

Anatomia FuncionalAcrescenta à mera descrição morfológica dos órgãos e estruturas, a sua função, abordando a morfologia do organismo enquanto o suporte macroscópico para as diversas funções que ele desempenha.Aborda, por exemplo, o estômago como órgão da digestão, o coração como órgão que bombeia o sangue ou a laringe como órgão da fonação.

Introdução à Anatomia Página 1 de 3

Page 2: Introdução à Anatomia

Posição Anatómica Descritiva e Planos Anatómicos

POSIÇÃO ANATÓMICA DESCRITIVA

De modo a que a descrição de um órgão ou estrutura seja feita de um modo perceptível por qualquer indivíduo, há que criar “coordenadas” universais que sejam utilizadas de igual modo por todos os médicos. Assim, todas as descrições se fazem relativamente a uma posição de referência, denominada Posição Anatómica Descritiva.

A posição anatómica descritiva define-se como sendo a que assume um indivíduo em pé, com o olhar fixo no infinito, com os membros superiores estendidos ao longo do corpo e as faces palmares das mãos viradas para a frente (resultado do movimento de supinação), com os calcanhares unidos e os pés afastados.

Tabela 1 - Posição Anatómica descritiva

Em péOlhar no infinitoMembros superiores ao longo do corpoMãos em supinaçãoCalcanhares unidosPés afastados

PLANOS ANATÓMICOS DE REFERÊNCIA

Com base na posição anatómica descritiva definem-se diversos planos de referência que dividem o corpo em segmentos facilmente identificáveis e referenciáveis.

Plano Frontal ou Coronal

É um plano vertical. Divide o corpo num segmento anterior e outro posterior (define assim o que está à

frente e o que está atrás). Corresponde a um plano vertical (portanto perpendicular ao solo) que rasa o

promontório (ângulo entre a 5ª vértebra lombar e a 1ª sagrada).

Plano Sagital

É um plano vertical, sendo o eixo de simetria do corpo humano. Divide o corpo num segmento direito e outro esquerdo. Com base no plano sagital distingue-se:

o que é interno, que está por dentro (está mais próximo do plano sagital) o que é externo, que está por fora (está mais afastado do plano sagital).

Corresponde a um plano vertical perpendicular ao plano frontal, coincidindo com a linha média do organismo, passa pelo vortex (ponto mais alto da caixa craniana) e pelo ponto de união dos 2 calcanhares.

Plano Horizontal ou Umbilical

É um plano horizontal. Divide o corpo num segmento superior e outro inferior (define assim o que está

acima e o que está abaixo). Corresponde a um plano horizontal, perpendicular aos outros dois planos (frontal e

sagital), que passa pelo umbigo.

Introdução à Anatomia Página 2 de 3

Page 3: Introdução à Anatomia

Tabela 2 - Planos anatómicos de referência

Frontal Sagital HorizontalOrientação Vertical Vertical HorizontalDefine Anterior/Posterior Esquerdo/Direito

Interno/ExternoSuperior/Inferior

Ponto de Referência

Promontório Linha Média Umbigo

Para-Planos

Com base nos 3 planos principais define-se um número virtualmente infinito de para-planos, paralelos aos planos principais, facilitando assim a correcta descrição das estruturas anatómicas.

ATENÇÃO! NÃO UTILIZAR OS TERMOS ANGLO-SAXÓNICOS!

Os termos utilizados em Portugal para referenciar as estruturas correspondem à nomenclatura dita Latina, por oposição à nomenclatura anglo-saxónica encontrada nos livros ingleses e americanos. Assim, e para esclarecer possíveis dúvidas, apresenta-se de seguida a correspondência de alguns termos entre as duas nomenclaturas, não esquecendo que a utilizada deverá ser a latina.

Anglo-Saxónica Latina

Cranial Superior

Caudal Inferior

Lateral Externo

Medial Interno

Ventral Anterior

Dorsal Posterior

Tabela 3 - Correspondência entre as nomenclaturas anglo-saxónica e latina

Introdução à Anatomia Página 3 de 3