interiores 1 apartamento do artista

16
Alberto Thiele 411 2530 4 Carlos Elson Cunha 408 8273 1 Interiores 1 Professora Luciana Faculdade de Arquitetura & Urbanismo Universidade Presbiteriana Mackenzie 22 março 2013 a. D. Artista & Escultor Apartamento / Loft

Upload: carlos-elson-cunha

Post on 07-Jul-2015

156 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Missão: propor alterações para um artista que passa a morar só. Escultor, pintor e que gosta de receber amigos. Alberto Thiele foi o parceiro dessa missão. Simples, se vc souber desenhar no Sketchup, mas se num souber...

TRANSCRIPT

Page 1: Interiores  1 Apartamento do artista

Alber to Th ie le 411 2530 4

Car los E lson Cunha 408 8273 1 I n t e r i o r e s 1 – P r o f e s s o r a L u c i a n a F a c u l d a d e d e A r q u i t e t u r a & U r b a n i s m o

U n i v e r s i d a d e P r e s b i t e r i a n a M a c k e n z i e2 2 m a r ç o 2 0 1 3 a . D .

Artista & Escultor

Apartamento / Loft

Page 2: Interiores  1 Apartamento do artista

Pavimento inferior

Page 3: Interiores  1 Apartamento do artista

Pavimento superior

Page 4: Interiores  1 Apartamento do artista

O c l i e n t e

Alberto Carlos Filgueiras Lima

Escultor, pintor, divorciado, 53 anos.Tem prazer em receber os amigos em casaTrabalha no seu loftUsa o espaço como exposição de peçasValoriza o espaço aberto, sem portas e solicitou generosidade na luz natural e ventilação

Page 5: Interiores  1 Apartamento do artista

P i s o i n f e r i o r

O projeto elimina a porta da cozinha, criando com a sala, um espaço visual único, tendo somente a bancada de refeições como limite.A porta de serviço também pode ser vista da sala, aumentando a iluminação natural interna e favorecendo a comunicação entre quem prepara o alimento e quem está na sala.A área de serviço não possui porta, facilitando o cotidiano do serviço doméstico. Junto à porta de serviço, armários servem como despensa sem ocluir a visão.

Page 6: Interiores  1 Apartamento do artista

P i s o i n f e r i o r

Um lavabo é cedido próximo à escada. Ao se entrar no estúdio, há um rebaixo de 3 centímetros em relação à sala. O motivo disso é que o cliente trabalha frequentemente em casa, lidando com peças de argila, gesso, metais, pintura, texturas em massa, de modo que é normal o uso de lixadeira, esmirilhadeira etc. Desta maneira foi coerente instalar um ralo para facilitara a limpeza do piso.Também se propõem uma bancada de trabalho no estúdio, além de uma pia com cuba grande, para se lavar ou dar tratamento de superfície à algumas obras.

O estúdio se divide em dois setores: o primeiro, esta área próxima à pia, que poderíamos chamar de área de trabalho pesado. O segundo, contíguo à sala, onde pode ocorrer trabalhos pesados também, uma vez que o piso branco é do tipo industrial, sem juntas, porém neste setor há exposição de várias esculturas e poltronas para permitir o encontro agradável e conversa do artista com seus clientes e amigos.

Ao se eliminar a parede que separava a escada dos antigos quartos, o estúdio ganha amplidão em espaço e luz. Também se permite contato visual e auditivo entre a sala e o setor de trabalho.

Page 7: Interiores  1 Apartamento do artista

P l a n e j a m e n t o c r o m á t i c o

O cliente solicitou um tratamento contemporâneo nas cores, mas sem agressividade. Assim propomos algo fora do tom pastel degradé, tão banal e monótono. O branco, o preto e o vermelho são as cores dominantes, apresentando-se alternadamente.

Evitou-se grandes seções com preto, exceto no banheiro do pavimento superior, de modo que branco domina, mas sempre com a cor negra atuando em contraponto ou moldura. O vermelho surge em menos locais, pois devido à sua força, bastam essas intervenções para se obter um ambiente descontraído e estimulante.

Page 8: Interiores  1 Apartamento do artista

L i b e r a l i d a d e v i s u a l n a á r e a í n t i m a

Guarda-corpos de vidro e ausência de portas no quarto e banheiro fazem parte do conceito de fluidez espacial e de isonomia nos usos. Ao invés de duas cubas, criou-se uma pia de grandes dimensões que permite uso simultâneo do cliente e sua parceira ou hóspedes: nos extremos desta bancada há uma área que permite cada um dos usuários colocar seus itens de higiene e cosméticos. Esta mesma pia, de mármore, também é a banheira, e não há paredes entre ambas, sendo que o espelho pendurado no teto, que não toca a bancada, é o limite sutil entre os dois setores: lavatório e banho.Dois chuveiros devem permitir o controle pessoal de temperatura e tempo de uso sem conflitos, com um vaso ao alcance de qualquer um dos usuários.O closet acha-se no corredor do mezanino, assim permitindo que se tenha o tempo todo visão da parte baixa do apartamento. A piscina triangular possui uma das paredes rente ao dormitório, de tal modo que mesmo deitado, se possa ver a água e o clima exterior. Naturalmente, uma persiana vertical dará ao morador a opção de, quando entender necessário, ocluir inteiramente o interior do quarto em relação ao meio externo.

Page 9: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 10: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 11: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 12: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 13: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 14: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 15: Interiores  1 Apartamento do artista
Page 16: Interiores  1 Apartamento do artista