instrução normativa - ect

9
1 ___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected] POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO BATALHÃO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS - PROGRAMA RAIO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA APLICAÇÃO DO EXAME DE CAPACIDADE TÉCNICA I. FINALIDADE O Exame de Capacidade Técnica (ECT) regulado por esta norma tem por finalidade avaliar o candidato ao Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - Programa RAIO (CEPM-RAIO) quanto ao grau de equilíbrio e controle de comandos na pilotagem de motocicleta de alta cilindrada. II. GENERALIDADES a) A verificação do padrão de pilotagem de motocicleta do candidato será realizada por meio de um exame prático composto por 5 (cinco) exercícios, aplicados segundo as condições estabelecidas nesta norma. b) Os exercícios serão realizados todos no mesmo dia, em local e horário previamente informados pela comissão organizadora, obedecendo-se à seqüência: i. Entrada em 360º (Anexo I); ii. Triângulo (Anexo II); iii. Slalon (Anexo III); iv. Zero (Anexo IV); v. Oito (Anexo V). c) O candidato deverá apresentar-se para o ECT trajando o 6º uniforme (instrução, serviço e operações), de acordo com sua OPM de origem, munido de capacete motociclístico. d) Apenas o candidato aprovado no TAF poderá participar do ECT. III. CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO a) Os 5 (cinco) exercícios que compõem o ECT serão dispostos em sequência, de maneira a formar um circuito contínuo. b) O circuito será percorrido em 1ª marcha e o candidato poderá usar os comandos da motocicleta livremente.

Upload: oliveira-junior

Post on 03-Dec-2015

899 views

Category:

Documents


29 download

DESCRIPTION

Instrução Normativa para Aplicação do Exame de Capacidade Técnica a que são submetidos os candidatos ao Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - CEPM/RAIO.

TRANSCRIPT

Page 1: Instrução Normativa - ECT

1

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

POLÍCIA MILITAR DO CEARÁ COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO BATALHÃO DE RONDAS DE AÇÕES INTENSIVAS E OSTENSIVAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS - PROGRAMA RAIO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA APLICAÇÃO DO EXAME DE CAPACIDADE TÉCNICA

I. FINALIDADE O Exame de Capacidade Técnica (ECT) regulado por esta norma tem por finalidade avaliar o candidato ao Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas - Programa RAIO (CEPM-RAIO) quanto ao grau de equilíbrio e controle de comandos na pilotagem de motocicleta de alta cilindrada.

II. GENERALIDADES a) A verificação do padrão de pilotagem de motocicleta do candidato será realizada

por meio de um exame prático composto por 5 (cinco) exercícios, aplicados segundo as condições estabelecidas nesta norma.

b) Os exercícios serão realizados todos no mesmo dia, em local e horário previamente informados pela comissão organizadora, obedecendo-se à seqüência:

i. Entrada em 360º (Anexo I); ii. Triângulo (Anexo II);

iii. Slalon (Anexo III); iv. Zero (Anexo IV); v. Oito (Anexo V).

c) O candidato deverá apresentar-se para o ECT trajando o 6º uniforme (instrução,

serviço e operações), de acordo com sua OPM de origem, munido de capacete motociclístico.

d) Apenas o candidato aprovado no TAF poderá participar do ECT.

III. CONDIÇÕES DE APLICAÇÃO a) Os 5 (cinco) exercícios que compõem o ECT serão dispostos em sequência, de

maneira a formar um circuito contínuo.

b) O circuito será percorrido em 1ª marcha e o candidato poderá usar os comandos da motocicleta livremente.

Page 2: Instrução Normativa - ECT

2

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

c) Não haverá limite de tempo para a execução dos exercícios.

d) Cada candidato terá direito a permanecer no circuito por 5 (cinco) minutos, para fins de adaptação à motocicleta.

e) Serão disponibilizadas pelo menos 2 (duas) motocicletas Honda NX4 Falcon, em condições semelhantes de conservação e regulagem, cabendo ao candidato optar por aquela que pareça-lhe mais adequada.

f) Findo o tempo de adaptação, o candidato se posicionará no local indicado pelo aplicador do exame e aguardará instruções.

g) Antes de iniciar o exame, o aplicador perguntará se o candidato está pronto, devendo o candidato responder “PRONTO”.

h) O comando usado pelo aplicador para autorizar o candidato a iniciar o exame será “EXECUÇÃO”.

i) O candidato deverá percorrer o circuito, ida e volta, sem interrupções e sem cometer qualquer uma das seguintes faltas:

i. Colocar o(s) pé(s) no chão. ii. Deixar o motor da motocicleta apagar.

iii. Derrubar qualquer um dos cones que delimitam o circuito.

j) Ao cometer qualquer falta, o candidato deverá interromper imediatamente a execução do exercício, retornar ao início do circuito e aguardar o comando para reiniciar o exame.

k) O candidato terá direito a 4 (quatro) tentativas consecutivas para realizar o ECT sem faltas.

IV. APTIDÃO E CLASSIFICAÇÃO a) Percorrendo o circuito sem faltas, em até 4 (quatro) tentativas, o candidato será

considerado "Apto" e prosseguirá no processo seletivo. Caso contrário, o candidato será considerado "Inapto" e automaticamente eliminado do processo seletivo.

b) Para efeito de classificação, serão atribuídos pontos aos candidatos, em escala decrescente, em razão do número de tentativas necessárias para percorrer o circuito sem faltas, de acordo com a seguinte tabela:

Nº. de Tentativas Pontuação Obtida

1 4 2 3 3 2 4 1

Page 3: Instrução Normativa - ECT

3

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

c) Os pontos obtidos no ECT serão acrescidos aos pontos obtidos no TAF, de forma a compor a pontuação final do candidato no processo seletivo.

d) Em caso de empate em pontuação final, para efeito de classificação, serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

i. Maior pontuação no ECT. ii. Maior pontuação no TAF.

iii. Antiguidade.

V. EXERCÍCIOS a) Entrada em 360º (Anexo I)

Descrição: Círculo de 5 (cinco) metros de diâmetro, delimitado por 7 (sete) cones, com entrada e saída de 2,5 (dois e meio) metros, dispostas lado a lado. Haverá 1 (um) cone marcando o centro do círculo.

Execução: Partindo do ponto inicial indicado pelo aplicador, o candidato avançará em linha reta até deparar-se com uma barreira de 4 (quatro) cones, momento em que fará conversão à direita e iniciará o giro de 360º no interior do círculo, em sentido horário. Concluído o giro de 360º, em ato contínuo, o candidato deverá seguir em frente, na direção do exercício seguinte. A volta será realizada em sentido oposto, ou seja, anti-horário

b) Triângulo (Anexo II)

Descrição: 9 (nove) passagens de 1,5 (um e meio) metros de largura, delimitadas por 2 (dois) cones, dispostas em planos paralelos distantes 3 (três) metros um do outro, alternadamente ao longo de duas linhas paralelas distantes lateralmente 3 (três) metros uma da outra.

Execução: Saindo do exercício anterior, seguindo o sentido linear do circuito, o candidato deverá passar entre os cones que delimitam as passagens alternadas, obedecendo a sequência dos planos paralelos. Volta idêntica à ida.

c) Slalon (Anexo III)

Descrição: Linha de 6 (seis) cones dispostos a uma distância de 2,5 (dois e meio) metros um do outro.

Execução: Saindo do exercício anterior, seguindo o sentido linear do circuito, o candidato deverá passar entre os cones, iniciando pela direita do primeiro, obedecendo à sequência em que estão dispostos, fazendo um movimento de ziguezague entre eles. Volta idêntica à ida.

d) Zero (Anexo IV)

Descrição: Círculo de 5 (cinco) metros de diâmetro, delimitado por 10 (dez) cones, dotado de 2 (duas) passagens de 1 (um) metro de largura, diametralmente opostas. Haverá 1 (um) cone marcando o centro do círculo.

Execução: Saindo do exercício anterior, seguindo o sentido linear do circuito, o candidato deverá entrar no círculo e realizar 3 (três) giros de 360º, em sentido anti-horário, contados a partir do ponto de entrada.

Page 4: Instrução Normativa - ECT

4

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

Concluído o terceiro giro, o candidato deverá percorrer mais meia volta para sair do círculo pela passagem oposta à de entrada. Na volta o candidato deverá realizar este exercício em sentido horário.

e) Oito (Anexo V)

Descrição: Retângulo de 5 (cinco) metros de largura por 9 (nove) metros de comprimento, delimitado por 18 (dezoito) cones, dotado de 2 (duas) passagens de 1,5 (um e meio) metro de largura, dispostas lado a lado. Haverá 2 (dois) cones sobre o eixo longitudinal, dividindo-o em 3 (três) segmentos de 3 (três) metros.

Execução: Saindo do exercício anterior, seguindo o sentido linear do circuito, o candidato deverá entrar no retângulo pela passagem vista à sua direita, passar 2 (duas) vezes, ida e volta, entre os 2 (dois) cones colocados sobre o eixo longitudinal, iniciando pela esquerda do primeiro, e sair pela passagem oposta à de entrada.

Fortaleza-CE, 12 de dezembro de 2013.

Roger Sherman Ferreira de Sousa – Cap. PM P/3 DO BPRAIO

M. F. nº 151.334-1-4 Aprovo: Em 16/12/2013 Francisco Márcio de Oliveira – Maj. PM COMANDANTE DO BPRAIO M. F. nº. 103.439-1-7

Page 5: Instrução Normativa - ECT

5

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

ANEXO I ENTRADA EM 360º

Page 6: Instrução Normativa - ECT

6

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

ANEXO II TRIÂNGULO

Page 7: Instrução Normativa - ECT

7

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

ANEXO III SLALON

Page 8: Instrução Normativa - ECT

8

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

ANEXO IV ZERO

Page 9: Instrução Normativa - ECT

9

___________________________________________________________________________ Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO)

Rua Érico Mota 1295, Amadeu Furtado. Fone: 3101.4954. [email protected]

ANEXO V OITO