instruÇÃo normativa 27 01 27 01 - parceria de... · a – modelo de carta ofício. b ... temos a...

15
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia Av. Campos Sales, 3421 - Olaria 76801-281 Porto Velho RO Tel. (69) 3217-3800 www.ro.sebrae.com.br INSTRUÇÃO NORMATIVA 27 01 Parceria de Atendimento Origem: DAF Diretoria Administrativa Financeira Macro Processo: Gerir parcerias Esta Instrução Substitui a: 27 01 Revisão nº: 01 Unidade Gestora: UARC UARC - Unidade de Atendimento e Relacionamento com o Cliente Resolução de Aprovação: 15/2017 Em vigor a partir de: 01/01/2017 15 páginas Sumário 1. OBJETIVO.............................................................................................................. 2 2. UNIDADES ENVOLVIDAS ..................................................................................... 2 3. REFERÊNCIAS NORMATIVAS ............................................................................. 2 4. DEFINIÇÕES.......................................................................................................... 2 5. PROCEDIMENTOS ................................................................................................ 2 6. RESPONSABILIDADE DAS PARTES.................................................................... 2 6.1. Responsabilidades do SEBRAE/RO: ..................................................................... 2 6.2. Responsabilidades dos parceiros locais ................................................................. 3 7. PRESTAÇÃO DE CONTAS.................................................................................... 3 8. DAS VEDAÇÕES ................................................................................................... 3 9. DAS PROIBIÇÕES ................................................................................................. 3 10. DISPOSIÇÕES FINAIS .......................................................................................... 4 11. GLOSSÁRIO DE TERMOS .................................................................................... 4 12. HISTÓRICO DAS REVISÕES ................................................................................ 4 13. ANEXOS................................................................................................................. 4

Upload: vanthu

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia Av. Campos Sales, 3421 - Olaria 76801-281 – Porto Velho – RO Tel. (69) 3217-3800 www.ro.sebrae.com.br

INSTRUÇÃO NORMATIVA 27 01

Parceria de Atendimento

Origem: DAF – Diretoria Administrativa Financeira

Macro Processo: Gerir parcerias

Esta Instrução Substitui a: 27 01

Revisão nº: 01

Unidade Gestora: UARC – UARC - Unidade de Atendimento e Relacionamento com o Cliente

Resolução de Aprovação: 15/2017

Em vigor a partir de: 01/01/2017 15 páginas

Sumário

1. OBJETIVO .............................................................................................................. 2

2. UNIDADES ENVOLVIDAS ..................................................................................... 2

3. REFERÊNCIAS NORMATIVAS ............................................................................. 2

4. DEFINIÇÕES .......................................................................................................... 2

5. PROCEDIMENTOS ................................................................................................ 2

6. RESPONSABILIDADE DAS PARTES .................................................................... 2

6.1. Responsabilidades do SEBRAE/RO: ..................................................................... 2

6.2. Responsabilidades dos parceiros locais ................................................................. 3

7. PRESTAÇÃO DE CONTAS .................................................................................... 3

8. DAS VEDAÇÕES ................................................................................................... 3

9. DAS PROIBIÇÕES ................................................................................................. 3

10. DISPOSIÇÕES FINAIS .......................................................................................... 4

11. GLOSSÁRIO DE TERMOS .................................................................................... 4

12. HISTÓRICO DAS REVISÕES ................................................................................ 4

13. ANEXOS................................................................................................................. 4

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 2/15

1. OBJETIVO

Estabelecer os critérios e condições para Parcerias com instituições para realização de ações conjuntas voltadas ao atendimento dos pequenos negócios.

2. UNIDADES ENVOLVIDAS

Todas as unidades do SEBRAE/RO.

3. REFERÊNCIAS NORMATIVAS 3.1. Instrução Normativa– INS n° 14/02: Instrutoria e

Consultoria.

3.2. Resolução 009/2015 – Aprova tabela de preços de produtos e subsídios do SEBRAE/RO.

4. DEFINIÇÕES

4.1. Parceria de Atendimento - é a parceria com uma ou mais instituições para realização de ações voltadas ao atendimento dos pequenos negócios, cujo desenvolvimento se dará com utilização dos produtos SEBRAE e que poderá gerar aos parceiros locais o recebimento de contrapartidas.

4.2. Parceiros Locais - entidades representativas da

comunidade local e dos interesses dos pequenos negócios da região, que podem ser Associações Comerciais, Sindicatos, Instituições de Ensino, Associações civis sem fins lucrativos que possuam interesses comuns aos do SEBRAE/RO no desenvolvimento da parceria de atendimento em determinado localidade do Estado de Rondônia

4.3. Produtos SEBRAE - são as soluções disponibilizadas no banco de produtos do SEBRAE, de responsabilidade da Unidade de Soluções Empresariais

5. PROCEDIMENTOS

5.1. Os parceiros locais interessados na utilização da parceria de atendimento deverão encaminhar proposta conforme modelo constante nos Anexo A, B, C desta norma, contendo no mínimo:

a. Território de atuação da parceira;

b. Ações previstas;

c. Estrutura física e de pessoal colocada

à disposição;

d. Esclarecer a atuação prevista de forma a não sobrepor as ações em município em que exista Ponto de Atendimento e/ou Sala do Empreendedor instalado,

5.2. As propostas devem ser acompanhadas da seguinte

documentação, aplicável a todos os parceiros locais:

a. Cópia simples do ato constituto;

b. Cópia simples do ato de eleição dos

dirigentes;

c. Cartão CNPJ;

d. Certidão Conjunta de Regularidade Relativos a Tributos Federais, à Divida Ativa da União e Contribuições Sociais (Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa);

e. Certidão de Regularidade do FGTS (Negativa ou Positiva com Efeito de Negativa).

5.3. As propostas deverão ser encaminhadas ao SEBRAE/RO mediante protocolo, em qualquer uma de suas Unidades Regionais.

5.4. As propostas deverão ser entregues em papel timbrado do parceiro local, devidamente assinados pelo seu representante legal.

5.5. A Unidade Regional do SEBRAE/RO, responsável pela área de abrangência onde se dará a parceria de atendimento, avaliará a solicitação e emitirá declaração de acordo com o Anexo E concluindo sobre a validade da parceria face a sua atuação na região.

5.6. Esta mesma Unidade Regional, solicitará abertura de processo e encaminhará a documentação para a Unidade de Gestão Administrativa.

5.7. A USO organizará o processo e realizará o cadastramento da entidade no sistema de cadastro de fornecedores e encaminhará o processo para a Unidade Jurídica - UJUR.

5.8. A UJUR emitirá parecer e formalizará o Termo de Parceria de Atendimento.

5.9. O parceiro local assinará o Termo de Parceria de Atendimento, conforme modelo constante no Anexo D, no prazo de 30 dias a contar da data de recebimento. Caso o parceiro se recuse a assinar o Termo, ou não assine no prazo determinado, decairá do direito de firmar parceria com o SEBRAE/RO.

5.10. A Diretoria assinará o termo e o processo será encaminhado para guarda da Unidade de Finanças e uma cópia do Termo será encaminhada para gestão da Unidade Regional responsável.

5.11. O Termo de Parceria de Atendimento terá início na data de sua assinatura e vigorará por prazo determinado, podendo ser prorrogado mediante assinatura de termos aditivos, desde que cumpridos os requisitos descritos nesta norma.

5.12. O percentual devido ao parceiro será de 20% sobre a venda dos Produtos SEBRAE.

6. RESPONSABILIDADE DAS PARTES

6.1. Responsabilidades do SEBRAE/RO:

6.1.1. Disponibilizar os produtos SEBRAE conforme critérios preestabelecidos em suas normas operacionais e que atendam às necessidades levantadas pelos parceiros locais.

6.1.2. Disponibilizar técnico (s) do SEBRAE/RO para prestarem informações aos parceiros locais referentes aos Produtos SEBRAE e suas área de atuação.

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 3/15

6.1.3. Repassar ao quadro de pessoal dos parceiros locaistodas as informações pertinentes aos fluxos operacionais de aplicação de produto(s) SEBRAE.

6.1.4. Disponibilizar a tabela de precificação dos produtos SEBRAE conforme resolução.

6.1.5. Contratar de acordo com a IN 14/02 credenciados para atender a programação prevista no plano de trabalho da entidade parceira.

6.1.6. Disponibilizar todo o material didático conforme produtos/serviços descritos no plano de trabalho.

6.2. Responsabilidades dos parceiros locais

6.2.1. Designar 1 (uma) pessoa para absorver as orientações sobre os Produtos SEBRAE, processos operacionais e administrativos da parceria de atendimento.

6.2.2. Disponibilizar espaço apropriado para atendimento dos empresários.

6.2.3. Disponibilizar local (próprio ou de terceiros) apropriado para treinamento de no mínimo 25 pessoas, com data show, notebook e painel de flipchart.

6.2.4. Disponibilizar móveis e equipamentos necessários para realização das atividades.

6.2.5. Disponibilizar, quando solicitado, espaço em eventos do Parceiro Local para apresentação dos programas e projetos desenvolvidos pelo SEBRAE/RO.

6.2.6. Apoiar ações que o SEBRAE/RO venha a desenvolver em prol dos pequenos negócios.

6.2.7. Atender as demandas empresariais por informações e/ou capacitação empresarial, utilizando os Produtos SEBRAE.

6.2.8. Acompanhar a execução dos Produtos SEBRAE junto aos empresários.

6.2.9. Prestar atendimento a pessoas/empresas não associadas, indicando as Unidades Regionais do SEBRAE/RO para complemento de informações.

6.2.10. Elaborar semestralmente um plano de trabalho contemplando os Produtos SEBRAE.

6.2.11. Entregar às Unidades Regionais do SEBRAE/RO, após a realização de cada evento, as fichas de inscrições, com todos os campos devidamente preenchidos e a lista de presença.

6.2.12. Prestação contas das vendas dos Produtos SEBRAE.

6.2.13. Incluir a marca SEBRAE no material de divulgação dos Produtos SEBRAE.

6.2.14. Informar ao SEBRAE/RO com o prazo mínimo de 30 dias qualquer alteração no plano de trabalho.

6.2.15. Comercializar os Produtos SEBRAE previstos no plano de trabalho.

7. PRESTAÇÃO DE CONTAS

7.1. Mensalmente, o parceiro local emitirá o "relatório de prestação de contas", conforme modelo constante no Anexo F e entregará a Unidade Regional responsável até o 5° dia útil do mês subsequente.

7.1.1. O relatório relativo a dezembro de cada ano

deverá ser entregue até o dia 15 de dezembro, considerando a necessidade de encerramento contábil-financeiro.

7.2. O relatório será acompanhado de listas de

presença e comprovante de depósito bancário dos valores arrecadados, já deduzido o percentual devido ao Parceiro Local.

7.3. A Unidade regional responsável pela parceria

analisará o relatório e atestará sua execução. 7.4. A Unidade Regional encaminhará a documentação

para a UFI que após os procedimentos de registro necessários arquivará o relatório na pasta do processo correspondente.

7.5. Tendo em vista a necessidade de registro dos

atendimentos realizados o parceiro local após cada evento realizado deverá encaminhar a lista de presença e as fichas de clientes para a Unidade Regional responsável.

7.6. A Unidade Regional fará os registros de metas

físicas encaminhados pelo parceiro local.

8. DAS VEDAÇÕES

8.1. É vedada a participação de instituições que:

8.1.1. Tenham em seu quadro dirigentes, empregados, ex-dirigentes ou ex-empregados do Sistema SEBRAE ou de quaisquer das entidades ao mesmo vinculadas, até 180 (cento e oitenta) dias após a data de seu desligamento.

8.1.2. Tenham vínculo de parentesco com funcionários ou dirigente do Sebrae/RO.

8.1.3. Estejam inadimplentes com o Sebrae/RO. 8.1.4. Tenham sido condenadas a qualquer das

sanções previstas no artigo 6º da Lei 12.846/2013 e que não tenham cumprido a respectiva sanção;

8.1.5. Tenham sofrido qualquer das sanções

previstas no artigo 19 da Lei 12.846/2013 e pendentes de cumprimento, ainda que não haja o trânsito em julgado da decisão judicial, desde que esta tenha sido proferida ou confirmada por órgão colegiado.

9. DAS PROIBIÇÕES

9.1. É proibido ao parceiro local:

9.1.1. Fazer qualquer alteração na tabela de preços dos Produtos SEBRAE.

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 4/15

9.1.2. Descumprir as normas operacionais específicas dos Produtos SEBRAE.

9.1.3. Utilizar os materiais do SEBRAE/RO de

forma diferente das determinadas pelas normas operacionais.

9.1.4. Faltarem com a Ética. 9.1.5. Descumprirem com percentual de

remuneração.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A parceria será formalizada por meio do termo de parceria de atendimento (ANEXO D), assinado entre as partes, de forma a contemplar o disposto nesta norma e na proposta formulada pelos parceiros, observada a responsabilidade das partes envolvidas.

10.2. Esta IN entrará em vigor em 01/01/2017,

revogadas as disposições em contrário.

10.3. Os casos omissos deverão ser deliberados pela DIREX.

11. GLOSSÁRIO DE TERMOS

DIREX Diretoria Executiva do SEBRAE/RO

INS Instrução Normativa SEBRAE/RO

UJUR Unidade Jurídica

UFI Unidade de Finanças

12. HISTÓRICO DAS REVISÕES

Data N° Descrição / Alteração

01/08/2015 00 Implantação

01/01/2017 01 Inclusão dos subitens 8.1.4 e 8.1.5

13. ANEXOS

A – Modelo de Carta Ofício.

B – Ficha Cadastral.

C – Proposta de Trabalho.

D – Termo de Parceria de Atendimento.

E – Declaração.

F – Relatório de prestação de contas

APROVADO

Valdemar Camata Junior Diretor Superintendente

Carlos Berti Niemeyer

Diretor Administrativo Financeiro

Samuel Silva de Almeida

Diretor Técnico

ANEXO A

MODELO DE CARTA OFÍCIO

Logo da Entidade

Cidade, XX de xxxxx de 20XX Senhor Diretor, Temos a satisfação de confirmar nosso interesse na realização de parceria com o SEBRAE/RO, para a implementação das soluções diferenciadas apresentadas na IN xx/00 de Parceria de Atendimento, a formalizar-se através de Termo de Parceria de Atendimento. Atenciosamente, _________________________ Presidente da Entidade

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 6/15

ANEXO B

MODELO DE FICHA CADASTRAL

Entidade

Tipo de sociedade:

Endereço/Sede:

Cidade: Cep: Tel:

CNPJ : Inscrição Estadual:

Pessoa de Contato: Cargo:

E-mail:

1 - Assinam o Termo pela Entidade

Nome: Cargo:

Nacionalidade: Estado Civil: Profissão:

Nº Cart. Ident.: Org. Expedidor: CPF:

Endereço/Sede:

Cidade: Cep: Tel:

Endereço Res.: Cidade:

3 – Caracterização da Entidade

Número de associados

Microempreendedores Individuais

Microempresas Pequena Empresa

Número de funcionário que atende associados:

4 - Responsável pelas Informações

Nome:

Cargo:

Data:

Assinatura:

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 7/15

ANEXO C

MODELO DE PROPOSTA DE TRABALHO

Logo da Entidade

1. OBJETIVO DA PARCERIA

2. PÚBLICO ALVO BENEFICIADO

3. AÇÕES PREVISTAS

Data Valor da Inscrição

Curso/Palestra/Oficina/Consultoria

4. ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Município(s):

Numero de habitantes:

Número de empreendedores individuais formalizados:

Número de empresas formais:

5. DECLARAÇÃO

As instituições/empresas proponentes declaram que:

1) Não possuiu em seu quadro dirigentes, empregados, ex-dirigentes ou ex-empregados do Sistema SEBRAE ou de quaisquer das entidades ao mesmo vinculadas, até 180 (cento e oitenta) dias após a data de seu desligamento;

2) Não possui vínculo de parentesco com funcionários ou dirigente do SEBRAE/RO;

3) Não cumprem suspensão imposta por qualquer uma das entidades do Sistema Sebrae;

4) Aceitam integral e irestritivamente as condições estabelecidas nesta norma.

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 8/15

ANEXO D

MODELO DE TERMO DE PARCERIA DE ATENDIMENTO

TERMO DE PARCERIA DE ATENDIMENTO N.º xx/xx

Termo de Parceria de Atendimento que entre si celebram o SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DO RONDÔNIA - SEBRAE/ROe o PARCEIRO.

I. SERVIÇO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – SEBRAE/RO, entidade associativa de Direito Privado sem fins lucrativos, transformado em serviço social autônomo pelo Decreto nº 99.570, de 9 de outubro de 1990, com sede na Avenida Campos Sales, 3421, Bairro Olaria, Porto Velho/RO, inscrita no CNPJ sob o nº 04.774.105/0001-59, neste ato representado por XXXXXXXXXXXXXXXXX, portador da Carteira de Identidade nº XXXXXXXXXXXX, expedida pelo XXXXXXXX e inscrito no CPF/MF sob o nº XXXXXXXXXXXX, XXXXXXXXXXXXXXXX, portador da Carteira de Identidade nº XXXXXXXX, expedida pelo XXXXXX e inscrito no CPF/MF sob o nº XXXXXXXXXXXXX e XXXXXXXXXXXXX, portador da Carteira de Identidade nº XXXXXX, expedida pela XXXXXXXXX e inscrito no CPF/MF sob o nº XXXXXXXXXX. II.PARCEIRO, qualificação; As partes acima identificadas resolvem celebrar o presente Termo de Parceria de Atendimento, sujeitando-se à Norma Interna nº xxx do SEBRAE/RO, à proposta e às seguintes cláusulas: CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO O presente Termo de Parceria de Atendimento tem por objeto a execução de ações voltadas ao atendimento dos pequenos negócios no município de XXXXXXXXXXX, com a utilização de produtos e serviços do SEBRAE/RO, nos termos da Instrução Normativa. CLÁUSULA SEGUNDA - DA INFRAESTRUTURA Caso a proposta envolva a realização de consultorias e/ou eventos, o PARCEIRO LOCAL deverá disponibilizar imóvel com as seguintes características: I. espaço exclusivo para consultoria com capacidade para instalação dos itens 1 a 3,

descritos na tabela do §2º desta cláusula;

II. sala para treinamento e palestra para, no mínimo, 25 (vinte e cinco) pessoas;

§1º - O SEBRAE/RO poderá vistoriar o imóvel e os bens disponibilizados para confirmar as informações contidas na proposta. §2º - O PARCEIRO LOCAL deverá disponibilizar, quando a parceria de atendimento envolver a realização de consultorias e/ou eventos, além do imóvel com as características previstas no caput desta cláusula, a infraestrutura detalhada no quadro abaixo:

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 9/15

INFRAESTRUTURA A SER DISPONIBILIZADA

ITEM QUANTIDADE DESCRIÇÃO

1 01 Mesa para consultoria

2 01 Cadeira para consultor

3 02 Cadeiras individuais para clientes

4 01 Sala para realização de eventos

5 01 Data show

6 25 Carteiras escolares para uso em treinamentos

7 01 Quadro branco

§3º - Os bens devem estar em perfeitas condições de uso e aparência.

§4º - Se a parceria de atendimento envolver outros serviços que não sejam consultoria e/ou evento, não será exigida nenhuma infraestrutura PARCEIRO. § 5º - O PARCEIRO será responsável pelos custos operacionais, como energia, telefone, internet, material de escritório, material de consumo e manutenção de equipamentos, quando necessários. CLÁUSULA TERCEIRA – DA AUSÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO Fica estipulado que por força deste Termo de Parceria de Atendimento não se estabelece nenhum vínculo empregatício entre os profissionais utilizados por uma das partes com a outra durante a realização das ações desta parceria. §1º - Correrão por conta exclusiva das partes todas as despesas legais referentes aos seus próprios profissionais, sejam empregados, funcionários, terceirizados ou prestadores de serviço contratados sob qualquer forma ou regime, inclusive quanto aos encargos decorrentes da legislação vigente, seja trabalhista, previdenciária, securitária ou qualquer outra, além de quaisquer obrigações não pecuniárias decorrentes da legislação trabalhista e previdenciária em vigor. §2º - As partes, neste ato, responsabilizam-se, em caráter irretratável e irrevogável, por quaisquer reclamações trabalhistas ou qualquer outro ato de natureza administrativa ou judicial, inclusive decorrentes de acidente de trabalho, que venham a ser intentadas por seus empregados, funcionários, terceirizados e/ou prestadores de serviço contra a outra parte, a qualquer tempo, seja a que título for. §3º - Neste caso, a parte responsável pelo profissional responderá integralmente pelo pagamento de eventuais condenações, indenizações, multas, honorários advocatícios, custas processuais e demais encargos que houverem, podendo ser denunciado em qualquer ação que for proposta para indenizar seus autores, aplicando-se ao presente contrato o disposto no artigo 70, inciso III, do Código de Processo Civil Brasileiro. §4º - A parte reconhecerá como seu débito líquido e certo, o valor que for apurado em execução de sentença de eventual processo trabalhista ajuizado por seu empregado, funcionário, terceirizado ou prestador de serviços, ou valor que for ajustado entre a parte demandada e o reclamante, na hipótese de acordo efetuado nos autos do processo trabalhista. §5º -As despesas processuais e honorários advocatícios eventualmente despendidos por quaisquer das partes nas ações decorrentes deste Termo de Parceria de Atendimento serão única e exclusivamente suportadas pela parte responsável pelo empregado, funcionário, terceirizado e/ou prestador de serviços, servindo os comprovantes, guias ou notas, como

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 10/15

valor de débito liquido e certo. CLÁUSULA QUARTA - DAS RESPONSABILIDADES DAS PARTES São responsabilidades:

I. Do SEBRAE/RO: a) assegurar os meios indispensáveis à plena consecução dos objetivos previstos nesta

norma e nos ajustes dela decorrentes; b) definir a infraestrutura básica necessária para realização das ações previstas na

parceria; c) analisar as necessidades dos pequenos negócios e disponibilizar as informações,

produtos e serviços, conforme padrões definidos; d) apoiar e acompanhar as ações decorrentes da parceria; e) definir a política de comunicação que envolva sua identidade institucional ou de seus

produtos; f) atuar como provedor de produtos de seu portifólio para a Parceria de Atendimento; g) fornecer informações detalhadas (cadastros, pesquisas) sobre os clientes beneficiados

pela parceria e as ações realizadas.

II. Do PARCEIRO: a) assegurar os meios indispensáveis à plena consecução dos objetivos previstos nesta

norma e nos ajustes dela decorrentes; b) apoiar e acompanhar as ações decorrentes da parceria; c) disponibilizar e manter, quando necessário, a infraestrutura básica necessária para

realização das ações previstas na parceria; d) fornecer suporte logístico e infraestrutura para as ações decorrentes da parceria,

conforme padrões definidos; e) analisar as necessidades dos pequenos negócios e disponibilizar as informações,

produtos e serviços, conforme padrões definidos; f) fazer constar de toda e qualquer forma de comunicação a parceria com o SEBRAE/RO,

submetendo sempre à aprovação prévia do SEBRAE/RO os textos e layouts elaborados; g) colaborar para a divulgação e o fortalecimento da Parceria de Atendimento; h) repassar mensalmente ao SEBRAE/RO os valores eventualmente arrecadados com a

utilização dos Produtos SEBRAE pelos pequenos negócios da região, mediante relatório mensal, até o 5º dia útil do mês seguinte;

i) garantir a aplicação da metodologia definida para os produtos do SEBRAE/RO; j) fornecer informações detalhadas (cadastros, pesquisas) sobre os clientes beneficiados

pela parceria e as ações realizadas. k) Designar 1 (uma) pessoa para absorver as orientações sobre os Produtos SEBRAE,

processos operacionais e administrativos da parceria de atendimento. l) Disponibilizar espaço apropriado para atendimento dos empresários. m) Disponibilizar, quando solicitado, espaço em eventos do Parceiro Local para

apresentação dos programas e projetos desenvolvidos pelo SEBRAE/RO. n) Apoiar ações que o SEBRAE/RO venha a desenvolver em prol dos pequenos negócios. o) Atender as demandas empresariais por informações e/ou capacitação empresarial,

utilizando os Produtos SEBRAE. p) Acompanhar a execução dos Produtos SEBRAE junto aos empresários. q) Prestar atendimento a pessoas/empresas não associadas, indicando as Unidades

Regionais do SEBRAE/RO para complemento de informações. r) Elaborar semestralmente um plano de trabalho contemplando os Produtos SEBRAE. s) Entregar às Unidades Regionais do SEBRAE/RO, após a realização de cada evento, as

fichas de inscrições, com todos os campos devidamente preenchidos e a lista de presença.

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 11/15

t) Incluir a marca SEBRAE no material de divulgação dos Produtos SEBRAE. u) Informar ao SEBRAE/RO com o prazo mínimo de 30 dias qualquer alteração no plano de

trabalho. v) Comercializar os Produtos SEBRAE previstos no plano de trabalho.

CLÁUSULA QUINTA –DA PRESTAÇÃO DE CONTAS O PARCEIRO LOCAL deverá encaminhar ao SEBRAE/RO, até o quinto dia útil de cada mês, os relatórios de prestação de contas acompanhado da lista de presença e comprovante de depósito bancário já deduzido o percentual devido ao parceiro. §1º -O valor dos Produtos SEBRAE está definido de acordo com resoluçãoe as deduções do Parceiro Local, quando aplicáveis, acontecerão conforme percentual definido no item 5.1.12. da Instrução Normativa n. XXX. §2º -O PARCEIRO LOCAL deverá depositar na Conta Corrente xxxxx, Agência xxxx, Banco xxx do SEBRAE/RO, até o quinto dia útil de cada mês, o valor arrecadado no mês anterior com a utilização dos Produtos SEBRAE, já deduzido o percentual devido ao parceiro. CLÁUSULA SEXTA - DA AVALIAÇÃO DA PARCERIA DE ATENDIMENTO A avaliação da parceria de atendimento será feita pelo gestor responsável, que analisará os seguintes pontos:

I. número de participantes nas ações;

II. satisfação do cliente, considerando o que o índice médio deve ser igual ou superior a 9 (nove), em uma escala de 0 a 10, em todos os requisitos avaliados junto aos clientes atendidos pela Parceria de Atendimento.

Parágrafo único - A continuidade da parceria de atendimento ficará condicionada ao atingimento dos resultados planejados para as ações. CLÁUSULA SÉTIMA – DO SIGILO O PARCEIRO LOCAL compromete-se a:

I. Não utilizar a marca SEBRAE ou qualquer material desenvolvido pelo SEBRAE para seus produtos e programas, assim como os dados dos clientes a que tenha acesso no decorrer das atividades inerentes a este contrato, em ações desenvolvidas pelo PARCEIRO LOCAL fora do âmbito de atuação deste contrato;

II. Tratar todas as informações a que tenha acesso em função do presente contrato em caráter de estrita confidencialidade, agindo com diligência para evitar sua divulgação verbal ou escrita, ou permitir o acesso, seja por ação ou omissão, a qualquer terceiro;

III. Só divulgar informações acerca do objeto deste contrato que envolva o nome do SEBRAE mediante sua prévia e expressa autorização;

IV. Manter, por si, por seus prepostos e contratados, irrestrito e total sigilo sobre quaisquer dados que lhe sejam fornecidos em decorrência deste Contrato, sobretudo quanto à estratégia de atuação do SEBRAE.

Parágrafo único. A infração ao inciso IV desta Cláusula implicará a rescisão imediata deste contrato e sujeitará o PARCEIRO LOCAL às indenizações das perdas e danos previstos na legislação ordinária.

CLÁUSULA OITAVA – DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Constitui obrigação do PARCEIRO LOCAL:

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 12/15

I. Responsabilizar-se, no âmbito administrativo e civil, objetivamente, por qualquer ato de seus prepostos, empregados ou não, lesivos ao SEBRAE, a exemplo de fraude, corrupção ou dolo;

II. Abster-se de utilizar, em todas as atividades relacionadas com a execução deste Instrumento, trabalho infantil, degradante ou forçado;

III. Adotar posturas que promovam a segurança no trabalho e o exercício da responsabilidade socioambiental.

IV. Não empregar adolescentes até 18 (dezoito) anos de idade, em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, bem como, em locais e serviços perigosos ou insalubres, em horário que não permitam a frequência à escola e, ainda, em horários noturno, considerado este o período compreendido entre as 22:00hs às 05:00 hs;

V. Não empregar trabalhadores menores de 16 (dezesseis) anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos de idade, nos termos da Lei nº10.097, de 19.12.2000, e da Consolidação das Leis do Trabalho.

Parágrafo Unico: É facultado ao SEBRAE/RO verificar o cumprimento das disposições contidas nesta cláusula, cujo descumprimento, por parte do PARCEIRO LOCAL, ensejará justo motivo para a rescisão contratual. CLÁUSULA NONA – DA CLÁUSULA PENAL A inexecução total ou parcial injustificada, a execução deficiente, irregular ou inadequada, a subcontratação parcial ou total, assim como o descumprimento dos prazos e condições estipulados dos objetos deste contrato implicará, conforme o caso, a aplicação das seguintes penalidades:

I. Advertência; II. Multa, nas hipóteses abaixo elencadas:

a. De até 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato, no caso de inexecução total; b. De até 10% (dez por cento) sobre os valores dos serviços não executados, no caso

de inexecução parcial; c. De 1% (um por cento) do valor dos respectivos serviços por dia de atraso, limitado a

10 (dez) dias, no caso de atraso na execução, não ultrapassando 10% (dez por cento);

III. Rescisão unilateral do contrato, sem prejuízo do pagamento das respectivas multas, na hipótese de ocorrer: a. O previsto nas alíneas a e b do inciso II desta Cláusula; b. A extrapolação dos 10 (dez) dias previstos na alínea c do inciso II, desta cláusula.

IV. Multa de até 10% (dez por cento) do valor total atualizado do contrato, sem prejuízo do pagamento de outras multas que lhe tenham sido aplicadas e de responder por perdas e danos que a rescisão ocasionar ao SEBRAE, no caso de rescisão do contrato por iniciativa do PARCEIRO LOCAL, sem justa causa;

V. Suspensão temporária do direito de licitar e contratar com o Sistema SEBRAE, por prazo de até 2 (dois) anos, a critério do SEBRAE/RO, pela aplicação das penalidades acima.

§ 1º As multas serão descontadas dos pagamentos a que o PARCEIRO LOCAL fizer jus ou recolhidas diretamente à tesouraria do SEBRAE/RO, no prazo de 15 (quinze) dias corridos, contados a partir da data de sua comunicação ou, ainda, quando for o caso, cobradas judicialmente. § 2º Para a aplicação das penalidades aqui previstas, o PARCEIRO LOCAL será notificado para apresentar defesa prévia, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir da notificação.

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 13/15

§ 3º As penalidades previstas neste contrato são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. CLÁUSULA DÉCIMA - DA VIGÊNCIA O presente Termo de Parceria de Atendimento terá início na data de sua assinatura e vigorará xxxx meses, podendo ser prorrogado mediante assinatura de termo aditivo. Parágrafo único - A prorrogação da vigência deste termo está condicionada aos seguintes fatores:

I. cumprimento das obrigações pactuadas neste termo; II. cumprimento das metas de realização e de efetividade; III. ambiente favorável no município.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DA DENÚNCIA A qualquer tempo, qualquer parceiro poderá deixar a parceria, desde que faça a denúncia por escrito, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias. CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DA TOLERÂNCIA A tolerância ou qualquer concessão feita por uma das partes, de forma escrita ou verbal, não implica em novação ou alteração, constituindo-se em mera liberalidade das partes. CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - DA CESSÃO O presente Termo de Parceria de Atendimento não poderá ser cedido ou transferido sem o consentimento expresso das partes. CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - DO FORO As partes elegem o Foro Central da Comarca de Porto Velho, Estado do Rondônia, para dirimir eventuais controvérsias decorrentes do presente Termo de Parceria, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E, assim, justos e acordados, assinam o presente instrumento em 2 (duas) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo nomeadas. Porto Velho, ____ de ____________ de ______. SEBRAE/RO

PARCEIRO LOCAL

Nome Cargo

Testemunhas: 1) nome 2) nome RG RG

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 14/15

ANEXO E

DECLARAÇÃO

Papel Timbrado do Sebrae

Cidade, XX de xxxxx de 20XX Declaro que a entidade xxxxxxxxx possui os requisitos necessários para cadastramento de produtos e serviços, conforme Instrução Normativa.

Requisitos para Parceria

1. Indicou um colaborador responsável pela parceria com o SEBRAE/RO?

( ) Sim ( ) Não

2. Possui um plano de trabalho prevendo atividades em conjunto com o SEBRAE/RO nos próximos 06 (seis) meses?

( ) Sim ( ) Não

Caso afirmativo anexar o plano de trabalho.

Caso negativo, qual o motivo.

3. Possui sala de aula própria ou de parceiro para utilização de cursos e palestras?

( ) Sim ( ) Não

Se possuir apresentar documento comprobatório.

4. Possui equipamentos/recursos instrucionais?

( ) Projetor ( ) FlipShart ( ) Quadro ( ) Cadeiras ( ) outros qual?

Atenciosamente, xxxxxxxxxxxxxxx Gerente Regional

CAN

Fl.______

INSTRUÇÃO NORMATIVA INS 27 01

Pág. 15/15

ANEXO F

RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

Período:

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Produtos/serviços N° de inscrições

Valor da inscrição

Valor total das

Inscrições

Percentual do parceiro

20%

Percentual Sebrae/RO

80%

Total geral

Assinatura da entidade parceria:

Assinatura Sebrae/RO