instituto nacional do seguro social · instituto nacional do seguro social 2 2.1.4. havendo...

22
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 1 Memorando-Circular Conjunto nº 7 /DIRSAT/DIRBEN/PFE/DIRAT/INSS Em 9 de junho de 2017 Aos Superintendentes Regionais, Representantes Técnicos da Diretoria de Saúde do Trabalhador nas Superintendências Regionais RET/DIRSAT, Gerentes Executivos, Chefes de Divisão/Serviço de Benefício, Chefes de Serviço/Seção de Saúde do Trabalhador – SST, Chefes de Serviço/Seção de Atendimento, Gerentes das Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais – APSADJ, Chefes dos Setores de Atendimento de Demandas Judiciais – SADJ, Gerentes de Agências da Previdência Social – APS, Peritos Médicos Previdenciários, Supervisores Médicos Periciais, Responsáveis Técnicos da Reabilitação Profissional e Procuradores Federais. Assunto: Implantação/reativação de benefícios por incapacidade decorrentes de decisão judicial 1. Em virtude das alterações promovidas na Lei nº 8.213/91 e da Recomendação Conjunta CNJ/AGU/MTPS nº 1, de 15 de dezembro de 2015, adotar-se-ão os seguintes procedimentos para implantação e reativação de benefícios por incapacidade decorrentes de decisão judicial. 2. No cumprimento de decisão judicial para implantar/reativar auxílio-doença, independentemente da fase do processo, deverá ser informada a DCB – Data de Cessação do Benefício, facultando-se o PP – Pedido de Prorrogação – do benefício, a ser realizado pelo segurado nos 15 (quinze) dias que antecedem a data prevista de cessação, mediante a adoção dos seguintes procedimentos pelas unidades do INSS: 2.1. Atuação da APSADJ/SADJ: 2.1.1. O cumprimento de implantações e reativações dos benefícios por incapacidade deverá ser realizado obrigatoriamente no SABI, de modo a permitir, no auxílio- doença implantado/reativado judicialmente, a garantia de processamento da DCA – Data de Cessação Administrativa – após o agendamento do PP pelos canais remotos (Internet e Central 135) ou, na APS, diretamente no SABI, em virtude das novas implementações realizadas no sistema, a partir da versão 11.00.00, em 03/04/2017. 2.1.2. Ao implantar/reativar benefícios por incapacidade por decisão judicial, deverá ser selecionada, de maneira preferencial, como unidade mantenedora, APS com serviço de perícia médica ativo regularmente, de acordo com informações fornecidas e atualizadas pelo SST local. 2.1.3. Na implantação do benefício judicial, o servidor administrativo deverá inserir no sistema as informações técnicas médicas (DID – Data de Início da Doença, DII – Data de Início da Incapacidade – e CID – Classificação Internacional de Doenças) constantes nos documentos judiciais (sentença/acordo ou acórdão, se existir e laudo do perito do juízo). A ausência dessas informações implicará na fixação da DID e da DII na DIB judicial pelo sistema, permanecendo a CID em branco.

Upload: buiquynh

Post on 09-Nov-2018

249 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

1

Memorando-Circular Conjunto nº 7 /DIRSAT/DIRBEN/PFE/DIRAT/INSS

Em 9 de junho de 2017

Aos Superintendentes Regionais, Representantes Técnicos da Diretoria de Saúde do Trabalhador nas Superintendências Regionais – RET/DIRSAT, Gerentes Executivos, Chefes de Divisão/Serviço de Benefício, Chefes de Serviço/Seção de Saúde do Trabalhador – SST, Chefes de Serviço/Seção de Atendimento, Gerentes das Agências da Previdência Social de Atendimento de Demandas Judiciais – APSADJ, Chefes dos Setores de Atendimento de Demandas Judiciais – SADJ, Gerentes de Agências da Previdência Social – APS, Peritos Médicos Previdenciários, Supervisores Médicos Periciais, Responsáveis Técnicos da Reabilitação Profissional e Procuradores Federais. Assunto: Implantação/reativação de benefícios por incapacidade decorrentes de decisão judicial 1. Em virtude das alterações promovidas na Lei nº 8.213/91 e da Recomendação Conjunta CNJ/AGU/MTPS nº 1, de 15 de dezembro de 2015, adotar-se-ão os seguintes procedimentos para implantação e reativação de benefícios por incapacidade decorrentes de decisão judicial. 2. No cumprimento de decisão judicial para implantar/reativar auxílio-doença, independentemente da fase do processo, deverá ser informada a DCB – Data de Cessação do Benefício, facultando-se o PP – Pedido de Prorrogação – do benefício, a ser realizado pelo segurado nos 15 (quinze) dias que antecedem a data prevista de cessação, mediante a adoção dos seguintes procedimentos pelas unidades do INSS:

2.1. Atuação da APSADJ/SADJ:

2.1.1. O cumprimento de implantações e reativações dos benefícios por incapacidade deverá ser realizado obrigatoriamente no SABI, de modo a permitir, no auxílio-doença implantado/reativado judicialmente, a garantia de processamento da DCA – Data de Cessação Administrativa – após o agendamento do PP pelos canais remotos (Internet e Central 135) ou, na APS, diretamente no SABI, em virtude das novas implementações realizadas no sistema, a partir da versão 11.00.00, em 03/04/2017.

2.1.2. Ao implantar/reativar benefícios por incapacidade por decisão judicial, deverá ser selecionada, de maneira preferencial, como unidade mantenedora, APS com serviço de perícia médica ativo regularmente, de acordo com informações fornecidas e atualizadas pelo SST local.

2.1.3. Na implantação do benefício judicial, o servidor administrativo deverá

inserir no sistema as informações técnicas médicas (DID – Data de Início da Doença, DII – Data de Início da Incapacidade – e CID – Classificação Internacional de Doenças) constantes nos documentos judiciais (sentença/acordo ou acórdão, se existir e laudo do perito do juízo). A ausência dessas informações implicará na fixação da DID e da DII na DIB judicial pelo sistema, permanecendo a CID em branco.

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
Page 2: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

2

2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá

cumprir a decisão de modo a implantar/reativar o benefício de auxílio-doença, utilizando a conclusão “DCB informada pelo juiz” e inserindo a data fixada. Além disso, deverá anexar ao processo judicial a comunicação do cumprimento, seguindo o modelo do Anexo I;

2.1.4.1. O mesmo procedimento deverá ser adotado se a ordem judicial

informar a DCB, mas condicionar a cessação do benefício à reavaliação do autor, situação em que prevalecerá a opção do segurado em requerer nova perícia médica, se permanecer incapaz para o retorno ao trabalho.

2.1.5. Não havendo a fixação de DCB pelo Poder Judiciário para os benefícios

de auxílio-doença, em tutela antecipada ou em decisão final, salvo nos casos em que a parte dispositiva preveja o encaminhamento à RP – Reabilitação Profissional, o benefício deverá ser implantado/reativado com conclusão “DCB não informada pelo juiz” e será fixado pelo sistema o prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados da data do cumprimento (DDB/atualização). Deverá ser anexada ao processo judicial a comunicação do cumprimento da condenação judicial, seguindo o modelo do Anexo II.

2.1.6. Realizada a implantação/reativação do benefício, o servidor

administrativo deverá encerrar a tarefa no e-Tarefas, registrando o código ou nome da unidade mantenedora do benefício para envio de e-mail pelo sistema, a fim de comunicar o cumprimento da ordem e a manutenção do benefício naquela unidade.

2.1.7. Caso o Poder Judiciário envie nova intimação, manifestando discordar da

DCB informada na comunicação de cumprimento e condicione a cessação do benefício de auxílio-doença à avaliação pericial do segurado, a APSADJ/SADJ deverá:

2.1.7.1. Agendar perícia médica no SAG – Sistema de Agendamento, na

data disponível imediatamente posterior à DCB anteriormente fixada, mediante a utilização do serviço específico “Perícia de Benefício por Incapacidade por decisão judicial” – Código 1571;

2.1.7.2. Alterar a DCB, pelo motivo judicial (motivo 33), para a data da perícia agendada, bem como inserir no encerramento da tarefa, obrigatoriamente, a etiqueta “DCBNaPerícia” no e-Tarefas, comunicando-se ao Poder Judiciário por meio do modelo do Anexo III; e

2.1.7.3. Comunicar ao órgão de execução da PGF local as providências

adotadas em atendimento à decisão judicial, via e-Tarefas, por meio de evento "SAPIENS: Protocolar Documento" ou "SAPIENS: Responder Comunicação", utilizando o "Assunto: Comunicação de Cumprimento".

2.1.8. A determinação judicial que proíba expressamente a fixação de DCB em

benefício de auxílio-doença, até nova ordem judicial, implicará no lançamento, no sistema, da conclusão “NB impedido de cessar automaticamente/sem DCB”, devendo o servidor, obrigatoriamente:

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
Page 3: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

3

2.1.8.1. Registrar no encerramento da tarefa a etiqueta

“CumprimentoSemDCB” no e-Tarefas; 2.1.8.2. Comunicar ao Poder Judiciário utilizando o modelo do Anexo IV; e 2.1.8.3. Comunicar órgão de execução da PGF local as providências

adotadas em atendimento à decisão judicial, via e-Tarefas, por meio de evento "SAPIENS: Protocolar Documento" ou "SAPIENS: Responder Comunicação", utilizando o "Assunto: Comunicação de Cumprimento".

2.1.8.4. No atendimento da nova intimação, que determinar a DCB, a informação deverá ser inserida no sistema de benefícios, excluindo-se, em seguida, a etiqueta do e-Tarefas. Cabe informar o cumprimento ao Poder Judiciário por meio do Anexo I.

2.19. Havendo decisão judicial para implantar/reativar benefício de auxílio-

doença, condicionado à RP do segurado, será necessário:

2.1.9.1. Marcar “sim” para a indicação de RP, no sistema de benefícios, situação em que não deverá ser assinalada nenhuma das opções de conclusão;

2.1.9.2. Agendar perícia médica de avaliação de elegibilidade no SAG, na

data disponível, mediante a utilização do serviço específico “Perícia de Reabilitação Profissional por Determinação Judicial” – Código 2211, comunicando-se ao Poder Judiciário por meio do modelo do Anexo V; e

2.1.9.3. Cadastrar tarefa “TFA1606 – Averiguar Comparecimento à

Perícia de Reabilitação Profissional Judicial” à unidade mantenedora ou ao setor da GEX responsável, conforme fluxo local, com prazo correspondente à data da perícia agendada.

2.1.9.3.1. Em caso de comparecimento, antes de encerrar a tarefa, o

servidor deverá verificar, no HISMED, o resultado da perícia médica e, havendo fixação da DCB, providenciar a cessação do benefício na respectiva data, pelo motivo 25.

2.1.9.3.2. Na ausência de comparecimento, o benefício será suspenso e a

tarefa será encerrada.

2.1.10. Caso o Poder Judiciário envie nova intimação, manifestando discordar da inelegibilidade para RP com cessação do benefício, a APSADJ/SADJ deverá:

2.1.11. Reativar o benefício, pelo motivo judicial (motivo 02), utilizando a

conclusão “NB impedido de cessar automaticamente/sem DCB”, marcar “sim” para a indicação de RP, no sistema de benefícios, sem agendamento de perícia, e obrigatoriamente:

2.1.11.1. Registrar no encerramento da tarefa a etiqueta

“CumprimentoSemDCB” no e-Tarefas;

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
Page 4: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

4

2.1.11.2. Abrir tarefa “TFA1607 – Reabilitação Obrigatória por Determinação Judicial” à equipe de RP, para que sejam adotadas as providências pertinentes ao processo de reabilitação;

2.1.11.3. Anexar ao processo judicial a comunicação de cumprimento,

seguindo o modelo do Anexo VI; e 2.1.11.4. Comunicar ao órgão de execução da PGF local as providências

adotadas em atendimento à decisão judicial, via e-Tarefas, por meio de evento "SAPIENS: Protocolar Documento" ou "SAPIENS: Responder Comunicação", utilizando o "Assunto: Comunicação de Cumprimento".

2.1.12. Havendo decisão judicial para implantar/reativar benefício de

aposentadoria por invalidez, a comunicação do cumprimento a ser anexada ao processo judicial deverá seguir o modelo do Anexo VII;

2.1.12.1. Ressalvadas as situações elencadas no art. 101, §1º, da Lei nº

8.213/91, que impedem a convocação do segurado para a realização da perícia, o servidor da APSADJ/SADJ deverá cadastrar a tarefa “TFA1106 – Realizar Pericia Médica Revisional em Benefício por Incapacidade Judicial” à unidade mantenedora, com prazo de 2 (dois) anos, a contar da data do cumprimento da determinação (DDB/atualização), informando sobre a manutenção do benefício naquela Unidade, bem como a necessidade de monitoramento e convocação do segurado para realização da perícia médica de avaliação após transcurso do prazo da tarefa.

2.1.13. Deverão ser inseridos, no dossiê judicial constante no e-Tarefas, os

seguintes documentos: laudo do perito judicial e parecer de assistente técnico, classificando-os como “Perícia Médica” (documentos sujeitos a sigilo profissional), sentença ou acordo homologado, acórdão e certidão de trânsito em julgado, se houver.

2.2. Do Pedido de Prorrogação:

2.2.1. Será facultado ao segurado protocolar PP para benefícios de auxílio-doença implantados/reativados por ordem judicial, nos 15 (quinze) dias que antecedem a DCB, por meio dos canais remotos ou na APS – Agência da Previdência Social, sendo o agendamento realizado de acordo com disponibilidade de agenda médica dos profissionais habilitados previamente para o serviço pelo SST;

2.2.1.1. Para os benefícios de auxílio-doença judiciais reativados ou

implantados a qualquer tempo e que possuam perícia no HISMED – Histórico de Perícia Médica, bem como os implantados no SABI a partir de 03/04/2017 (versão 11.00.00), o sistema permitirá o PP por meio dos canais remotos e, na APS, diretamente no SABI, com o processamento automático da rotina da DCA para a data da perícia agendada;

2.2.1.2. Para os benefícios de auxílio-doença judiciais implantados

anteriormente a 03/04/2017 (versão 11.00.00 do SABI), sem perícia no HISMED, e cujo requerimento de PP foi realizado pelos canais remotos ou, na APS, diretamente no SABI, o

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
Page 5: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

5

sistema concluirá o agendamento da perícia médica no SABI, porém sem processamento da DCA no SUB. As orientações com procedimentos para a garantia da DCA, na referida situação, serão disciplinadas em normativo específico.

2.2.2. Atuação da APS Convencional:

2.2.2.1. Nas unidades em que o serviço de perícia médica não estiver ativo, caso haja requerimento de PP, caberá ao servidor da APS agendar a respectiva perícia no SABI utilizando a opção “Marcar Primeiro Exame”, devendo escolher, preferencialmente, a unidade mais próxima da residência do segurado.

2.2.2.1.1. Não sendo possível realizar o agendamento do PP pelos canais

remotos nem diretamente no SABI pela APS, por inconsistência ou indisponibilidade do sistema, o gestor da unidade ou servidor designado deverá adotar providências para sanear o problema, por meio de registro no “Consultar”;

2.2.2.1.2. Caso o problema persista, dentro do prazo dos 15 dias que

antecedem a DCB, o agendamento do PP será feito no SAG pela APS, utilizando o serviço específico “Perícia para Requerimento de Prorrogação de BI Judicial”, código 1551. Nessa situação, o requerente deverá ser comunicado sobre a data e hora do agendamento, por meio do modelo do Anexo VIII;

2.2.2.1.3. Caso a data da realização da perícia agendada no SAG seja

posterior à DCB fixada, no ato do atendimento, a APS deverá alterar a DCB para a data da perícia médica administrativa agendada, utilizando o motivo 25, de forma a evitar a interrupção do pagamento até a data da realização da perícia.

2.2.2.1.4. Se o benefício estiver cessado com DCB futura, será necessário

proceder sua reativação: pelo motivo 02, se benefício com perícia no HISMED, e inserir na tela a conclusão “DCB informada pelo juiz”, incluindo como DCB a data da perícia médica agendada; ou pelo motivo 04, se benefício sem perícia no HISMED, com posterior cessação, utilizando o motivo 25, com DCB na perícia médica agendada.

2.2.2.2. Excepcionalmente, havendo habilitação de benefício por

incapacidade no Prisma, por ocasião do previsto no item 4.1.1, o sistema permitirá, após TBM – Transferência de Benefício em Manutenção – para o SABI, o PP pelos canais remotos e, na APS, diretamente por meio do SABI, porém não processará automaticamente a DCA no SUB para a data da perícia agendada, havendo a necessidade de atuação do servidor;

2.2.2.3. Caso o segurado compareça para reclamar a interrupção do

pagamento antes da realização da perícia, será necessário proceder sua reativação: pelo motivo 02, se benefício com perícia no HISMED, e inserir na tela a conclusão “DCB informada pelo juiz”, incluindo como DCB a data da perícia médica agendada; ou pelo motivo 04, se benefício sem perícia no HISMED, com posterior cessação utilizando o motivo 25, fixando-se a DCB na perícia médica agendada, de forma a restabelecer o pagamento até a data da realização da avaliação médica.

Page 6: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

6

2.2.2.4. Se o requerente comparecer para agendamento referente ao PP em APS diversa da mantenedora, o servidor administrativo deverá agendar a perícia e, havendo impossibilidade, realizar TBM e adotar os procedimentos necessários para o agendamento e realização da perícia na sua unidade.

2.2.3. Atuação do SST:

2.2.3.1. Os SST deverão habilitar previamente os serviços de PPJ – Pedido de Prorrogação Judicial – e PPJH – Pedido de Prorrogação Judicial Hospitalar/Domiciliar – na agenda SABI dos peritos médicos ativos, no âmbito de suas Gerências Executivas, bem como disponibilizar as vagas para o agendamento de perícias médicas no SAG, de modo a permitir que as APSADJ/SADJ e APS Convencionais realizem os agendamentos para os serviços Requerimento de Prorrogação de BI Judicial (Código 1551), Perícia em Benefício por Incapacidade por Determinação Judicial (Código 1571) e Perícia de Reabilitação Profissional por Determinação Judicial (Código 2211), não podendo, a configuração/distribuição desses serviços, exceder 50% (cinquenta por cento) da carga horária semanal de cada perito médico.

2.2.3.2. Os representantes do SST deverão fornecer, às APSADJ/SADJ de

sua área de atuação, listagem das APS com serviço de perícia médica ativo regularmente, para fins do disposto no item 2.1.2, devendo mantê-la atualizada.

2.2.4. Atuação dos Peritos Médicos Previdenciários e Supervisores Médicos Periciais:

2.2.4.1. As perícias realizadas em razão de agendamento no SAG, por meio

dos serviços Requerimento de Prorrogação de BI Judicial (Código 1551), Perícia em Benefício por Incapacidade por determinação judicial (Código 1571) e Perícia de Reabilitação Profissional por Determinação Judicial (Código 2211) deverão ser realizadas no SABI;

2.2.4.2. Excepcionalmente, em caso de impossibilidade de registro da

avaliação médico pericial no SABI, a perícia deverá ser registrada no modelo editável de LMP – Laudo Médico Pericial, Anexo IX, a ser entregue ao gestor da APS, assinado e envelopado para arquivamento, após ter sido anexada cópia digitalizada no SAPD – Sistema de Armazenamento de Processos Digitalizados – ou sistema que o substitua, classificando o(s) item(ns) digitalizado(s) como “Perícia Médica” (documentos sujeitos a sigilo profissional).

2.2.4.3. O perito médico ou supervisor médico pericial deverá preencher, a

cada perícia médica realizada fora do SABI, a Comunicação Interna de Avaliação Médica Administrativa de Benefício Implantado/Reativado Judicialmente – modelo do Anexo X, encaminhando ao setor administrativo da APS para, na mesma data, incluir no sistema a DCB definida na avaliação médica, utilizando o motivo 25.

2.2.5. Atuação do Serviço de Reabilitação Profissional:

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Pencil
Page 7: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

7

2.2.5.1. O processo de RP terá início com a avaliação do segurado pelo perito médico, que verificará as condições de elegibilidade para encaminhamento às demais fases da RP e registrará as conclusões no Anexo XI.

2.2.5.2. Em qualquer fase do processo judicial, havendo desligamento da

RP, pelos motivos detalhados no prontuário, deverão ser adotadas as seguintes providências:

2.2.5.2.1. Após o preenchimento do Anexo XI (desligamento no exame de manutenção) ou XII (desligamento em fase posterior) pelo perito médico, em caso de conclusão por DCB, o setor administrativo da APS mantenedora, utilizando o motivo 25, lançará no SABI, de imediato, a data definida pela perícia médica. Essa ação objetiva assegurar a cessação administrativa do benefício, até que o sistema esteja adequado para processar as rotinas automaticamente;

2.2.5.2.2. Caso a decisão judicial que consta no dossiê do e-Tarefas

determine a implantação de outra espécie de benefício, após o desligamento da reabilitação, ou a adoção de providência diversa, a equipe de RP deverá abrir tarefa “TFA2003 – Realizar Providências Técnicas Administrativas” à APSADJ/SADJ. Possíveis dúvidas deverão ser dirimidas pelo órgão de execução da PGF local; e

2.2.5.2.3. Inserção, no SAPD, da cópia digitalizada do prontuário,

classificando o(s) item(ns) digitalizado(s) como “Prontuário de Reabilitação Profissional” (documentos sujeitos a sigilo profissional). 3. Do Recurso Administrativo:

3.1. Havendo recurso interposto pelo segurado (autor) das decisões proferidas pelo INSS, o servidor administrativo da APS mantenedora seguirá as rotinas inerentes ao recurso administrativo.

3.2. Não será admitido recurso administrativo nas seguintes situações:

a) Para alteração da DCB determinada pelo Poder Judiciário, cabendo apenas o PP do benefício nos 15 (quinze) dias que antecedem a data prevista para sua cessação;

b) Para alteração da DCB fixada em 120 dias, cabendo apenas o PP do benefício nos 15 (quinze) dias que antecedem a data prevista para sua cessação; e

c) Pela perda de prazo do PP pelo segurado. 4. Das disposições gerais:

4.1.1. Na hipótese de inconsistência ou instabilidade que impossibilite o cumprimento da decisão judicial de benefícios por incapacidade no SABI pela APSADJ/SADJ, deverão ser adotadas providências para sanear a impossibilidade da utilização do sistema, por meio do registro no “Consultar”;

4.1.2. Esgotadas as providências para sanear a impossibilidade da utilização do

SABI, será permitida a utilização do sistema Prisma pela APSADJ/SADJ, que deverá realizar TBM para o SABI, no ato de transferência do benefício à APS mantenedora, e comunicar o

servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Highlight
servidor
Note
Conclusões: 1) Não reúne condições p/ manutenção em PRP, conforme detalha/o em prontuário. 2) Reúne condições. Encaminhe-se às próximas etapas. 3) Segurado ausente
servidor
None set by servidor
Page 8: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

8

cumprimento ao Poder Judiciário. As providências adotadas pela unidade que justifiquem a utilização do Prisma deverão ser anexadas no dossiê judicial constante do e-Tarefas.

4.1.2.1. Impossibilitada a transferência do benefício no ato do cumprimento, o servidor deverá abrir para si próprio a tarefa “TFA1127 – Transferir Benefício por Incapacidade para o SABI”;

4.1.2.2. Tão logo o sistema possibilitar, deverá ser realizada a TBM para o

SABI, sendo inserida a DCB fixada pelo juízo ou, na ausência desta, 120 (cento e vinte) dias, a contar da data do cumprimento da determinação (DDB/atualização); mediante a utilização do motivo 33. Após a conclusão do ato, o servidor encerrará a tarefa.

4.2. Nas situações excepcionais em que for necessário transferir um benefício do

SABI para a base do Prisma, visando o cumprimento de uma determinação judicial, ao final o servidor deverá retornar o benefício para a base do SABI, observados os procedimentos descritos nos itens 4.1.1, 4.1.1.1 e 4.1.1.2.

4.3. Todos os benefícios por incapacidade devem ser mantidos no SABI,

independente da sua origem de concessão.

5. O presente Memorando-Circular não afasta as disposições da Portaria Conjunta nº 4/INSS/PGF, de 10/09/2014, com a redação dada pela Portaria Conjunta nº1/INSS/PGF, de 12 de janeiro de 2017, que deverão ser integralmente observadas. 6. O resultado da perícia médica será comunicado ao segurado, em conformidade com o disposto no Memorando-Circular Conjunto nº 6 /DIRSAT/DIRAT/DIRBEN/INSS, de 5 de abril de 2017. 7. O presente Memorando-Circular não se aplica às revisões do PRBI, pois estas possuem normatização própria. 8. Os sistemas mencionados poderão ser substituídos por outros, mantendo-se as determinações deste normativo, com as devidas adaptações. 9. Revogam-se as disposições contidas no Memorando-Circular Conjunto nº 7 /DIRSAT/DIRBEN/PFE/DIRAT/INSS, de 19 de maio de 2016 e no Memorando-Circular nº55 INSS/DIRBEN, de 22 de dezembro de 2009.

Atenciosamente, KARINA BRAIDO SANTURBANO DE TEIVE E

ARGOLO Diretora de Saúde do Trabalhador

MOISES OLIVEIRA MOREIRA Diretor de Benefícios Substituto

ALESSANDRO ANTÔNIO STEFANUTTO

Procurador-Chefe da PFE/INSS

JOBSON DE PAIVA SILVEIRA

SALES Diretor de Atendimento

Page 9: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

9

ANEXOS

Anexo I – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – DCB fixada por decisão judicial; Anexo II – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – DCB em 120 dias; Anexo III – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – Agendamento de perícia em benefício por incapacidade por decisão judicial; Anexo IV – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – Sem informação de DCB; Anexo V – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – Reabilitação Profissional; Anexo VI – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – Retorno à Reabilitação Profissional; Anexo VII – Comunicado de Cumprimento de Decisão Judicial – Aposentadoria por invalidez; Anexo VIII – Comunicado de Agendamento de Pedido de Prorrogação de Benefício Judicial; Anexo IX – Laudo Médico Pericial; Anexo X – Comunicação Interna de Avaliação Médica Administrativa de Benefício Implantado/Reativado Judicialmente; Anexo XI – Comunicação Interna de Análise de Reabilitação Profissional – Judicial; Anexo XII – Comunicação Interna de Desligamento de Reabilitação Profissional – Judicial.

Page 10: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

10

ANEXO I

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL COM DCB FIXADA POR DECISÃO JUDICIAL

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL

MM. Juiz,

Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em relação ao(a) Autor(a) …...............….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença Esp/NB...................................., com DIB (Data de Início do Benefício) em .........../.........../..........., DIP (Data de Início do Pagamento) em ....../......../..........., DCB (Data da Cessação do Benefício) em .........../.........../..........., que será mantido na APS (Agência da Previdência Social) …....................................................................................................................... Informamos que o benefício será cessado na data fixada pelo Juízo, podendo o(a) segurado(a), caso permaneça incapacitado(a) para retorno ao trabalho, protocolar pedido de prorrogação do benefício nos 15 (quinze) dias que antecedem a data de cessação por meio dos canais remotos (central 135 ou Internet) ou comparecendo a uma Agência da Previdência Social. Ao comparecer para realizar o agendamento da perícia médica, solicitamos a apresentação dos seguintes documentos:

a) documento de identificação com foto (RG ou CTPS); b) sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação/reativação do

benefício; c) laudo médico judicial; d) toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames,

atestados, receitas, etc.). A ausência do pedido de prorrogação do benefício, nos 15 (quinze) dias que

antecedem a data de seu término, implicará cessação na data fixada pelo juízo. Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula …......................................

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: .................................................................................................... Endereço: ...................................................................................................................................... Município: .......................................................... UF: ............... CEP: .........................................

Page 11: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

11

ANEXO II

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL DCB EM 120 DIAS

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL

MM. Juiz, Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em relação ao(a)

autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../..........., que será mantido na APS ….................................................................................

Informamos que o benefício será cessado em …..../........./........ (cento e vinte dias,

contados da data de implantação ou de reativação, nos termos da Lei 8.213/91), podendo o(a) segurado(a), caso permaneça incapacitado(a) para retorno ao trabalho, protocolar pedido de prorrogação do benefício nos 15 (quinze) dias que antecedem a data de cessação por meio dos canais remotos (central 135 ou Internet) ou comparecendo a uma Agência da Previdência Social.

Ao comparecer para realizar o agendamento da perícia médica e na data da realização do

exame solicitamos a apresentação dos seguintes documentos: a) documento de identificação com foto (RG ou CTPS); b) sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação/reativação do

benefício; c) laudo médico judicial; d) toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames,

atestados, receitas, etc.). A ausência do requerimento do pedido de prorrogação do benefício, nos 15 (quinze) dias

que antecedem a data de seu término, implicará cessação na data fixada. Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula …......................................

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ................................................................................................... Endereço: ..................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .........................................

Page 12: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

12

ANEXO III

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL COM AGENDAMENTO DE PERÍCIA MÉDICA

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL.

MM. Juiz,

Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em relação ao(a) Autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença, Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../.........., que será mantido na APS ...................................................................................................................................................

Informarmos que sua avaliação pericial foi agendada para o dia ......./......../..........., às …...............h, devendo comparecer à perícia portando documento pessoal de identificação com foto e toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames, atestados, receitas, etc.). Além dos documentos informados acima, deverá apresentar na data agendada para perícia médica, os seguintes documentos da ação judicial:

a) Sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação do benefício; e b) Laudo médico judicial.

Havendo necessidade justificada (caso fortuito ou de força maior) para remarcação do

exame pericial, o segurado ou seu representante deverá comparecer à APS antes da data agendada. Cabe ressaltar que o não comparecimento na data agendada resultará em suspensão/cessação do benefício, conforme previsão contida no art. 71 da Lei nº 8.212/91 c/c art. 101 da Lei 8.213/91 e arts. 46 e 77 do Decreto 3.048/99. Atenciosamente, Servidor …..................................................... Matrícula ….......................................................... INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ....................................................................................................... Endereço: ......................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .............................................

Page 13: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

13

ANEXO IV

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL SEM INFORMAÇÃO DE DCB

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL MM. Juiz, Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em relação ao(a) Autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença, Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../.........., que será mantido na APS ...................................................................................... Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula …............................................. INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ....................................................................................................... Endereço: ......................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .............................................

Page 14: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

14

ANEXO V

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL

MM. Juiz, Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em

relação ao(a) Autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença, Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../.........., que será mantido na APS ...........................................................................................................................................................

Neste ato, informamos ainda que o segurado fica convocado para submeter-se aos procedimentos relativos ao programa de reabilitação profissional no dia ......./......../..........., às …...............h, no endereço abaixo indicado.

Ao comparecer, solicitamos a apresentação dos seguintes documentos:

a) documento de identificação com foto (RG ou CTPS); b) sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação/reativação do benefício; c) laudo médico judicial; d) toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames, atestados, receitas, etc.).

Cabe ressaltar que o não comparecimento na data agendada resultará em

suspensão/cessação do benefício, conforme previsão contida no art. 71 da Lei nº 8.212/91 c/c art. 101 da Lei 8.213/91 e arts. 46 e 77 do Decreto 3.048/99.

Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula ….............................................

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ................................................................................................... Endereço: ..................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .........................................

Page 15: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

15

ANEXO VI

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL RETORNO À REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL

MM. Juiz, Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em

relação ao(a) Autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de auxílio-doença, Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../.........., que será mantido na APS ...........................................................................................................................................................

Neste ato, informamos ainda que o segurado será convocado para submeter-se aos procedimentos relativos ao programa de reabilitação profissional.

Ao comparecer, solicitamos a apresentação dos seguintes documentos:

a) documento de identificação com foto (RG ou CTPS); b) sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação/reativação do benefício; c) laudo médico judicial; d) toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames, atestados, receitas, etc.).

Cabe ressaltar que o não comparecimento na data agendada resultará em

suspensão/cessação do benefício, conforme previsão contida no art. 71 da Lei nº 8.212/91 c/c art. 101 da Lei 8.213/91 e arts. 46 e 77 do Decreto 3.048/99.

Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula ….............................................

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ................................................................................................... Endereço: ..................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .........................................

Page 16: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

16

ANEXO VII

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Assunto: CUMPRIMENTO DE DECISÃO JUDICIAL

MM. Juiz, Apresentamos a comprovação do cumprimento da condenação judicial em

relação ao(a) Autor(a) ….......................…......................., com implantação/reativação do benefício de aposentadoria por invalidez, Esp/NB ......................................., com DIB em ......./......../..........., DIP em ....../......../.........., que será mantido na APS …............................................................................................................................

Informamos que o segurado (autor) poderá ser convocado, a qualquer

momento, para submeter-se à avaliação da permanência das condições ensejadoras da implantação/reativação de seu benefício.

Ao comparecer para realizar a perícia médica, solicitamos a apresentação

dos seguintes documentos:

a) documento de identificação com foto (RG ou CTPS); b) sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a

implantação/reativação do benefício; c) laudo médico judicial; d) toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão

(laudos, exames, atestados, receitas, etc.). Cabe ressaltar que o não comparecimento na data agendada resultará em

suspensão/cessação do benefício, conforme previsão contida no art. 71 da Lei nº 8.212/91 c/c art. 101 da Lei 8.213/91 e arts. 46 e 77 do Decreto 3.048/99.

Atenciosamente,

Servidor …..................................................... Matrícula ….............................................

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS Agência da Previdência Social: ................................................................................................... Endereço: ..................................................................................................................................... Município: ...................................................... UF: ............... CEP: .........................................

Page 17: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

17

ANEXO VIII

Local, …............. de …........................ de 20..........

COMUNICADO DE AGENDAMENTO DE PEDIDO DE PRORROGAÇÃO DE BENEFÍCIO JUDICIAL

Ao(a) Sr. (a):...................................................................................................................................... Número de Benefício: ....................................................... Espécie: ................................................ Agência da Previdência Social: ........................................................................................................ Endereço: .......................................................................................................................................... Município: ........................................................ UF: ............... CEP: ............................................. Assunto: AGENDAMENTO DE PERÍCIA MÉDICA Informarmos que sua avaliação pericial foi agendada para o dia ......./......../..........., às …...............h, devendo comparecer à perícia portando documento pessoal de identificação com foto e toda documentação médica que disponha em relação à doença/lesão (laudos, exames, atestados, receitas, etc.). Além dos documentos informados acima, deverá apresentar na data agendada para perícia médica, os seguintes documentos da ação judicial:

a) Sentença/acórdão ou decisão judicial que determinou a implantação do benefício; e b) Laudo médico judicial.

Havendo necessidade justificada (caso fortuito ou de força maior) para remarcação do exame pericial, deverá comparecer a APS antes da data agendada. Cabe ressaltar que o não comparecimento na data agendada, resultará na cessação do benefício.

Servidor …..................................................... Matrícula …......................................

........................................................................................ …......./........../.......... Assinatura de ciência do(a) segurado(a) Data da ciência

Page 18: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

18

ANEXO IX

LAUDO MÉDICO PERICIAL

Local, …............. de …........................ de 20..........

LAUDO MÉDICO PERICIAL Perícia Médica Administrativa em Benefício por Incapacidade

Implantado/Reativado Judicialmente APS: Data:

Nome do Segurado: Data de Nascimento:

Espécie/Número do Benefício: NIT:

1 – Anamnese e documentos médicos apresentados:

2. Exames complementares:

Page 19: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

19

3. Exame físico:

4. Diagnóstico da doença incapacitante (diagnóstico principal): CID-10:

4.1. Diagnóstico secundário CID 10

5. Conclusão médico pericial (B31/B91):

( ) Não existe incapacidade laborativa atual: DCB = DRE sem concessão de Auxílio-Acidente ( ) Não existe incapacidade laborativa atual: DCB na DRE com concessão de Auxílio-Acidente ( ) Existe incapacidade laborativa atual: Manutenção do Benefício – DCB: ___/___/______ ( ) Encaminhamento à Reabilitação Profissional ( ) Existe incapacidade laborativa atual definitiva, insuscetível de Reabilitação Profissional – Sugestão de Aposentadoria por Invalidez sem Majoração de 25% ( ) Existe incapacidade laborativa atual definitiva, insuscetível de Reabilitação Profissional – Sugestão de Aposentadoria por Invalidez com Majoração de 25% 6. Conclusão médico pericial (B32/B92):

( ) Existe incapacidade laborativa atual definitiva: Manutenção da Aposentadoria por Invalidez ( ) Existe incapacidade laborativa atual definitiva: Manutenção da Aposentadoria por Invalidez com necessidade de Revisão Bienal ( ) Majoração 25% ( ) Não existe incapacidade laborativa atual: DCB = DRE ( ) Encaminhamento à Reabilitação Profissional 7. Considerações Médico Periciais:

10. Perito médico: Nome: ______________________________________________________________

Assinatura: _____________________________________________ SIAPE: ___________________ Este Laudo Médico Pericial deverá ser envelopado individualmente, identificado externamente apenas pelo nome do periciando e

entregue à chefia da APS para composição de processo administrativo e arquivamento sob responsabilidade da chefia da APS.

Page 20: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

20

ANEXO X

COMUNICAÇÃO INTERNA DE AVALIAÇÃO MÉDICA ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIO IMPLANTADO/REATIVADO JUDICIALMENTE

Local, …............. de …........................ de 20..........

Comunicação Interna de Avaliação Médica Administrativa de Benefício por Incapacidade Implantado/Reativado Judicialmente

APS: Data:

Nome do segurado: Data de Nascimento:

Espécie/Número do Benefício: NIT:

Informo à Chefia da APS que, na revisão do benefício acima identificado, a perícia médica concluiu: CID-10:

Conclusão:

_______________________________________________________________

Nome do Perito, SIAPE e Assinatura

Esta Comunicação será preenchida e impressa em 2 (duas) vias sempre quando o LMP for registrado de forma manual para entrega ao servidor da APS para lançamento no sistema, com recibo de ciência para controle

individual do Perito Médico Previdenciário.

B31/91 ( ) DCB = DRE __/__/__ sem auxílio-acidente ( ) DCB = DRE __/__/__ com auxílio-acidente ( ) DCB __/__/____ ( ) Encaminhamento à Reabilitação Profissional ( ) Aposentadoria por Invalidez sem Majoração de 25% ( ) Aposentadoria por Invalidez com Majoração de 25%

B32/92 ( ) Manutenção da Aposentadoria por Invalidez ( ) Manutenção da Aposentadoria por Invalidez com necessidade de reavaliação bienal ( ) Majoração de 25% ( ) DCB = DRE __/__/__ ( ) Encaminhamento à Reabilitação Profissional

Page 21: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

21

ANEXO XI

COMUNICAÇÃO INTERNA DE ANÁLISE DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL – JUDICIAL

Local, …............. de …........................ de 20..........

EXAME DA MANUTENÇÃO EM PROCESSO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL APS: Data:

Nome do segurado: Data de Nascimento:

Espécie/Número do Benefício: NIT:

Informo que, após análise das condições do segurado, concluiu-se: ( ) Não reúne condições para a manutenção em processo de Reabilitação Profissional, conforme detalhamentos no prontuário:

( ) Reúne condições para a manutenção em processo de Reabilitação Profissional. Encaminhe-se às próximas etapas. ( ) Avaliação não realizada por ausência de comparecimento do segurado. Observação: ____________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

Nome do Perito, SIAPE e Assinatura

( ) DCB em __/__/____ sem sugestão de Auxílio-acidente ( ) DCB em __/__/____ com sugestão de Auxílio-acidente ( ) Sugestão de Aposentadoria por Invalidez sem Majoração de 25% ( ) Sugestão de Aposentadoria por Invalidez com Majoração de 25% ( ) Outros: _______________________________________________________________

Page 22: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL · INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL 2 2.1.4. Havendo fixação de DCB pelo Poder Judiciário, o servidor deverá cumprir a decisão de modo

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

22

ANEXO XII

COMUNICAÇÃO INTERNA DE DESLIGAMENTO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL – JUDICIAL

Local, …............. de …........................ de 20..........

DESLIGAMENTO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL APS: Data:

Nome do segurado: Data de Nascimento:

Espécie/Número do Benefício: NIT:

Informamos o desligamento do segurado do processo de Reabilitação Profissional, com a seguinte conclusão:

Caberá ao setor administrativo da APS mantenedora, utilizando o motivo 25, lançar no SABI, de imediato, a data definida pela perícia médica como DCB. Essa ação objetiva assegurar a cessação administrativa do benefício, até que o sistema esteja adequado para processar as rotinas automaticamente. Outras solicitações:_______________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

Nome do Perito, SIAPE e Assinatura

Esta Comunicação será preenchida e impressa em 2 (duas) vias para entrega ao servidor administrativo para lançamento no sistema, com recibo de ciência para controle individual do Perito Médico Previdenciário.

( ) DCB em __/__/____ sem sugestão de Auxílio-acidente ( ) DCB em __/__/____ com sugestão de Auxílio-acidente ( ) Sugestão de Aposentadoria por Invalidez sem Majoração de 25% ( ) Sugestão de Aposentadoria por Invalidez com Majoração de 25% ( ) Outros: _______________________________________________________________