instituto federal de educaÇÃo, ciÊncia e … · interação da dieta e do controle hormonal. d)...

19
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, CAMPUS GUANAMBI CURSO: Técnico em Agropecuária ANO: DISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Jaqueline Figuerêdo Rosa Lista de Exercícios: Primeira Lei de Mendel e Probabilidade 1. A 1ª lei de Mendel considera que: a) os gametas são produzidos por um processo de divisão chamado meiose. b) na mitose, os pares de fatores segregam- se independentemente. c) os gametas são puros, ou seja, apresentam apenas um componente de cada par de fatores considerado. d) o gene recessivo se manifesta unicamente em homozigose. e) a determinação do sexo se dá no momento da fecundação. 2. (UNIFOR - 2003.2) Para cada característica herdada, um organismo possui dois genes, um vindo do pai e o outro, da mãe. Quando os dois alelos de um par são diferentes, o organismo é ......; nesse caso, se a expressão de um dos alelos não puder ser notada, ele é denominado ....... Para completar corretamente o texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por a) homólogo e dominante. b) heterogamético e paterno. c) recombinante e heterólogo. d) dizigótico e idêntico. e) heterozigótico e recessivo. 3. (UNIFESP - 2002) Em genética, a dominância parcial e a dominância entre alelos definem-se, de forma mais precisa, a) nos genótipos heterozigotos. b) nos genótipos homozigotos. c) nos genótipos dominantes. d) nos genótipos recessivos. e) na ligação gênica. 4. Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é: a) Dd x dd b) DD x dd c) Dd x Dd d) DD x Dd e) DD x DD 5. (UFSCAR - 2008) Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A determinação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou heterozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque, a) se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas. b) se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

Upload: buiphuc

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO,CAMPUS GUANAMBI

CURSO: Técnico em Agropecuária ANO: 3ºDISCIPLINA: Biologia PROFESSORA: Jaqueline Figuerêdo Rosa

Lista de Exercícios:Primeira Lei de Mendel e Probabilidade

1. A 1ª lei de Mendel considera que:a) os gametas são produzidos por umprocesso de divisão chamado meiose.b) na mitose, os pares de fatores segregam-se independentemente.c) os gametas são puros, ou seja, apresentamapenas um componente de cada par defatores considerado.d) o gene recessivo se manifesta unicamenteem homozigose.e) a determinação do sexo se dá no momentoda fecundação.

2. (UNIFOR - 2003.2) Para cada característicaherdada, um organismo possui dois genes,um vindo do pai e o outro, da mãe. Quando osdois alelos de um par são diferentes, oorganismo é ......; nesse caso, se a expressãode um dos alelos não puder ser notada, ele édenominado ....... Para completarcorretamente o texto, as lacunas devem serpreenchidas, respectivamente, pora) homólogo e dominante.b) heterogamético e paterno.c) recombinante e heterólogo.d) dizigótico e idêntico.e) heterozigótico e recessivo.

3. (UNIFESP - 2002) Em genética, adominância parcial e a dominância entrealelos definem-se, de forma mais precisa,a) nos genótipos heterozigotos.b) nos genótipos homozigotos.c) nos genótipos dominantes.

d) nos genótipos recessivos.e) na ligação gênica.

4. Em urtigas o caráter denteado das folhasdomina o caráter liso. Numa experiência depolinização cruzada, foi obtido o seguinteresultado: 89 denteadas e 29 lisas. A provávelfórmula genética dos cruzantes é:a) Dd x ddb) DD x ddc) Dd x Ddd) DD x Dde) DD x DD

5. (UFSCAR - 2008) Suponha uma espécie deplanta cujas flores possam ser brancas ouvermelhas. A determinação genética dacoloração é dada por um gene, cujo alelo quedetermina a cor vermelha é dominante sobreo alelo que determina a cor branca. Umgeneticista quer saber se um representantedessa espécie de planta, que produz floresvermelhas, é homozigótico ou heterozigóticopara esse caráter. Para resolver a questão,decide promover a polinização dessa plantacom outra que produza flores brancas porque,a) se a planta for homozigótica, 100% dadescendência será de plantas que produzemflores vermelhas.b) se a planta for heterozigótica, 75% dadescendência será de plantas que produzemflores vermelhas e 25% de descendentes comflores brancas.

c) se a planta for homozigótica, 50% dadescendência será de plantas com floresbrancas e 50% de descendentes com floresvermelhas.d) se a planta for heterozigótica, 100% dadescendência será de plantas que produzemflores brancas.e) se a planta for homozigótica, 75% dadescendência será de plantas com floresvermelhas e 25% de descendentes com floresbrancas.

6. Se um rato cinzento heterozigótico forcruzado com uma fêmea do mesmo genótipoe com ela tiver dezesseis descendentes, aproporção mais provável para os genótiposdestes últimos deverá ser:a) 4 Cc : 8 Cc : 4 ccb) 4 CC : 8 Cc : 4 ccc) 4 Cc : 8 cc : 4 CCd) 4 cc : 8 CC : 4 Cce) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

7. (UNIFOR - 2003.1) Sementes de umalinhagem de milho, quando plantadas emsolos diferentes, resultam em plantas comprodutividades diferentes. Isto pode serentendido poisa) o fenótipo resulta da interação entre ogenótipo e o meio ambiente.b) o genótipo resulta da interação entre ofenótipo e o meio ambiente.c) o meio ambiente seleciona as sementescom maior produtividade.d) o solo sempre induz mutações alterando ogenótipo das Plantas.e) a produtividade das plantas dependeexclusivamente do genótipo.

8. (PUCSP-83) Em relação à uma anomaliagênica autossômica recessiva, qual será aproporção de espermatozóides que conterá ogene A em um homem heterozigoto?a) 1/2b) 1/4e) 1c) 1/8d) 1/3e) 1

9. (UFSCAR – 2005) Uma empresaagropecuária desenvolveu duas variedadesde milho, A e B, que, quando entrecruzadas,produzem sementes que são vendidas aosagricultores. Essas sementes, quandoplantadas, resultam nas plantas C, que sãofenotipicamente homogêneas: apresentam asmesmas características quanto à altura daplanta e tamanho da espiga, ao tamanho enúmero de grãos por espiga, e a outrascaracterísticas de interesse do agricultor.Porém, quando o agricultor realiza um novoplantio com sementes produzidas pelasplantas C, não obtém os resultadosdesejados: as novas plantas sãofenotipicamente heterogêneas e nãoapresentam as características da planta C;têm tamanhos variados e as espigas diferemquanto a tamanho, número e qualidade dosgrãos. Para as características consideradas,os genótipos das plantas A, B e C são,respectivamente,a) heterozigoto, heterozigoto e homozigoto.b) heterozigoto, homozigoto e heterozigoto.c) homozigoto, heterozigoto e heterozigoto.d) homozigoto, homozigoto e heterozigoto.e) homozigoto, homozigoto e homozigoto.

10. (UNIFOR – 2007.1) Uma coelha foi obtidapor clonagem a partir de um núcleo somáticode uma coelha preta inserido no óvuloanucleado de uma coelha branca. Ambaseram de linhagens puras para a cor depelagem, sendo que a cor de pelagem preta édominante nesta espécie. Se o clone cruzarcom um coelho branco, esperase, na proleresultante, coelhos brancos e pretos,respectivamente, na proporção dea) 0 e 1b) 0,25 e 0,75c) 0,5 e 0,5d) 0,75 e 0,25e) 1 e 0

11. (UNIRIO – 99) No cruzamento de plantasverdes, normais, é possível o aparecimentode indivíduos albinos. Embora plantas albinasmorram antes de produzirem sementes, acaracterística "albinismo" não desapareceentre elas. Isto se explica porque:

a) muitas plantas verdes são heterozigóticas.b) plantas normais homozigóticas tornam-sealbinas naausência de luz.c) plantas albinas tornam-se verdes napresença de luz.d) o gene para albinismo é ativado no escuro.e) o albinismo impede a síntese de clorofila.

12. (UFC – 2004) Alguns estudos comgêmeos idênticos mostraram que o QI, aaltura e os talentos artísticos podem serdiferentes entre esses indivíduos. A melhorexplicação para essas diferenças é que:a) a hereditariedade e o ambiente nãopossuem influência sobre a expressão dosfenótipos.b) o ambiente e os genes interagem nodesenvolvimento e expressão dascaracterísticas herdadas.c) o genótipo dos gêmeos depende dainteração da dieta e do controle hormonal.d) as características QI, altura e talentosartísticos dependem apenas do ambiente.e) os alelos responsáveis por essascaracterísticas possuem efeito fenotípicomúltiplo.

13. (UNIRIO - 98) Fenilcetonúria é umadoença hereditária humana resultante dainabilidade do organismo de processar oaminoácido fenilalanina, que está presentenas proteínas da dieta humana, e é causadapor um alelo recessivo por herançaMendeliana simples. Um casal decide ter umfilho, mas consulta um geneticista porque ohomem tem uma irmã com fenilcetonúria, e amulher tem um irmão com esta mesmadoença. Não há outros casos conhecidos nasfamílias. A probabilidade de sua primeiracriança ter fenilcetonúria é de:a) 1/2.b) 1/4.c) 1/9.d) 2/3.e) 4/9.

14. (UNIFOR – 2003.1) Duas linhagens puras(homozigóticas) de uma espécie de plantacom flores, respectivamente, brancas evermelhas, serão cruzadas como objetivo de verificar a relação de dominânciaentre os alelos que determinam a cor da flor. Para saber se o alelo responsável pela corbranca é dominante ou recessivo deve-secruzar duas plantas de linhagens puras comfloresa) brancas entre si e, se ocorrerem apenasflores brancas, o alelo é dominante.b) vermelhas entre si e, se ocorrerem apenasflores vermelhas, o alelo é recessivo.c) brancas e vermelhas e, se ocorreremapenas flores vermelhas, o alelo é recessivo.d) brancas e vermelhas e, se ocorreremapenas flores vermelhas, o alelo é dominante.e) brancas e vermelhas e, se ocorreremapenas flores brancas, o alelo é dominante.

15. (UFMG – 2005) Analise esteheredograma, que representa uma família emque há indivíduos afetados por um tipo detumor de gengiva:

Considerando-se as informações desseheredograma e outros conhecimentos sobre oassunto, é INCORRETO afirmar quea) os indivíduos normais, em todas asgerações, são homozigotos.b) a ocorrência do tumor é uma característicaautossômica.c) o próximo filho do casal II.1 x II.2 seránormal.d) a probabilidade de o indivíduo III.2 serheterozigoto é de dois terços.

16. (FEEQ-CE-79) O heredogramarepresentado abaixo refere-se a uma famíliacom casos de albinismo (anomalia que secaracteriza por total ausência do pigmentomelanina na pele).

Baseando-se na genealogia, podemosafirmar:a) O albinismo é um caráter dominante, sendoos indivíduos albinos todos homozigotos.b) O albinismo é um caráter dominante, sendoos indivíduos albinos todos heterozigotos.c) O albinismo é um caráter recessivo, sendoos indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico )heterozigotos.d) O albinismo é um caráter recessivo, sendoos indivíduos normais todos heterozigotos.e) O albinismo é um caráter dominanteporque o indivíduo de número 4 é albino efilho de pais normais.

17. (UFV – 2005) Frutos com fenótipo“Violeta” são os únicos resultantes de herançado tipo dominância incompleta entrecruzamentos de plantas com fruto “Roxo” eplantas com fruto “Branco”. Foram obtidas, deum cruzamento entre heterozigotas, 48plantas. Espera-se que a proporção fenotípicado fruto entre as plantas descendentes seja:a) Violeta ( 0 ): Roxo (36): Branco (12).b) Violeta (12): Roxo (24): Branco (12).c) Violeta (24): Roxo (12): Branco (12).d) Violeta (36): Roxo (12): Branco ( 0 ).e) Violeta (48): Roxo ( 0 ): Branco ( 0 ).

18. (UNIFOR – 2002.2) Em certa espécievegetal, o alelo dominante S determinasíntese de clorofila, enquanto o alelorecessivo s determina albinismo. Porém, asplantas SS e Ss poderão ser albinas, como asplantas ss, se crescerem no escuro. Isso

porque o ...... resulta da interação do ...... como ...... . Para completar essa frasecorretamente, as lacunas devem serpreenchidas, respectivamente, pora) fenótipo - alelo – genótipob) fenótipo - genótipo - ambientec) fenótipo - alelo - ambiented) genótipo - ambiente - fenótipoe) genótipo - fenótipo – ambiente

19. (Fac. Objetivo-SP) Em camundongos ogenótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morreno início do desenvolvimento embrionário.Que descendência se espera do cruzamentoentre um macho amarelo com uma fêmeaamarela?a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentosb) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentosc) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentosd) 2/3 amarelos e 1/3 amarelose) apenas amarelos

20. (UNIFOR – 2001.2) Cruzamentos entregalinhas provenientes de linhagens puraspara a cor da plumagem, respectivamente,preta e branca, produziram apenasdescendentes com plumagem azulada. Estasaves cruzadas entre si geraram descendentescom plumagem preta, branca e azulada naproporção 1:2:1. Este exemplo é um caso dea) epistasia dominante.b) epistasia recessiva.c) dominância incompleta.d) dominância completa.e) pleiotropia.

21. Quando o heterozigoto apresenta umfenótipo intermediário entre os doishomozigotos, dizemos que houve:a) mutação reversab) não-dominância ou co-dominânciac) recessividaded) dominânciae) polialelia

22. (UNIFOR – 2000.2) A acondroplasia, umtipo de nanismo, é causada por um aleloautossômico dominante. Os indivíduoshomozigóticos para esse alelo morrem antesde nascer e os heterozigóticos apresentam a

anomalia, mas conseguem sobreviver. Aprobabilidade de um casal de acondroplásicosvir a ter uma criança normal éa) 3/4b) 2/3c) ½d) 1/3e) ¼

23. (UFC – 2003) No heredograma ao lado, acriança II–1 tem fibrose cística, uma doençacausada por um alelo recessivo autossômico.

As probabilidades de que sua irmã (II–2) nãoafetada seja carreadora ou não carreadora dafibrose cística são, respectivamente:a) zero, 1/4c) 1/4, 1/2c) 2/3, 1/3d) 1/2, ¼

24. (UECE – 2006.1) Se num cruzamentoteste encontramos a proporção fenotípica 1:1,isto é 50% da progênie com fenótipodominante e 50% com fenótipo recessivo,podemos concluir corretamente que:a) o genótipo do indivíduo testado era homozigoto;b) o genótipo do indivíduo testado eraheterozigoto;c) ambos os genótipos dos indivíduoscruzados eram homozigotos;d) ambos os genótipos dos indivíduoscruzados eram heterozigotos

25. (UNIFOR – 2000.2) Na espécie humana, apolidactilia é uma anomalia condicionada porum alelo autossômico dominante. Um homemcom polidactilia e uma mulher normal tiveramuma menina com polidactilia e um meninonormal.Sobre essa família, é correto afirmar quea) somente o homem é heterozigoto.b) somente a mulher é homozigota.c) somente o homem e a menina sãohomozigotos.d) somente a mulher e o menino sãohomozigotos.e) o homem e o menino são heterozigotos e amulher e a menina são homozigotas.

26. (UFPA) Usando seus conhecimentos deprobabilidade, Mendel chegou às seguintesconclusões, com exceção de uma delas.Indique-a:a) Há fatores definidos (mais tarde chamadosgenes) que determinam as característicashereditárias.b) Uma planta possui dois alelos para cadacaráter os quais podem ser iguais oudiferentes.c) Os alelos se distribuem nos gametas semse modificarem e com igual probabilidade.d) Na fecundação, a união dos gametas se dáao acaso, podendo-se prever as proporçõesdos vários tipos de descendentes.e) Os fatores (genes) responsáveis pelaherança dos caracteres estão localizados nointerior do núcleo, em estruturas chamadascromossomos.

27. (UNIFOR – 2000.1) Em ervilhas, a cor doscotilédones de sementes é determinada porum par de alelos. O alelo que determinasementes amarelas V é dominante sobre oque determina sementes verdes v. Um pé deervilha formou uma vagem com sementesamarelas e sementes verdes. Isso significaque a flor que formou essa vagemapresentava oosferasa) VV - pólen vvb) VV e vv - pólen vvc) Vv - pólen Vv e vvd) V e v - pólen V e ve) V - pólen v

28. (UFRS) Em genética, o cruzamento-testeé utilizado para determinar:a) o número de genes responsável por umacaracterística.b) o padrão de herança de uma característica.c) a recessividade de uma característica.d) o grau de penetrância de umacaracterística.e) a homozigose ou a heterozigose de umdominante.

29. O albinismo, a ausência total de pigmentoé devido a um gene recessivo. Um homem euma mulher planejam se casar e desejamsaber qual a probabilidade de terem um filhoalbino. O que você lhes diria se (a) emboraambos tenham pigmentação normal, cada umtem um genitor albino; (b) o homem é umalbino, a mulher é normal mas o pai dela éalbino; (c) o homem é albino e na família damulher não há albinos por muitas gerações.As respostas para estas três questões, naseqüência em que foram pedidas, são:

a) 50%; 50%; 100%b) 25%; 50%; 0%c) 100%; 50%; 0%d) 0%; 25%; 100%e) 25%; 100%; 10%

30. (UNIFOR – 2000.1) O heredogramaabaixo mostra a herança de uma anomalia(símbolos escuros) em uma família.

É possível deduzir que a anomalia é causadapor um alelo recessivo tendo em vista adescendência do casala) I-1 × I-2

b) I-3 × I-4c) II-3 × II-4d) II-5 × II-6e) III-4 × III-5

31. (UFBA) No heredograma a seguir, ossímbolos em preto representam indivíduosafetados pela polidactilia e os símbolos embranco, indivíduos normais. Conclui-se, desseheredograma, que, em relação à polidactilia:

a) os indivíduos afetados sempre sãohomozigotos.b) os indivíduos normais sempre sãoheterozigotos.c) os indivíduos heterozigotos são apenas deum dos dois sexos.d) pais normais originam indivíduoshomozigotos recessivos.e) pais normais originam individuosheterozigotos.

32. (PUC-MG) Quando, num indivíduodiplóide heterozigoto, o fenótipo determinadopor apenas um dos alelos se manifesta, diz-seque esse alelo é dominante. Quando umcaráter precisa que o alelo esteja em dosedupla (homozigose) para se manifestar,chama-se o alelo de recessivo. ÉINCORRETO afirmar: a) Um alelo ser dominante não significa queele seja adaptativamente melhor do que orecessivo. b) Um caráter como a presença de cincodedos nas mãos é dominante, pois a maioriada população o possui. c) Na espécie humana, existem genes quesão dominantes e causam doenças graves napopulação.

d) Um alelo dominante pode ser raro em umapopulação, enquanto seu recessivo pode serabundante.

33. (F. OBJETIVO-SP-83) A genealogia anexarefere-se a uma família com casos dealcaptonúria, anomalia provocada por umgene recessivo.

Nesta genelalogia os genótipos que nãopodem ser determinados são os dosindivíduos:a) 1, 2 e 5b) 1, 3 e 6c) 3, 5 e 6d) 3, 8 e 10e) 7, 8 e 10

34. (UNIFOR – 2005.2) No esquema abaixo,que indica diversas gerações de uma família,os símbolos escuros representam indivíduosportadores de uma anomalia hereditária.

Analisando-se essa genealogia, conclui-seque essa anomalia é causada por um aleloa) recessivo e o individuo 1 é o únicoheterozigótico.b) dominante e os indivíduos 2 e 3 sãoheterozigóticos.c) recessivo e os indivíduos 1, 3 e 4 estãoentre os heterozigóticos.d) dominante e se manifesta tanto em homenscomo em mulheres.

e) recessivo e que, nessa família, NÃO háindivíduos que tenham o alelo dominante emhomozigose.

35. (UFPI – 2008) Mendel escolheu a ervilhade jardim para seus estudos devido àfacilidade de cultivo, à possibilidade dapolinização controlada e à disponibilidade devariedades com características diferentes.Quando duas linhagens com característicascontrastantes cruzam-se, as suascaracterísticas permanecerão misturadas parasempre nas gerações sucessivas? Marque aalternativa que responde corretamente àpergunta.a) Ervilhas lisas de genótipo indeterminadoforam cruzadas com ervilhas rugosas queapresentavam genótipo homozigotorecessivo. A planta testada é homozigota.Toda sua progênie apresenta fenótipodominante.b) Ervilhas lisas cruzadas com ervilhasrugosas deram origem a um fenótipointermediário. Assim, ocorreu misturairreversível de características.c) Pólen de uma linhagem de plantas comsemente lisa foi colocado no estigma de floresde uma linhagem com sementes rugosas. EmF1 todas as sementes foram lisas e em F2,após a autopolinização, ¼ foram rugosas e ¾,lisas. Assim, uma característica podereaparecer em gerações sucessivas.d) Ervilhas rugosas foram autopolinizadas etodas as sementes resultantes foram rugosas.Assim, as sementes rugosas são dominantese reaparecem em outras gerações.e) Ervilhas com sementes lisas foramcruzadas com ervilhas de sementes rugosas eas sementes resultantes não foram lisas, nemrugosas. Assim, a herança não reaparece emoutras gerações.

36. (FUCMT-MS-83) Nos coelhos, a cor pretados pêlos é dominante em relação à corbranca. Cruzaram-se coelhos pretosheterozigotos entre si e nasceram 360filhotes. Destes, o número de heterozigotosprovavelmente é:a) zerob) 90

c) 180d) 270e) 360

37. (UFPI – 2007) O heredograma abaixorepresenta o cruzamento entre animais damesma espécie, que apresentam fenótipos depêlo curto e pêlo longo. O pêlo curto é umacaracterística recessiva. Os quadradosrepresentam os machos e os círculosrepresentam as fêmeas.

Assinale a alternativa que contém o genótipodos indivíduos I–1, II–5, III–2 e III–3,respectivamente.a) Cc, Cc, Cc, cc.b) CC, Cc, cc, Cc.c) CC, cc, Cc, cc.d) Cc, Cc, CC, cc.e) Cc, Cc, cc, Cc.

38. (UNIFOR - 2005.1) Em certa espécievegetal a cor das flores é determinada por umpar de alelos entre os quais NÃO hádominância. Um jardineiro fez os seguintescruzamentos de plantas de:

I. flor vermelha x flor rosa.II. flor vermelha x flor branca.III. flor rosa x flor rosa.IV. flor rosa x flor branca.

São esperadas plantas com flores brancasSOMENTE nos cruzamentosa I e I Ib) I e I IIc) I e IVd) II e IIIe) III e IV

39. (UFPI – 2006) Mendel estabeleceu que osgenes podem existir em formas alternativas eidentificou dois alelos, um dominante e outrorecessivo. Entretanto, as pesquisas do iníciodo século XX demonstraram que isso era umasimplificação. Sobre as interações alélicas, écorreto afirmar:a) Um alelo é dito co-dominante, se tiver omesmo efeito fenotípico em heterozigotos ehomozigotos, isto é, os genótipos Aa e AA sãofenotipicamente indistinguíveis.b) A cor das flores em boca-de-leão é umexemplo de interação alélica, do tipo co-dominância, pois, quando cruzamosvariedades homozigotas brancas evermelhas, elas produzem heterozigotosrosas. O alelo para a cor vermelha (V) éconsiderado parcialmente dominante, emrelação ao alelo para cor branca (v).c) Uma exceção ao princípio da dominânciasimples surge quando um heterozigotoapresenta características encontradas emcada um dos homozigotos associados, sendochamada de dominância incompleta.d) Um exemplo de interação alélica do tipocodominância é a herança dos grupossangüíneos (sistema ABO e sistema MN). Nosheterozigotos, os dois alelos contribuemigualmente para o fenótipo.e) Conforme identificou Mendel, os genespodem existir em apenas duas formasalélicas, conforme identificou Mendel, umdominante e outro recessivo, sugerindo umadicotomia funcional simples entre os alelos.

40. No monohibridismo com dominânciaintermediária (semidominância ou co-dominância), as proporções genotípicas efenotípicas, em F2, serão, respectivamente:a) 3:1 e 1:2:1b) 3:1 e 3:1c) 1:2:1 e 3:1d) 1:2:1 e 1:2:1e) 1:3:1 e 3:2

41. (UNIFOR – 2004.1) Um estudante, aoiniciar o curso de Genética, anotou o seguinte:

I. Cada caráter hereditário é determinado porum par de fatores e, como estes se separam

na formação dos gametas, cada gametarecebe apenas um fator do par.II. Cada par de alelos presentes nas célulasdiplóides separa-se na meiose, de modo quecada célula haplóide só recebe um alelo dopar.III. Antes da divisão celular se iniciar, cadamolécula de DNA se duplica e, na mitose, asduas moléculas resultantes se separam, indopara células diferentes.

A primeira lei de Mendel está expressa ema) I, somente.b) II, somente.c) I e II, somente.d) II e III, somente.e) I, II e III.

42. (PUC-MG) Os esquemas mostram aspossíveis transfusões de sangue tradicionaisem relação aos sistemas ABO e Rh.

Pode-se dizer que os tipos sanguíneos maisdifíceis e mais fáceis para receber sanguesão, respectivamente: a) O Rh+ e O Rhb) O Rh- e AB Rh+ c) A Rh- e OB Rh + d) AB Rh + e O Rh-

43. (UECE) Um grupo de coelhos de mesmogenótipo foi mantido junto em uma gaiola eproduziu 27 animais de coloração escura para9 de coloração clara. Admitindo-se para C ogene dominante e c para o gene recessivo,qual o genótipo dos animais, respectivamentepara machos e fêmeas?a) CC x ccb) Cc x CCc) cc x ccd) CC x CCe) Cc x Cc

44. (FUVEST-SP) Dois genes alelos atuam nadeterminação da cor das sementes de umaplanta: A, dominante, determina a cor púrpurae a, recessivo, determina a cor amarela. Atabela abaixo apresenta resultados de várioscruzamentos feitos com diversas linhagensdessa planta:

Apresentam genótipo Aa as linhagens:a) I e II b) II e III c) II e IVd) I e IV e) III e IV

45. (MED. SANTO AMARO) Do primeirocruzamento de um casal de ratos de caudamédia nasceram dois ratinhos de caudamédia e um ratinho de cauda longa. Foramentão feitas várias suposições a respeito datransmissão da herança desse caráter.Assinale a que lhe parecer mais correta.a) Cauda média é dominante sobre caudalonga.b) Ambos os pais são homozigotos.c) Ambos os pais são heterozigotos.d) Cauda longa é dominante sobre caudamédia.e) As suposições a e c são aceitáveis.

46. (UFPI – 99) Em cobaias a cor preta sedeve a um alelo dominante, e a cor branca aum alelo recessivo do mesmo locus. Se emuma grande ninhada a metade dos filhotes ébranca, os mais prováveis genótipos dos paissão:a) BB e Bbb) Bb e Bbc) Bb e bbd) bb e bbe) BB e bb

47. (PUC-MG) Analise o heredograma paraum fenótipo recessivo esquematizado a seguire assinale a afirmativa INCORRETA.

a) As pessoas afetadas possuem pelo menosum dos pais obrigatoriamente afetado. b) Aproximadamente ¼ das crianças de paisnão-afetados pode ser afetado. c) O fenótipo ocorre igualmente em ambos ossexos. d) Se um dos pais é heterozigoto, o alelorecessivo pode ser herdado por descendentesfenotipicamente normais.

48. (UFPI – 2003) O heredograma adianterepresenta a herança de um fenótipo anormalna espécie humana. Analise-o e assinale aalternativa correta.

a) Os indivíduos II-3 e II-4 são homozigotos,pois dão origem a indivíduos anormais.

b) O fenótipo anormal é recessivo, pois osindivíduos II-3 e II-4 tiveram criançasanormais.c) Os indivíduos III-1 e III-2 são heterozigotos,pois são afetados pelo fenótipo anormal.d) Todos os indivíduos afetados sãoheterozigotos, pois a característica édominante.e) Os indivíduos I-1 e I-4 são homozigotos

49. (UFPI – 2001) Uma ovelha branca aocruzar com um carneiro branco teve um filhotede cor preta. Quais os genótipos dos pais, sea cor branca é dominante?a) Ambos são homozigotos recessivosb) Ambos são brancos heterozigotosc) Ambos são homozigotos dominantesd) A mãe é Bb e o pai é BBe) A mãe é bb e o pai é Bb

50. (SANTA CASA) Admita que em abelhas acor dos olhos é condicionada geneticamentepor uma série alélica constituída por 5 genes,sendo o alelo selvagem (marrom) dominantesobre os demais (pérola, neve, creme eamarelo). Uma rainha, de olho marrom, porémheterozigota para pérola, produziu 500 ovos efoi inseminada por espermatozoides queportavam em iguais proporções os cincoalelos. Toda a descendência tem a mesmaoportunidade de sobrevivência, porém afertilização ocorreu em 30% dos ovossomente. Qual o número esperado de machos queterão cor de olho marrom? a) 75 b) 150 c) 175 d) 220 e) 250

51. Qual é a prole de um coelho selvagemheterozigoto para himalaia com uma fêmeachinchila heterozigota para albina? a) selvagem 50% - chinchila 25% - albino 25%b) selvagem, chinchila, himalaia e albino -25% cada c) selvagem 50% - chinchila 25% - himalaia25%

d) selvagem 25% - chinchila 50% - himalaia25% e) Nenhum dos itens é correto.

52. Os grupos sanguíneos ABO representamum exemplo de: a) herança poligênica b) polimeria c) pseudo-alelismo d) interação gênica e) alelos múltiplos

53. (UFRN – 98) A planta “maravilha” –Mirabilis jalapa – apresenta duas variedadespara a coloração das flores: a alba (floresbrancas) e a rubra (flores vermelhas).Cruzando-se as duas variedades, obtêm-se,em F1, somente flores róseas. Do cruzamentoentre duas plantas heterozigotas, apercentagem fenotípica para a cor rósea é de:a) 25%b) 50%c) 75%d) 30%

54. Se um macho aguti, filho de um aguti comum himalaio (ambos homozigotos), cruzarcom uma fêmea chinchila (Cch, c) poderáproduzir coelhos com todos os fenótipos aseguir, exceto: a) agutib) himalaioc) chinchilad) albinoe) himalaio e albino

55. (UFRN – 98) Em ervilhas, a cor amarela édominante em relação à verde. Docruzamento de heterozigotos, nasceram 720descendentes. Assinale a opção cujo númerocorresponde á quantidade de descendentesamarelos.a) 360b) 540c) 180d) 720

56. (UFRN – 97) O gene que condicionasementes de milho enrugadas (milho doce) érecessivo em relação ao gene para sementeslisas (milho normal). Do cruzamento entreheterozigotos, originaram-se 840 sementes,das quais 630 são lisas. Entre essassementes lisas, o número esperado deheterozigotos é:a) 240b) 210c) 360d) 630e) 420

57. (UFC-CE) Uma mulher negra, de 27 anos,tem cinco filhos, três meninos e duasmeninas. Ocorre que três crianças sãoalbinas. Exames comprovaram que oalbinismo é do tipo óculo-cutâneo de herançaautossômica recessiva (Tipo 1 – deficiênciade tirosinase).A partir da leitura do texto, podemos afirmarque:a) as meninas não poderiam ser afetadas pelaanomalia.b) a doença está relacionada à deficiência doaminoácido tirosina.c) o pai biológico dessas crianças,obrigatoriamente, deve ser albino.d) os pais biológicos têm que ser portadoresdo gene do albinismo Tipo 1.e) a doença afeta apenas a área dos olhos,com pouca pigmentação da íris.

58. (MED. ITAJUBÁ) Num banco de sangueforam selecionados os seguintes doadores:grupo AB - 5; grupo A - 8; grupo B - 3; grupo O- 12. O primeiro pedido de doação partiu deum hospital que tinha dois pacientes nasseguintes condições:

Paciente I: possui ambos os tipos deaglutininas no plasma. Paciente II: possui apenas um tipo deantígeno nas hemáceas e aglutinina b noplasma.

Quantos doadores estavam disponíveis paraos pacientes I e II, respectivamente? a) 5 e 11

b) 12 e 12 c) 8 e 3 d) 12 e 20 e) 28 e 11

59. (FUVEST – 97) Um surfista que seexpunha muito ao sol sofreu danos em seudia em conseqüência de radiações UV, o queresultou em pequenos tumores na pele. Casoele venha a ser pai de uma criança, ela:a) só herdará os tumores se tiver ocorridodano em um gene dominante.b) só herdará os tumores se tiver ocorridodano em dois genes recessivos.c) só herdará os tumores se for do sexomasculino.d) herdará os tumores, pois houve dano nomaterial genético.e) não herdará os tumores.

60. (UFPA) Uma mulher recebeu umatransfusão sangüínea. Seu primeiro filhonasce com eritroblastose fetal. Classifique,quanto ao grupo sangüíneo Rh , a mulher, seumarido, a criança e o sangue que a mulherrecebeu na transfusão: a) Rh-, Rh+, Rh-, Rh- b) Rh-, Rh+, Rh+, Rh+ c) Rh-, Rh+, Rh-, Rh+ d) Rh-, Rh-, Rh+, Rh- e) Rh+, Rh-, Rh-, Rh+

61. (PUCC-SP) Mariazinha, criançaabandonada, foi adotada por um casal. Umano mais tarde, Antônio e Joana, dizendoserem seus verdadeiros pais, vêm reclamar afilha. No intuito de comprovar a veracidadedos fatos, foi exigido um exame do tiposangüíneo dos supostos pais, bem como deMariazinha. Os resultados foram: Antônio B,Rh+; Joana A, Rh-; Mariazinha O, Rh-. Você concluiria que: a) Mariazinha pode ser filha de Joana, masnão de Antônio. b) Mariazinha não é filha do casal. c) Mariazinha é filha do casal. d) Existe a possibilidade de Mariazinha serfilha do casal, mas não se pode afirmar. e) Mariazinha pode ser filha de Antônio, masnão de Joana.

62. (UNESP – 2007) O diagrama representa opadrão de herança de uma doença genéticaque afeta uma determinada espécie de animalsilvestre, observado a partir de cruzamentoscontrolados realizados em cativeiro.

A partir da análise da ocorrência da doençaentre os indivíduos nascidos dos diferentescruzamentos, foram feitas as afirmaçõesseguintes.

I. Trata-se de uma doença autossômicarecessiva.II. Os indivíduos I-1 e I- 3 sãoobrigatoriamente homozigotos dominantes.III. Não há nenhuma possibilidade de que umfilhote nascido do cruzamento entre osindivíduos II-5 e II-6 apresente a doença.IV. O indivíduo III-1 só deve ser cruzado como indivíduo II-5, uma vez que são nulas aspossibilidades de que desse cruzamentoresulte um filhote que apresente a doença.

É verdadeiro o que se afirma ema) I, apenas.b) II e III, apenas.c) I, II e III, apenas.d) I e IV, apenas.e) III e IV, apenas.

63. (FEEQ-CE) A capacidade de sentir ogosto de uma substância amarga chamadafeniltiocarbamida (PTC) devese a um genedominante. A probabilidade de um casal(sensível a essa substância e heterozigótico)ter um filho do sexo feminino e sensível aoPTC é: a) 1/4 b) 1/8 c) 3/4 d) 3/8 e) 1/5

64. (UFC-CE) Leia o texto a seguir.

Estudante descobre não ser filha dos paisem aula de genética

“Uma aula sobre genética tumultuou a vida deuma família que vive em Campo Grande,Mato Grosso do Sul. Uma estudantedescobriu que não poderia ser filha naturaldos pais. Miriam Anderson cresceuacreditando que Holmes e Elisa eram os seuspais. Na adolescência, durante uma aula degenética, ela entendeu que o tipo sanguíneodos pais era incompatível com o dela.”(Jornal Hoje – Rede Globo, 29/09/08)

Considerando que o tipo sanguíneo de Miriamseja O, Rh–, assinale a alternativa queapresenta o provável tipo sanguíneo do casalque confirmaria o drama descrito nareportagem, ou seja, que Holmes e Elisa nãopoderiam ter gerado Miriam. a) Pai: AB, Rh+ e mãe: O, Rh–. b) Pai: A, Rh+ e mãe: B, Rh+. c) Pai: B, Rh– e mãe: B, Rh–. d) Pai: O, Rh– e mãe: A, Rh+. e) Pai: B, Rh+ e mãe: A, Rh+

65. (MED.SANTOS) A queratose (anomalia dapele) é devido a um gene dominante Q. Umamulher com queratose, cujo pai era normal,casa-se com um homem com queratose, cujamãe era normal. Se esse casal tiver quatrofilhos a probabilidade de todos elesapresentarem queratose é de: a) 15,6% b) 24,6% c) 12,5% d) 31,6% e) 28,1%

66. (FATEC-SP) Um casal em que ambos oscônjuges possuem tipo sanguíneo AB quersaber

I- quais os possíveis tipos sanguíneos dosseus filhos e II- qual a probabilidade de terem uma criançado sexo feminino, com sangue tipo AB.

Assinale a alternativa que correspondecorretamente às duas perguntas acima.

I IIa) A, B e AB 1/3 b) A e B 1/4 c) A, B e AB 1/4 d) A e B 1/2 e) A, B e AB 1/2

67. (UnB-DF) Se a família Silva tiver 5 filhos ea família Oliveira tiver 4, qual a probabilidadede que todos os filhos dos Silva sejam meninas e todos os dosOliveira sejam meninos? a) 1/325 b) 1/512 c) 1/682 d) 1/921 e) 1/1754

INSTRUÇÃO: Leia o texto seguinte eresponda as questões de números 68 e 69.

“Uma pequena cidade interiorana do Nordestebrasileiro chamou a atenção depesquisadores da Universidade de São Paulopela alta incidência de uma doençaautossômica recessiva neurodegenerativa. Aspesquisas realizadas revelaram que étambém alto o número de casamentosconsangüíneos na cidade. Outro dadointeressante levantado pelos pesquisadoresfoi que a população da cidade acredita que adoença seja transmitida de uma geração aoutra através do sangue.” (Pesquisa FAPESP,julho de 2005.)

68. (UNESP – 2006) Pelas informaçõesfornecidas no texto, podemos afirmar que:a) pais saudáveis de filhos que apresentam adoença são necessariamente homozigotos.b) homens e mulheres têm a mesmaprobabilidade de apresentar a doença.c) em situações como a descrita, casamentosconsanguíneos não aumentam aprobabilidade de transmissão de doençasrecessivas.

d) pais heterozigotos têm 25% deprobabilidade de terem filhos tambémheterozigotos.e) pais heterozigotos têm 50% deprobabilidade de terem filhos que irãodesenvolver a doença.

69. (UNESP – 2006) Em relação à crença dapopulação sobre o processo de transmissãode características hereditárias, podemosafirmar que:a) no século XIX, muitos cientistas tambémacreditavam que as características genéticaseram transmitidas pelo sangue.b) a população não está tão equivocada, poisos genes estão presentes apenas nas célulassangüíneas e nas células germinativas.c) este é um exemplo claro no qual oconhecimento elaborado pelo senso comumcoincide com os conhecimentos atuais doscientistas.d) a crença da população pode ser explicadapelo fato de o sangue do feto ser fornecidopela mãe.e) a crença da população não faz o menorsentido, uma vez que células sangüíneas nãoapresentam as estruturas básicas queguardam as informações genéticas.

70. (F.C.Chagas-BA) O pai de uma criança dogrupo sanguíneo A e Rh+, cuja mãe é B eRh-, poderia ser: a) AB e Rh+ b) AB e Rh- c) B e Rh+ d) A e Rh- e) O e Rh+

71. (UFV – 2000) Os mecanismos da herançaapresentam diferentes maneiras pelas quaisos genes interagem entre si e com o ambientepara manifestarem seus efeitos no fenótipodos seres vivos. Com relação aos princípiosbásicos da hereditariedade, assinale aalternativa CORRETA:a) Os genes codominantes têm menorinfluência no fenótipo do que os fatoresambientais.b) Na expressão gênica os efeitos doambiente celular não são considerados.

c) Os genes dominantes são independentesdos fatores ambientais para se expressarem.d) Pode ser muito difícil determinar se ofenótipo resulta mais do efeito gênico do queo ambiental.e) Na presença de genes recessivos, apenaso efeito ambiental prevalece no fenótipo.

72. (PUC-SP) Na genealogia abaixo, aspessoas indicadas pelos números 1, 2, 4, 5 e7 apresentam uma anomalia condicionada porgene autossômico dominante. Já as pessoasindicadas pelos números 3 e 6 têm fenótiponormal.

Após a análise da genealogia, pode-seconcluir que:a) apenas as pessoas indicadas pelosnúmeros 1 e 2 são heterozigóticas.b) a pessoa indicada pelo número 4 éhomozigótica.c) a pessoa indicada pelo número 3 transmitiuo gene recessivo para seu descendenteindicado pelo número 7.d) não há possibilidade de a pessoa indicadapelo número 5 ser heterozigótica.e) o casal indicado pelos números 6 e 7 nãopoderá ter descendentes com fenótiponormal.

73. (UNIFESP – 2005) Em um cruzamento deum indivíduo AA com outro aa, considerandoque o alelo A é dominante sobre a, aproporção fenotípica observada em F2significa exatamente que:a) 25 % da prole expressam o fenótipodeterminado pelo alelo dominante e 75% nãoo expressam.b) em 25% da prole, o fenótipo recessivo émascarado pelo fenótipo dominante.c) 75% da prole expressam o fenótipodeterminado pelo alelo A e 25% não oexpressam.

d) em 50% da prole, o fenótipo dominante émascarado pelo fenótipo recessivo.e) 50% da prole possuem um único tipo dealelo e 50% possuem outro tipo de alelo.

74. (FEI-SP) Para que ocorra a possibilidadeda eritroblastose fetal (doença hemolítica dorecém-nascido) é preciso que o pai, a mãe e ofilho tenham respectivamente, os tipossanguíneos: a) Rh+, Rh-, Rh+ b) Rh+, Rh-, Rh- c) Rh+, Rh+, Rh+ d) Rh+, Rh+, Rh- e) Rh-, Rh+, Rh+

75. (FUCMT-MS) O avô paterno de umamulher pertence ao grupo sangüíneo AB etodos os outros avós são do grupo O. Qual éa probabilidade de esta mulher ser do grupoAB? a) nula b) 25% c) 50% d) 75% e) 100%

76. (PUC-MG) O esquema abaixo representaa reprodução em abelhas.

Sobre ele é correto afirmar, EXCETO: a) A formação de gametas pode ocorrer commeiose ou mitose. b) A probabilidade de maior variabilidadegenética pode ocorrer em operárias e rainhas.c) No esquema apresentado, apartenogênese ocorre apenas nos zangões. d) Os zangões, por serem haplóides, nãoapresentam variabilidade genética.

77. (UFRR-RR) Do cruzamento entre doisindivíduos portadores do genótipo AaBBCcDd,qual a probabilidade de ocorrência numa F1de indivíduos com o genótipo AABBccDd? a) 1/85 b) 3/54 c) 1/32d) 6/95 e) 1/64

78. (MED.ABC) Considere as duas situaçõesseguintes:

I - O sangue de um macaco do gêneroRhesus (indivíduo 1) foi injetado em umacobaia (indivíduo 2). Uma hora depois, delafoi extraída certa quantidade de sangue, cujosoro foi removido. Ocorreu hemólise nashemácias quando se misturou parte dessesoro com o soro de um indivíduo (3) daespécie humana. II - Uma mulher (indivíduo 4) teve um filho(indivíduo 5), que nasceu fortemente anêmicodevido à incidência de eritroblastose fetal.

Dentre os indivíduos acima citados, somentepossuem o mesmo tipo de antígeno dasreações antígeno-anticorpo envolvidas nassituações I e II: a) 1, 3 e 4. b) 1, 3 e 5. c) 2, 3 e 5. d) 2 e 4. e) 3 e 5.

79. (UFJF-MG) Um homem de pele compigmentação normal e olhos castanhos casa-se com uma mulher de fenótipo igual ao seu.Sabendo-se que o casal já tem um filho albinode olhos azuis, qual a probabilidade de numpróximo nascimento este casal vir a ter umafilha de olhos azuis e com a pigmentação dapele normal? a) 2/16 b) 4/32 c) 6/16 d) 3/32 e) 7/16

80. (MACKENZIE-SP) O primeiro filho de umcasal é diagnosticado como portador da formagrave da anemia falciforme que, semtratamento, é letal. Essa doença é causadapor um gene HbS que apresenta uma relaçãode codominância com o gene HbA,responsável pela produção de hemoglobinanormal. Sabendo que os indivíduosheterozigotos apresentam a forma branda dadoença, assinale a alternativa correta.a) Um dos pais dessa criança pode sernormal para a anemia falciforme.b) Não há probabilidade de esse casal vir ater filhos normais.c) Todo portador da forma branda da doençapossui hemoglobina normal em seu sangue.d) Todos os avós dessa criança sãoobrigatoriamente portadores da forma brandada doença.e) Um dos pais dessa criança éobrigatoriamente homozigoto.

81. (UGF-RJ) Certo tipo de miopia é umcaráter condicionado por um gene recessivom. A adontia hereditária é determinada por umgene dominante D. Um homem com adontia evisão normal casa-se com uma mulher míopee com dentes, tendo o casal um filho míope ecom dentes. Se o casal tiver mais um filho,qual a probabilidade de ele ser homem enormal para ambos os caracteres? a) 1/8 b) 1/4 c) 1/16 d) 1/32 e) 0%

82. (UNESP) Em organismos diplóidessexuados, cada par de cromossomos éformado por umcromossomo de origempaterna e um de origem materna. Qual aprobabilidade de os espermatozóidesconterem apenas os cromossomos de origemmaterna, em um organismo com quatro paresde cromossomos? a) 1/2 b) 1/4 c) 1/8 d) 1/16 e) 1/32

83. (UNIFESP-SP) Uma planta A e outra B,com ervilhas amarelas e de genótiposdesconhecidos, foram cruzadas com plantasC que produzem ervilhas verdes. Ocruzamento A x C originou 100% de plantascom ervilhas amarelas e o cruzamento B x Coriginou 50% de plantas com ervilhasamarelas e 50% verdes. Os genótipos dasplantas A, B e C são, respectivamente,a) Vv, vv, VV.b) VV, vv, Vv.c) VV, Vv, vv.d) vv, VV, Vv.e) vv, Vv, VV.

84. (UFES-ES) Um determinado indivíduopossui o genótipo Aa. Qual a chance de ogene A ser transmitido para um bisneto seu? a) 50% b) 3,125% c) 1/4 d) 3/4 e) 12,5%

85. (FOS-SP) A polidactilia (presença de maisde 5 dedos em cada membro) é condicionadapor um gene dominante P. Se um homem compolidactilia, filho de mãe normal, casa-se comuma mulher normal, qual a probabilidade quetêm de que em sucessivas gestações venhama ter 6 filhos com polidactilia? a) 1/16 b) 1/32 c) 1/64 d) 1/128 e) 1/256

86. (UECE-CE). Numa familia com 9 filhas, aprobabilidade de o décimo filho ser homem é: a) 50% b) 70% c) 80% d) 90% e) 25%

87. (Londrina) A representa o gene dominantepara determinado caráter e a é seu alelorecessivo. Em quatro cruzamentos entre umindivíduo Aa e um indivíduo aa, os

descendentes foram Aa. A probabilidade de,no quinto cruzamento, o descendente ser aaé: a) nula b) 20% c) 25% d) 50% e) 100%

(UG-MG) As questões 88 e 89 referem-se aum heredograma que representa a ocorrênciade uma anomalia numa família.

88. A probabilidade de nascer uma meninaafetada do cruzamento de 3 com 11 é: a) 0,00 b) 0,25 c) 0,50 d) 0,75 e) 1,00

89. Pelos dados fornecidos, não se podemdeterminar os genótipos dos indivíduos: a) 5, 9, 15. b) 8, 9, 13. c) 8, 11,16. d) 9, 13, 15. e) 13, 14, 16.

90. (Univ. Mogi da Cruzes) No homem, oalbinismo é condicionado por um geneautossômico recessivo, a. Pais normais quetêm um filho albino desejam saber:

Qual a probabilidade de terem outro filho mascom pigmentação normal da pele? a) 1/2 b) 1/4 c) 3/4 d) 1/3 e) 2/3

91. (UECE – 97.2) Um homem e sua esposa,ambos normais, já tiveram um filho albino. Seeles gerarem gêmeos dizigóticos, aprobabilidade de ambos serem albinos é:a) 1/4b) 1/16c) 1/32d) 1/64

92. (FGV-SP) Na espécie humana, umdeterminado caráter é causado por um geneautossômico recessivo. A probabilidade de umhomem híbrido produzir espermatozóidescontendo o gene recessivo é de: a) 25 % b) 30 % c) 50 %. d) 75 % e) 100 %

93. (UFMG) Em aconselhamentos genéticos,um dos recursos utilizados é a elaboração deheredogramas, como este:

É INCORRETO afirmar que a análise deheredogramas podea) determinar o provável padrão de herançade uma doença.

b) ilustrar as relações entre os membros deuma família.c) prever a frequência de uma doençagenética em uma população.d) relatar, de maneira simplifcada, históriasfamiliares.

94. (UECE – 2004.1) Sobre o heredogramaapresentado, no qual os indivíduos escurossão afetados e os brancos são normais econsiderando a geração parental pura, isto éhomozigota, podemos afirmar corretamente:

a) trata-se de uma característica dominante,sendo todos os indivíduos da geração F-1homozigotos.b) trata-se de uma característica dominante,sendo todos os indivíduos da geração F-1heterozigotos.c) trata-se de uma característica recessiva,reconhecida pelos fenótipos dos indivíduosgeração F-2 iguais ao de F-1.d) trata-se de uma característica recessiva,identificada pelo fenótipo que desapareceuem F-1 e reapareceu em F-2.

95. (UECE – 2003.1) O heredograma abaixomostra a herança da poladactilia em umafamília.

Examinando-o podemos afirmar que:a) a polidactilia é um caráter recessivo,demonstrado pelos indivíduos marcados coma cor pretab) a descendente II-2 é heterozigota, já quetodos os descendentes são polidáctilosc) na polidactilia observamos a ausência dedominância, uma vez que os indivíduospolidáctilos podem se apresentar com o dedoexcedente maior ou menor, podendo haversomente vestígio desta anomaliad) o cruzamento, apresentando comodescendente IV-1, é que revela adominância do caráter, justificada peloaparecimento deste descendente sem aanomalia, o qual apresenta genótipohomozigoto, com fenótipo recessivo,assegurando um genótipo heterozigotopara seus pais, sendo o gene determinanteda polidactilia, dominante

GABARITO

1 - C 2 - E 3 - A 4 - C 5 - A 6 - B 7 - A 8 - A 9 - D 10 - A

11 - A 12 - B 13 - C 14 - C 15- C 16 - C 17 - C 18 - B 19 - B 20 - C

21 - B 22 - D 23 - C 24 - B 25 - D 26. E 27 - D 28 - E 29 - B 30 - A

31 - D 32 - B 33 - D 34 - C 35 - C 36 - C 37 - A 38 - E 39 - B 40 - D

41 - C 42 - B 43 - E 44 - C 45 - E 46 - C 47 - B 48- B 49 - B 50 - C

51 - C 52 - E 53 - B 54 - D 55 - B 56 - E 57 - D 58 - D 59 - E 60 - B

61 - D 62 - A 63 - D 64 - A 65 - D 66 - C 67 - B 68 - B 69 - A 70 - A

71 - D 72 - C 73 - C 74 - A 75 - A 76 - D 77 - C 78 - B 79 - D 80 - C

81 - A 82 - D 83 - C 84 - E 85 - C 86 - A 87 - D 88 - B 89 - E 90 - C

91 - B 92 - C 93 - C 94 - D 95 - D