insere o desafio - global management · pdf file · 2018-01-31manual do global...

116
Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE Introdução O desafio A sua tarefa Como funciona Conceitos gerais Como utilizar este Manual O meio em que a empresa se insere Caracterização económica Acontecimentos mundiais Marketing Produção e distribuição Gestão recursos humanos Finanças O relatório de gestão Decisões Recursos utilizados Produtos Informações financeiras Informação sobre o grupo A folha de decisões Exemplo no ecrã Tabelas Notas explicativas World Copyright 2013 - EDIT 515 Ltd, UK SDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A. INTRODUÇÃO O desafio Este simulador baseia-se num cenário realista do mundo dos negócios. Várias empresas virtuais, representadas por igual número de equipas, competem entre si num mesmo ambiente económico produzindo e comercializando uma pequena gama de produtos muito procurados pelos consumidores. O objectivo da sua equipa é gerir uma destas empresas virtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhor situação para enfrentar o futuro (ver abaixo). Um sofisticado modelo informático simula: as interacções entre os diversos departamentos de cada empresa as relações de concorrência existentes no mercado e a influência da situação económica dos mercados em que actuam. O Global Management Challenge é trabalhoso e exigente. Terá que trabalhar sob pressão, gerindo factores muito diversos, alguns de carácter geral e outros exigindo atenção aos detalhes. Haverá, quase de certeza, discussões mas, muito provavelmente, terá gosto em participar, sentir-se-á satisfeito, aprenderá muito sobre o trabalho em equipa e, o que não é menos importante, sobre a gestão das empresas. A sua tarefa A tarefa que a sua equipa enfrenta é gerir uma destas empresas simuladas como se se tratasse de uma empresa real. Este manual explica como fazê-lo. Indica como está organizada a simulação, o que a sua equipa tem de fazer, como funciona a empresa e como se relaciona com as empresas das outras equipas. Consta de quatro partes: 1. A Introdução. 2. O meio em que a empresa se insere, em que se descreve as funções internas das empresas e as interacções entre elas e com o mercado. 3. O Relatório de Gestão, que explica o conteúdo dos resultados obtidos pelo simulador.

Upload: ngokiet

Post on 18-Mar-2018

221 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge Introdução

file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

IntroduçãoO desafioA sua tarefaComo funcionaConceitos geraisComo utilizar este Manual

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingProdução e distribuiçãoGestão recursos humanosFinanças

O relatório de gestãoDecisõesRecursos utilizadosProdutosInformações financeirasInformação sobre o grupo

A folha de decisõesExemplo no ecrã

Tabelas

Notas explicativasWorld Copyright 2013 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

INTRODUÇÃO

O desafioEste simulador baseia-se num cenário realista do mundo dosnegócios.

Várias empresas virtuais, representadas por igual númerode equipas, competem entre si num mesmo ambienteeconómico produzindo e comercializando uma pequena gamade produtos muito procurados pelos consumidores.

O objectivo da sua equipa é gerir uma destas empresasvirtuais de modo que, no fim, a empresa esteja em melhorsituação para enfrentar o futuro (ver abaixo).

Um sofisticado modelo informático simula:

as interacções entre os diversos departamentos decada empresa

as relações de concorrência existentes no mercado

e a influência da situação económica dos mercados emque actuam.

O Global Management Challenge é trabalhoso e exigente.Terá que trabalhar sob pressão, gerindo factores muitodiversos, alguns de carácter geral e outros exigindo atençãoaos detalhes. Haverá, quase de certeza, discussões mas,muito provavelmente, terá gosto em participar, sentir-se-ásatisfeito, aprenderá muito sobre o trabalho em equipa e, oque não é menos importante, sobre a gestão das empresas.

A sua tarefaA tarefa que a sua equipa enfrenta é gerir uma destasempresas simuladas como se se tratasse de uma empresareal. Este manual explica como fazê-lo.

Indica como está organizada a simulação, o que a suaequipa tem de fazer, como funciona a empresa e como serelaciona com as empresas das outras equipas. Consta dequatro partes:

1. A Introdução.

2. O meio em que a empresa se insere, em que sedescreve as funções internas das empresas e asinteracções entre elas e com o mercado.

3. O Relatório de Gestão, que explica o conteúdo dosresultados obtidos pelo simulador.

Page 2: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge Introdução

file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16]

4. A Folha de Decisões, que detalha como devepreparar as decisões.

A empresa que tem de gerir é complexa e, embora seja fácilde entender a sua estrutura, há bastantes aspectos subtisno modo como funciona. Por esse motivo, a segunda eterceira partes do manual descrevem a estrutura daempresa com algum detalhe. Focam as quatro principaisáreas de gestão: Marketing, Produção, Recursos Humanos eFinanças, explicando como funcionam e realçando asrespectivas interacções.

Um dos principais objectivos desta simulação é ilustraressas interacções e demonstrar que, para o sucesso nagestão de uma empresa, é fundamental alcançar umequilíbrio adequado, o que se consegue mais facilmente combase num trabalho de equipa, com uma boa organização euma comunicação eficaz.

Para isso é necessário decidir qual a organização da suaequipa.

Não existem restrições quanto às ajudas técnicas quepodem utilizar. Se pretenderem utilizar modelos de cálculoencontrarão, na Terceira Parte do Manual, definiçõesdetalhadas bastante úteis.

Como funcionaO controlo da empresa é realizado com o auxílio de doisdocumentos:

1. O Relatório de Gestão, trimestral, produzido pelosimulador, mostra como a empresa se comportou noperíodo findo e fornece informação sobre o próximoperíodo.

2. A Folha de Decisões, onde registam, a fim detransmitir ao simulador, as decisões que tomaramacerca das actividades da empresa para o próximoperíodo.

Para que saiba exactamente o que está a suceder, estemanual descreve com grande detalhe o modo como aempresa funciona. No entanto, a estrutura da simulação ésimples.

Para vencer a competição terá de gerir aempresa de tal modo que, no fim dasimulação, ela proporcione o mais elevadoDesempenho do Investimento.

O Desempenho do Investimento reflecte o retorno doinvestimento para os respectivos investidores, não sópelo valor das acções no fim da competição, mastambém depois de considerar a emissão ou recomprade acções e os dividendos distribuidos.

Devem, por isso, escolher uma estratégia de empresa

Page 3: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge Introdução

file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16]

apropriada para alcançar tal objectivo.

Para que possa fazer uma avaliação prévia de como aempresa funciona, é-lhe fornecido um histórico da empresacobrindo um certo número de períodos imediatamenteanteriores ao início da simulação, onde constam as decisõesque geraram esses resultados. Ao estudar este Manual, seráconveniente utilizar o histórico para ilustrar os pontos emdiscussão. O histórico é idêntico para todas as empresasparticipantes, ou seja, começam exactamente na mesmasituação.

Uma vez inteirado da situação da empresa e escolhida apolítica a prosseguir, preencha a primeira Folha de Decisõese envie-a à ORGANIZAÇÃO do Global ManagementChallenge, de acordo com o calendário que lhe for enviado.Receberá o Relatório de Gestão e por ele poderá ver comoreagiu a empresa às decisões tomadas. Utilize estainformação para melhorar os seus conhecimentos sobre ofuncionamento da empresa e do mercado. Preencha entãonova folha de decisões e assim sucessivamente até ao finalda simulação.

Conceitos geraisAntes de entrarmos na parte principal do Manual, éimportante que tome conhecimento de um certo número depontos e de conceitos gerais:

Factores externos tais como tendências de mercado,taxas de juro e disponibilidade de mão-de-obra sãodefinidos antes do início da simulação.

Muitas das relações utilizadas na simulação sãopuramente aritméticas (p. ex. a informação financeira).Outras, devido às suas características, não podem serdeduzidas com exactidão, mesmo na vida real (p. ex.quantas encomendas conseguirá? Qual será o efeito daformação?).

Tem acontecido algumas empresas realizarem prejuízoselevados. Não obstante, nunca se declara a respectivafalência. Permite-se a essas empresas que continuemem exploração, mediante empréstimos vultuosos,inviáveis na vida real, de modo a que todos osparticipantes possam competir até ao fim.

A simulação desenrola-se trimestre a trimestre. Antesdo início da simulação, será anunciado o calendáriodetalhando as datas em que as Decisões deverão serenviadas à ORGANIZAÇÃO para processamento e emque os participantes receberão os Relatórios de Gestão.Um trimestre, para efeitos da simulação, tem sempre12 semanas.Uma vez submetidas as decisões para o próximotrimestre, não há possibilidade de as alterar.

Os Relatórios de Gestão são recebidos e as Decisõessão submetidas em momentos imaginários do intervalo

Page 4: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge Introdução

file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16]

de tempo que decorre entre o fim de um trimestre e oinício do que se segue. Por uma questão de clareza,trimestres futuros e passados estão estritamentedefinidos em relação a este momento imaginário, etodas as referências a trimestres serão feitas nostermos seguintes:

ÚLTIMO TRIMESTRE O trimestre que acaba de secompletar e ao qual se refere o Relatório de Gestão maisrecente.

PENÚLTIMO TRIMESTRE: O trimestre imediatamenteanterior ao 'último trimestre'.

Tome nota, por favor, de que não hánenhum trimestre com a designação 'estetrimestre'.

PRÓXIMO TRIMESTRE O trimestre que se segue. Aquele aque se refere a corrente tomada de Decisões.

TRIMESTRE A SEGUIR AO PRÓXIMO: O trimestreimediatamente a seguir ao 'próximo trimestre'.

Como utilizar este ManualA fim de facilitar a utilização deste Manual, este dispõe deum índice relevante que se pode clicar (à esquerda); alémdisso, existem no texto numerosas referências cruzadas comligações. Estas permitir-lhe-ão explorar completamentequalquer dos seus aspectos.

Há ligações, a partir de cada decisão mencionada notexto geral, para a secção apropriada da folha dedecisões.

Uma imagem que se pode clicar da Folha de Decisõesliga cada decisão que pode tomar sobre a sua empresaà parte relevante do manual. Pode utilizar isto comoum índice remissivo.

Uma série de tabelas contém detalhes de custos e deoutros parâmetros. No decurso da simulação, estesnúmeros são constantes, a não ser que seja anunciadaa sua alteração na secção business report do relatóriode gestão.

Dispõe de notas de orientação adicional sobreproblemas importantes que o ajudem na tomada dedecisões. Esta notas referem-se a princípios gerais enão a detalhes.

Finalmente, poderá obter informação mais importante,ou técnica, sobre alguns dos conceitos fazendo cliqueem "mais" no fim duma secção. Por exemplo -

Mais (Detalhes importantes sobre como utilizar este manual)

Page 5: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingInformaçãoPreçosQualidade dos produtosInvestigação e desenvolvimentoPublicidadeVendasDisponibilidade produtos

Produção e distribuiçãoMaquinaçãoConservação equipamentosSubcontrataçãoMontagemPlaneamento produçãoControlo de qualidadeDistribuiçãoMatéria-primaTecnologias de informação

Gestão do pessoalRecrutamentoFormaçãoSalários e condiçõesGestão de topo

FinançasAcções e dividendosDepósito a prazoEmpréstimosInvestimentoSeguros

O relatório de gestão

A folha de decisõesExemplo no ecrã

TabelasWorld copyright 2013 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

O MEIO EMQUE AEMPRESA SEINSERE

O mercadoA empresa opera em concorrência directa com várias outras,que produzem e comercializam os mesmos produtos, nasmesmas áreas geográficas. Não existe uma definiçãoespecífica dos produtos, mas são três produtos de consumoduradouros, diferentes mas relacionados entre si, e que sãoconsiderados pelos consumidores como desejáveis.

O mercado está dividido em duas áreas geográficas para adistribuição e comercialização tradicionais:

mercado do Euro - que é considerado toda a UniãoEuropeia (UE).mercado do Dólar - que é a Zona de Comércio Livre daAmérica do Norte (North American Free TradeAgreement - Nafta).

Ao mesmo tempo, a empresa pode conseguir atingir estasáreas e o resto do mundo através da Internet.

Em todas as áreas concorre directamente com as outrasempresas que tomam parte na simulação; existe aindaconcorrência adicional sob a forma de importações ou deprodutos de outros fabricantes locais que não estãodirectamente envolvidos na simulação. Por este motivo, asquotas de mercado das equipas em competição não somam100%. Esta outra concorrência não está, no entanto,directamente envolvida na simulação.

CARACTERIZAÇÃO ECONÓMICA

A procura dos produtos em cada área é condicionada pelonúmero de habitantes e pela respectiva composição social.Todos os mercados são afectados pelos normais cicloseconómicos de crescimento e recessão.

Note, no entanto, que não pode pressupor que a simulaçãotraduza a situação económica real no presente momento. Apolítica governamental real também não tem qualquerinfluência na simulação.

Sobrepondo-se à tendência económica geral, existe um ciclosazonal forte da procura para os produtos desta indústria.Não é necessariamente o mesmo em todos os mercados,

Page 6: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

nem todos os anos, mas o pico dá-se geralmente no quartotrimestre.

Na União Europeia (UE) a unidade monetária utilizada é oEuro. Na NAFTA e na Internet utiliza-se o Dólar americano(US Dólar).

Todas as decisões monetárias serão tomadas em Euros,incluindo as decisões que afectam a NAFTA e a Internet,mesmo que a transacção final seja realizada em Dólares. Osnegócios serão, portanto, afectadas pela taxa de câmbioentre o Euro e o Dólar.

No decorrer da simulação, serão fornecidos relatórios eestatísticas económicas para o ajudar a avaliar as tendênciase os movimentos económicos e como poderão variar astaxas de câmbio. São apresentados dados económicos sob aforma de estatísticas oficiais corrigidas da sazonalidade,tanto para a UE como para a NAFTA, referentes ao últimotrimestre, contendo:

Produto Interno Bruto (PIB);Taxa de Desemprego;Balança Comercial;Taxa Base Anual do Banco Central aplicável no próximotrimestre;Taxa de Câmbio do Euro em relação ao Dólar aplicávelno próximo trimestre.

Relativamente ao resto do mundo desenvolvido, estádisponível informação mais limitada sobre alguns destestópicos em Informação Económica no Relatório de Gestão.

Adicionalmente também são fornecidos pequenos extractosde informação política, económica e comercial, retirados dacomunicação social, que talvez o possam auxiliar a prever omodo como a economia e os mercados se irão comportar.Deverá decidir quão fiável é esta informação.

Mais (detalhes importantes sobre taxas de câmbio)

ACONTECIMENTOS MUNDIAIS

Todas as empresas podem ser afectadas por acontecimentosmundiais significativos. Tais eventos podem resultar deperturbações políticas, desenvolvimentos económicos ouambientais, guerras, desastres como erupções vulcânicas outremores de terra, epidemias, etc. Podem ter um efeitoimportante sobre a capacidade de funcionar da empresa esobre os mercados dos produtos.

Sob um ponto de vista externo, o nível de perturbação deveser igual para todas as empresas mas, de um ponto de vistainterno, o nível de perturbação que um tal evento podeprovocar numa dada empresa dependerá de quão bempreparada esta estiver para reagir ao que acontece. Porexemplo: se uma empresa dispuser de inventário adequadode matéria-prima e de produtos acabados poderá ter apossibilidade de prosseguir as vendas, enquanto que outra

Page 7: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

empresa com níveis de inventário mais baixos pode sentirdificuldades.

Estes eventos podem ocorrer de repente, com poucaspossibilidades de intervenção da gestão. No entanto, paraalguns deles, é provável que pelo menos algumainformação, retirada da imprensa e apresentada no BusinessReport dos Relatórios de Gestão, dê alguma pista do quepoderá suceder.

É indispensável que leia os BUSINESS REPORT já quepodem conter informação importante sobre alterações doscustos (por exemplo, preços das matérias-primas) ou deoutros factores que não são necessariamente constantes nodecurso da simulação.

A gestão deve ter presente que embora esta espécie deperturbação possa não afectar o mercado consumidordirectamente, ela pode ter um efeito indirecto na confiançados consumidores, o que levará a uma redução dasencomendas.

Nota: embora se possam dar tais acontecimentos mundiais,o que foi dito não significa que se venham efectivamente adar.

MARKETING

O departamento de marketing da empresa éresponsável pela criação da procura para osprodutos e pela sua venda em concorrência com asempresas rivais. Para ser bem sucedido, tem de teruma boa estratégia de marketing.Na UE e na Nafta vende aos retalhistas através de agentese distribuidores que, por sua vez, os vendem ao público emgeral. Os retalhistas são, nestes mercados, o alvo principaldo seu esforço de marketing. Também pode venderdirectamente ao público em todo o mundo através daInternet. As vendas pela Internet também alcançam opúblico da UE e da NAFTA, pelo que estará, ao mesmotempo, a competir com os seus agentes nessas áreas. Aprocura variará em função do estado da economia em gerale do esforço de marketing das empresas. Os retalhistas e opúblico em geral são também alvos das empresas rivais quevendem produtos concorrentes dos seus.

Cada produto tem uma imagem de mercado que deverátentar promover no intuito de incrementar as vendas. Estaimagem é criada ao longo do tempo e afectada por um certonúmero de factores tais como a qualidade do produto, afiabilidade, a publicidade, o preço e os prazos de entrega eque têm uma importância variável relacionada com osmesmos factores dos produtos da concorrência.

Alguns desses factores estão directamente sob o seucontrole e são por si decididos como parte do plano de

Page 8: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

marketing. Outros, como as alterações do ambienteeconómico ou as actividades dos concorrentes, terão de sertidos em conta quando preparar o plano.

INFORMAÇÃO

Para o ajudar nas previsões, está disponível, gratuitamente,alguma informação económica e sobre a actividade daconcorrência no último trimestre. Esta informação éconstituída por:

Preços de venda dos produtos;Número total de empregados;Valor do salário base dos operários especializados;Número de agentes e distribuidores.

Além desta informação gratuita, pode também decidiradquirir a informação fornecida por uma empresaespecializada que acompanha as vendas de cada produto efornece dados sobre a repartição do mercado entre a suaempresa e as concorrentes. Custar-lhe-á um valor fixo cadavez que a solicitar. Esta informação fornece as quotas demercado de cada uma das empresas concorrentes, nasseguintes áreas:

Mercado UE;Mercado NAFTA;Internet.

Se assim o desejar, pode também decidir encomendar umestudo de mercado sobre as actividades e produtos dosconcorrentes. O estudo custar-lhe-á um valor fixo sempreque o encomendar. Inclui:

A quantia total gasta, por cada uma das empresas, empublicidade;A quantia total gasta, por cada uma das empresas, eminvestigação e desenvolvimento;A opinião dos consumidores sobre a concepção equalidade dos produtos;A opinião dos consumidores sobre a qualidade dowebsite (se relevante).

Mais (Detalhes importantes sobre a informação)

PREÇOS

Todos os trimestres terá de rever e decidir os preços a queirá vender os produtos.

O preço que é decidido para cada produto corresponde aovalor que vai cobrar aos seus agentes e distribuidores porcada unidade entregue. Serve igualmente de referência parao preço a ser cobrado nas lojas. Os seus agentes na UE edistribuidores na Nafta realizam a maioria dos lucros a partir

Page 9: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

da comissão que lhes paga baseada, respectivamente, novalor das encomendas e das vendas.

Na Internet o preço que decidir será o preço que oconsumidor virá a pagar, acrescido dos custos de entrega.

Os consumidores destes produtos são bastante sensíveis aopreço, embora não todos em igual grau, com preçosrelativamente elevados a conduzirem a um menor númerode encomendas e preços mais baixos a conduzirem a ummaior número de encomendas. A redução dos preços, comomeio de obter mais encomendas, só funciona atédeterminado ponto - o público suspeita de preços muitobaixos.

Todos os preços são decididos em Euros independentementedo mercado em que se verificam as vendas. Dado que ospreços na NAFTA e na Internet são decididos em Euros, maspassados ao consumidor final em Dólares, as flutuações nataxa de câmbio Euro/Dólar afectarão a procura e a suacapacidade de ser competitivo nesses mercados. Ao fixar ospreços deve, por isso, ter em conta a taxa de câmbio.

Se decidir deixar de vender um ou mais produtos introduzaum preço "0" zero na folha de decisões. Em consequência,não receberá, no próximo trimestre, quaisquer encomendasdesse(s) mercado(s) para esse(s) produto(s).

QUALIDADE DOS PRODUTOS

Para além da concepção (ver abaixo) terá de decidir aqualidade do fabrico dos produtos através de decisõestomadas no momento do planeamento da produção. De ummodo geral, quanto mais aumentar o tempo que osoperários especializados demoram a montar um produto,melhor será o seu acabamento e maior a sua qualidade.

Pode acontecer enviar para o mercado produtos que sejamnocivos para o ambiente e/ou para os consumidores. Alémdo custo da correcção do defeito, podem resultar gravesprejuízos para a sua imagem de marca, levando à perda daconfiança dos consumidores e, consequentemente, àredução das encomendas.

Também pode melhorar a qualidade de fabrico e afiabilidade dos produtos utilizando matéria-prima dequalidade extra em vez da matéria-prima básica. Podedecidir utilizar tal matéria-prima na proporção quepretender, produto a produto. Também é menos provávelque a matéria-prima de qualidade extra represente umperigo para o público. É, no entanto, significativamente maiscara.

Quanto mais atenção der à qualidade, melhor será aimagem dos produtos e maiores as quantidades queconseguirá vender (ver também a descrição do processo decontrolo de qualidade).

Os produtos defeituosos podem ser devolvidos, parareparação ou substituição, ao abrigo da garantia concedida

Page 10: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

pela empresa. Como é óbvio, quanto melhor for a qualidademenor será o número de produtos devolvidos.

O serviço de garantia é efectuado por empresassubcontratadas que facturam o trabalho efectuado a umpreço acordado.

Os produtos vendidos pela Internet podem ser devolvidosao seu agente de distribuição pela Internet. Uma empresalocal repara tais produtos, de acordo com a sua garantia.

INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Um dos principais processos à disposição da empresa parase manter competitiva é através de desenvolvimentos naconcepção e na tecnologia. Em cada trimestre, por essemotivo, deverá decidir quanto gastar em investigação edesenvolvimento com cada um dos produtos.

Independentemente da quantia que decidir investir, não háa certeza de que os seus esforços tenham um êxitoimediato. Não subsistem, porém, quaisquer dúvidas de quequanto maior for o investimento maiores serão asprobabilidades de obter melhoramentos para os produtos amédio prazo, e que o investimento sistemático é mais eficazdo que o esporádico. A I&D tem um efeito cumulativo, ouseja, se realmente investir, mais cedo ou mais tarde esseinvestimento produzirá resultados.

Em cada trimestre há três resultados possíveis para odesenvolvimento dos produtos -

1. Quando são comunicados "PEQUENOSMELHORAMENTOS" estes já foram incorporadosautomaticamente nos produtos (sem ser necessáriaqualquer decisão), tendo um efeito fraco, masimediato, nas vendas.

2. Os "GRANDES MELHORAMENTOS" exigem maiscuidados antes da decisão de proceder à suaincorporação num determinado produto. A respectivaintrodução tem um tal impacto que torna obsoletos osprodutos existentes. Pode pretender dispor de tempopara esgotar o respectivo inventário ou para preparar oesforço de marketing, de modo a que a introdução domelhoramento seja mais eficaz. Poderá, assim, decidirqual a altura em que deseja introduzir o grandemelhoramento, de imediato ou em trimestresposteriores.

3. "NENHUM" significa que o departamento de I&D nãoteve êxito no último trimestre. Isto, por si só, não émau sinal, visto que a I&D é um processo cumulativo.A seguir a um projecto bem sucedido o departamentocomeça a trabalhar num novo projecto que pode levardois ou mais trimestres a dar frutos. Quanto maisinvestir menor deverá ser o período dedesenvolvimento do novo projecto.

A introdução de melhoramentos tem como efeito melhorar a

Page 11: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

imagem dos produtos aos olhos dos consumidores,aumentando assim, junto destes, a respectiva valorização -provável aumento de estrelas - como resultado de inquéritosa painéis de consumidores. Se o esforço de I&D for pequenoou se forem fracos os resultados obtidos, os produtostenderão a tornar-se obsoletos, com a consequentedeterioração da imagem de mercado e redução do númerode estrelas atribuídas. Se se descobrir que um dos seusprodutos é nocivo para o ambiente e/ou para osconsumidores, a publicidade negativa associada a este factoleva, geralmente, à perda de estrelas.

A qualidade da gestão também afecta as possibilidades deêxito do departmento.

Mais (Detalhes importantes sobre a Investigação eDesenvolvimento

PUBLICIDADE

Para cada produto e em cada mercado, tem de decidir omontante a investir em publicidade:

para auxiliar o esforço de curto prazo dosrevendedores, fornecendo anúncios televisivos,publicidade para a imprensa, etc. Este tipo depublicidade tem um efeito limitado no mercado daInternet.para promover a imagem da empresa em todos osmercados, independentemente do produto, de modo agerar simpatias, aceitação e confiança de longo prazo.A publicidade da imagem da empresa tem um efeitocumulativo, necessitando de um investimento regulardurante um certo período de tempo, para darresultados. Isto contribui não só para o alargamento daquota de mercado dos produtos da empresa comotambém, e em conjunto com toda a publicidade, para ocrescimento geral do mercado. Uma forte imagem é aprincipal influência sobre as pessoas para visitarem oWebsite, pelo que é um factor importante para onegócio da Internet.

Para além da publicidade directa, é importante para osutilizadores da Internet que o Website reflicta e mantenha aimagem da empresa. Tem de decidir o montante a investircada trimestre no melhoramento da eficiência e dacapacidade de atracção do site.

Não há informação precisa acerca do efeito da publicidade,sabendo-se apenas que afecta as vendas de produtos demodo diferente em mercados diferentes. O efeito nosmercados NAFTA e Internet dependerá também dasvariações da taxa de câmbio Euro/Dólar.

VENDAS

Page 12: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

Pode vender os produtos utilizando dois canais:

1. A retalhistas, na UE e na NAFTA que, por sua vez, osvendem pelo modo tradicional.

2. Directamente a clientes em todo o mundo (incluindo aUE e a NAFTA) através da Internet.

Agentes na UE

Na UE nomeia agentes que actuam em sua representaçãopara vender e distribuir os seus produtos. Em cadatrimestre, são necessárias três decisões:

O número total de agentes que pretende ter na UE(incluindo os já existentes), desde o início do trimestrea seguir ao próximo.O montante que está disposto a gastar com cadaagente em cada trimestre. Este montante cobredespesas básicas de comercialização, contabilidade,supervisão, estudos de mercado, etc. Existe um valormínimo por trimestre para cada agente, para cobriralguns custos administrativos. Se decidir gastar maisque o mínimo estipulado, maior será a área geográficacoberta e, consequentemente, melhores serão asvendas.A comissão, em percentagem, que pagará aos agentesem função do valor das encomendas recebidas emcada trimestre. Estas comissões serão a principal fontede receita dos agentes. Altas comissões motivá-los-ãopara serem mais agressivos nas vendas e irãocompensá-los pelo facto de o preço dos produtosvendidos pela Internet tenderem a ser inferiores aospreços praticados normalmente a retalho.

Como o mercado da UE é bastante grande, é provável quenecessite de uma boa rede de agentes para cobrir toda aárea geográfica. A respectiva eficiência dependerá do apoioque lhes conceder. Quanto mais alta for a comissão quereceberem, maior será o esforço de vendas, especialmentese também os apoiar com um nível de publicidadeadequado. Se desejar ter êxito na contratação e na retençãodos agentes, será necessário que ofereça tanto apoio comocomissões razoáveis.

Distribuidores na Nafta

O mercado da NAFTA é mais dispendioso e difícil depenetrar, devido às tarifas alfandegárias e a dificuldades dedistribuição. Para cobrir este mercado, a empresa devenomear distribuidores que já possuam a própria rede deretalho. São necessárias três decisões em cada trimestre:

O número total de distribuidores que pretende ter naNAFTA (incluindo os já existentes), desde o início dotrimestre a seguir ao próximo.O valor do apoio financeiro a cada distribuidor, sujeitoa um valor mínimo para cobertura de gastos gerais.Estes apoios financeiros são destinados a cobrir custosbásicos da distribuição dos produtos. A eficiência dosdistribuidores aumentará em função destes apoios, mas

Page 13: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

também será afectada pelos valores relativos dosíndices de preços e pelas variações da taxa de câmbioEuro/Dólar.A comissão, em percentagem, a atribuir aosdistribuidores, é calculada em função das vendasrealizadas.

Dum modo geral, os mesmos factores que motivam osagentes na UE motivam os distribuidores na NAFTA. Noentanto, os distribuidores não são vendedores activos dosprodutos. Em vez disso, respondem à procura criada pelapublicidade. As comissões não pretendem estimular aprocura dos produtos, mas contribuem para o lucro dosdistribuidores. Também aqui será necessário fornecer apoioadequado e comissões razoáveis.

Mais (Detalhes importantes sobre agentes e distribuidores)

Internet

Através da Internet pode vender directamente aosconsumidores em todo o mundo. O número de encomendasque consegue não depende só dos factores usuais demarketing como os preços (mais portes), a publicidade, aqualidade e a disponibilidade dos produtos, mas também dafacilidade de acesso e da capacidade de persuasão doWebsite, com todos estes factores apoiados numa forteimagem da empresa. A publicidade a curto prazo tem comofunção informar os clientes do que está disponível noWebsite.

São necessárias quatro decisões cada trimestre;

o número de portas (isto determina a capacidade doWebsite);o montante dispendido no desenvolvimento doWebsite;o montante pago ao distribuidor (ver a Tabela 3) - istoinfluenciará a eficiência e os cuidados tidos com o seunegócio;a percentagem de comissão paga ao distribuidor sobreo valor das vendas (isto também influenciará aeficiência e os cuidados tidos pelo distribuidor).

Um problema do comércio electrónico está ligado àexistência generalizada de computadores com acesso àInternet, o que está longe de ser um facto universal. Outro,é o competir directamente com os canais tradicionais devenda dos seus produtos. As vantagens são não estardependente de intermediários e os pagamentos seremefectuados por meio de cartão de crédito, o que significa serpago de imediato.

O processamento das encomendas e dos pagamentos porcartão de crédito é realizado por software seguro decomércio electrónico. As encomendas são depois enviadaspara um único agente de distribuição da Internet paraserem preparadas, embaladas e enviadas para os clientes. Aeficiência e o cuidado com que isto é feito afectam aimagem da empresa, pelo que um mau serviço do seuagente terá reflexos negativos na empresa e nos produtos.

Page 14: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

Inversamente, a eficiência e a rapidez do serviço valorizamestes factores.

Mais (Detalhes importantes sobre o website)

DISPONIBILIDADE DOS PRODUTOS

A disponibilidade dos produtos tem um efeito positivo nonúmero de encomendas recebidas e é importante que odepartamento de produção tenha capacidade para manter asatisfação das encomendas em dia. Os produtos acabadossão enviados para o armazém dos agentes na UE, para osdistribuidores na NAFTA e para o distribuidor Internet. Todasas encomendas devem ser entregues o mais rápido possívele no mesmo trimestre em que são recebidas. Por isso devetentar manter um inventário adequado de produtosdisponíveis, em todos os mercados, de modo a satisfazerrapidamente qualquer encomenda. As encomendas só sãoconvertidas em vendas quando os produtos são entregues.Caso não consiga satisfazer todas as encomendas recebidas,devido à falta de produtos acabados, na UE ou na NAFTA,formar-se-á uma lista de encomendas a aguardar entrega, oque originará clientes insatisfeitos e vendas perdidas queafectarão negativamente a imagem da empresa. Quantomaior for o número de encomendas por satisfazer maiorserá o efeito negativo de marketing.

A disponibilidade dos produtos tem ainda maior efeito nacapacidade de comercializar via Internet. Os produtos paravenda pela Internet são enviados da fábrica directamentepara o armazém do agente de distribuição. Se a procura formaior que a disponibilidade de produtos não poderá aceitarmais encomendas, o que originará a perda de potenciaisclientes. Isto levará ao declínio da imagem da empresacomo fornecedor eficiente via Internet.

Detalhes importantes

No fim de cada trimestre, pelo menos metade das encomendas nãosatisfeitas nos mercados UE e NAFTA serão canceladas pelospotenciais clientes. A carteira de encomendas que restar porsatisfazer será transportada para o próximo trimestre comoencomendas em atraso e será satisfeita assim que os produtosestiverem disponíveis.

Se entretanto decidir aumentar os preços ou, de qualquer modo,diminuir a qualidade dos produtos, mais encomendas em carteiraserão canceladas no início do próximo trimestre e o número deencomendas canceladas na totalidade será então superior ametade.

Caso decida terminar com a produção de um dos produtos, asencomendas que tiver em carteira ficarão para satisfazer ao preçodo último trimestre.

As encomendas canceladas não irão imediatamente para aconcorrência, mas terão tendência para ir nos próximos trimestres,devido à má imagem da empresa na entrega de produtos.

Na Internet, se houver falta de produtos para entrega, nãopoderão ser aceites mais encomendas. Assim, embora não hajaencomendas em atraso, há um efeito negativo para a imagem da

Page 15: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

empresa.

GESTÃO DO MARKETING

O esforço global de marketing depende de uma boa gestão.Portanto, o montante que decidir atribuir ao orçamento degestão terá um importante efeito na qualidade da gestãodas vendas e, consequentemente, no sucesso do seu esforçode marketing como um todo.

O esforço de vendas da empresa tem um custo indirectorespeitante às despesas de funcionamento do departamentode vendas e à supervisão do esforço de marketing. Essevalor é calculado como um por cento do valor dasencomendas obtidas em cada trimestre.

PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

O departamento de produção da empresa éresponsável pela produção e distribuição dosprodutos do modo mais eficiente e económicopossível, dentro dos padrões de qualidade definidospelo marketing. Isto implica trabalhar com odepartamento de marketing para assegurar que asrespectivas previsões de vendas possam sersatisfeitas por um fluxo suficiente de produtos, tantoa curto como a longo prazo. Implica, também,trabalhar com o departamento de pessoal paraassegurar que há força de trabalho suficiente paraproduzir o necessário a um custo razoável. E implica,ainda, um correcto planeamento de modo aassegurar a existência de maquinaria suficiente e umeficiente aprovisionamento de matéria-prima.Os três tipos de produtos que a empresa vende sãoproduzidos na sua própria fábrica, a partir dum único tipobásico de matéria-prima. Os produtos são fabricados emdois processos sequenciais:

1. Maquinação, que consiste no fabrico dos componentespor meio de máquinas, cada uma operada por quatrooperários não especializados. Aqui, é possível otrabalho por turnos. Além disso, ou em alternativa,pode efectuar o "outsourcing" de componentesencomendando-os a subcontratantes para entrega notrimestre a seguir ao próximo (ver abaixosubcontratação ).

2. Montagem, onde as componentes maquinadas sãomontadas em produtos finais e embalados poroperários especializados, que só trabalham a um turno.

Page 16: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

A Tabela 5 mostra as quantidades de matéria-primanecessárias para cada produto e os tempos mínimosnecessários em cada um destes processos para fabricar umaunidade de cada produto.

Dados os diferentes requisitos de espaço para máquinas eoperações de montagem, pode ter necessidade de ter emconsideração a área total de produção necessária para acombinação de produtos que pretende fabricar. Note queapenas pode ser utilizada uma fracção da área total dafábrica, dada a necessidade de espaço para circulação,acesso, etc.

O número de produtos que podem ser produzidos na fábricaem qualquer trimestre depende ou do número decomponentes disponíveis (quer maquinados na fábrica, querobtidos por "outsourcing"), ou da capacidade da oficina demontagem em montar estes componentes, o que for menor.

A capacidade de produção nunca será limitada pela escassezde matéria-prima dado ser sempre possível adquiri-la nomercado de ocasião, ainda que a um preço mais elevado(ver abaixo).

MÁQUINAS

A capacidade das máquinas, em termos de horas produtivas,depende do número de máquinas de que dispõe na fábrica(ver Investimento), e do número de turnos com que decidirlaborar, às quais se deverão subtrair o número de horasperdidas por avaria e a menor velocidade de maquinaçãoprovocada pelo envelhecimento das máquinas.

O número efectivo de horas-máquina pode ainda serseriamente reduzido por falhas graves nas máquinas, queoriginem perdas de vários dias no tempo de produção,enquanto a máquina for reparada. Se este tempo perdidooriginar perdas de vendas, criando encomendas em atraso,o valor das vendas perdidas pode ser recuperado através dacompanhia de seguros. Também pode ser recuperado ocusto das reparações.

Para cada um dos três níveis de turnos em que pode laboraré dado o número máximo de horas disponíveis paraprodução em cada trimestre para cada máquina.

Detalhes importantes

Os tempos de maquinação dados na Tabela 5 são relativos àprodução de um conjunto de componentes prontos para seremmontados no produto final. São tempos de maquinação paramáquinas novas com 100% de eficiência. À medida que asmáquinas envelhecem ou vão sofrendo maior desgaste com umautilização mais intensa, tornam-se menos eficientes, demorando,portanto, mais tempo no fabrico das componentes de cadaproduto.

Com um programa de manutenção preventiva (ver abaixo),consegue-se retardar, ou mesmo inverter, este envelhecimento.De qualquer modo, a partir de determinada altura a máquina

Page 17: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

atingirá um tal nível de ineficiência que será melhor vendê-la esubstituí-la por uma nova. Outra consequência da idade dasmáquinas é a maior frequência de avarias, perdendo-se assimtempo de produção até serem reparadas.

O cálculo do seguro das perdas nas vendas, é feito primeiro para oProduto 3, na UE, depois na NAFTA e finalmente na Internet; emseguida para o Produto 2 e finalmente para o Produto 1, até quesejam cobertas todas as perdas de vendas atribuíveisespecificamente à perda de capacidade das máquinas.

CONSERVAÇÃO DAS MÁQUINAS

A conservação das máquinas é feita por uma empresa demanutenção independente. Em cada trimestre tem quedecidir o número de horas de conservação por máquina quedeseja contratar.

Existe um custo fixo por hora contratada para cada máquinaque inclui trabalho, sobresselentes, materiais, ferramentas esupervisão.

A primeira prioridade do esforço de conservação será areparação de máquinas avariadas. Qualquer tempodisponível, dentro do contrato, será utilizado emmanutenção preventiva, fora das horas normais de trabalho.

Quando há uma avaria grave numa máquina, a reparação éefectuada pela empresa de manutenção normal, como decostume. O custo deste trabalho (que pode ter necessidadede ser executado a um preço de emergência) pode seracrescido à declaração trimestral de seguro, desde quedisponha da cobertura apropriada.

Quanto mais manutenção preventiva puder fazer, menornúmero de avarias terá e menor será o tempo de reparaçãode uma máquina que avarie. A manutenção preventivatambém diminui a velocidade de envelhecimento dasmáquinas.

Se as horas de conservação contratadas não foremsuficientes para cobrir os tempos de reparação, terá decontratar horas adicionais para realizar este importanteesforço, que serão cobradas a um preço mais elevado porhora.

SUBCONTRATAÇÃO

Pode decidir subcontratar a fornecedores externos parte de,ou todo, o seu trabalho de maquinação além de, ou em vezde, fabricar os componentes nas suas instalações.

No entanto, os componentes subcontratados queencomendar no próximo trimestre não estarão disponíveispara montagem nesse trimestre: ser-lhe-ão entregues notrimestre a seguir ao próximo. Poderá então fazer arespectiva montagem com quaisquer componentes

Page 18: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

fabricados na sua fábrica.

O preço actual da matéria-prima, as suas decisões sobreutilização de matéria-prima de qualidade extra, e a taxa decâmbio determinarão o custo dos componentesubcontratados. É apresentado no Relatório de Gestão doúltimo trimestre o intervalo de custos para cada produto,mas o custo final dependerá da percentagem de matéria-prima de qualidade extra utilizada.

Ao elaborar o plano de fabrico, o departamento de produçãoutlizará primeiro quaisquer componentes subcontratados. Senecessário, será então utilizada a fabricação interna paracompletar o plano.

Quaisquer componentes que sobrem após cumprido o planode fabrico, serão conservados em inventário como 'produçãoem curso' para montagem posterior. Tal inventário évalorizado a preço de compra.

Se dispuser de espaço, suficiente, armazenará na fábrica aprodução em curso.Caso contrário, terá que a conservar em armazéns externosa um preço apresentado na Tabela 13.

MONTAGEM

Além da limitação imposta pela capacidade das máquinas(e/ou pelo número de componentes subcontratados), aprodução da fábrica depende também do número deoperários especializados a trabalhar na linha de montagemdos produtos acabados.

Cada produto tem um tempo de montagem mínimo mas,como parte da sua política de marketing (ver acima), devedecidir os tempos a serem utilizados. Quanto maior for otempo de montagem, melhor será a qualidade dos produtos(mas só até um certo ponto).

Tomada a decisão referente ao tempo de montagem porunidade de cada produto acabado, o número de unidades decada um que poderá então produzir e a combinação deprodutos, dependerá do número de operários especializadosque empregar, a que terá de deduzir o absentismo e asgreves.

Os operários especializados só trabalham no turno de dia(turno único), até um número máximo de horas portrimestre. Não há limite para o número que pretenderempregar, desde que consiga recrutá-los e disponha deespaço suficiente. Depois de ter em conta a área ocupadapelas máquinas (ver a Tabela 26) a área restante da fábricapode limitar o número de operários especializados que podeempregar com vantagem.

Os operários especializados podem sofrer acidentes gravescomo qualquer outra pessoa, tanto no trabalho como emcasa. As ausências prolongadas podem afectar seriamente oplano de produção e originar perdas de vendas. Quando talacontecer uma agência de serviços fornece trabalhadores

Page 19: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

temporários para a montagem, a um preço por hora que é odobro do que paga aos trabalhadores. Entretanto continua apagar ao empregado que está de baixa.

Se tiver cobertura de seguro (ver abaixo) estes custosadicionais serão participados à companhia de seguros notrimestre, para serem ressarcidos.

Também pode tentar aumentar a motivação, reduzir oabsentismo, e melhorar a segurança gastando mais com agestão e a formação do pessoal.

PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO

Todos os trimestres será necessério decidir o número deunidades de cada produto que planeiam entregar em cadamercado. Este plano de entregas é o principal conjunto dedecisões com que se preocupa o departamento de produção.

Normalmente o número de unidades de cada produtorealmente fabricado será o que consta do plano de entregasmais as unidades que substituíram as originais recusadascomo defeituosas, quer na montagem quer na inspecção docontrolo de qualidade.

Além dos custos de mão-de-obra e de matéria-prima, queserão descritos posteriormente, há certos custos semi-fixosque são imputados ao departamento de produção. A saber:

custo por turno, de supervisão;custo por máquina, de gastos gerais de produção;encargo por hora-máquina, de custos defuncionamento;encargo por planeamento da produção, por cadaunidade a ser entregue.

Detalhes importantes

Se o plano de produção for demasiado ambicioso porque nãodispõe de suficiente mão-de-obra especializada ou de capacidadede máquinas (e produção em curso) o número de unidadesfabricadas será ajustado de acordo com os recursos disponíveis.Por outro lado, qualquer produto abaixo das normas será rejeitadopelo controle de qualidade e as restantes serão expedidasproporcionalmente ao número de entregas do plano original.Quando o plano de produção for reduzido pelas razões atráscitadas, nas decisões que serão reproduzidas no Relatório deGestão do próximo trimestre, os números alterados aparecerãoassinalados com um asterisco (*).

Qualquer inventário de produto não vendido num determinadomercado, no fim de um trimestre, será armazenado para venda nopróximo trimestre. Contudo pode decidir fazer regressar oinventário em excesso no agente Internet e/ou na UE, pararedistribuição por outros mercados, especificando uma quantidadenegativa na Folha de Decisões. Na NAFTA, não pode haverdevolução de inventário.

Se não tiver agentes em qualquer dos mercados, não poderáenviar produtos para esses mercados porque não terá ninguémpara os comercializar. Qualquer decisão nesse sentido, seráconsiderada como '0' (zero).

Page 20: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

Os produtos rejeitados no processo de produção são vendidos parasucata e, evidentemente, reduzem o número de unidadesdisponíveis para entrega. Mas, se a fábrica tiver capacidade deprodução disponível, fabricará automaticamente produtos adicionaispara substituir os rejeitados, de modo a serem satisfeitas asentregas.

CONTROLO DE QUALIDADE

O departamento de controlo de qualidade inspecciona osprodutos no decurso do processo de fabrico. O custo deinspecção por unidade é indicado na Tabela 10.

Inevitavelmente, alguns produtos apresentarão defeitosdepois de estarem nas mãos do cliente e,consequentemente, serão devolvidos para reparação nostermos da garantia (ver acima). A reparação dos produtosdevolvidos nestas condições é efectuada por agentes locaisde reparação na UE e na NAFTA que facturarão o trabalhoefectuado (a preços fixos). A reparação dos produtosdevolvidos ao Distribuidor Internet é feita por uma empresalocal pelos mesmos preços (que incluem os portes).

Pode acontecer os produtos serem expedidos com defeitosde concepção ignorados ou serem fabricados com matéria-prima de qualidade inferior, de modo que se tornamperigosos para os consumidores que os compram. Se talacontecer é devolvido um grande número de unidades,dentro da garantia, para reparação. Deverá ainda examinare reparar os produtos que estiverem dentro do sistema dedistribuição. Esta tarefa é realizada por empresas dereparação, que (devido às quantidades envolvidas) cobram75% do preço normal fixado por unidade. Os custosadicionais de reparação, em incidentes deste tipo, sãoparticipados no trimestre à seguradora da empresa, paraposterior reembolso.

A qualidade dos seus produtos (e, portanto, o número deunidades devolvidas para reparação) depende do tempodecidido para os operários especializados realizarem amontagem, de quão bem treinados e motivados estão, daqualidade dos materiais utilizados e também da eficiência docontrolo qualidade.

DISTRIBUIÇÃO

Tem de decidir a quantidade de cada produto a enviar paraa UE, para a NAFTA e para o agente de distribuição pelaInternet (a menos que os recursos disponíveis limitem acapacidade de produzir tais quantidades). Os produtos sãoenviados para os armazéns dos agentes e distribuidores quedebitam o custo da armazenagem.

Ao circularem no sistema de distribuição, os produtos podemser perdidos, roubados ou podem deteriorar-se de tal modoque não cheguem ao destino final em condições de serem

Page 21: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

utilizados, tendo de ser abatidos. Dependendo do nível deinventário em armazém, perdas deste tipo podem levar aencomendas em atraso e perda de vendas. Se estasocorrerem devido a este tipo de problemas, a companhia deseguros cobrirá na íntegra o valor das vendas perdidas,desde que tenha um seguro adequado. As perdas deunidades de produto que não levem a perda de vendas(porque o inventário é suficiente) são reembolsadas ao valorde inventário (Tabela 21).

Os tempos de viagem para o agente Internet e para o portode embarque para a NAFTA têm uma duração fixa. Osdistribuidores da NAFTA são responsáveis pelo transportedesde o porto na NAFTA. Os tempos de viagem para a UEsão de ida e volta e dependem do número de agentes quetrabalham para a sua empresa.

As entregas aos agentes e distribuidores são feitas emcontentores de dimensões standard transportados por meiosalugados. Podem transportar-se, em simultâneo, produtosdiferentes. Os contentores parcialmente cheios sãodebitados ao preço dos contentores completos.

Detalhes importantes

As entregas têm um custo diário global que inclui o aluguer decontentores e os custos de transporte.

O custo total das entregas ao agente de distribuição pela Internete aos distribuidores NAFTA dependerá de:

número de fretes necessários - que é determinado pelonúmero de unidades de produtos que especificou paraentrega epela capacidade dos contentores (em unidades de produto),pela distância fixa a percorrer epela distância máxima que pode ser percorrida num dia.

Na Europa a distância a percorrer não é fixa e depende do númerode agentes de que dispuser (pressupondo-os uniformementedistribuídos por toda a área).

As unidades dos produtos acabados são armazenadas na UE(incluindo as do mercado Internet) e na NAFTA a um dado preçopor unidade, sendo o custo total baseado na quantidade médiatrimestralmente armazenada. A armazenagem na NAFTA édebitada em Dólares e convertida em Euros à taxa de câmbioapresentada no Relatório de Gestão do último trimestre.

COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA

Os três produtos são feitos da mesma matéria-prima básica,mas a quantidade de matéria-prima varia produto a produto.Além disso pode decidir utilizar uma fracção qualquer dematéria-prima de qualidade extra em alguns ou em todos ostrês produtos.

Tem de decidir como comprar a matéria-prima básica. Podecomprá-la, ao preço corrente, para entrega no próximotrimestre, ou no Mercado de Futuros para entrega a três ou

Page 22: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

seis meses. A informação sobre estes preços é fornecida noRelatório de Gestão do último trimestre.

Não existem custos de armazenagem para matéria-primaencomendada para entrega futura, mas a matéria-prima éconsiderada sua propriedade e valorizada no balanço desdeo momento em que é encomendada. Quando a matéria-prima for entregue poderá ter que suportar custos dearmazenagem (ver abaixo) se não dispuser de espaçosuficiente na fábrica, tendo em conta a área ocupada pelasmáquinas e operações de montagem.

A matéria-prima de qualidade extra é comprada afornecedores que negoceiam em materiais de qualidadesuperior e não prejudiciais ao ambiente. O preço de talmatéria-prima é uma percentagem fixa acima do preçocorrente. As entregas de matéria-prima de qualidade extrasão feitas numa base 'just-in-time' para satisfazerem oplano de produção e, por isso, não é necessário ter amatéria-prima em inventário. Tem de decidir a proporção autilizar da matéria-prima de qualidade extra, produto aproduto.

Detalhes importantes

A matéria-prima encomendada no próximo trimestre será facturadano mesmo trimestre com base nos preços cotados em Dólares noúltimo trimestre. O valor equivalente em Euros é pago em duaspartes: 50% imediatamente e 50% no trimestre seguinte. Não seconsidera nenhuma diferença de câmbio entre estes doispagamentos parciais. A segunda parte do pagamento seráreportada no Balanço, em fornecedores, até ser paga no trimestrea seguir ao próximo.

Se o plano de produção exigir mais matéria-prima do que adisponível para utilização no próximo trimestre, a matéria-primanecessária para completar a produção será compradaautomaticamente no Mercado de Ocasião. Estas compras deemergência são efectuadas a um preço agravado.

O departamento de compras e armazenagem tem encargosadministrativos fixos por trimestre.

A matéria-prima é armazenada em local coberto, localizado nasinstalações fabris, se possível. Para além do custo administrativofixo (ver acima), não existe qualquer outro custo específico paramanter a sua área de armazenagem.

O espaço disponível depende da área das instalações fabris e decomo esta está a ser utilizada (ver a Tabela 26). Se o espaçodisponível for insuficiente, a matéria-prima em excesso terá de serrecolhida em armazéns comerciais próximos a um preço trimestralpor unidade, sendo o custo total baseado na quantidade médiaarmazenada.

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Um Fornecedor de Serviços da Internet (Internet ServiceProvider - ISP), que lhe vende capacidade de instalação dewebsite, fornece-lhe o acesso à internet. Se pretender fazernegócio através da Internet, o seu Website tem de tercapacidade suficiente para suportar o volume de tráfego que

Page 23: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

pode gerar. Esta capacidade é definida em termos donúmero de "portas" de acesso que lhe são atribuídas.

Tem de decidir o número de portas de que quer dispor, masqualquer alteração tem um prazo de execução de umtrimestre e, por isso, não estará completamente operacionalantes do trimestre a seguir ao próximo.

O tráfego do Website variará de dia para dia e, também,durante o dia, pelo que não é fácil a decisão sobre onúmero de portas a instalar. Se não for possível darresposta pronta e eficiente, nas horas de ponta, aosvisitantes do Website a sua imagem de marketing podedeclinar fortemente. O Relatório de Gestão do últimotrimestre apresenta três valores que podem ser muito úteis:

1. A capacidade do sistema, no fim do último trimestre, anível de portas (como decidido);

2. o número de visitas feitas ao Website no últimotrimestre;

3. a percentagem de potenciais visitas ao Website em quea ligação falhou devido a capacidade insuficiente.

O Website está sujeito a um custo trimestral. Este inclui umcusto por porta e um custo por volume a pagar pelasegurança, pela utilização do pagamento por cartão decrédito e por outras funcionalidades de uso comercial. Aquantia total gasta por trimestre é um custo dodepartamento de Marketing e é paga ao ISP no mesmotrimestre.

O software determina a qualidade do Website (capacidadeatractiva, facilidade de utilização, etc.) e tem de decidirquanto gastar com o desenvolvimento do Website que éfundamentalmente desenvolvimento do software.

Inquéritos regulares e independentes atribuem"Classificações por Estrelas" que mostram como os clientesvalorizam o Website. Cinco estrelas é a melhor classificaçãopossível; uma estrela é a pior. Esta informação dá origem aum custo adicional.

Mais (Detalhes importantes sobre o website)

GESTÃO

Uma boa gestão afecta todas as suas operações. Omontante que decidir atribuir ao orçamento de gestão terá,por conseguinte, um efeito importante sobre a qualidade dasoperações e sobre o êxito da empresa em enfrentar aconcorrência.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O departamento dos recursos humanos é

Page 24: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

responsável por assegurar à empresa a mão-de-obrasuficiente para funcionar convenientemente e que aforça de trabalho seja eficiente e esteja motivada. Ostrabalhadores são recrutados num mercado detrabalho competitivo, onde cada pessoa pode mudarduma empresa para outra à procura das melhorescondições. A incapacidade de recrutamento depessoas no mercado de trabalho pode afectarsignificativamente a possibilidade da empresafuncionar eficazmente.A força de trabalho da empresa pode ser dividida em quatrogrupos:

1. Operários de máquinas, não especializados - quefabricam os componentes dos produtos que a empresaproduz.

2. Operários da montagem, especializados - que, com oscomponentes fabricados na secção de máquinas,montam os produtos acabados.

3. Outros trabalhadores - pessoal de armazém,funcionários de escritório, gestores intermédios, etc.

4. Gestores de topo.

Todos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa porreforma, doença ou porque vão trabalhar para empresasrivais que parece estarem a oferecer melhores condições. Ostrabalhadores que saem fazem-no no fim dum trimestre.

A fim de conseguir cumprir o plano de entregas, torna-senecessário o recrutamento de operários em númerosuficiente para responder às suas necessidades de produçãoe para compensar a saída de pessoal por motivo de reformaou de mudança para outras empresas.

A gestão dos recursos humanos tem dois aspectosespecíficos - recrutamento e motivação.

Na simulação, os outros trabalhadores estão inseridos nocontexto dos respectivos departamentos e os respectivoscustos estão ligados directamente com os custosdepartamentais. Não precisa de tomar decisões sobre eles.

Os gestores de topo são tratados mais abaixo.

RECRUTAMENTO

Operários Especializados

Os trabalhadores especializados da montagem resultam deuma formação intensivo e podem ser difíceis de recrutar.

Tem de decidir quantos operários especializados pretenderecrutar (ou despedir). O recrutamento faz-se tanto a partirde pessoal desempregado como a partir daqueles que seencontram a trabalhar nas outras empresas. Note, noentanto, que o recrutamento não tem sempre êxito - podemesmo não conseguir recrutar ninguém!

Page 25: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

O sucesso neste recrutamento depende não só do nívelmédio actual da remuneração (e não apenas do salário base)do pessoal que já emprega, mas também da motivação, daqualidade dos produtos fabricados e da eficiência dodepartamento de pessoal.

Também depende do nível de desemprego existente. Se estefor baixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil edependerá da sua capacidade para atrair pessoal de outrasempresas, o que poderá conduzir a uma grandeinstabilidade no mercado de trabalho.

Em alternativa, de modo a obter um pequeno número deoperários especializados, pode decidir formar pessoal nãoespecializado desempregado. Embora mais caro que orecrutamento, a formação garante a obtenção do número depessoas formadas.

Quer decida recrutar ou formar, os novos empregados sóestarão disponíveis para a produção no trimestre a seguir aopróximo. Além disso, poderá estar limitado pelo espaçodisponível nas instalações fabris para mais operáriosespecializados (ver a Tabela 26). Se o espaço forinsuficiente, as suas decisões serão reduzidas para valorespossíveis (que podem ser zero).

Operários não Especializados

O funcionamento de cada máquina necessita, em cadaturno, de quatro operários não especializados. Qualqueralteração no número de máquinas ou no número de turnosimplica uma maior ou menor necessidade de operários nãoespecializados.

Tal como os operários especializados, os operários nãoespecializados podem despedir-se se sentirem que ascondições de trabalho na sua fábrica são inferiores às daconcorrência.

Como no mercado de trabalho existem sempre operáriosnão especializados disponíveis, quaisquer necessidades denovos trabalhadores são resolvidas automaticamente a umnível inferior de gestão da empresa, não necessitando dedecisões activas a um nível de gestão de topo. Quandoforem necessários mais trabalhadores, o supervisor de turnoterá sempre a possibilidade de contratar o número detrabalhadores necessários no mercado de trabalho, no iníciodo próximo trimestre.

Mais (detalhes importantes sobre o recrutamento)

FORMAÇÃO DO PESSOAL

Para além da formação dos operários não especializadospara se tornarem operários especializados (como descritoacima), também pode decidir proporcionar formação aorestante pessoal para melhorar a motivação, o espírito de

Page 26: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

equipa e a eficiência.

Esta formação 'durante o trabalho' é dada por consultoresexternos e pode trazer benefícios imediatos e a longo prazopara a empresa. Os resultados de tal formação podem, noentanto, ser variáveis.

A formação é avaliada em dias de consultor e debitada a umpreço por dia (ver a Tabela 15). De um modo geral, umconsultor pode dar formação a, entre 5 e 10 empregadospor dia.

REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES

Além de assegurar que a empresa tenha os trabalhadoresnecessários, o departamento de recursos humanos tem degerir os custos da força de trabalho ao mesmo tempo que atenta motivar. Embora a gestão de topo decida o valor dossalários, o modo como os trabalhadores são utilizados podeter um efeito significativo não só na motivação mas tambémnas remunerações. As horas extraordinárias e os subsídiosde turno podem ser controlados de modo a manter oscustos baixos. Mas estes elementos só podem ser geridoseficientemente no contexto das condições económicasactuais e da estratégia de produção e de marketing.

Operários Especializados

Os operários especializados são pagos à hora, sendo o valordo salário decidido todos os trimestres. Este salário baseestá sujeito a um acordo com o sindicato que não permitereduções. Ao mesmo tempo, a associação dos industriaiscontrola os aumentos salariais não permitindo que sejamsuperiores a aproximadamente 15% do valor mais alto doúltimo trimestre. Um aumento do salário base éimplementado no início do próximo trimestre.

Operários não Especializados

Pode alterar a capacidade de produção da oficina demáquinas instalando mais máquinas, vendendo máquinasexistentes ou alterando o número de turnos (ver acimamáquinas). Mudanças deste tipo irão afectar directamenteas condições de trabalho e o dispêndio com salários.

Outro Pessoal

Os custos dos outros trabalhadores da empresa estãoinseridos nos custos dos departamentos onde trabalham.Este outro pessoal inclui: administrativos, pessoal dearmazém, investigadores, etc.

Gestão de Topo

A sua equipa assume o papel do Conselho de Administração

Page 27: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

da empresa e pode ser constituída por um Director Geral epelos directores de Marketing, Produção, Recursos Humanose Finanças. Têm de decidir o montante do orçamento degestão que servirá para pagar os serviços e a consultoria,externos, os vencimentos dos directores e as despesasgerais de gestão. O orçamento de gestão influencia aqualidade geral da gestão que por sua vez afecta aeficiência de toda a empresa.

Mais (detalhes importantes sobre remunerações)

FINANÇAS

O Departamento Financeiro é responsável porassegurar que os fundos da empresa são geridoseficientemente e de acordo com a estratégia daempresa. Isto implica uma variedade de actividadescomo o controle da rentabilidade, a gestão de outrosactivos financeiros líquidos e dos empréstimos, agestão dos activos fixos da empresa, os impostos ea política de dividendos. É fundamental que odepartamento trabalhe estreitamente com a equipade gestão para maximizar o desempenho doinvestimento que é o modo como é avaliada aempresa.

ACÇÕES

A empresa é financiada pelo capital dos accionistas, sob aforma de acções de valor nominal de 1 Euro, num valor totalexpresso no balanço da empresa.

As acções da empresa estão cotadas na bolsa e as últimascotações das acções de todas as empresas aparecem todosos trimestres no Relatório de Gestão. A cotação das acçõesé influenciada por vários factores.

Pode decidir:

emitir mais acções;ou recomprar (e cancelar) acções no mercado.

Em qualquer dos casos a transacção tem lugar no início dopróximo trimestre e o número de acções emitidas (ourecompradas) em qualquer ano não pode ser superior a10% do capital emitido no princípio do ano.

Existem outras restrições à emissão ou recompra de acções.Por exemplo, nenhuma destas operações é permitida se acotação das acções for inferior ao valor nominal (€1).

Page 28: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

DIVIDENDOS

Todos os trimestres tem de decidir o valor dos dividendos aserem pagos aos accionistas. São expressos em cêntimospor acção (ou como uma percentagem do capital social).

Bons pagamentos de dividendos são um elementoimportante do Desempenho do Investimento. Muitosaccionistas interessam-se pelo aumento de capital queresulta do valor crescente das acções, mas outros, incluindoinvestidores institucionais tais como os fundos de pensões,dão muito valor a um fluxo consistente de dividendos.

Os pagamentos de dividendos são efectuados no início dostrimestres. O total de dividendos a pagar no próximotrimestre não pode exceder os Resultados transitados daempresa que constam do balanço do último trimestre. Setentar pagar dividendos que excedam os resultadostransitados, os dividendos serão reduzidos ao valor possível(o que pode ser zero).

DEPÓSITO A PRAZO

Se a empresa dispuser de fundos em excesso, pode decidiraplicá-los num depósito por um período de 3 meses. Osdepósitos a prazo vencem juros à taxa actual do BancoCentral da UE e tais juros serão creditados na sua contabancária no fim do próximo trimestre.

Por omissão, o depósito a prazo será renovado no próximotrimestre por mais 3 meses, a não ser que decida alterar omontante. Tais depósitos serão debitados ou creditados nasua conta bancária no princípio do próximo trimestre (vermais detalhes).

Se pretender reduzir (ou cancelar) o depósito a prazo, deveintroduzir o montante negativo apropriado.

EMPRÉSTIMOS - Empréstimos a Prazo

Pode decidir realizar ou reforçar um empréstimo a prazo, auma taxa de juro fixa. Neste tipo de empréstimo, o dinheiroprovém de instituições de investimento que estãopreparadas para se comprometerem com a sua empresa alongo prazo e para se tornarem parte da estruturafinanciadora da mesma. O Potencial de Crédito, da empresa,apresentado no Relatório de Gestão do último trimestre,pode limitar (ou impedir) qualquer empréstimo a prazo.

O dinheiro é-lhe imediatamente creditado, no início dopróximo trimestre, como numerário, ou automaticamenteutilizado para amortizar a totalidade ou parte de algumfinanciamento obtido que possa ter - ver abaixo.

Por favor, tome nota de que estesempréstimos não podem ser amortizados no

Page 29: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

decurso da competição.

EMPRÉSTIMOS - Financiamentos Obtidos

Está disponível financiamento adicional por meio definanciamentos obtidos (empréstimo bancário flexível) a umataxa de juro relacionada com a taxa de juro actual do BancoCentral Europeu.

O banco estabelece um limite máximo autorizado para opróximo trimestre, com base no activo e passivo de curtoprazo da empresa, tal como apresentado no balanço doúltimo trimestre. O financiamento é utilizado e amortizadoautomaticamente, como ditado pelos requisitos denumerário.

Se precisar de mais fundos do que os permitidos pelo limitedos financiamentos obtidos, o banco continuará a financiar aempresa, mas sem garantia, por meio de financiamentosobtidos não autorizados.

A taxa de juro debitada pelos financiamentos obtidos nãoautorizados é muito mais elevada. Além disso, esta taxa dejuro mais elevada é aplicada a todos os financiamentosobtidos, e não apenas ao excesso acima do limiteautorizado.

Nesta simulação, continuarão a ser concedidosempréstimos bancários à empresa embora, emcircunstâncias normais, fosse considerada insolvente.

Nenhuma empresa é declarada falida, mesmo que asacções deixem de ter valor.

Mais (Detalhes importantes sobre Finanças)

INVESTIMENTO - Imóveis

As instalações fabris da empresa (terrenos e edifícios) sãopor esta detidas na totalidade e têm o valor indicado nobalanço. Não são feitas amortizações dos terrenos eedifícios.

O Relatório de Gestão mostra a área total dos terrenos quea empresa possui, e a área útil da fábrica. O espaço paraescritório é constituído fundamentalmente por um pisosuperior na dianteira do edifício e, por isso, não influi noespaço total disponível para produção.

Pode decidir aumentar a área da fábrica (para proporcionarmais espaço para máquinas, operários especializados,inventário de matéria-prima ou trabalhos em curso), sujeitoà limitação de dispor de terreno suficiente depois de ter emconta o espaço para acessos e estacionamento (ver a Tabela26). Tais obras também podem ser limitadas pela suasituação financeira.

Com informação do balanço do último trimestre, o

Page 30: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

empreiteiro verifica a sua capacidade de crédito. Se esta forpelo menos igual ao custo total da expansão planeada, asobras arrancam. Mas se a capacidade for inferior, oempreiteiro apenas concordará com obras mais pequenas(que podem não ser nenhumas).

Os trabalhos demoram quase um trimestre a concluir, peloque o espaço adicional apenas fica disponível no início dotrimestre a seguir ao próximo. No entanto, quaisquermáquinas novas adquiridas no próximo trimestre podem serinstaladas no fim do trimestre (ver abaixo). O custo actualdo trabalho de construção de novos edifícios (por metroquadrado) é apresentado no Relatório de Gestão.

INVESTIMENTO - Máquinas

Pode decidir comprar novas máquinas a um preço dado. Maspode não conseguir encomendar algumas ou todas asmáquinas de que necessita, a menos que a empresa tenhauma situação financeira sólida e disponha de espaçosuficiente na fábrica.

O fornecedor de máquinas avalia a sua capacidade de pagara partir da sua capacidade de crédito, que pode ser reduzidapelo custo de quaisquer trabalhos de construção (veracima). Se a capacidade de crédito for pelo menos igual aovalor total das máquinas que pretende adquirir, ofornecedor aceitará a encomenda bem como o pagamentodo valor total da compra. Se a capacidade de crédito formenor que o valor total da compra, o fornecedor só aceitaráa encomenda para o número de máquinas que a capacidadecobrir (que, obviamente, pode ser zero).

As máquinas que comprar no próximo trimestre serãoentregues e instaladas no fim desse trimestre. Ficarãodisponíveis para utilização no trimestre a seguir ao próximo.

Ao longo da sua vida, o valor de cada máquina seráamortizado trimestralmente, pelo método das quotasdecrescentes.

Cada máquina instalada ocupa uma dada área na fábrica.Esta inclui o espaço necessário para acesso e paraarmazenamento temporário de materiais e de componentesprontos para montagem.

Quandou decide vender máquinas, as mais antigas sãovendidas em primeiro lugar, no início do próximo trimestre,pelo respectivo valor líquido de amortizações no últimotrimestre. No entanto, devido a legislação sobre problemasambientais, relacionados com contaminações e com anecessidade de tratamento seguro dos resíduos, existe umcusto de desmontagem sempre que é vendida umamáquina. Os custos de desmontagem são incluídos em'Outros custos'.

Além disso, dada a necessidade de desmontagem, o espaçolibertado não ficará disponível para outra utilização antes dotrimestre a seguir ao próximo.

Page 31: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Manual do Global Management Challenge O meio em que a empresa de insere

file:///D:/PT2013/content/m2.htm[01-08-2013 15:47:23]

SEGUROS

As actividades da empresa estão sujeitas aos riscos própriosde vários acontecimentos aleatórios que podem afectar oseu normal funcionamento:

Toda, ou alguma, da matéria-prima existente emarmazéns pode ser acidentalmente destruída pormanuseamento descuidado, roubo, inundação ouincêndio.Riscos idênticos podem destruir todo, ou parte, doinventário de matéria-prima em trânsito ou emarmazéns locais.Os operários especializados podem sofrer acidentesgraves, domésticos ou de trabalho, que podem afectara capacidade produtiva da fábrica.As máquinas podem sofrer avarias graves, que asimpossibilitem de produzir durante longos períodos detempo.Podem ser distribuídos e vendidos produtos com umaconcepção deficiente, tendo mais tarde que serrecolhidos para alterações.

Estes acontecimentos são relativamente raros e os seusefeitos são descritos nos locais relevantes do manual. Taisacontecimentos são identificados por um "!" (ponto deexclamação) que aparecerá ao lado dos respectivosnúmeros, no Relatório de Gestão.

Para se precaver contra tais incidentes pode decidir fazerum seguro que o proteja de perdas financeiras por elescausadas. A companhia de seguros oferece quatro planosem que a proporção de risco que a empresa está disposta aassumir por si própria sobe sucessivamente. Os prémios sãocalculados como uma percentagem do valor do activo nãocorrente e inventário.

Uma quinta opção é não subscrever qualquer apólice deseguro, e neste caso estará completamente exposto aosvários incidentes possíveis e aos custos consequentes.

Outro factor que afectará o risco de acidentes graves será onível do Orçamento de Gestão (Folha de decisões). Uma boagestão gera um ambiente de trabalho mais seguro,assegurando que os procedimentos de Saúde e Segurançasão bem implementados e que os produtos são bemconcebidos. Uma má gestão tem tendência a gerar umaempresa de alto risco.

Mais (Detalhes importantes sobre os seguros)

Page 32: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Introdução

O meio em que a empresa seinsere

MarketingProdução e DistribuiçãoGestão de Recursos HumanosFinanças

O Relatório de GestãoDecisõesRecursos Utilizados

Recursos materiaisMáquinasMatéria-primaRecursos humanosAgentes/distribuidoresTransportesInformação relativa ao websitePegada de carbono

ProdutosInformações Financeiras

Despesas AdministrativasDemonstração de ResultadosBalançoFluxos de Caixa

Informação Sobre o GrupoInformações sobre a actividade dasempresasInformação económicaBusiness report

A Folha de Decisões

TabelasWorld copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

O RELATÓRIODE GESTÃO

A EMPRESA

Esta parte do Manual é relativa ao Relatório deGestão. Descreve todos os dados do relatório e define oscálculos aritméticos para cada valor, sempre quepossível.É constituída por:

uma cópia das decisões introduzidas;informação sobre utilização de recursos e sobredisponibilidades;estatísticas sobre produtos;informações contabilísticas.

A segunda parte fornece informação sobre todas asempresas do seu grupo e sobre o estado da economia emque operam.

Ao receber o Relatório, verifique, em primeiro lugar -

se o relatório é mesmo o seu,se tem os números do seu grupo e da sua empresa ese corresponde ao trimestre correcto.

Se algum destes dados estiver incorrecto, contacteimediatamente a ORGANIZAÇÃO.

DECISÕESA primeira parte do relatório reproduz as decisões que foramutilizadas no último trimestre. Normalmente os númerosdeverão coincidir com as decisões tomadas, mas podemdiferir por três motivos. Qualquer diferença será assinaladacom um símbolo apropriado -

+ não introduzido (utilizados valores supletivos).* não válido (impossível devido ao estado actual daempresa).! alterado por motivos imprevisíveis (possível coberturapor seguro).

Se um número for diferente e não for apresentado nenhum

Page 33: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

indicador de erro, contacte imediatamente a ORGANIZAÇÃO paraque, se tiver sido incorrectamente introduzido, sejam tomadas asmedidas apropriadas.

Note que só há possibilidade de correcção dentro de um intervalode tempo apropriado, que será comunicado adiantadamente.

O resto do relatório informa-o sobre o estado da suaempresa e da simulação. Informá-lo-á do que aconteceu noúltimo trimestre, do estado actual de alguns parâmetros daempresa e dirá alguma coisa sobre o próximo trimestre.Também apresenta informação sobre a concorrência e asituação económica geral.

O resto desta terceira parte do Manual examinará todas aslegendas do relatório e explicará como foram obtidos osrespectivos valores.

RECURSOS UTILIZADOS

RECURSOS MATERIAIS (disponibilidade e utilização)

Espaço

Esta secção apresenta a utilização do terreno existente (emmetros quadrados) no fim do último trimestre.

Também apresenta a área da fábrica (em metros quadrados)no fim do último trimestre e como será utilizado o espaçodisponível para produção no início do próximo trimestre.

Se subcontratou a fabricação de components no últimotrimestre, é reservado um espaço para a entrega inicial queé presumida como um sexto do total subcontratado.

Apresenta, para o inventário de componentes e matéria-prima, a área de armazenamento necessária, mesmo quenão disponha de espaço suficiente para os armazenar nafábrica (ver abaixo).

Espaço disponível (insuficiente se negativo): apresentao espaço não utilizado (em metros quadrados) disponível nafábrica no início do próximo trimestre. Se negativo, significaque terá de utilizar armazenamento exterior para pelomenos algum do inventário de matéria-prima ou decomponentes.

MÁQUINAS

Número de Máquinas Desmontadas no início do últimotrimestre, e vendidas no decurso do último trimestre.

Máquinas Disponíveis no Último Trimestre: número demáquinas que estiveram disponíveis para produção noúltimo trimestre. 'Máquinas Disponíveis no PróximoTrimestre' constantes do relatório anterior, menos quaisquer

Page 34: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

máquinas que tenha decidido desmontar no início do últimotrimestre.

Número de Máquinas Compradas e Instaladas no fim doúltimo trimestre.

Máquinas Disponíveis no Próximo Trimestre: número demáquinas que estarão disponíveis para produção no próximotrimestre. 'Máquinas Disponíveis no Último Trimestre', maiso número de máquinas instalado no último trimestre.

Horas Máquina Disponíveis no Último Trimestre: onúmero de máquinas disponíveis no último trimestre,multiplicado pelo número máximo de horas que cada umapodia trabalhar no regime de turnos decidido.

Tempo de Paralisação: número total de horas que asmáquinas estiveram paradas, devido a avarias e reparações.Quando parte do Tempo de Paralisação é devido a umaavaria grave de uma máquina, poderá ter a possibilidade dereclamar o custo da reparação à companhia seguradora.Procure o sinal "!" para ver se é o caso.

Horas Utilizadas no Último Trimestre: número de horas-máquina necessárias para satisfazer a produção do últimotrimestre. Número de unidades produzidas de cada produtomultiplicado pelos respectivos tempos de maquinação eacrescido do efeito da perda de eficiência das máquinas.

Horas de Conservação: número total de horas gastas emmanutenção preventiva das máquinas, fora do tempo normalde produção. É o número total de horas decididas,multiplicado pelo número de máquinas disponíveis, menos otempo de avarias. Se o tempo total de avarias exceder onúmero total de horas decididas para conservação,significará que não foi feita qualquer manutençãopreventiva.

Eficiência das Máquinas %: número mínimo de horas-máquina teoricamente necessárias ao fabrico dos produtosdo último trimestre, a dividir pelo tempo efectivamentegasto, expresso em percentagem.

MATÉRIA-PRIMA

A) Inventário Inicial: número de unidades de matéria-prima disponíveis no início do último trimestre. É igual aonúmero de unidades de matéria-prima que transitaram dopenúltimo trimestre, mais as encomendas a prazo feitas emtrimestres anteriores para entrega no último trimestre. Étambém igual à soma do Inventário Final do penúltimotrimestre, com o valor 'Para Entrega no Próximo Trimestre',constante do Relatório do mesmo trimestre (ver abaixo F &G).

B) Compras no Mercado de Ocasião: matéria-primaencomendada no início do último trimestre para entrega nopróprio trimestre. Este número inclui qualquer matéria-primade qualidade extra comprada no último trimestre.

Page 35: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

C) Compras por Faltas: matéria-prima comprada no últimotrimestre para suprir eventuais carências de matéria-primaencomendada. Matéria-prima consumida de acordo com D &E menos a soma de A & B, se positiva.

D) Perdida ou Destruída: número total de unidades dematéria-prima perdidas, roubadas ou danificadas nos seuspróprios armazéns no último trimestre. (Procure o sinal "!").

E) Utilizada no Último Trimestre: número total deunidades de matéria-prima utilizadas no último trimestre. Onúmero de unidades entregues mais as unidades rejeitadasde cada produto, no último trimestre, multiplicadas pelasquantidades de matéria-prima necessárias ao fabrico decada produto.

F) Inventário Final: número de unidades de matéria-primaem inventário no fim do último trimestre, e que transitampara o trimestre seguinte. É a soma de A, B & C, menos D& E.

G) Para Entrega no Próximo Trimestre: número deunidades de matéria-prima que encomendou no últimotrimestre e no penúltimo trimestre para entrega no próximotrimestre.

H) Para Entrega no Trimestre a Seguir ao Próximo:número de unidades de matéria-prima que encomendou noúltimo trimestre para entrega no trimestre a seguir aopróximo.

RECURSOS HUMANOS

Pessoal no Início do Trimestre: número de operáriosespecializados da montagem e operários não especializadosda maquinação, disponíveis no início do último trimestre. Éo número de operários especializados que trabalhou para aempresa ao longo do último trimestre. Para os operários nãoespecializados representa simplesmente o número que tinhadisponível no início do último trimestre.

Recrutado: número de trabalhadores de cada tipo queconseguiu recrutar no último trimestre. Os operáriosespecializados foram admitidos no fim do último trimestre, eportanto não trabalharam nesse período. Os operários nãoespecializados foram admitidos automaticamente no iníciodo trimestre, para satisfazerem o número necessário paraoperar as máquinas com o número de turnos decidido (4homens por máquina, por turno).

Formados: número de trabalhadores no desemprego,formados no último trimestre, para serem operáriosespecializados. Estes homens estarão disponíveis paratrabalhar na empresa no próximo trimestre.

Despedidos: número de trabalhadores de cada tipo quedecidiu despedir no último trimestre. Os operáriosespecializados foram despedidos no fim do último trimestre,pelo que trabalharam durante esse período. Os operários

Page 36: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

não especializados foram demitidos no início do últimotrimestre. Os operários não especializados são demitidoscomo resultado de uma redução de máquinas ou turnos;como, em cada trimestre, só pode demitir metade dosexcedentes, é possível que a empresa disponha de maisoperários não especializados do que necessita.

Abandono da Empresa: número de cada tipo detrabalhador que saiu por reforma, doença ou por terem idotrabalhar para outras empresas. Todos eles saíram no fimdo último trimestre.

Disponível no Próximo Trimestre: número detrabalhadores de cada tipo que estará disponível no início dopróximo trimestre. O número de operários nãoespecializados pode ser alterado imediatamente devido aalterações no número de máquinas ou turnos. Este númeroque estará disponível corresponde ao total do "Pessoal noInício do Trimestre", mais o "Recrutado" e o "Treinado",menos o "Despedido" e o do "Abandono da Empresa".

Operários Especializados

Horas Disponíveis no Último Trimestre: número deoperários especializados que tinha disponíveis no últimotrimestre multiplicado pelo número máximo de horas quecada um deles poderia trabalhar, menos um número fixo dehoras por operário por cada semana de greve anunciada nofim do penúltimo trimestre (ver abaixo).

Absentismo: número de horas-homem especializadoperdidas por doença ou absentismo de outra natureza.Quando parte do absentismo é devida a doenças ou aacidentes graves, os custos podem estar cobertos peloseguro. Veja se o sinal "!" está ao lado para saber se oproblema que teve é coberto pelo seguro, se a cobertura forsuficiente. O número preciso de horas imputáveis a doençasgraves não é apresentado.

Horas Utilizadas no Último Trimestre: número total dehoras pagas trabalhadas pelos operários especializados noúltimo trimestre. Definidas como o número de produtosproduzidos no último trimestre, a multiplicar pelo tempo demontagem especificado no último trimestre para cadaproduto.

Aviso de Greve para o Próximo Trimestre: número desemanas de trabalho que serão perdidas no próximotrimestre por cada trabalhador especializado, devido àparalisação por greve. É irrevogável e é um número fixo dehoras por operário e por semana.

AGENTES E DISTRIBUIDORES

Detalhes de recrutamento e perda de agentes na UE e dedistribuidores na NAFTA.

No Início do Trimestre: número de agentes e

Page 37: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

distribuidores que representaram a empresa no últimotrimestre. Igual aos "Disponíveis para o Próximo Trimestre"do penúltimo trimestre.

Perdidos: número de agentes e distribuidores quedecidiram deixar de representar a empresa no fim do últimotrimestre. Isto poderá ter acontecido por pensarem queestavam a ter pouco lucro com os seus produtos, ou porsentirem que não estavam a ser suficientemente apoiadospela sua publicidade ou nível de comissões, comparado comas outras empresas.

Rescindidos: número de agentes e distribuidores com osquais decidiu rescindir os respectivos contratos pararepresentar a sua empresa no fim do último trimestre. Estadecisão foi tomada no início do último trimestre.

Novos: número de novos agentes e distribuidores queconcordaram em representar a empresa a partir do princípiodo próximo trimestre. Foram recrutados no último trimestrepor decisão sua, no início do mesmo trimestre, de aumentara rede de agentes e distribuidores. Poderá não terconseguido todos os que pretendia. Os agentes edistribuidores são atraídos para a sua rede de vendas maisou menos por razões opostas às que os fazem sair.

Disponíveis Próximo Trimestre: número de agentes edistribuidores que estarão a vender os seus produtos nopróximo trimestre.

TRANSPORTES

Distância Média Viagem (km): número médio dequilómetros por trajecto para satisfazer as entregas dosprodutos aos seus agentes e distribuidores. Os trajectospara o Distribuidor Internet e para o porto utilizado paraembarque para a NAFTA têm uma distância fixa. Para a UE,o número médio de dias por trajecto será a distância médiade viagem dividida pela quilometragem diária limite. Asfracções de dias são arredondadas por excesso e este tempoé utilizado em manutenção, cargas e descargas, etc.

Número de Cargas: número de cargas de contentores comprodutos enviados para cada mercado. Cargas parciais sãoconsideradas cargas completas. Este valor é equivalente aonúmero de viagens.

INFORMAÇÃO RELATIVA AO WEBSITE

Esta secção fornece estatísticas de desempenho relacionadascom as operações via Internet. Se não estiver a operar umWebsite as estatísticas terão o valor 0 (zero).

Número de Portas Disponíveis: número de portas decomunicação que decidiu disponibilizar no último trimestre.É uma medida da capacidade do sistema (ver abaixo).

Page 38: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

Número Total de Visitas com Êxito: é o número total devisitas ao Website, feitas com êxito no último trimestre.Mostra o grau de interesse que o site desperta. O grau desucesso em transformar estas visitas em vendas deprodutos depende do poder de venda do site e da imagemde marca dos seus produtos. Esta estatística é fornecidapelo ISP.

Tentativas Falhadas de Potenciais Visitantes (%):número estimado de tentativas de aceder ao Website noúltimo trimestre que falharam, dividido pelo número total detentativas. Esta estatística é fornecida pelo ISP.

Insatisfação com o serviço: número de reclamaçõesrecebidas pelo Distribuidor Internet relacionadas comempacotamento, endereçamento ou outros problemas comas entregas. É uma indicação da eficiência do Distribuidorque afecta a sua imagem de marca.

PEGADA DE CARBONO

Apresenta a sua pegada de carbono primária ou CO2e(equivalente de dióxido de carbono). É originada pelautilização de energia para aquecimento e iluminação dafábrica, mais a energia utilizada nas operações demaquinação e montagem.

Existe um custo para compensar a pegada de carbonoprimária da fábrica. Este serviço é adquirido a umaorganização de beneficiência que planta árvores cujas vidascompensarão a pegada de carbono que gera. O custo (auma taxa de €40 por tonelada de CO2e) está incluído em'outros custos' na rubrica de despesas administrativas.

Nota: não está incluída a pegada de carbono secundária,que é constituída pelo CO2e gerado por outras empresas aquem compra produtos e serviços tais como edifícios,máquinas, matéria-prima, componentes subcontratados eveículos alugados. Embora seja responsável pela pegada(porque está 'incorporada' nos seus produtos) não tem quea compensar.

PRODUTOSEntregues: o número de unidades de cada produto, aproduzir no último trimestre, como resultado das entregasque decidiu efectuar, totalizadas para todos os mercados.

Produzidos: quantidade de cada produto efectivamenteproduzida na fábrica no último trimestre, incluindo osprodutos rejeitados e os que foram produzidos parasubstituir os rejeitados. Estes números podem ser inferioresaos pretendidos por não existir capacidade produtiva(máquinas e mão-de-obra) para realizar esses objectivos.

Rejeitados: quantidades rejeitadas de cada produto, por

Page 39: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

defeitos de fabrico descobertos no Departamento deControlo de Qualidade. Estes produtos são vendidos a preçode sucata. Se dispuser de recursos suficientes, odepartamento de produção terá fabricado mais unidades,para substituir as rejeitadas.

Perdidos ou Destruídos : quantidades perdidas, roubadasou destruídas de cada produto, no último trimestre, nosistema de distribuição. A companhia de seguros, se estivercoberto, poderá indemnizá-lo (procure o sinal "!").

Entregas: quantidades de cada produto efectivamenteexpedidas para os diferentes mercados e para o DistribuidorInternet. Estas quantidades podem ser inferiores àsinicialmente decididas, caso a empresa não tenha suficientecapacidade de produção, ou se houver produtos perdidos oudestruídos (como descrito acima). Não serão expedidosprodutos para os mercados onde não dispuser deorganização de vendas (Agente ou Distribuidor).

Encomendas: quantidades encomendadas no últimotrimestre, para cada produto e em cada mercado. Sãoencomendas novas, não estando incluídas quaisquerquantidades em atraso, de encomendas do penúltimotrimestre não satisfeitas.

Vendas: quantidades de cada produto vendidas em cadamercado, no último trimestre. Calculado como o menor de:Encomendas Recebidas para o último trimestre mais Carteirade Encomendas em Atraso do penúltimo trimestre; ouentregas do último trimestre mais inventário de produtos dopenúltimo trimestre.

Encomendas em Atraso: O número de unidadesencomendadas de cada produto que não foram satisfeitas naUE e na NAFTA no último trimestre, por incapacidade deentrega. Não pode haver carteira de encomendas em atrasona Internet. Note que estas quantidades são só metade donúmero real de encomendas não satisfeitas, pois a outrametade foi cancelada. Estas encomendas não foramdirectamente para os seus concorrentes, mas é provávelque vão, indirectamente e a médio prazo. A Carteira deEncomendas em Atraso poderá ainda ser reduzida no iníciodo próximo trimestre, se entretanto decidir aumentar ospreços ou reduzir os tempos de montagem dos produtos.(Ver no próximo parágrafo o método de cálculo).

Inventário de Produtos: o número de unidades de cadaproduto em inventário nos armazéns dos vários mercados,disponíveis para venda no próximo trimestre. O inventáriode qualquer produto podem ser vendido para sucata noinício do próximo trimestre, caso decida introduzir umgrande melhoramento já anunciado para esse produto. Ocálculo do "Inventário de Produtos" ou das "Encomendas emAtraso", para cada produto e em cada mercado, é feito doseguinte modo:

"Inventário de Produtos" do penúltimo trimestre, mais "Entregas" do último trimestre, menos "Encomendas em Atraso" do penúltimo trimestre, menos "Encomendas" no último trimestre.

Um resultado positivo significa que tem um inventário

Page 40: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

disponível nesse mercado para o próximo trimestre. Umresultado negativo indica que tem encomendas nãosatisfeitas nesse mercado, metade das quais foi cancelada,de modo que este resultado terá sido dividido por dois antesde ser apresentado como encomendas não satisfeitas atransitar para o próximo trimestre. Um resultado negativona Internet será ignorado.

Serviço de Garantia: Quantidades de cada produtoreparadas pelos agentes locais de assistência ao abrigo doperíodo de um ano de garantia. Pode incluir produtosdevolvidos para reparação devido a má concepção ou aproblemas ambientais inerentes a esses produtos e tambéma reparação de produtos ainda em inventário no sistema dedistribuição (procure o sinal !). O número de unidadesdevolvidas por este motivo não é dado separadamente.

Melhoramentos dos Produtos: pode aparecer uma de trêspalavras para cada produto:

'Nenhum', indicando que no último trimestre nãohouve, da parte do departamento de I & D, nenhumasugestão de melhoramento para aquele produto.'Pequeno', indicando que foi conseguido um pequenomelhoramento, que já terá sido incorporado no produtono último trimestre, afectando positivamente a imagemde marca. Não é necessária qualquer acção adicional.'Grande', indicando que o departamento de I & Dcomunicou um melhoramento significativo,aguardando-se que decida quando deverá serintroduzido no produto.

Os melhoramentos de produtos são-lhe comunicados umaúnica vez pelo departamento de I & D podendo, no entanto,só serem incorporados quando assim o decidir. Pode mesmoacontecer ser notificado de um novo grande melhoramentopara um produto sem que tenha decidido aplicar o anterior.Quando isto acontecer, todos os grandes melhoramentos emcarteira para um produto serão introduzidos em simultâneo,quando tomar essa decisão.

Componentes dos Produtos: Esta secção apresenta osnúmeros de componentes que foram utilizados, no últimotrimestre, para montagem dos produtos. Também apresentaos números de componentes que decidiu comprar, os quetinha em inventário no fim do último trimestre e quantosestão disponíveis para montagem no próximo trimestre.

INFORMAÇÕES FINANCEIRASA parte final do Relatório de Gestão refere-se à InformaçãoFinanceira da empresa sob os títulos DespesasAdministrativas, Demonstração de Resultados, Balançoe Fluxos de Caixa. Estas rubricas são descritas empormenor nos parágrafos seguintes. Todas as transacçõessão contabilizadas em Euros. Quando forem devidospagamentos em Dólares, serão convertidos em Euros à taxade câmbio aplicável no último trimestre.

Page 41: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

Despesas Administrativas

As rubricas de Despesas Administrativas reportam-se acustos do último trimestre.

Publicidade: custos totais de todos os tipos de publicidade,para todos os produtos, em todos os mercados, conformesua decisão.

Distribuidor Internet: total do apoio financeiro ecomissões pagas ao agente de distribuição pelo trabalhocom os seus produtos. O valor das vendas do últimotrimestre multiplicado pela percentagem decidida, mais omontante total do apoio financeiro. O início ou termo daoperação na Internet tem associado um custo. Apenas podeexistir um agente.

Fornecedor Serviço Internet (ISP): o custo defuncionamento do website. Depende do número de portasque tiver instaladas mais um custo variável de serviçosespecializados, tal como segurança na rede. Estes sãocalculados como uma percentagem das vendas na Internet.Além disso, o inicio ou termo da operação na Internet temassociado um custo.

Agentes e Distribuidores: o custo total dos apoiosfinanceiros e comissões, pagos aos agentes e distribuidores,no último trimestre; mais o custo associado aos agentes edistribuidores que deixaram de representar a empresa nofim do último trimestre; mais o custo das tentativas deangariação de novos agentes e distribuidores, no sentido deatingir os números decididos. A quantidade que tentouangariar (e, portanto, de que teve de pagar os custos derecrutamento), foi o objectivo que definiu no últimotrimestre, menos a quantidade que já possuía no fim dopenúltimo trimestre (Tabela 3). As comissões dos Agentessão calculadas sobre o valor das encomendas, e ascomissões dos Distribuidores são calculadas sobre o valordas vendas. Não há qualquer custo associado com osagentes que decidiram deixar de trabalhar para a suaempresa, no último trimestre.

Departamento de Vendas: o custo do departamento devendas corresponde a 1% do valor total das encomendasrecebidas em cada trimestre.

Serviço de Garantia: o custo total das reparações feitas noúltimo trimestre, de produtos defeituosos, ao abrigo dagarantia. Número de produtos reparados no últimotrimestre, multiplicado pelo respectivo custo. Os produtosreparados em consequência de uma recolha em grandeescala, são debitados a 75% do custo normal.

Investigação e Desenvolvimento: montante total quedecidiu despender em I & D para melhoramento dosprodutos no último trimestre.

Desenvolvimento do Website: Cada trimestre tem dedecidir quanto quer investir no desenvolvimento e

Page 42: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

manutenção do Website (se dispuser de Website). Este valoré gasto na actualização da informação apresentada e nodesenvolvimento de software para tornar o site maisatractivo. Existe um factor natural de obsolescência que faráo site parecer não actualizado e fora de moda. Deve investirpara ultrapassar esta tendência. A atribuição de estrelas (*)depende de quanto investe e com que regularidade.

Recrutamento e Formação: custos totais com a formação,admissão e/ou despedimento de pessoal, no últimotrimestre. Números decididos para cada categoria,multiplicados pelo respectivo custo.

Conservação das Máquinas: custos de conservação ereparação das máquinas da empresa.Número de horas de conservação por máquina que decidiucontratar, multiplicado pelo número de máquinas,multiplicado pelo custo hora. Se o número de horas deparalisação por avaria ultrapassar o total de horascontratadas, a diferença será paga a um preço maiselevado.

Armazenagem e Compras: os custos do departamento,mais um custo por unidade de matéria-prima em médiaarmazenada em armazéns alugados no exterior (qualquerquantidade que exceda a capacidade de armazenagem dafábrica), mais um custo por cada unidade de produto emmédia armazenada em cada uma das áreas de venda, aoscustos respectivos (ver Tabelas 13 e 14).

Informações: o custo das informações que decidiu comprarno último trimestre.

Controle de Crédito: os custos de cobrança das dívidas àempresa, mais o débito bancário pelo tratamento dospagamentos por cartão de crédito.

Prémios de Seguros: o montante, calculado empercentagem do valor dos bens, pago à companhia deseguros pela respectiva cobertura dos riscos. A soma,calculada a partir dos valores do balanço do penúltimoperíodo, do activo não corrente e inventário, tudomultiplicado pela taxa de prémio correspondente ao plano decobertura escolhido. Se foi decidido não fazer seguro, estevalor será zero.

Administração e Gestão: o valor que decidiu atribuir paracustos de gestão da empresa, no último trimestre.

Outros Custos: o total de outros custos ainda nãoimputados. São principalmente custo fixos (ou semi-fixos)que dependem do tamanho da fábrica, tais comoconservação dos edifícios, aquecimento, impostos locais, etc.Também incluem custos de desmontagem no caso de vendade máquinas e as compensações devidas pela pegada decarbono primária.

Total das Despesas Administrativas: o total de todos ositens listados anteriormente.

LUCRO TRIBUTÁVEL ACUMULADO

Page 43: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

Lucro Tributável: como apresentado na demonstração deresultados.

Lucro Tributável Anterior: o montante de lucro acumulado(ou prejuízo, se negativo) do penúltimo trimestre. Será iguala zero se foi calculado e debitado qualquer imposto no fimdesse trimestre.

Lucro Tributável Acumulado: o montante de lucroacumulado (ou prejuízo, se negativo) no fim do últimotrimestre. É a soma dos dois itens acima.

Detalhe importante

Se este número for positivo quando são calculados os impostos noquarto trimestre do ano, estes serão calculados com base nessevalor, à taxa em vigor. Será então transportado como zero para opróximo trimestre.

No caso de ser um número negativo (um prejuízo) não há impostossobre lucros a pagar e é transportado para compensação comLucros Tributáveis em trimestres seguintes.

Nota: no quarto trimestre de cada ano o valor que aparece é ovalor do Lucro Tributável imediatamente antes do cálculo doimposto.

Participação ao Seguro: o valor total reclamado àcompanhia de seguros por perdas ocorridas no últimotrimestre. Se foi decidido não fazer seguro, este valor serázero.

Franquia: o montante de perdas de riscos seguros que aempresa decide suportar por si própria, recebendo omontante restante da Companhia de Seguros. Por aplicaçãoda percentagem acordada no plano de coberturasseleccionado, é possível utilizar este número para calcular ototal de Riscos Seguros.

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

A Demonstração de Resultados está dividida em duaspartes. A primeira com o cálculo do resultado bruto e asegunda com o do lucro/prejuízo do período.

Vendas: valor total dos produtos vendidos pela empresa noúltimo trimestre. Quantidade de cada produto vendida nosmercados da UE, na NAFTA e na Internet, multiplicada pelospreços respectivos; mais o número de produtos obsoletossaldados ao respectivo preço de refugo depois da introduçãode um grande melhoramento; mais o valor da venda deprodutos rejeitados pelo seu valor de sucata.

Valor do Inventário Inicial: valor total de produtos,componentes e matéria-prima existente ou encomendada noinício do último trimestre. É o mesmo que o valor total doinventário final que consta no Balanço do penúltimotrimestre.

Page 44: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

Compra de Componentes: o custo dos componentesencomendados a subcontratantes no último trimestre paraentrega no próximo trimestre. O custo por unidade pode sercalculado a partir dos intervalos de preços anunciados nopenúltimo trimestre, ajustando de acordo com o conteúdode matéria-prima de qualidade extra.

Compra de Matéria-Prima: custos da matéria-primaencomendada no último trimestre nas quantidadesdecididas, aos preços anunciados no penúltimo trimestre. Amatéria-prima encomendada para trimestres futuros,também está incluída neste valor aos respectivos preçosfuturos. A matéria-prima comprada para suprir faltas doúltimo trimestre, é paga ao preço corrente do últimotrimestre, mais uma taxa penalizante. Note que a matéria-prima é comprada e paga em Dólares, mas aparece nascontas em Euros, convertidos à taxa de câmbio dopenúltimo trimestre (utilizada no último trimestre).

Operação das Máquinas: o custo de funcionamento dasmáquinas, no último trimestre. É o número de máquinasmultiplicado pelas despesas administrativas por máquina,mais o custo de supervisão por turno, mais o número dehoras-máquina utilizadas multiplicado pelo custo hora defuncionamento, mais um custo por cada unidade de produtopedida para custos do planeamento da produção.

Salários dos Operários Não Especializados: número dehoras-máquina utilizadas mais paralisações, valorizadas aosalário base e às taxas de horas extraordinárias aosSábados e Domingos, conforme os casos, para o regime deturnos utilizado, multiplicado pelo salário apropriado (umapercentagem do salário base dos operários especializados),tudo acrescido do subsídio de turnos e multiplicando porquatro operários por máquina. Se o número de operáriosnão especializados for maior do que o número necessáriopara operar as máquinas da empresa com o número deturnos definido, estes homens a mais são pagos ao mesmovalor médio dos que na altura operam as máquinas. Égarantido a todos os operários não especializados opagamento de um número mínimo de horas por trimestre.

Salários dos Operários Especializados: número de horasde operários especializados utilizadas no último trimestreremuneráveis ao salário base, mais as horas extraordináriasfeitas ao Sábado e ao Domingo, tudo multiplicado pelosalário base ou incrementos deste, conforme o caso. Se estetotal, convertido na remuneração média semanal poroperário especializado, for inferior ao valor similar para osoperários não especializados, os operários especializadosserão então pagos com base na remuneração médiasemanal dos operários não especializados, multiplicada pelonúmero de semanas que trabalharam.

Controle de Qualidade: o custo do Departamento deControle de Qualidade. O número total de produtosmontados no trimestre multiplicado pelo custo por unidade.

Transportes: o custo de utilização dos transportes alugadosdestinados a entregar os produtos aos agentes edistribuidores:

O custo dentro da UE é o número de contentores-dia

Page 45: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

necessários, multiplicado pela taxa de aluguer diária.O custo da expedição para a NAFTA é o número decontentores-dia necessários para transportar osprodutos para o porto de embarque multiplicado pelocusto diário por contentor, mais o número de cargasde contentores multiplicado pelo custo de expediçãopor navio pelo Atlântico para a Nafta.O custo da expedição para o Distribuidor Internet é onúmero de contentores-dia necessários paratransportar os produtos para o Distribuidor multiplicadopelo custo diário por contentor.

Menos Valor do Inventário Final: valor total do inventáriode produtos, produção em curso e matéria-prima emarmazém ou encomendada no fim do último trimestre.

Custo das Vendas: custos de fabrico e distribuição dosprodutos vendidos no último trimestre. A soma de Valor doInventário Inicial, Compra de Componentes, Compra deMatéria-Prima, Operação das Máquinas, Salários dosOperários Não Especializados e Especializados, Controle deQualidade e Transportes, menos Valor do Inventário Final.

Resultado Bruto: É igual a Vendas menos Custo dasVendas.

Despesas Administrativas: o total apresentado acima.

Indemnização de Seguros: o montante que a companhiade seguros pagou de acordo com a participação do últimotrimestre. É o montante reclamado menos a franquia quedecidiu suportar, de acordo com o plano de cobertura.

Depreciações e Amortizações: valor total dasamortizações das máquinas, no último trimestre. Este valoré calculado como uma percentagem fixa do valor de Balançodas máquinas no penúltimo trimestre menos o valor dequaisquer máquinas vendidas no último trimestre.

Resultado Operacional: Resultado Bruto menos DespesasAdministrativas e Depreciações e Amortizações, maisIndemnização de Seguros.

Rendimentos Financeiros: juros recebidos dos depósitos aprazo existentes durante o trimestre.

Gastos Financeiros: juros e outros custos pagos no últimotrimestre por quaisquer financiamentos obtidos eempréstimos a médio prazo. Para o cálculo dos juros énecessário fazer-se uma reorganização inicial dosempréstimos, dinheiro em bancos e depósitos a prazoconstantes do Balanço no penúltimo trimestre, devido àsdecisões de depósitos a prazo e de empréstimos que setomaram no início do último trimestre.

Lucro Tributável: Resultado Operacional mais RendimentosFinanceiros, menos Gastos Financeiros.

Estado e Outros Entes Públicos: o cálculo do impostosobre os lucros, que a empresa tem de pagar, é feito noquarto trimestre de cada ano. Se o lucro tributávelacumulado for um número positivo, o cálculo é feito atravésda aplicação de uma taxa de imposto. O imposto a pagar éimediatamente deduzido na Demonstração de Resultados e

Page 46: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

transferido para o passivo no Balanço, até ser pago nosegundo trimestre do próximo ano.

Lucro/Prejuízo do Período: Resultados Antes de Impostosmenos Estado e Outros Entes Públicos.

Ganhos por Acção: Lucro/Prejuízo do Período dividido pelonúmero de acções.

Dividendos Pagos: o valor total dos dividendos distribuídosaos accionistas após uma decisão de pagar dividendos.É o capital social multiplicado pela percentagem decidida.

Transferido para Resultados Transitados: Lucro/Prejuízodo Período menos Dividendos Pagos.

Resultados Transitados Anteriores: ResultadosTransitados no fim do penúltimo trimestre.

Ajuste de Recompra de Acções: Se o custo da recomprade acções exceder o valor de Prémios de Emissão, entãoparte, ou o total é deduzido dos Resultados Transitados.

Resultados Transitados: A soma dos três itens acima (vertambém abaixo em balanço).

BALANÇO

Apresenta o Activo e Passivo da empresa a longo e curtoprazo e uma reconciliação da Capital Próprio e Passivo comos Capitais Próprios.

ACTIVO NÃO CORRENTE

Terreno: o valor, ao preço de custo, do terreno daempresa.

Edifícios: o valor, ao preço de custo, dos edifícios daempresa.

Máquinas: o valor actual, após amortizações, das máquinasda empresa.

Total Activo Não Corrente: O valor total de Terreno,Edifícios e Máquinas.

ACTIVO CORRENTE

Inventário de Produtos: valor dos produtos em inventário,armazenados nas várias áreas de mercado, no fim do últimotrimestre.

Inventário de Componentes: valor de qualquer inventáriode componentes adquiridos que foram entregues no últimotrimestre (ou antes), mas que ainda não foram montados.

Inventário de Matéria-prima: valor (em Euros) damatéria-prima em inventário dentro ou próximo da fábrica,no fim do último trimestre, mais o valor da matéria-prima já

Page 47: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

encomendada para o próximo trimestre e para o trimestre aseguir ao próximo.

Clientes: valor das dívidas dos clientes à empresa. Clientesno Balanço do penúltimo trimestre, mais as vendas doúltimo trimestre, menos os recebimentos.

Caixa e seus Equivalentes: valor do dinheiro em caixa oudepositado em bancos e não vencendo juros, mais qualquerdepósito a prazo.

Total Activo Corrente: o valor de Inventário, Clientes eCaixa e seus Equivalentes.

Total Activo: o valor de Activo Não Corrente e ActivoCorrente.

PASSIVO

Estado e Outros Entes Públicos: o valor do impostocalculado no quarto trimestre do ano para pagamento nosegundo trimestre seguinte. Note que, se existir imposto apagar, só aparecerá nesta rubrica um valor no quartotrimestre e no primeiro trimestre seguinte.

Fornecedores: total das dívidas da empresa aosfornecedores de bens e serviços utilizados no últimotrimestre.

Financiamentos Obtidos: o saldo da sua conta bancária,se negativo. Dinheiro emprestado pelo banco com jurovariável, garantido pelos activos de curto prazo da empresa.

Passivo Corrente: a soma de Estado e Outros EntesPúblicos, Fornecedores e Financiamentos Obtidos.

Empréstimos a Médio Prazo: total de empréstimos amédio prazo concedidos à empresa.

Capital Próprio e Passivo: o Total do Activo, menosPassivo Corrente e Empréstimos a Médio Prazo.

CAPITAIS PRÓPRIOS

Capital Social: valor dos fundos iniciais dos accionistas, oucapital de arranque da empresa, representados por acçõesde valor nominal de 1 Euro, modificado por quaisqueremissões posteriores de acções, menos quaisquer recomprasde acções.

Prémios de Emissão: lucros não distribuídos resultantes daemissão de acções a um preço acima do valor nominal de 1Euro, menos qualquer redução devida a recompras.

Resultados Transitados: lucros não distribuídos (ouprejuízos) acumulados pela empresa ao longo da suaexistência. Estes Resultados Transitados são geralmenteiguais aos Resultados Transitados do penúltimo trimestre,acrescidas do lucro (ou prejuízo) transferido para ResultadosTransitados no último trimestre. No entanto se umarecompra de acções esgotar a conta de Prémios de Emissão,

Page 48: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

o excesso será deduzido destes Resultados Transitados.

Total Capitais Próprios: Capital Social mais Prémios deEmissão e Resultados Transitados. Este Total CapitaisPróprios é igual ao Capital Próprio e Passivo (como definidoacima).

Mais (sobre definições do Balanço)

FLUXOS DE CAIXA

Estas contas descrevem os fluxos financeiros de entrada esaída em consequência do funcionamento da empresadurante o último trimestre.

ACTIVIDADES OPERACIONAIS

Recebimentos de Clientes: pagamentos feitos à empresapelos seus clientes no último trimestre. São parte dasvendas do último trimestre mais parte de "Clientes" dopenúltimo trimestre. Os recebimentos das receitas devendas dependerão dos objectivos estabelecidos para osprazos médios de pagamento. Estes prazos médios nuncasão atingidos e as dívidas são transportadas para otrimestre seguinte na conta de Clientes, do Balanço.

Indemnização de Seguros: ver acima Demonstração deResultados.

Pagamentos a Fornecedores e Salários: pagamentos desalários, mercadorias e serviços fornecidos à empresa.Fornecedores do penúltimo trimestre, mais despesasadministrativas, matéria-prima e componentes adquiridos,total de salários, custos de operação das máquinas, custosdo controlo de qualidade e dos transportes alugados, menosFornecedores do último trimestre.

Imposto sobre o Rendimento: só no segundo trimestre,referentes ao Balanço do penúltimo trimestre.

Fluxo de Caixa de Actividades Operacionais:Recebimentos de Clientes menos Pagamentos aFornecedores e Salários e Imposto sobre o Rendimento.

ACTIVIDADES DE INVESTIMENTO

Recebimento de Juros: juros obtidos pelo depósito a prazono último trimestre.

Venda de Activo Não Corrente: valor das máquinasvendidas no último trimestre, pelo seu valor líquido deamortizações (excluindo custos de desmontagem).

Compra de Activo Não Corrente: investimentos de capitalno último trimestre na expansão do edifício da fábrica e empagamentos de máquinas encomendadas e instaladas.

Page 49: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

Fluxo de Caixa de Actividades de Investimento:Recebimento de Juros mais Venda de Activo Não Correntemenos Compra de Activo Não Corrente.

ACTIVIDADES DE FINANCIAMENTO

Acções Emitidas: fundos recebidos pela emissão de novasacções (número x preço).

Recompras de Acções: pagamentos efectuados porquaisquer recompras de acções da empresa.

Dividendos Pagos: ver acima Demonstração de Resultados.

Acréscimo de Empréstimos e Financiamentos: fundosprovenientes de empréstimos adicionais a médio prazo.

Pagamento de Juros: o custo dos empréstimos no últimotrimestre. Aplicam-se diferentes taxas de juro aosempréstimos a médio prazo, descobertos autorizados edescobertos não autorizados.

Fluxo de Caixa de Actividades de Financiamento:recebimentos de acções e empréstimos, menos pagamentosde dividendos e de juros.

Variação de Caixa e seus Equivalentes: Fluxo de Caixa deActividades Operacionais, de Investimento e deFinanciamento.

Saldo Anterior de Caixa: Caixa e seus Equivalentes menosFinanciamentos Obtidos, no fim do penúltimo trimestre.

Saldo de Caixa: a soma dos dois itens acima. Caixa e seusEquivalentes menos Financiamentos Obtidos, no fim doúltimo trimestre (ver Balanço).

Limite de Financiamentos Obtidos para o PróximoTrimestre: valor máximo do descoberto autorizado pelobanco para o próximo trimestre. Depende do Activo ePassivo constantes do balanço no fim do último trimestre.

Potencial de Crédito para o Próximo Trimestre: valormáximo que os empréstimos a médio prazo podemaumentar no próximo trimestre. Este valor é determinadopor:

cotação das acções da empresa;o montante de quaisquer empréstimos a médio prazoque tenham contraído;limite dos financiamentos obtidos.

Page 50: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

RELATÓRIO DE GESTÃO -INFORMAÇÃO SOBRE O GRUPO

Esta parte do relatório fornece informação sobretodas as empresas do grupo e sobre o estado daeconomia em que actuam.Esta descrição do conteúdo do relatório de gestão assumeque tenha acabado de o receber. Refere-se por isso,essencialmente, a dados do último trimestre, exceptoquando devidamente assinalado. Esta informação podeajudá-lo nas decisões para o próximo trimestre.

Custo de Construção: o custo por metro quadrado,no próximo trimestre, para ampliação da fábrica.Custo dos Componentes: para cada produto, ointervalo de custos por unidade de componentes, nopróximo trimestre. O valor mais baixo é paracomponentes fabricados apenas com matéria-primabásica; o valor mais alto é para componentesfabricados com 100% de matéria-prima extra.Preços da matéria-prima básica em dólares (USD)por 1000 unidades: Preços cotados para 1000 unidadesde matéria-prima, se encomendadas no próximotrimestre para entrega no próximo trimestre (preçocorrente), para entrega no trimestre a seguir aopróximo (preço a 3 meses) e para entrega no trimestrea seguir a este (preço a 6 meses). Para valorizar oinventário de matéria-prima no fim do último trimestrefoi utilizada uma percentagem do menor dos preços:corrente, a 3 meses ou a 6 meses (ver Tabela 21).Cotação das Acções, valorizações de mercado edesempenho do investimento: O preço cotado naBolsa para as acções de cada uma das empresas, nofim do último trimestre (em cêntimos). O desempenhodo investimento mede o retorno total para osinvestidores em cada empresa, tendo em conta acotação das acções, os dividendos pagos e quaisqueremissões ou recompras de acções.Dividendos %: a percentagem do capital social dasempresas paga em dividendos, como decidido noúltimo trimestre.

São fornecidos gratuitamente os balanços de todas as empresas doseu Grupo, no fim de cada trimestre.

INFORMAÇÕES SOBRE A ACTIVIDADE DASEMPRESAS

Esta parte do Relatório de Gestão contém informação geralsobre a actividade das empresas, quer a que é fornecidagratuitamente, quer a que solicita e obtém mediante

Page 51: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

pagamento (ver Tabela 2).

Informação sobre as empresas que está disponível no meioempresarial e é entregue gratuitamente

Preços: de venda de cada produto, nos mercados daUE, da NAFTA e da Internet, para cada empresa.Empregados da Produção: o número total deoperários especializados e não especializados.Salário-hora dos Operários Especializados: salário-hora base pago aos operários especializados em cadaempresa.Agentes/Distribuidores: o número total de agentesna UE e de distribuidores na Nafta, activos no últimotrimestre.

Actividade Empresarial: esta informação é paga (Tabela2).

total gasto em publicidade;total gasto em I & D;estrelas indicativas para cada produto, de cadaempresa, traduzindo a opinião do painel deconsumidores;uma estimativa da eficiência dos Websites.

Para todos os casos o número de estrelas pode variar entreum e cinco, um indicando uma má opinião e cinco umaopinião excelente.

% Quotas de Mercado: As quotas de mercado sãocalculadas com base no número de unidades vendidas e nãocom base no número de unidades encomendadas. Estainformação é fornecida em três partes, para cada produto.

1. Quota de cada empresa no mercado total da UE. Comoexistem outras empresas a vender produtosimportados, as quotas de mercado não somam 100%.

2. Quota de cada empresa no mercado NAFTA. Aspercentagens fornecidas para este mercado totalizambastante menos que 100%.

3. Quota de cada empresa no mercado da Internet. Aquinovamente as percentagens fornecidas totalizambastante menos que 100%, visto existiremconcorrentes em todo o mundo.

INFORMAÇÃO ECONÓMICA

Trimestralmente são facultadas, a título gratuito, váriasestatísticas oficiais focando diferentes aspectos da UE e daNAFTA. Isto permite ter uma ideia do desempenho relativodestas economias e, a partir daí, ter uma ideia de qual seráa evolução provável dos mercados. Essas estatísticas são:

Produto Interno Bruto: fornecido já ajustado demolde a corrigir o efeito sazonal. Dar-lhe-á uma

Page 52: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

indicação sobre a tendência subjacente de crescimento(ou declínio) económico dos mercados e das alteraçõesdessa tendência.Taxa de Desemprego (%): dá a percentagem dedesemprego nos dois mercados referidos e, comoconsequência, uma indicação das alterações prováveisdo poder de compra. Dá também uma indicação dadisponibilidade de pessoal na UE. Isto tudo sob formadessazonalizada.Taxa de Juro Anual do Banco Central no PróximoTrimestre (%): taxa bancária anual estipulada peloBanco Central de cada zona, no fim do últimotrimestre, para ser aplicada no próximo trimestre. É apartir da taxa do Banco Central Europeu que derivamtodas as outras taxas de juro da simulação.Balança Comercial: é uma medida da capacidadecompetitiva das economias Europeia e da NAFTA.Taxa de Câmbio: cotada em Euros, fornece o custoem Euros da compra de um Dólar (USD). Esta é a taxaque será utilizada no próximo trimestre e que foiutilizada para valorizar a matéria-prima no fim doúltimo trimestre. É expressa em Euros por Dólar(€/$USD).A informação económica sobre os mercados fora UE eda NAFTA é muito incompleta. Para dar uma ideia decomo estas economias estão a funcionar, sãofornecidas estimativas das estatísticas económicasaplicáveis para o "Resto do Mundo". Pode ser perigosoconfiar nesta informação.

BUSINESS REPORT

Finalmente, pode receber pequenos extractos de informaçãoeconómica geral, extraídos da imprensa financeira, que opodem ajudar a prever as tendências económicas e aprecaver-se contra problemas futuros.

Todas as empresas podem ser afectadas por acontecimentosmundiais significativos. Tais eventos podem resultar deperturbações políticas, desenvolvimentos económicos ouambientais, guerras, desastres como erupções vulcânicas outremores de terra, epidemias, etc. Podem ter um efeitoimportante sobre a capacidade de funcionar das empresas esobre os próprios mercados. Por exemplo, o aparecimentoduma doença infecciosa com impacte global pode não sóafectar os mercados para os seus produtos, mas tambémreduzir significativamente a sua capacidade de produção.

Sob um ponto de vista externo, o nível de perturbação deveser igual para todas as empresas mas, de um ponto de vistainterno, o nível de perturbação que um tal evento podeprovocar numa dada empresa dependerá de quão bempreparada esta estiver para reagir ao que acontece. Porexemplo: Se uma empresa dispuser de inventário adequadode matéria-prima e de produtos acabados poderá ter apossibilidade de prosseguir as vendas, enquanto que outra

Page 53: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Management report

file:///D:/PT2013/content/m3.htm[01-08-2013 15:47:24]

empresa com níveis de inventário mais baixos pode sentirdificuldades.

Estes eventos podem ocorrer de repente, com poucaspossibilidades de intervenção da gestão. No entanto, paraalguns deles, é provável que pelo menos algumainformação, retirada da imprensa e apresentada nosRelatórios de Gestão, dê uma indicação do que poderásuceder. O efeito dos acontecimentos mundiais nofuncionamento da empresa será assinalado por um '!' nosRelatórios de Gestão, excepto onde estiverem envolvidos osmercados e a economia.

É importante que leia todas as secções do 'BusinessReport' já que ela pode ser importante para os cálculos dospróprios Relatórios de Gestão; por exemplo, podem ter-sedado alterações nos preços das matérias-primas ou noscustos de desmontagem cotados anteriormente.

A gestão deve ter presente que embora esta espécie deperturbação possa não afectar o mercado consumidordirectamente, ela pode ter um efeito indirecto na confiançados consumidores, o que levará a uma redução dasencomendas.

Note que embora exista a possibilidade de se daremacontecimentos deste género, tal não significa que sevenham a dar.

Page 54: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/content/m4.htm[01-08-2013 15:47:25]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

IntroduçãoO desafioA sua tarefaComo funcionaConceitos geraisComo utilizar este Manual

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingProdução e distribuiçãoGestão recursos humanosFinanças

O relatório de gestãoDecisõesRecursos utilizadosProdutosInformações financeirasInformação sobre o grupo

A folha de decisõesExemplo no ecrã

Tabelas

Notas explicativasWorld Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

A FOLHA DEDECISÕES

Este formulário estabelece todas as decisões que podetomar para controlar o desenvolvimento da empresa.

É essencial que se assegure da correcção da informação queintroduz na Folha de Decisões. Uma vez que esta tenha sidoprocessada, não poderá mudar os valores comunicados.

Eis alguns pontos, simples e básicos, a observar.

No caso das decisões poderem ser positivas ounegativas deverá introduzir o respectivo sinal mais (+)ou menos (-). Se não colocar qualquer sinal o valorserá considerado positivo.Se quiser tomar uma decisão com valor zero, introduzazero.Se introduzir um número inaceitável em termos dasimulação a decorrer (por exemplo, tentar vender duasmáquinas quando só possui uma) o simuladorsubstituirá o valor "errado" pelo valor aceitável maispróximo. Também poderá acontecer que algumasdecisões que pensa implementar não tenham sucesso,por exemplo, pode tentar recrutar cinco operários e sóconseguir três. Diferenças ou erros deste tipo serãoassinaladas por um '*'.Uma tabela dá as unidades, os limites inferiores esuperiores dos valores que podem ser introduzidospara cada item e os respectivos valores supletivos.

Antes do início da simulação, será integrado num grupo deequipas, e ser-lhe-á atribuído um número de grupo e outrode empresa, bem como um código de identificação pessoal.Terá de escrever estes números em todas as Folhas deDecisões, de modo a que o simulador possa saber a quempertencem as decisões que está a processar. Se entrar emcontacto com a ORGANIZAÇÃO, também deverá citar estesnúmeros para que se possa confirmar a identificação.

Terá também de escrever o ano e o trimestre a que sereferem as decisões (próximo trimestre). Quando indicar oano e o trimestre, não se esqueça que são os referentes àsimulação e não os da vida real; lembre-se também que aotrimestre '4' se segue sempre o trimestre '1'.

Page 55: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC Decision Form

file:///D:/PT2013/content/dform.htm[01-08-2013 15:47:26]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingInformaçãoPreçosQualidade dos produtosInvestigação e desenvolvimentoPublicidadeVendasDisponibilidade produtos

Produção e distribuiçãoMaquinaçãoConservação equipamentosSubcontrataçãoMontagemPlaneamento produçãoControlo de qualidadeDistribuiçãoMatéria-primaTecnologias de informação

Gestão do pessoalRecrutamentoFormaçãoSalários e condiçõesGestão de topo

FinançasAcções e dividendosDepósito a prazoEmpréstimosInvestimentos de capitalSeguros

O relatório de gestão

A folha de decisõesExemplo no ecrã

TabelasWorld copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Page 56: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Tabelas de parâmetros e custos1. Demografia2. Custos de marketing3. Custos de agentes e distribuidores4. Custos do web-site

5. Parâmetros de fabrico6. Custos de conservação7. Horas-máquina por turno8. Valorização de produtos rejeitados9. Custos do serviço de garantia

10. Custos de produção

11. Capacidade do contentor12. Parâmetros de transporte13. Compras e armazenagem14. Cálculo do stock médio, etc.

15. Custos do departamento de recursoshumanos

16. Horas por trimestre17. Horas mínimas e salários

18. Custos das máquinas19. Limites financeiros20. Parâmetros financeiros21. Valorizações dos stocks22. Seguros23. Prazos de pagamento de devedores24. Prazos de pagamento a credores

25. Capacidade do web-site26. Requisitos de espaço27. Pegada de carbono

Ou, anterior para -

Introdução

O meio em que a empresa seinsere

O relatório de gestãoWorld Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Tabela 1 Demografia

População(milhões)

PIB ($) percapita

% AcessoInternet

União Europeia (UE) 501 34 222 67,3

Zona de Comércio Livre América doNorte (Nafta) 453 37 315 65,7

Resto do mundo desenvolvido 3504 5 390 23,8

Tabela 2 Custos de marketing

Informação de quotas de mercado € 5 000

Informação de actividades da concorrência € 7 500

Tabela 3Custos de agentes (UE),distribuidores (Nafta) e

distribuidor internet

Apoio mínimo por trimestre € 5 000

Custo de angariação € 7 500

Custo de rescisão € 5 000

Tabela 4 Custos com a Internet

Custo de utilização (% das vendas pelaInternet) 3%

Custo de adesão ao ISP € 7 500

Custo trimestral por porta € 1 000

Custo de rescisão com o ISP € 5 000

Tabela 5 Parâmetros de fabrico por unidade

Produto 1 Produto 2 Produto 3

Tempo de maquinação 60 min. 75 min. 120 min.

Tempo mínimo de montagem 100 min. 150 min. 300 min.

Matéria-prima necessária 1 unidade 2 unidades 3 unidades

Tabela 6 Custos de conservação

Page 57: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

Hora contratada por máquina € 85 por hora

Hora não contratada, por emergência (para além das contratadas) € 175 por hora

Tabela 7 Máximo de horas disponíveis por máquina por trimestreem relação ao número de turnos trabalhado

Número deturnos

Número máximo de horas por trimestreque cada máquina pode trabalhar,acumulando as horas dos turnos

sucessivos

Operários nãoespecializados

necessários paracada máquina

1 576 4

2 1 068 8

3 1 602 12

Tabela 8 Valorização de produtos rejeitados

Produto 1 Produto 2 Produto 3

Valor unitário € 40 € 80 € 120

Tabela 9 Preços do serviço de garantia

Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preço de assistência por unidade € 60 € 150 € 250

Tabela 10 Custos de produção

Custo de supervisão por turno € 12 500

Gastos gerais, por máquina € 3 500

Custo de operação por hora e por máquina € 8

Custo de planeamento por unidade € 1

Custo de inspecção por unidade € 1

Tabela 11 Capacidade do contentor

Produto 1 Produto 2 Produto 3

Capacidade em unidades de produto 500 250 125

Nota: podem ser transportadas cargas mistas

Page 58: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

Tabela 12 Parâmetros de transporte

Custo diário do contentor e tractor tudo incluído € 650

Distância até porto de embarque para Nafta 250 km

Custo de contentor por travessia do Atlântico € 8 000

Distância até ao distribuidor Internet 150 km

Quilometragem máxima diária por viatura 400 km

Tabela 13 Compras e armazenagem

Gastos gerais trimestrais das compras € 7 500

Custo de compra imprevista de matéria-prima preço de ocasião mais 10%

Custo da matéria-prima extra preço de ocasião mais 50%

Armazenagem externa de unidade dematéria-prima € 2,50

Armazenagem externa de unidadecomponente € 3,00

Custo por unidade de produto armazenadona UE e internet € 3,50

Custo por unidade de produto armazenadona Nafta $US 4

Tabela 14 Cálculo de inventário médio trimestral

0,5 x (valor inicial + valor final)

Tabela 15 Custos do departamento de recursoshumanos

Recrutamento Rescisão Treino

Operários especializados € 2 000 € 5 000 € 8 500

Operários não especializados € 1 000 € 2 000 n/a

Consultor de formação outropessoal € 1 000 por dia

Tabela 16 Número máximo de horas por trimestre e por homeme correspondentes subsídios

Número deturnos

Horas-homemao salário

base

Horas-homemao Sábado pagasa (base + 50%)

Horas-homemao Domingo pagas

a(base + 100%)

Subsídiode turno

1. Um 420 + 84 + 72 0

2. Dois 420 + 42 + 72 1/3

Page 59: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

3. Três 420 + 42 + 72 2/3

Tabela 17Número mínimo

de horas,salários, etc.

Número mínimo de horas pagas aos operários nãoespecializados por trimestre 360

Número de horas de greve por semana dos operáriosespecializados 48

Número mínimo de horas pagas aos operáriosespecializados n/a

Salário-hora mínimo dos operários especializados € 9

Salário-hora dos operários não especializados empercentagem do salário-hora base (especializados) 65 %

Tabela 18 Custos das máquinas

Custo de cada máquina (€) 300 000

Taxa de amortização por trimestre 2,50 %

Custo de desmontagem (€) 60 000

Tabela 19 Cálculo dos limites financeiros

Financiamentos Obtidosautorizados

50% de (activo não corrente + inventário)mais 90% de Clientes

menos 100% de (Estado e Outros EntesPúblicos + Fornecedores)

Potencial de crédito

50% de (cotação das acções x número deacções)

menos empréstimos a prazo e limite definanciamentos obtidos

Capacidade de crédito Potencial de crédito + caixa e seus equivalentes

Nota: Todos estes valores são os que constam do Relatório de Gestão do últimotrimestre

Se qualquer dos limites calculado for negativo é-lhe atribuído o valor zero

Tabela 20 Parâmetrosfinanceiros

Custo do controlo de crédito por unidade vendida naUE e na Nafta € 1

Custo do cartão de crédito por unidade vendida naInternet € 1

Custos fixos da fábrica por trimestre € 20 por m2

Taxa de impostos sobre lucros anual 30 %

Page 60: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

Taxas de juro anuais: (baseadas na taxa base do banco central da UEanunciada no último trimestre)

Depósitos a prazo taxa base

Financiamentos Obtidos autorizados taxa base mais 4%

Financiamentos Obtidos não autorizados taxa base mais 10%

Empréstimos a prazo Taxa fixa anual de10%

Tabela 21 Valorização do inventário

Matéria-prima

90% do menor dos três preços (ocasião, 3 e 6 meses)anunciados no último trimestre (convertidos em euros),

vezes o número de unidades em inventário eencomendadas

Componentes

São avaliados pelo preço de custo, com base nosintervalos de variação do Relatório de Gestão do último

trimestre.(os custos reais podem ser deduzidos por interpolaçãoutilizando as percentagens de matéria-prima extra em

cada produto)

Produtos

Para cada produto, 110% do custo total calculado como:

Conteúdo de matéria-prima, valorizada comoacima mas ajustado se for utilizada matéria-primaextra;mais (65% do salário-hora base (nãoespecializados) + a % de subsídio de turno, seexistir) x 4 vezes o tempo de maquinação;mais salário-hora base (especializados) vezes otempo de montagem do produto

Nota: Se transitar inventário do penúltimo para o último trimestre, a valorizaçãoutilizará a média ponderada do inventário inicial com as novas entregas.

Tabela 22 Seguros

Número do plano de seguros Franquia Prémio do seguro

0 100 % sem seguro

1 0,1 % 0,60 %

2 0,2 % 0,35 %

3 0,3 % 0,20 %

4 0,4 % 0,10 %

Nota: A franquia é calculada como:a percentagem indicada do valor do Activo Não Corrente mais Inventário,

como constam do balanço do último trimestre

Tabela 23 Prazos de pagamento de Clientes

Internet 0 dias (cartão de crédito)

Page 61: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

Agentes da UE 60 dias

Distribuidores da Nafta 90 dias

Tabela 24 Prazos de pagamento aFornecedores

APENAS CUSTOS EXTERNOS

(omitidos custos internos e salários)

Os bens ou serviços fornecidos nopróximo trimestre terão de ser pagos

como segue -

Próximo trimestre Trimestre a seguirao próximo

Publicidade 100 %

Fornecedor Serviços Internet 100 %

Agentes e distribuidores 100 %

Serviço de garantia 100 %

Desenvolvimento do website 100 %

Custos com pessoal 100 %

Conservação 100 %

Custos de armazenagem 100 %

Informações Sobre Concorrência 100 %

Seguros 100 %

Outros custos 100 %

Matéria-prima e componentes * 50 % 50 %

Custos de transporte 100 %

Investimentos de capital 100 %

Juros (pagos ou recebidos) 100 %

* Toda a matéria-prima e todos os componentess encomendados no próximotrimestre serão pagos em duas prestações: 50% no próximo trimestre e 50% no

trimestre a seguir ao próximo. O segundo pagamento não será afectado porqualquer variação na taxa de câmbio entretanto ocorrida.

Tabela 25 Capacidade do website

Nota: A carga do website varia de dia para dia e também de hora para hora.Se não tiver capacidade para proporcionar um serviço rápido e eficiente nashoras de ponta, a imagem de marketing da empresa pode declinarsignificativamente. A capacidade do web-site (medida em visitas por hora)depende do número de portas de que dispõe.

Número de portas em paralelo 1 2 5 10 20 50

Capacidade teórica em visitaspor hora 12 24 60 120 240 600

Capacidade real em visitas porhora 2 7 31 81 190 537

Tabela 26 Requisitos de espaço

Utilização do terreno (máximo) 80%

Utilização do espaço da fábrica(máximo) 75%

Maquinação (por máquina) 25 m2

Page 62: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Tables

file:///D:/PT2013/content/tables.htm[01-08-2013 15:47:27]

Montagem (por trabalhadorespecializado) 10 m2

Inventário de matéria-prima (por1000 unidades) 5 m2

Inventário de trabalhos em curso: Produto 1 Produto 2 Produto 3

(m2 necessários por unidade deproduto) 0,25 0,5 1,0

Tabela 27 Pegada de carbono (CO2e)

Aquecimento e iluminação da fábrica(por m2) 50 kWh 9,50 kg

Maquinação (por hora de máquina) 6 kWh 2,82 kg

Montagem (por hora de trabalhadorespecializado) 1 kWh 0,52 kg

Page 63: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

IntroduçãoO desafioA sua tarefaComo funcionaConceitos geraisComo utilizar este Manual

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingProdução e distribuiçãoGestão recursos humanosFinanças

O relatório de gestãoDecisõesRecursos utilizadosProdutosInformações financeirasInformação sobre o grupo

A folha de decisões

Tabelas

Notas explicativasOrganização da equipaEstratégia da empresaMercado de FuturosImagem de marketing dos produtosEstratégia de marketingPlaneamento da produçãoCapacidade do websiteRecrutamento de pessoalMotivação do pessoalCotação das acçõesDecisões alteradas

World copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Organização da equipaA empresa que tem de gerir é complexa e, embora seja fácilcompreender a sua estrutura, existem vários aspectos subtisno modo como funciona.

A segunda parte do manual (O Meio em que a Empresa seInsere) descreve a estrutura da empresa. Ao fazê-lo tem emconsideração as quatro funções de gestão principais:

MarketingProdução e DistribuiçãoGestão de recursos humanosFinanças

Explica como funcionam estas funções e chama à atençãosobre as interacções entre elas.

Um dos principais objectivos desta simulação é ilustrar estasinteracções e demonstrar que, na gestão duma empresa, éfundamental para o sucesso conseguir um equilíbrioadequado: pode consegui-lo com trabalho de equipa, boaorganização e comunicação eficiente.

Para competir com eficiência, a equipa deve organizar-se demodo a assegurar as necessidades de gestão e controle daempresa. O modo como se organizam é deixado ao vossocritério.

Uma das formas é organizarem-se por áreas, em que cadaparticipante é responsável por uma área da gestão. Nestecaso, necessitam, provavelmente, de um director geral queassegure a integração das decisões individuais num todocoerente.

Em alternativa, podem optar por uma estrutura maisflexível, em que todos participam num comité maisalargado.

Não existem restrições quanto às ajudas técnicas quepodem utilizar. Se quiserem utilizar modelos de cálculoencontrarão definições detalhadas na secção sobre oRelatório de Gestão.

Anterior

Estratégia da empresaUma vez delineada a estratégia pode escolher as tácticasque permitirão que tal estratégia funcione. (Se começar aencontrar dificuldades pode sempre rever a estratégia, demodo a torná-la realizável.)

Uma hipótese é -

O Marketing, tendo em conta a situação económica e a

Page 64: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

natureza dos diferentes mercados, prepara um planode marketing. Este deve fornecer previsões dasprováveis vendas de produtos no mercado global.A Produção e distribuição investe em instalações eequipamento, recruta pessoal, compra matéria-prima,organiza a produção e distribui os produtos de modo asatisfazer esta procura.A Gestão de recursos humanos deve verificar se éviável o que o marketing e a exploração planearam, ea que custo, dada a natureza do mercado do trabalho.Finalmente, o departamento financeiro tem queverificar todo o processo a fim de garantir não só que érentável mas que pode ser implementado com osrecursos financeiros da empresa.

Esta é a base do trabalho em equipa - e mostra anecessidade de compromissos para se encontrar a melhorsolução para a empresa, não só a curto prazo, mas tambémuma solução que satisfaça a estratégia a longo prazo.

Lembre-se, está a tentar maximizar o desempenho doinvestimento da sua empresa. A cotação das acções reflecteas perspectivas futuras e, por isso, deve delinear umaestratégia que coloque a empresa na melhor forma possívelao encaminhar-se para o fim da simulação.

Anterior

Mercado de FuturosPode adquirir a matéria-prima básica de três modosdiferentes -

1. por omissão, não encomendando matéria-primasuficiente para satisfazer o plano de produção;

2. no mercado de 'ocasião', a um preço anunciado noúltimo trimestre;

3. no Mercado de Futuros a preços também anunciadosno último trimestre.

As compras por omissão têm muitas probabilidades deserem as mais caras, dado que a compra é feita paraentrega imediata com uma taxa acima do preço no mercadode ocasião.

O método usual é comprar no mercado de ocasião. Noentanto, os preços podem flutuar bastante sob certascondições económicas, pelo que o preço pode ser maiselevado do que o esperado. Também pode ser mais baixo.

O Mercado de Futuros existe para que as empresas possamcomprar com avanço, com preços conhecidos. Nestasimulação, pode encomendar matéria-prima para entrega atrês meses (um trimestre) ou a seis meses (doistrimestres). Não há, no entanto, garantia que, no futuro, ospreços no Mercado de Futuros se venham a revelar mais

Page 65: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

baixos que os do mercado de ocasião; mas, pelo menos, osseus custos são conhecidos adiantadamente, no momentoda compra.

Se pensa que o crescimento económico é elevado e que émuito provável que os preços das matérias-primasaumentem (talvez até a uma taxa mais elevada), comprarno Mercado de Futuros pode ser uma medida proveitosadesde que, do seu ponto de vista, os preços cotados sejamrazoáveis.

Inversamente, se pensa que a economia mundial está aestagnar e que é muito provável que os preços dasmatérias-primas diminuam, isto pode estar já reflectido nospreços cotados no Mercado de Futuros. Se os preços domercado de ocasião podem ainda vir a ser mais baixos é umassunto sobre que terá de reflectir.

Note que a matéria-prima extra não é comprada por esteprocesso, mas apenas a fornecedores de confiança.

Anterior

Imagem de marketing dos produtosCada produto tem uma imagem de marketing que procuramelhorar sempre para aumentar as vendas. Com efeito estaimagem é uma representação da percepção, real oupotencial, que os clientes têm do seu produto num dadomercado.

A imagem dum produto é estabelecida ao longo do tempocomo resultado dum número de factores de importânciavariável e em relação a factores similares dos produtos dosseus concorrentes. Incluem -

qualidade da gestãoformação do pessoalnúmero de agentes e de como são apoiadospublicidade à empresa e aos produtosconcepção, qualidade e fiabilidade dos produtospreços e relação 'qualidade/preço'disponibilidade dos produtoscapacidade das máquinas e respectiva fiabilidadecapacidade de montagem e atenção aos detalhesmotivação dos empregados;qualidade do website

Muitos destes factores estão sob seu controlo directo edevem fazer parte da sua estratégia de marketing (verabaixo).

Como a imagem resulta de muitos factores, que podemvariar ao longo do tempo, não é fácil alcançar um equilíbrioadequado. Alguns factores têm de ser considerados em

Page 66: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

conjunto - por exemplo, não parece que poderá conduzir abons resultados debitar um preço elevado por um produtode má qualidade. Por outro lado, os clientes potenciaispoderão estar preparados para esperar por um produto dealta qualidade que é vendido a um preço correcto.

[utilize o botão 'Anterior' do navegador ou a tecla'Backspace' para regressar]

Estratégia de marketingO departamento de marketing da empresa é responsávelpela criação da procura para os produtos e pela sua vendaem concorrência com as empresas rivais. Para ser bemsucedido, tem de analisar o mercado e a concorrência,preparar planos estratégicos de marketing e tomar decisõespara os pôr em prática, tanto a longo como a curto prazo, etrabalhar com os outros departamentos da empresa demodo a assegurar que as vendas serão lucrativas.

Combinando a informação económica e comercial disponívelcom as conclusões que pode ter tirado do histórico daempresa e com a sua experiência na respectiva gestão atéaqui, deverá ser capaz de preparar um plano de marketingdetalhado para cada um dos produtos. Deve ter emconsideração -

PreçosPolítica de design e fiabilidade dos produtosPlaneamento da publicidadePolítica para agentes e distribuidoresPolítica para o mercado da InternetDisponibilidade dos produtos

A preparação deste plano implica que tenha expectativassobre o número de encomendas que deverá receber paracada produto. Deve utilizar estas previsões para discutir oplano com os outros departamentos da empresa. É muitoimportante que o departamento de marketing trabalheintimamente com o da produção, fornecendo as melhoresprevisões de procura possíveis para que as quantidadesadequadas sejam enviadas para os diferentes mercados. Osproblemas de produção que afectem a disponibilidade dosprodutos tornar-se-ão também problemas do marketing etêm de ser resolvidos por mútuo acordo.

A maioria dos factores de marketing, (por ex.: publicidade,qualidade, comissões de vendas, etc.) está sujeita à lei dosrendimentos decrescentes pelo que o aumento doinvestimento em tais factores não produz necessariamenteum aumento proporcional das vendas.

Também deve ter em consideração as actividades daconcorrência. Isto só pode ser feito tentando prever comose comportarão no futuro e reagindo de acordo.

Page 67: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

Como em muitos outros aspectos, pode não existir umaúnica melhor resposta. Por exemplo, pode ter êxito tantouma estratégia de exclusividade (preço elevado, qualidadeelevada) como uma estratégia de abundância e baixo preço.No entanto, uma estratégia pode demorar mais tempo aalcançar êxito do que outra.

Anterior

Planeamento da produçãoTerá de trabalhar com o departamento de marketing paraassegurar que as previsões de vendas podem ser satisfeitaspor um fluxo suficiente de produtos, tanto a curto como alongo prazo. Tal implica trabalhar também com odepartamento de pessoal para assegurar que há mão-de-obra suficiente para a tarefa a um custo razoável. E implicaainda um correcto planeamento a prazo para assegurar quehá máquinas suficientes e uma eficiente compra de matéria-prima.

O plano de produção deve ser preparado em cooperaçãocom o departamento de marketing, dado que devereconciliar as previsões de vendas que o departamentoelaborou com a capacidade do departamento de produçãofabricar os produtos para entrega nas diferentes áreas.Lembre-se, no entanto, de modificar as previsões de procurado marketing:

a) Adicionando as encomendas em atraso do últimotrimestre;

b) Subtraindo o inventário de produtos não vendidos e emarmazém, do último trimestre (excepto o inventário de queserá dado baixa caso decida introduzir um grandemelhoramento).

Um plano de produção equilibrado terá em conta osrecursos disponíveis e considerará todos os factores quecondicionam a respectiva utilização.

Controlo de qualidade

Os produtos defeituosos que chegam aos clientes e sãodevolvidos para reparação nos termos da garantia afectam aimagem dos produtos e, por conseguinte, a sua capacidadede os vender com sucesso no futuro.

Compra de matéria-prima

A capacidade de comprar nas melhores condições dependeda validade das previsões de vendas dos produtos, dautilização dos indicadores económicos para prever comoevoluirá o preço da matéria-prima e de uma estratégia decompras sensata.

Anterior

Page 68: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

Capacidade do websiteO volume de tráfego na Internet varia bastante e, por isso,haverá períodos prolongados em que o sistema estarásubutilizado; mas também vai haver períodos curtos deutilização intensa em que a carga se aproxima ou excede acapacidade.

A capacidade do sistema para aguentar as horas de ponta éum ponto crítico da imagem de eficiência que deve procurartransmitir aos seus potenciais clientes. A falta de capacidadenos picos tem um efeito negativo na imagem de marketingda empresa.

Claro que a capacidade que deve disponibilizar depende dotráfego que antevê para as horas de ponta - o que implicaque a sua decisão é o resultado duma previsão; no entanto,dada a natureza irregular do tráfego, essa capacidaderaramente será utilizada ao máximo.

A nota 'detalhe importante' fornece mais ajuda sobre comodeterminar a capacidade apropriada.

Qualidade do website

O software também é muito importante. Sustenta aeficiência do sistema e pode melhorar a imagem demercado. Os visitantes do website sentir-se-ão encorajadosa comprar os seus produtos pela impressão que o site der.

A actualização do software, para manter a informaçãorelevante e apresentar uma imagem moderna, é uma tarefacontínua, e tem que decidir trimestralmente quanto vaigastar. O dinheiro é gasto em especialistas de programaçãoe design e em ferramentas de software. Quanto mais gastarem comparação com as empresas rivais, maior realce terá asua empresa e maior sucesso terá o marketing no mercadoInternet.

A opinião dos consumidores utilizadores de computadoressobre o website é expressa através da atribuição de'estrelas' pela facilidade de utilização, capacidade de cativar,etc. Um investimento elevado regular aumenta o número de'estrelas'. Um investimento pequeno ou nulo pode provocara perda de 'estrelas'.

Anterior

Recrutamento de pessoalO departamento de gestão dos recursos humanos deveacompanhar a evolução do mercado do trabalho. Em

Page 69: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

conjunto com os outros departamentos funcionais poderáfazer previsões das necessidades de mão-de-obra e tomaras medidas necessárias para assegurar a sua satisfação;poderá também fazer com que os que trabalham para aempresa o façam nas melhores condições que puderem serproporcionadas. Qualquer decisão de recrutar, treinar oudespedir pessoal deve ser tomada em conjunto pela equipade gestão.

O sucesso no recrutamento depende do nível médio deremuneração actual do pessoal que já emprega (e nãoapenas do salário base), da formação que o pessoal recebe,da qualidade dos produtos fabricados e da eficiência dodepartamento de pessoal, tudo em comparação com osmesmos factores das outras empresas.

O recrutamento é também fortemente dependente do nívelde desemprego existente. Se o desemprego for elevado, orecrutamento tornar-se-á mais fácil. Se o desemprego forbaixo, o recrutamento pode tornar-se muito difícil edependerá da sua habilidade para aliciar trabalhadores deoutras empresas, o que poderá conduzir a uma certainstabilidade no mercado de trabalho.

O treino de trabalhadores desempregados e nãoespecializados é mais caro do que o recrutamento depessoal já formado, mas garante a obtenção do número detrabalhadores treinado e que os mesmos permanecem naempresa pelo menos um trimestre após a conclusão dotreino. Decorrido esse trimestre, podem ser cativados pormelhores condições noutras empresas.

Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores emnúmero suficiente, tem que assegurar um custo equilibradoda força de trabalho. É importante o salário base que decidepagar, mas o modo como os trabalhadores são tratadospode ter também um efeito significativo sobre os lucros. Ospagamentos pelas horas extraordinárias e pelos turnospodem ser controlados para manter os custos baixos, masestes factores só podem ser geridos eficientemente nocontexto das condições económicas actuais e dasnecessidades dos departamentos de marketing e produção.

Anterior

Motivação do pessoalTodos os tipos de trabalhadores podem sair da empresa porreforma, doença ou porque vão trabalhar para empresasrivais que parece estarem a oferecer melhores condições. Osmotivos principais das saídas não são apenas os baixosganhos médios, mas também o excessivo trabalhoextraordinário, o despedimento de colegas, a fraca qualidadedos produtos, a má gestão e a formação inadequada, tudoem comparação com as outras empresas.

É portanto essencial que a GRH trabalhe como parte da

Page 70: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

equipa de gestão, de modo a assegurar que os requisitos demão-de-obra sejam cumpridos e que aqueles que trabalhampara a empresa o façam nas melhores condições que elapossa proporcionar.

Tanto como assegurar que dispõe de trabalhadores emnúmero suficiente, tem que gerir o custo da mão-de-obratentando ao mesmo tempo mantê-la motivada. Embora sejamuito importante o salário base que decide pagar, o modocomo os trabalhadores são tratados pode ter também umefeito significativo sobre os lucros. Os pagamentos pelashoras extraordinárias e pelos turnos podem ser controladospara manter os custos baixos, mas estes factores só podemser geridos eficientemente no contexto das condiçõeseconómicas actuais e das necessidades dos departamentosde marketing e produção.

Uma equipa de gestão eficiente pode motivar ostrabalhadores de todos os níveis. Isto depende não apenasda qualidade dos gestores, mas também da formação que édada a todos os empregados.

É difícil saber exactamente quantas horas de formaçãodevem ser dadas, ou são necessárias, mas é uma formaimportante de fazer sentir aos empregados que a empresaconta com eles e que está preparada para investir para quetrabalhem ainda melhor.

Uma força de trabalho bem treinada e altamente motivadanão aparece num balanço típico, mas pode ser maisimportante que outros activos mais tangíveis.

Anterior

Cotação das acçõesA empresa é financiada pelo capital dos accionistas, sob aforma de acções de valor nominal de €1 Euro, que sãocotadas na Bolsa de Valores. As últimas cotações das acçõesde todas as empresas são apresentadas todos os trimestresno Relatório de Gestão.

A cotação das acções é influenciada por vários factores, queincluem:

Capital Próprio e Passivo da empresa (capitaispróprios)Rentabilidade actualPolítica de dividendos (dividendos baixos ou comgrandes flutuações têm um efeito negativo)Liquidez (e potencial de crédito)Capacidade de pagar os encargos com jurosDisponibilidade e utilização de recursos (físicos,financeiros e humanos)Potencial de mercado e dos produtos (as vendaspodem aumentar?)

Page 71: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

Qualidade e fiabilidade dos produtos (e esforço de I&D)Capacidade de satisfazer as encomendas rapidamenteEstado geral da economiaTaxa de juro actual do banco central

Qualquer decisão de emissão de mais acções, ou derecompra e cancelamento de acções, terá impacto nacotação das mesmas. Em geral, a compra de grandes lotesde acções subirá a cotação e, inversamente, a venda deacções diminuirá a respectiva cotação. O efeito dependeráda reacção do mercado.

Uma empresa rentável e bem gerida muito dificilmente teráqualquer problema. Os fundos gerados por uma emissão deacções serão vistos como auxiliares de expansão ouredutores de empréstimos caros. As recompras serão vistascomo um modo de utilizar fundos em excesso paraaumentar os dividendos por acção. Por outro lado, umaempresa não rentável ou com fracas perspectivas sofrerá,muito provavelmente, uma queda no valor total de mercado.O mercado desconfiará de más aplicações para os novosfundos ou que as recompras são apenas um meio de reduziros pagamentos de dividendos.

Anterior

Decisões alteradasExistem três motivos para que uma decisão não sejaapresentada com o valor pretendido:

1. Não foram recebidas as suas decisões, ou estavamilegíveis, pelo que foram introduzidos os valoressupletivos, como definidos na Folha de Decisões,tendo sido imprimido um sinal mais (+) comoindicador de erro.

2. A decisão não era válida em termos da simulação: porexemplo -

tentar despedir 5 operários especializadosquando só tem 4;

tentar comprar uma máquina quando a suacapacidade de crédito é inadequada;

uma decisão não produziu o efeito desejado.Por exemplo, poderá só ter conseguido recrutartrês operários especializados quando tentavarecrutar cinco.

Em tais casos o simulador terá modificado a suadecisão para o valor possível mais próximo eimprimirá um asterisco (*), no Relatório de Gestão,imediatamente a seguir ao número modificado.

3. Pode ter-se dado um acontecimento imprevisível(mostrado por !) tratado pelo seguro (se tivercobertura), que tornou a sua decisão impossível de

Page 72: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Guidance notes

file:///D:/PT2013/content/most.htm[01-08-2013 15:47:27]

executar. Terá sido utilizado o valor possível maispróximo.

Detalhe importante

Se um número for diferente sem qualquer motivo aparente,contacte imediatamente a ORGANIZAÇÃO. Possíveis errosoriginados na transmissão/recepção dos dados relativos àsDecisões (por exemplo corrompimento de ficheiros), só podem sercorrigidos se forem comunicados no prazo de 24 horas após adisponibilização dos Relatórios de Gestão. Torna-se claro ser damáxima importância a conferência das decisões reproduzidas norelatório.

Anterior

Page 73: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/mf.htm[01-08-2013 15:47:28]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagem ♦Matéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 74: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

IntroduçãoO desafioA sua tarefaComo funcionaConceitos geraisComo utilizar este Manual

O meio em que a empresa seinsere

Caracterização económicaAcontecimentos mundiais

MarketingProdução e distribuiçãoGestão recursos humanosFinanças

O relatório de gestãoDecisõesRecursos utilizadosProdutosInformações financeirasInformação sobre o grupo

A folha de decisõesExemplo no ecrã

Tabelas

Notas explicativasWorld Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Detalhes importantes sobre como utilizareste manualA 'moldura' do lado esquerdo contém sempre um índiceonde pode fazer clique.A parte relevante do manual aparece, e pode deslizar, na'moldura' do lado direito, como agora.

Ao escolher uma das secções principais (por exemplo, 'Omeio em que a empresa se insere'), o índice altera-se a fimde exibir as escolhas possíveis para essa secção.

As partes principais do manual são apresentadas com umfundo azul/verde pálido. Existem referências cruzadas comhiperligações para outras partes relevantes do manual.

Além disso existem ligações a páginas adicionais -

As notas explicativas que proporcionam ajuda decarácter genérico sobre vários tópicos importantes esão apresentadas com um fundo amarelo pálido.As notas de detalhe, que contêm detalhes técnicos(como aqui), são apresentadas em caixas ou painéis,com um fundo azul/verde pálido.Tabelas de vários parâmetros fixos (por ex. custos)

Estas páginas opcionais, substituem a página principal (dolado direito). Utilize a tecla 'backspace' (ou o botão 'Anterior'do navegador) para refazer o seu percurso.

Se preferir, e estiver a trabalhar num ecrã grande, podeabrir estas páginas adicionais numa nova janela fazendoclique com o botão do lado direito. Pode depois mover eredimensionar as janelas. Podem ser deixadas no ecrã parareferência ou pode fechá-las do modo habitual (X).

Também pode abrir qualquer outra página (por ex. Tabelas)noutro separador ('tab') e comutar entre a página principal eestas páginas.

O manual está optimizado para uma resolução 1024x768.Premir F11 maximiza a área utilizável. Em alternativa, poderemover temporariamente uma ou mais barras deferramentas (por ex. a barra de estado).

Note que, actualmente, o manual não dispõe de índiceremissivo. Pode, no entanto, pesquisar cada uma dassecções principais utilizando a funcionalidade de localizaçãodo navegador ('Editar' e depois ´Localizar'; ou utilize'Ctrl+L').

Anterior

Detalhes importantes sobre Taxas de CâmbioA taxa de câmbio é cotada em Euros (€) por Dólar (US$),

Page 75: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

isto é, o preço pago em Euros por um Dólar.Quando o custo em euros de um dólar estiver a diminuirpagará menos euros por dólar o que significa que o euroestá a subir em relação ao dólar; poderá prever umaredução das vendas na zona dólar (se todos os outrosfactores se mantiverem iguais). Se o custo em euros de umdólar estiver a aumentar ocorrerá o efeito oposto.

A taxa de câmbio apresentada é a do fim do último trimestree será utilizada nas operações cambiais ao longo do próximotrimestre. A taxa utilizada no último trimestre (no últimoRelatório de Gestão que recebeu) terá sido apresentada noRelatório relativo ao penúltimo trimestre.

As estatísticas económicas são apresentadas sob formadessazonalizada, de modo que as tendências podem serdeduzidas directamente, sem necessidade de suavização.

Anterior

Detalhes importantes sobre InformaçãoA informação gratuita inclui -

Preços que são apresentados por empresa, produto emercado (UE, Nafta e Internet).Número total de empregados da produção, que serefere apenas aos operários especializados e nãoespecializados.Salário-hora de base para os operários especializadosdecidido por cada empresa.Número total de agentes (UE) e distribuidores (Nafta)no último trimestre.

A informação paga inclui -

Quotas de mercado: para cada um dos seus concorrentes,com base no número de unidades vendidas no últimotrimestre.

Outras actividades das empresas:

Os números para os gastos em publicidade einvestigação e desenvolvimento são totais. Não éapresentada uma análise por produto.A avaliação da qualidade da concepção dos seusprodutos e da dos produtos dos seus concorrentes éapresentada sob a forma de atribuição de 'estrelas'que variam em número entre cinco e uma,respectivamente para um produto superlativamentebem concebido, tecnicamente avançado, muito bemfabricado e um produto obsoleto e mal fabricado. Estainformação é recolhida por meio de painéis deconsumidores e reflecte as vistas do público em geral.As avaliações dos consumidores devem ser encaradascom cuidado pois derivam da análise das discussõessubjectivas entre pequenos grupos de pessoas.A avaliação (baseada no mesmo sistema das 5estrelas) da capacidade de atracção, do poder deinfluenciar e da facilidade de utilização do seu website(se comercializa pela Internet).

Page 76: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Anterior

Detalhes importantes sobre Investigação eDesenvolvimentoTodos os trimestres é apresentado o grau de êxito dainvestigação e desenvolvimento, no fundo da secção'Produtos' do relatório de gestão, com as palavras 'GRANDE','PEQUENO' ou 'NENHUM'.

Tem de ter sido comunicado um grande melhoramento antesde o poder aplicar. Se iniciar o processo de introdução dumgrande melhoramento antes de ter sido comunicado, oprocesso avança com o saldo do inventário existente massem a correspondente vantagem de marketing.

Um grande melhoramento só é comunicado uma vez. Se nãoo introduzir no próximo trimestre o departamento de I & Diniciará um novo projecto, relatando, daí para a frente, osprogressos com este relacionados. Neste caso, não sedeverá esquecer que tem um melhoramento em carteiraainda não introduzido.

Os grandes melhoramentos que não são imediatamenteintroduzidos não desaparecem. Continuarão disponíveis atéao trimestre em que decidir introduzi-los. Contudo, se o nãofizer rapidamente, verificará provavelmente que as empresasrivais aparecerão com melhoramentos semelhantes eaproveitarão a vantagem de marketing.

Pode acontecer guardar um grande melhoramento por tantotempo que, entretanto, seja comunicado outro. Neste caso,quando introduzir um, introduzirá automaticamente os dois,conseguindo assim um maior efeito de marketing.

A introdução de novos melhoramentos não afecta a carteirade encomendas em atraso que possa ter.

Os pequenos melhoramentos são um subproduto dainvestigação, a caminho de um grande melhoramento, e nãointerferem com o progresso dessa investigação.

O processo de introdução dum grande melhoramento é oseguinte:

Todos os trimestres tem de decidir o investimento emI & D para cada um dos produtos.Após certo número de trimestres estes investimentostêm resultados e o departamento de I & D comunicaum grande melhoramento para um dos produtos.No próximo trimestre ou num trimestre posteriordecidirá introduzir esse melhoramento. É importanteponderar os benefícios de marketing dum produtomelhorado contra as perdas potenciais das receitas devendas, resultado do saldo do inventário do produtoobsoleto. Claro que isto depende da quantidade eminventário desse produto.Uma vez tomada a decisão, todo o inventário daqueleproduto será saldado, no início do próximo trimestre,a preço de valorização, fora do mercado normal.O departamento de produção começa a fabricar o novoproduto e o marketing começa a vendê-lo.Os painéis de consumidores tomam contacto com onovo produto e podem rever a respectiva classificaçãode estrelas.

Anterior

Page 77: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Detalhes importantes sobre Agentes e DistribuidoresSe não tiver agentes e/ou distribuidores a trabalhar para sina UE e/ou na NAFTA será muito difícil a comercialização sócom a Internet. Se quiser nomear alguns, deverá decidir umtrimestre antes quantos agentes e distribuidores pretendetentar nomear e qual o apoio financeiro e as comissões queoferece, para que saibam quais as condições com quepodem contar. O apoio financeiro e as comissões acordadasentrarão em vigor quando os agentes e distribuidorescomeçarem a operar no mercado e são a chave para o êxitona nomeação e conservação dos mesmos.

Caso queira rescindir com algum agente e/ou distribuidortambém terá que o notificar com um trimestre deantecedência.

Há custos de recrutamento e de rescisão de agentes edistribuidores.

O mesmo se aplica às operações Internet, mas só necessitade um agente de distribuição. Este é nomeadoautomaticamente quando começa a comercializar através daInternet e, caso cancele este serviço, é automaticamenterescindido.

Se a empresa vai começar a comercializar via Internet pelaprimeira vez, tem de decidir de quantas portas Internet vaidispor o website. Tomar esta decisão significa o início daoperação por intermédio dum Fornecedor de ServiçosInternet (ISP). O distribuidor é recrutado automaticamente.As encomendas começarão a surgir no trimestre a seguir aopróximo.

Começar a operar no mercado da Internet tem umsubstancial custo de adesão e também, pelo menos, umpagamento mínimo de apoio ao distribuidor.

Terminar com o mercado da Internet tem um trimestre deaviso prévio, e deverá introduzir '0' (zero) no número deportas disponíveis.

As comissões pagas aos agentes na UE são calculadas combase no valor das encomendas recebidas. As comissões dosdistribuidores na NAFTA são calculadas com base no valordas vendas efectuadas. O Distribuidor Internet recebe umapercentagem do valor total das vendas. Os agentes edistribuidores são sensíveis à remuneração que recebemquando comparados com a operação na Internet. Sesentirem que a operação na Internet está a competir comeles de forma injusta e a minar os respectivos lucros ficarãoinsatisfeitos e poderão abandonar a sua organização. Estasituação pode ser controlada pelo nível das comissões pagas.

A capacidade do website "tratar" os potenciais clientes emhoras de ponta é crítica para a imagem da empresa. Opúblico que não consegue aceder por falta de capacidade vaiprocurar outros sites. Estão disponíveis estatísticas paraexaminar a situação e tomar as decisões que acharnecessárias. Adicionar portas extra ao sistema existenteapenas terá um impacto parcial no número de encomendasrecebidas no trimestre em que as portas são postas afuncionar.

Anterior

Page 78: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Detalhes importantes sobre o website

Começar a operar na InternetSe a empresa pretender começar a comercializar viaInternet, terá de montar a operação com um trimestre deavanço decidindo de quantas portas vai dispor o website. Aotomar esta decisão pela primeira vez, incorre num custo deadesão. O sistema estará disponível para utilização notrimestre a seguir ao próximo.

No decorrer deste trimestre preliminar, nomeará umdistribuidor e terá de decidir o valor do apoio financeiro;caso contrário será pago o mínimo. Também existe um custode estabelecimento do distribuidor.

Terá necessidade de conceber e desenvolver software para owebsite. Isto demora um trimestre a executar e, por isso,tem de tomar uma decisão sobre os custos dedesenvolvimento ao mesmo tempo que decide a capacidadeque pretende.

Capacidade do websiteNão é linear a decisão sobre quantas portas instalar. Aprocura do website variará consideravelmente de dia paradia e também ao longo do dia. Se não tiver possibilidade defornecer um serviço rápido e eficiente aos visitantes nashoras de ponta, a sua imagem de marca poderá declinaracentuadamente.

Adicionar uma porta à capacidade do sistema, significa queadiciona esta capacidade 24 horas por dia. Uma única portaisolada tem muito mais dificuldade em tratar o tráfegovariável dum website do que um sistema de várias portas.Por exemplo, uma capacidade média realística para umaúnica porta é apenas cerca de um quinto da capacidade queteria se o tráfego fosse constante. Com o aumento donúmero de portas a funcionar em paralelo a capacidademédia aumenta mais que proporcionalmente, porque o maiornúmero de portas torna mais eficiente a respectivautilização. Com um grande número de portas a médiaaproxima-se da capacidade nominal máxima.

A tabela seguinte serve de guia para a relação entre portas eserviço.

Número de portas 1 2 5 10 20 50

Capacidade médiateórica(número de visitaspor hora)

12 24 60 120 240 600

Capacidade prática(número de visitaspor hora)

2 7 31 81 190 537

Se pretender terminar as vendas pala Internet, deveintroduzir '0' (zero) no número de portas. Como esta decisãoexige um pré-aviso de um trimestre, as portas existentescontinuarão a funcionar até ao fim do próximo trimestre.Terá de pagar custos de encerramento tanto ao ISP como aodistribuidor.

Anterior Marketing ou Produção e Distribuição

Page 79: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Detalhes importantes sobre RecrutamentoDado o tempo necessário para a colocação de anúncios epara as entrevistas, os novos trabalhadores não começarãoa trabalhar antes do início do trimestre a seguir ao próximo.O custo do recrutamento inclui os custos dos anúncios e dasentrevistas.

Como alternativa ao recrutamento directo de pessoal comexperiência, o pessoal não especializado desempregado podeser treinado até ao nível exigido para os trabalhadores damontagem. O formação é dado na escola da empresa, nafábrica. Isto limita o número de formandos a nove portrimestre. Depois da decisão de treinar pessoas, estascomeçam a receber formação no início do próximo trimestre,concluem o curso e ficam prontas a trabalhar no início dotrimestre a seguir ao próximo. O custo do formação inclui ossalários dos formandos e dos formadores e o custo dosmateriais. O formação é mais caro do que o recrutamento,mas garante a obtenção do número de pessoas treinado eque elas permanecem na empresa pelo menos um trimestreapós a conclusão da formação.

Os operários especializados podem ser despedidos tomandoa decisão apropriada. A decisão de despedimento implicaráum pré-aviso que terá lugar no início do próximo trimestre,continuando o pessoal a trabalhar até ao fim dessetrimestre, altura em que abandona a empresa. O pessoalque despedir receberá uma indemnização. O despedimentode trabalhadores tem tendência a deixar os restantesinquietos e desmotivados.

As mesmas causas gerais que influenciam os operáriosespecializados e os levam a deixar a empresa para irtrabalhar na concorrência também criarão descontentamentonaqueles que ficam, provocando possivelmente agitação egreves nas linhas de montagem. A notificação oficial degreve por parte do sindicato é dada em determinadotrimestre, indicando o tempo de paralisação (em semanas).Após esta notificação, a greve iniciar-se-á no início dopróximo trimestre (independentemente de quaisqueralterações que decida realizar, tanto no que se refere asalários como a outras condições), envolvendo todos osoperários especializados. Os operários das máquinas nãopertencem ao mesmo sindicato e ficam normalmentesatisfeitos por continuarem a trabalhar e beneficiarem dequalquer eventual aumento salarial ou melhoria de condiçõesconseguido pelos operários especializados.

Quando os operários especializados entram em greve onúmero total de horas passíveis de laboração é reduzido de48 horas por homem e por semana de greve (trinta e cincodo horário base, sete horas de trabalho aos Sábados e seishoras de trabalho aos Domingos).

O número de horas disponíveis também pode ser reduzidopor absentismo. No caso dos operários não especializadosnão tem efeito aparente, mas o absentismo dos operáriosespecializados pode afectar a produção. Podem perder-sehoras de montagem por causa de doenças genuínas, dedesinteresse causado por um excesso de horasextraordinárias, de pouca motivação causada pela baixaqualidade dos produtos e pela gestão insatisfatória.

Os trabalhadores da montagem podem ficar doentes ousofrer acidentes graves que os impeçam de trabalhar por umperíodo significativo de tempo. Quando isto acontece,continua a pagar-lhes normalmente, mas os respectivoslugares são ocupados por trabalhadores contratados a umaagência que cobra o dobro do salário da montagem. O custocom os trabalhadores da agência pode ser coberto pelo

Page 80: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

seguro.

As reduções do número de máquinas ou de turnosprovocarão um excesso de operários não especializados.Devido a um acordo com o Sindicato, só metade destestrabalhadores pode ser despedido no início do próximotrimestre. Aqueles que, devido a este acordo, não podem serdespedidos, não obstante continuarem em excesso, sãodistribuídos por outros postos de trabalho da fábrica eremunerados com os mesmos salários dos seus colegas nãoespecializados que operam com as máquinas. Metade desteexcesso de pessoal é então despedido no início do trimestrea seguir ao próximo e assim sucessivamente até saíremtodos, salvo se um aumento do número de máquinas ou deturnos lhes der a possibilidade de serem incorporados emtrabalho produtivo no departamento de máquinas. Aostrabalhadores não especializados que são despedidos é pagauma indemnização.

Anterior

Detalhes importantes sobre RemuneraçõesOs operários especializados e os operários não especializadossão pagos até um máximo de horas por pessoa pelossalários-hora básicos. Para além desse máximo, este salário-hora é aumentado para horas adicionais feitas em trabalhoextraordinário obrigatório: aos Sábados com mais 50% eaos Domingos com mais 100%. Não é necessário tomarqualquer decisão em relação ao trabalho extraordinário, umavez que isso será feito automaticamente a um nível inferiorde gestão. As horas normais são gastas em primeiro lugar,depois as horas de Sábado e, finalmente, as horas aoDomingo, até aos limites apresentados. Para além destashoras não poderá ser realizado mais trabalho, mesmo que asnecessidades de produção sejam maiores.

Os operários especializados trabalham num único turno,embora possam fazer horas extraordinárias até ao limiteexpresso na Tabela 16. São pagos pelo salário-hora básicode um único turno. Não é garantido aos operáriosespecializados um número mínimo de horas de trabalho,mas existe um acordo com o sindicato estipulando que aremuneração semanal média dos operários especializados(baseada no número de semanas de trabalho efectivo,dentro de um máximo de 12 possíveis por trimestre) nãopode ser inferior à dos não especializados e, no caso deexistir qualquer diferença, ela será regularizada porpagamentos adicionais.

Os operários não especializados são pagos a um salário-horabásico que é estabelecido como uma proporção fixa dosalário-hora básico dos operários especializados, comoacordado com o sindicato.

Se decidir trabalhar a dois ou três turnos, todas asmáquinas trabalharão com o pessoal completo em todos osturnos e os salários-hora básicos para os operários nãoespecializados são aumentadas com um subsídio de turno.

A Tabela 16 estabelece o número máximo de horas que umapessoa pode trabalhar e os salários-hora aplicáveis. Osoperários não especializados são pagos pelas horas queefectivamente trabalham, mas, em cada trimestre, égarantido um mínimo de horas de trabalho por pessoa. Osoperários não especializados são pagos pelo tempo que asmáquinas estão paradas, mas só por avaria ou reparação. A

Page 81: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

conservação das máquinas é feita quando a fábrica não estáem laboração.

Qualquer decisão de aumento do orçamento de gestão seráimplementada no início do próximo trimestre; uma reduçãoexige um pré-aviso de um trimestre e estará limitada a 10%em cada trimestre.

Anterior

Detalhes importantes sobre FinançasNo início do próximo trimestre, a situação da sua contabancária (ou financiamento obtidos), como consta noBalanço do último trimestre, será imediatamente ajustadaem função de quaisquer movimentos de fundos resultantesde novas decisões que envolvam transacções com acções,empréstimos a prazo, depósitos a prazo e pagamento dedividendos.

Os depósitos a prazo são remuneradas a uma taxa de juroigual à taxa base do Banco Central Europeu para o próximotrimestre, como anunciada no relatório de gestão do últimotrimestre. Os juros são creditados na sua conta bancária nofim do próximo trimestre.

Admite-se que o fluxo de entradas e saídas de caixaresultantes de outras operações se faz a uma taxa constanteao longo de todo o trimestre.

O valor máximo do financiamento obtido autorizado para opróximo trimestre é apresentado no relatório de gestão doúltimo trimestre.

O cálculo dos juros do financiamento obtido, se este existir,é feito com base no saldo inicial revisto (como indicadoacima) e no valor do descoberto no fim do próximotrimestre. Podem aplicar-se diferentes taxas de juro emcada um dos casos, dependendo do montante do descobertoestar acima ou abaixo do respectivo limite.

Qualquer descoberto existente no fim do próximo trimestreincluirá os juros debitados e isto poderá, por vezes, elevar orespectivo montante acima do limite autorizado, ainda queos juros tenham sido calculados à taxa mais baixa.

O valor total de um empréstimo a médio prazo (ou o reforçode um já existente) que pode ser conseguido num trimestre,está limitado pelo seu potencial de crédito. Este varia emcada trimestre e depende da cotação das acções na Bolsa,do montante de empréstimos a médio prazo já existentes edo limite do financiamento obtido definido pelo banco. Opotencial de crédito para o próximo trimestre vemapresentado no relatório de gestão do último trimestre.

Os juros dos empréstimos a prazo têm uma taxa fixa e sãocalculados a partir do primeiro dia de cada trimestre.

Anterior

Page 82: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Detalhes importantes sobre SegurosQuando ocorre um incidente, tal é indicado no relatório degestão pelas seguintes formas -

A perda física de matéria-prima ou de inventário deprodutos é exibida directamente no relatório.Perdas em tempo de maquinação e tempo demontagem são indicadas, respectivamente, em Tempode Paralisação e Absentismo e não são separados dasperdas por problemas menores e rotineiros.Produtos perigosos ou nocivos para o meio ambienteestão incluídos no Serviço de Garantia e representamgeralmente grandes quantidades.

Se ocorrer um incidente em algum dos casos acima, osímbolo "!" aparecerá ao lado do respectivo número, norelatório de gestão.

O total dos custos com acidentes é somado numa únicaparticipação ao seguro, por trimestre, e se esse valor formaior que a franquia que decidiu suportar, a diferença ser-lhe-á paga imediatamente.

Se não estiver coberto por um seguro não poderá preenchera participação e não receberá qualquer tipo de compensação.

Os prémios de seguro são calculados como umapercentagem do valor do Activo Não Corrente e doInventário constantes do Balanço do último trimestre. Estapercentagem varia com a proporção do risco que estiverpreparado para suportar (franquia).

Quanto maior for a proporção do risco que estiver preparadopara suportar, menor será o prémio a pagar sobre o valor aser coberto.

Estão disponíveis quatro planos em que a proporção do riscoque a empresa assume cresce sucessivamente de 0,1% a0,4%. A tabela apresenta o prémio correspondente empercentagem que a empresa de seguros cobrará para cobriro restante valor seguro.

Anterior

Mais detalhes sobre definições de rubricas do balanço

MáquinasO valor das máquinas apresentado no balanço do penúltimotrimestre, menos o valor líquido de amortizações dequaisquer máquinas vendidas no último trimestre, esteresultado reduzido das amortizações à taxa de amortizaçãotrimestral; mais o valor das máquinas compradas no últimotrimestre.

inventário de produtosO número de unidades de cada produto existentes nosarmazéns multiplicado pela respectiva valorização.

Inventário de componentesO número de unidades de cada componente existentes eminventário ou encomendadas, multiplicado pelo respectivopreço de custo.

Page 83: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

Inventário de matéria-primaÉ o número de unidades de matéria-prima em inventário eencomendadas, multiplicado por uma percentagem (Tabela21) do preço mais baixo da matéria-prima (preço corrente, a3 meses ou a 6 meses) anunciado para o próximo trimestreno Relatório de Gestão do último trimestre. Este preço, emDólares, é convertido em Euros pela taxa de câmbioanunciada no último trimestre.

Caixa e bancos e financiamentos obtidosCaixa e bancos inclui depósitos bancários e depósitos aprazo, mesmo que tenha um financiamento obtidos.Note que qualquer financiamento obtidos no fim dumtrimestre inclui os juros debitados relativos a esse trimestre.Como resultado, o descoberto pode ultrapassar ligeiramenteo limite autorizado, mas sem incorrer no agravamento dataxa de juros.

FornecedoresCustos com publicidade, serviço de garantia,desenvolvimento do website, conservação das máquinas,armazenagem, informações, expedição, transportes e mais50% do valor da matéria-prima adquirida (ver Tabela 24).

Prémios de emissãoQuando há uma emissão de acções a um preço superior aovalor nominal de €1, o excedente que lhe corresponde éadicionado a esta conta de resultados transitados.Inversamente, quando há recompra, o prémio total pagoacima do valor nominal é deduzido da mesma conta. Estareserva não pode ser utilizada para pagar dividendos.

Anterior

Mais detalhes sobre práticas contabilísticas

Cobranças e controlo de créditotêm custos associados que são um montante fixo porunidade de produto vendida no mercado Europeu e na Naftae que também estão associados às vendas pela Internet pordespesas com os cartões de crédito (ver Tabela 20).

Vendasfeitas pela empresa são facturadas aos clientes parapagamento. Os montantes devidos mas não pagos antes dofim dum trimestre são transportados no balanço emClientes. Os pagamentos dos diferentes mercados sãoesperados na totalidade dentro dos períodos definidos comoobjectivo na Tabela 23. No entanto, nem todos os clientespagam dentro do prazo pelo que tais objectivos raramentesão alcançados. Tal não se aplica aos clientes Internet quepagam a totalidade com o cartão de crédito (ver abaixo).

Comprasfeitas pela empresa são pagas no trimestre em que seefectua a compra ou num trimestre posterior, caso em que omontante em dívida é transportado no Balanço como passivoem (Fornecedores). A Tabela 24 lista os tipos de comprasque podem ser efectuadas e os prazos de pagamento. Não épossível manipular os Fornecedores para dispor de maisfundos.

Imposto sobre lucros

Page 84: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC - Technical detail

file:///D:/PT2013/content/more.htm[01-08-2013 15:47:30]

aplicado sobre lucros tributáveis a uma taxa dada na Tabela20. O ano fiscal coincide com o ano civil, e é feito umcálculo do imposto no fim do quarto trimestre. O impostocalculado é imediatamente deduzido do lucro da empresa eintroduzido como passivo no balanço, onde permanece atéque é pago automaticamente no segundo trimestre do anoseguinte. As perdas são acumuladas e podem ser deduzidasde lucros futuros para efeitos de impostos.

Page 85: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/inf1.htm[01-08-2013 15:47:31]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercado ♦Actividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços(€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 86: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/inf2.htm[01-08-2013 15:47:31]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas ♦

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 87: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/pp.htm[01-08-2013 15:47:32]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreços ♦EntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 88: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/pm.htm[01-08-2013 15:47:33]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extra ♦SubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 89: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/pd.htm[01-08-2013 15:47:33]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & D ♦Tempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 90: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/mi.htm[01-08-2013 15:47:34]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentos ♦I & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 91: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ad.htm[01-08-2013 15:47:35]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidade ♦PreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 92: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/wd.htm[01-08-2013 15:47:35]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-site ♦Operários especializadosTreinar p/especializadoSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 93: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/arpc.htm[01-08-2013 15:47:36]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidores ♦Matéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 94: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/idpc.htm[01-08-2013 15:47:37]

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 95: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/mgt.htm[01-08-2013 15:47:37]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestão ♦FormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 96: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/sl.htm[01-08-2013 15:47:38]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnos ♦Portas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 97: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/me.htm[01-08-2013 15:47:39]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservação ♦TurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 98: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/sub.htm[01-08-2013 15:47:40]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontratação ♦Agentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 99: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/del.htm[01-08-2013 15:47:40]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregas ♦Introduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 100: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/mat.htm[01-08-2013 15:47:41]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprar ♦ConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 101: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/wp.htm[01-08-2013 15:47:42]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas Internet ♦Desenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadoSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 102: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/fr.htm[01-08-2013 15:47:42]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializados ♦Treinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 103: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ft.htm[01-08-2013 15:47:43]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializados ♦Salário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 104: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/trg.htm[01-08-2013 15:47:43]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadoSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormação ♦Emissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 105: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ipo.htm[01-08-2013 15:47:44]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acções ♦DividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 106: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/div.htm[01-08-2013 15:47:45]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendos ♦Empréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 107: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/td.htm[01-08-2013 15:47:45]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazo ♦Máquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 108: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ln.htm[01-08-2013 15:47:46]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazo ♦Depósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 109: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/bb.htm[01-08-2013 15:47:47]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábrica ♦Plano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 110: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/mb.htm[01-08-2013 15:47:47]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprar ♦Máquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 111: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ms.htm[01-08-2013 15:47:48]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a vender ♦Ampliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 112: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/ip.htm[01-08-2013 15:47:49]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadosSalário-hora baseOrçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de seguros ♦Quotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 113: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

Decision limits etc.

file:///D:/PT2013/content/dtable.htm[01-08-2013 15:47:49]

Decisões Unidades Mínimo Máximo ValorSupletivo

Publicidade €'000 0 99 repetirPreços produtos euros 0 999 repetirEntregas EuropaEntregas NaftaEntregas Internet

número-999

0-999

9999 repetir

Introdução melhoramento sim/não 0 1 (sim) 0Investigação Desenvolvimento €'000 0 99 repetirMontagem produto 1Montagem produto 2Montagem produto 3

minutos100150300

999 repetir

Matéria-prima Extra % 0 100 repetirSubcontratação número 0 9999 0Agentes/distribuidores pretendidos número 0 99 repetirApoio financeiro €'000 5 99 repetirCommissão % 0 99 repetirMatéria-prima a comprar €'000 0 99 0Conservação máquinas horas 0 99 repetirNúmero de turnos número 1 3 repetirPortas Website número 0 99 repetirDesenvolvimento Website €'000 0 999 repetirOperários especializados a recrutar número -9 99 0Operários especializados a treinar número 0 9 0Salário hora operáriosespecializados cêntimos 900 9999 repetir

Orçamento de gestão €'000 30 999 repetirFormadores restante pessoal dias 0 90 repetirEmissão/recompra acções '000 -999 999 0Dividendo a pagar % 0 99 0Empréstimo adicional €'000 0 9999 0Depósito a prazo €'000 -999 9999 0Máquinas a comprar/vender número 0 99 0Ampliar instalações m2 0 9999 0Plano de seguros número 0 4 repetirObter informação sim/não 0 1 (sim) repetir

Page 114: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/id.htm[01-08-2013 15:47:50]

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 115: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/yq.htm[01-08-2013 15:47:50]

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões

Page 116: insere O desafio - Global Management · PDF file · 2018-01-31Manual do Global Management Challenge Introdução file:///D:/PT2013/content/m1.htm[01-08-2013 15:47:16] GLOBAL MANAGEMENT

GMC 2012 Decision form

file:///D:/PT2013/dform/wr.htm[01-08-2013 15:47:51]

GLOBAL MANAGEMENT CHALLENGE

Exemplo de preenchimento -

IdentificaçãoAno e trimestrePublicidadePreçosEntregasIntroduzir melhoramentosI & DTempos de montagemMatéria-prima extraSubcontrataçãoAgentes e distribuidoresMatéria-prima a comprarConservaçãoTurnosPortas InternetDesenvolvimento web-siteOperários especializadosTreinar p/especializadoSalário-hora base ♦Orçamento de gestãoFormaçãoEmissão/recompra acçõesDividendosEmpréstimo a prazoDepósito a prazoMáquinas a comprarMáquinas a venderAmpliar fábricaPlano de segurosQuotas de mercadoActividade das empresas

Utilize o botão 'Anterior' ou a tecla de'backspace' para voltar imediatamenteao manual

World Copyright 2011 - EDIT 515 Ltd, UKSDG – Simuladores e Modelos de Gestão, S.A.

Grupo Empresa ID

Identificação

Ano Trimest.

Período

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

UE

Nafta

Internet

Introduzir melhoramentos

I & D (€'000)

Tempos montagem (min)

Matéria-prima extra (%)

Unidades

Decisões sobre Produtos

Publicidade

Institucional Produto 1 Produto 2 Produto 3

Preços (€)

Entregas

Qualidade

Subcontratar componentes

Agentes UE

Distribuidores Nafta

Distribuidor Internet

Matéria-prima

: ocasião

3 m 6 m

Conservação (hr)

Turnos (1, 2 ou 3)

Portas Internet Desenvol. web-site

Especializ.: recrutar Treinar

Sal. base (cents/hr)

Orçamento gestão Formação (dias)

Acções (emitir/recom.) Dividen. (cents/acção)

Empr. a prazo (€'000) Dep. a prazo (€'000)

Máquinas - comprar Máquinas - vender

Fábrica - ampliar (m2) Seguro (0-4)

Quotas mercado Actividade empresas

Decisões sobre Recursos

Agentes e distribuidores

Número Apoio Comissão %

Operações

Pessoal

Finanças

Informação

Nota: montantes em €'000 ou como indicado

Folha de Decisões