insa lança sinopses sobre estabelecimentos agropecuários e ... · ano i 0 o 201 os dados fazem...

7
BOLETIM INFORMATIVO Ano VI | Nº 08 | OUT 2018 Os dados fazem parte do Censo Agro 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) Com o objetivo de difundir informações e possibilitar conhecimento das características dos estabelecimentos agropecuários, bem como das atividades da Pecuária, Aquicultura e Apicultura no Semiárido brasileiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), lança duas Sinopse, a partir das informações extraídas do Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo IBGE. A publicação sobre os estabelecimentos contém dados sobre: as principais características dos estabelecimentos agrícolas, uso da terra, técnicas de cultivo, sistema de preparo do solo, grau de mecanização, acesso a financiamento e condição legal das terras, levando em consideração o número de estabelecimentos agropecuários que exploram estas atividades e a distribuição espacial das mesmas nos municípios da região. Já a Sinopse referente às atividades da Pecuária, Aquicultura e Apicultura contém informações sobre: Insa lança Sinopses sobre Estabelecimentos Agropecuários e atividades da Pecuária, Aquicultura e Apicultura do Semiárido brasileiro 2017 o número total de bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, caprinos e ovinos, carga média dos animais, e dados sobre piscicultura, carcinicultura e apicultura. As obras fazem parte de um esforço institucional, que é a implantação do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), e objetiva reunir e disponibilizar informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região semiárida. Ainda serão lançadas as sinopses com dados referentes à Agricultura e Produtores que são resultados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE. Censo Agropecuário 2017 O Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a principal e mais completa investigação estatística

Upload: vutram

Post on 12-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

Os dados fazem parte do Censo Agro 2017, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE)

Com o objetivo de difundir informações e possibilitar conhecimento das características dos estabelecimentos agropecuários, bem como das atividades da Pecuária, Aquicultura e Apicultura no Semiárido brasileiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), lança duas Sinopse, a partir das informações extraídas do Censo Agropecuário 2017, divulgado pelo IBGE.

A publicação sobre os estabelecimentos contém dados sobre: as principais características dos estabelecimentos agrícolas, uso da terra, técnicas de cultivo, sistema de preparo do solo, grau de mecanização, acesso a financiamento e condição legal das terras, levando em consideração o número de estabelecimentos agropecuários que exploram estas atividades e a distribuição espacial das mesmas nos municípios da região.

Já a Sinopse referente às atividades da Pecuária, Aquicultura e Apicultura contém informações sobre:

Insa lança Sinopses sobre Estabelecimentos Agropecuários e atividades da Pecuária, Aquicultura

e Apicultura do Semiárido brasileiro 2017

o número total de bovinos, bubalinos, equinos, asininos, muares, caprinos e ovinos, carga média dos animais, e dados sobre piscicultura, carcinicultura e apicultura.

As obras fazem parte de um esforço institucional, que é a implantação do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), e objetiva reunir e disponibilizar informações econômicas, sociais, ambientais e da infraestrutura instalada na região semiárida.

Ainda serão lançadas as sinopses com dados referentes à Agricultura e Produtores que são resultados do Censo Agropecuário 2017 do IBGE.

Censo Agropecuário 2017

O Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a principal e mais completa investigação estatística

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

e territorial sobre a produção agropecuária do país. Visa obter informações sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.

Enquanto as pesquisas mensais e trimestrais sobre agricultura e pecuária disponibilizam dados referentes ao Brasil, grandes regiões e Unidades da Federação, os resultados do Censo Agro são referidos a municípios e a localidades, permitindo agregações e análises de diferentes recortes territoriais, como unidades de conservação ambiental, terras indígenas, bacias hidrográficas, biomas, assentamentos fundiários, áreas remanescentes de quilombos, e etc.

O Censo Agropecuário utilizou como período de pesquisa de outubro de 2017 à fevereiro de 2018,

adotando-se como referência o período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017, ao qual deverão se encontrar relacionados os dados sobre a propriedade, produção, área, pessoal ocupado, entre outros.

ACESSE AQUI:Resumo e a Sinopse Completa dos Estabelecimentos

Agropecuários do Semiárido brasileiro 2017. Resumo e a Sinopse Completa das atividades da

Pecuária, Aquicultura e Apicultura no Semiárido brasileiro 2017.

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)Com informações: IBGE

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) em parceria com RedesFito realizarão o 1º Seminário Arranjo Ecoprodutivo Local Juá-Caatinga: o desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos em rede”, contará com a participação de representantes das comunidades tradicionais e agricultores, universidades, institutos de ciência e tecnologia, organizações do terceiro setor e governo.

O Seminário Juá/Caatinga será pioneiro na discussão de projetos estruturantes capazes de viabilizar a inovação em medicamentos da biodiversidade construída de forma participativa. Esta construção acontecerá a partir das perspectivas da sustentabilidade, da ecológica, da cooperação em rede e de políticas que contemplem a repartição de benefícios e o desenvolvimento local.

Os organizadores do evento acreditam que após 12 anos da publicação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, a realização

BIOMA

Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário do Arranjo Ecoprodutivo Local Juá-Caatinga/RedesFito

do Seminário representa uma contribuição, não apenas para o desenvolvimento tecnológico de fitomedicamentos a partir do bioma Caatinga, mas também a ampliação das bases conceituais para a formulação de políticas públicas relacionadas com a inovação em medicamentos da biodiversidade.

Para o evento foram disponibilizadas 100 vagas, com inscrições gratuitas, que devem ser realizadas no período de 12 de setembro a 16 de outubro de 2018. O Seminário acontecerá no auditório do Insa, localizado na Av. Francisco Lopes de Almeida, s/nº, bairro do Serrotão, Campina Grande (PB).

Dúvidas podem ser esclarecidas através dos contatos:

Escritório das RedesFito - Vitor Cardoso - 21 3348-5359 - [email protected]

INSA - Fabiane Costa - 83 3315-6406 - [email protected]

Confira A PROGRAMAÇÃOFaça aqui sua INSCRIÇÃO

Texto: RedesFito Edição: Ascom do Insa

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

Foi realizada no dia 14 de setembro, a segunda reunião preparatória para o I Workshop de Educação em Solos da Paraíba, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus Areia.

O encontro que teve como objetivo discutir, articular e desenvolver estratégias para a organização do evento, reuniu representantes de várias instituições de ensino superior do estado da Paraíba.

A abertura da reunião teve inicio com a fala do coordenador de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Alexandre Paiva, sendo realizada em seguida a apresentação de vários trabalhos abordando o tema “Educação em Solos”, que farão parte do evento. Os pesquisadores Alexandre Bakker e Rodrigo Santana do Núcleo de Ciências do Solo e Mineralogia do Insa, apresentaram o projeto de Pedohidrologia, mineralogia e dinâmica da matéria orgânica e de metais pesados em solos de referência do Semiárido paraibano, além de destacarem a proposta da experimentoteca de solos, utilizando a metodologia de carrossel de experiência, onde o tema é apresentado de maneira lúdica e contextualizada.

Os outros trabalhos foram apresentados pelas Professoras Adriana de Fátima Meira Vital e Jussara Silva Dantas que abordaram o Programa Solo na Escola desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sumé e Pombal, bem como o professor Simão Lindoso de Sousa da Universidade

DESERTIFICAÇÃO

Pesquisadores do Insa participam de reunião preparatória para o I Workshop

de Educação em Solos da Paraíba

O Workshop terá como sede o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e está previsto para acontecer entre os dias 15 e 17 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Conservação dos Solos.

Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus Campina Grande, que destacou os trabalhos realizados na instituição através dos estudos das micorrizas em simbiose com as raízes das plantas na rizosfera, e a construção de horta-laboratório junto aos estudantes do curso de Biologia e Agroecologia da universidade.

Já a estudante Francyane Araújo Silva da UFPB-CCA apresentou o projeto PROBEX de educação ambiental voltado para o estudo do solo que é realizado em uma escola municipal da zona urbana na região de Areia (PB). Outro trabalho apresentado durante a reunião foi do professor Roseilton Fernandes dos Santos da UFPB, que abordou o tema Etnopedologia, desenvolvido em alguns trabalhos e teses por alunos da instituição. Na ocasião, ainda foi pontuado o projeto em extensão rural que buscou capacitar os agricultores familiares em temáticas de solo, gestão rural sustentável e reflorestamento da Caatinga.

Participaram ainda do encontro os pesquisadores do Insa Alysson Gomes de Lima (Núcleo de Recursos Hídricos), Chateaubriand Almeida (Núcleo de Popularização da Ciência), Evaldo Felix (Núcleo de Produção Vegetal), Vanessa dos Santos Gomes e Cristiano dos Santos Sousa (Núcleo de Solos e Mineralogia).

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)Com informações da Organização do evento

Fotos: Jussara Silva e Alex de Deus

Pesquisadores do Insa participam de reunião preparatória para o I Workshop

de Educação em Solos da Paraíba

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

FORMAÇÃO

Tendo como tema principal a gestão dos Recursos Hídricos no Semiárido brasileiro, e as ações do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) nesta área, foi realizada na última sexta-feira, 31 de agosto, uma aula magistral para turma ProfÁgua do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Sumé.

Na parte da manhã, os estudantes tiveram uma aula teórica ministrada pelo diretor do Insa, Salomão Medeiros. Na ocasião, foi realizada a apresentação da instituição contemplando suas várias áreas de atuação e alguns projetos aqui desenvolvidos, bem como feita a explanação de temas importantes relacionadas à área de

Insa promove aula teórico-prática para alunos de mestrado profissional da UFCG

Recursos Hídricos, a exemplo dos desafios do abastecimento urbano, a disponibilidade de água na região e o tratamento de esgoto e reuso de água para fins agrícolas e industriais que é um dos projetos criados pelo Insa em parceria com a UFCG.

Já no turno da tarde, as atividades concentraram-se na Estação Experimental do Insa, onde os alunos participaram de uma aula prática nos laboratórios sobre qualidade de água e reuso agrícola, ministrada pelos pesquisadores Janiele Nery e George Lambais do Núcleo de Recursos Hídricos.

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)Fotos: Renally Amorim e Larissa Dandara

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), possui aberto um Programa de Visitas Guiadas para a comunidade conhecer as atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico aplicados para a população local.

O público-alvo dos intercâmbios são agricultores familiares, pequenos e médios empresários rurais, pesquisadores e estudantes. Mas qualquer pessoa ou grupo interessado pode solicitar uma visita guiada pelas instalações da sede do Insa e da Estação Experimental, Ignácio Hernan Salcedo, ambas localizadas em Campina Grande (PB).

Na última quinta-feira, dia 06 de setembro, uma comitiva de aproximadamente 30 pessoas oriundas das Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com destaque para os pesquisadores Nilton Curi e Marx Leandro Silva, estiveram presentes no Insa.

Já ontem, dia 12, foi a vez de cerca de 20 líderes comunitários do Sítio Caruatá de Dentro, do município de Cabaceiras (PB) visitarem o Instituto. Os visitantes puderam conhecer os complexos laboratoriais e as áreas experimentais da instituição.

A Coordenação de Pesquisas do Insa firmou intenção de manter e ampliar as parcerias técnico-científicas com a

FORMAÇÃO

Programa de visitas guiadas do Insa recebe professores universitários e líderes comunitários

UFLA e UFPB, bem como prestar assistência técnica para a Comunidade do Sítio Caruatá de Dentro em projetos de convivência com o Semiárido brasileiro.

Para agendar uma visita guiada os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Popularização da Ciência do Insa:

E-mail: [email protected]: (83) 3315-6428

Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

BOLETIM INFORMATIVOAno VI | Nº 08 | OUT 2018

Jornalista Responsável:

Catarina Buriti (DRT 3109/PB)

Equipe:

Rodeildo Clemente

Renally Amorim

Projeto ráficoG :

Wedscley Melo

EXPEDIENTE

Gilberto Kassab

ED

ITO

RIA

L

Salomão de Sousa MedeirosMichel Temer

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

insamctic [email protected] 83 3315.6400 insamctic_

Larissa Dandara Araújo

EVENTOS

1º Seminário do Arranjo Ecoprodutivo Local Juá-Caatinga/RedesFito

Quando: 18 e 19 de outubroOnde: Campina Grande (PB)Realização: Insa e RedesFito

Inscrições abertas na UFCG para pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Quando: 05 de outubro de 2018Onde: Campina Grande (PB) Realização: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)Informações: http://www.ufcg.edu.br/…/assessoria_imp…/mostra_noticia.php…