inpama maio 2014

12
INPAMA-CG Informativo Ano II - Edição n° 3 - Maio / 2014 Distribuição Gratuita Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente - Cães e Gatos Instituto faz 10 mil atendimentos por mês entre vacinação e castração Carlão Ferreira e Deputado Feliciano Filho desenvolvem ações para o bem dos animais Depoimentos mostram a importância do trabalho realizado pelo INPAMA-CG Juntos pela causa animal

Upload: denise-abreu

Post on 17-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Inpama Maio 2014

INPAMA-CG In

form

ativo

Ano II - Edição n° 3 - Maio / 2014 Distribuição Gratuita

Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente - Cães e Gatos

Instituto faz 10 mil atendimentos por mês entre vacinação e castração

Carlão Ferreira e Deputado Feliciano Filho desenvolvem ações para o bem dos animais

Depoimentos mostram a importância do trabalho realizado pelo INPAMA-CG

Juntos pela causa animal

Page 2: Inpama Maio 2014

O INPAMA-CG já coleciona um nú-mero considerável de atendimentos em toda a região. Em média, o Ins-tituto realiza cerca de oito mil vaci-nações e duas mil castrações por mês. No entanto, a meta do projeto é castrar, no mínimo, de 30 a 40 mil animais por ano e vacinar em torno de 100 mil.

Medicação após a castraçãoPara as castrações, o Instituto ofe-

rece, ainda, toda medicação neces-sária para um pós-operatório saudá-vel, evitando infl amações durante o processo de cicatrização.

INPAMA-CG realiza serviços gratuitos de vacinação e castração de animais

INPAMA-CG faz 10 mil atendimentos por mês, entre vacinações e castrações

Informativo INPAMA - CGP 2

“Falar apenas não basta, tem

que fazer”Carlos Antonio Ferreira dos Santos,

“Carlão”

O Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente - Cães e Gatos (INPAMA-CG) nasceu na cidade de Cotia (SP), em março de 2013, com o objetivo de promover a saúde preventiva dos animais, bem como, o bem-estar da população. Por meio de ações simples, porém, singulares, o Instituto atua em diversas cidades do interior, oferecendo serviços gratuitos de vacinação e castração de cães e gatos, sejam eles de estimação ou de rua. Para a realização dos serviços, o Instituto conta com profi ssionais capacitados, além de todo o material necessário para o devido cuida-do com os animais. O transporte também é responsabilidade do INPAMA-CG, que possui veículos adequados para a locomoção dos bichos.

Campanha de vacinação e Castração no Parque Nabuco,

Jabaquara

Page 3: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG P 3

A equipe que visita as cidades é formada por veterinários e as-sistentes, além do presidente da insituição, que faz questão de estar presente em todas as cam-panhas. “Gosto de acompanhar todo o processo. Embora minha equipe seja muito bem prepara-da, procuro me manter à postos para qualquer eventualidade”, afi rma “Carlão”.

Equipe INPAMA-CG

ParceriasO sucesso de toda campanha se deve a parcerias

sólidas, que permitem o fomento das ações e a somatória de todo e qualquer auxílio. A cada cidade que visita, o INPAMA-CG conta com a ajuda dos próprios moradores que, sensibilizados pela causa, se tornam voluntários da ação. Além disso, algumas prefeituras também prestam algum tipo de ajuda, disponibilizando espaço e alimentação para os profi ssionais. O apoio não é fi nanceiro, mesmo assim, é importante para a efi cácia do projeto.

Importância da campanha para populaçãoAs campanhas realizadas nas cidades são

importantes não apenas para saúde dos animais, mas, acima de tudo, para própria população. As vacinas que são aplicadas em cães e gatos previnem diversas doenças, algumas, inclusive, transmissíveis aos seres humanos. É válido destacar que, todas as vacinas e materiais utilizados durante as ações são adquiridas pelo próprio Instituto, sem qualquer tipo de doação do governo.

Equipe em Cosmorama

Equipe em Martinópolis

Equipe em Porto Feliz

Page 4: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG

Informações e dicas do INPAMA-CG para o devido cuidado com os animais

Castração A castração é algo muito recomen-

dável pelos médicos veterinários. Todo animal pode ser castrado, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. A castração tem o propósito de impe-dir a reprodução e, consequentemen-te, a superpopulação de animais nas ruas. Mas, além disso, pode prevenir o desenvolvimento de vários tumores.

Nas fêmeas, por exemplo, é possí-

vel a prevenção de três deles, como os de mama, útero e ovário. Além dis-so, as fêmeas castradas apresentam um número menor de infecções ute-rinas e da chamada “gravidez psico-lógica”. Já nos machos, a incidência dos tumores de testículos e próstata são quase mínimas.

VacinaçãoCães e gatos são vulneráveis à

muitas doenças, por isso, a vacina-ção é o cuidado mais importante durante toda a vida animal. Os bi-chos devem ser imunizados desde cedo, para que não sejam acometi-dos por doenças virais que podem levá-los à morte.

Para ser vacinado, o animal deve estar saudável e previamente ver-mifugado. Caso contrário, o orga-nismo pode não responder plena-mente à vacinação.

Cães adultos que nunca foram vaci-nados ou fi lhotes que já passaram da época de vacinação devem receber duas doses de vacina múltipla (intervalo de 21 dias entre elas) e uma dose de vacina anti-rábica. Isso também vale para cães de procedência desconhecida, quando não se tem o histórico de vacinação. Não se deve vacinar fi lhotes com menos de 45 dias de vida, a menos que a cadela nunca tenha sido vacinada, pois as vaci-nas podem ser inativadas pelos anticor-pos, passados da mãe para a cria.

P 4

Page 5: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG P 5

Vargem Grande

Martinópolis

Jabaquara - Parque Nabuco

Cosmorama

Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação e Castração

Campanha de Vacinação

Novas cidades atendidas peloINPAMA-CG

Page 6: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CGP 6

Carlos Antonio Ferreira dos Santos, “Carlão”, é uma entre tantas outras pessoas que divide o seu tempo entre o trabalho, família e as causas sociais. Nascido na cidade de Frei Inocêncio (MG), em 5 de abril de 1966, foi no interior de São Paulo que fi nalmente pode ver um de seus maiores projetos ganhando corpo e forma. De raízes humildes, mas com muita disposição para o trabalho, Carlão enfrentou inúmeras difi culdades ao longo da vida. Em seus 47 anos de idade, já atuou como jardineiro, vendedor de sorvete, funcionário público e corretor de imóveis. Atualmente, é proprietário da Porto Ferreira Construtora e Incorporadora e presidente do Instituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente – Cães e Gatos (INPAMA-CG).

Mesmo atuando em segmentos completamente diferentes, Carlão nunca se intimidou. O profundo respeito e engajamento com as causas dos animais fi zeram do seu nome referência na cidade de Cotia (SP), local onde reside, e em mais de 60 cidades do Estado, que já conhecem o importante trabalho desenvolvido pelo INPAMA-CG.

Carlos Ferreira, Fundador e Presidente do INPAMA-CG

A paixão pelos bichos acom-panha Carlão desde muito cedo. Aos nove anos, um fato doloroso marcou sua história e foi deter-minante para o início da luta em favor dos animais. Como muitas crianças dessa idade, ele pos-suía um cachorro de estimação, que o acompanhava em todas as suas atividades.

A amizade entre os dois era algo nobre e inestimável. No en-tanto, esse laço de afeto foi inter-rompido, depois que uma carro-cinha levou o cão para longe do seu dono. Foi a partir daí, que cresceu em Carlão a vontade de criar um espaço onde os animais pudessem receber cuidados bá-sicos de higiene e saúde, além, é claro, de carinho e atenção. As-sim, o que antes era apenas um sonho de criança se tornou reali-dade e, hoje, benefi cia milhares de animais.

“Hoje, dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas vai chegar um dia em que o ho-mem será o melhor amigo do ca-chorro”, Carlos Antonio Ferreira dos Santos, “Carlão”.

Sonho de criança se torna realidade

Resgatada do Instituto Royal

Page 7: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG P 7

O ano de 2014 começou com uma grande vitória para a causa animal, que foi a sanção do gover-nador ao projeto de lei estadual (PL) 777/2003, que proíbe a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfu-mes, e seus componentes, em vigor agora como a Lei 15.316/2014.

Este projeto já é o terceiro de autoria do Deputado Estadual Feliciano Filho (PEN-SP), que vem dedicando seu mandato exclusiva-mente à causa animal, a ser apro-vado e sancionado pelo governo. O INPAMA-CG conversou com o parla-mentar sobre essas três leis.

INPAMA-CG: Deputado, sua Lei Antitestes foi aprovada em tempo recor-de, logo após os eventos tumultuados do Caso Royal. Foi uma resposta aos maus tratos aos animais pelas indústrias e ór-gãos de pesquisa?

Deputado Feliciano Filho: O ocor-rido foi apenas a ponta do iceberg. Precisamos trabalhar para a institui-ção de métodos alternativos que pou-pem o sofrimento e a vida dos animais. Além dessa lei que foi aprovada agora, tenho tramitando na Assembleia o PL 706/12, que restringe a utilização de animais na área do ensino. Este é um projeto muito importante, pois os pes-quisadores de centros como o Royal vieram da universidade. Cabe salien-tar que tanto o PL 777 quanto o 706 fo-ram resultados práticos da Comissão Permanente Antivivisseccionista, a primeira do país, criada em 2012 pelo nosso mandato.

INPAMA-CG: A Lei Feliciano (12.916/08), que proíbe a matança indiscriminada de animais em centros de controle de zoonoses, canis municipais e congêneres, entrou em vigor há 6 anos. Podemos dizer que ela foi uma verdadeira revolução na causa animal?

Deputado Feliciano Filho: Sem som-bra de dúvida. Antes era comum a fi gu-ra da carrocinha, que recolhia e matava os animais, sem dó nem piedade, com câmara de gás, choques elétricos, a pau-ladas e até mesmo afogados em caixas d’água. Hoje, os CCZs precisam tratar, castrar e identifi car o animal resgatado e doá-lo saudável à população - caso contrário, o prefeito pode perder o man-dato por improbidade administrativa. Foi uma enorme mudança de paradig-ma. E é uma revolução que varre o país: Nesses 6 anos, a Lei Feliciano já foi apro-vada em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas, Goiás e Paraná e tramita em Minas Gerais, no Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão e no Distrito Federal.

Deputado Estadual Feliciano FilhoUm mandato ativista e com muitas vitórias para a causa animal

INPAMA-CG: E a Lei da Nota Fiscal Animal? Como ela benefi cia as enti-dades?

Deputado Feliciano Filho: A Lei 14.728/12, também de minha auto-ria, estendeu os benefícios da Nota Fiscal Paulista às entidades de pro-teção animal. Esta lei é fundamental para ajudá-las nesse importante tra-balho de resgate, tratamento, cas-tração e doação dos animais vítimas de sofrimento e maus tratos, bem como da conscientização da popula-ção. Os consumidores podem doar qualquer nota ou cupom fi scal dire-tamente à ONG de sua preferência. Muitas deixam urnas nos estabele-cimentos parceiros para este fi m.

A doação também pode ser feita no momento de resgatar os crédi-tos no site da Nota Fiscal Paulista, sem sair de casa. Hoje, 42 entida-des de 29 cidades do estado de SP já estão recebendo esses créditos, graças à minha lei. E muitas mais receberão.

Page 8: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG

Mais de 60 cidades benefi ciaPardinho

Porto FelizCampanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

P 8

Sertãozinho

Monte AltoCampanha de Vacinação e Castração

Campanha de Vacinação e Castração

Page 9: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG

adas pelo INPAMA-CGItatinga

Campanha de Vacinação

P 9

São José do Rio Preto

Sumaré

Bofete

Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

Page 10: Inpama Maio 2014

Informativo INPAMA - CG

Depoimentos refl etem a importância P 10

“A parceria com o INPAMA-CG em Capela do Alto foi fundamental, pois nas ações realizadas no município consegui-mos castrar mais de 150 animais entre cães e gatos. Na campanha de vacinação V-12 atingimos mais de 350 animais. Com esse apoio, estamos conseguindo cons-cientizar a população sobre os cuidados com seus animais e incluirmos nos aten-dimentos realizados no município, várias famílias carentes que puderam castrar e vacinar os seus animais. Aproveito o en-sejo para parabenizar a equipe constituída pelo meu amigo Carlão, que com muita de-dicação realiza os serviços à população”.

Marcelo Soares da SilvaPrefeito de Capela do Alto

“Conheço a importante ação social de-senvolvida pelo INPAMA-CG, presidido por Carlos Ferreira cuja importância para a saúde pública dos cidadãos paulistas é in-discutível. Com absoluta consciência social, Carlão, vem realizando com êxito campa-nhas de castração e vacinação de animais no Estado de São Paulo.

É sempre bom lembrar que para cada bebê que nasce, 15 cães e 45 gatos tam-bém podem nascer. Em seis anos, uma ca-dela e seus deschendentes podem gerar 64 mil fi lhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior. Isso explica o grave problema da superpopulação desses animais, com a morte de milhares deles. Daí a extrema im-portância da castração.

Por outro lado, a vacinação é primordial para que animais, como cães e gatos, não adoeçam e não transmitam doenças aos seres humanos. Esta ação agrega valor a missão da vigilância sanitária do Estado. Esse conjunto de ações que preservam a saúde publica dos cidadãos, dentro do con-texto da sustentabilidade do ser humano, vem sendo realizado com muita competên-cia por Carlão e sua equipe e dá exemplo de cidadania a nossos conterrâneos.

Parabéns por colaborar com a preserva-ção da saúde da população paulista!

Denise Abreu Pré-Candidata à Presidente da República, Ex-Diretora da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Ex - Chefe de gabinete da se-cretaria da saúde do Estado de São Paulo, Ex - Procuradora do Estado de São Paulo

Incomofundapúblio aude cãpreseambiimpo

MariPerePrefe

“Conheci o INPAMA-CG e seu presidente, o Carlão, há pouco tempo. Fiquei feliz em ver seu trabalho e empenho para diminuir a po-pulação de animais de rua com programas de castração. Ele faz uma função que é do Poder Público e merece o carinho e o respei-to de todos os protetores.”

Feliciano FilhoDeputado estadual

Page 11: Inpama Maio 2014

a do trabalho realizado pelo InstitutoInformativo INPAMA - CG P 11

“Acompanho o trabalho feito pelo In-pama-CG e o classifi co como único. Além de cuidar da saúde dos animaizinhos, a equipe de meu amigo Carlão colabora com a ma-nutenção da Saúde Pública. Amor, carinho, dedicação, profi ssionalismo é o que eu vejo em todos que trabalham no Inpama-CG. Pa-rabéns e contem com meu apoio sempre”.

Danilo Mascarenhas de BalasAgente da Polícia Federal

“A super população de animais domésti-cos está diretamente ligada ao abandono e consequente maus tratos.

A ação desenvolvida pelo Inpama-CG vem preencher essa lacuna, ao mesmo tempo em que presta um inestimável serviço à Saúde Pública. Os mutirões de castração e vacinação atacam o problema em sua origem, e educam os proprietários em relação a guarda responsável. Por tudo isso, parabenizo o Inpama-CG, na pessoa do seu presidente, Carlão Ferreira, pela iniciativa e faço votos que seja reconhe-cido por sua contribuição para um mundo melhor. Os animais precisam de pessoas assim, com atitude”.

Mônica Gabriel (mais conhecida como Mônica Amiga dos Animais). Formada em administração de empresas, voluntária da ONG GAMAH - Grupo de Amparo ao Melhor Amigo do Homem desde 2011 e também da F A S - Fundação Alexandra Schlumberger, que mantém um centro veterinário.

Instituições de proteção aos animais omo o Inpama cumprem um papel ndamental em parceria com o poder

úblico, para evitar maus tratos, controlar aumento desproporcional da população

e cães e gatos, entre outras medidas que reservam o bem-estar animal e o meio mbiente. Por isso, esta parceria é muito

mportante para o município.

Maria Vicentina Godinho ereira da Silva refeita de Piedade

Amigos ativistas da proteção animal como Médico aprovo e parabenizo o trabalho do INPAMACG na pessoa do Presidente Carlos Ferreira “ O CARLÃO”. “Muitos não sabem da importância do trabalho social e de saúde pública que através das castrações e vacinações feitas pelo INSTITUTO colaboram para qualidade de vida dos animais e de toda população....”

Dr. Ernani Vasconcelos Médico Oftamologista

Page 12: Inpama Maio 2014

INPAMA-CGInstituto Nacional da Proteção Animal e Meio Ambiente - Cães e Gatos

Carlão Inpama-cgfb.com.br/carlosferreirainpamaINPAMA-CGfb.com.br/INPAMACG

Pela Fan page:

Acompanhe nossas ações!

Informativo INPAMA - CGP 12

CNPJ: 18.183.631/0001-59

“Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Nesse dia um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade.” Leonardo da Vinci

“Eu não acredito no homem que não gosta de cachorro, mas acredito no cachorro que não gosta do homem.” Carlão Ferreira

Sede: Rua Jorge Caixe, 185 Jd. Nomura - Cotia - São Paulo

Contato: 55 11 2836.0541E-mail: [email protected]