início da vida

13
Escola Secundaria c/ 3º ciclo de Gama Barros Personalidade Desenvolvimento Humano Inicio da Vida Disciplina de : 12ºTD Bruno Mendes David Mendes Gonçalo Pereira João Moreno Tiago Pereira

Upload: cincodarazao

Post on 15-Jan-2017

518 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Início da Vida

Escola Secundaria c/ 3º ciclo de Gama Barros

•Personalidade•Desenvolvimento Humano

• Inicio da Vida

Disciplina de :

12ºTD• Bruno Mendes• David Mendes

• Gonçalo Pereira• João Moreno• Tiago Pereira

Page 2: Início da Vida

O que é a Personalidade?

É o conjunto das particularidades da Individualidade tais como carácter, índole (feitio) e temperamento.

Segundo Alport, a personalidade é a organização psicodinâmica dos sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam o seu comportamento e pensamento característico. É o conjunto de características psicofísicas humanas, tais como a consciência, o modo, de reacção a estímulos internos e externos, a emotividade, a inteligência e a constelação hormonal do sujeito.

Jacques Lacan aborda a personalidade como um modo de desejos, necessidades e crenças, o desenvolvimento biográfico, ou seja, o desenvolvimento do indivíduo, a organização de reacções psico-vitais: concepção de si mesmo/responsabilidade pessoal/tensão nas relações sociais.

Page 3: Início da Vida

A personalidade é um elemento relativamente estável. É o que nos torna únicos, diferentes de todos. A personalidade é o conjunto entre os sentimentos, emoções, pensamentos, atitudes, comportamentos, motivações, tomadas de decisões, projectos de vida, etc. Ela permite que nos reconheçamos e que sejamos reconhecidos pelos outros, representa uma fidelidade, uma continuidade de formas de estar e de ser.

O conceito de personalidade (Exemplos:) - “Formas relativamente estáveis, características do indivíduo, de pensar, experimentar e

compor-se.” - (Rotter, 1954) - “A personalidade é constituída pelos modelos de comportamento distintos, incluindo os

pensamentos e as emoções, que caracterizam a adaptação de uma pessoa às exigências da vida.” - (Rathus)

 A personalidade é uma construção pessoal, da forma que sentimos e interiorizamos as nossas

experiências.

O que é a Personalidade?

Page 4: Início da Vida

  influências hereditárias;

meio social;

experiências pessoais. 

• Influências hereditárias

O padrão genético estabelecido da concepção influencia as características da personalidade. Um dano que afecte o cérebro, pode ter grande influência sobre o comportamento da pessoa. A determinação do temperamento, variações individuais do organismo, a constituição física e o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino são alguns factores hereditários na constituição da personalidade. Os factores como o peso, a altura e o funcionamento dos órgãos dos sentidos podem afectar o desenvolvimento da personalidade.

“SABER MAIS” : O estudo dos gémeos demonstrou que, a semelhança da personalidade é menor, em comparação com as semelhanças físicas e intelectuais.

Factores que influenciam a Personalidade

Page 5: Início da Vida

•O meio social Desempenha um papel determinante na construção da personalidade. Esta forma-se num

processo interactivo que a envolvem como a família, o grupo de amigos, a escola, o trabalho, etc. A família tem um papel muito importante, pelas características e qualidade das relações existentes. O tipo de ambiente e clima em que se vive (hostil, violento, harmonioso, etc.) também contribuição no desenvolvimento da personalidade, de maneira positiva ou negativa.

  •Experiências pessoais A qualidade de relações mãe/filho são fundamentais na

estruturação e organização da personalidade.   A complexidade das relações familiares vai influenciar as capacidades cognitivas, linguísticas, afectivas, de autonomia, de socialização e de construção de valores das crianças e jovens.

Um dos aspectos importante da construção da personalidade é a adolescência com a formação de uma identidade, que se reflecte, no vestir, nas ideias defendidas e nas formas de se expressar.

Toda a vida decorrem acontecimentos que marcam a personalidade de quem os vive, tais como mortes, violações, frustrações, cura de uma doença grave, divórcio, etc. A forma como representa-mos essas experiências são o reflexo de uma personalidade.

Factores que influenciam a Personalidade

Page 6: Início da Vida

Distúrbios da Personalidade

O transtorno dissociativo de identidade, originalmente denominado Transtorno de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda.

A condição não tem relação com a esquizofrenia, ao contrário do que acredita a maioria das pessoas. O termo "esquizofrenia" vem das raízes das palavras "mente dividida", mas refere-se mais a uma fractura no funcionamento normal do cérebro do que da personalidade. Como diagnóstico, o transtorno continua controverso, com muitos psiquiatras argumentando que não há evidências empíricas que dêem suporte ao diagnóstico. Por outro lado, alguns psiquiatras afirmam ter encontrado casos que parecem confirmar a existência da condição.

Fonte

Distúrbios da Personalidade

Page 7: Início da Vida

Distúrbios da Personalidade

O transtorno de personalidade múltipla ou dupla personalidade envolve um transtorno dissociativo onde o individuo adota duas ou mais personalidades distintas.

Cada personalidade funciona como uma unidade totalmente distinta, integrada com seus conteúdos, formando um complexo com memórias, padrões de comportamentos e relacionamentos sociais.

A transição de uma personalidade para outra ocorre de forma repentina e inesperada, fazendo com que o indivíduo e as pessoas que convivem com ele percebam a diferença de postura, de trato e de atitudes pela mudança brusca destas funções.

Muitas vezes a pessoa que desenvolve esse transtorno é reforçada pelos familiares, amigos e outras pessoas como alguém paranormal, com poderes mediúnicos o que faz com que não procurem ajuda agravando ainda mais o problema.

Fonte

Distúrbios da Personalidade

Page 8: Início da Vida

Inatismo- é uma vertente de pensamento em que Rousseau argumentou, a pessoa já nasce com as características que a fazem única e durante o seu meio e a sua vida não trará mudanças significativas, apenas aperfeiçoará o que a pessoa já traz com a sua própria personalidade.

Ambientalistas- Teoria que fala do ambiente externo à criança durante o seu período de aprendizagem o qual onde cria a sua personalidade. A criança já nasce em si “em branco” e através da sua vivência vai desenvolver-se e transformando-se à medida em que aprende.

Interacionista- é um tipo do conceito Ambientalista que consiste na interacção da criança com o meio (físico, social, histórico e cultural) aspectos estes que o definem as suas características para a sua compreensão do desenvolvimento humano.

Sociointeracionista- Defendem que o desenvolvimento humano depende da interacção dos factores inatos e adquiridos entre o indivíduo e o meio ou seja, o ser humano para desenvolver as suas capacidades de aprendizagem necessita da ajuda dos seres humanos. A única diferença entre o interacionista é que dá muito mais importância as relações com o meio.

Conceitos

Page 9: Início da Vida

Início da Vida

Tal como a conhece-mos, a vida humana é gerada através de dois seres humanos, masculino e feminino, unindo as suas células reprodutoras, ocorrendo um processo de desenvolvimento durante 9 meses finalizando com o nascimento de um bebé.

Page 10: Início da Vida

•Como o ser Humano se desenvolve ?O ser Humano desenvolve-se através de um conjunto de factores que o definem após o seu período de aprendizagem. Esses factores podem ser tanto interiores como exteriores, ou seja, os factores interiores já nascem com as suas características que o fazem único, ou durante a sua vida a aprendizagem não trará mudanças significativas, apenas aperfeiçoará o que o individuo já traz consigo. Os factores exteriores definem as inter-relações com os outros e com o meio exterior que o podem influenciar durante o seu período de vida.

•Qual a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem? A relação que existe entre o desenvolvimento e a aprendizagem é que ambos necessitam um do outro, porque o ser humano não consegue ultrapassar as várias fases da sua aprendizagem sem o desenvolvimento físico e psicológico, que cria estruturas no seu corpo que vão permitir que se adapte à medida que cresce.

•Na tua opinião qual dos 4 conceitos é o mais importante?Na nossa opinião, o mais importante é o sociointeracionismo. Este contém vários elementos tais como a linguagem coletiva tornando-se individual. Relaciona-se com o interacionismo porque ambos defendem a ideia da interação entre o indivíduo e o meio. O sociointeracionismo salienta a importância do outro, necessitando o ser humano da interação com outras pessoas para desenvolver a linguagem e os comportamentos humanos.

Questões

Page 11: Início da Vida

•Como é que a personalidade pode ser definida?A Personalidade pode ser definida como um conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. Este conceito abrange um conjunto de características psicofísicas humanas como a consciência, o modo, a reacção a estímulos, emotividade, inteligência e constelação hormonal do sujeito. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum com o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa".

•Identifica os 3 factores que influenciam a personalidade?Os 3 factores que influenciam a personalidade são as Influências hereditárias, meio social e experiencias pessoais.

•O que é a fecundação?A fecundação é um processo em que um espermatozóide penetra no ovócito II. Tudo começa com a libertação de um ovócito II do ovário para as trompas de falópio. Caso haja relações sexuais, o homem liberta uma enorme quantidade de espermatozóides para fertilizar o ovócito II. Muitos deste morrerão pelo caminho, mas os que chegarem até a trompa de falópio, tentarão penetrar as paredes do ovócito e o ou os q conseguirem darão inicio ao desenvolvimento de uma ou mais bebés.

Questões

Page 12: Início da Vida

Desenvolvimento Humano

Inicio da vida

Factores inatos ou ambientais

Personalidade

Inatismo

Ambientalistas

Interacionista

Sociointeracionista Individualidade FidelidadeConstrução pessoalSer Humano

MasculinoFeminino

Gâmeta

Gâmeta

Espermatozóide Óvulo

Recém-nascido

Cromossoma X/YCromossoma X

Mapa Conceptual

Page 13: Início da Vida

BibliografiaDocumentos 1,2 e 3 do Professor

Paulo Gomeswww.wikipedia.com