iniciando no 3d max

4
Conhecendo a Interface do 3Ds Max E aí gente, tudo bem? Cheguei e já estou na área.. ;) Espero conseguir passar pra vocês minha experiência com esse software pelo qual sou apaixonada o 3DS Max. Agradecer ao Alex Falcão pelo convite e desejar a todos um ótimo treinamento. Para começarmos, vou passar as configurações necessárias para que os novos usuários do Max possam ter um bom rendimento: Sotware: 3DS Max 5 Sistema Operacional: Versões anteriores do windows xp não suportam o 3DS Max 5, podendo causar perda de rendimento e alguns bugs. Mas também pode ser rodado no Windows 2000 Professional. Processador mínimo: Processador Dual Pentium 4 ou AMD Athlon Ram mínimo: 1GB Vídeo mínimo: Placa de vídeo com aceleração gráfica e 24 bits Desvendando a interface A interface do max é super amigável, a grande sacada é entendê-la bem. É super flexível de forma que você possa customizá-la. Os números dos ítens a seguir, estão unidos aos fragmentos da figura completa, que está logo abaixo de todos. 1- Menu bar ou barra de menu. É basicamente o padrão do windows. Existem diversas categorias com menus pulldowns nele. 2- Main toolbar ou barra de ferramentas.Aqui você encontrará as opções necessárias para tranformações, seleções e renderizações das geometrias na cena. 3- Command Panels ou Painel de Comando. Neste painel existem 6 guias que explicarei mais a fundo com o andar da carruagem. Mas saiba que ali está a chave de todos os mistérios... lá você estará criando, modificando, animando, escolhendo iluminação e câmeras.

Upload: flavio-petrucio

Post on 15-Jan-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Iniciando No 3d Max

TRANSCRIPT

Page 1: Iniciando No 3d Max

Conhecendo a Interface do 3Ds Max  

E aí gente, tudo bem? Cheguei e já estou na área.. ;)

Espero conseguir passar pra vocês minha experiência com esse software pelo qual sou apaixonada o 3DS Max. Agradecer ao Alex Falcão pelo convite e desejar a todos um ótimo treinamento.

Para começarmos, vou passar as configurações necessárias para que os novos usuários do Max possam ter um bom rendimento:

Sotware: 3DS Max 5Sistema Operacional: Versões anteriores do windows xp não suportam o 3DS Max 5, podendo causar perda de rendimento e alguns bugs. Mas também pode ser rodado no Windows 2000 Professional.Processador mínimo: Processador Dual Pentium 4 ou AMD AthlonRam mínimo: 1GB Vídeo mínimo: Placa de vídeo com aceleração gráfica e 24 bits

Desvendando a interfaceA interface do max é super amigável, a grande sacada é entendê-la bem.É super flexível de forma que você possa customizá-la.Os números dos ítens a seguir, estão unidos aos fragmentos da figura completa, que está logo abaixo de todos.

1- Menu bar ou barra de menu. É basicamente o padrão do windows. Existem diversas categorias com menus pulldowns nele.

2- Main toolbar ou barra de ferramentas.Aqui você encontrará as opções necessárias para tranformações, seleções e renderizações das geometrias na cena.

3- Command Panels ou Painel de Comando. Neste painel existem 6 guias que explicarei mais a fundo com o andar da carruagem. Mas saiba que ali está a chave de todos os mistérios... lá você estará criando, modificando, animando, escolhendo iluminação e câmeras.

Page 2: Iniciando No 3d Max

4- Estes objetos são chamados de vistas ortogonais, falaremos de cada um deles mais adiante.

5- Aqui você encontra recursos para a sua animação.

6- Neste local você poderá trabalhar a localização de seus objetos. É muito importante entender bem sobre os eixos X,Y e Z. Também explicarei mais a fundo... muita calma nessa hora... ;)

7- Este é o famoso time control ou controle do tempo do Max. Vc poderá navegar pelas animações criadas e controlá-las.

8- Começam as viewports, que são as janelas por onde você irá visualizar seus objetos e suas animações. Elas podem ser customizadas da forma que melhor lhe couber, nos próximos ítens direi quais as customizações são mais comuns. Neste ítem por exemplo está como PERSPECTIVE, que é onde você vê seus objetos em várias perspectivas ajustando apenas com os controles ortogonais.

Page 3: Iniciando No 3d Max

9- Nesta viewport, normalmente deixamos como LEFT, mas também pode ser alterada.Onde você vê seu objeto do lado esquerdo.

10- Esta é a FRONT. Que te possibilita visualizar de frente.

11- E aqui a TOP, onde terá visão do topo, como se estivesse vendo de uma foto tirada de satélite. Lembrando que todas podem ser alteradas as vistas e ajustadas os tamanhos.

Page 4: Iniciando No 3d Max

E agora segue a imagem inteira com os respectivos números para a localização.

É isso aí, sei que estão ansiosos, mas aguardem o próximo passo que seguirei com informações mais detalhadas de cada parte conhecida neste tutorial.Abraços a todos e qualquer dúvida, estamos aí.