informativo12

12
INFORMATIVO Ano 3 - Edição 13 - Agosto/ Setembro - 2012 EDUCAÇÃO PARA O FUTURO DE BRUSQUE

Upload: xpeegah-

Post on 10-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

http://www.acibr.org.br/arquivos/informativos/informativo12.pdf

TRANSCRIPT

INFORMATIVO

Ano 3 - Edição 13 - Agosto/ Setembro - 2012

EducAçãO pARA O FuTuRO dE bRuSquE

Página 2

EdITORIAl

ExpEdIENTE

TRICOTEXTIL IND. E COM.Comércio e confecções roupas

Av. Augusto Bauer, 254 Jardim Maluche – Brusque/SC

Contato: 3255-6207 [email protected]

IND E COM DE MALHAS PITZERFabricação Tecidos de Malha

Rua Sternthal, 47 – Aimoré – Guabiruba/SC

Contato: 3354-0605 [email protected]

MAJOVI IND. E COM.Fabricação produtos acabado em

malha: camisetas, pijamas, lençóisRua José Scharf, 55 –

Aimoré – Guabiruba/SCContato: 3354-0060

[email protected]

TECELAGEM MARTINSFabricação panos de copa e chão

Rua Vereador Silvério Regis, 517 – Lageado Baixo – Guabiruba/SC

Informativo da Associação Empresarial de Brusque - Planejamento Gráfico: Ideia Comunicação Corporativa - Joralistas Responsáveis: Guédria B. Motta e Priscila Viamonte - Veiculação Bimestral - 1200 Exemplares - Impressão: Gráfica Mercúrio - Contatos: [email protected] ou [email protected] - Telefone: (47) 9999-0138 (47) 9965-4010 Conselho Editorial: Valzete Walendowsky, Janice Kunitz, Cândido Horácio Godoy.

Edemar Fischer - Presidente ACIBr

A ACIBr utiliza material reciclado em sua embalagem de jornal.

Avança o segundo semestre do ano 2012 e já estamos entrando numa fase importante na vida da comunidade: o período eleitoral. Já começam a se for-mar as diversas campanhas e são apre-sentados candidatos dos vários partidos e coligações para as funções de PRE-FEITO, VICE-PREFEITO e VEREADORES. Já estão sendo formulados e publicados os respectivos planos de governo.

Frequentemente os eleitores dizem que todos os políticos são iguais e que só votam porque votar é uma obrigação no Brasil. Isto é um engano e mostra que o cidadão que assim pensa não conhece o poder do voto e o significado que a política tem em nossas vidas e na vida da sociedade. Porque nem todos os políticos são iguais é que, para nós, eleitores, o período eleitoral é de suma importância, em que cabe a cada um de nós prestarmos atenção a cada detalhe que diz respeito à pessoa, à integridade, à capacidade, à disposição e aos propósi-tos dos candidatos, avaliando e identifi-cando as melhores condições que cada um oferece para atuar em benefício de nosso município, das condições de vida, da cultura e do progresso de nossa po-pulação, de nossa cidade.

Muito longe de querer tirar proveito com vantagens pessoais diretas, ou até “vendendo” o voto em troca de benefícios individuais, cabe ao eleitor brusquense pensar no bem comum, nos projetos e candidatos com maior garan-tia de realização, de trabalho inteligente e correto em favor dos anseios da nossa

comunidade. Estaremos delegando a eles, os nossos escolhidos, a responsa-bilidade de organizar e dirigir os desti-nos de Brusque no próximo mandato.

Pensamos assim porque sabemos que a Câmara de Vereadores da cidade é o Poder Legislativo, isto é, o órgão público onde atuam os vereadores e vereadoras que a população elegeu e que serão responsáveis, principal-mente, pela elaboração das leis, pela fiscalização das ações do prefeito na administração municipal e pela su-gestão de ações e melhorias para a cidade. Destaca-se que os vereadores são os representantes e porta-voz dos interesses maiores da comunidade, cabendo-lhes acolher e defender as reivindicações do povo, quando de questões justas e de importância cole-tiva. Eles, os vereadores, devem votar a favor dos interesses da comunidade ainda que em detrimento de seus inte-resses particulares. O Prefeito é o chefe do Poder Executivo na esfera municipal. A principal função do prefeito é gover-nar a cidade de forma conjunta com os vereadores.

Prefeito e vereadores são escolhidos por nós eleitores. Então as eleições pos-sibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Eleger um prefeito e uma câmara de vereadores sem competência pode representar um atraso na qualidade de vida dos munícipes. Devemos lembrar que o município cresce e mantém seu patrimônio e serviços com os impostos que nós pagamos. Assim sendo, é o pre-

feito, juntamente com os vereadores, quem administra o uso e emprego dos valores arrecadados dos vários impos-tos.

Para saber se um político é com-petente precisamos acompanhar, cri-teriosamente, os noticiários, jornais, reuniões da câmara para saber o que nosso representante fez ou está fa-zendo no cargo para o qual foi eleito. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho, defendeu os interesses da comunidade, vale a pena repetir o voto. No caso de escolher um representante que ainda não ocupou um cargo político, verifique como ele ou ela se comporta como ci-dadão, como esta pessoa exerce sua profissão, como tem feito trabalho co-munitário, enfim avalie se ela, a pessoa, tem postura que você considera correta e baseada nos princípios democráticos.

O voto é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e respon-sabilidade. Votar em pessoas sem histórico de trabalho voltado para o bem comum e naqueles que fazem da política um cabide de emprego pode ter consequências negativas sérias no futuro. Portanto, saibamos votar tam-bém com toda a responsabilidade, através de nosso VOTO CONSCIENTE e CONSCENCIOSO, com isto garantire-mos a Brusque prosseguir numa rota de progresso, de crescimento correto e sustentável. Façamos jus ao refrão do nosso hino: “Salve Brusque imortal”.

Contato: 3354-0241 [email protected]

QUALITY MALHASIndústria e comércio tecidos, malhas,

fios e insumos para indústriaRodovia Ivo Silveira, 2.420 –

Bateas – Brusque/SCContato: 3252-6080

[email protected]

NINNO LASANHAS E MASSASFabricação e comércio de massas alimentícias

Rua Carlos Graf, 37 – Brusque/SCContato: 3396-8350

[email protected]

BRUSFIXComércio materiais construção

e silicone para fixaçãoRua LI 007, 40 – Limeira – Brusque/SC

Contato: [email protected]

ELITE ETIQUETASConfecção de etiquetas para setor têxtil

NOVOS ASSOcIAdOS

Rua Maximiliano Furbringer, 300 Souza Cruz – Brusque/SC

Contato: [email protected]

CIA DALMOLIN VIDRARIAVidraria e serralheria de alumínio

Rua Eduardo Wiederkher, 93 – Primeiro de Maio – Brusque/SCContato: 3355-1223

[email protected]

BRIDA COSMÉTICOS E PERFUMARIA Estética e higiene

Av. Cônsul Carlos Renaux, 56 - salas 17 e 18 - Shopping Gracher

Contato: 3355-9476 [email protected]

EUROPA/CERVI COM. ASSIST. FERRAMENTAS

Filtros e Purificadores de ÁguaRua Rodrigues Alves, 160

Sala 10 - Brusque/SCContato: 3350-5555

[email protected]

É tempo de eleições

Página 3

pOzzI lATOARIA E pINTuRA é REFERêNcIA EM bOTuVERá

Ele garante que está aposentado e que diminuiu o ritmo do trabalho. A ver-

dade é que, mesmo em uma manhã de sexta-feira, o empresário Otávio Pozzi uti-lizava toda sua força na manutenção de uma escada de madeira com a disposição de quem nunca foi submetido a uma cirur-gia do coração. Ele explica que os proble-mas cardíacos são hereditários, mas não impedem que seu coração bata mais forte ao falar do empreendimento que fundou: a Pozzi Latoaria e Pintura, em Botuverá, no ano de 1975.

“O segredo para continuar aqui é a junção da força e da vontade. Mesmo quando ficou difícil sobreviver do negócio, mantive um funcionário e fui trabalhar como motoris-ta. Não desisti e pude voltar a fazer aquilo que mais gosto. Hoje é muito bom ver meus filhos continuando a empresa. Assim, fico mais folgado”, revela como se pudesse, de fato, se aquietar.

A administração da empresa agora recebe assistência dos filhos de Otávio: Cristiano

O fundador da empresa, Otávio Pozzi, ladeado pelosfilhos Cristiano e Luciano

Empresa fundada por Otávio Pozzi agora é administrada pelos filhos Cristiano e Luciano

e Luciano. Os dois, no entanto, também erguem a manga e mechem nos carros sempre que necessário. “Nada demais para quem nasceu com essa oficina, brincava no meio das ferramentas e em quase todas as fotos aparecia sujo de graxa”, brinca Cris-tiano.

Desde 75, muita coisa mudou. Começando pela área construída e aquisição de novos terrenos para expansão. Otávio fez questão de comprar uma quadra de lote e, assim, permitiu que os filhos vivessem próximos, mesmo depois de casados. Na empresa, novas ferramentas e equipamentos foram adquiridos, sempre com o intuito de ofe-recer um serviço de qualidade.

“A família senta para conversar, mas nun-ca escrevemos nossos planos, apesar das metas serem claras. Por muito tempo in-vestimos na empresa e o reconhecimento também veio. Hoje somos referência nessa prestação de serviço em Botuverá”, com-pleta Cristiano.

Agora, a Pozzi Latoaria e Pintura chegou ao patamar almejado por seus diretores e deve se manter assim pelos próximos anos. Porém, novos investimentos não estão des-cartados, sobretudo pela exigência do mer-cado.

E assim, na pacata Botuverá, a família Pozzi escreve uma história de alegria e su-peração, proveniente da força do trabalho.

Página 4

A dOcE hISTóRIA dA pANIFIcAdORA zEN

A história da Panifica-dora Zen começou na

saudosa Confeitaria Koehler que, durante décadas, movi-mentou o centro de Brusque. Era lá que Olívia e Fernando Zen (in memorian) se co-nheceram. Ele era o padeiro e, ela, ajudava no atendimen-to de balcão. Antes mesmo do casamento nasceu o negó-cio em parceria: a padaria exatamente onde continua localizada, há 54 anos.

Fernando era um exímio pa-deiro. Ainda hoje há quem se lembre de suas receitas. Ele faleceu em 1974 e, durante 15 anos, a Panificadora Zen alugou seu espaço produtivo e apenas revendia os pães que eram ali fabricados. Já Olívia permanece na empre-sa e, segundo seu neto André, é quase impossível obrigá-la a descansar.

Dos cinco filhos que o casal teve, Fernando Zen deu

Há 54 anos, empresa é responsável pela fabricação diária de até cinco mil pãezinhos

continuidade ao negócio e assumiu a produção da padaria em 1989. Desde então, tem buscado formação na área em cursos específicos no Brasil e no

integral. Além disso, segue religiosa-mente algumas das receitas deixadas pelo pai.

“Manter uma empresa durante anos

Sede da empresa, localizada há 54 anos no centro da cidade

Instalações internas da padaria onde são fabricados cinco mil pães diariamente

exterior. Por duas vezes esteve na Ale-manha, país no qual existe capacitação técnica para padeiros e de onde trouxe receitas exclusivas, como a de pão

exige comprometimento. O meu pai, por exemplo, perdeu meu nascimento porque não podia deixar uma fornada de pão quei-mar. Isso é ter amor pelo que se faz. Ele também tra-balhou em todos os setores da empresa e hoje conse-gue identificar facilmente os erros”, afirma o filho de Fernando, neto de Olívia, André.

Hoje, a Panificadora Zen conta com 22 funcionários e produz até cinco mil pãezi-nhos por dia. Cerca de 95% do que comercializa é feito ali, no espaço da padaria ou confeitaria. Apenas alguns salgados são terceirizados. Os planos mais próximos da realização consistem na am-pliação da área de balcão e investimentos constantes na inovação dos processos.

Página 5

Depois de 35 anos trabalhando em uma das indústrias têxteis cen-

tenárias de Brusque, Walter Kühn se aposentou e decidiu montar um negó-cio. Comprou inicialmente uma máqui-na para tinturaria que era o primeiro passo, mas ainda não suficiente para sustentar sua empresa. A solução foi alugar o equipamento exatamente para a indústria na qual trabalhou a vida inteira.

Aos poucos foram adquiridas uma centrífuga, caldeira e a definição de um local com recursos hídricos dis-poníveis para o serviço. Nascia, assim, a Tinturaria e Estamparia Holstein, que há 20 anos mantém sua sede em Guabiruba.

“Somos 100% especializados em felpudos, desenvolvendo toalhas e panos de copa. Hoje produzimos 330 toneladas por mês e continuamos os investimentos na empresa, através da compra de modernos maquinários, que garantem a qualidade de nossos produtos”, explica o diretor da empre-sa, Luciano Kühn.

A novidade na tinturaria é uma máquina vinda da Espanha, capaz de transportar o produto já pesado para os 15 tanques de tingimento da empre-sa. O objetivo é aumentar o controle

TINTuRARIA E ESTAMpARIA hOlSTEIN EM pERMANENTE dESENVOlVIMENTOHá 20 anos empresa mantém compromisso de oferecer aos clientes produtos de qualidade

Instalações da empresa Holstein em Guabiruba

do processo e diminuir as diferenças de tonalidade. Segundo Kühn, ape-nas grandes empresas de tinturaria de malha ou tecidos possuem esse equi-pamento, que é uma inovação no mer-cado de felpudos.

Hoje, a Tinturaria e Estamparia Hols-tein possui 50 colaboradores e uma área construída de 27 mil m². No en-tanto, ainda existe muito espaço na propriedade para crescer e planeja-mento para isso não falta. “Comecei a trabalhar aqui com 18 anos e passei por todos os setores da empresa, desde a produção até o administrativo. Isso permite a identificação de gargalos e a experiência suficiente para a tomada de decisões. Nunca deixamos de inves-tir e sabemos onde queremos chegar”, ressalta Luciano, que divide a adminis-tração com o pai, e também fundador do negócio, Walter.

Diferente de anos anteriores, a vida de Walter está mais tranquila. Ainda assim, ele não se afasta do local e dá dica para quem sonha em prosperar: “Trabalho, trabalho e trabalho. O res-to, vamos levando”, sugere.

Luciano Kühn ao lado do pai Walter Kühn

Página 6

Entre os dias 6 e 7 de agosto, no auditório da Paróquia São

Luís Gonzaga e na Igreja Evangélica Calvário, foi realizado um Ciclo de Palestras, promovido pelo Núcleo das Instituições Educacionais de Brusque, da ACIBr. O conferencista era César Nunes, professor titular da Unicamp, que falou para 1300 pessoas, entre pais, professores e estudantes.

“Foram três palestras para públicos distintos, mas sobre o mesmo tema: o papel da escola e da família na cons-trução de crianças e adolescentes emancipados e sensíveis. Vivemos um novo tempo e isso requer da famí-lia e da escola uma nova atitude, uma nova compreensão de seus filhos e estudantes”, afirmou Nunes.

Segundo ele, nesse início de milênio, o Brasil superou seus 500 anos de história. Aqui, onde no passado não havia respeito pelas crianças, se de-senvolveu o Estatuto da Criança e do Adolescente. Onde não havia respeito pelo meio ambiente, se formou a Eco 92, Rio +10, Rio +20. E onde não havia respeito pela mulher, se constituiu a Lei Maria da Penha.

“O que precisamos é de gente que

eduque para esse novo tempo.Temos uma escola do século 19, professores do século 20 e estudantes do século

ESTudANTES SENSíVEIS E EMANcIpAdOSProfessor César Nunes, da Unicamp, falou para pais, professores e alunos

21. O desafio é resolver esse teorema”, completou.

De acordo com o professor, a matriz pedagógica brasileira ainda está mar-cada por estigmas do passado, através da rigidez, provas excludentes e pe-gadinhas desnecessárias. A tensão e o autoritarismo da escola do passado são barreiras que devem ser trans-postas no presente.

“A geração que se chama Y tem al-guns avanços, como o domínio da tecnologia digital. Mas com a escola precisa oferecer a sustentação cul-tural, a compreensão dos direitos e das diferenças sociais. A tendência mundial é que o trabalho seja cada vez menos técnico, com horário fixo e controle. Grandes corporações já têm um trabalho mais flexível, utilizando re-cursos que estimulem a originalidade e criatividade”, observou.

O professor também apresentou dados contraditórios e atuais, como o Brasil es-tar entre os seis países com maior PIB do mundo, ultrapassando a Inglaterra. Mas, enquanto a renda per capta dos ingleses é de U$ 26 mil, no país verde-amarelo o cifrão não passa de U$ 4 mil. “Não adian-ta ter um PIB alto e uma sociedade po-bre culturalmente”, argumentou. Cerca de 1.100 alunos prestigiaram a palestra

Silvana Pereira, Bernadete L. Moritz, César Nunes, Maicon Moresco e Orlando Borchardt

Página 7

AcIbR AVAlIA cIclO dE ApRENdIzAdO cONTINuAdOPrimeiro módulo está finalizado e já iniciaram as inscrições para o segundo

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) comemora o

grau de satisfação apontado pelos par-ticipantes do primeiro módulo do Ciclo de Aprendizado Continuado, promovi-do em parceria com o Centro Univer-sitário de Brusque (Unifebe) e Grupo UNIASSELVI/ASSEVIM. Ao todo, 80 participantes receberam formação nas áreas de motivação e feedback, gestão de preço e vendas, trabalho em equipe e técnico em vendas.

“A primeira surpresa foi a adesão ao projeto e, a segunda, o expressivo grau de satisfação dos participantes após a realização do primeiro módulo. Isso comprova que as pessoas estão buscan-do qualificação e sabem que seu pro-gresso e desenvolvimento profissional em qualquer setor produtivo depende também de conhecimento”, explica o presidente da ACIBr, Edemar Fischer.

Com o êxito do primeiro módulo, já estão abertas as inscrições para o se-gundo, que será realizado em outubro. Desta vez, os cursos de oito horas são: Diminua suas tarefas e aprenda a de-legar, Análise de problemas e Tomada de decisões, Gerenciando Equipes e Administração de Vendas. O valor sim-bólico continua sendo R$ 50,00 por participante.

“Fica o nosso apelo para que as empre-sas motivem seus colaboradores para integrarem o projeto e, depois, cobrem pelo resultado, já que é necessário apli-car a teoria aprendida em sala de aula na prática do mercado de trabalho. Da mesma forma, fica nosso apelo aos pais, para que incentivem seus filhos na continuidade dos estudos. Hoje sa-bemos que diversos cursos, inclusive gratuitos, não são oferecidos pela falta de interessados. Os jovens precisam se conscientizar que a educação não au-xilia apenas na vida profissional, como também na vida particular de cada um”, ressalta Edemar Fischer.

Com o primeiro módulo concluído, o presidente da ACIBr destaca que o sentimento é de satisfação, já que a entidade fomenta nesse momento um projeto que interfere e melhora a vida das pessoas. “É gratificante saber que estamos oferecendo algo de qualidade para ser aplicado na vida pessoal e profissional. Esse é o maior bônus do projeto”, conclui.

Página 8

O Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr comemorou o Dia do Pani-ficador no dia 7 de julho, com um jantar festivo que reuniu as empresas,

profissionais e fornecedores do setor de Brusque e Região. O evento, na sua 15ª edição, teve como local as dependências do Clube Esportivo Paysandu.

O grupo dos novos associados reunidos para o café da manhã na sede da Entidade

Um café com gosto de prosperi-dade. Na terça-feira, 21 de agos-

to, os novos associados da ACIBr foram recepcionados na entidade com um café da manhã e conheceram melhor a estrutura, os serviços prestados e os benefícios disponíveis na Associação.

“Nosso principal produto é o associati-vismo, a força que temos para represen-tar os empresários perante os órgãos constituídos. Nossas ações mais recentes dizem respeito às questões de segurança pública, processos que facilitem a aber-tura de empresas e emissão de alvarás provisórios, a duplicação da Rodovia Antônio Heil, entre muitas outras”, ex-plica o vice-presidente da ACIBr, Halis-son Habitzreuter.

O vice-presidente aproveitou a oportu-nidade para ressaltar o importante papel da entidade no trabalho de lobby político e da representatividade da Acibr peran-te inúmeros conselhos, tais como Bacia do Rio Itajaí-Mirim, Desenvolvimento Econômico, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Assistência Social, Defesa do Consumidor e Obser-vatório Social.

Já a diretora da entidade e coordena-dora dos Núcleos Setoriais, Rita Cassia Conti, fez a apresentação dos 19 núcleos ativos na ACIBr e se colocou à disposição

NOVOS ASSOcIAdOS SãO REcEbIdOS cOM cAFéEvento apresentou toda a estrutura e benefícios da ACIBr

para o encaminhamento necessário dos novos associados. Também falou sobre convênios, serviços de informação e co-municação, da própria infraestrutura da entidade e da disponibilização de multi-mídia.

Para finalizar, o assessor jurídico da ACIBr, Osmar Peron Júnior, enfatizou o

serviço gratuito de aconselhamento ju-rídico, destinado sobretudo aos micro e pequenos empresários, que nem sempre contam com um advogado em seu quadro de colaboradores. Assim, o escritório de Peron permanece aberto aos associados da entidade, para resolução de dúvidas e busca de informações.

NúclEO cOMEMOROu O dIA dO pANIFIcAdOR

Página 9

Há dois meses, a agente de registro para va-

lidação do Certificado Digital, Aline Schultz, através da Fe-deração das Associações Em-presariais de Santa Catarina (Facisc), tem prestado serviço na área de Certificação Digital na ACIBr. Uma vez por semana ela permanece na sede da en-tidade e atende com horário marcado.

“A parceria surgiu por conta da demanda, antes restrita ao município de Blumenau. Isso provocava uma série de trans-tornos, como a dificuldade de deslocamento e o atraso de atendimento. Assim, desde janeiro temos ampliado o serviço, que também atende

cERTIFIcAçãO dIgITAl AgORA EM bRuSquE

as cidades de Gaspar, Timbó e Ilhota”, destaca Aline.

De acordo com a agente de registro, são disponibilizadas na ACIBr todos os tipos de certificação, para pessoa física ou jurídica. O primeiro passo é a com-pra do certificado, através do site www.

Uma vez por semana, profissional especializada atende agendamentos na ACIBr

acibr.org.br. Com o boleto impresso e pago, o agendamento da consulta é au-tomático e feito pelo próprio sistema. Já o prazo para a validação do certifi-cado é de 72 horas, embora muito em breve ele deva ser emitido automatica-mente, no ato do encontro com Aline.

“A Cerificação Digital facilitou a comu-nicação do contribuinte com a Receita Federal. Antes, o processo envolvia cartório, autenticações, assinaturas, papeladas. Agora, tudo é enviado e re-cebido na hora, de forma rápida e se-gura”, analisa a profissional.

AcIbR pROMOVERá MAIS uM AlMOçO dE IdEIAS

Já estão à disposição na secretaria da ACIBr os cartões de adesão do próximo Almoço de Ideias que a entidade estará

promovendo no dia 6 de setembro, a partir das 11h30min, na Sociedade Esportiva Bandeirante. O evento, direcionado aos as-sociados e convidados especiais de Brusque, Guabiruba e Botu-verá, deverá reunir grande número de pessoas para a palestra com o Prof. Wagner Dantas, que vai falar sobre “Sociedade em Rede: Os Desafios de Empreender com Incerteza”.

O investimento é de R$ 40,00 (associado) e R$ 45,00 (não só-cio), não incluso no preço a bebida. Confirmação de presença até dia 3 de setembro e mais informações no fone 3351-1339.

ATENdIMENTO bANcO dO bRASIl

A gerência local do Banco do Brasil informa que as próxi-mas datas para atendimento personalizado aos associa-

dos ACIBr estão agendadas para os dias 6 e 20 de setembro, a partir das 9h, na sede da Associação. Os empresários interes-sados devem agendar horário através do fone 3351-1339, com Carol.

A agente de certificação digital, Aline Schultz

Página 10

an_assevim_acibr.indd 1 02/08/2012 11:05:32

NúclEO dE FAbRIcANTES dE TOAlhASEnvolvimento em prol das causas comuns do setor

Envolvimento. Essa é a palavra que melhor descreve a atuação do Nú-

cleo de Fabricantes de Toalhas da Associa-ção Empresarial de Brusque (ACIBr). Sob a coordenação de Arthur Eduardo Marchi, os empresários se reúnem na segunda terça-feira de cada mês, na sede da enti-dade, onde discutem problemas e buscam soluções comuns.

“Nosso objetivo é a troca de experiên-cia, intercambio de informações e quando necessário, a ajuda em relação à materiais e peças de reposição de máquinas. Além disso, algumas empresas prestam serviços a outras, otimizando assim sua mão de obra e agilizando o processo de produção para a empresa parceira. Oportunamente, convidamos pessoas ligadas ao setor para participar de nossas reuniões para dar seu depoimento e nos trazer novas Informa-ções a respeito de mercado, tecnologias e cursos”, explica Marchi.

Segundo ele, 21 empresas integram o Núcleo, cuja atuação tem sido expressiva. Prova disso foi a locação de um estande na Mostra Brusque, realizada no mês de agos-to, no Pavilhão da Fenarreco. “Queríamos mostrar para os visitantes as atividades que desenvolvemos em prol da profissio-nalização do setor. De certa forma, toda a sociedade ganha com isso”, acrescenta.

De acordo com Marchi, outro ponto alto

de atuação do Núcleo foi o encontro com o deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, em junho de 2011, quando o setor atravessava uma crise. Na oportu-nidade, os empresários demonstraram o descontentamento com a falta de atenção que o pólo têxtil sofria por parte do Go-verno em todas as suas esferas, sobretudo em Santa Catarina, que representa o se-gundo maior mercado têxtil do país.

Diante da reivindicação dos em-presários, Peninha se comprometeu em inflamar essa discussão no Congresso, com vistas à desoneração da Folha de Pagamento. Também se colocou à dis-posição do Núcleo de Fabricantes de Toalhas e disse que vai representar a classe em Brasília.

Nesta mesma época, os integrantes do Núcleo participaram da Audiência Pública em Defesa da Indústria Têxtil, realizada na Câmara de Vereadores de Brusque, oportunidade em que puderam entregar em mãos o rol de reivindicação ao Super-intendente da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), Fernando Pimentel, para que as demandas fossem defendidas em Brasília na Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e do Vestuário.

Já em março desse ano, membros do Núcleo integraram a missão empresa-

rial no Paraguai, na qual foi apresentada, pelo governo daquele país, uma série de vantagens para empreender ou expandir negócios por lá. Podem ser destacadas a eletricidade abundante, impostos meno-res e simplificados, mão de obra jovem e treinável, baixos encargos sociais, vanta-gens tributárias como as Leis 60 / 90, Zona Franca e Maquila (imposto único).

EMpRESAS AdEREM AO úTIl cARd

Guabifios Produtos Têxteis

A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) acaba de conveniar mais uma renomada empresa guabirubense ao Cartão Útil Card. O cartão além de beneficiar todos os colabo-radores, proporciona maior comodidade na hora das compras e movimenta o comércio local.

Localizada na rua Brusque, na área central da vizinha cidade, a Guabifios vem, desde a sua fundação em 2004, colaborando com o desenvolvimento econômico de Guabiruba e região, além de conceder benefícios a seus colaboradores. Conhecida pela qualidade que adotou como padrão, a empresa vem crescendo consideravelmente em todo o território nacional e também no exterior.

Hollplastic - Produtos Plásticos

Os empresários brusquenses estão cada vez mais preocupados com o bem estar de seus colaboradores e prova disso é que a ACIBr tem fechado com frequência novas parcerias para utilização do cartão Útil Card.

A mais nova conveniada é a empresa Hollplastic, que vem inovando com quali-dade e trazendo ao mercado os mais variados artigos de plástico como tampas, alças, brindes e utensílios domésticos. Localizada na rua Ângelo Zucco, 241, no bairro San-ta Rita, a empresa já é referência no setor e pretende expandir-se cada vez mais.

Estande do Núcleo de Fabricantes de Toalhasna Mostra Brusque 152 anos

Página 11

an_assevim_acibr.indd 1 02/08/2012 11:05:32

Página 12

EMpRESAS ANIVERSARIANTES - MêS dE AgOSTO

Benefios Benepet Benetex

Brusque Palace HotelCalwer MineraçãoCamisaria Milani

Contabilidade MartinenghiCunha Empreendimentos

Drogaria CristianElo C Têxtil

Esquadrias Alumínio Brusque

Editora Tribuna RegionalERJ – Consultoria Empresarial

Farmácia dos Trabalhadores BrusqueGeração Veículos

Guabifios Prod. Texteis H.J. Malhas

Imobiliária e Incorporadora AMOJosé Heil Junior

JUMA Empreend. Imobil.Kaliska Textil

KI PostoKohler Joalheria e Presentes

Livraria Brusquense

Famiglia Sassi Alimentos Favo Tinturaria

Fiação ADM Flying Carpet Viagens e Turismo

Geneve Viagens e TurismoGráfica NF

Hotel MonthezImobiliária Moresco

Kohler & Cia. Metalúgica Innova

Nenen & Sandro Corret Seg.

Marô ModasMáster Farma São Luiz

Mat. Construção Nova CasaPaloschi Com. Mat Constr.

Profomento Ag. Crédito EspecialRetífica Motores Brusquense

Rio Vivo Engenharia AmbientalSemaria Loja do Bebê

SENAI CET “Carlos Cid Renaux” Tecidel Com TecidosTecmicro Informática

Academia ExtremeAGV Empreend. Imobiliários

Angertex Banco do Brasil – Ag. Botuverá

BCM Asses. EmpresarialC. S. Comunicação – Rádio Guararema

Calçados GuilhermeCentro Educacional Cultura

Cine GracherColchoaria e Estofaria Andrade

Com. Embalagens DokassaDAASLI Com. Roupas e Aces.- Arezzo

DDSERV

EMpRESAS ANIVERSARIANTES - MêS dE SETEMbRO

Quimisa

Tudo começou com a atuação de Ary Arnoldo Wehmuth como representante comercial de produtos químicos e têxteis para as empresas de Brusque/SC e região. Foi desta atividade que surgiu, em 27 de agosto de 1959 a Comercial Santa Catarina Ltda., passando para Quimisa In-dústria e Comércio Ltda e finalmente Quimisa S/A. Atualmente a Quimisa S/A em Brusque/SC está instalada em um terreno de 160.000m², com 18.000m² de área construída. É distribuidora de corantes e produtos químicos em geral para todo o Estado de Santa Catarina, atuando nas

indústrias têxteis, metalúrgicas, curtumes e indústrias em geral.

OBS: As empresas destaque nesta editoria, obedecem o critério

da data de fundação mais antiga dos meses acima.

Santa Teresinha Transportes e Turismo

A Santa Teresinha Transportes e Turismo iniciou suas atividades em 20 de setembro de 1968. No início contava com apenas um ônibus para atender a sua única linha, de Vidal Ramos para Brusque. Atualmente sua sede localizada em Brusque conta com aproxi-madamente 60 ônibus para atender a demanda de cerca de 65 linhas rodoviárias e urbanas com horários diversificados. Além da

cidade de Brusque, atende os municípios de Fraiburgo e Videira.

Partner TêxtilReivan Malhas e Confec.

Santa Teresinha Transp. e TurismoSchmitt Buffet e Eventos

Soc. Rádio Araguaia de BrusqueTermo Mecânica Industrial

Têxtil LiraTiago de Pinho

Trekus Atacadista