informativo trimestral da diagnose | maceiÓ, al, … · i simpósio alagoano de imagem...

6
INFORMATIVO TRIMESTRAL DA DIAGNOSE | MACEIÓ, AL, MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2014 Diagnose comemora 20 anos em confraternização 10º Congresso Alagoano de Cardiologia “Você de bem com o seu coração” Entrevista: benefícios e riscos dos exercícios físicos O site da Diagnose em seu celular ou tablet

Upload: buihanh

Post on 19-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFORMATIVO TRIMESTRAL DA DIAGNOSE | MACEIÓ, AL, MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2014

Diagnose comemora 20 anos em confraternização

10º Congresso Alagoano de Cardiologia

“Você de bem com o seu coração”

Entrevista: benefícios e riscos dos exercícios físicos

O site da Diagnose em seu celular ou tablet

DIAGNOSEINFOCO2

Diagnose comemora 20 anos em confraternizaçãoEvento relembra a trajetória de sucesso da empresa

Para comemorar seus 20 anos de existência, a Diagnose reuniu colaboradores, médicos, técnicos, diretoria, parceiros e amigos, em novembro do ano passado, no Radisson Hotel, pessoas que fizeram e fazem toda a diferença na história de sucesso dessa empresa.

Nessa noite de gala, os sócios-fundadores ganharam um troféu confeccionado pelo artista plástico Fredy Correia em homenagem aos seus esforços para o crescimento da Diagnose. Os colaboradores que completaram cinco, 10, 15 e

18 anos de casa também foram homenageadas.

Por último, os convidados assistiram a um vídeo contando a história de obstáculos vencidos, crescimento, aprendizado, credibilidade, avanços da medicina em Alagoas que a Diagnose construiu durante todos esses anos.

Ao final, a banda Time Machine animou a festa com um repertório variado e animado.

DIAGNOSEINFOCO3

10º Congresso Alagoano de CardiologiaMédicos alagoanos debatem temas da área

A Cardiologia na Melhor Idade foi o tema do 10º Congresso Alagoano de Cardiologia, realizado no Hotel Jatiúca, entre os dias 24 e 26 de outubro, realizado pela Sociedade Alagoa-na de Cardiologia.

Participou desse evento o médico da Diagnose, Dr. José Roberto Nolasco de Araújo e palestrantes de outros estados, como os Drs. Sávio José de Menezes (SP), João Carlos Jazbik (RJ), Cleber Costa de Oliveira (Sociedade de Medicina de Alagoas), entre outros. Abordaram temas como Estado a Arte: Doença arterial Coronariana, Insuficiência Cardíaca e Panorama atual da Medicina Brasileira.

Segundo o Dr. Nolasco, “o evento proporcionou um vasto conhecimento para os profissionais da área, oferecendo um momento de discussão e reciclagem de conhecimentos para os participantes”.

A realização do evento se concretizou através da Diretoria da SBC-AL – Gestão 2012/2013, composta por: Alfredo Aurélio M. Rosa, Maria Clara B. Brandão, Amilson Martins P. Filho, Dulcilene do Amaral G. Vieira, Marcelo M. Malta, Rogenes M. Padilha , Jassen L. Calaça, Carlos Romero C. Ferro, Adelson Miranda Filho, Antonio Leilton L. Machado Júnior, Iuri Candiago, Flávio Bonfim Loureiro e José Wanderley Neto.

I Simpósio de NeuroimagemContou com palestrantes de renome nacional

A Diagnose, em parceria com a DIRAD, realizou o I Simpósio de Neuroimagem em 26 de outubro no Maceió Mar Hotel, que contou com a participação de palestrantes de renome nacional como a Dra. Maria de Fátima Vasco Aragão, os doutores Marco Lauzi Head, Thiago Cavalcanti e Rodrigo Bomfim.

Durante o evento, alguns dos assuntos abordados foram: Tumores Supratentoriais e Infratentoriais; Emergências

Vasculares; Meios de Contraste; Fatores Prognósticos por Imagem na Esclerose Múltipla; A Imaginologia na Demência; Avaliação prática das Síndromes Parkinsoni-anas.

Segundo Dr. Francisco Chagas, o objetivo desse encontro é proporcionar aos profissionais da saúde mais conhecimen-to na área de diagnóstico por imagem. E também trocar experiências com os colegas de profissão.

DIAGNOSEINFOCO4

I Simpósio Alagoano de Imagem Cardiovascular, Ergometria e Cardiologia do Exercício.Simpósio médico promovido pela Diagnose tem participação expressiva dos cardiologistas alagoanos

Conhecimento, atualização e troca de experiências marcam o I Simpósio Alagoano de Imagem Cardiovascular, Ergometria e Cardiologia do Exercício, realizado no Hotel Radisson, em 2013.

“Foi uma excelente oportunidade de aprimorarmos nossos conhecimentos e interagirmos com os colegas” esclareceu o Dr. Nolasco, coordenador do Simpósio. Os palestrantes Drs. Luiz Eduardo Mastrocolla - SP, Nabil Ghorayeb - SP, Ibraim Pinto - SP, Roberta Nolasco - AL, Sávio Cardoso - PE, William Chalela - SP, José Maria Fernandes - AL

exercem suas atividades em centros de referência como Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia - SP, Institu-to do Coração INCOR - SP, Hospital Sírio Libanês - SP, Clínica Lucilo Ávila - PE e Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

A atuação ativa dos moderadores conduzida pelos Drs. Francisco de Assis Costa, Carlos Alberto Macias, Antônio De Biase e Flávio Loureiro foi decisiva para a condução da programação científica e a interação da plateia com os palestrantes.

O evento contou com o apoio das

Sociedades Brasileira de Cardiolo-gia/AL, Sociedade Alagoana de Radio-logia, Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular SBC / DERC, Sociedade de Medicina de Alagoas e de seus respectivos presi-dentes, Drs. Alfredo Aurélio Rosa, Luis Alberto Rocha, Pedro Albuquerque e Márcia Alves Pinto.

“Um excelente evento, de alto nível acadêmico, organizado e atualizado,

com uma significativa participação da classe médica alagoana”.

Dr. Jassen Calaça

“Você de bem com o seu coração”Um verdadeiro guia para o paciente cardiopata

O Cardiologista Dr. Francisco De Assis Costa, coordenador do Serviço de Cardio-logia do Hospital do Açúcar, Diretor Técnico do Harmony, Mestre e Doutor em Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (USP) acaba de lançar o seu livro que tem como título: “Você de bem com seu coração – Tudo que você preci-sa saber para cuidar melhor dele e ter uma vida mais saudável”.

Publicado pela Editora Matrix, de São Paulo, o livro contém

165 páginas, distribuídas em 32 capítulos, onde aborda temas relacionados ao coração como: cuidados preventivos; doenças cardiológicas; tratamentos realizados em cardiolo-gia. Tudo em uma sequência lógica que facilitam a compreensão, além de uma linguagem clara, objetiva, didática e acessível á leitura de todos.

Segundo o autor, o livro serve como um verdadeiro guia cujo objetivo é fazer com que o paciente cardiopata possa conviver mais tranquilamente com sua doença e o não cardiopata aprenda a prevenir-se melhor para evitar os problemas cardíacos ou posterga-los tanto quanto possível.

DIAGNOSEINFOCO5

História de 20 anos da DiagnoseAnos dedicados à saúde dos alagoanos

Em 2013, a Diagnose completou 20 anos de existência. Anos de dedicação, qualidade e credibilidades no quesito diagnóstico por imagem no estado de Alagoas. A trajetória até chegar aos 20 anos foi marcada por muitas lutas e conquistas, que são lembrados todos os dias, ao vencer de cada obstáculo.

A Clínica Diagnose nasceu do entusi-asmo de seus fundadores: drs. Luis Alberto, José Roberto Nolasco, João Bruno e Francisco Chagas que, em abril de 1993, inauguraram a Unidade de Medicina Nuclear e Densitometria Óssea do Farol. Esse foi um passo pioneiro, visto que não havia em Alagoas exames diagnósticos de Densitometria Óssea e de Medicina Nuclear no setor privado, pois esses exames eram disponibilizados apenas em ambiente hospitalar.

O retorno positivo da sociedade e da comunidade médica motivou a ampli-ação da oferta de novos serviços como Ultrasonografia, Mamografia, Radiolo-gia Geral, Cardiologia e exames de Análises Clínicas, em parceria com os

laboratórios Sabin e Dilab. Em 1995, foi inaugurada a filial da Ponta Verde, na Av. Eng. Mário de Gusmão. E, em 2000, em parceria com o Hospital do Açúcar, a Diagnose iniciou atividades na área de Medicina Nuclear naquela unidade hospitalar.

Com a expressiva demanda da unidade Ponta Verde, decidiu-se, em 2005, pela aquisição de modernos equipamentos de ressonâncias magnética e tomografia computa-dorizada. Esses investimentos foram decisivos para a consolidação e liderança da Diagnose na área de diagnóstico por imagem em Alagoas.

Buscando comodidade para seus clientes a Diagnose inaugurou em 2007 a moderna unidade do Centro Médico Harmony, no Stella Maris. Além de ambiente amplo e com muito conforto, a unidade passou a oferecer também o que há de mais avançado em exames por imagem. Recente-mente foram adquiridos para esta unidade um moderníssimo tomógrafo Multislice de 64 canais e uma Gama

Câmara dedicada para exames do coração, tornando os exames mais rápidos, precisos e confortáveis.

Em 2012, a unidade do Farol foi amplia-da e modernizada, adquirindo equipa-mentos de altíssima qualidade de ressonância magnética Open Bore e tomografia Multislice. E em breve a Diagnose entregará a sociedade, a nova Unidade da Ponta Verde. Além dos equipamentos de última geração, a nova estrutura oferecerá maior espaço físico, mais conforto e ampla área de estacionamento.

O sucesso da Diagnose deve-se principalmente à qualificação e empenho do seu corpo médico, técnico e funcional. Essa soma de esforços e motivação tem impulsionado a empresa a continuar lutando com as dificuldades que o setor de saúde atravessa e, ao mesmo tempo, buscando alternativas para oferecer o melhor em exames por imagem à população de Alagoas.

DiretoriaDr. Francisco Chagas da Silva - CRM/AL: 809Dr. João Bruno de Oliveira - CRM/AL: 569Dr. José Roberto Nolasco de Araújo - CRM/AL: 1347Dr. Luis Alberto Rocha - CRM/AL: 1504

Gerência AdministrativaJúlia Nolasco

Central Telefônica: (82) 2121.2222

Site: www.diagnose.com.brFacebook: /diagnosealagoas

Atendimento: Segunda a Sábado, das 7h às 19h

EndereçosFarol - Rua Virgínio de Campos, 487Ponta Verde - Rua Eng° Mário de Gusmão, 537Hospital do Açúcar (Medicina Nuclear) - Av. Fernandes Lima. Km 05Harmony Medical Center - Rua Dr. José Afonso de Mello, 68, Stella Maris

Tiragem: 3.000 exemplares

ProduçãoCOMSAÚDE - Comunicação, Marketing e SaúdeAssessoria EspecializadaTel.: 82 9335.2844

Jornalista responsável: Briana Meira ‐ 1110‐MTE/AL

Francisco Chagas da Silva Diretor Técnico MédicoCRM/AL 809 RQE 337

EXPE

DIE

NTE

SERV

IÇOS

• Ressonância Magnética• Tomografia Multislice 64 Canais• Medicina Nuclear (Cintilografia)• Ultrassonografia com Doppler a Cores• Ecocardiograma

• Teste Ergométrico• Eletrocardiograma• Mamografia Digital• Raios X

• Densitometria Óssea• Endoscopia Digestiva ‐ Colonoscopia• Mapa• Laboratório de Análises (Sabin/Dilab)

/diagnosealagoas

Você pode curtir, comentar e compartilhar as postagens de

nossa fan page.

DIAGNOSEINFOCO6

Entrevista: benefícios e riscos dos exercícios físicos Com o Dr. Nabil Ghorayeb

Perfil: Dr. Nabil Ghorayeb MD PHD, CREMESP 15715. Formado FM de Sorocaba da PUCSP, fez Residência de 3 anos no Inst Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC-USP). Doutorado em Cardiologia pela FMUSP. Pós Doutorado em cardiologia IDPC –USP. Especialista em Cardiologia e em Medicina do Esporte. Presidente do DERC-SBC dpto de Exercício e Esporte da Soc Bras de Cardiologia. Editor do Jornal da SBC 2014/15. Colunista de Saúde do site GloboEsporte www.euatleta.com. Premio JABUTI de literatura, área Ciência e Saúde de 2000. Delegado adjunto do CREMESP.

Exercício físico, esporte e atividade física são sinônimos?

Nabil – Não. Exercício físico é realizado com a finalidade de exercitar-se, e esporte é uma atividade física que tem competição, enfrenta um adversário com a finalidade de vencer. Então é diferente fazer atividade física, onde você faz exercício sem objetivar competição ou vitórias. É importante lembrar que a medicina no mundo inteiro incentiva a atividade física. O esporte está sendo feito com muita intensidade, com dificuldades crescentes, aumentando o risco para todo o corpo, tanto ortopédicos como cardiológicos.

Sedentarismo é uma realidade nos dias atuais, chega a ser considerado um problema de saúde pública. Quais os principais riscos que o sedentaris-mo pode provocar à saúde?

Nabil – O sedentarismo hoje é considerado um dos mais importantes fatores de risco, das doenças cardiovasculares. Ao analisar indivíduos sedentários eles começam a ter muito mais problemas do que os ativos, isso serve inclusive na faixa acima dos 80 anos. O sedentário idoso é muito mais cheio de problemas do que o individuo com 80 anos ativo leve. Várias pesquisas mostram que mesmo o caminhar lento do idoso é mais benéfico do que ficar sentado enfrente a televisão o dia inteiro.

Quando o exercício pode ser um problema?

Nabil - O exercício físico passa a ser um problema quando ele ganha muita intensidade. Todo exercício deve ter acompanhamento de um profissional

do esporte ou da medicina. Como já foi citado antes, o principal risco dos exercícios é a intensidade, ou seja, quanto mais intenso e maior o volume de exercício, maior a probabilidade de lesões no corpo. Na maioria das academias tem como exercício lutas marciais, como Muay Thai, UFC, musculação, levantamento de peso e outros exercícios cada vez mais difíceis e perigosos. As pessoas não estão pensando em proteção, estão apenas pensando em estética, e quando é feito em academia exercício para estética sabe-se que é comum o uso de substâncias altamente perigosas como anabolizantes e GH (Hormônio de crescimento).

Como escolher o exercício físico ideal para cada ritmo de vida?

Nabil – O médico não tem treinamento e conhecimento para esse detalhe. A função do médico, principalmente cardiologista e do médico do esporte, é avaliar as condições clínicas de uma pessoa e verificar até quanto ela pode chegar, e a prescrição física será orientada pelo educador físico.

Com a proximidade das Olimpíadas no Brasil (2016) as atenções se voltam para as atividades físicas, muitas vezes iniciadas de forma irregular, com uso de complexos vitamínicos sem orientação de um profissional adequado. Antes de iniciar qualquer exercício físico, quais precauções devem ser tomadas?

Nabil - Primeira coisa, não adianta utilizar suplementos de vitaminas sem uma prescrição médica ou nutricional. Se estiver fazendo uso de suplementos procure saber para que irá servir. Porque na verdade sabemos

que uma boa alimentação relacionada e dirigida por uma nutricionista esportiva, não precisa de suplementos, nem de nada. Atualmente vem aumentando o numero de pessoas que estão fazendo uso de polivitaminas, e cientificamente foi comprovado os riscos dos excessos de vitaminas na maioria das vezes sem indicação de seu consumo. As recomendações são: atividade física em dias alternados, para que o corpo possa descansar entre um dia e outro de treinamento, intensidade moderada (65 a 80% da frequência cardíaca máxima, cuja equação é 220 menos a idade). É um erro fazer exercício físico todos os dias, todos os dias são para profission-ais. Então o correto é informar às pessoas que exercício físico feito com orientação não traz riscos.

Com as novas tecnologias, surgem novas formas de exercitar-se, como os vídeos games com movimento (Wii). Estas novas formas são viáveis?

Nabil – Recentemente eu participei de uma banca de doutorado em São Paulo, sobre um trabalho feito com esses vídeos games de exercício tipo (Wii), essa pesquisa foi feita com crianças comparando quanto de calorias gasta uma criança pra correr com (Wii) e pra correr numa quadra, praticamente foi igual, e quando esses equipamentos são usados de uma forma útil como exercício ele compen-sa também. Foi provado, se você fizer o exercício exatamente como deve ser feito você gasta tanto quanto ou até mais calorias do que fazer na quadra. Quer dizer você correr no mesmo lugar com o (Wii), você gasta o tanto de calorias como se fosse correr na quadra. Ele é viável sem dúvida.