informativo pequena casa da criança · 2017-06-01 · e semelhanças de deus? em mateus 25, jesus...

4
INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 www.pequenacasa.org.br PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: www.pequenacasa.org.br • E-MAIL: [email protected]TIRAGEM: 1.000 exemplares REPORTAGEM, TEXTOS E FOTOS: Jornalista Diéli Fontoura - MTB 15354 PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Carlos Tiburski • SUPERVISÃO: AJor - Agência Experimental de Jornalismo do IPA • CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA: Profª e Jornalista Lisete Ghiggi - MTB 4685 REVISÃO: Lisete Ghiggi EXPEDIENTE Setembro de 2011 Edição 88 A s comemorações alusivas aos 55 anos da Pequena Casa da Criança encerraram com o Jantar Dançan- te Beneficente, na sexta-feira, dia 26 de agosto, no Clube Geraldo Santana. A abertura do evento ficou por conta do jornalista convidado Sérgio Stock, e foi seguida pela palavra da presidente da Instituição, Irmã Pierina Lorenzoni, que convidou o padre Cristiano Aparecido dos Santos, da Paróquia Santa Tereza, para abençoar os presentes. Os convidados tiveram a oportuni- dade de assistir pela primeira vez ao no- vo vídeo Institucional da Pequena Casa, além de conferir um pouco do trabalho artístico que se desenvolve na Pequena Casa. As apresentações ficaram por con- ta dos alunos das oficinas de Música, do Serviço de Apoio Sócio Educativo (SA- SE), e de Arte e Cultura, do Trabalho Educativo (TE), que encenaram com um teatro mudo. O Jantar contou com a presença de 200 convidados e lotou o salão de festas do Clube. Ao som da dupla Jukebox, que tocou músicas desde os anos 60 até os dias de hoje, as festividades prosseguiram com danças, alegria e descontração. Jantar Dançante beneficente comemora 55 anos da Pequena Casa da Criança

Upload: ngonga

Post on 24-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFORMATIVO

Pequena Casada Criança

Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 www.pequenacasa.org.br

PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: www.pequenacasa.org.br • E-MAIL: [email protected] • TIRAGEM: 1.000 exemplares REPORTAGEM, TEXTOS E FOTOS: Jornalista Diéli Fontoura - MTB 15354 • PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Carlos Tiburski • SUPERVISÃO: AJor - Agência Experimental de Jornalismo do IPA • CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA: Profª e Jornalista Lisete Ghiggi - MTB 4685 • REVISÃO: Lisete Ghiggi

EXPEDIENTE

Setembro de 2011Edição 88

As comemorações alusivas aos 55 anos da Pequena Casa da Criança encerraram com o Jantar Dançan-te Beneficente, na sexta-feira, dia

26 de agosto, no Clube Geraldo Santana.A abertura do evento ficou por conta

do jornalista convidado Sérgio Stock, e foi seguida pela palavra da presidente da Instituição, Irmã Pierina Lorenzoni, que convidou o padre Cristiano Aparecido dos Santos, da Paróquia Santa Tereza, para abençoar os presentes.

Os convidados tiveram a oportuni-dade de assistir pela primeira vez ao no-vo vídeo Institucional da Pequena Casa, além de conferir um pouco do trabalho artístico que se desenvolve na Pequena Casa. As apresentações ficaram por con-ta dos alunos das oficinas de Música, do Serviço de Apoio Sócio Educativo (SA-SE), e de Arte e Cultura, do Trabalho Educativo (TE), que encenaram com um teatro mudo.

O Jantar contou com a presença de 200 convidados e lotou o salão de festas do Clube. Ao som da dupla Jukebox, que tocou músicas desde os anos 60 até os dias de hoje, as festividades prosseguiram com danças, alegria e descontração.

Jantar Dançante beneficente comemora 55 anos da Pequena Casa da Criança

2

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | SETEMBRO - EDIÇÃO 88 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Palavra da Ir. Pierina

Caros leitores!Após um inverno rigoroso, iniciamos

o mês da primavera, onde tudo se reno-va e a natureza, antes sofrida com o frio, agora aquecida pelo sol e pela força da água, brotará com suas renovadas cores trazendo alegrias e esperanças... Assim em nossas vidas, temos tempos de invernos rigorosos, quando se abatem sobre nós as dificuldades, as enfermidades e até a mor-te de pessoas ligadas a nós, que partem para a vida eterna. Mas para quem tem fé, há sempre a esperança do recomeçar uma nova etapa da vida, onde tudo se renova. O Mês de setembro é um mês dedicado pela Igreja Católica, ao estudo ,reflexão e vivência da Palavra de Deus. Mais uma vez volto refletir sobre a importância de conhecermos cada vez mais a revelação divina através da Palavra de Deus na Sa-grada Escritura. Quando visualizo cenas de violência, terror, desigualdades sociais, maus tratos com crianças, adolescentes, idosos... Fico me perguntando: o que está faltando em nossa sociedade para que as pessoas sejam respeitadas como imagens e semelhanças de Deus? Em Mateus 25, Jesus diz: “Tudo o que fizeres ao menor dos meus irmãos a mim o fazeis”. Chego, então, a uma conclusão de que a Palavra de Deus é ainda muito pouco conheci-da e vivenciada por uma grande maioria. Visualizam-se hoje duas situações muito marcantes na sociedade. Onde há a es-cuta da Palavra de Deus, e onde ela tem vez de ser acolhida, assimilada e vivida, o comportamento humano muda percepti-velmente. O mal que está dentro do nosso coração vai aos poucos dando lugar ao bem que, por sua vez, se traduz em gestos de acolhida fraterna e amor ao próximo. Quando não escutamos a Palavra de Deus, mais vulneráveis ficamos para praticar atos desumanos. Portanto, convido a todos os leitores (as) que já estão familiarizados com a Palavra de Deus, para darem um pouco mais de atenção à leitura, nesse mês. E aos que pouco se ocupam em conhecer a Palavra, fica um convite: leiam mais a Bí-blia. A força da mensagem está em Deus, se a acolhemos, ela irá se converter em alimento das nossas vidas. (IS 55,10-11)

BANCO DO BRASILAgência: 2814-2 – Conta: 5356-2

BANRISULAgência: 051 – Conta: 06.026.359.1-6

Se você quiser fazer doação de roupas ou alimentos, nossos endereços são:

Unidade Petrópolis Rua Ferreira Viana, 197 - Petrópolis

Fone: (51) 3388-8550

Unidade PartenonRua Mário de Artagão, 13 - Partenon

Fone: (51) 3336-5090

As crianças da Pequena Casa agradecem sua colaboração.

Colabore com a Pequena Casa da Criança

A Pequena Casa, na Unidade Petrópolis, aluga salão de festas para eventos

Doadores• Philden Informática • Terezinha Pinto • Silvia e Daniela Heller • Luiza Monteiro • Fundação Carolina Garcia do Prado • Pente Fino • Turma Do Leite • Maria Adélia • Escola De Ensino Fundamental Espírito Santo • Secretaria da Cultura • Liane • Idalina • Marisa • Bianca • Gabriela • Espaço Feliz • Glória • Elza • Neiva • Almoço Político Musical

No dia 15/08, a Pequena Casa da Criança deu início à Semana In-terna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Para res-

saltar a importância dos cui dados es-peciais nas tarefas diárias, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Charles Rech, e a vice -presidente, Juliana Ribeiro, abriram a Semana com um vídeo do cantor e ati-vista social MV Bill.

Os “Primeiros Socorros” foi o tema da palestra de abertura da SIPAT, na segunda-feira (16/05), ministrada pelo enfermeiro Edson Lopes, do Hospital Militar de Porto Alegre. O evento foi direcionado aos participantes do Servi-ço de Apoio Sócio Educativo (SASE) e dos programas: Adolescente Aprendiz e Trabalho Educativo.

Na terça (17/08), os colaboradores e responsáveis pela limpeza e alimenta-ção participaram de uma palestra com a nutricionista Rosangela Pontremoli, da

empresa Crivella, que é a fornecedora dos produtos de limpeza para a Pequena Casa. Na platéia, prestigiavam o evento, os representantes da empresa Packstok, Deomero Paz e Alexandre Santos.

Na manhã de quarta-feira (18/05), o tema ‘Alcoolismo e Tabagismo’ foi abordado pelas assistentes sociais Gladis Regina Machado e Alexandra Estefania Regner da Silva. Na oportunidade, uma roda de conversas integrou os partici-pantes.

A pauta “Primeiros Socorros Domés-ticos”, na sexta-feira (19/08), ficou sob a responsabilidade da equipe do Posto de Saúde da Pequena Casa da Criança. Na ocasião, foram distribuídos jogos e creme dental aos participantes, os alunos das turmas 31 e 41 do SASE.

A Semana de Prevenção de Acidentes reuniu cerca de 70 pessoas vinculadas à instituição. Agradecemos aos palestran-tes que, voluntariamente, participaram da 1º SIPAT da Pequena Casa.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT

3

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | SETEMBRO - EDIÇÃO 88 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Projetos, Construções e Reformas3268-7900

No primeiro dia, no turno da ma-nhã, os atendidos pela Pequena Casa reuniram-se no Ginásio para assistir ao desfile das bandeiras

do Brasil, Rio Grande do Sul e Pequena Casa da Criança. À tarde, toda a Institui-ção presenciou a apresentação da Banda Marcial Juliana, do Colégio Estadual Julio de Castilhos. No total, 15 músicos toca-ram sob a regência do maestro Vainer dos Santos Ramos.

Na manhã de terça-feira (9/08), ocorreu uma apresentação da equipe da Unidade Petrópolis, que trouxe um vídeo da campanha “Eu escolho”. No final, os participantes fixaram em um cartaz di-versas palavras, entre as quais: amizade, amor, fé, compartilhar, oração e paz. À tarde, os colaboradores do setor admi-nistrativo da ‘Unidade Partenon’ fizeram uma apresentação artística para os aten-didos do Serviço Social da Casa. Quem animou os presentes foi a coordenado-ra do Serviço de Apoio Sócio Educativo (SASE), Eleni Rodrigues, que acompa-nhou ao violão e fez todos cantarem as músicas ‘Emoções’ e ‘Como é grande o meu amor por você’, de Roberto Carlos.

A “II mostra de Artes da Pequena

Casa da Criança” aconteceu na quarta--feira (10/08), das 10h às 17h. Na opor-tunidade, foram expostos trabalhos do Serviço de Apoio Sócio Educativo (SA-SE) e do Trabalho Educativo (TE), além de fotos, painel de presença, desenhos e outros trabalhos manuais.

O programa “Ação Rua” prestou a sua homenagem na Semana de Aniversá-rio, com um Teatro de Bonecos, na quin-ta-feira (11/08). Uma estrutura especial foi montada no pátio da Escola Pequena Casa, onde todas as turmas e colaborado-res puderam se divertir com a história da Pequena Casa da Criança, contada através de bonecos que representavam os perso-nagens que participaram da fundação da obra social. A apresentação ocorreu na parte da manhã e à tarde.

Na manhã de sexta-feira (12/08), às 11 horas, os colaboradores do ‘Adolescen-te Aprendiz’ fizeram uma apresentação no Ginásio da Casa. Todos assistiram a um ví-deo criado pelos colaboradores, com a letra da música “Alma Missionária”. Segundo o colaborador Juliano Guerin, a escolha da música ocorreu porque a letra refere-se à missão da Instituição, que é de levar a pala-vra de Deus a todos, onde quer que estejam.

Semana de Aniversário da Pequena Casa da Criança

Uma programação especial

comemorou os 55 anos da

Instituição, de 8 a 15 de agosto

A “II Mostra Cultural: dança música e teatro” teve início às 14h de sexta-feira (12/8). Integraram o evento as apresen-tações do SASE, TE e dos colaboradores, que trouxeram ao palco o samba de roda, a capoeira, um show de palhaços, além de danças, coral e concertos juvenis. Tam-bém participaram da mostra, os parceiros do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM).

A ‘Semana de Aniversário da Pequena Casa da Criança’ encerrou na segunda--feira, 15 de agosto, data da sua fundação. Ao meio dia foi oferecido um almoço, na Unidade Partenon, para todos os co-laboradores. Às 15h, em homenagem à fundadora, Irmã Nely Capuzzo, da Con-gregação Missionárias de Jesus Crucifi-cado, foi celebrada a ‘Santa Missa’.

4

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | SETEMBRO - EDIÇÃO 88 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Entrevista

Ita Najara Franco, 26 anos, fez parte do projeto ‘Estafeta’ da Pequena Casa da Criança em 2002. Hoje, denominado ‘Adolescente Aprendiz’, o programa

mantém a mesma essência: ajudar o jo-vem a ingressar no mercado de trabalho. Ita nos conta um pouco da sua trajetória, e revela como fez para ingressar no curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).

Pequena Casa da Criança - Como você ingressou no Estafeta?

Ita Najara Franco - No meu tempo tínhamos que vir até a Pequena Casa e retirar uma das 10 fichas disponíveis para fazer o curso. Eu fui bem sortuda, pois pe-guei a última ficha. Muitos adolescentes chegavam às 5h da manhã para conseguir a ficha, mas graças a Deus, eu consegui.

Pequena Casa - Onde você fez seu estágio?

Ita Najara - Meu primeiro estágio foi na Caixa Econômica Federal dos Açoria-nos, na Rua Coronel Genuíno. Fiquei 1 ano e 8 meses, mas depois de completar o meu contrato, tive que sair.

Pequena Casa - O que acrescentou na sua vida ter participado do Pro-grama?

Ita Najara - Amadureci muito. Quando comecei, não sabia nem onde ficava o Centro de Porto Alegre. Tanto que, quando me davam as tarefas para fazer na rua, eu ligava para minha mãe me ajudar a pegar o ônibus correto e a chegar aos locais. Mas acho que o meu primeiro estágio me acrescentou mui-to, fiz muitos contatos e conheci mui-tas pessoas com quem tenho amizade até hoje.

Pequena Casa - Como foi para você passar na UFRGS?

Ita Najara - Passar na UFRGS foi uma luta dif ícil, porque eu não queria nada com nada e não gostava de estu-dar. Eu pensava: “eu passar na UFRGS? Bem capaz”. Então comecei a trabalhar no colégio João Paulo I, onde recebi um grande apoio e ajuda para entrar no Uni-versitário. O primeiro vestibular que fiz, em 2008, foi para Administração de Em-presas, porém não era o que eu queria, e não passei. Minha mãe, meu pai e meus amigos me apoiaram muito e não me deixaram desistir, dizendo que eu tinha potencial. Então, resolvi fazer Pedagogia, para trabalhar com crianças. Às vezes, eu passava na frente da UFRGS e ficava pen-sando: deve ser legal, né? Fiquei sabendo do resultado quando estava na praia. Eu

chorava, gritava e ria. Foi maravilhoso!

Pequena Casa - Hoje, qual o seu sentimento em relação à Pequena Casa da Criança?

Ita Najara - Eu adoro a Pequena Ca-sa! Quando fiquei sabendo que os meus professores não estavam mais, fiquei triste, porque seria legal chegar aqui e mostrar para eles o resultado do estímu-lo que recebi, ao me darem o primeiro empurrão, ao me ajudarem a crescer e a ter persistência. Eu ficava sentada até ser atendida pela Cenilda Motta (co-ordenadora do Estafeta), e persisti até conseguir uma vaga.

Pequena Casa - O que você diria para as pessoas que hoje buscam no-vos horizontes para a sua vida?

Ita Najara - Que sigam em frente e que não desistam, por mais obstáculos que apareçam. Algumas pessoas me di-zem que vou passar fome com o curso de Pedagogia, mas não me interessa. Vou ser feliz fazendo o que eu gosto.

Pequena Casa - Atualmente, qual é o seu maior sonho?

Ita Najara - Eu gostaria de trabalhar com crianças especiais. Este é meu sonho e, com certeza, eu vou realizá-lo.

Anuncie!

Ao anunciar aqui, você divulga a sua empresa e ajuda quem precisa.

51 3388 8550 Ita Najara Franco

- Muito Obrigado! À empresa Philden Informática pela doação de brindes para nosso Jantar Dançante Beneficente de 55 anos.

- Muito Obrigado! Ao Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindijus) e a Packstok que sempre colaboram com nossa causa e compareceram ao nosso Jantar

Agradecimentos