informativo pequena casa da criança · informativo pequena casa da criança fundada pela irmã...

4
INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 www.pequenacasa.org.br PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: www.pequenacasa.org.br • E-MAIL: [email protected]TIRAGEM: 1.000 exemplares REPORTAGEM, TEXTOS E FOTOS: Jornalista Diéli Fontoura - MTB 15354 PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Carlos Tiburski • SUPERVISÃO: AJor - Agência Experimental de Jornalismo do IPA • CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA: Profª e Jornalista Lisete Ghiggi - MTB 4685 REVISÃO: Lisete Ghiggi EXPEDIENTE Dezembro de 2011 Edição 91 O Dia de Ação Comunitária, pro- movido pela Pequena Casa da Criança, mobilizou grande par- te dos moradores da Vila Maria da Conceição. As atividades progra- madas tiveram início às 10 horas e se estenderam até às 16h, com intervalo ao meio dia. Foram realizadas oficinas de bijuterias, culinária, flores de papel, decoração de caixas MDF, pantomima, dança de salão, decoração de unhas, ca- beleireiro e fuxico. Os participantes foram presenteados com diferentes apresentações artísticas e culturais como: Pagode da Comunidade, Teatro do DMAE (Departamento Mu- nicipal de águia e Esgoto), Dança Afro, Esportes e Recreação. E a surpresa foi a presença de dois jogadores do Sport Club Internacional que conversaram com o público presente. O diretor ad- ministrativo, Daniel Passuello, prestigiou o evento, definido pela presidente, Irmã Pierina Lorenzoni, como “um sucesso”. Mais um ano está chegando ao fim. É hora de refletir sobre todas as ações, repensar os planos para 2012 e lembrar que o Natal é a data do nascimento de Jesus Cristo. É neste momento, quando as pes- soas estão abertas para renovar os sentimentos de paz, amor, compaixão e solidariedade, que a Pequena Casa da Criança envolve os seus atendidos e colaboradores neste sentimento de renovação. Que Deus, na sua infinita bondade, abençoe a todos os nossos leitores e as suas famílias. Feliz Natal e um venturoso Ano Novo! “O melhor presente de Natal foi Deus que deu ao homem: seu fi- lho, Jesus Cristo, para nos ensinar o verdadeiro significado do amor ao próximo”. Dia de Ação Comunitária Já é Natal!

Upload: others

Post on 21-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO Pequena Casa da Criança · INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: • E-MAIL: informativo@pequenacasa.org.br

INFORMATIVO

Pequena Casada Criança

Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 www.pequenacasa.org.br

PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: www.pequenacasa.org.br • E-MAIL: [email protected] • TIRAGEM: 1.000 exemplares REPORTAGEM, TEXTOS E FOTOS: Jornalista Diéli Fontoura - MTB 15354 • PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Carlos Tiburski • SUPERVISÃO: AJor - Agência Experimental de Jornalismo do IPA • CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO IPA: Profª e Jornalista Lisete Ghiggi - MTB 4685 • REVISÃO: Lisete Ghiggi

EXPEDIENTE

Dezembro de 2011Edição 91

O Dia de Ação Comunitária, pro-movido pela Pequena Casa da Criança, mobilizou grande par-te dos moradores da Vila Maria

da Conceição. As atividades progra-madas tiveram início às 10 horas e se estenderam até às 16h, com intervalo ao meio dia. Foram realizadas oficinas de bijuterias, culinária, flores de papel, decoração de caixas MDF, pantomima, dança de salão, decoração de unhas, ca-beleireiro e fuxico.

Os participantes foram presenteados com diferentes apresentações artísticas e culturais como: Pagode da Comunidade, Teatro do DMAE (Departamento Mu-nicipal de águia e Esgoto), Dança Afro, Esportes e Recreação. E a surpresa foi a presença de dois jogadores do Sport Club Internacional que conversaram com o público presente. O diretor ad-ministrativo, Daniel Passuello, prestigiou o evento, definido pela presidente, Irmã Pierina Lorenzoni, como “um sucesso”.

Mais um ano está chegando ao fim. É hora de refletir sobre todas as ações, repensar os planos para 2012 e lembrar que o Natal é a data do nascimento de Jesus Cristo.

É neste momento, quando as pes-soas estão abertas para renovar os sentimentos de paz, amor, compaixão e solidariedade, que a Pequena Casa da Criança envolve os seus atendidos e colaboradores neste sentimento de renovação. Que Deus, na sua infinita bondade, abençoe a todos os nossos leitores e as suas famílias.

Feliz Natal e um venturoso Ano Novo! “O melhor presente de Natal foi Deus que deu ao homem: seu fi-lho, Jesus Cristo, para nos ensinar o verdadeiro significado do amor ao próximo”.

Dia de Ação Comunitária

Já é Natal!

Page 2: INFORMATIVO Pequena Casa da Criança · INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: • E-MAIL: informativo@pequenacasa.org.br

2

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | DEZEMBRO - EDIÇÃO 91 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Palavra da Ir. Pierina

Caros leitores!Chegamos ao último mês de

2011. E ao fazer uma retrospectiva do ano, percebo que a Pequena Casa da Criança, através de sua direto-ria, colaboradores e atendidos, tem muito a agradecer e louvar a Deus e aos nossos doadores, por tantos gestos recebidos de amor, carinho, fraternidade, solidariedade e parti-lha. O que recebemos oportunizou melhorias e qualidade no atendi-mento dos que nos procuram em busca de algum benefício.

Sinto-me no dever de agradecer e pedir a Deus que abençoe a todos (as) e, de modo especial, a mais de 200 voluntários (as) que caminharam conosco e nos auxiliaram com seus dons e bens. Nossa Missão só será possível através dessas doações e partilha com os mais necessitados.

Quero aqui registrar um agrade-cimento muito especial ao mercado SUPER CASON que, assim como tan-tos outros fornecedores da Pequena Casa, está sempre pronto a nos aten-der, mesmo quando os recursos que recebemos dos convênios chegam com atraso.

Estamos no ADVENTO, tempo de preparação ao Natal. Em cada ano, o Natal nos convida para renovar nos-sa fé em Deus. Ele enviou seu Filho Jesus ao mundo para nos ensinar o caminho que leva ao Pai. A renovação da fé se traduz em obras concretas e no amor ao próximo. A todos vocês que colaboraram de alguma forma para a Missão da Pequena Casa da Criança neste ano, parabéns por es-ses gestos humanitários e divinos e, com certeza, lhes digo: celebrem com alegria o NATAL, pois durante todo o ano de 2011, PROMOVERAM O NATAL, graças aos seus gestos de amor aos mais necessitados. FELIZ NATAL COM MUITAS BÊNÇÃOS DO MENINO JESUS! Preparemos o nos-so coração para recebê-lo com mais amor neste Santo Natal.

BANCO DO BRASILAgência: 2814-2 – Conta: 5356-2

BANRISULAgência: 051 – Conta: 06.026.359.1-6

Se você quiser fazer doação de roupas ou alimentos, nossos endereços são:

Unidade Petrópolis Rua Ferreira Viana, 197 - Petrópolis

Fone: (51) 3388-8550

Unidade PartenonRua Mário de Artagão, 13 - Partenon

Fone: (51) 3336-5090

As crianças da Pequena Casa agradecem sua colaboração.

Colabore com a Pequena Casa da Criança

A Pequena Casa, na Unidade Petrópolis, aluga salão de festas para eventos

Doadores• Terezinha Pinto • Silvia e Daniela Heller • Luiza Monteiro • Fundação Carolina Garcia do Prado • Cason • Luciano Ribeiro • Formandos do curso de Administração da Escola Protásio Alves: Felipe, Michele, Rodrigo, Jaderson • MBM Seguro de Pessoas • Iris do Céu • Evaldo Solom • Rosângela Mascela • Cristiane Magalhães • Maria Laura

Doações movimentam o final de ano na Pequena Casa da Criança

Os funcionários da empresa MBM Seguro fizeram uma doação à Pe-quena Casa da Criança. Em retri-buição ao auxílio que recebem para

cursar a faculdade, os servidores destinam mensalmente um rancho para uma ins-tituição social. Neste mês, a escolhida foi a Pequena Casa da Criança. Foram doadas roupas, calçados infantis e alimentos.

No final de outubro, o Supermerca-do Nacional, filial da Rua Miguel Tostes, promoveu uma festa para os alunos do turno da manhã da Educação Infantil. Os

pequenos se deliciaram com os doces, bolos e refrigerantes, além de vibrarem com os presentes que receberam.

Outra boa ação partiu do pai de uma ex-aluna da Escola Pequena Casa, Felipe Jacques, que trouxe pacotes de balas para uma turma da Educação Infantil.

Já os formandos do curso de Admi-nistração, da Escola Protásio Alves, Feli-pe, Michele, Rodrigo e Jaderson doaram quatro sacos contendo roupas e calçados.

A Pequena Casa da Criança agradece aos doadores!

Page 3: INFORMATIVO Pequena Casa da Criança · INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: • E-MAIL: informativo@pequenacasa.org.br

3

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | DEZEMBRO - EDIÇÃO 91 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Projetos, Construções e Reformas3268-7900

Chá- bazar de primavera

O Chá-bazar beneficente da Pequena Casa da Criança ocorreu em plena primavera, no dia 5 de novembro, e foi um sucesso. O evento se propõe a arrecadar fundos para a sua obra so-cial e, a exemplo de outros anos, contou com a ajuda da colaboradora Elvira Gomes, que nesta edição, doou todo o cardápio servido, incluindo doces, salgados, tortas e bebidas.

O Chá-Bazar reuniu na Unidade Petrópolis cerca de 150 pessoas que puderam conferir o artesanato das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Além de peças artísticas, as Irmãs trouxeram doces, entre os quais as trufas, pro-duzidas com receitas exclusivas. O valor arre-cadado com as vendas foi doado à Pequena Casa da Criança.

Trabalho EducativoOs alunos do Trabalho Educativo (TE) da

Pequena Casa passaram o dia 31 de outubro na Quinta da Estância Grande. Em meio à na-tureza preservada, o espaço, localizado em Viamão, está entre os mais procurados pelos porto-alegrenses.

O grupo saíu da Unidade Partenon às 7h da manhã e retornou às 18h. A visita iniciou com um gostoso café da manhã e seguiu com inúmeras atividades que incluiram esportes ra-dicais, trilha, futebol na lama e banho de piscina, além de muitas brincadeiras.

As entradas foram doadas pelo sócio da Quinta da Estância Grande, Rafael Sittoni Go-elzer, a quem a Pequena Casa faz um agrade-cimento especial!

Este é o terceiro ano consecutivo que a Pequena Casa da Criança é contemplada com o Prêmio de Res-ponsabilidade Social, uma iniciativa

do Parlamento do Rio Grande do Sul. Para receber a medalha e a certifica-ção, entregues no dia 23 de novembro, a diretora-presidente da instituição, Ir-mã Pierina Lorenzoni, esteve presente à Assembleia Legislativa, juntamente com o diretor Financeiro da Pequena Casa, Simão Machado, a supervisora da Uni-dade Partenon, Leoni Rizzi, a assessora da Unidade Partenon, Janice de Lima, e a coordenadora de Projetos, Miele Ribeiro.

De acordo com a presidente da insti-tuição, “Este é o reconhecimento de um trabalho cooperativo e constante, sempre em busca de mudanças na vida das co-munidades que nos cercam, em especial das suas crianças e adolescentes, os quais necessitam da nossa atenção e apoio, a fim de que se mantenham distantes da marginalidade, da vulnerabilidade social”.

Pequena Casa ganha Prêmio Responsabilidade Social 2011

Auditoria dos 6SPara melhorar os serviços oferecidos pela Pequena Casa da Criança, uma auditoria do Programa 6S, faz semestralmente uma avaliação de alguns critérios utilizados pela Instituição. Este ano a Auditoria aconteceu em agosto. Os critérios avaliados nas três primeiras auditorias foram: Utilização (Seiri), Organização (Seiton), Limpeza (Seiso) e Economia e Combate ao Desperdício (Setsuyaku). Participaram como auditores os seguintes colaboradores: Júlio da Silva, Bárbara Orestes, Verônica Stein, Raquel Steinmetz , Samuel Almeida, Sandra Rosa , Charles Rech.

Com esta premiação, a Irmã Pierina espera que a sociedade se motive para investir na Pequena Casa. “É preciso que mais gaúchos apostem no trabalho da instituição. Queremos expandir a nossa atuação e melhorar nossas instalações”. E complementa: “Há um projeto pronto e aprovado pela sociedade, que aguarda um aporte financeiro para ser executado”.

Sobre o Prêmio

O Prêmio de Responsabilidade Social é anual e ocorre em parceria com enti-dades da Sociedade Civil, representadas por uma Comissão Mista Organizado-ra. Com esta distinção, a Assembleia Le-gislativa quer incentivar as organizações riograndenses a realizarem projetos vol-tados para o bem-estar social e a preser-vação do meio ambiente. A premiação obedece a critérios estabelecidos pela Comissão, em edital próprio, e os resul-tados finais são auditados.

Page 4: INFORMATIVO Pequena Casa da Criança · INFORMATIVO Pequena Casa da Criança Fundada pela Irmã Nely Capuzzo em 1956 PRESIDENTE: Irmã Pierina Lorenzoni • SITE: • E-MAIL: informativo@pequenacasa.org.br

4

IINFORMATIVO DA PEQUENA CASA DA CRIANÇA | DEZEMBRO - EDIÇÃO 91 | 2011 | www.pequena casa.org.br | @pequenacasa

Entrevista

O diretor de Tecnologia da Informa-ção da Pequena Casa da Criança, Fabiano Hessel, está na instituição há 9 anos e divide o seu tempo de

trabalho com a Pontif ícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde é professor adjunto, além de atu-ar como bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de De-senvolvimento Científico e Tecnológico. Como entrevistado deste mês, Fabiano ressalta a importância da missão da Pe-quena Casa da Criança.

Pequena Casa da Criança - Como você chegou até a Pequena Casa?

Fabiano Hessel - Conheci a Pequena Casa através do seu diretor Administra-tivo, Daniel Passuello, que me convidou para auxiliar a diretoria nas questões re-lativas à tecnologia da informação. Mais tarde, recebi o convite para ocupar a Di-retoria de TI.

Pequena Casa da Criança - O que você mais gosta na Instituição?

Fabiano Hessel

Siga a Pequena Casa! www.twitter.com/pequenacasa

Eu sou: uma pessoa que falo o que penso.

Gostaria de ter sido: um pensador.

Eu acredito: na boa fé do ser humano.

Ainda pretendo: dedicar mais tempo pa-

ra ajudar aqueles que tanto necessitam de

auxílio.

O melhor conselho que recebi: acredite

no teu potencial e siga a tua intuição.

Minha maior frustração: o olhar intimista,

restrito e de curto prazo do ser humano.

Meu sonho: que as diferenças não sejam

as coisas mais importantes do ser humano,

mas, sim, as suas qualidades, independente

de crenças, cor ou raça.

Sou fã número 1: da transparência e da

sinceridade.

Minha palavra preferida: família.

No meu trabalho não pode faltar: com-

prometimento.

Quando estou tenso: reflito para tentar

entender as razões e descobrir as possíveis

soluções.

Ping-Pong

Anuncie!Ao anunciar aqui, você divulga a sua empresa e ajuda

quem precisa.

51 3388 8550

Fabiano Hessel - Do espírito de união e a vocação para ajudar o próximo.

Pequena Casa da Criança - O que pensa sobre a missão da Pequena Casa da Criança?

Fabiano Hessel - A missão da Peque-na Casa é extremamente desafiadora e de dif ícil execução. Propor-se a desenvolver e a dar condições essenciais à dignidade humana, através da educação, profissio-nalização e inclusão social, em um país onde se gastam fortunas para a realização de uma Copa do Mundo de Futebol e, ao mesmo tempo, se diz que não existem recursos para educação, saúde e segu-rança pública, é uma tarefa por demais árdua. A Pequena Casa, diariamente, dá mostras de que é possível fazer muito, basta acreditar.

A Pequena Casa da Criança re-alizou o Curso de Excel Básico para os seus colaboradores. Cada partici-pante doou 30 minutos do seu inter-valo de almoço, e a Instituição, em contrapartida, contribuiu com mais 30 minutos do horário de trabalho, totalizando 1h de curso, todas as ter-ças e quintas durante um mês.

O curso foi ministrado pelo co-laborador do setor de informática Anderson Basso. Para ele a rotina mudou neste período. “Muitas vezes me deitava lá pela 1h30 da manhã, porque gostava de preparar as aulas”. E concluiu: “foi muito válido”.

Concluiram o curso os alunos Maurício Machado e Rosanja Gois. A formatura ocorreu no dia 7 de no-vembro, quando foram entregues os certificados e uma lembrança do Pro-grama “Gente da Casa”.

Entre os projetos da Pequena Casa da Criança está a “Oficina de artesanato”, voltada para o grupo ‘Espe-rança’. Ministrada pela voluntária da instituição, Leda Wachloz, a atividade conta com o apoio da voluntária, Verônica de Castilhos, da Associação do Voluntariado e da Solidariedade (AVESOL). Entre as artes manuais

ensinadas estão o tricô, o crochê e artesanato em geral.As aulas acontecem quinzenalmente, nas quartas-feiras. A primeira turma iníciou

as atividades no mês de setembro, porém ainda não tem data marcada para encerrar.

Artes manuais para o Grupo Esperança

Formatura do Curso de Excel