informativo paróquia sagrada família

8
PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA INFORMATIVO Abril de 2015 A experiência com o Senhor se faz a partir do coração. Página 02 MENSAGEM DO PÁROCO A comunidade Menino Jesus Passa a se chamar Jesus Misericordioso. Página 06 Acompanhe a agenda do mês de abril da Paróquia Sagrada Família. Página 08 MUDANÇA DE NOME AGENDA DE ABRIL PÁGINA 4 e 5 CRISTO RESSUSCITOU. ALELUIA, ALELUIA!

Upload: alan-barros

Post on 21-Jul-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de Abril - 2015 Paróquia Sagrada Família Ipatinga - Minas Gerais

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Paróquia Sagrada Família

PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIAINFORMATIVO

Abril de 2015

A experiência com o Senhor se faz a partir do coração.

Página 02

MENSAGEM DO PÁROCOA comunidade Menino Jesus Passa a se chamar Jesus Misericordioso.

Página 06

Acompanhe a agenda do mês de abril da Paróquia Sagrada Família.

Página 08

MUDANÇA DE NOME AGENDA DE ABRIL

PÁGINA 4 e 5

CRISTO RESSUSCITOU.ALELUIA, ALELUIA!

Page 2: Informativo Paróquia Sagrada Família

2 - Paróquia Sagrada Família www.psfi patinga.com.br

INTENÇÕES SANTO DO MÊS

São Luiz Maria de Montfort

MENSAGEM DO PÁROCO no meio de nós e nos sentimos muito mais irmãos nos desafi os da vida comunitária.

Neste mês santo da Páscoa de nosso Senhor, mais uma vez queremos recordar a alegria de ser Paróquia Sagrada Família. Nos desafi os de cada realidade comunitária reconhecemos na humildade nossas insufi ciências e, com o coração ardoroso continuamos a trilhar nossa história sob o esplendor do Ressuscitado.

Agora, com o coração de pastor repleto de alegria, quero convida a todos para nos reunirmos enquanto paróquia, no dia 11 de abril, às 18 horas, na Comunidade até então Menino Jesus, para celebrarmos a Divina Misericórdia e instituir nesta Comunidade, que continuará com sua bela história de caminhada, um novo nome, Jesus Misericordioso.

Que seu coração e de sua família, revestido de profunda misericórdia, experimente na alegria o encontro com Deus.

UNIVERSAL: Respeitar e cuidar a criação.Para que as pessoas aprendam a respeitar a criação e a cuidá-la como dom de Deus.

PELA EVANGELIZAÇÃO: Cristãos perseguidos.Para que os cristãos perseguidos sintam a presença reconfortante do Senhor Ressuscitado e a solidariedade de toda a Igreja.

Intenções de oração do santo padre confi adas ao Apostolado da Oração para o mês de abril - 2015

“São Luís Maria Grignion de Montfort nasceu em 31 de Janeiro de 1673, em Montfort, na Bretanha francesa. O Santo foi batizado logo depois do seu nascimento, recebendo o nome de Luís. Ao receber o Crisma, acrescentou o nome de Maria. Algum tempo depois, abandonou o nome da família e passou a se chamar Luís Maria Montfort.

Com 11 anos entrou no colégio jesuíta de Rennes e nele recebeu sólida formação humana e espiritual. No mesmo colégio, concluiu o curso de fi losofi a em 1692 e, sentindo-se chamado ao sacerdócio, vai no ano seguinte para Paris, afi m de entrar no Seminário de São Sulpício e estudar teologia na Universidade de Sorbonne. Recebeu excelente formação teológica, que foi a base do seu trabalho missionário. Foi ordenado sacerdote em 5 de Junho de 1700. Decidiu ser padre para dedicar-se à evangelização dos povos estrangeiros, socorrer os pobres e proclamar o Reino de Jesus Cristo por Maria.”

EXPEDIENTE

Pároco: Padre Efferson AndradeSecretária: Zilda Ferreira de SáAssessor de Comunicação: Alan BarrosEditores: Marquione Ban - Aguinaldo Soares

Paróquia Sagrada FamíliaRua Icó, 45 - Caravelas - Ipatinga - MGTelefone: (31) 3822-1658E-mail: secretaria@psfi patinga.com.brSite: www.psfi patinga.com.br

Distribuição Gratuita 1.500 Exemplares

A ALEGRIA DE ENCONTRAR O RESSUSCITADO

Amados: que Jesus me guarde os meus fi lhos paroquianos e paroquianas!

A experiência com o Senhor se faz a partir do coração: Deus se revela no nosso íntimo. Este encontro entre a nossa fragilidade e a força de Deus é sinal de uma vida nova, de fi lhos iluminados pelo Ressuscitado para a prática do amor.

É tempo da alegria! Esta alegria é o aroma perfeito que nos contagia e nos faz proclamar que o Senhor Jesus que foi crucifi cado está vivo. Não pode haver alegria maior para um cristão que saber que o Senhor da nossa vida, Ressuscitou.

Esta experiência com o Ressuscitado a fazemos dentro do convívio com a comunidade. Nossas relações, nossos atos hão de revelar o quanto descobrimos, pela fé, a presença de Deus em nós. Ninguém pode ver o Senhor e fi car isolado. Aprisionar a experiência com ele somente para si. Reunimos enquanto comunidade para celebrar a presença dele

Page 3: Informativo Paróquia Sagrada Família

3 - Paróquia Sagrada Família www.psfi patinga.com.br

TRÍDUO DAS DORES DE MARIA DOMINGO DE RAMOS

IGREJA EM AÇÃO

Durante os dias 23, 24 e 25 de março, aconteceu nas comunidades da paróquia, o Tríduo em honra as Dores da Santa Virgem Maria, onde os fi éis viveram o tempo de devoção a Santa Mãe do Senhor, que através do amor “viveu na alma as dores que Jesus Cristo viveu no corpo”.

O Domingo de Ramos é celebrado sempre em um domingo antes do domingo da Páscoa, esse dia é comemorado para lembrar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, onde Ele foi recebido pelo o povo como o “Príncipe da Paz”, pois Ele chegará em um jumento, pois tradicionalmente quando um rei chega montado em um jumento ele vem para prosperar a paz, diferente de um rei que vem montado em um cavalo, pois o cavalo simboliza a guerra. Lançando seus mantos e pequenos ramos de árvores para que Jesus Cristo passasse, a multidão que lá estava também cantavam o Salmo 118, que diz “Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos.Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a casa do Senhor.”

No evangelho de São Lucas, 19,41, diz que conforme Jesus se aproximava da cidade de Jerusalém, ele olhava para a cidade e chorava por ela, já prevendo o sofrimento que passaria.

Em 2015 a Paróquia Sagrada Família celebrou o Domingo de Ramos em três momentos, onde as comunidades Jesus Misericordioso (Jardim Panorama), Imaculada Conceição (Caçula) e São Pedro (Caravelas) tiveram a tradicional procissão de ramos, caminhando por algumas ruas do bairro, e em seguida a Santa Missa.

Fabricação de Cozinhas

Guarda Roupa

Escritórios e outros 31 8589-8162

Cobrimos orçamentos e dividimos sua compra

Eder

Projetando e Realizando seus Sonhos

moveis planejados

Em março, a comunidade Jesus Misericordioso, antiga Menino Jesus, celebrou no terceiro fi nal de semana o Final de Semana do Dizimista. Junto a data, foi festejado também os 80 anos de Dª Maria Lucia, zeladora da Pastoral do Dízimo, vicentina e pioneira na comunidade.

O Final de Semana do Dizimista é celebrado em toda a paróquia no terceiro sábado e domingo de cada mês. Participe!

FINAL DE SEMANA DO DÍZIMO

Page 4: Informativo Paróquia Sagrada Família

4 - Paróquia Sagrada Família www.psfi patinga.com.br

O domingo de Páscoa é um dos momentos mais importantes para a vida cristã, pois nesse dia é celebrado a Ressurreição de Jesus Cristo, segundo as Escrituras, em São João 20, 1 - 18: “No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro. Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram! Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro. Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou. Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão. Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. Os discípulos, então, voltaram para as suas casas. Entretanto, Maria se conservava do lado de fora perto do sepulcro e chorava. Chorando, inclinou-se para olhar dentro do sepulcro.iu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.Eles lhe perguntaram: Mulher, por que choras? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Ditas estas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem procuras? Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar. Disse-lhe Jesus: Maria! Voltando-se ela, exclamou em hebraico: Rabôni! (que quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: Não me retenhas, porque ainda não subi a meu Pai, mas vai a meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena correu

para anunciar aos discípulos que ela tinha visto o Senhor e contou o que ele lhe tinha falado.”

Ao encontrar os discípulos e anunciar a ressurreição de Cristo, eles não acreditaram em Maria Madalena, amedrontados eles ignoraram o que ela dizia, porém mais tarde Jesus Cristo apareceu a Eles e disse, conforme em São Marcos 16,12-18: “Mais tarde, ele apareceu sob outra forma a dois entre eles que iam para o campo. Eles foram anunciá-lo aos demais. Mas estes tampouco acreditaram. Por fi m apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles fi carão curados.” Dessa forma os discípulos abrirão os olhos e reconhecerão que era realmente Jesus Cristo, crendo nEle lembraram do que Ele tinha lhes falado, que ressuscitaria ao terceiro dia.

Sejamos fi rmes na fé e acreditemos que Jesus Cristo ressuscitou e está entre nós, para que como os discípulos possamos ir e pregar o evangelho a toda a criatura, para que possamos ser em Jesus Cristo testemunhas vivas da fé e da vivência fraterna de Deus conosco. Cristo ressuscitou, aleluia, aleluia, aleluia! Que a Páscoa de Jesus Cristo possa renascer a cada dia em nossos corações, com a certeza do Amor do Pai e a ressurreição de Jesus Cristo, vivamos o tempo da Páscoa, com dedicação e fé, uma fé viva em um Deus vivo, que se fez humano, morreu na cruz por cada um de nós, ressuscitou dos mortos e hoje está sentado a direita de Deus Pai todo poderoso, para nos guiar e nos orientar através do Santo Espírito de Deus.

CRISTO RESSUSCITOU.ALELUIA, ALELUIA!

Page 5: Informativo Paróquia Sagrada Família
Page 6: Informativo Paróquia Sagrada Família

6 - Paróquia Sagrada Família www.psfi patinga.com.br

NOTÍCIAS

UMA NOVA VELHA COMUNIDADE

Comunidade Menino Jesus passa a se chamar Jesus Misericordioso

A partir de abril, a comunidade Menino Jesus escreve um importante passo em sua história. Depois de 47 anos caminhando sob a bandeira do Menino Jesus, a comunidade passa a se chamar e ter como padroeiro Jesus Misericordioso.

A mudança se deve as difi culdades em celebrar o Menino Jesus. De acordo com a coordenação, em carta divulgada na comunidade, a mudança se dá devido a vários fatores que impedem a participação das pessoas na Festa Solene do Natal do Senhor, por exemplo: “muitos fi éis viajam ou recebem familiares; o comércio fecha mais tarde; a Catequese e Grupo de Jovens estão de férias; e por último existe difi culdade para em conseguir padres para celebrar”.

A mudança foi anunciada somente no mês passado, mas é baseada em uma pesquisa realizada em novembro de 2014. Nela havia um questionário sobre as Ações Evangelizadoras e horários de missa. Na então comunidade Menino Jesus, uma pergunta a mais foi feita. “Gostaríamos de saber se concorda com a mudança do nome da comunidade para Jesus Misericordioso”, diz a carta e o questionário. Após tabulação da pesquisa, houve a constatação que 51% dos fi éis são a favor da mudança. Responderam o questionário 192 pessoas.

Na carta a coordenação destaca que a comunidade “nunca deixará de ser Menino Jesus” e que a “história construída até aqui está marcada” nos “corações dos fi éis”.

No dia 10 de abril (quinta-feira), às 19h30, será celebrada uma Missa em preparação para a ordenação diaconal dos seminaristas Ueliton, Edson e Anderson, da Diocese de Itabira - Coronel Fabriciano. A Missa será realizada na comunidade São Pedro, no bairro Caravelas. Convidamos a todos para participarem conosco.

RRRosângela PiresRosângela Pires

Masculino . Feminino . Infantil

Av. Carlos Chagas, 74 . Lj 04 . Cidade Nobre Ipatinga . MG (Próximo ao Santander)

31 3821.5470 - 8540.2067 31 3821-900031 [email protected]

TRATORAÇOPeças e Serviços para Tratores

Av. JK, 825Jardim PanoramaIpatinga - MG

VALORIZANDO SUA SENSUALIDADE

31 3826-9452 SEJA UMA REVENDEDORA

DISTRIBUIDORA

MISSA VOCACIONAL

PRIMEIRA EUCARISTIANo dia 12 de abril, acontecerá a Primeira

Eucaristia na comunidade Jesus Misericordioso, e no dia 26, nas comunidades São Pedro e Sagrado Coração de Jesus.

A Primeira Eucaristia é um sacramento onde o fi él recebe a comunhão pela primeira vez.Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus... É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna.”

Page 7: Informativo Paróquia Sagrada Família

7 - Paróquia Sagrada Família www.psfipatinga.com.br

FORMAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA SEMANA SANTA

Ação Litúrgica celebramos com altar completamente desnudado desde o Lava-Pés, para nos lembrar a entrega total e incondicional de Jesus. Neste dia, não há consagração do Pão e do Vinho (Corpo e Sangue), utilizamos o sacrifício celebrado do dia anterior, a oferta de Amor de Jesus para nos lembrar de sua Paixão e Morte, e que de lá Ele irá em sua glória ressurgir triunfante, vencendo a todo tipo de morte, para nos dar vida, e vida em abundância. (Jo 10, 8)

É evidente que, pela Sua Paixão, Cristo suportou muitos sofrimentos para nossa salvação, como: degradação; sofrimento físico; privação; ultraje; abandono e morte. Mas também é verdade que todos estes sofrimentos constituíram uma plena aceitação como uma passagem da morte à vida, de uma aparente derrota a uma verdadeira vitória, da cruz para a glória. O Concílio Vaticano II na Sua Constituição sobre a Sagrada Liturgia afirma:

Esta obra da redenção dos homens e da glorificação perfeita de Deus(...) realizou-a Cristo Senhor, principalmente pelo mistério pascal da sua bem-aventurada Paixão...

(SC 5).(Cf. SC 61).

Foi pela Paixão de Cristo que nos veio a justificação que nos é concedida pelo Batismo, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica:

A justificação foi-nos merecida pela Paixão de Cristo, que na Cruz Se ofereceu como hóstia viva, santa e agradável a Deus, e cujo Sangue se tornou

instrumento de propiciação para os pecados de todos os homens. A justificação é concedida pelo Batismo, sacramento da fé. Conforma-nos à justiça de Deus, que nos torna interiormente justos pelo

poder da sua misericórdia. E tem por fim a glória de Deus e de Cristo, e o dom da vida eterna.

(CIC 1992)

Vivamos com resignação e piedade esse tempo propício para aumentarmos a nossa fé em Deus que por Jesus remiu o mundo e nos trouxe a Salvação.

Fraterno abraço, Aguinaldo Soares.

A Semana Santa é celebrada a partir da celebração do Domingos de Ramos, qual fazemos memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Entrada essa que nos abriu o céu e nos concede na sua Paixão e Morte o perdão de todos os nossos pecados. Pensando nisso devemos entender e viver contritos não apenas essa semana, mas a partir dela pautar nossas atitudes em vista de um autêntico cristianismo que outrora fora esquecido por muitos católicos que aos poucos perderam sua identidade e pararam de viver a importância desse tempo de reflexão e aproximação dos Sacramentos, de modo particular ao Sacramento da Confissão para podermos comer a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vivenciar esse tempo quaresmal e a beleza da Semana Santa me faz voltar aos primórdios da Igreja onde os primeiros cristãos, ainda proibidos de testificar a sua fé, contemplavam os passos de Jesus e vivenciando esse tempo forte e sublime de salvação. Podemos perceber a importância desse tempo ao lermos o Catecismo da Igreja:

A páscoa não é simplesmente uma festa entre outras: é a “festa das festas”, “solenidade das

solenidades”, como a Eucaristia é o sacramento dos sacramentos (o grande sacramento). Santo Atanásio

a denomina “o grande domingo como a semana santa é chamada no Oriente “a grande semana”. O mistério da ressurreição, no qual Cristo esmagou a

morte, penetra nosso velho tempo com sua poderosa energia até que tudo lhe seja submetido. (CIC 1169)

Tamanha a importância desse tempo que no ano de 325, Concílio de Nicéia, todas as Igrejas chegaram a um acordo acerca desse tempo, de sobremaneira a Páscoa, para assim celebrarem juntas tal mistério de amor. Durante toda a semana temos celebrações próprias para a cada dia, em algumas regiões após o Domingo de Ramos temos a semana inteira de programação para nos levar a contemplar esse tempo belo de entrega de Jesus, em sacrifício definitivo e perfeito, pela humanidade. A celebração das Dores de Maria, a procissão do Encontro, a Via Sacra, o Lava-Pés com a instituição da Eucaristia e sacerdócio, a Sexta-feira da Paixão ou Santa, cuja a

Page 8: Informativo Paróquia Sagrada Família

8 - Paróquia Sagrada Família www.psfipatinga.com.br

AGENDA DE ABRIL