informativo oitava igreja presbiteriana | n 2.361 | 31 de...

8
Informativo Oitava Igreja Presbiteriana | N o 2.361 | 31 de janeiro de 2016

Upload: hanhan

Post on 24-Apr-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo Oitava Igreja Presbiteriana | No 2.361 | 31 de janeiro de 2016

2 Oitava Igreja Ano da Missão

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 31 de janeiro de 2016 | Edição 2.361

DOMINGO | 31/01Daniel da Silva BragaDaniel Júnio Souza CamposDavi Alves Vargas FreitasEduardo Alcantara MachadoElias dos Santos SilvaEsdras Domingos de AbreuFilipe da Cruz LemosKatia Fernades da Silva SantosMagda Procópio Magalhães PinheiroMarilenes Rosa dos SantosValdecir Ruberti ResendeSEGUNDA | 01/02Amanda Cassimiro GonzagaAugusto Egídio de Barcelos OliveiraCezzane Cézar FernandesDavi Montezuma Rossitto FicheDouglas Ferreira DiasGeovana Cavalcante PaixãoHenrique Sousa Melo GonçalvesJane Aparecida Batista Dias CardosoKezia Rocha RangelMaria Helena Pontes Marina Monteiro de Castro RozaPatrícia Aguiar de Oliveira SoaresPerkus Zapf MarcelinoSimone de Cássia Teixeira MatildeValderez Rosa GarciaVânia Gonçalves BarrosWilliam Fernandes FrançaTERÇA | 02/02Adriana Fialho PennaÁlerson Ramiro VidalAlessandra Cristina P. Pizzani CostaAlice Pinheiro de SouzaAline Rodrigues Loures RamosAna Luiza Xavier SilvaCarlos Rodrigo Diniz DiasCarolina Werner Oliveira CamposChristiane Werner Cesar C. NogueiraDaniel DrewsDavi Bravim Ribeiro De PaulaEduardo Ribeiro BorgesEneida Dantas De Souza Ester M. Nunes Chagas TeixeiraEster Pereira Da Silva CarreiroHelcio GouveaIsaac Guimarães Stehling SaraivaKátia Tereza Silva de Jesus ParrelaLucas Davi de Souza Pereira da SilvaLuiz David Lara FilhoMaria Eugênia de SouzaMaria José Borba de SouzaMariana Gonçalves MagalhãesMariana Rodrigues BrederMichele Pimenta BalieiroQUARTA | 03/02Alex de Jesus SoaresAlice Martins FernandesAline Ribeiro AlkmimArlete da Silva FrancoCecília Roncarati Pessoa MirandaCibele Viana CarvalhoÉverton Bueno LimaGabriel Rodrigues Gris PentinelliGeórgia Carolina BrandãoGuilherme Venâncio Borges AlmeidaIzrí Bruno MirandaLucinéia Rinco da Silva ValverdeSarah Carolyna Rodrigues RamosSuzana Lacerda TolomelliThiago Daniel M. de S. AlexandrinoZelia Martins NogueiraQUINTA | 04/02Adilson Soares PereiraAdriana de Carvalho NogueiraAna Clara Rodrigues MendesClarice Luiza Soares FerreiraEvely Ribeiro EstevamFelipe AbreuFlavia Cedro Vieira BarrosoGabriel Felipe Martins RochaHerbert Felipe Soares JúniorHiêda Maria de Oliveira BenattiJunio Pedro FerreiraLorena Guimarães FreitasMaria Eliane Pires SchneiderQueroline A. dos Santos MagalhãesTaimara Rodrigues Carvalho MoreiraVivien Marcelle Margarida BarbosaSEXTA | 05/02Beatriz Barroso PenaEdgard Freitas PerezFabricio Nascimento Leal GodinhoJosé Maria Lopes SiqueiraKarina Mól Crivellari Santo AndréLaura Viana MaschettiMarcony Silva CruzRodrigo Souza SantosSÁBADO | 06/02Analice Do Monte MartinsCíntia Ivelise GomesDébora Gonçalves Do ValeEmerson Oliveira Dos ReisFabiana Marcondes AialaJosé Eduardo De SouzaLeroniz Rodrigues MartinsMelissa Bragança RibeiroNaymme Barbosa VieiraRenato Campos Castro

- EBTInscreva-se para a Escola Bíblica de Treinamento 2016. Aulas de 14/02 a 26/06, aos domingos, 9h e 11h e às quintas, 20h.Informações: [email protected] | (31) 3449-8602 - Falar com Daisy.

Ano da Missão Oitava Igreja 3

MENSAGEM DE CAPA

Amar e ser amado é algo maravilhoso. Quando amamos de verdade, somos capazes de fazer tudo por quem amamos. Nada é difícil, nada é complicado. Trabalhamos arduamente, engolimos sapos, ficamos sem dormir, pensamos em como podemos agradar, damos presentes, promovemos conforto mesmo que isso nos cause desconforto, abrimos mão de comer bem para que quem amamos possa comer mais e melhor. Enfim, por amor nos sacrificamos.

Mas quando dizemos que nos sacrificamos por alguém, certamente ainda ficamos muito distantes do que Deus em Cristo fez por nós. A Bíblia diz que Ele, literalmente, se sacrificou por nós, morreu em nosso lugar. E fez isso por amor: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

Com isso Deus tinha um propósito que não tem a ver somente com o nosso destino eterno, mas também com a maneira como vivemos hoje: “e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Co 5.15). Em Cristo somos nova criatura, em Cristo tudo muda e ganha novo significado.

Quando o apóstolo Paulo afirma que o amor de Cristo o constrange, ele o fez para explicar a frase anterior: “Porque, se enlouquecemos, é para Deus; e, se conservamos o juízo, é para vós outros” (2Co 5. 13). Os versículos 13 e 14 são traduzidos pela Bíblia “A Mensagem” da seguinte forma: “Se eu agi loucamente, fiz isso por Deus; se eu agi de maneira sensata, foi por vocês. O amor de Cristo me impulsiona a tais extremos. Seu amor tem a

primeira e a última palavra em tudo que fazemos”.Como podemos permanecer indiferentes ao

maravilhoso amor de Deus? Como podemos receber tanta vida e gastá-la fora da vontade de Deus? Jesus morreu para nos dar vida de verdade e transformar o nosso coração e o nosso modo de viver. Não merecíamos e continuamos não merecendo o Seu amor, basta dar uma olhada mais cuidadosa em nós mesmos. Quantas coisas para corrigir e melhorar! Por isso a Palavra de Deus afirma que é pela graça, pelo amor incondicional de Deus.

Isso é impactante! Isso é constrangedor! Isso é impulsionante! O que Cristo fez por nós por meio da sua vida, ensino, morte e ressurreição deve nos impulsionar a nos entregar por completo a Ele e aos outros. Fomos amados, perdoados e salvos, por isso devemos também amar, perdoar e ser instrumento nas mãos de Deus para salvar.

Hoje, atenda e replique o apelo de Paulo: “Por amor a Cristo lhes suplicamos: RECONCILIEM-SE COM DEUS”. (2 Co 5.20)

Pr.Iury GuerhardtPastor auxiliar

O amor de Cristo nos constrange

“Pois o amor de Cristo nos constrange...”2 Coríntios 5.14a

4 Oitava Igreja Ano da Missão

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 31 de janeiro de 2016 | Edição 2.361

Nossa semana começou abençoada. Pela manhã, o Espírito Santo nos visitou de uma forma extraordinária. Houve um grande quebrantamento em toda a equipe e um momento emocionante de louvor e adoração. Deus nos presenteou como água no deserto, pois era o que precisávamos para enfrentar mais uma semana de trabalho árduo.

Começamos na segunda à noite o trabalho de reforma da Igreja Presbiteriana do Uruguai – IPUY: jardinagem, organização, reparos e pintura das dependências da Igreja. Muitos irmãos do Brasil contribuíram financeiramente e com isso fomos capazes de melhorar aquele local. Seguimos assim na terça feira durante todo o dia, e o resultado foi surpreendente! Mesmo com pouca experiência, mas com muita força de vontade, fomos capazes de arrumar todo o jardim, refazer a sala de ferramentas, mudar a salinha das crianças, pintar as paredes, nivelar o piso de entrada, trocar placas e outros pequenos reparos. O resultado encheu nosso coração de alegria, e mais ainda quando as crianças entraram na salinha já reformada e ficaram encantadas! Foi muito gratificante.

Estamos cansados, porém renovados dia a dia pelo que Deus tem feito por nós e através de nós. Seguimos contando com suas orações e apoio da igreja!

Correspondente: Glenda Laranjo

Nossos missionários foram hoje para o Uruguai. Ore para que pessoas sejam impactadas e que a glória de Deus se manifeste naquele lugar.

INSCRIÇÕES ABERTAS!Venha estudar temas como:

Hermenêutica (Interpretação Bíblica), Visão Panorâmica do Antigo Testamento e Visão Panorâmica do Novo Testamento, Bibliologia, Teologia Bíblica, História

da Igreja, Aconselhamento Cristão, História e Geografia Bíblica.

Informações: [email protected](31) 3449-8630 - Falar com Flávia.

- 2016 -

Montevidéu, 27 de janeiro de 2016

Ano da Missão Oitava Igreja 5

Muitas pessoas acham que “ser bonzinho” é se tornar indispensável e ficar bem na fita. Querem sempre agradar todo mundo. Por isso, mesmo tendo que dizer “não”, dizem “sim”.

Descubra os nãos positivos e evite colocar-se em situações vexatórias, pecaminosas, desrespeitosas aos seus valores e ficar em desnecessárias “saias-justíssimas”.

Alguns “nãos” positivos: Diga não ao assédio sexual do chefe, do colega de

trabalho, do irmão ou irmã da igreja e até mesmo de algum líder espiritual.

Diga não ao namoro cheio de “pegação” e de imoralidade sexual.

Diga não à roupa sensual e imoral no dia a dia e nas cerimônias de casamento. Não deixe que o calor diminua o seu pudor.

Diga não ao carnaval, cujo propósito é levar você para longe de Cristo Jesus.

Diga não aos pecados que teimam em impedir sua consagração e amor à missão.

Diga não ao diabo e suas artimanhas e diga sim a nosso Senhor Jesus Cristo.

Diga não à codependência e à manipulação de cônjuge, filhos, parentes ou seja lá quem for.

Diga não às definições que a cultura, os partidos políticos e a mentalidade antibíblica desejam impor sobre conceitos como: Deus, família, sexualidade, honestidade, valores e ética.

O “não positivo” pode gerar perseguição, difamação e grandes pressões.

Lembre-se: você e qualquer outra pessoa têm o direito de aceitar ou rejeitar pedidos para não fazer o que não quer fazer ou o que julga que não deve fazer, pois não glorificará a Cristo, nem trará bênçãos para o próximo, para si mesmo ou seu casamento, família e igreja.

Regra geral, quem lhe pede pensa na própria agenda, necessidades, alvos, prioridades e desejos, e não nos seus. Lembre-se de que seu tempo e suas energias física, emocional e financeira são limitadas, e suas prioridades devem ser olhadas com atenção antes de dizer “sim”.

Se você tiver dúvidas sobre o que dizer, não se sinta pressionado a responder imediatamente, mesmo que

a pessoa exija. Peça um tempo para pensar. Muitas vezes, você terá que repetir “preciso checar minha agenda”. Repita isso sem medo. Decidir pressionado pode levar a pessoa a dizer aqueles “sins” que só trarão dores na nuca.

Sempre analise as consequências: o que acontecerá se eu disser “sim”? e se eu disser não? Sabemos que toda decisão tem consequências. Pense em quais consequências você assumirá.

Não se sinta culpado. Muitas pessoas podem não aceitar o não e, em virtude disso, poderão criticá-lo pelas costas, difamá-lo ou tentar infernizar sua alma jogando culpa com mil argumentos. Há pessoas que não querem ouvir um não. Não seja refém de quem quer te convencer com pirraça, acusação ou críticas. Ao receber convites, pedidos, solicitações, aos quais você não poderá atender, agradeça, valorize, elogie e diga “não”. Se você puder dizer “sim”, diga “sim”! E ao dizer “sim”, cumpra o prometido, pois é errado dizer “sim” sabendo que no final vai dar “não” e depois inventar mil desculpas.

Quando não puder dizer “sim”, mas puder fazer outra proposta, diga à pessoa que poderá contribuir de outro modo. Mas não use esse argumento se você sabe que deveria dizer um não total. Exemplo: o rapaz pede para namorar a moça. Ela não quer e diz: “vamos orar por 1 mês”, mas já sabe que não quer o cara! É muito mais honesto dizer na lata: “ENE-A-Ó-TIL! NÃO!”

Aprenda a encerrar o assunto. Se a pessoa rejeitar o que você sugere e disser que só serve o que ela lhe pediu, responda educado e curto: “ok! Não posso”. Firme o seu “não” e siga adiante.

Há situações que se repetem e para as quais você sempre terá que dizer um monte de “nãos”. Mantenha posições firmes. Mantenha os limites firmes com seus filhos e sua vida, caso contrário, você viverá com dores e falta de ar, pois disse “sim” quando deveria ter dito “não”.

Pr. Jeremias PereiraPastor titular

MENSAGEM PASTORAL

Aprenda a dizer os “nãos” positivos.

6 Oitava Igreja Ano da Missão

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 31 de janeiro de 2016 | Edição 2.361

Uma das grandes preocupações da maioria da população ao iniciar um novo ano é o aumento do peso devido à alimentação nas comemorações de fim de ano. Portanto, muitos traçam metas para equilibrar a alimentação e praticar atividades físicas. Entretanto, muitas vezes essas expectativas são frustradas, seja por falta de disciplina ou mesmo por desconhecimento sobre quais escolhas alimentares devem ser feitas.

A seguir, constam algumas orientações nutricionais visando o aprendizado para uma escolha alimentar saudável que permita a manutenção do peso ou, nos casos de sobrepeso e obesidade, a perda de peso.

Os guias alimentares são a nossa referência, pois trazem informações relativas à qualidade e quantidade de alimentos para atender às necessidades de cada grupo populacional.

O novo guia alimentar traz quatro categorias de alimentos de acordo com o tipo de processamento na produção. A primeira inclui os alimentos in natura que são obtidos das plantas (frutas e hortaliças) ou animais (ovos e leite) e os minimamente processados, como grãos (ex.: arroz e feijão), raízes e tubérculos (ex.: cenoura, batata baroa, batata inglesa, mandioca, inhame, cará), cortes de carnes resfriados ou congelados (prefira carnes brancas como peixes e aves) e leite pasteurizado ou longa vida. Esses devem ser os alimentos mais consumidos diariamente.

A segunda categoria é constituída por produtos extraídos de alimentos visando o preparo de refeições, como por exemplo óleos, gorduras, açúcares e sal, os quais devem ser usados com moderação.

Já na terceira categoria estão os produtos fabricados com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado,

como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães. Por isso, não devemos exagerar no consumo dos diversos tipos de pães e queijos.

A quarta categoria, por sua vez, corresponde aos produtos industrializados, como refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e macarrão instantâneo. São os alimentos que fornecem calorias vazias, ou seja, contribuem no aumento do peso sem benefício de nutrientes.

Portanto, a recomendação é preferir alimentos in natura e minimamente processados, evitando os alimentos processados e ultraprocessados.

Quanto à quantidade a ser consumida no dia, outro importante guia alimentar é a pirâmide dos alimentos, que traz o conceito de porções de acordo com os grupos alimentares. Recomenda-se o consumo (em média) de 3 porções de frutas ao dia, sendo uma porção referente a uma xícara de fruta picada ou mesmo de suco natural; 4 porções de hortaliças incluídos no almoço, jantar ou mesmo em um sanduíche natural, sendo uma porção referente a um pires, por exemplo, de folhas picadas ou um pires de legumes cozidos, como: brócolis, chuchu, abobrinha ou couve-flor; 3 porções de leite e derivados ao dia, por exemplo, um copo de leite, um iogurte e um pedaço médio de queijo (30g). No entanto, devem-se preferir produtos lácteos desnatados ou 0% gordura se o objetivo for a perda de peso. Caso seja intolerante à lactose, modificações na dieta são necessárias.

E, por fim, escolha uma atividade física que traga prazer, pois um comportamento alimentar saudável e equilibrado associado a um exercício físico prazeroso tem impacto direto no gasto calórico e bem-estar. Cuide bem do seu corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo!

APRENDENDO SOBRE NUTRIÇÃO E SAÚDE

DICA DE SAÚDE

APROVEITE!ÚLTIMA CHANCE PARAFAZER SUA INSCRIÇÃO!

MINISTÉRIO

Monte SinaiOITAVA IGREJA PRESBITERIANA DE BELO HORIZONTE

Ano da Missão Oitava Igreja 7

Bordado à mãoCrochê

HardangerMacramê Básico

Madeira Básico

Madeira AvançadoMosaico

Pintura em TecidoPintura em Tela

Ponto Russo

INÍCIO NO DIA 23/02, ÀS 14H.Informações: (31) 3449-8615 - Falar com Denise

VAGAS ABERTAS PARA OS CURSOS:Rasteirinha

ReciclarteScrapbook

Tricô BásicoTricô Avançado

Pedraria

8 Oitava Igreja Ano da Missão

Informativo Oitava IgrejaDomingo, 31 de janeiro de 2016 | Edição 2.361

Rua Nestor Soares de Melo, 15, Palmares, CEP 31160-540, Belo Horizonte-MG | ( 31) 3449-8600 | www.oitavaigreja.org.br | [email protected]

Deseja se tornar membro daOitava Igreja?

Entre em contato com o Ministério de Integração:

[email protected]

_Textos_Pr. Jeremias Pereira | Pr. Iury Guerhardt _Pastor Responsável_Pr. Luís Fernando Nacif Rocha_Coordenação de Comunicação_Sara Vasconcelos_Criação e Diagramação_Larissa Lopes e Priscila Paly_Revisão_Talitha Lacerda_Fotos_Arquivo | Shutterstock | Freeimages_Impressão e tiragem_Gráfica Del Rey | 1.200

Expediente Informativo Oitava IPBH

DÍZIMOS E OFERTAS | No gazofilácio, em espécie, cheque ou comprovante de depósito/transferência. Favorecido Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (CNPJ: 21.854.112/0001-80), nas contas:

BRADESCOAg.: 1850C/C.: 66-3

BANCO DO BRASILAg.: 3857-1C/C.: 89846-5

CAIXA ECONÔMICAAg.: 0815 | OP.: 003C/C.: 2557-2

ITAÚAg.: 6633C/C.: 18997-9

Mateus 23.8 | “Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.”

Hebreus 13.7 | “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.”

Hebreus 13.17 | “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.”

Jeremias 3.15 | “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.”

1 Timóteo 3.1 | “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.”

Atos 2.42 | “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”

Romanos 16.17 | Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.”

1 Timóteo 4.16 | “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.”

CONTATOS PASTORAISPr. Jeremias Pereira da Silva99179-6968 | [email protected]. Bruno de Pinho T. Barroso 98885-8668 | [email protected]. Eduardo Ribeiro Borges98430-8095 | [email protected]. Eloízio Coelho Alves99437-4896 | [email protected]. Gidiel Câmara Júnior98766-7555 | [email protected]. Iury Guerhardt Ferreira99925-6079 | [email protected]. Luís Fernando Nacif Rocha 98887-2131 | [email protected]. Roberto Teixeira Santos99205-8915 | [email protected]

Sugestões, dúvidas e mais informações | [email protected]

SEMANA 58

A PALAVRA NOS LÁBIOS E NO CORAÇÃO.

Resposta: Cristo exerce as funções de sacerdote, oferecendo-se a si mesmo, uma só vez, em sacrifício, para satisfazer a justiça divina, reconciliar-nos com Deus e fazendo contínua intercessão por nós.

Como Cristo exerce as funções de sacerdote?

DOUTRINAPergunta 25

Referências Bíblicas: Hb 9.28 | Rm 3.24-26 | Rm 10.4 | Hb 2.17 | Hb 7.25 | Is 53.12

AGENDA SEMANAL

Domingo: 7h - Culto de Celebração | 9h - Culto de Celebração | 9h - Culto Infantil | 9h - EBT: adultos, mocidade e UPA | 9h - EBT infantil | 11h - Culto de Celebração | 11h EBT: adultos | 11h - EBT: infantil / Juniores | 17h - Culto de Celebração | 17h - EBT: infantil | 19h30 - Culto de Celebração | 19h30 - EBT: infantil. EXCEÇÕES: 17h - 1º domingo do mês: Culto dos Juniores | 17h - Último domingo do mês: Culto Inglês.Segunda: 7h - Reunião de Oração | 20h - GCOIs nas casas | 22h30 - Reunião de oração (Mocidade). Terça: 7h - Reunião de Oração | 14h - Tarde da Esperança | 19h30 - CETRO | 20h - GCOIs nas casas. Quarta: 7h - Reunião de Oração | 20h - Culto da família | 20h - EBT: infantil. Quinta: 7h - Reunião de Oração | 19h30 - CETRO | 20h - EBT: infantil | 20h - EBT | 20h - GCOIs nas casas | 20h - Culto de Libertação. Sexta: 7h - Reunião de Oração | 20h - GCOIs nas casas Sábado: 5h - Reunião de Oração dos Homens (quinzenal) | 7h - Oração Ministério Infantil | 18h30 - GCOIs nas casas | 19h30 - Atitude.com (Culto Adolescentes) | 19h30 - Culto Mocidade | 19h30 - Culto Jovens Adultos (quinzenal).

Aproveite que o ano está só começando e procure um grupo de

crescimento perto de você.Ovelha que vive

isolada vira petisco de lobo!Participe de um grupo.

Ofereça sua casa!