informativo mensal para colaboradores da...

8
ABRIL 2015 11 COM voce { INFORMATIVO MENSAL PARA COLABORADORES DA URBANIZA ENGENHARIA CONSULTIVA } e mais 02 URBANIZA 20 ANOS. VOCÊ SABE O QUE É A GREENVIEW? 1 04 NOVO MASCOTE DA URBANIZA JÁ TEM NOME. CRISE AFETA EMPRESAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA O atual momento econômico já reflete no desempenho das empresas de arquitetura e engenharia. O setor prevê queda no faturamento e conseqüente aumento no fechamento de vagas, fenômeno que já está em curso. Com esse encolhimento, a área vive o pior momento dos últimos 20 anos. As empresas do setor vivem um período de crise. Estão com as equipes cada vez mais enxutas e sofrem bastante com atrasos de pagamentos tanto de clientes da área privada quanto pública, o que agrava ainda mais a situação. Resumindo, o impacto vem de todos os lados. De um lado, o governo tem feito menos projetos, além de atrasar o pagamento dos trabalhos em curso. De outro, as empresas têm reduzido os investimentos e, consequentemente, contratando menos profissionais da área. “Desde o ano passado, os investimentos nessa área estão paralisados. Estamos aguardando uma mudança desse cenário para voltarmos a crescer”, ressalta Victor Linhares, diretor da Urbaniza. Em função da atual crise que passa o setor, as pessoas não devem e não podem assumir uma postura conformista, devem enfrentar a situação, encarar a realidade e fazer o seu melhor. Aproveitar, também, para mostrar as habilidades que momentos de crise exigem: resiliência, capacidade de improvisar, coragem. PROJEÇÕES Estamos atravessando uma crise nacional e a tendência é que as pessoas sintam-se abaladas com o novo cenário econômico, pois não sabemos o que vem pela frente. Para os pessimistas, a tendência é que o fechamento de postos de trabalho se intensifique nos próximos meses. Isso porque muitas empresas estão cortando custos para conseguirem se manter no mercado. Mas, existem os otimistas, como nós, como a família Urbaniza, que acredita na atitude positiva aquela que ajuda os profissionais a se destacar e a colher os frutos quando a crise passa. “Manter a motivação é fácil quando tudo está bem. Quem tiver essa postura agora, será reconhecido”, diz Lourenço Silva Linhares, fundador da empresa. Sabemos que o cenário é difícil, por isso, não fique o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado, além de ser chato, contamina o ambiente de trabalho e amplifica o pessimismo, e isso só vai prejudicar ainda mais a produtividade. Agora é a hora de unirmos forças e trabalharmos como uma equipe. Vamos arregaçar as mangas e fazer o que sempre fizemos: trabalhar e buscar soluções para sairmos dessa crise com a cabeça erguida.

Upload: buinga

Post on 15-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A B R I L 2 0 1 5

11

COMvoce{ INFORMATIVO MENSAL PARA COLABORADORES DA URBANIZA ENGENHARIA CONSULTIVA }

e mais 02 URBANIZA 20 ANOS. VOCÊ SABE O QUE É A GREENVIEW?

1

04 NOVO MASCOTE DA URBANIZA JÁ TEM NOME.

CRISE AFETA EMPRESAS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

Oatual momento econômico já reflete no desempenho das empresas de arquitetura e engenharia. O setor prevê queda no faturamento e conseqüente aumento no fechamento de vagas,

fenômeno que já está em curso. Com esse encolhimento, a área vive o pior momento dos últimos 20 anos.

As empresas do setor vivem um período de crise. Estão com as equipes cada vez mais enxutas e sofrem bastante com atrasos de pagamentos tanto de clientes da área privada quanto pública, o que agrava ainda mais a situação.

Resumindo, o impacto vem de todos os lados. De um lado, o governo tem feito menos projetos, além de atrasar o pagamento dos trabalhos em curso. De outro, as empresas têm reduzido os investimentos e, consequentemente, contratando menos profissionais da área.

“Desde o ano passado, os investimentos nessa área estão paralisados. Estamos aguardando uma mudança desse cenário para voltarmos a crescer”, ressalta Victor Linhares, diretor da Urbaniza.

Em função da atual crise que passa o setor, as pessoas não devem e não podem assumir uma postura conformista, devem enfrentar a situação, encarar a realidade e fazer o seu melhor. Aproveitar, também, para mostrar as habilidades que momentos de crise exigem: resiliência, capacidade de improvisar, coragem.

PROJEÇÕESEstamos atravessando uma crise nacional e a tendência é que

as pessoas sintam-se abaladas com o novo cenário econômico, pois não sabemos o que vem pela frente.

Para os pessimistas, a tendência é que o fechamento de postos de trabalho se intensifique nos próximos meses. Isso porque muitas empresas estão cortando custos para conseguirem se manter no mercado.

Mas, existem os otimistas, como nós, como a família Urbaniza, que acredita na atitude positiva aquela que ajuda os profissionais a se destacar e a colher os frutos quando a crise passa. “Manter a motivação é fácil quando tudo está bem. Quem tiver essa postura agora, será reconhecido”, diz Lourenço Silva Linhares, fundador da empresa.

Sabemos que o cenário é difícil, por isso, não fique o tempo todo dizendo que vai dar tudo errado, além de ser chato, contamina o ambiente de trabalho e amplifica o pessimismo, e isso só vai prejudicar ainda mais a produtividade.

Agora é a hora de unirmos forças e trabalharmos como uma equipe. Vamos arregaçar as mangas e fazer o que sempre fizemos: trabalhar e buscar soluções para sairmos dessa crise com a cabeça erguida.

URBANIZA COM VOCÊ

A Urbaniza CONFIRA UM NOVO CAPÍTULO.

2

Greenview. Ao pé da letra, “vista verde”. Mas não é preciso nem traduzir para que logo nos re-metamos a meio ambiente, sustentabilidade ou qualquer outro assunto relacionado. E foi pensando nisso que Lourenço Silva Linhares,

junto com Oswaldo Kawanami fundaram a Greenview, di-visão da Urbaniza que tinha como filosofia de trabalho a preocupação e o respeito ao meio ambiente.

Hoje em dia o assunto virou moda, todo mundo se preocupa ou, pelo menos, gosta de se mostrar preocupa-do, com a sustentabilidade, com o meio ambiente, com o futuro das próximas gerações. Mas a Urbaniza entrou de cabeça no assunto quando ainda era um mundo desco-nhecido, restrito a profissionais da área e idealizadores, por muitas vezes até contrariados. Não se via engenharia modificando seus rumos em função de condicionantes ambientais. Não se tinha essa preocupação!

O trabalho prestado pela Greenview era, na teoria, um nicho extremamente promissor, casando perfeitamente a filosofia ora idealizada com a visão empreendedora da Urbaniza, vislumbrando bons resultados financeiros. Mas navegar por mares desconhecidos nem sempre se susten-ta somente com teoria... a prática precisa caminhar junto! Bom, sobre isso contamos mais pra frente!!!

MAS AFINAL, O QUE A GREENVIEW FAZIA?

Simples! A grosso modo e fa-lando o português bem claro, nada mais era que a plantação de árvores nos centros urba-nos, com uma proteção metá-lica, conhecida como display, que servia também para propagandas de empresas, como na foto ao lado.

Tudo começou quando o então Prefeito de São Paulo, Sr. Paulo Maluf, lançou o Pro-grama “Um Milhão de Árvores”, que, como o próprio nome diz, visava a plantação de um mi-lhão de árvores na capital pau-lista. Pois bem, como “nada se cria, tudo se copia”, viu-se uma oportunidade de expandir este programa, claro que a propor-ções menores, para diversos

e a Greenview

URBANIZA COM VOCÊ

outros municípios. Foi então que a Urbaniza criou a Gre-enview e de maneira audaciosa, começou a trabalhar em diversos municípios do litoral sul paulista e também no Paraná, onde o programa ganhou corpo e se tornou um importante aliado para o bem estar das pessoas.

A data escolhida para o lançamento do Progra-ma da Greenview não poderia ter sido outro... era dia 05/06/1996, Dia Mundial do Meio Ambiente!!! E com uma logística operacional bem estruturada, diversas cidades receberam sua primeira árvore plantada.

Impressionante foi o tamanho da equipe de trabalho até chegar a árvore plantada, envolvendo uma gama de disciplinas enorme, desde pessoal administrativo, jurídi-co, vendedor, publicitários, agrônomos, operários, enge-nheiros etc.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES NOS CENTROS URBANOS?

As árvores urbanas e as vegetações associadas têm inúmeros usos e funções no ambiente urbano. Além do uso estético e arquitetônico, a vegetação urbana desem-penha várias funções de engenharia. As árvores urba-nas são importantes para a sociedade porque a maioria

das pessoas vive nas cidades. As árvores ajudam na melhoria da qualidade de vida das pesso-

as, contribuem para o lazer, conforto e bem-estar das pessoas. As árvores

fazem parte de nossa vida diária.Os benefícios das árvores ur-

banas são vários. As árvores urba-nas têm a função de diminuir os impactos ambientais da urbani-zação, moderando o clima, con-

servando energia no interior de casas e prédios, absorvendo o dióxido de carbono, melhoran-do a qualidade da água, contro-lando o escoamento das águas e as enchentes, reduzindo os níveis de barulho, oferecendo abrigo para animais e aves e melhorando a atratividade das cidades, entre os muitos benefí-cios que nos proporcionam.

OS DESAFIOS!Alguns dos problemas que as

árvores urbanas enfrentam no

3

URBANIZA COM VOCÊ

ambiente das cidades são: o solo com-pactado ou alterado, com a presença de entulhos; deficiência de água e nu-trientes; temperaturas modificadas; poluição do ar; radiação solar alterada (sombreamento); espaço reduzido para crescer tanto para as raízes como para a copa; mutilação da árvore e danos mecânicos (por veículos, cortadores de grama, anelamento do tronco, e outros).

Bom, já falamos dos desafios técni-cos. Agora, existiam uma série de outros desafios e imprevistos. O vandalismo era rotineiro, necessitando de equipes de manutenção permanente, o que onera-

va os custos indiretos e também a administração de pessoal, que por muitas vezes foi o maior desafio.

Infelizmente tivemos ainda que lidar com alguns vendedores que se utilizavam da boa índole e distância dos donos da empre-sa para alterar contratos favore-cendo os clientes e, consequen-temente, aumentando suas vendas e respectivas comissões por venda.

Se por um lado tivemos os vendedores, por outro, os pró-prios clientes passaram a ser um problema, uma vez que, sem o menor receio, paravam de pagar suas taxas mensais, alegando não mais haver in-teresse em continuar com a publicidade, maior fonte de

renda da empresa à época. A situação foi ficando insustentável,

até que dois anos depois, a prática não mais acompanhava a teoria em sua ex-celência de planejamento. Enfim, esta atividade foi perdendo força e deixando um grande legado por onde passou di-retamente e por onde inspirou indireta-mente outras cidades a também implan-tar tal programa. A experiência foi rica e

valiosa. É gratificante ver que, de certa forma, contribuímos para o bem

estar das pessoas.A Urbaniza seguiu seu

rumo com a mesma filo-sofia de trabalho, pres-

tando serviços de engenharia com pre-ocupação e respeito ao meio ambiente.

Uma das primeiras árvores plantadas pela Urbaniza em São Vicente, litoral de SP

A mesma árvore continua plantada até hoje

1995

2015

Lourenço Linhares com seu primeiro sócio e amigo, Oswaldo Kawanami

URBANIZA COM VOCÊ

ACCR Metrô Bahia, é a empresa conces-sionária do Sistema Metroviário de Sal-vador e Lauro de Freitas e em abril de 2013 abriu licitação

no formato de parceria público-priva-da para a concessão por trinta anos do sistema metroviário da Bahia, uma conquista inestimável, visto o grande atraso de 20 anos nas obras do metro daquele estado.

A Companhia de Participações em Concessões (CPC), do Grupo CCR, composto pelas construtoras Andra-de Gutierrez, Camargo Corrêa e So-ares Penido foi a que apresentou o menor preço, que oferecia deságio de 5.05%.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas foi orçado em qua-tro bilhões de reais e será composto

por duas linhas, com total de 32 km de extensão e 19 estações.

Depois de pronto, o projeto ainda prevê ainda a expansão da Linha 2, do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães até o municí-pio de Lauro de Freitas.

DESAPROPRIAÇÕESPara que as obras possam ocorrer

dentro da normalidade, várias frentes necessitam ser liberadas, pois, parte destes territórios está com ocupações irregulares tanto no uso e ocupação do solo, quanto nos impedimentos ambientais, caracterizados por risco à saúde por insalubridade e condições ruins de habitabilidade para os mo-radores de baixa renda, excluídos do mercado formal de habitação.

Além disso, comércios fixados no leito de ruas ou servindo de passa-

gem para o bairro do Calabetão tam-bém foram identificados em situa-ção irregular.

O impacto gerado pelas irregula-ridades tem consequências sócio-e-conômicas, urbanísticas e ambientais pois atinge a sua população, dificul-tando aos poderes públicos a imple-mentação de políticas de desenvol-vimento, planejamento, legislação e gestão das áreas urbanas, impactan-do diretamente na execução da obra.

TRABALHO SOCIALTendo em vista a dificuldade em

remover as famílias encontradas no local, a CCR Metrô Bahia contratou a equipe da Urbaniza Social para geren-ciar as ações de desocupação e dar suporte aos projetos integrados de obras e de atendimento as demandas diretamente atingidas.

URBANIZA REALIZA TRABALHO SOCIAL NO METRÔ BAHIA.

4

URBANIZA COM VOCÊ URBANIZA COM VOCÊ

Também foi necessário desen-volver e promover ações sociais de mobilização e participação popular.

Isso deve-se à vulnerabilidade social entre grupos populacionais de baixa renda, discriminados e com alta privação que vivem ou circulam em áreas de risco ou degradação ambiental.

O bairro do Calabetão onde es-tão fixadas as famílias diretamente atingidas pelas obras, teve sua ori-gem na década de 1980, edificou-se uma pequena comunidade ao redor da Rodovia BR 324, adjacente à Jaqueira do Carneiro. No entanto, sua formação remonta aos anos 60, com a ocupação irregular da fazen-da de Teodoro Ferreira da Cruz de propriedade privada, pela proximi-dade com a rodovia.

O surgimento do nome do bairro

possui dois relatos divergentes conta-dos por moradores antigos. O primei-ro relato atribui o nome relacionado ao candomblé de uma Lalorixá: Maria Calabetan, surgindo o nome Calabe-tão em homenagem à Lalorixá. Por outro lado, relatos de uma das pionei-ras no local conta que teve origem no ano 1964, quando havia uma fazenda chamada Kalabetan por onde teve iní-cio a ocupação.

Em ambos os relatos sabe-se que a população foi construindo precaria-mente suas casas como agentes soli-tários aos poucos, não se tratando de invasão organizada e tão pouco pla-nejada, pessoas e famílias excluídas do mercado habitacional regular fo-ram ocupando a área pela acessibili-dade facilitada pela rodovia desde os anos 60, portanto a formação da co-munidade se deu a mais de 54 anos.

EFETIVIDADE E SUSTENTABILIDADE

As medidas adotas pela Urbaniza Social atendem ao binômio da efetivi-dade e sustentabilidade.

A efetividade diz respeito ao prin-cípio do máximo ressarcimento, ou seja, o reconhecimento do bem jurí-dico principal atingido na esfera de direitos dos afetados e a busca à máxi-ma reposição possível.

Neste caso, o principal bem jurí-dico afetado é a moradia, portanto a máxima efetividade foi à reposição através de nova moradia, ou com-pensação pecuniária “suficiente” a se alcançar a solução de moradia, que, neste último caso, implica também na assistência às famílias para a aqui-sição da nova moradia.

Iniciamos nossas atividades de pes-quisas, diagnósticos e definição das alternativas em novembro de 2014 e nesse período já removemos e reas-sentamos mais de 50% das famílias que moravam na região com absoluto sucesso!

Em 7 meses de atuação, a Urbani-za Social trouxe excelentes resultados comerciais e técnicos para a empresa, com respeito a população e sem ne-nhuma ação de turbulência na gestão do trato com a questão social e com a integração e relacionamento de parce-ria com o seu renomado cliente.

5

6

URBANIZA COM VOCÊ

Basta possuir um celular, tablet ou computador co-nectado à internet para você ter à sua disposição uma variedade de opções para ajudá-lo no seu dia a dia. Boa parte dos aplicativos é gratuita e como as equipes estão cada vez mais enxutas, fica mais

fácil acompanhar todos os processos e tomar decisões im-portantes mesmo estando longe da empresa.

Apesar de toda a praticidade e do investimento baixíssi-mo, se considerarmos o grande número de empresas exis-tentes no Brasil, o percentual que utiliza aplicativos ainda é pequeno e tem muito a crescer. Segundo os especialistas, isso se deve principalmente à falta de conhecimento por parte dos usuários sobre as diversas funcinalidades dos aplicativos e como utilizá-los na rotina dos negócios. Outro entrave à popularização massiva dos apps móveis é a não

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS.CONFIRA ALGUNS APLICATIVOS MÓVEIS QUE VÃO FACILITAR SEU DIA A DIA

segmentação dos produtos. A maioria das ferramentas é generalista, isto é, também voltada para usuários comuns, em vez de focar exclusivamente as necessidades do meio corporativo.

No entanto, empresas que projetam aplicativos vêm percebendo o potencial desse crescente mercado dos pequenos e médios negócios, e atualmente já é possível encontrar algumas soluções mais específicas para os ne-gócios, como as listadas abaixo:

EvernoteGrátisOnde: Apple Store e

Google PlayArmazena arquivos de

texto, imagens e áudio, e permite que o conteúdo seja compartilhado com outras pessoas. Prático para usar em reuniões, onde o usuário transforma suas notas em uma tela de layout atraente, sem a necessidade de gerar slides.

TrelloGrátisOnde: Apple Store

e Google PlayApp para gestão de

projetos. É bastante dinâmico e simples de usar: os projetos são apresentados em quadros com listas de tarefas, que são compartilhadas em tempo real com os usuários.

GoToMeetingGrátisOnde: Apple Store e Google Play

O aplicativo integra diversas ferramentas - VoIP, telefone, vídeo HD - para a realização de reuniões on-line com até 25 usuários simultâneos, cortando custo e economizando tempo com viagens desnecessárias. As informações são protegidas por criptografia.

Biz Expense TrackerR$ 7,49

Onde: Google PlayÉ utilizado para ajudar o

funcionário a monitorar e reportar despesas de viagem. Muito útil para viagens pagas por clientes ou no cado de reembolsos. Dividido em categorias, o app também gera relatórios que podem ser configurados no e-mail corporativo.

CamCardGrátisOnde: Apple Store e

Google PlayEste app dá adeus à pilha de

cartões de visita acumulada pelo usuário que participa de vearios eventos e reuni-ões fora do escritório. Ele digitaliza os car-tões e possibilita acrescentar anotações, além de capturar os dados, transferí-los para a agenda eletrônica e sincronizar os contatos com serviços de e-mail.

ExpensifyGrátisOnde: Apple Store e

Google PlayServe para administrar

gastos, especialmente para empresas em que os funcionearios passam muito tempo na rua. O aplicativo permite que o funcioneario escaneie recibos, notas fiscais e comprovantes em geral e o empreendedor pode aprovar os gastos e reembolsos pela tela do smartphone.

LastPassU$ 12 por anoOnde: Apple Store e

Google PlayA ferramenta é uma forma

segura de armazenar os logins e as senhas da empresa, em um ambiente criptografado. Ela também avalia o grau de segurança de uma senha e sugere outras opções. Assim, o empreendedor só precisa se lembrar de uma única senha: a do LastPass, que dá acesso as demais.

DropBoxGrátisOnde: Apple Store

e Google PlayO programa já

conhecido no meio corporativo armazena arquivos na nuvem, que podem ser levados a qualquer lugar, compartilhados com mais pessoas e sincronizados com outros equipamentos.

UrbanizaGrátisOnde: Apple Store e

Google PlayCom o aplicativo da Urban-

zia, você pode acompanhar as novida-des da empresa, como as principais obras, vídeos institucionais, artigos, campanhas internas e muito mais. E também pode interagir enviando seus arquivos: fotos, vídeos e textos.

7

URBANIZA COM VOCÊ URBANIZA COM VOCÊ

AMIGO SECRETO DE PÁSCOA.PARA COMEMORAR A PÁSCOA, COLABORADORES TROCAM CHOCOLATES

Já virou tradição na empresa, na semana da Páscoa nossos colaboradores se reunem para trocar chocolates e aumentar o clima de união. Confira os momentos que marcaram essa festa de confraternização.

Em São Paulo, a confraternização de Páscoa contou com muita união entre os colaboradores e muito chocolate!!!

Em Belo Horizonte, funcionários se reuniram em um restaurante para comemorar o Amigo secreto de Páscoa.

No Rio de Janeiro, a comemoração foi na sede da empresa

Victor Linhares, diretor da Urbaniza, junto com Flávia do RH

seu momento

8

URBANIZA COM VOCÊ

ANIVERSARIANTES DE ABRIL 2015

Samuel Ferreira Rosa Miranda Minas Gerais 01/04 Vagner Lucas Ribeiro da Silva Minas Gerais 03/04Katiane Caitano Rodrigues Belém do Pará 05/04 Sergio Bitobrovec Minas Gerais 05/04 Raquel Pascoal São Paulo 06/04Massamitsu Kido São Paulo 08/04Leila Cristina Ferreira de Barros Belém do Pará 11/04 Deyse do Socorro de Oliveira Coutinho Belém do Pará 11/04Aline Batista Santana São Paulo 15/04Marcia Maria Araujo Amate São Paulo 16/04Vinicius Milhan Hipólito Paraná 16/04Juliana Bassoli Minas Gerais 17/04Adalton Rodrigues Lima São Paulo 18/04Marcio Luiz Lima dos Santos Bahia 19/04

Marcelo Puello de Barros Gil Minas Gerais 22/04Julio Cesar de Andrade Guimaraes Minas Gerais 22/04Donizetti Aparecido Cabral São Paulo 23/04Drielle Croce Marra São Paulo 24/04Julio Cesar Brandao Minas Gerais 25/04Leny Tiemi Onodera São Paulo 26/04Marcio da Silva dos Santos Bahia 26/04 Renato RodrigueMatos São Paulo 26/04Robson Werneck Barreto Júnior Rio de Janeiro 27/04Zyrlaynny dos Santos M. de Oliveira São Paulo 27/04Cleberson Teles Barbosa São Paulo 29/04Daniel Pereira Scolarick Martins Minas Gerais 30/04Daniel Ramos França São Paulo 30/04 Vivian Aparecida da Penha Soares Minas Gerais 30/04

Força deVontade