informativo mensal novembro 2017 novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro...

8
Páginas 5 Governadora 2017-2018 Sueli Inckot e Romualdo Novembro 2017 Informativo Mensal Mês da fundação Rotária Página 6 Página 6 60 anos de dedicação - mais antigo rotariano do Distrito 4730 e do Estado do Paraná recebe homenagem Página 7 Rotex divulga ações do Rotary em jogos do Atlético Paranaense Interact 55 anos fazendo a diferença Novembro

Upload: others

Post on 07-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Páginas 5

Governadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Novembro 2017Informativo Mensal

Novembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 8

Mês da fundação Rotária

Página 6 Página 6

60 anos de dedicação - mais antigo rotariano do Distrito 4730 e do Estado do Paraná recebe homenagem

Página 7

Rotex divulga ações do Rotary em jogos do Atlético Paranaense

Interact 55 anos fazendo a diferença

Novembro

Page 2: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Informativo Mensal do Distrito 4730

De Rotary International

Jornalista ResponsávelCleucimara Santiago - MTB 10606-PR Comissão Distrital de Imagem Pública

Diagramação e projeto gráfico

Matusalem Vozivoda

Tiragem: 1.000 exemplares Impressão: Gráfica Koster

Circulação: Gratuita e dirigidaExpediente

Mensagem do presidente de Rotary International

Mensagem do Diretor de RI

De diversas maneiras, a Fundação Rotária é uma presença invisível em nossos clubes. A maior parte do que fazemos semanalmente em nossos

clubes e distritos, fazemos sem o envolvimento ativo da Fundação. Mas nossa Fundação é invisível em nossos clubes assim como o alicerce de um prédio é invisível quando se está nele: o fato de não o vermos não signi-fica que ele não exista.

A Fundação que permitiu ao Rotary enfrentar a pólio é, de muitas maneiras, a mesma que sustenta os ser-viços do Rotary. Há 100 anos, desde que começou a existir com a primeira doação de $26,50 dólares, a Fun-dação apoia e fortalece nossos serviços, instiga nossas ambições e nos permite ser a organização que somos. Por causa da Fundação, os rotarianos sabem que se a gente tem um sonho e se põe a trabalhar, muito pouco está fora de nosso alcance.

Trata-se de um modelo incrivelmente eficaz esse que temos aqui no Rotary, algo que nenhuma outra orga-nização consegue igualar. Somos totalmente locais e totalmente globais: temos habilidades, contatos locais e conhecimento em mais de 35.000 clubes, praticamen-

te em todo país do mundo. Mantemos uma reputação merecida baseada em transparência, eficácia e boas práticas de negócios. E justamente porque somos pro-fissionais e voluntários altamente capacitados, chega-mos a um nível de eficiência que poucas organizações conseguem chegar.

Para simplificar, o dinheiro doado à Fundação Ro-tária rende muito mais do que o mesmo valor doado à maioria das instituições de caridade. Se quiser gastar fazendo algo de bom no mundo, nada melhor do que gastá-lo com a Fundação. Não se trata apena da minha fala, com tom de orgulho. Isso é algo visível e reflete-se em rankings feitos por organizações independentes.

No centenário da Fundação, os rotarianos ultrapas-saram a meta de 300 milhões de dólares. Em algum lu-gar do mundo, pessoas que talvez você jamais conheça levarão uma vida melhor, por sua causa.

Por fim, é a nossa Fundação que nos leva a fazer o bem com nossas convicções mais íntimas: podemos fa-zer a diferença, temos o dever de fazê-lo e o trabalho conjunto - da forma mais eficiente possível - é a única forma de gerar mudanças reais e duradouras.

Em 2011, o Rotary Club de Irati, PR (distrito 4730), fez um`levantamento das principais necessidades de sua área de atuação e descobriu que a Santa Casa

de Misericórdia tinha um índice de infecção hospitalar preocupante. Os associados foram atrás de profissionais da área e discutiram qual seria a melhor solução. Che-garam a conclusão de que deveriam comprar uma au-toclave (equipamento para esterilização do ferramental do centro cirúrgico). Sabendo do potencial da Fundação Rotária em ajudar financeiramente na obtenção desse tipo de equipamento, eles me procuraram. Na época, eu era presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária, então formatamos um projeto de Subsídios Equivalentes e fomos em busca de um parceiro internacional.

Acontece que os clubes brasileiros queriam fazer pro-jetos de 60 mil dólares e entrar com somente 1.000 ou 2.000 dólares. Fiz contato com meus parceiros internacio-nais e um deles me disse: “Espera aí, o Rotary Club de Irati tem um problema em sua comunidade e quer que nós o solucionemos sozinhos? Se eles dividirem o problema conosco, topamos a parceria”. Então, para não perder o parceiro, disse de imediato: “Nós topamos! Qual é a nossa parte?”. A resposta foi que deveríamos entrar com 17 mil dólares. Pensei um pouco e respondi: “Fechado”.

Quando avisei ao presidente que havia conseguido o parceiro, mas que o Rotary Club de Irati deveria participar com 17 mil dólares, ele me disse: “Governador, o senhor está louco”. Então expliquei a ele que, após o projeto ser aprovado e liberado pela Fundação Rotária, teríamos até

seis meses para pagar e eu os ajudaria na obtenção dos recursos.

Os companheiros do clube se reuniram e formata-ram um plano para arrecadar fundos. Agora não era mais pedir dinheiro à Fundação Rotária, mas, sim, fazer parceria com os empresários, sendo que o Rotary Club entraria com 70% dos recursos. Na reunião, um dos companheiros disse: “Estou muito feliz, meu filho aca-bou de ser promovido a delegado da Receita Federal em Ponta Grossa”, cidade próxima a Irati. Outro comen-tou: “Ouvi dizer que eles doam produtos apreendidos de contrabando a projetos sociais”. Conclusão: foram falar com o delegado e ele liberou dois contêineres de objetos apreendidos, organizou-se um bazar e logo os recursos foram obtidos. O clube conseguiu 17 títulos de Companheiro Paul Harris e 17 safiras em um mesmo ano, três vezes mais do que havia arrecadado em 45 anos de existência.

E seu clube, já discutiu qual é a maior necessidade da sua comunidade? Verificou se é possível ajudá-la com re-cursos da Fundação Rotária? Temos 5 milhões de dólares parados no Brasil que poderiam estar sendo aplicados na melhoria da qualidade de vida de nossas comunida-des carentes. Pergunte ao seu governador com quanto o distrito pode ajudar o clube. Pergunte ao presidente da Comissão da Fundação Rotária se ele pode colaborar na realização de um projeto. Enfim, seja de fato um rotariano interessado e participativo no seu clube e no seu distrito. Essa é uma das coisas em que o Rotary faz a diferença.

Ian H.S. RiseleyPresidente, 2017-18

Paulo ZanardiRotary International

Diretor 2017-19

A Fundação que permitiu ao Rotary

enfrentar a pólio é, de muitas maneiras, a

mesma que sustenta os serviços do Rotary

Temos 5 milhões de dólares parados

no Brasil que poderiam estar sendo aplicados na melhoria da qualidade de

vida de nossas comunidades

carentes

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 7

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 2

Seja um rotariano participativo

Page 3: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Mensagem da Governadora

Queridos companheiros, Ao completar a nossa 60ª

visita aos clubes do Distrito, es-tou muito feliz e realizada, pois estamos com um Distrito animado e com muitos projetos destinados a Fundação Rotaria!

A conscientização de nossos rota-rianos que é através da fundação que podemos mudar a vida das pessoas e principalmente de uma comunidade, re-almente gratifica muito um governador.

Nesse mês estamos a todo vapor, com muitas ações voltadas a arreca-

dação para a Fundação Rotária: lança-mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro a fundação, várias ações voltadas a captação de recursos, e muitas outras ações.

Agradeço ao empenho de toda minha equipe nessa grande evolução de nosso Distrito, pois temos uma grande meta, que é realmente fazer a diferença na comunidade aonde esta-mos inseridos.

Novembro mês da Fundação Rotaria

Sueli InckotGovernadora, 2017-18

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 3

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 6

Serviços Profissionais

O Rotary International tem mais de um século de exis-tência, porém suas normas e procedimentos estão sempre compatíveis com a realidade do momento

e as mais avançadas tecnologias.Todos os profissionais colaboram com suas idéias para

a atualização e melhor organização, administração e su-cesso da organização e seus projetos.

Sem dúvida, o fato do RI ser uma organização sempre atual se deve a associação dos profissionais das mais di-versas áreas de atuação aos clubes de Rotary, tendo neste ponto grande destaque os profissionais da comunicação visual, marketing e informática.

Vimos há pouco tempo, para a surpresa de muitos, ser aprovada a fundação dos e-clubs, os quais objetivam reunir profissionais com muitas atividades, dinâmicos e com vonta-de de servir como voluntários, mas com pouco tempo para deslocamento e participação em reuniões presenciais. Nestes clubes todas as reuniões são virtuais, com raras exceções para algumas de maior relevância ou festivas.

Muitos companheiros mais conservadores apostaram que os e-clubs não dariam certo, mas o sucesso que vem com a inovação é evidente, pois quem não se atualiza fica enferrujado, travado, perdido e fora de seu tempo. A baga-gem de conhecimento dos mais experientes deve sempre ser respeitada, mas sem dúvida precisam servir de apoio para a modernização, jamais como âncoras impedindo o sucesso, seja em Rotary, nas empresas, na família ou em qualquer entidade.

Vejam que aparentemente precisaria um mecanismo muito complicado para envolver o mundo inteiro e mudar uma norma, pois como os companheiros devem saber, só existe um Estatuto para o Rotary International em vigor no mundo inteiro. Sabemos que cada clube tem o seu, mas estes só podem adicionar normas peculiares a sua realida-de, mas desde que não contrariam aquelas prescrita por RI e jamais subtrair daquele.

Já pensaram como isto é maravilhoso? Some-se a isto o fato de que todo o dia primeiro de cada mês julho já temos o nome, endereço, telefone e demais dados, de todos os presidentes e secretários do mundo inteiro e de suas espo-sas, além de todos os dados permanentes do cadastro de cada associado. Quantas empresas ou organizações você

conhece com este potencial de organização? Esta eficiência e eficácia somente é possível pela capacidade de nossos lí-deres rotários e pelo potencial de absorção e aplicação das novas tecnologias. Um orgulho para todos os rotarianos.

Mas como isto funciona em Rotary? Como está sempre tão atual?

Neste pouco espaço que visa apenas aguçar a curiosi-dade de todos e gerar o desejo de pesquisa, podemos atri-buir a celeridade a decisão em pirâmide. Na base estariam todos os 1.224.424 companheiros e suas idéias, as quais seriam levadas para aprovação em seus 35.742 clubes. Em um segundo degrau, as inovadoras propostas de emenda aprovadas nos clubes são submetidas à aprovação da As-sembleia dos Delegados Votantes do Distrito, a qual sem-pre ocorre durante a Conferência Distrital, realizada anu-almente. Por fim, todas as mudanças aprovadas em cada um dos 545 Distritos do mundo são analisadas pelo Con-selho de Legislação (COL) que se reúne a cada três anos e votadas, quando o voto da maioria rejeitará algumas e outras passarão a fazer parte de nossas normas, alterando ou suprimindo as que forem afetadas. Vejam como é um processo altamente democrático, eficiente e eficaz.

O último COL realizado em 2016 certamente será lem-brado como o mais inovador de todos, pois colocou o Ro-tary International em sintonia com as inovações digitais do mundo atual, tendo como base o sucesso das primeiras inovações digitais rejeitadas por alguns. Isto é o RI, sempre ousado, atuante e moderno.

Para não tirar dos companheiros o direito há uma boa pesquisa e ótimas descobertas, para finalizar esta rápida abordagem, fazer referência apenas à permissão de adap-tação das reuniões às necessidades de cada clube para a superação das dificuldades atuais, principalmente de tem-po e locomoção. Vale a pena conhecer todas as mudanças introduzidas pelo COL 2016.

Você sabia que agora somente são obrigatórias duas reuniões mensais, e ainda para aqueles que continuarem com reuniões semanais, mesmo não sendo e-clubs, duas mensais poderão ser virtuais?

Marcos A. P. Toledo – [email protected]

Reuniões Virtuais

Marcos A. P. Toledo Comissão de

Serviços Profissionais gestão 2017/2018

Todos os profissionais

colaboram com suas ideias para a atualização

e melhor organização,

administração e sucesso da

organização e seus projetos

“.. estamos com um Distrito

animado e com muitos projetos

destinados a Fundação

Rotaria!”

Page 4: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Novembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 5

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 4

Tesouraria

Após contabilizar os últimos recebimentos relati-vos a Taxa Distrital, relativa ao 2º Trimestre do ano 2017-18, vencida em 25/10/17, constatamos que

32% dos Clubes do Distrito, ou seja, 26 deles ainda estão inadimplentes.

Entendemos ser este um percentu-al muito alto, com a agravante de que 6 Clubes também estão inadimplentes com a parcela relativa ao 1º Trimestre, vencida em 25/07/17.

Pedimos um empenho especial dos presidentes visando sanar esta situação, lembrando que a regularidade das obri-gações para com o RI e o Distrito é exi-gência primordial para a participação em projetos do Rotary Internacional.

Lembramos que a Caixa não recebe os boletos vencidos e, nestes casoAs, o Clu-be deve entrar em contato com o Tesou-

reiro Distrital, pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (41) 999 942 724, para receber as instruções para fa-zer o depósito na conta do Distrito, com os acréscimos

que forem devidos.Lembramos que, após efetuar o depó-

sito, o Clube deve enviar cópia do com-provante para que possamos conferir no extrato da conta e providenciar a baixa no Club OnLine. Não basta fazer o de-pósito, é necessário informar e enviar o comprovante, visto que existem vários Clubes que possuem um valor idêntico da taxa distrital por terem o mesmo nú-mero de sócios.

Finalmente, informamos que em breve estará disponível no Site do Distrito o Ba-lancete relativo ao Primeiro Trimestre des-te ano rotário.

Rotariamente.

Dalton Roberto Bastos OrtizPresidente da

Comissão Distrital de Orçamento e

Finanças

“... a regularidade das obrigações

para com o RI e o Distrito é exigência

primordial para a participação

em projetos do Rotary

Internacional”

Caros Companheiros (as),

Secrretaria

Faz quatro meses que começamos uma jornada de atualizações rotarias. O Rotary vem crescendo a cada dia no

tocante de seus aplicativos que se refere ao “My Rotary”. A governada vendo a ne-cessidade dos clubes se atualizarem lançou os “Extensivos My Rotary”. Cursos esses ad-ministrados pela secretária distrital, com o cunho de qualificar os rotarianos do Distri-to 4730, na mais importante ferramenta de gestão e controle rotário do mundo.

Começamos o primeiro curso do “My Ro-tary” na cidade de Curitiba PR na sede do distrito aonde tivemos participação de 45 rotarianos, aonde falamos sobre como ser 100% “My Rotary”, sobre as ferramentas de gestão estratégica do Rotary Club Central, sobre as metas presidenciais e a importân-cia de deixar o clube em dia com as suas obrigações referentes ao “My Rotary”. Com o sucesso alcançado a governadora lançou o segundo “ Curso Extensivo My Rotary, aprenda as suas ferramentas” na cidade de Ponta Grossa PR com a adesão 33 rotarianos e o terceiro Curso foi realizado no nosso lito-ral com a adesão de 20 rotarianos.

Referente as frequências mensais lança-

mos desde julho o Balanço das frequências, um informativo aos secretários, presidentes, e GADs sobre a importância de lançar sem-pre até o dia 15 de cada mês. Com essas informações a nossa governadora poderá tomar decisões muito importantes como re-tenção do quadro associativo, a contribuição a fundação rotaria, quantos rotarianos e ro-tarianas estão no nosso quadro associativo. Com a entrega das frequências até o dia 15 de cada mês, nós da secretária distrital faze-mos um levantamento dos clubes que não entregaram a frequência no prazo e manda-mos pelo “clubonline” mensagens pergun-tando se estão com alguma duvida sobre a geração dessas informações e também de quaisquer dúvidas referente ao “My Rotary e Club online”.

Desde já estamos a disposição de todos os rotarianos e rotarianas para tirar quais-quer dúvidas referente ao “My Rotary e CluOnLine.”

No segundo semestre vamos lançar o curso “Conquiste sua menção Presidencial e Distrital” com cursos que serão realizados em Curitiba, Ponta Grossa e Litoral.

Forte abraço a todos !

Alfredo Arten JuniorKarina Cantarelli Arten

Casal Secretário

No segundo semestre vamos lançar o curso

“Conquiste sua menção Presidencial e Distrital”

Olá família rotaria tudo bom?

Page 5: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Novembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 5

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 4

Fundação Rotária

Como todos sabem novembro é o mês da Funda-ção Rotária.

Esse é o mês em que devemos fazer esforços concentrados para difundir seu conhecimento entre os membros da comunidade rotária e de fora dela, pois a entidade não pode apenas depender de doações de ro-tarianos.

Um dos programas mais interessantes de contribui-ção de terceiros – e também meta distrital - é o das Em-presas Cidadãs, no qual as entidades lucrativas dispõem de parte do que auferem para ajudar as pessoas, através de doações para a ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation (www.abtrf.org.br).

A empresa se compromete a recolher em torno de 350 reais por mês, e essa contribuição lhe dá o direito de utilizar um selo eletrônico em suas correspondências, bem como de ter banner com seu nome divulgado em todos os eventos rotários de seu Clube e Distrito.

Para aproveitar o programa também para a imagem pública do Rotary, o Informativo Mensal do Distrito (an-tiga Carta Mensal) deve ser enviado a cada proprietá-rio ou dirigente da empresa, e este deve ser convidado

para uma ação social ou educacional ou outro evento do clube.

Neste mês de novembro sugerimos que os clubes façam uma das reuniões dedicada à Fundação Rotária, apresentando nossa instituição e seus trabalhos à co-munidade em geral, bem como estimulando que o diri-gente apresente sua Empresa Cidadã e seja reconhecido pelo clube por essa contribuição.

E devemos estimular que a empresa parceira acom-panhe os trabalhos e eventos distritais através do nosso site (www.rotary4730.org.br)

Existem outras formas de contribuição pelas empre-sas, e você pode consultar os integrantes da Comissão Distrital da Fundação Rotária para maiores detalhes.

O Empresário Cidadão é uma pessoa que entende nossa missão e a ela se agregou, mesmo que tempo-rariamente: vamos dar a ele a oportunidade de nos conhecer melhor; vamos dar a ele a oportunidade de apaixonar-se pelo Rotary.

Mariane Nascimento – [email protected] in Junior – [email protected]

Empresas cidadãs e o mês da fundação Rotária

Laerzio Chiesorin Junior

Presidente da Comissão de

Fundação Rotária

“ Neste mês de novembro sugerimos

que os clubes façam uma das

reuniões dedicada à Fundação Rotária,

apresentando nossa instituição e seus trabalhos à comunidade em

geral”

EMPRESA CLUBE MÊS DA ASSINATURAFURLANETTO E SILVA ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE RC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS JULHOPREMIUM VILA VELHA HOTEL RC PONTA GROSSA UVARANAS JULHOTOLEDO E TOLEDO ADVOGADOS ASSOCIADOS RC PINHAIS JULHOOMNI INFORMÁTICA RC CURITIBA JULHOFIBRACEM LTDA RC CURITIBA JULHOW.KURTEN RC CURITIBA JULHOKURTEN IND DE CASAS PRE-FABRICADAS RC CURITIBA JULHOELARCA PORTAS E JANELAS RC CURITIBA MARUMBY JULHOCORTEZE IMOVEIS LTDA RC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS IGUAÇU AGOSTOA.G. CONSTRUÇÃO E EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. RC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS IGUAÇU AGOSTOCASA DE REPOUSO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA RC CURITIBA OESTE AGOSTOMINERAÇÃO NOVA PRATA RC MATINHOS AGOSTOOK ASSESSORIA CONTÁBIL RC MATINHOS AGOSTOTUTORIAL LIFE CORRETORA DE SEGUROS LTDA RC CURITIBA CINQUENTENÁRIO AGOSTOSOLUTION GLASS RC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS SETEMBROTON SUR TON DECORAÇÕES LTDA RC CURITIBA LESTE SETEMBROCALISTOGA CONTABILIDADE S/S LTDA. RC CURITIBA CIDADE ECOLÓGICA SETEMBROÓTICA ESPECIALISTA RC SÃO JOSÉ DOS PINHAIS COLÔNIA MURICY SETEMBROGERITECH INFORMÁTICA LTDA. RCC OESTE OUTUBROSGABELLO DECORAÇÕES LTDA. RCC ÓPERA DE ARAME OUTUBROMONTEVIZA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL RCC PARQUE BARIGUI OUTUBRO

Relação das empresas cidadãs de nosso Distrito

Page 6: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 3

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 6

Serviços a Juventude

Desde seus primórdios, o Rotary tem assumido com louvor o compromisso de ajudar a juventude. Pen-sando nisso, em 1960, o presidente do RI na época,

Harold T. Thomas, solicitou aos Rotary Clubs que encontras-sem maneiras de incentivar a juventude a servir a sua co-munidade, oferecendo as condições propícias para que se tornassem líderes.

Através desse incentivo, em 1962, 23 estudantes da Mel-bourne High School, na Flórida, se juntaram e formaram o primeiro Interact Club. Atualmente, os ro-tarianos não só estão ajudando os jovens, como também estão os capacitando para servir local e internacionalmente através dos Interact Clubs.

Desde então, inúmeros lugares têm se benefi ciado dos serviços proporcionados pelos mais de 280.000 sócios em 12.300 clubes. No distrito 4730 de Rotary Interna-tional, contamos com 16 clubes ativos e 4 em processo de fundação. Sendo os pri-meiros deles ainda ativos, o Interact Club de Curitiba- Bom Retiro e Interact Club de Curitiba- Oeste. A equipe do Interact D 4730 está realizando uma pesquisa sobre a história do Interact em nosso distrito para apurar os reais dados desta história.

Do dia 30 de outubro a 05 de novem-bro, foi comemorado o aniversário de 55 anos do programa e os clubes realizaram 7 projetos em 7 dias, propostos pela Interact Brasil, que abrangeram as áreas de enfo-que: saúde, educação, meio-ambiente, hu-manidade, entre outras. A Semana Mundial de Interact além de causar uma grande interação entre todos os Interactianos do mundo, promove grandemente a imagem pública do Rotary.

Divertindo-se seriamente, mostram a todos que jovens de 12 a 18 anos podem mudar o mundo, desde que sejam in-centivamos e capacitados e o Interact oferece tudo isso, além

de garantir as melhores experiências e amizades! O Rotary International defi niu, em 1972, a importância de

um Interact Club para seu Rotary Club padrinho com as se-guintes palavras: “A organização de um Interact Club é uma das atividades mais gratifi cantes para os Rotary Clubs. O In-teract é a chance para que rotarianos orientem os mais novos na prestação de serviços local e internacionalmente. Interac-tianos contam também com o aconselhamento de rotarianos no que concerne a orientação profi ssional e comunitária. Em

contrapartida, interactianos revitalizam o Rotary com novas ideias de prestação de serviços, suporte a projetos e potencial para tornarem-se futuros rotarianos”.

A atual Representante Distrital de In-teract (RDI), Roberta Schneider Cecyn, diz estar muito feliz com o progresso do Inte-ract no distrito: “Estamos trabalhando no conhecimento e qualidade dos associados e muitos clubes de Rotary estão enten-dendo a grandiosidade do programa, as-sim, colaborando com fundação de novos clubes. Tudo isso gera um enorme bene-fício à humanidade, que é servida com as ações e presenteada com pessoas de um excelente caráter e ótimo preparo”.

Assistindo uma apresentação do In-teract Club Rebouças, ouvi uma defi nição emocionada, da interactiana Camila Ma-riano, sobre o que é Rotary: “ Rotary são sentimentos”, afi rmou. Sim, Camila. Rotary pode ser defi nido por vários sentimentos- De Amor, de servir, De Dar de SiAntes de Pensar em Si. O Interact do Distrito 4730

vem fazendo há vários anos ações com estes sentimentos. Para-béns a todos interactianos que de forma belíssima vem fazendo a diferença, com ações e projetos a serviço da comunidade.

Conheça os projetos, seja um apoiador do programa! Se você tem entre 12 e 18 anos, procure o Interact Club mais próximo; se você é um rotariano, patrocine um Interact Club.

55 anos

Do dia 30 de outubro a 05 de novembro, foi comemorado o aniversário de 55

anos do programa e os clubes realizaram 7 projetos em 7 dias,

propostos pela Interact Brasil

Anaides Pimentel OrthPresidente da

Comissão de Serviço a Juventude

Rotex4730 faz campanhas em parceria com Clube Atlético Paranaense“Visando as ações de combate à

poliomielite (EndPolioNow), Outu-bro Rosa, Novembro Azul, Imagem Pública do Rotary e cumprindo com o seu papel de proporcionar aos intercambistas as melhores experi-ências durante seu ano de intercâm-bio, por meio de atividades sociais e culturais, o Rotex 4730 fechou uma parceria com o Clube Atlético Paranaense e FUNCAP (Fundação do Clube Atlético Paranaense).

As ações foram realizadas nos seguintes jogos:Data 1: 22 de outubro de 2017 (Domingo) - CAP x SportAção: Exibição no telão do vídeo da campanha mundial do Rotary para erradica-ção da poliomielite e intercambistas fazendo o sinal da campanha “Falta só isso!”.Data 2: 29 de outubro de 2017 (Domingo) - CAP x ChapecoenseAção: Exibição no telão do vídeo da campanha mundial do Rotary para erradica-ção da poliomielite e intercambistas fazendo o sinal da campanha “Falta só isso!”.A ação principal foi a ação 3:Data 3: 8 de novembro de 2017 (Quarta - 21h) - CAP x CorinthiansDesta ação participaram a equipe do Rotex juntamente de sua coordenadora, JucianeDubiel Germano, os intercambistas com seus blazers, bandeiras e cami-

setas do Rotex, a equipe do Programa de Intercâmbio de Jovens, a Governado-ra Eleita 2018-2019, Isis Ribas Busse, o Governador Indicado 2019-2020, Jorge Agudelo Franco, e rotarianos convidados.Ação: Entrada dos intercambistas no gramado, com seus blazers (em tratati-va com a CBF) e bandeiras, segurando a faixa da campanha de erradicação da poliomielite e faixa alusiva ao outubro rosa e novembro azul.

Agradecemos a todos que tornaram esta ação possível, em especial ao Claudinei de Oliveira, do Rotary Club de Curitiba Imigrantes, que viabilizou o contato com o Clube Atlético Paranaense.Confi ram o vídeo da ação divulgado pelo canal do Atlético:https://www.youtube.com/watch?v=olEI4ji9yr4Confi ram mais fotos da ação, tiradas pela coordenadora do Rotex, Juciane Dubiel:https://drive.google.com/drive/folders/1mmDoFaQFXHtN102LBRRDcakKpzy1PBI9

Anaides Pimentel da Silva OrthPresidente da Comissão da Juventude

- RCC III Milenio

ConselheirosOrandi Almeida - RCC Rebouças

Eliane Alves Amorim - RCC III MilenioSonia Schroeder - RC Pinhais

Roberta Schneider CecynINTERACT Clube de Paranaguá –Taguaré Representante Distrital de Interact- RDIGestão 2017-2018 - Eleita MDIO INTERAC

BRASIL- 2018-2019

Page 7: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

No dia 25 de outubro, na Fundação de Ação Rotária - FAR, o Rotary Alaga-dos apresentou o resultado final da 7ª

Expo&Flor, realizada no último mês de setem-bro. Os valores arrecadados ultrapassam mais de R$ 60.000,00 e já foram utilizados para a compra dos bens e materiais solicitados em 22 projetos apresentados pelas entidades da nossa cidade.

O Rotary Alagados fez um levantamento a partir das informações apresentadas pelas en-tidades beneficiadas e estima que aproxima-damente 2700 pessoas de nossa comunidade serão beneficiadas diretamente e outras 10.000 indiretamente. É importante desta-car que todos os projetos atendem pelo menos uma área de enfoque do Rotary Internacional e, sobretu-do, ajudarão a melhor a qualidade de vida das pessoas que depen-dem ou trabalham nas entidades beneficiadas.

As entidades beneficiadas com os projetos e que estiveram na reu-nião de prestação de contas foram as seguintes: Associação Nossa Senhora de Lourdes, Asilo São Vi-cente de Paulo, projeto Antares da ACIPG, Associação de Amigos da Criança da Diocese de Ponta Grossa, Casa Tran-sitória Fabiana de Jesus, Instituto Educacional Duque de Caxias, Casa da Sopa Vó Tereza, As-sociação de Apoio à Comunidade Surda Geny

Ribas, Colmeia Espírita Cristã Abegail, Instituto União de Associações de Moradores e Con-domínios de Ponta Grossa, Centro Social Casa do Piá, Associação Artesanal do Excepcional

de Ponta Grossa – ASSARTE, Acamaruva, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Hospital da Criança, Marcelo Parubocz, Hospital Santa Casa de Misericórdia - dia internacional do neonatal

Também receberam na reunião festiva os subsídios pelos trabalhos realizados os Rotaracts Alagados e Campos Gerais, o Rotakids Alagados-Campos Gerais e o Grupo Escoteiro GELADO. A APAE também recebeu os valores referentes as flores plantadas por seus alunos e professores e que foram distribuídas aos alunos das escolas municipais que visitaram a Expo&Flor.

No encerramento da reunião de prestação de contas, a presidente do Rotary Alagados Giorgia Bin Bochenek, disse que “a Expo&Flor é um exemplo grandioso de como podemos fa-zer a diferença na nossa comunidade, na nossa cidade e no mundo”

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 7

Novembro 2017Informativo Mensal

Governadora 2017-2018Sueli Inckot e Romualdo

Página 2

Exemplo a ser seguido!

Rotary Ponta Grossa Alagados realiza a prestação de contas da 7ª Expo&Flor

Notícias

Por ocasião do XI Café Solidário promo-vido pelo Rotary Club de São José dos Pinhais Afonso Pena, realizado no do-

mingo 22 de outubro de 2017, o clube prestou uma significativa homenagem ao companhei-ro ALCY ROCCO, do RC São José dos Pinhais.

A razão da homenagem decorre do fato de que Alcy Rocco é o mais antigo rotariano do Distrito 4730, e também do Estado do Paraná. E ainda, se está verificando se não seria ele o mais antigo do Brasil em atividade.

Dr. Alcy Rocco foi admitido no Rotary Club de São José dos Pinhais em 31 de janeiro de 1958, com a Classificação Odontologia, tendo como padrinho o companheiro Eliud Alves Pe-reira. Exerceu a presidência do clube no ano rotário 1972/1973, época em que foi Gover-nador do Distrito, então 463, o companheiro Hilton Dácio Trevisan.

Prestes a completar 60 anos de vida rotária ininterrupta, conta muitas passagens curiosas; relembra das festas juninas no Patronato San-

to Antonio, que eram organizadas pelos com-panheiros e esposas. Conta que participou de todas as que foram realizadas.

Alcy é companheiro Paul Harris com mais uma safira. Mesmo dispensado da frequência não perde reunião do clube. Lembra-se da época em que se organizavam verdadeiras excursões para visitar Rotary Clubs de Curiti-ba recuperando alguma falta e fazendo mui-to companheirismo e novas amizades. Diz-se muito saudoso daqueles tempos.

Dr. Alcy é um entusiasta pelo Rotary! Declarou, após a solenidade, que esta ho-

menagem “recarregou suas baterias” para continuar na atividade rotária. Parabéns Dr. Alcy! Desejamos tê-lo por muitos anos mais entre nós.

Parabéns ao Rotary Club de São José dos Pinhais Afonso Pena, na pessoa de sua Pre-sidente Giliane Natal Mendes, pelo reconhe-cimento ao Dr. Alcy Rocco. Realmente, um exemplo a ser seguido!

Page 8: Informativo Mensal Novembro 2017 Novembro · mento de nossos panetones, empresas cidadãs, seguro solidário, Festival Gas-tronômico em Ponta Grossa, palestras com parte do lucro

30/06/2017 Outubro 2017 Freq % Fundação Rotária; Meta sugerida: US$ 100 per capitaRotary Club H M Total H M Total DQS + DQS - Var/ Reuniões Mês Ano Meta Reali- Per % ano assumida zada capita realizado1-Araucária 10 7 17 10 7 17 0 0 0 4 78.00 80.62 350.00 173.64 10.21 49.62-Bocaiúva do Sul 1 5 6 1 6 7 0 1 1 3 60.00 56.67 128.00 0.00 0.00 0.03-Campo Largo Centro 6 4 10 5 6 11 0 0 1 3 52.00 61.88 55.00 0.00 0.00 0.04-Carambeí 13 2 15 13 2 15 0 0 0 2 130.00 111.67 0.00 0.00 0.00 0.05-Castro 10 6 16 11 6 17 0 0 1 5 65.88 73.02 0.00 0.00 0.00 0.06-Contenda 8 4 12 8 4 12 0 0 0 4 100.00 87.00 10.00 0.00 0.00 0.07-Curitiba 53 9 62 51 9 60 1 0 -2 4 67.85 66.46 1800.00 1743.56 29.06 96.98-Curitiba Água Verde 9 3 12 9 3 12 0 0 0 3 61.11 76.91 25.00 25.00 2.08 100.09-Curitiba Alto da Glória 20 0 20 17 0 17 0 1 -3 3 70.59 70.63 1100.00 1065.02 62.65 96.810-Curitiba Avenida das Torres 12 1 13 14 1 15 0 0 2 5 94.00 88.71 1000.00 644.15 42.94 64.411-Curitiba Bacacheri 3 0 3 3 1 4 0 0 1 4 100.00 100.00 200.00 0.00 0.00 0.012-Curitiba Batel 23 0 23 23 0 23 0 0 0 3 67.54 71.55 0.00 0.00 0.00 0.013-Curitiba Bom Retiro 22 12 34 22 12 34 0 0 0 4 72.12 73.03 3200.00 145.42 4.28 4.514-Curitiba Cajuru 5 5 10 6 6 12 2 0 2 4 97.14 81.78 2.00 0.00 0.00 0.015-Curitiba Centro 17 5 22 17 5 22 0 1 0 4 75.00 18.75 0.00 0.00 0.00 0.016-Curitiba Champagnat 8 13 21 9 12 21 0 0 0 3 58.00 62.08 350.00 100.00 4.76 28.617-Curitiba Cidadania 2 3 5 1 1 2 0 0 -3 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.018-Curitiba Cidade Ecológica 14 6 20 15 8 23 3 0 3 4 94.27 94.64 0.00 732.91 31.87 0.019-Curitiba Cidade Industrial 25 4 29 25 4 29 0 0 0 5 65.00 70.75 1680.00 25.00 0.86 1.520-Curitiba Cinquentenário 14 0 14 14 0 14 0 0 0 4 60.00 68.50 0.00 560.58 40.04 0.021-Curitiba Cristo Rei 24 8 32 24 6 30 0 1 -2 5 87.70 87.09 1000.00 21.92 0.73 2.222-Curitiba Cruzeiro do Sul 8 7 15 9 9 18 0 0 3 5 70.00 74.50 1000.00 190.12 10.56 19.023-Curitiba Fraterna 13 7 20 15 8 23 0 0 3 5 53.40 61.33 1200.00 59.88 2.60 5.024-Curitiba Gralha Azul 4 9 13 4 11 15 0 0 2 5 89.20 84.03 500.00 481.69 32.11 96.325-Curitiba Guabirotuba 17 0 17 17 0 17 0 0 0 5 87.22 81.15 1700.00 1760.64 103.57 103.626-Curitiba III Milênio 7 13 20 7 13 20 0 0 0 4 87.00 84.25 2000.00 285.58 14.28 14.327-Curitiba Imigrantes 11 6 17 11 6 17 0 0 0 2 76.50 80.40 1700.00 0.00 0.00 0.028-Curitiba Leste 29 2 31 26 2 28 0 0 -3 4 78.57 80.60 3100.00 1450.73 51.81 46.829-Curitiba Marumby 17 5 22 17 5 22 0 0 0 4 92.05 86.25 1400.00 105.43 4.79 7.530-Curitiba Mercês 15 5 20 15 3 18 0 2 -2 3 85.00 83.00 1000.00 239.04 13.28 23.931-Curitiba Norte 36 2 38 35 2 37 0 1 -1 4 65.91 78.38 1000.00 500.00 13.51 50.032-Curitiba Oeste 33 18 51 33 19 52 1 0 1 0 66.40 75.58 1200.00 1283.12 24.68 106.933-Curitiba Ópera de Arame 0 8 8 0 10 10 1 0 2 4 97.00 97.50 220.00 219.81 21.98 99.934-Curitiba Parque Barigui 15 11 26 15 14 29 0 0 3 3 54.01 53.75 650.00 100.32 3.46 15.435-Curitiba Portão 11 7 18 13 9 22 0 0 4 2 70.50 84.62 490.00 481.25 21.88 98.236-Curitiba Rebouças 16 8 24 17 10 27 1 0 3 4 95.00 91.00 1000.00 1000.22 37.05 100.037-Curitiba Santa Felicidade 10 5 15 10 6 16 0 0 1 4 43.75 57.96 1000.00 50.00 3.12 5.038-Curitiba São Braz 8 4 12 8 4 12 0 0 0 4 71.00 74.75 0.00 0.00 0.00 0.039-Curitiba Sítio Cercado 8 7 15 8 6 14 0 0 -1 4 80.00 76.62 0.00 0.00 0.00 0.040-Curitiba Sul 4 4 8 6 4 10 0 0 2 3 60.00 77.50 985.00 1030.52 103.05 104.641-Fazenda Rio Grande 10 1 11 9 1 10 0 0 -1 2 80.00 86.67 0.00 0.00 0.00 0.042-Guaratuba 11 11 22 10 10 20 0 0 -2 5 79.00 83.50 570.00 569.66 28.48 99.943-Inácio Martins 7 3 10 7 3 10 0 0 0 4 67.50 67.50 0.00 0.00 0.00 0.044-Ipiranga 8 10 18 8 9 17 0 0 -1 2 70.00 70.00 0.00 138.23 8.13 0.045-Irati 21 2 23 23 3 26 0 0 3 3 66.13 67.61 1000.00 0.00 0.00 0.046-Jaguariaíva 13 10 23 13 10 23 0 0 0 3 100.00 100.00 0.00 0.00 0.00 0.047-Mandirituba 7 6 13 7 6 13 0 0 0 3 100.00 94.23 0.00 0.00 0.00 0.048-Matinhos 14 3 17 14 3 17 0 0 0 5 84.71 78.01 420.00 415.24 24.43 98.949-Morretes 10 6 16 10 6 16 0 0 0 5 82.00 79.25 0.00 0.00 0.00 0.050-Palmeira 10 2 12 10 3 13 0 0 1 0 80.00 26.67 0.00 165.00 12.69 0.051-Paranaguá 13 0 13 15 0 15 0 0 2 4 72.00 71.75 0.00 500.00 33.33 0.052-Paranaguá-Rocio 17 4 21 17 4 21 0 0 0 3 88.31 81.98 0.00 0.00 0.00 0.053-Pinhais 11 10 21 11 11 22 0 0 1 4 80.68 82.93 2931.00 2930.30 133.20 100.054-Piraí do Sul 10 7 17 10 7 17 0 0 0 5 57.64 73.31 1000.00 0.00 0.00 0.055-Piraquara 13 3 16 13 3 16 0 0 0 5 78.00 80.67 500.00 0.00 0.00 0.056-Ponta Grossa 31 0 31 31 0 31 1 0 0 4 68.50 60.23 30.00 28.16 0.91 93.957-Ponta Grossa Alagados 19 11 30 19 11 30 0 0 0 4 98.00 98.00 3000.00 0.00 0.00 0.058-Ponta Grossa Campos Gerais 8 11 19 9 11 20 1 0 1 3 86.67 87.22 500.00 0.00 0.00 0.059-Ponta Grossa Centenário 10 2 12 12 2 14 0 0 2 4 73.00 84.00 1400.00 0.00 0.00 0.060-Ponta Grossa Jardim América 16 0 16 16 0 16 0 0 0 4 65.00 63.44 0.00 0.00 0.00 0.061-Ponta Grossa Lagoa Dourada 19 0 19 19 0 19 1 0 0 0 19.00 4.75 1800.00 54.00 2.84 3.062-Ponta Grossa Oeste 18 3 21 21 5 26 2 0 5 3 84.62 90.38 400.00 348.77 13.41 87.263-Ponta Grossa Sabará 41 0 41 41 0 41 0 0 0 4 74.39 78.27 4100.00 1025.00 25.00 25.064-Ponta Grossa Sul 13 1 14 13 1 14 0 0 0 0 89.00 85.25 0.00 0.00 0.00 0.065-Ponta Grossa Uvaranas 10 5 15 11 6 17 0 0 2 5 60.00 65.00 1100.00 407.40 23.96 37.066-Ponta Grossa Vila Velha 10 9 19 11 10 21 2 0 2 4 70.00 82.00 500.00 403.84 19.23 80.867-Pontal do Paraná 10 6 16 11 6 17 0 1 1 4 93.00 86.75 200.00 0.00 0.00 0.068-Prudentópolis Cachoeiras 6 12 18 6 12 18 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.069-Quatro Barras Graciosa 3 8 11 4 8 12 0 0 1 4 78.00 76.50 50.00 0.00 0.00 0.070-Reserva 16 5 21 16 3 19 0 0 -2 5 96.84 92.28 2100.00 0.00 0.00 0.071-Rio Negro 25 7 32 26 7 33 0 0 1 4 100.00 94.00 1000.00 1000.00 30.30 100.072-Rio Negro Riomafra 10 12 22 9 12 21 0 0 -1 4 75.00 83.00 500.00 0.00 0.00 0.073-São José dos Pinhais 40 0 40 39 0 39 0 0 -1 3 63.97 59.79 1000.00 223.28 5.73 22.374-São José dos Pinhais Afonso Pena 10 8 18 10 7 17 0 0 -1 4 69.80 67.75 1000.00 1057.77 62.22 105.875-São José dos Pinhais Iguaçu 32 0 32 32 0 32 0 0 0 5 97.00 90.25 2000.00 2150.15 67.19 107.576-São José dos Pinhais Murici 10 4 14 11 4 15 0 0 1 4 59.75 77.03 1685.00 2217.54 147.84 131.677-São Mateus do Sul 15 4 19 15 4 19 0 0 0 0 0.00 0.00 0.00 0.00 0.00 0.078-São Mateus do Sul - Xisto do Iguaçu 5 13 18 5 17 22 4 0 4 4 85.00 85.00 0.00 0.00 0.00 0.079-Teixeira Soares 12 0 12 12 0 12 0 0 0 4 7.05 7.53 200.00 0.00 0.00 0.080-Telêmaco Borba 6 5 11 6 5 11 2 0 0 4 100.00 50.00 1.00 0.00 0.00 0.081-lub do Distrito 4730 4 3 7 6 3 9 0 0 2 3 33.33 56.67 1.00 0.00 0.00 0.0Total 1135 432 1567 1152 453 1605 22 8 38 285 0.00 75.06 60033.00 28109.89 17.51 46.8Doações do Distrito (FDUC) à Fundação Rotária 0.00 Total de Doações à Fundação Rotária 28109.89 17.51

Mapa de Frequência e DQS de Outubro 2017

Dados em vermelho: 6 clubes não informaram os dados do mês. Mantidos os dados do último mês informado.

Novembro 2017

Informativo MensalGovernadora 2017-2018

Sueli Inckot e Romualdo

Página 8