informativo mensal do grupo espírita peixotinho (gep ... · a aquisição da consciência é...

2
Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP) - Ano III - Nº 23 - novembro 2007 Persistindo no Bem S abemos que a perfeição não é característica de nenhum de nós. Mas sabemos, também, que o desejo de se aperfeiçoar é eminente em todos os que buscam, com sinceridade, no Espiritismo, a sua cartilha do aprendizado mo- ral. Nós, que lhes seguimos os pas- sos, vemos as lutas que empreen- dem contra as más tendências que os acompanham há séculos. Não se aflijam! Tudo tem seu tempo. Já nos disse o sábio em Eclesiastes, cap. 3, v. 1 a 8: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propó- sito debai- xo do céu.” Apro- veitem a opor- tuni- dade de terem conhecido a Doutrina Es- pírita e plantem, plantem bastante para que a colheita seja pródiga.Quanto às deficiências, não pensem que serão para sem- pre. Muitas delas já estão se despe- dindo. Mantenham-se no caminho do bem, que nós, guardiões dos seus desideratos, os secundaremos na problemática da transformação moral. Abstenham-se das práticas maléficas para o Espírito, que os desvios do sentimento nós traba- lharemos juntos. Não sofram por serem, ainda, frágeis às tentações e se rego- zijem pelo amparo que lhes damos. Jesus não desampara ninguém, vocês sabem disso. Basta que, realmente, quei- ram se transfor- mar para melhor a fim de que o auxílio chegue. O primeiro e o mais impor- tante passo vocês já deram: bus- caram na Doutrina Espírita o Cami- nho, a Verdade e a Vida para seus Espíritos cansados de sofrimento. A partir de agora é semear nes- se caminho para colher, em breve, os frutos da persistência no bem. Que Deus nos abençoe! Ricardo Honório Reunião mediúnica no GEABL

Upload: trinhliem

Post on 11-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é de-safio da vida, ... Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis) ... (Joanna de Ângelis)

Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP) - Ano III - Nº 23 - novembro 2007

Persistindo no BemSabemos que a perfeição não

é característica de nenhum de nós. Mas sabemos, também, que o desejo de se aperfeiçoar é eminente em todos os que buscam, com sinceridade, no Espiritismo, a sua cartilha do aprendizado mo-ral.

Nós, que lhes seguimos os pas-sos, vemos as lutas que empreen-dem contra as más tendências que os acompanham há séculos. Não se aflijam! Tudo tem seu tempo.

Já nos disse o sábio em Eclesiastes, cap. 3, v. 1 a 8: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propó- s i t o debai-xo do c é u . ” A p r o -veitem a opor-t u n i -d a d e de terem conhecido a Doutrina Es-

pírita e plantem, plantem bastante para que a colheita

seja pródiga.Quanto às deficiências, não pensem que serão para sem-pre. Muitas delas já estão se despe-dindo. Mantenham-se no caminho do bem, que nós, guardiões dos seus desideratos, os secundaremos na problemática da transformação moral.

Abstenham-se das práticas

maléficas para o Espírito, que os desvios do sentimento nós traba-lharemos juntos.

Não sofram por serem, ainda, frágeis às tentações e se rego-zijem pelo amparo que lhes damos. Jesus não desampara ninguém, vocês sabem disso.

Basta que, realmente, quei-ram se transfor-

mar para melhor a

fim de que o aux í l i o chegue. O

primeiro e o mais impor-

tante passo vocês já deram: bus-caram na Doutrina Espírita o Cami-nho, a Verdade e a Vida para seus Espíritos cansados de sofrimento.

A partir de agora é semear nes-se caminho para colher, em breve, os frutos da persistência no bem.

Que Deus nos abençoe!

Ricardo HonórioReunião mediúnica no GEABL

Page 2: Informativo Mensal do Grupo Espírita Peixotinho (GEP ... · A aquisição da consciência é de-safio da vida, ... Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis) ... (Joanna de Ângelis)

Programação de novembro

Dia Evento05/11 - Estudo Doutrinário

12/11 - Estudo Doutrinário

19/11 - Filme

26/11 - Palestra Pública

Informativo do Grupo Espírita Peixotinho - Ano III - nº 23 - novembro/2007Coordenação Geral: Ricardo Honório; Coordenação Doutrinária: Adilson Mariz;

Coordenação de Eventos: Newton Daltro e Roberto Melo; Coordenação de Divulgação: Raul Santos e Denise EscovinoReuniões semanais às segundas-feiras de 12:30h às 13:20h no

Auditório do Grupamento de Apoio de Brasília - GAP-BR - Subsolo do Anexo Esplanada dos Ministérios - Bloco M

Visite nosso site: h�p://grupopeixotinho.no-ip.org

ADVERTÊNCIA DE AMOR

AQUISIÇÃO DA CONSCIÊNCIA

Inegavelmente, as dores se avolumam na Terra, ameaçadoras.

As guerras não silenciam os seus canhões, nem diminuem a crueldade das suas batalhas.

Repetem-se os genocídios, que pareciam extintos, e os dramas individuais como coletivos apar-valham mesmo as pessoas que se consideram frias e indiferentes.

Sucede que o sofrimento a todos alcança sem exceção, con-vidando ao burilamento e à vitória sobre as imperfeições morais.

Tudo isso, porém, foi amoro-samente anunciado por Jesus, que não ignorava o primitivismo da criatura humana, nela pre-dominando por largo período...

Agora cumpre, ao se confirma-

O momento da conscientização, isto é, o instante a partir do qual consegues discernir com acerto, usando como parâmetro o equilí-brio, alcanças o ponto elevado na condição de ser humano.

Efeito natural do processo evoluti-vo, essa conquista te permitirá ava-liar fatores profundos como o bem e o mal, o certo e o errado, o dever e a responsabilidade, a honra e o desar, o nobre e o vulgar, o lícito e o irregular, a liberdade e a libertinagem.

Trabalhando dados não palpá-veis, saberás selecionar os fenôme-nos existenciais e as ocorrências, tornando tuas diretrizes de segu-rança aquelas que proporcionam bem-estar, harmonia, progresso moral, tranqüilidade.

Essa consciência não é de natureza intelectual, atividade dos mecanismos cerebrais. É a força que os propele, porque nascida nas experiências evolutivas, a exterio-

rizar-se em forma de ações.Encontramo-la em pessoas in-

cultas intelectualmente, e ausente em outras, portadoras de conheci-mentos acadêmicos.

Se analisarmos a conduta de um especialista em problemas respiratórios, que conhece inte-lectualmente os danos provocados pelo tabagismo, pelo alcoolismo e por outras drogas adictivas, e que, apesar disso, usa, ele próprio, qual-quer desses flagelos, eis que ainda não logrou a conquista da cons-ciência. Os seus dados culturais são frágeis de tal forma, que não dispõem de valor para fomentar uma conduta saudável.

Por extensão, a pessoa que se permite o crime do aborto, sob falsos argumentos legais ou de di-reitos que se faculta, assim como todos aqueles que o estimulam ou o executam, incidem na mesma au-sência de consciência, comportan-

do-se sob a ação do instinto e, às vezes, da astúcia, da acomodação, mascaradas de inteligência.

Outros indivíduos, não obstante sem conhecimento intelectual, pos-suem lucidez para agir diante dos desafios da existência, elegendo o comportamento não agressivo e digno, mesmo que a contributo de sacrifício.

A consciência pode ser treinada mediante o exercício dos valores morais elevados, que objetivam o bem do próximo, por conseqüên-cia, o próprio bem.

[...]A aquisição da consciência é de-

safio da vida, que merece exame, consideração e trabalho.

Divaldo P. Franco (Joanna de Ângelis)Do opúsculo: Momentos de Consciência

rem as Suas pro-fecias, seja ence-tada uma revisão de conceitos mo-rais e de compor-tamentos, que modifiquem as estruturas carco-midas do passa-do e reconstru-am o indivíduo e a sociedade.

Nesse cometi-mento, o esforço pessoal é indis-pensável, auxilia-do pelo combus-tível da oração, que eleva o ser e vincula-o a Deus, de Quem procede todo o bem.

Divaldo Franco (Joanna de Ângelis)Do livro: Desperte e seja feliz, pg 80.