informativo eset 2015

8
INFORMA Informativo ESET - Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias Auditor Eletrônico Cinco novas turmas são capacitadas na nova ferramenta de trabalho. p.3 Auditoria Fiscal Contábil Forum de debates discute temas controversos em auditoria no CONAT. p.6 Direto ao ponto Saiba tudo sobre o programa promovido pela Eset.. p.4

Upload: eset

Post on 08-Apr-2016

222 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo eset 2015

INFORMA Informativo ESET - Escola Superior de Estudos e Pesquisas TributáriasN

º.1Fe

vere

iro/2

015

Auditor EletrônicoCinco novas turmas são capacitadas na nova ferramenta de trabalho. p.3

Auditoria Fiscal ContábilForum de debates discute temas controversos em auditoria no CONAT. p.6

Direto ao pontoSaiba tudo sobre o programa promovido pela Eset.. p.4

Page 2: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade Coorporativa Fevereiro-2015

2

Editorial

Expediente

Neste ano que se inicia, sentimo-nos no de-ver de prestar contas do que fizemos para concretizar a missão da ESET de contribuir decisivamente para o desenvolvimento téc-

nico-profissional dos Auditores Fiscais desta Secretaria de Fazenda. E o caminho que escolhemos foi brindar os amigos da Instituição com um balanço dos eventos re-alizados sob nossa tutela, depois de um ano completado à frente da instituição em novembro passado.

No Projeto Direto ao Ponto, buscamos, sob a forma de palestra-treinamento, abordar novidades téc-nicas de maneira sucinta e objetiva; por outro lado, os cursos presenciais atenderam à demanda de conheci-mentos relevantes para o quotidiano do Auditor com enfoque prático e, já no finalzinho de ano, incrementa-mos nossa oferta com os cursos a distância, via internet.

Até julho deste ano, quando se encerra nosso mandato à frente da Instituição, esperamos agregar mais conhecimento útil a essa valorosa categoria profis-sional.

Agradecemos a todos que, de alguma forma, colaboraram ou participaram dos resultados que agora apresentamos.

Um 2015 de intenso aprendizado e de grandes realizações são os votos de todos os que fazem a ESET aos associados da Auditece e aos demais servidores fa-zendários.

A DIRETORIA, A COORDENAÇÃO E O APOIO.

Diretor responsável: Albanir Ramos

Jornalista responsável: Tatiana Lemos

Apoio Administrativo:Celso Ricardo

Projeto Gráfico: Carlitos Pinheiro

Page 3: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade CoorporativaFevereiro-2015 Fevereiro-2015

3

Cinco turmas do curso sobre o software Auditor Eletrônico foram realizadas em 2014

Com o objetivo de oferec-er aos Auditores Fiscais conhecimento acerca do uso e manuseio do

software Auditor Elerônico, a Eset vem, desde o mês de maio de 2014, oferecendo aos profissionais a oportunidade de conhecer para bem utilizar essa nova ferramenta de trabalho. Em um primeiro mo-mento o software foi apresentado ao público, que compareceu em peso ao CDERH, local da apre-sentação. Atendendo a grande de-manda de interessados, no ultimo semestre, a Eset realizou cinco tur-mas do Curso Auditor Eletrônico, a primeira no mês de julho, em se-guida mais duas em parceria com a Sefaz nos meses de julho e agosto, e ainda uma ultima turma realizada em Juazeiro do Norte pela própria intituição no mês de novembro.

Ao todo foram mais de 70 Auditores e Fiscais da Receita Estadual capacitados pelas aulas, onde puderam conhecer o progra-ma e as funcionalidades do sistema

que ajudará os Auditores em suas práticas diárias e nas atribuições próprias de auditoria. Os cursos foram ministrados pe-los dois auditores primeiramente capacitados para utilizar e repas-sar conhecimentos acerca do novo software da Auditoria Fiscal do Ceará, Sérgio Ricardo Sisnando e Carlos Emanuel Nogueira. Cada curso do Auditor Eletrônico teve duração de 20 horas e os partici-pantes receberam certificados por suas participações.

O software Auditor Eletrônico é uma criação da Secre-taria da Fazenda de Minas Gerais, que cedeu, sem ônus, o instrumen-to de trabalho para uso da Sefaz Ceará, como também para outros 24 estados e Distrito Federal, entre eles: São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro.

A versão nacional do pro-grama de informática serve exclu-sivamente para uso nas atividades de fiscalização tributária.

Page 4: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade Coorporativa Fevereiro-2015

4

ESET lançou Projeto Direto ao Ponto

OpiniãoCom o objetivo principal de discutir assuntos específicos das áreas correlatas às atividades fazendárias, a ESET – Universidade Corpo-rativa lançou o Projeto Direto ao Ponto. A

exemplo de eventos já consagrados patrocinados pela AUDITECE, como o Café com Leis e Conversa com o Fisco, além da agregação de conhecimento, a intenção do novo projeto é também proporcionar a interação entre os associados e destes com os colegas que fazem as diversas áreas da Secretaria da Fazenda.

A palestra inaugural foi comandada por Ger-usa Marília Alves, orientadora da Célula de Consul-toria e Normas – CECON - e Liana Maria Machado, coordenadora da Coordenadoria de Administração Tributária – CATRI - e teve como tema as novas re-gras de tributação vigentes a partir da publicação do Decreto 31.270/2013, que dispõe sobre a Substituição Tributária com Carga Líquida do ICMS no ramo da Construção Civil.

De acordo com o Vice-Diretor da ESET e ide-alizador do Projeto Direto ao Ponto, Albanir Ramos, “O Projeto Direto ao Ponto é algo novo com o objetivo de tratar sobre temas específicos que geralmente vão ter um público especialmente interessado naquele as-sunto.”

A universidade corporativa inaugurou no mês de novembro de 2013 um novo projeto de interação com o público fazendário

“O Projeto Direto ao Ponto é uma oportunidade de esclarecer e tirar as dúvidas dos Auditores, além de ser uma reciclagem com relação a atualização da legis-lação, ao mesmo tempo que é uma troca importante de informações entre as Células da Sefaz/CE.”

Gerusa Marília Alves Orientadora da Célula de Consultoria e Normas (CECON)

“A parceria com a ESET, inaugurando seu Pro-jeto Direto ao Ponto, veio ao encontro do que esperá-vamos acerca de esclarecimentos da nova sistemática para “materiais de construção” e, as participações da Coodenadora da CATRI, Liana Machado, da Orientadora da CECON, Gerusa Marília e de toda a auditoria da Seto-rial Químicos, brindou o evento em todas as suas eta-pas: relevência do tema, organização, conhecimento da palestrante, qualidade na apresentação e participação efetiva dos presentes.”

Inês Cristina TeixeiraSupervisão Nuset Produtos Químicos

Page 5: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade CoorporativaFevereiro-2015 Fevereiro-2015

5

Resolução do Senado Federal Nº 13 é tema de treinamento

Através do Projeto Direto ao Ponto, a Eset - Universi-dade Corporativa ofereceu aos Auditores e Fiscais as-

sociados da AUDITECE duas turmas do Treinamento sobre a “Resolução do Senado Federal Nº 13/2012 - Alí-quota Interestadual de 4%” com o Orientador da Célula de Gestão Fis-cal e Substituição Tributária e Co-mércio Exterior - CESUT - Gustavo Nunes de Albuquerque. Os eventos aconteceram na sala de treinamento da Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômico - CESEC – no final de

2013 e em fevereiro do ano passado. O tema foi anteriormente abordado no Congresso da Febrafite, onde o vice-diretor Executivo da Eset, Albanir Ramos, pode observar a relevância do assunto, surgindo então a ideia de expandir e aprofundá-lo como os Auditores e Fiscais de toda a Sefaz/CE. O Orientador do Cesut, Gustavo de Albuquerque foi desig-nado para participar das discussões sobre a Resolução 13 do Senado, rep-resentando o Ceará, sendo, então, a pessoa mais adequada para falar so-bre o tema.

Na ocasião, Albuquerque destacou que a Sefaz “é o local ideal para o fórum de discusões sobre o as-sunto.”, e defendeu a necessidade de os Auditores terem ciência sobre o assunto. Para o Auditor Michel Grad-vohl, eventos como este devem se repetir continuamente. “É necessário disseminar o conhecimento, aprovei-tar que colegas que participaram das discussões para a implantação de uma nova legislação ou colegas que já tenham uma facilidade maior no manuseio de alguma ferramenta.”, de-fendeu.

O Orientador da Cesut, Gustavo de Albuquerque, que participou das discussões para a criação da Lei, falou sobre o tema aos Auditores da Sefaz/CE em duas turmas realizadas pela Eset

Page 6: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade Coorporativa Fevereiro-2015

6

Vice-Diretor Executivo da ESET explanou sobre temas controversos em auditoria no CONAT

O Vice-Diretor Executivo da Eset, Albanir Ramos, se reuniu no mês de dezem-bro de 2013 com peritos e

julgadores do Contencioso Adminis-trativo Tributário – CONAT para um Fórum de Debates com o tema: “Con-trovérsias Jurídico-Contábeis em Au-ditoria do ICMS”. Durante o encontro, o Vice-Diretor procedeu a uma apre-sentação sobre vários temas relativos à Auditoria Fiscal Contábil. A ideia do evento, que foi promovido e organizado pela 1ª Vice-Presidente do CONAT, Dra. Fran-cisca Marta de Souza, surgiu a partir de reuniões anteriores com membros daquele Órgão Julgador, onde foram levantadas as principais questões abordadas no encontro e realizado o convite para a apresentação. Um dos pontos mais debati-dos no Fórum foi o tratamento con-tábil e tributário da Conta de Mer-

cadorias no caso de operações com redução de Base de Cálculo. Para Al-banir Ramos, o conteúdo sugerido aos presentes “Não se trata de um modelo, mas de uma alternativa para concil-iar a boa técnica contábil de mensu-ração do Resultado Bruto com alguns princípios básicos de tributação, prin-cipalmente, o da Não-Cumulatividade do ICMS.” Foram também objetos da apresentação e dos debates assuntos como segregação do Resultado com Mercadorias nas operações tributadas e não tributadas, RCM nas empresas industriais, análise financeira por es-tabelecimento, venda por preço abaixo de custo por operação e omissão de entradas no levantamento diário de estoque. O encontro contou com uma intensa participação dos presentes, os quais concluíram que o debate en-riqueceu a atuação de cada perito e

julgador, a partir da troca de conheci-mentos e experiências ali ensejadas. Para Valdir Pereira, perito do Con-tencioso Administrativo, “Observar novos pontos de vista proporciona no dia a dia de atuação a tomada de de-cisões mais fundamentadas e justas.”. A Orientadora da Célula de Perícia Eliane Moreira, defendeu a im-portância da unificação dos procedi-mentos adotados nas ações fiscais que chegam ao contencioso submetidos a julgamento. Para Eliane, “Encontros como este precisam ser intensificados para que os pontos divergentes sejam abordados e esclarecidos aos mem-bros do CONAT”. Albanir Ramos, que dedi-ca uma atenção especial aos temas contábil-fiscais, colocou-se ainda à disposição do Contencioso Admin-istrativo Tributário para dividir e es-clarecer os pontos de vista a qualquer tempo.

Page 7: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade CoorporativaFevereiro-2015 Fevereiro-2015

7

Novidades no site da ESETO site da Eset ganhou uma nova cara no mês de fevereiro de 2014. Com mais facilidade de navegação e um design moderno, a plataforma oferece novas funções e interação online. O instrumento está disponível com notícias sobre nossos cursos e projetos.

Análise Fiscal - SPED com Helder AndradeA nova plataforma do site da Eset disponibiliza, de forma gratuita a todos os Auditores associados da AUDITECE, o curso online do soft-ware Análise Fiscal - SPED, ministrado pelo professor Helder An-drade. Para ter acesso, basta realizar o cadastro na nossa plataforma e automaticamente as aulas serão liberadas.

O curso possui 16 aulas de curta duração, que podem ser acessadas a qualquer momento, com a opção de revê-las quantas vezes julgar necessário. A entrega do certificado se dá após a realização de uma prova objetiva, também online. Após a conclusão desse processo, e tendo realizado com aproveitamento o questionário, será atestado, através da certificação, a participação do aluno no curso.

Curso PAT onlineO curso possui duração de 20 (vinte) horas divididas em 10 módulos, com os seguintes temas: O Arcabouço Jurídico; O Conselho de Re-cursos Tributários; As Células do Conat; Processo; Dos Prazos e das Perícias; Da Prova e da Perícia; Suspensão e Extinção; Recursos; As Súmulas; Formação do PAT e do PER.

Ao todo são 34 aulas, que podem ser acessadas gratuitamente pelos associados da Auditece, basta que seja feito um cadastro inicial com nome, matrícula e email, e as aulas já estarão automaticamente libera-das. Os módulos podem ser feitos separadamente, bem como as aulas, que podem ser assistidas a qualquer tempo.

CursosA plataforma digital da Eset disponibiliza cursos a distância e a pos-sibilidade de obter os certificados de conclusão online. Atualmente estão disponíveis os cursos: Análise Fiscal - SPED com o professor Helder Andrade e o curso de Processo Administrativo Tributário, que tem como professor o Auditor Osvaldo Rebouças. Além dos cursos, o site disponibiliza também a palestra com o tema: Substituição Tribu-tária com Carga Líquida do ICMS no Ramo da Construção Civil, com a instrutora Gerusa Alves.

PAT

PAT

SPEDSPED

Page 8: Informativo eset 2015

Informativo Eset - Universidade Coorporativa Fevereiro-2015

8

Campanha: Pedimos Calçada, não obstáculos

Situação

Uma breve caminhada pelas ruas de Fortaleza é o suficiente para observar a deficiência estrutural das calçadas da cap-ital cearense. A irregularidade do piso: os desníveis, os bu-racos, e os postes mal instalados pela companhia elétrica

tomam conta desses espaços urbanos, ora estreitos demais, ora inex-istentes, obrigando os pedestres a se arriscarem em uma caminhada pelo asfalto, dividindo com os carros o desafio de se locomover em meio ao descaso.

Em um Ceará com mais de 8 milhões e meio de habitantes, nin-guém está livre de enfrentar o problema dos obstáculos postos nas ruas que dificultam a locomoção de qualquer pessoa. Os olhares se voltam mais sensíveis ainda para a situação de mais de 2,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Estado, que é o terceiro no País em número de habitantes nestas condições. Existem ainda aque-les com mobilidade reduzida, tais como os idosos. Em Fortaleza, o envelhecimento da população alerta para a necessidade de medidas que acompanhem esse crescimento eles já são mais de 250 mil com mais de 60 anos.

Diante da situação das calçadas, da falta de sensibilidade da pop-ulação e da inação do poder público, o direito da população de utilizar esses espaço comum a todos, fica limitado e em muitos casos, invia-bilizado, o que resulta em consequências não só estruturais, mas em problemas sociais de exclusão por direitos cerceados.

Abertura da CampanhaO lançamento oficial da Campanha vai acontecer no evento que

marca a 1ª Jornada de Políticas Públicas Estaduais, uma iniciativa da Eset – Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias, vincu-lada a AUDITECE (Associação dos Auditores e Fiscais do Tesouro do Estado do Ceará), que realizá uma passeata no 23 de abril, onde a população entra como um componente fundamental na resolução da problemática envolvendo a acessibilidade nas calçadas, e, no dia seguinte, 24/04, haverá um seminário com o mesmo tema. Este último se dividirá em dois momentos: o primeiro, onde serão abordados os temas de ordem estrutural, terão como convidados representantes do conselho de arquitetura, CREA, OAB, Sindicato da Construção Civ-il, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Autar-quia Municipal de Trânsito, Coelce e etc. Em um segundo momento, as soluções do problema serão debatidas com os representantes do poder público: Procuradoria Geral do Município, Defensoria Pública, Ministério Público, Câmara dos Vereados, Assembléia Legislativa e Secretaria das Cidades.

A I Jornada é uma oportunidade para debater e expor aos ci-dadãos a necessidade de participar e requerer a implantação de políti-cas públicas, tais como calçadas. Instrumento simples, mas provedor de inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, sejam eles idosos ou deficientes visuais.

Uma iniciativa de mobilização social na luta por calçadas acessíveis

Informativo Eset - Universidade Coorporativa Fevereiro-2015

8