informativo da paróquia são josé - centro - belo horizonte ...25/12 – missa de natal – 8h30,...

11
Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XIV - Nº 203 - Dezembro de 2019 NOSSA FAMÍLIA São José Uma Igreja acolhedora no coração de Belo Horizonte Tu vens, eu já escuto os teus sinais. É o menino Deus que chega abraçando a nossa humanidade. Os Missionários Redentoristas da Igreja São José desejam a todos um Santo e Feliz Natal.

Upload: others

Post on 21-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

1

Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XIV - Nº 203 - Dezembro de 2019

NOSSA FAMÍLIASão JoséUma Igreja acolhedora

no coração de Belo Horizonte

www.igrejasaojose.org.br /igrejasaojose

Seja

Tu vens, eu já escuto os teus sinais.

É o menino Deus que chega abraçando a nossa humanidade.

Os Missionários Redentoristas da Igreja São José desejam a todos um Santo e Feliz Natal.

Page 2: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

2 3

palavra do párocoAo iniciar

este editorial, a Palavra do Pároco, aca-bo de receber a notícia da morte do nosso confrade Pa-dre Assis. Um

grande missionário redentorista que residia em Curvelo, Santuário de São Geraldo.

Foi um grande profeta do Reino de Deus. Dedicou muitos escritos e re-flexões sobre este tema. Um santo e entusiasta em proclamar este Reino entre os pobres. Teve uma vida pobre e rica. Pobre em bens materiais e rica em amor ao nosso Deus.

O que tudo isto tem a ver com Ad-vento e Natal? Tudo. Vida nova, en-contro com o nosso Deus que chega no presépio.

Nós que ficamos sejamos fiéis no anúncio do Reino. Você paroquiano e frequentador da Igreja São José, viva a sua vida como grande oferta ao nosso Deus. Não disputemos títulos e nem lu-gar aqui na Terra. O nosso lugar é junto de Deus. Aqui é só serviço e doação.

Que este ano que chega ao seu final seja a nossa grande oferta ao nosso Deus. Vivamos em harmonia e fraternidade. Que Dezembro seja para nós a grande certeza que Deus nos abençoa sempre. Porque não abraçar o nosso irmão? Sejamos fiéis naquilo que o Senhor nos confia.

Que o menino Deus que chega neste tempo nos encontre com a ale-gria do serviço. Um Santo e feliz Natal.

Livro: A Boa Notícia de Jesus Esta publicação in-

titula-se A Boa Notícia de Jesus e consta de três partes dedicadas a comentar breve-mente os textos evan-gélicos que serão lidos sucessivamente nas comunidades cristãs durante os Anos A, B e C. Ao oferecer estes comentários, Pa-gola pensa sobretudo nas paróquias e comunidades cristãs, necessitadas de alento e de novo vigor espiritual. Ele deseja que possa chegar até elas o convite do papa Francisco a “voltar à fonte para recuperar o frescor original do Evangelho”, quer recuperar a Boa Notícia de Jesus para os homens e mu-lheres de nosso tempo.

Autor: José Antônio Pagola

Filme: O Expresso PolarÉ véspera de Natal

e um garoto (Josh Hu-tcherson) está acor-dado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem.

Direção: Robert Zemeckis

O Livro do mês e o filme da vez!

agenda

expedienteInformativo elaborado pela Equipe de Comunicação da Igreja São José[email protected]ároco e Editor: Pe. José Cláudio, CSsR.Projeto Gráfico: Brener PaivaPASCOM: Redatores: Thales, Evaldo, Mônica, Eva, Margarida Fotógrafos: Alessandra, Andrea, Patrícia, Cleiton e EralyDiagramação e Impressão: Gráfica Completa Tiragem: 5.000 exemplaresSecretaria Paroquial: Rua Tupis, 164 - Centro | Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-041Telefone: (31) 3273-2988 - Fax: (31) 3226-4138 | E-mail: [email protected]

MISSAS• Segundas, Quartas, Quintas e

Sextas-feiras: 7h, 8h, 18h e 19h

• Terças-feiras: 7h• Sábados: 7h, 8h e 18h

Domingos: 7h, 8h30 (Missa das Crianças), 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h (Missa dos Jovens)

ENCONTROS DE ORAÇÃO AO MEIO DIA• Segunda-feira: Grupo de Oração • Terça-feira: Terço Mariano• Quarta-feira: Novena a Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro• Quinta-feira: Adoração ao

Santíssimo Sacramento• Sexta-feira: Ofício Divino

15h: Terço da Misericórdia

CONFISSÕES• Confissão Individual:

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, 7h às 9h e 16h às 18h (exceto na primeira sexta-feira do mês) e aos Sábados, de 7h às 9h.

• Confissão Comunitária: Sábados, às 17h; Quintas-feiras, véspera da primeira sexta-feira do mês, às 18h; e na primeira sexta-feira do mês, às 7h30 e às

18h – no Salão Paroquial.

NOVENAS• Nossa Senhora do Perpétuo

Socorro: Toda quarta-feira, às 8h, 12h, 15h e 18h.

• São Geraldo: Toda segunda-feira, às 8h e 18h.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO• Secretaria Paroquial:

Segunda a Sexta: 7h30 às 18h30 Sábado e Domingo: 07h30 às 12h30

• Secretaria de Casamento: Segunda a Sexta: 13h às 18h30 Sábado: 07h30 às 12h30

• Loja de Artigos Religiosos: Segunda a Sexta: 7h30 às 18h30 Sábado e Domingo: 07h30 às 12h30

DÍZIMO• Todo 2º Domingo do mês é

dedicado ao Dízimo

Pe. José Cláudio, [email protected]

Page 3: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

4 5

advento

TEMPO DO ADVENTO

O Advento é um tempo do ano li-túrgico que se centraliza na esperan-ça. Seu símbolo é o caminho: o ca-minho vem de longe e conduz a um lugar talvez desconhecido e novo, porém certo e seguro.

Nossa fé vem de longe: um longo tempo de preparação que se per-de na noite da História e que passa pela história do povo de Israel. É a história de um povo crente, que nas-ce de Abraão, nosso pai na fé. Esta fé lentamente chega à ideia de Deus Pai e Senhor da História. Os Profetas, sobretudo Isaías, vão suscitando a esperança de Israel num salvador e numa nova terra, onde brote a justi-ça. João Batista prepara os caminhos do Senhor e Maria o conceberá em seu seio.

Todo este tempo desbocará no nascimento de Jesus, o Salvador

anunciado: Natal.Contudo, esta vinda de Jesus não

é o final do caminho. Este segue até que Deus realize a plenitude da sal-vação, até que o Reino de Deus che-gue definitivamente com poder e gló-ria, tudo transforme e se cumpram as promessas messiânicas: paz, justiça e libertação de toda a escravidão.

Todos estamos empenhados nesta tarefa e, enquanto nos prepararmos para celebrar a memória da primeira vinda do Senhor, nós nos comprome-temos em acelerar sua vinda definiti-va, com nosso trabalho por uma nova terra, renovada desde as raízes.

A nossa paróquia, como Igreja de Jesus, deve viver com Maria esta es-pera jubilosa. Todos nos que professa-mos a fé em Jesus estamos em tempo de Advento.

AMADOS E AMADAS DE DEUS, SAÚDE E PAZ

natal

O Tempo do Natal oferece a oportuni-dade de nos aproxi-marmos ainda mais do grande alicerce da nossa vida: Jesus Cristo, enviado por Deus-Pai para ensinar o verdadeiro amor à humanidade. Quem acolhe Cristo reconhe-ce e vive a dignidade de ser filho de Deus. Eis, pois, o alicerce para edificar um tem-po novo, de justiça e paz: a força do amor que vem do Pai.

O nascimento de Jesus - Filho de Deus -, entre os pobres, mostra que as festas, os pre-sentes e as luzes desta época do ano podem inspirar bons sentimen-tos, mas o essencial é deixar-se encantar pela verdadeira rea-leza, indissociável da genuína simplicidade. Vamos viver o Natal resgatando os nobres valores cristãos, que inspiram a solidarieda-de, a fraternidade e a união nas famílias.

Abençoado e San-to Natal para você e seus familiares!

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

“Alegrai-vos!Exultai de alegria, o senhor está perto!”

Page 4: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

6 7

SEMPRE UM PAPO: Na segunda, dia 25 de novembro, aconteceu no salão paroquial o Sempre um Papo com Karla Maria, autora do livro sobre a vida de Irmã Dulce. Conhecer a vida de um santo é perceber a nossa vo-cação. A vida da Irmã Dulce é um exemplo de coragem e determina-ção. Santa Irmã Dulce rogai por nós.

aconteceu

acontecerá

aconteceu

05/12 - Natal e almoço com os moradores em situação de rua 12h no salão paroquial.

12/12 – Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Missas às 7h, 8h, 18h e 19h

21/12 - Johny Marcos e Maurinho estarão conosco celebrando o Natal - 18h24/12 – Missa de Natal – 7h e 20h

25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h

01/01 – Missa e Consagração do Ano Novo – 8h30, 10h, 17h30 e 19h

MISSA DE FINADOS: Foi realizada durante todo o Dia de Finados, 02/11, as mis-sas pelos fiéis defuntos na Igreja Paroquial São José no Dia de Finados.

3º DIA MUNDIAL DOS POBRES: No dia 19 de novembro, ocorreu o 3º Dia Mundial dos Pobres. O evento que aconteceu na Serraria Souza Pinto, contou com um mutirão para orientação jurídica, apoio psicossocial, serviços de saúde, além de atividades de cultura e lazer para os menos favorecidos.

ENCERRAMENTO DO ANO LITÚRGICO: Com a Festa de Cristo Rei, realizada no domingo, dia 24 de novembro, terminamos mais um Ano Litúrgico, proclaman-do Jesus como Senhor da nossa história.

Page 5: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

8 9

ESPECIAL

9

Santo Afonso e Maria (Imaculada Conceição)

No dia 08 de dezem-bro celebramos a festa da Imaculada Concei-ção. Ela é a titular da Congregação Redento-rista. E Santo Afonso teve sempre presente a figu-ra de Maria em sua vida.

Para alimentar a vida cristã entre o povo, Afonso escreveu mais de cem livros, principal-mente de teologia mo-ral e de espiritualidade. Foi brilhante erudito e escritor popular. Suas obras estão traduzidas para 61 idiomas, no mí-nimo, possuindo várias edições.

Eco e testemunho da de-voção mariana de Afonso são também os cânticos popula-res, dos quais o mais célebre é: “Ó minha bela esperança”. Afonso era também poeta, pintor e músico consumado. Vários hinos que compôs ainda são extremamente populares na Itália e em outros lugares.

Pela influência que exerceu e exerce na piedade mariana, Afonso é considerado o exímio mestre da Mariologia e do cul-to a Maria. Toda a sua vida, ca-racterizada por uma devoção mariana profunda e afetuosa, está marcada por intervenções da Mãe de Deus.

Entre as músicas do folclore napoli-tano está “Tu scendi dalle stelle”. Esse cântico, composto por Santo Afonso, fez Giuseppe Verdi, um compositor de ópera famoso, dizer em 1890: “Sem esta música de Santo Afonso, Natal não é mais Natal”.

Afonso canta o mistério de Natal, mas, sobretudo, convida o povo a en-trar nesse mistério:

“Muitos cris-tãos têm o cos-tume de prepa-rar, com muita antecedência, em sua casa, um presépio para representar o nascimento de Cristo; mas, infe-lizmente, quão pequeno é o número dos que pensam em preparar em seus cora-ções uma morada conveniente, em que Jesus Menino possa nascer e des-cansar! Sejamos destes...”.

Afonso meditou longamente o mis-tério de Jesus Menino e pôs por escrito sua meditação. Em 1758, mandou im-primir sua Novena de Natal. Escreve o santo:“O Verbo eterno de Deus se fez ho-mem; de grande se fez pequeno;de senhor, escravo; de inocente, cul-pável; de poderoso, fraco;de todo para si, todo para todos; de bem-aventurado, sofredor;de rico, pobre; de altíssimo, humilha-do”.

Sua décima novena valeu a Afonso alguns aborrecimentos com a corte de Nápoles, pois ousou escrever a propósi-to da gruta de Belém:

“Entremos, então, a porta está aber-ta; não há, lembra São Pedro Crisólogo, porteiro para dizer: ‘não é o momento de vir’. Os monarcas se mantêm fecha-dos em seus palácios e esses palácios são cercados de soldados; é difícil o

acesso a eles. Dese-jais falar-lhes? Quan-tos esforços precisais fazer! Muitas vezes se-reis despedidos com essas palavras: ‘Voltai outra hora; não há au-diência neste momen-to’. Com Jesus Cristo acontece totalmente diferente: ele fica nes-ta gruta e sob os traços de uma criança para

atrair a si todos os que se apresentam; a gruta está aberta, sem guardas e sem portas; assim cada um pode en-trar à vontade, em qualquer tempo, para ver este pequenino Rei, falar-lhe e até abraçá-lo, ao gosto de seu amor e de seus desejos. Entrai então!”.

Meditar o mistério do Natal para Afonso é meditar na revelação do ver-dadeiro rosto de Deus. Esse Deus ines-perado que aparece primeiro sob os traços de uma criança judia. Um Deus ardente de amor por nós, que vem acender o fogo de seu amor no cora-ção de todos os homens, a fim de infla-má-lo de amor por Ele e por seus irmãos e irmãs da terra.

Por Pe. José Inácio Medeiro, C.SS.R.

Glórias de MariaAfonso nos deixou

a célebre obra ma-riana, que é preciosa pérola na Mariologia: “Glórias de Maria”. Publicada em dois volumes, em 1750, é fruto de 16 anos de pesquisa. Procura fa-zer exposição positi-va “para que os fiéis, com a sua leitura, facilmente se infla-mem no amor a Ma-ria; para, sobretudo, proporcionar aos sa-cerdotes os materiais convenientes para di-

fundirem, pela pregação, a devoção a esta divina mãe” (Glórias de Maria, introdução).

As “Glórias de Maria” alcançaram o maior sucesso. É considerado um best-seller dos livros marianos, com 1100 edições, em diversas línguas. Trata-se de “uma obra-pri-ma de teologia orante e contemplativa, aparecida num mundo a desmoronar-se” (E. Böminghaus, escritor).

As “Glórias de Maria” são excelente subsídio pastoral e teológico para o culto mariano do povo. Na obra, Afonso, “que-rendo revalorizar a piedade popular, con-seguiu elevá-la, alimentá-la de teologia. O método afonsiano apresenta-se como um estimulante para os agentes da pastoral, que procuram elaborar uma espiritualida-de mariana popular para o nosso tempo” (S. de Fiores, teólogo).

Santo Afonso e o NatalESPECIAL

Page 6: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

10 11

par as trevas, a escuridão. Assim, velas acesas na noite de Natal revelam a pre-sença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.

4. PresépioO primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco

de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.Inicialmente era feito apenas nas igre-jas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição.Trata-se de uma representação do ce-nário em que o Menino Jesus nasceu.Habitualmente é desmontado no dia 6 de janeiro, data em que os reis localiza-ram o Menino.

5. AnjoOs anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.Por isso, eles são tão

importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimen-to de Jesus.

6. ÁrvoreDe acordo com os registros históricos, a primeira árvore de Na-tal surgiu no norte da Europa no século XVI. Mas ela só se tornou tradição a partir do sé-

1. EstrelaA estrela de Natal foi aquela que indi-cou aos reis magos onde Jesus estava,

pois queriam adorá-lo.Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade.

2. SinosO sino de Natal é o símbolo que represen-ta o anúncio do nasci-mento de Jesus.Isso porque, além de sinalizar as horas, o

toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento.

3. VelaAs velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Je-sus traz para a vida

das pessoas, porque ele veio para dissi-

Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos. Vamos conhecer a simbologia por trás dos 9 símbolos mais significativos da festa mais esperada do ano?

culo XVII com Martinho Lutero, na Ale-manha.Depois disso, foi no século XIX que esse símbolo natalino se espalhou pelo mun-do. Cada enfeite traz um simbolismo. As luzes, por exemplo, representam as estrelas, e a estrela que costuma ser colocada no topo da árvore, represen-ta a Estrela de Belém.

7. Papai NoelA figura do Papai Noel surge a partir dos ges-tos de bondade do bispo chamado Nico-lau.Segundo a lenda, ele

lançava moedas de ouro para as cha-minés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.

8. GuirlandaAs guirlandas re-montam à antigui-dade e surgiram em Roma.Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nes-

sa época festiva. É por isso que é tradi-ção pendurá-las na porta principal das casas.

9. Coroa de AdventoO que é a coroa do advento?Entre os símbo-los do ciclo do

natal, temos a coroa do advento que contém uma linguagem de silêncio, mas que fala forte através do círculo, da luz, das cores, dos gestos correspon-dentes… É feita de folhas verdes e nela se colocam quatro velas.Por que tem uma forma circular?

Sem começo e sem fim. A circularida-de está ligada a perfeição. O redondo cria harmonia, junta, une. Lembra ain-da para nós, que somos integrantes de um mundo circular, onde o processo do universo e da vida é cíclico: o cír-culo do ano, do tempo, o ir e vir da his-tória, sempre marcado pela presença daquele que é a Luz do mundo.

Por que 4 velas?No advento, a cada domingo, acen-de-se uma vela da coroa. De uma a uma, a luz vai aumentando, até che-gar na grande festa da Luz que pro-clama Jesus Cristo como Salvador, Sol do nosso Deus que nos visita, que arma sua tenda entre nós (Cf. Jo 1,1-14).Quanto a cor das velas, normalmente é usado a vermelha que em quase to-das as partes do mundo, tem o signifi-cado do amor.

Por que a cor verde?É sinal de vida. Nem tudo está morto, há esperança. Mesmo nos países tro-picais, quando tudo está seco, seden-to, com a chuva a vida brota, tudo fica verde e traz a esperança dos fru-tos e anuncia a vida.

Vem vindo, a libertação…O advento é marcado pela atitude de espera vigilante a fim de captar todos os sinais que Deus vai nos reve-lando.Desde o primeiro domingo, somos in-terpelados (as) como Isaías, João Ba-tista e Maria, a fortalecer a esperan-ça, assumir a história de uma maneira diferente, lutar para por fim a uma cul-tura de morte e proclamar com atos e palavras que a vida é mais forte.

Símbolos do Natal

Page 7: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

12 13

advento

Maria no Tempo do Adventoadvento

Neste artigo vou deter-me na pes-soa da Virgem Maria, pois mais do que em outro tempo litúrgico, o advento é um tempo essencialmente mariano. Ela é a “Mulher do Advento”, “conce-bida” por DEUS no início da criação para ser a Mãe do Salvador: “Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). Por isso, a solenidade da Imaculada Conceição é celebra-da no “centro” do Advento, consti-tuindo-se assim, uma forma de prepa-ração para o Natal. Maria Santíssima é Aquela que está unida ao Filho de Deus por vínculo estreito e indissolúvel e, por isso mesmo, sem o pecado ori-ginal. Com o seu “Fiat”, Maria vive o seu silêncio na escuta do próprio Deus que chega: “Eis aqui a serva do Se-nhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra!”.(Lc 1,37)

Chamemos Nossa Senhora, Mãe de Deus, para caminhar conosco neste

advento. Que Ela seja sempre o mo-delo dos que esperam a vinda do Se-nhor, pois reconhecemos nossa fragili-dade humana e somos necessitados de DEUS. Como Maria, sejamos sempre comprometidos e colaboradores com a obra de DEUS, aprendamos a viver em Cristo e anunciá-Lo aos irmãos.

O Advento é um tempo para reco-nhecermos nosso Deus tão próximo. Pensemos na Eucaristia que em cada Missa Jesus se apresenta a nós, vivo e ressuscitado. Podemos dizer que cada Missa é um advento, quando podemos nos regozijar pela alegria da nossa filiação divina. É um tempo favorável para a redescoberta de uma esperança concreta porque se fundamenta em Cristo, Deus feito ho-mem, nosso Redentor.

“Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito, alegrai-vos, pois o Senhor está perto.”(Fl 4, 4)

Rita de Sá Freire

Page 8: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

15

• Carlos Antônio Mateus• Antônio Vieira de Almeida• Ivânia Marinho Gonçalves• Zilda Lina da Cruz• Selma do Carmo Marques• Eliane de Moura Patrício• Maria Aparecida Miguel Alves• Sebastião Santana • Alessandra Mara V. Rezende• Vitorio dos Santos Amorim• Girlaine Gonçalves da Silva• Thiers João B. de Paula Neto• Jane Keile Fernandes• Maria Aparecida da Mata• Maria Aparecida de Jesus Rocha• Tânia Miranda • Thaciane Siqueira• César Gonçalves Santos• Dilma Figueiredo• Valkiria Brasil Vieira

novos dizimistas

VocaçãoRedentorista:chamado a uma

grande missão!“EU TE ESCOLHI E TE ENVIEI”

Procure a Secretaria Paroquial na Igreja São José e peça mais informações:(31) 3273-2988 | (31) 99979-3523

[email protected] www.vocacionalredentorista.com.br

Seja dizimista na São José!

SR.(A) DIZIMISTA,Favor procurar a

Secretaria Paroquial para atualizar o seu

cadastro.

14

Page 9: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

16 17

aniversariantes01/12Pe. Waldo José Pignaton, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdatol)José Geraldo da SilvaLidia Pereira PratesMaria Aparecida PinheiroMaria da Conceição Rodrigues ReisMaria Ivone da ConceiçãoShirley Aparecida dos Santos

02/12Adelúzia de Magalhães BarbalhoEdite Rosa da CruzJozaine Pelegrino

03/12Danúbia Santos SouzaFrancisco Correia dos SantosFrancisco Pereira de AquinoGeralda Rodrigues Fecundo

04/11Helenice de Lacerda ÁlvaresJonas Lobato de Melo Campos

05/12Edinalva Souto CorrêaMaria Flor de MaioValquiria da Conceição Santos Abreu

06/12Pe. Carlos Viol, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdatol)Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R.Daniela Bianca BianoGizele Vasconcelos DiasRita dos Santos AlmeidaRoberto Nicolau dos Santos

07/12Dayana de Lourdes SantanaPompeia de Almeida Melo

08/12Pe. Alfredo Viana Avelar C.Ss.R.(Ordenação Sacerdatol)Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.Ir. Argemiro Herculano de Melo, C.Ss.R.Pe. Carlos Viol, C.Ss.R.Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R.Pe. José do Carmo Zambom, C.Ss.R.Pe. Vanderlei Santos de Souza, C.Ss.R.Pe. Luís Carlos de Carvalho Silva, C.Ss.R.Pe. José Geraldo de Souza, C.Ss.R.Pe. Mauro de Almeida, C.Ss.R.Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R.

15/12Francisco das Chagas de CastroHeloisa Helena de OliveiraMaria Augusta SardinhaMaria da Penha Fonseca BarbosaMarilene Romualdo Vidigal SantanaTailane Teixeira da Silva

16/12Jacqueline Reis dos SantosLuciene Aleixo da ConceiçãoNatalia Pereira dos Santos

17/12José da Conceição FilhoMaria Aparecida da SilvaPaula Emilia dos SantosVanessa Nunes de SouzaVera Lúcia Granja da Silva

18/12Elio DavidFátima Antonaci Souza GamaFernanda Santana de OliveiraLuciana Peters Cordeiro

19/12Daniel Alexandre SoaresDavid Alexandre SoaresElisia Coelho Andrade Eleuterio

20/12Cristina Veloso CunhaDilma FigueiredoEneida Epifânio de SouzaMaria Aparecida Guimarães SilvaWanderson Rodrigues

21/12Ana Carolina de FreitasElaine Cristina da SilvaMarisa dos Santos MoraisReginaldo de Paiva OliveiraRosangela Alves

22/12Edson de Souza HortaLilian Maria da SilvaMaria Delfina da Costa SouzaMaria Edir Silva FerreiraMaria Simone Matilde DamascenoVanessa Maria Brasil

23/12Ana Carmesia Simões do SantosChristienne Maria Rocha BarbosaEdna Maria da Silva CarvalhoEli Gomes BernardesEliane Lima Siqueira

Eva Natalina AlmeidaMaria de Lourdes LimaRaquel Rezende QuiliãoReginaldo Duarte Ferreira

24/12Gregório IgnatosNatália Cristine de Carvalho Oliveira

25/12Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.Lecilda Maria LemosNeide Eugênia Fragoso

26/12Antônia Conceição AlmeidaEstevane Vieira dos SantosEuzébio Rodrigues de AlmeidaLucia Albina RamosMárcia Ribeiro PintoOzana Gonçalves RosaRuth Borges Penna

27/12Maria Stella de LimaNayara Lima AlvesVera dos Santos Bastos

28/12Maria Inês de SalesSérgio Aparecido de Paulo

29/12Cosmo Aquino de MendonçaLaercio Odair de MouraLudmila Martins Araujo SantosMaria Geralda de CarvalhoMaria Lúcia Gontijo

30/12Daniella Penido CorrêaGregório Carrera Sá FilhoIsabel Cristina Ribeiro dos SantosJoilson de Jesus SilvaNímia Mendes de FreitasSônia Maria AvelarXislene do Carmo Silva

31/12Aloizio Alves MachadoFabiano SaraivaIrene Bispo MartinsLourdes Helena Saraiva FerreiraOtaídes de PaulaSônia Maria AvelarXislene do Carmo Silva

Pe. Flávio Leonardo Santos Campos, C.Ss.R.Pe. José Wilker Rosário Nunes, C.Ss.R.Ir. Pedro Magalhães Gomes, C.Ss.R.Pe. Anderson Trevenzoli Assireu, C.Ss.R.Pe. Lúcio Marcos Bento, C.Ss.R.Pe. Maikel Pablo Dalbem, C.Ss.R.(Profissão Religiosa)Conceição Geralda AlvesJosé da Conceição MachadoMaria da Conceição Fossali MagalhãesPaulo Lima de JesusRoberta Aparecida da Conceição SoaresValdinei Souza Barros

09/12Carlos Renato NovaesIris Valente AbreuRicardo Luiz CostaZucleides Maria de Lacerda Chaves

10/12Pe. Élio da Silva Athayde, C.Ss.R.Ana Paula Santana da SilvaMaria de Fátima Cleto

11/12Cleiton das Dores SantosFlavia Dutra Cordeiro

12/12Ir. José Domingos de Vasconcelos, C.Ss.RPe. Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.RDom Vicente de Paula Ferreira, CSs.R.(Profissão Religiosa)Ivoni de SouzaLuiz Carlos de SouzaLuiz Peres Bispo dos SantosMárcia Nanci CamposMaria Helena de Souza BarrosRaimunda Vaz de SouzaRosilene Marcos Antunes

13/12Antônio V. da RochaLusiane Soares dos SantosMara Moreira da SilvaNeusa Silva dos SantosRoberto de Souza Falci

14/12Pe. José Antero Barreto de Macedo, C.Ss.R.(Ordenação Sacerdatol)Ana Maria HelenoÂngela ResendeEdna Soares SantosMaria Laura Pinheiro SilvaRenilde Pereira do Nascimento

Que São José derrame suas bênçãos sobre você e sua família e que esta data

se repita ainda por muitas vezes!

Page 10: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

18 19

PASTORAL DA ESCUTApastorais

Nossa paróquia, através das capelinhas de São José, quer ser uma presença missionários nos prédios, junto às famílias do hiper-centro de BH.

Vamos evangelizar através do nosso testemunho visitando e anunciando alegria de viver e fé.

Capelinha Missionária

Enquanto cresce a correria e nos falta tempo para parar e es-cutar, a Igreja São José de Belo Horizonte abre um espaço para a PASTORAL DA ESCUTA. Um lu-gar de acolhida e empatia para com sua necessidade de falar e ser ouvido(a). Há sempre alguém para ouvir você nos seguintes horários: Segunda-feira de 8h às 12h. Quarta-feira de 8h às 12h e de 14h às 18h. Quinta-feira de 8h às 12h e de 14h às 18h. Sexta-feira de 14h às 18h. Sába-do de 8h às 12h. Outra opção é agendar um horá-rio na Secretaria.

Todo dia 19, às 12h, missa votiva de São José.

Junto ao presépio da

Igreja São José temos a nossa

Árvore da Solidariedade. É a nossa Árvore de Natal, deixe

junto a ela o seu presente de Natal para

as crianças carentes.

Árvore da Solidariedade

Page 11: Informativo da Paróquia São José - Centro - Belo Horizonte ...25/12 – Missa de Natal – 8h30, 10h, 17h30 e 19h 31/12 – Missa e Consagração do Ano Novo – 7h e 20h 01/01

20 “A fé é vida e a vida para mim é fé.”

Adquira seu carnê com men-salidades de apenas 10,00. Ao

quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A aquisição do carnê e o pagamento dos talões po-dem ser feitos na Secretaria da

Paróquia)

Faça uma contribuição es-pontânea na Secretaria Paroquial.

Ou faça seu depósito em conta:

Mitra Arquidiocesana de Belo HorizonteBANCO DO BRASIL

Agência 1614-4Conta Corrente 11253-4

CNPJ: 17.505.249/0156-98

campanha são josé é 10

Com sua contribuição, a pintura interna e externa está pronta! Mas a ter-ceira fase da CAMPANHA SÃO JOSÉ É 10 continua. Projeto contra incêndio e

para acessibilidade.

Escolha uma das seguintes opções para contribuir:

Fase 3

Vamos juntos preservar a Igreja São José, a casa da Nossa Família!

Mais Informações: (31) 3273-2988

www.igrejasaojose.org.br /igrejasaojose @igrejasaojosebh

Seja