informativo da associação dos servidores da agência...

4
Informativo da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência Ano 8 - Nº 43 Fevereiro de 2019 NESTA EDIÇÃO Reunião com DG da Abin sobre decreto da posse de arma Página 3 O presidente da ASBIN, Carlos Estre- la, esteve com a ministra da Mu- lher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, no dia 1º de fevereiro, em seu gabinete, em Brasília. Também esteve presente o secretário-executivo do Ministério, Sérgio Carazza. O objetivo da reunião foi apresentar a Associação para a ministra Damares Alves e abrir o diálogo em temas de inte- resse para os profissionais de inteligência e para os servidores públicos. “Este é um novo momento para o país e queremos levar à todas as áreas do governo nossas reivindicações, reforçar a necessidade de colocar a Inteligência do país no patamar que ela merece e que o Brasil precisa”, afirmou Carlos Estrela. A ministra foi muito receptiva e re- cebeu com alegria o representante da ASBIN. Ela deixou seu gabinete de portas abertas para futuros diálogos e disse que vai precisar muito do profissionalismo e competência da Agência Brasileira de Inteligência. “Conto com vocês!”, frisou Damares Alves. Sérgio Carazza Também na mesma data, o presiden- te da ASBIN fez uma visita de cortesia ao secretário-executivo do Ministério, Sérgio Carazza. Carazza é servidor aposentado da Abin e vice-presidente licenciado da Associação. Ele deixou a Diretoria Executiva da ASBIN após sua nomeação para a pasta. “Estamos muito felizes em ter um profissional com a experiência do Cara- zza num Ministério que é tão sensível e Ministra dos Direitos Humanos recebe presidente da ASBIN Ministro do GSI recebe pauta de reivindicações da ASBIN Página 3 Homenagem e agradecimento a Sérgio Etchegoyn Página 4 importante para a sociedade brasileira. Desejamos muito sucesso na gestão e sabemos que a ASBIN sempre poderá contar com o apoio do Carazza, que tanto contribuiu no trabalho associativo enquanto esteve na vice-presidência da Associação”, ressaltou Carlos Estrela. Carazza agradeceu a visita e se colo- cou à disposição para trabalhar em prol dos profissionais de Inteligência e do for- talecimento da Atividade de Inteligência do Brasil. Com o licenciamento do vice-presi- dente da ASBIN, conforme o Estatuto da Entidade, quem assume o seu lugar é o presidente do Conselho Fiscal, Mauro César de Sousa. Presidente ASBIN, Carlos Estrela; ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves e secretário-executivo do ministério, Sérgio Carazza Sérgio Carazza e Carlos Estrela

Upload: others

Post on 13-Jul-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Associação dos Servidores da Agência ...files.asbin.org.br/newspaper/19377451c4684c6506e9a... · Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender

Informativo da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência

Ano 8 - Nº 43

Fevereiro de 2019

NESTA EDIÇÃOReunião com DG da Abin sobre decreto da posse de arma

Página 3

O presidente da ASBIN, Carlos Estre-la, esteve com a ministra da Mu-lher, Família e Direitos Humanos,

Damares Alves, no dia 1º de fevereiro, em seu gabinete, em Brasília. Também esteve presente o secretário-executivo do Ministério, Sérgio Carazza.

O objetivo da reunião foi apresentar a Associação para a ministra Damares Alves e abrir o diálogo em temas de inte-resse para os profissionais de inteligência e para os servidores públicos. “Este é um novo momento para o país e queremos levar à todas as áreas do governo nossas reivindicações, reforçar a necessidade de colocar a Inteligência do país no patamar que ela merece e que o Brasil precisa”, afirmou Carlos Estrela.

A ministra foi muito receptiva e re-cebeu com alegria o representante da ASBIN. Ela deixou seu gabinete de portas abertas para futuros diálogos e disse que vai precisar muito do profissionalismo e competência da Agência Brasileira de Inteligência. “Conto com vocês!”, frisou Damares Alves.

Sérgio Carazza

Também na mesma data, o presiden-te da ASBIN fez uma visita de cortesia ao secretário-executivo do Ministério, Sérgio Carazza. Carazza é servidor aposentado da Abin e vice-presidente licenciado da Associação. Ele deixou a Diretoria Executiva da ASBIN após sua nomeação para a pasta.

“Estamos muito felizes em ter um profissional com a experiência do Cara-zza num Ministério que é tão sensível e

Ministra dos Direitos Humanos recebe presidente da ASBIN

Ministro do GSI recebe pauta de reivindicações da ASBIN

Página 3

Homenagem e agradecimento a Sérgio Etchegoyn

Página 4

importante para a sociedade brasileira. Desejamos muito sucesso na gestão e sabemos que a ASBIN sempre poderá contar com o apoio do Carazza, que tanto contribuiu no trabalho associativo enquanto esteve na vice-presidência da Associação”, ressaltou Carlos Estrela.

Carazza agradeceu a visita e se colo-cou à disposição para trabalhar em prol dos profissionais de Inteligência e do for-talecimento da Atividade de Inteligência do Brasil.

Com o licenciamento do vice-presi-dente da ASBIN, conforme o Estatuto da Entidade, quem assume o seu lugar é o presidente do Conselho Fiscal, Mauro César de Sousa.

Presidente ASBIN, Carlos Estrela; ministra dos Direitos Humanos,Damares Alves e secretário-executivo do ministério, Sérgio Carazza

Sérgio Carazza e Carlos Estrela

Page 2: Informativo da Associação dos Servidores da Agência ...files.asbin.org.br/newspaper/19377451c4684c6506e9a... · Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender

Jornal da ASBIN – Fevereiro de 20192

ASBIN vê com otimismo compromissodo governo com a Inteligência

A declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre a Atividade de Inteligência do Brasil foi recebida

com grande alegria pelos profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No dia 30 de dezembro, o então presidente eleito escreveu em suas contas do Twitter e Facebook que “o trabalho de inteligência é dos mais importantes e sensíveis para a se-gurança da nação”. No entanto, observou, “por sua natureza discreta, raramente é reconhecido”. E finalizou dizendo que “no que depender deste governo não faltará apoio e valorização para os profissionais da área!”.

Para o presidente da ASBIN, Carlos Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender os anseios da cate-goria e da própria Agência, que precisa dar um salto para frente. “É um compromisso que Bolsonaro está assumindo de valorizar e colocar a Abin no patamar que o Brasil precisa e que a sociedade exige. Estamos, realmente, contando com esse apoio do governo, tão necessário para o fortaleci-mento da Agência e dos profissionais de Inteligência do país”, ressalta Estrela.

GSINa solenidade de transmissão de car-

go, realizada no Palácio do Planalto, em 2 de janeiro, o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, destacou que o sistema de Inteligência brasileiro foi recuperado na gestão de Sérgio Etchegoyen, que ocupou o cargo de ministro-chefe do GSI na gestão de Michel Temer.

A ASBIN também reconhece o excelente

trabalho realizado por Etchegoyen. Inclusi-ve, para registrar o agradecimento por sua atuação, a Associação entregou uma placa de homenagem à Sérgio Etchegoyen, no dia 11/12, destacando sua dedicação, compro-misso e trabalho qualificado à frente do GSI.

“Esperamos que o ministro Heleno conclua o trabalho de fortalecimento da Atividade de Inteligência e pelo reconheci-mento e valorização da categoria”, afirma o presidente da ASBIN, Carlos Estrela.

Metas para os primeiros 100 dias de mandatoConheça as 35 metas divulgadas, em

23 de janeiro, pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que o governo federal pretende alcançar nos primeiros 100 dias de mandato.

1: Estímulo a Agricultura Familiar (Agri-cultura)

2: 13º benefício do Bolsa Família (Ci-dadania)

3: Programa Bolsa Atleta (Cidadania)4: Implantação do Centro de Testes de

Tecnologias de Dessalinização (Ciência e Tecnologia)

5: Programa Ciência na Escola (Ciência e Tecnologia)

6: Plano Nacional de Segurança Hídrica – PNSH (Desenvolvimento Regional)

7: Combate às fraudes nos benefícios do INSS (Economia)

8: Redução da Máquina Administrativa (Economia)

9: Intensificação do processo de inserção econômica internacional (Economia)

10: Vinculação da autorização de con-cursos públicos à adoção de medidas de

eficiência administrativa (Economia)11: SINE Aberto (Economia)12: Alfabetização Acima de Tudo (Edu-

cação)13: Privatizações no Setor de Transportes

(Infraestrutura)14: Decreto de Facilitação da Posse de

Armas (Justiça)15: PL Anticrime (Justiça)16: Apoio à Operação Lava-Jato (Justiça)17: Aprimorar o Sistema de Recuperação

Ambiental (Meio Ambiente)18: Plano Nacional para Combate ao Lixo

no Mar (Meio Ambiente)19: Viabilizar o leilão do excedente da

cessão onerosa (Minas e Energia)20: Campanha nacional de prevenção

ao suicídio e à automutilação de crianças, adolescentes e jovens (Direitos Humanos)

21: Regulamentação de Partes da Lei Brasileira de Inclusão (Direitos Humanos)

22: Educação domiciliar (Direitos Hu-manos)

23: Redução tarifária do Mercosul (Re-lações Exteriores)

24: Retirada do Brasil do padrão de

passaporte do Mercosul e retomar o Brasão da República como identidade visual nesse documento (Direitos Humanos)

25: Fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal (Saúde)

26: Melhorar o ambiente de negócios do turismo e potencializar a atração de investi-mentos para o Brasil (Turismo)

27: Reestruturar a Empresa Brasileira de Comunicação (Secretaria de Governo)

28: Racionalizar e modernizar estruturas e processos ministeriais (Secretaria Geral)

29: Regras e critérios para ocupação de cargos de confiança no Governo Federal (CGU)

30: Programa Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (CGU)

31: Criação do Comitê de Combate à Corrupção no Governo Federal (CGU)

32: Sistema Anticorrupção do Poder Executivo Federal (CGU)

33: Atendimento eletrônico de devedores dos órgãos federais (AGU)

34: Independência do Banco Central (BC)35: Critérios para Dirigentes de Bancos

Federais (BC)

Page 3: Informativo da Associação dos Servidores da Agência ...files.asbin.org.br/newspaper/19377451c4684c6506e9a... · Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender

Jornal da ASBIN – Fevereiro de 2019 3

O presidente da ASBIN, Carlos Es-trela, se reuniu em 17 de janeiro, em Brasília, com o diretor-geral da

Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Janér Tesch, para avaliar o Decreto nº 9.685, de janeiro de 2019, que trata da posse de arma de fogo no país. A norma foi assinada em 15 de janeiro pelo presidente Jair Bolsonaro.

Carlos Estrela afirmou que a publicação do decreto teve repercussão positiva entre os servidores da Agência, que avaliam como resultado do efetivo trabalho do di-retor Janér Tesch, do papel desenvolvido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), co-mandado pelo general Augusto Heleno, e do empenho do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro.

A Associação também acredita que a decisão vai resolver um problema gera-do pela Lei 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), que no artigo 6º, inciso 5º, concedia posse de armas de fogo apenas aos agentes operacionais da Abin. “Mas a própria lei não definiu quem são esses agentes operacionais, o que gerou insegurança e insatisfação por parte dos servidores do órgão, já que para uns a lei concedia o direito e para outros não”, explicou o presidente da ASBIN.

“O decreto veio para corrigir isso no momento em que define o agente opera-cional e dá um tratamento igualitário aos servidores da Abin”, comemora Estrela.

§ 7º Para a aquisição de armas de fogo

Reunião com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência

de uso permitido, considera-se presente a efetiva necessidade nas seguintes hi-póteses:

I - agentes públicos, inclusive os ina-tivos:

a) da área de segurança pública;b) integrantes das carreiras da Agência

Brasileira de Inteligência; [grifo da ASBIN]c) da administração penitenciária;d) do sistema socioeducativo, desde

que lotados nas unidades de internação a que se refere o inciso VI do caput do art. 112 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990; e

e) envolvidos no exercício de atividades de poder de polícia administrativa ou de

correição em caráter permanente;Outro ponto positivo do decreto e que

atendeu uma demanda antiga dos profis-sionais de Inteligência é, a partir de agora, o servidor ter sua identidade preservada na hora de adquirir e registrar sua arma de fogo.

“Art. 15. .....................................Parágrafo único. Os dados de que tra-

tam o inciso I e a alínea “b” do inciso II do caput serão substituídos pelo número de matrícula funcional, na hipótese em que o cadastro no SIGMA ou no SINARM estiver relacionado com armas de fogo pertencen-tes a integrantes da Agência Brasileira de Inteligência.” (NR)

“É um avanço e nos surpreendeu essa mudança. Todos se sentem pertencentes e valorizados, tem o reconhecimento da identidade dos servidores da Abin”, enfa-tizou Carlos Estrela.

No que diz respeito à inserção dos números de matrícula dos servidores da Agência nos cadastros de armas, o dire-tor-geral da Abin disse, durante a reunião, que “a proteção à identidade dos profis-sionais de Inteligência é fundamental para o desempenho eficiente de suas funções, bem como para a preservação da integri-dade física desta categoria de servidores e para assegurar o papel da Inteligência como ente fundamental à defesa da socie-dade e do Estado”.

A íntegra do decreto está disponível no site da ASBIN.

Diretor-Geral da Abin, Janér Tesch, e presidente da ASBIN, Carlos Estrela

Ministro Heleno reafirma compromisso com Atividade de Inteligência

Na primeira reunião da ASBIN com o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, que ocorreu no dia 1º de fevereiro, em Brasília, o ministro ressaltou que os profissionais de Inteligência, assim como a Atividade de Inteligência brasileira precisam ser valorizados. Pela Associação, participou o presidente Carlos Estrela.

Esta não é a primeira vez que o ministro Heleno afirma o compromisso desse governo com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). “Estamos confiantes que, com o ministro Heleno à frente do GSI, o papel dos profissionais e da Ativi-dade de Inteligência do país será alavancado ao patamar que o Brasil espera e precisa”, afirma Carlos Estrela.

Page 4: Informativo da Associação dos Servidores da Agência ...files.asbin.org.br/newspaper/19377451c4684c6506e9a... · Estrela, a declaração representa uma nova perspectiva para atender

Jornal da ASBIN – Fevereiro de 20194

Conselho Editorial: Carlos Estrela (presidente), Mauro César de Sousa (vice-presidente)

e Diogo de Amorim (diretor de Comunicação)

Colaboração: Roberto Numeriano

Jornalista reponsável: Daiana Lima (RP 8976-DF)

Fotos: Arquivo ASBIN e reproduçãoProjeto gráfico e diagramação: Fernanda Medeiros

Tiragem: 1.500 exemplares - Gráfica: Gráfica e Editora Positiva

Informativo da Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligênciawww.asbin.org.br [email protected]

(61) 3445-8661/3445-1997/99324-0402 (WhatsApp)Setor Policial Sul - Área 5 Quadra 1 - Bloco W - Brasília-DF - CEP: 70610-200

“A Inteligência precisa ser valorizada”, diz ministro do GSI

O ministro-chefe do Gabinete de Segu-rança Institucional (GSI), general de Exército Augusto Heleno Ribeiro, visitou

[em 9/1] o complexo da ABIN pela primeira vez após sua posse. O ministro reuniu-se com o corpo diretivo e proferiu palestra para servidores e alunos que frequentam a última etapa do concurso público para ingresso nas carreiras da Agência.

Em reunião com diretores, foi apre-sentado balanço das atividades desen-volvidas pela ABIN em diversas áreas. O diretor-geral, Janér Alvarenga, destacou as necessidades e os desafios da Inte-ligência para o novo ciclo que se inicia.

“O papel que os servidores da ABIN desempenham será valorizado” afirmou o general de Exército.

A necessidade de investimentos em tecnologia, a defesa da soberania nacional e o combate ao crime organizado foram temas abordados em seu pronunciamento.

O presidente da ASBIN, Carlos Estrela, e o vice-presidente licen-ciado Sérgio Carazza estiveram em 11 de dezembro, em Brasília, com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidên-cia da República (GSI/PR), Sérgio Westphalen Etchegoyen, que estava acompanhado pelo diretor-adjunto da Abin, Frank Oliveira.

A audiência aconteceu por so-licitação da ASBIN, para além de tratar de assuntos de interesse da Atividade e dos profissionais de Inteligência, entregar uma placa de homenagem ao então ministro Etchegoyen.

O agradecimento da Associação foi pelo trabalho realizado pelo mi-nistro durante os quase três anos que esteve à frente do GSI, tendo se empenhado pessoalmente em atender demandas específicas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e dos servidores do órgão,

como a ampliação de adidâncias no exterior, saindo de três repre-sentações para vinte, atualmente. A nomeação de um servidor do próprio quadro da carreira na di-reção da Agência foi outro ponto que a Associação considera uma importante conquista. Além disso, o ministro Sérgio Etchegoyen tam-bém se empenhou em outras im-portantes reivindicações alcança-das, como a realização de concurso público da Abin, Política Nacional de Inteligência (PNI), Estratégia Nacional de Inteligência (ENINT) e Plano Nacional de Inteligência (PLANINT).

Por essas e outras questões de interesse dos servidores da Atividade de Inteligência, a ASBIN agradece e reconhece o importante papel desempenhado por Etche-goyen, nesse curto período, que, agora, dá lugar ao futuro ministro do GSI, general Augusto Heleno.

O Sesc é muito mais doque você imagina!A carteirinha do Sesc é o seu passaporte de acesso para as atividades e serviços que o Sesc/ES oferece. É fácil obtê-la!Sem mensalidades e com baixo custo para inscrição, use e abuse de nossas vantagens!

Lazer e TurismoOpções de lazer emnossos Centros de Turismo e unidades. O Sesc oferece diversos pacotes de viagem pelo Brasil! Vale a pena conferir e aproveitar com a família!

EducaçãoEscolas de qualidade em Ensino Infantil e Fundamental. Mensalidades com descontos para aqueles que tiverem carteirinha.

EsportesNo Sesc/ES você estará sempre em movimento: aulas em academias, ginásios, quadras esportivas, campo de futebol, entre outros oferecem muitas opções para se exercitar!

CulturaOferecemos uma incrível programação cultural e de entretenimento em nosso Centro Cultural!

espetáculos teatrais, sarais literários, biblioteca, cinema, cursos entre outras opções.

E muito mais!Centro de convenções (para eventos), parques infantis, parques aquáticos, programas sociais, clínica odontológica e clínica médica.

Comércio atacadistaDepósito de bebibas, etcComércio varejistaSupermercados, farmácias,e casas lotéricasDifusão cultural e artísticasBibliotecas, museus,cinemas e teatrosEnsino particularColégios, auto-escolas e faculdades

Turismo e HospitalidadeHotéis e restaurantes

Cultura físicaAcademias e clubes recreativosServiços de saúdeHospitais, laboratórios e clínicasJornalismo e publicidadeJornais, emissoras de rádios e TVSindicatosEmpregados de entidados sindicais do comércio e de comerciários

Quem temdireito

ao Sesc?Têm direito aos serviços prestados pelo Sesc/ES, os empregados nos estabelecimentos das atividades econômicas que se seguem ao lado:

(27) 3194-0335www.sesc-es.com.br

Faça a suacarteirinha Sesc!E aproveite os benefícios!

ASBIN faz homenagem ao Sérgio Etchegoyen

(27) 3194-0335 www.sesc-es.com.br

CONVÊNIOS

O ministro apontou que o assessoramento realizado pela Inteligência será primordial para a superação dos desafios que o país enfrenta. – Informações da Ascom Abin.