informativo da assembleia de deus de blumenau - adblu.org 107_0.pdf · assembleia de...

16
Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau www.adblu.org Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107 ASSEMBLEIA DE DEUS doe suas férias 2017 •JORNAL• Adblu realiza inauguração e reinauguração de templos Carta Missionária página 10 página 4 Precisamos falar sobre A congregação América do Sol (setor 20), inaugurou no dia 8 de janeiro um lindo templo e a congregação Velha Grande (setor 11) ganhou um templo todo restaurado para melhor acomodação dos irmãos. Duas importantes obras que engrandecem ainda mais o nome do Senhor. O segundo acampamento da Tropa EscoTeen aconteceu no Encano, em Indaial, nos dias 12 e 13 de novembro. Os adolescentes que participaram puderam colocar em prática todos os conhecimentos que aprenderam ao longo do ano. Leia mais na página 9. Deleite-se no artigo do Pr. Hernandes Dias Lopes sobre a Gloriosa obra do Espírito Santo de Deus. Fazendo a luz brilhar... página 12 A Umadblu realizou entre os dias 8 e 14 de janeiro mais uma edição do projeto “Doe Suas Férias para Cristo”, desta vez, na cidade de Xavantina, Oeste Catarinense. Os 80 jovens que participaram dedicaram uma semana das suas férias para falar do amor transformador de Jesus, através do evangelismo pessoal, teatro, música e de todas as atividades sociais que sempre são realizadas no Doe. Cerca de 130 residências foram visitadas e 102 pessoas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, inclusive o prefeito da cidade! A Deus toda glória!

Upload: trankien

Post on 21-Mar-2018

217 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau • www.adblu.org • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

ASSEMBLEIA DE DEUSdoe suas férias 2017

• J O R N A L •

Adblu realiza inauguração e reinauguração de templos Carta Missionária

página 10página 4

Precisamos falar sobre

A congregação América do Sol (setor 20), inaugurou no dia 8 de janeiro um lindo templo e a congregação Velha Grande (setor 11) ganhou um templo todo restaurado para melhor acomodação dos irmãos. Duas importantes obras que engrandecem ainda mais o nome do Senhor.

O segundo acampamento da Tropa EscoTeen aconteceu no Encano, em Indaial, nos dias 12 e 13 de novembro. Os adolescentes que participaram puderam colocar em prática todos os conhecimentos que aprenderam ao longo do ano. Leia mais na página 9.

Deleite-se no artigo do Pr. Hernandes Dias Lopes sobre a Gloriosa obra do Espírito Santo de Deus.

• •

Fazendo a luz brilhar...

página 12

A Umadblu realizou entre os dias 8 e 14 de janeiro mais uma edição do projeto “Doe Suas Férias para Cristo”, desta vez, na cidade de Xavantina, Oeste Catarinense. Os 80 jovens que participaram dedicaram uma semana das suas férias para falar do amor transformador de Jesus, através do evangelismo pessoal, teatro, música e de todas as atividades sociais que sempre são realizadas no Doe. Cerca de 130 residências foram visitadas e 102 pessoas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, inclusive o prefeito da cidade! A Deus toda glória!

Page 2: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

2 Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017

• E d i t o r i a l •

• f o c o •

• b o m d e l e r •

O ÚLTIMO SALTO

Fabíola M. DellagiustinaJornalista e Editora Jonal AD

A importância de congregarA paz do Senhor Jesus, irmãos!Já estamos no segundo mês de 2017 e as expectativas do ano novo ainda permeiam em nossa mente. Algumas mudanças, quem sabe, já conseguimos vivenciar, e outras, talvez ainda nem tenham saído do papel ou de nossos pensamentos. Sobretudo, queremos continuar prosseguindo rumo ao nosso alvo maior, que para todo cristão certamente é, ser cada vez mais parecidos com nosso Senhor e Salvador! Traçar novos objetivos, desejar progressos e mudanças em nossa vida, tem a ver também com deixar de lado hábitos ruins que temos cultivado, que entristecem tanto a Deus e nos afastam cada vez mais dEle, como por exemplo, o deixar de congregar.Muitas são as desculpas de quem não tem o hábito de congregar, dispensa relacioná-las aqui. Se você é um cristão que congrega, certamente conhece alguém que compartilha da mesma fé, mas que não gosta de congregar, ou não acha que é necessário. Tem aqueles também que já congregaram, mas por inúmeros motivos (dos mais banais como ‘um dia o pastor não me cumprimentou’ até dos mais comuns como, ‘a igreja só serve para arrecadar dinheiro’) hoje não congregam mais e vivem essa onda de cristianismo individualista, que na verdade, nada tem a ver com a Palavra de Deus e com Sua vontade.Deus nos fez para congregar, ou seja, para andarmos unidos e permanecermos juntos. No AT, o povo se reunia para adorar na Tenda da Congregação. Quando o povo estava ali, eles eram a “congregação” de Israel. No NT, os primeiros cristãos, nos ensinam e nos incentivam a congregar: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” (At 5.42). Sabemos que hoje Deus não habita em templos, Ele habita em nós e, por isso, nós somos a igreja do Senhor. Mas nós não nos reunimos para adorar a Deus por causa do lugar, mas por causa da comunhão do Corpo. Jesus nos ensinou que, como igreja, somos um só corpo, do qual Ele é a cabeça. E como pode um mesmo corpo andar disperso, cada parte para um lado? Quando congregamos somos grandemente abençoados pelo Senhor de inúmeras maneiras. Somos fortalecidos em Deus e em Sua Palavra, crescemos na fé, temos comunhão uns com os outros, obedecemos ao Senhor no partilhar da Santa Ceia, somos amparados, de diferentes formas, pela unidade do Corpo que, quando UNIDO, cumpre o propósito para o qual foi criado.Existem bênçãos que são individuais, que recebemos quando buscamos a Deus em nossa individualidade. Mas existem bênçãos que são para o coletivo, como no dia de Pentecostes, quando os discípulos, reunidos no mesmo lugar, foram cheios do Espírito Santo de Deus.Que neste ano que acabou de começar, “não deixemos de congregar, como é costume de alguns” (Hb 10:25), mas que possamos perseverar e crescer JUNTOS na fé do nosso amado Jesus!

ASSEMBLEIA DE DEUS• J O R N A L •

PresidentePr. Nilton dos Santos

Diretor de ComunicaçãoPr. Lediel dos Santos

Projeto Gráfico e DiagramaçãoKaliton Levi da Silva Carvalho

Jornalista ResponsávelFabíola Mendes Dellagiustina - RP-SC 02670

Tiragem5.000 Exemplares

ImpressãoImpresso Gráfica UMA - Blumenau

Entre em contato através do e-mail:[email protected]

*Os anúncios comerciais contidos nesta edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes,

não tendo a igreja Assembleia de Deus qualquer responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade dos mesmos. Fica também a critério da igreja selecionar

os anúncios que serão veiculados, de modo que sejam apenas anúncios que não firam ou contrariem a moral e

os costumes cristãos.

••

Pr. Lediel dos Santos, durante ministraçãosobre Jonas no Culto da Família.

Evangelista Billy Graham, em resposta a um leitor publicada no site da Associação Evangelística Billy Graham.

A água estava fria, eu não conseguia ver o fundo e, além disso tenho medo de altura. Por isso, depois de escalar uma enorme rocha, a ideia de saltar na água daquela altura, com uma cachoeira ao lado, exigia uma coragem que eu não tinha. Porém o salto era inevitável, pois não havia outra saída. Relutei até que um amigo, que já havia pulado, me disse que eu não tinha o que temer e que ele estaria em esperando na água. Ainda me falou que alguns têm tanto medo de pular que preferem ser jogados na água. Como eu tive escolha, dei o passo sem volta. Água, altura, correnteza, pedras, medo, decisão. Parece a receita de uma grande aventura chamada vida. Iniciamos a subida ainda novos. Os desafios são grandes, vão desde aprender a andar para um bebê, uma prova de vestibular ou recolocação no mercado de trabalho. São pedras enormes que tentamos vencer. Podem ser problemas de saúde, financeiros ou familiares. São obstáculos que nos fazem subir cada vez mais alto e nos fazem esquecer de que no final todos terminaremos na água. Nessa jornada temos um amigo, chamado Cristo, que pulou antes de nós.

Ele voltou para nos encorajar, dizendo que não há o que temer, que é seguro e que vai nos aguardar. Uma amiga falou do pai que enfrenta um câncer, doença maldita que logo o jogará na água. Há poucos dias um jovem brilhante, cheio de vida e sonhos, que participou ativamente do Doe Suas Férias em Xavantina, pulou nas águas da eternidade. Ninguém esperava e até agora muitos não acreditam que isso aconteceu. Mas ele pulou, acredito que não estava sozinho na hora do salto. Confesso que saltar daquela pedra foi assustador, mas quando me vi dentro da água senti uma alegria inexplicável. Em algum momento da vida daremos o salto rumo à eternidade. Não tenha vergonha de sentir medo, mas se prepare para algo que você nunca viu ou ouviu, algo que ainda não desceu ao coração humano, esteja pronto para se encontrar com Jesus na água.

JEAN CARLOS GLUCK

“Fugir dos propósitos de Deus sempre resultará em frustrações, perdas e sofrimento para si

mesmo e para quem está perto. Assim como Jonas, Infelizmente muitos só obedecem o chamado divino quando estão na situação mais desconfortável de suas vidas.”

“Os cristãos não devem deixar de ter comunhão na igreja. Se você tem costume de ouvir sermões na televisão ou na Internet, você vai perder a oportunidade de fazer parte da congregação e se juntar aos seus irmãos. A transmissão dos cultos na TV, beneficia os

idosos e pessoas com problemas de saúde, no entanto, embora seja a mesma mensagem nos meios comunicação e na igreja, um

cristão pode perder muito por escolher ficar em casa.

”“

Page 3: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017 3

Lembro que a primeira vez que me apaixonei quis aprender passar roupa. Em minha mente se quisesse casar eu precisaria ser muito boa em cuidar do lar, porque se existe algo que é uma verdadeira demonstração de amor (na minha opinião) é um lar aconchegante onde cada pessoa que ali vive tem em si o sentimento de que está sendo cuidada. Minha mãe sempre foi uma dona de casa admirável... Gosto de preservar em minha casa os carinhos que recebia dela que nunca esqueço. Um chão que se pode andar descalço sem ter os pés sujos (amo andar descalço), toalhas cheirosas e secas a cada banho, banheiros perfumados, roupas de camas cheirosas e macias,roupas limpas e dobradas no guarda roupa sempre prontas para uso. Armários organizados, sapatos limpos, poderia fazer uma lista de coisas que me faziam se sentir cuidada. Mas de todos os cuidados, trago um na memória que quero também gravar no coração dos meus filhos. A experiência na mesa. Como era maravilhoso os momentos que nos sentávamos para fazer uma refeição junto. Todo dia ela preparava almoços deliciosos e nutritivos. Ela sempre preparava a mesa para nos sentarmos junto. Comidas não ficavam em panelas, nem em cima do fogão, tudo era colocado em travessas, com toalha, talheres, copos, uma mesa posta com muito carinho, apesar de toda simplicidade. Nada de TV ligada, nem comer no quarto ou na frente do computador. Esperávamos que todos se sentassem pra iniciar a refeição. Lembro dos dias que chegava da escola e entrando na garagem já sentia aquele cheiro de bolo, pastelão ou sopa... não havia data especial, qualquer dia ela tornava especial para nos esperar com biscoitos e pães. Que maravilha era chegar cansada e me sentir esperada, eu me sentia amada, me sentia renovada! Alguns anos atrás, algumas décadas: era algo bem comum as famílias sentarem junto e fazerem suas refeições. A verdade é que todos, cada membro da família participava da construção da refeição. Um era responsável em colocar lenha no fogão, outro tirar leite, outro pegar os ovos, após cada um realizar sua atividade todos sentavam

juntos a mesa para saborear uma refeição. Hoje, compramos os ingredientes no mercado, ou compramos pronto no mercado ou aderimos ao fast food e cada um vai comendo ao seu tempo. A verdade é que com tanta correria, e com a “falta de tempo” que temos não conseguimos mais sentar em família para nos alimentarmos. Entre trabalho, escola, igreja, serviços comunitários, aulas de musicas e tantas atividades, o lar deixou de ser o centro das atividades das famílias. E seja uma cabana ou uma mansão, uma morada de qualquer tipo se transforma num lar quando as pessoas passam tempo ali: criando vínculos, memórias e histórias. Se existe um valor que as famílias estão perdendo: É sentarem juntos para se alimentar. Alimentar o corpo e a alma. Um lar pode estar fragmentado, cada um indo para lados opostos, mas no momento que se une as partes quebradas ao redor da mesa, ali há uma oportunidade de renovo, de diálogo, de experimentar uma verdadeira restauração de valores. Faz todo sentido que Aquele (Deus) que nos criou: corpo e alma, providencie uma oportunidade de nos alimentarmos diariamente nessas dimensões. Mesa é lugar de comunhão, conexão, renovação, celebração e oração, sempre que rendemos graça pelo alimento incluímos outra presença a mesa: Deus chega para jantar! Almoçar! Lanchar! A mesa é um dos poucos lugares em que a família senta a pouca distância, face a face e conversa de 30 minutos a uma hora ou mais onde o corpo e alma são alimentados. Precisamos preparar mais a mesa para quem amamos! Marido, mulher, filho, filha, amigo, amiga, namorados... preparem a mesa! Se o Bom Pastor prepara uma mesa para nós na presença dos nossos inimigos (Salmo 23) quando precisamos de coragem, é o mínimo que podemos fazer por quem nós amamos. Acredito que a mesa tenha potencial para se tornar o “altar da família”. Não se trata de um lugar exclusivo pois Deus deseja se encontrar conosco onde estamos. Mas creio que existe uma presença sobrenatural quando nos reunimos a mesa. Corpo e alma alimentado e o Pão da presença conosco. Basta preparar o alimento ou pedir aquela pizza...

• m i n i s t é r i o f e m i n i n o •

(47) 3234-0122Lanches, Porções, Pizzas, Almoço,

Bebidas, Sucos Naturais e Sorvetes.(47) 3234-0122

Rua Humberto de Campos, 337

Velha - Blumenau

JULIANE T. DOS SANTOS3ª Coordenadora e Colunista

do Ministério FemininoA experiência na mesa!

Page 4: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

4 Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017

SETOR 11velha grande

“A reinauguração do templo da congregação Dona Edith se deu no Sábado,14 de Janeiro. O que era para ser algumas pequenas reformas no templo se tornou

em uma praticamente nova congregação que ficou muito bela e bem estruturada para aglória de Deus. Foram investido em toda a obra mais de 60 mil reais buscando proporcionar

aos irmãos dessa congregação um lugar mais bonito, confortável e agradável para opovo de Deus melhor adorar o nome de Jesus. Os agradecimentos são

primeiramente ao Senhor Deus, que tem proporcionado tudo isso.Também são devidos os agradecimentos à liderança do Pr Nilton dosSantos por investir nessa congregação tão amada pelo Senhor Jesus.

Igualmente ao trabalho do atual dirigente da congregação, Ev. Edmauro,por as dedicação e esforço naquela região da cidade. A Deus toda à Glória!”

“Amados, não tenho palavras para agradecer aDeus e ao Nosso Pastor presidente Nilton dos Santos

e cada um dos irmãos que de alguma forma ajudou para que os alicerces do novo templo fosse edificado. Louvo a Deus porque levantou uma equipe

com coragem e ousadia, que mesmo tendo seus afazeresdiários se propuseram a ajudar independente de horário oude suas condições físicas para que no dia 08/01/2017, fosse

inaugurado este lindo templo para a Glória de Deus.”Pr. Rodrigo GonçalvezPastor Setorial do Setor 20 - América do Sol

Pb. Luiz Henrique B. de Souza Pastor Setorial do Setor 11 - Velha Grande

• i n a u g u r a ç ã o •

Page 5: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Suellen VenturiniJornalista e

participante do DOE

Page 6: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107
Page 7: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107
Page 8: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107
Page 9: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107
Page 10: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

10 Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017

O filme Até o Último Homem é dirigido por Mel Gibson e baseado em uma história real. A produção conta a trajetória de Desmond T. Doss (Andrew Garfield), um soldado americano que durante a II Guerra Mundial se recusava a tocar em armas e matar pessoas. Doss, foi filho de Tom (Hugo Weaving), um ex combatente de guerra que se tornou alcoólatra e muito violento. Sua mãe, por outro lado, direcionou e criou os seus filhos com base nos ensinamentos bíblicos. Foi esse amor e devoção, passados para Doss, juntamente com o trauma de ver, por diversas vezes, seu pai violentando sua mãe, que o levaram a fazer uma promessa: jamais tocaria em uma arma. Desmond se apaixonou por uma bela enfermeira, com quem se casou mais tarde. Ela o incentivou a seguir o seus sonhos. Doss queria ser médico e servir a sua nação como todos os outros amigos, porém não abria mão de seus ideais, seus propósitos e sua fé. No Exército, Doss foi considerado um objetor da consciência, título que se dá a pessoas que seguem fortemente uma crença, considerada incompatível com o serviço militar. O soldado recebeu diversas críticas, perseguição e até violência física pelo seu batalhão e por seus superiores, até que seu pai interviu e conseguiu mantê-lo no Exército, onde ele foi para a Guerra no Japão. Mesmo não tocando em armas e sem tirar a vida de ninguém, durante a batalha de Okinawa, Doss salvou cerca de 75 companheiros do seu batalhão. Um verdadeiro herói de Guerra que foi condecorado por sua determinação e ousadia. Uma história verdadeiramente inspiradora, aproveite!

• e u r e c o m e n d o •

precisamosfalarsobre

a gloriosaobra doespírito santoPr. hernandes dias lopes

até o último homemF I L M E

Naiádes piskeLider de Jovens

Setor 1

Giassi: 3041-1050 | Fonte: 3035-2299 www.fontevideo.com.br

PROMOÇÃO: De Segunda a Quinta, locando2 DVD's catálogos pague apenas R$ 5,00

A melhor fonte de entretenimento para toda família!

• a r t i g o •

O Espírito Santo é Deus. Tem os mes-mos atributos e realiza as mesmas obras ex-clusivas de Deus. Ele é a terceira pessoa da Trindade. Esteve presente na obra da criação e opera eficazmente na aplicação da salva-ção. Elencaremos, a seguir, algumas obras do Espírito Santo:

• Em primeiro lugar, ele convence o homem do pecado (Jo 16.8). Nenhum pe-cador teria consciência do seu pecado nem chegaria ao arrependimento sem a obra do Espírito Santo. É ele quem nos convence de pecado e abre nossos olhos espirituais para enxergamos a Cristo, como nosso Salvador.

• Em segundo lugar, ele regenera o pecador (Jo 3.5). O homem é concebido em pecado, nasce com uma natureza inclinada ao pecado e não pode mudar a si mesmo. Só o Espírito Santo pode mudar as disposições íntimas da nossa alma e nos fazer uma nova criatura. Só o Espírito Santo pode nos dar um novo coração, uma nova mente e uma nova vida. Só pela obra do Espírito Santo o pecador pode ser regenerado, nascer de novo e fazer parte da família de Deus.

• Em terceiro lugar, ele sela o crente como propriedade exclusiva de Deus (Ef 1.13). Quando cremos em Cristo, pela pregação do evangelho, somos selados pelo Espírito Santo da promessa. O selo fala de propriedade: pas-samos a pertencer à família de Deus. O selo fala de pureza: a obra realizada por nós, em nós e através de nós é genuína e verdadeira. O selo fala de inviolabilidade: ninguém pode nos arrancar nas mãos de Cristo. Temos uma segurança eterna.

• Em quarto lugar, ele é o penhor que nos dá garantia da nossa redenção (Ef 1.14). No exato momento em que depositamos nos-sa fé em Cristo e recebemos a vida eterna, o Espírito Santo nos é dado como garantia de que aquela obra que foi começada em nós, será completada até o dia final. É como um anel de noivado, que sinaliza a promessa da consumação do casamento. O Espírito Santo em nós é essa garantia divina de que na glo-rificação seremos apresentados como noiva

imaculada e sem defeito ao Noivo Celeste.

• Em quinto lugar, ele batiza o crente no corpo de Cristo (1Co 12.13). Todo aquele que crê em Cristo, é introduzido na igreja de Deus, o corpo de Cristo, pela obra do Espíri-to Santo. Nenhuma denominação religiosa ou rito sagrado pode nos fazer participantes da igreja, cujos membros estão arrolados no céu, senão o Espírito Santo.

• Em sexto lugar, ele dá dons espiritu-ais aos salvos (1Co 12.7- 11). O Espírito Santo é o capacitador dos salvos, para o serviço de Deus. Ele concede dons diversos aos filhos de Deus, segundo sua soberana vontade. Es-ses dons são uma capacitação especial para o desempenho do ministério. Não há nenhum salvo sem dom espiritual e nenhum salvo com todos os dons. No corpo de Cristo não pode existir complexo de inferioridade nem comple-xo de superioridade; deve sim, existir mutua-lidade. Esses dons devem ser exercidos não para a glória pessoal de cada membro, mas para a edificação e crescimento do corpo de Cristo, bem como para a glória de Deus.

• Em sétimo lugar, ele dá poder aos santos para testemunhar (At 1.8). Não há tes-temunho eficaz do evangelho sem poder e não há poder sem a operação do Espírito Santo. A obra de Deus não é feita na força do braço da carne, mas na virtude e no poder do Espírito Santo. Ele dá poder à igreja para sair da es-peculação doutrinária para o campo da ação missionária. Ele capacita a igreja a romper barreiras culturais, étnicas e religiosas, a fim de que o evangelho chegue até aos confins da terra. Ele dá poder à igreja para perdoar seus inimigos e amar até aqueles que a perse-guem. Ele dá poder à igreja para morrer pela causa do evangelho e não retroceder diante do sofrimento. Ele dá poder à igreja para pre-gar a toda criatura e fazer discípulos de todas as nações. Sem o poder do Espírito Santo a igreja não cumpre a grande comissão. Sem o poder do Espírito Santo a igreja não vive em santidade nem marcha vitoriosamente em sua jornada rumo à glória. Nós precisamos do Es-pírito Santo!

Page 11: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017 11

maria e marta

passatempo:descubra

os 5 erros na figura ao

lado!

• k i d s •

JULIANA M. HOEPERSMinistério Kids

E então crianças é importante trabalhar? Sim. O trabalho é muito importante, e necessário. Mas quando trabalhamos, não devemos fazer o trabalho com murmuração, e sim com alegria em nossos corações. Marta não estava fazendo o serviço com alegria. Por outro lado, mais importante que o trabalho é buscar ao Senhor, ter comunhão com Deus, isso é muito mais importante e - como disse Jesus - melhor. Pois Ele é a nossa fonte de amor, de paz e de sabedoria. Precisamos buscar a Sua direção para a nossa vida. Sem Ele não podemos tomar decisões certas. Por isso temos que passar um bom tempo em oração, adorando a Ele, lendo a Sua Palavra. Ele nos ama e deseja também estar conosco em comunhão.

Ou seja, procure dividir seu tempo. Lembre-se de buscar a Jesus através da Bíblia e orações. Louvores também fazem bem ao nosso ser. Daí sim, brinque, ajude nas tarefas de casa, capriche nos estudos. Tudo tem o seu tempo, basta apenas se organizar. Peça ajuda aos pais, ou avós de como fazer, e tenho certeza que eles irão ter o maior prazer em fazer isso por você.

Maria, Marta e seu irmãoLázaro eram amigos de Jesus.

Um dia Jesus foi visitá-los. Mariasentou-se aos pés de Jesus

e o ouviu durante muito tempo

Enquanto isso, Marta estavaocupada, cozinhando e limpando.Havia muitas tarefas para fazer

De tanto Maria ouvir Jesus,Marta ficou aborrecida.

Ela disse: “Eu estou tão ocupadana cozinha enquantoMaria não faz nada!”

“Jesus, por favor, diga paraminha irmã me ajudar”, Marta reclamou!

“Marta, Marta”, disse Jesus.“Você não deveria ficar chateada,

pois Maria escolheu o queé melhor. Ela está me ouvindo.”

Page 12: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

No Congresso Missionário de 2016 a ADBLU através da Missão Esperança aceitou o

desafio de participar do envio de um missionário à Ásia. O projeto será realizado diretamente

com um povo não alcançado e isolado (Grupo de indivíduos no qual não há uma comunidade

cristã nativa capaz de alcança-los com o evangelho. Muito destes grupos não tem conheci-

mento de quem é Deus. Não conhecem a Jesus e desconhecem a necessidade de salvação).

Em resumo, o projeto consiste em conhecimento do povo e sua cultura, aprendizado da

língua, tradução da bíblia e plantação de igrejas. Está carta missionária trará informações

sobre a chegada da missionária, sua adaptação e os primeiros passos no desenvolvimento do

projeto. Devido as condições onde o projeto é realizado, onde existe real perseguição a

pregação do evangelho, privação da liberdade de falar abertamente sobre a fé e restrições de

segurança, ocultaremos o nome da missionária e o lugar especifico de atuação.

A seguir relato da chegada da missionária e sua adaptação.

Foram em média 47horas de viagem para eu chegar na China. Saí de Porto Alegre no dia 15

de agosto de 2016. Apesar do cansaço das muitas horas sentada e viajando, foi tudo tran-

Foram em média 47horas de viagem para eu chegar na China. Saí de Porto Alegre no dia 15

de agosto de 2016. Apesar do cansaço das muitas horas sentada e viajando, foi tudo tran-

quilo. As diferenças culturais já se mostraram no voô. Finalmente cheguei em Kunming, na

tarde do dia 19 de agosto. No aeroporto nenhum ocidental além de mim, pelo contrário uma

grande mistura étnica (essa é a região onde se concentram as minorias étnicas – muito povo)

e ninguém parecia entender Inglês, mais pude gastar o Mandarim que aprendi Ni Hao (olá) e

Xie Xie (obrigada). Enfim avistei outro ocidental, que era a colega que foi me buscar.

Achei um máximo o povo, a língua, as ruas movimentadas e o barulho de buzinas. Mas logo

Achei um máximo o povo, a língua, as ruas movimentadas e o barulho de buzinas. Mas logo

que cheguei no hotel, pois é procedimento para registro de chegada ficar em hotel, comecei

a sentir os cheiros diferentes e pelo cansaço passei mal nos dois primeiros dias. No terceiro

dia mais uma viagem estava programada e pela intercessão da igreja o Pai agiu e por milagre

não senti cheiro de nada ao viajar por mais 7 horas até uma outra cidade para visitar o povo e

conhecer as outras bases de trabalho. Fiquei nesta cidade por 4 dias, foi muito especial

encontrar o primeiro casal do povo alvo e os outros líderes da igreja. Foi emocionante ouvir

seu testemunho de fé e comprometimento para alcançar o seu próprio povo. A igreja é muito

pequena, a língua é um desafio, grande necessidade de treinamento da liderança que é bem

jovem, mas também muito comprometida.

As aulas da língua nativa começaram no dia 5 de setembro. Essa primeira semana foi para

organizar e acertar os horários das aulas. Comecei com a base dos tons que é a parte mais

As aulas da língua nativa começaram no dia 5 de setembro. Essa primeira semana foi para

organizar e acertar os horários das aulas. Comecei com a base dos tons que é a parte mais

difícil, preciso treinar bastante, pois todo o aprendizado da língua depende da pronúncia

correta dos tons. De certa forma foi um alívio começar as aulas, pois além da oportunidade de

conhecer o povo para fazer amizade e testemunhar, conheci outros jovens da igreja que

estão aqui como eu. Com novas amizades o choque cultural aos poucos passa e começo a

me adaptar.Cada dia uma nova história para contar, coisas da cultura, do povo, da simplicidade por um

Cada dia uma nova história para contar, coisas da cultura, do povo, da simplicidade por um

lado e da correria como vivem do outro, embaraços que passo, as pessoas parando pra olhar

a estrangeira, apontando, rindo, tirando foto disfarçadamente, ficar perdida sem entender as

conversas ou não ser capaz de fazer coisas simples que estamos acostumados a fazer,

tentar pegar ônibus sozinha sem poder perguntar onde desce e ter que me virar, comprar pão

achando que é igual ao nosso pão francês mas tem feijão doce dentro, não entender as

placas ou começar o primeiro dia de aula do básico numa turma do avançado, sem contar as

restrições de segurança, a privação da liberdade de falar abertamente em qualquer lugar

sobre a fé ou sobre o que fazemos.

Lutas por fora e temores por dentro. Contudo, o Senhor é a rocha em que podemos ficar

firmes e esperar confiantemente.

Obrigada pelo privilégio de servirmos juntos!

Motivos de Oração

• Pela vida dos irmãos que estão segurando as cordas em oração intercedendo por minha

vida e também como mantenedores.• Pela vida dos irmãos que estão segurando as cordas em oração intercedendo por minha

vida e também como mantenedores.

• Pela igreja no Brasil que tem sido fiel no cuidado pastoral.

• Pelo início das aulas de linguística (Inglês e Mandarim) e por novos possíveis amigos.

• Pelo período de adaptação cultural.

• Aprendizado da língua e oportunidades de testemunho na Universidade.

• Por boa saúde física, espiritual e emocional.

• • Pela equipe de trabalho entre o povo não alcançado – somos em 3 somente. Muito povo

e poucos trabalhadores. Peça ao Pai que envie mais missionários para trabalhar aqui.

• Peço pela jovem igreja que está em formação aqui – por capacitação da liderança, fortale-

cimento e portas abertas para alcançar as pessoas com o Evangelho.

Page 13: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017 13

A ADAPTAÇÃO CONTINUA...

Novembro de 2016

Ontem (07/11/2016) foi o primeiro dia de inverno e começou com um típi-co dia chuvoso e com queda repentina de temperatura. Em alguns lugares não tão longe já está nevando e a previsão do tempo para essa semana nesta cida-de onde estou não vai aumentar de 8°. Frio né?! Daqui há alguns dias completo 3 meses de residência neste outro conti-nente. A impressão que tenho é que já passaram pelo menos uns 3 anos. É fato que os começos e adaptações embora em um ritmo intenso, são mais lentos. Tenho progredido nos estudos da lín-gua e compreendido um pouco mais da cultura. Na verdade, entendo muito mais do que sou capaz de falar, mas já não me sinto tão perdida como antes. É cer-to que um sorriso simpático de “eu não entendo” abre portas para uma agradá-vel receptividade... Nas últimas semanas tenho dedicado um pouco mais ao estu-do dos caracteres (escrita), eles são um mundo de significados e certamente co-laboram para o compartilhar da precio-sa Boa Nova do Salvador. Deus tem sido maravilhoso e entre esse povo aqui tem nos mostrado que a seara está branqui-nha e pronta para a colheita! Meu campo de trabalho tem sido a universidade, pois é o lugar que mais frequento e onde tenho criado relaciona-mentos. Todo o programa de ensino para estrangeiros que eles têm é meio esqui-sito e não nos favorece muito, mas de-pois de várias reuniões e sem qualquer solução aparente, o Senhor nos fez ver além das circunstancias, nos fez perce-ber as pessoas que Ele tem aproximado de nós para com elas compartilhar seu amor e Verdade. A imagem que me vem à mente é de uma multidão correndo de-sesperada procurando ajuda. Não posso falar diretamente ainda com eles todos, a confiança e amizade está sendo estabelecida, alguns já fize-ram perguntas bem oportunas, outros eu aproveitei algum caractere (escrita) para compartilhar, a pequena e boa semente cresce sem nós vermos. Deus de fato tem operado maravilhas! No próximo fim de semana estou viajando para encontrar com um grupo da igreja, creio que será um bom tempo de refrigério. Por favor lembre de pedir em oração pela liderança da igreja do nosso povo alvo. Grande necessidade

de discipulado e treinamento tem se le-vantado. Peça por sabedoria, graça, un-ção, coração ensinável e solidez no cres-cimento. Não cesso de louvar ao nosso maravilhoso Deus por nos fazer igre-ja e sobrenaturalmente nos manter jun-tos apesar de toda distância geográfica. Obrigada por sua fidelidade em cooperar de forma pratica com minha vida e com o testemunho das Boas Novas aqui tam-bém.

Dezembro de 2016.

Nos últimos dias tentei pensar qual é a lógica de eu estar aqui nessa cultura tão distante da minha, tentando aprender uma língua tão difícil e amando um povo que nem sequer posso enten-der. Minha conclusão talvez seja a mes-ma que a sua, não tem lógica nenhuma! E enquanto eu insisto no meu questiona-mento uma resposta eu ouço “Digno és, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sa-cerdotes...” Ap. - 5.9-10. Ele é a resposta que não tem lógi-ca humana, o Cordeiro que salva, chama e envia! Que é Emanuel e anda conosco e faz queimar nosso coração no cami-nho! Que nos traz para este lugar onde nada é familiar, nem povo, nem língua, nem comida, nem jeito de fazer amizade, ter comunhão ou “fazer igreja”. Que es-tranhamente faz ter a certeza que mes-mo apesar de tudo ser ou estar assim, Ele é que fez isso e incluiu você no seu plano de salvar essa tribo, língua e na-ção, cumprindo sua palavra e somen-te Ele moverá você desse lugar. Ele é o único que continua familiar, mais perto e sua palavra mais real. Na última carta eu estava animada com o progresso nos estudos da língua, já começava a entender vários caracte-res e meu ouvido estava afinado para entender. Nesse mês, no entanto, tive-mos outros feriados prolongados e junto com eles minha colega e amigos locais também foram viajar e fiquei muito tem-po sozinha tendo contato somente com uns poucos estrangeiros por pouco tem-po, o que não foi nada favorável para lín-gua. Além disso, na cidade onde moro a comunidade não fala a língua oficial pura, mas o dialeto local. Continuo com minhas horas diárias de estudo pesso-al e na semana que vem terei um teste. Preciso muito de sua oração sobre o

aprendizado da língua, por descanso da mente e perseverança. Ore pelos planos de estudos para o próximo semestre, ou terei uma tutora do Povo P, ou farei aulas extras ou mesmo terei que mudar para morar no campus da universidade. Pre-ciso do conselho do Senhor sobre o que fazer. Tradicionalmente as culturas P & M praticam o “Walking Marriage” que é quando o noivo visita a noiva de tempos em tempos, mas não a toma para morar com ele. Ela deve ficar na casa da mãe para manter a tradição e continuar o culto aos ancestrais. Hoje em dia essa cultura tem mudado um pouco, mas principal-mente para aqueles que se tornam mem-bros da igreja o que também é motivo de rejeição e ameaças por parte da família. No mês passado fui pela primeira vez a um casamento. A primeira cerimô-nia foi mais parecida como fazemos no Ocidente, mais formal e pela manhã. A segunda foi a noite como eles fazem na cultura, todos vestem suas roupas típi-cas e dançam na volta do fogo de forma viva e alegre. A melhor parte foi quando tudo acabou onde os que ficaram mais tempo, incluindo nós, sentaram à volta do fogo para comer batata assada en-quanto cantavam louvores na sua pró-pria língua. Lembre de orar pelos novos casais e jovens, ainda há muita necessidade de discipulado para que aprendam os prin-cípios do Reino para começarem suas famílias e crescer na caminhada. Minha saúde tem se fortalecido, não canso mais como no início, mas sin-to muita dor de cabeça. No processo de aquisição de língua é natural que sinta dor de cabeça.Louvo a Deus por que sempre ouve sua intercessão por mim e ainda tem acres-centado outros da igreja para orar e ser-vir junto, mesmo à distância.

“Porque Ele nos comprou por bom preço...a todo povo, língua e nação! ” ...Seu Nome seja glorificado aqui e aí,

sempre!

Curiosidades: algumas expressões em Chinês (Língua da localidade da missionária).

Ni Hao: OláXie Xie: Obrigada

Page 14: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

14 Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017

2017 começou com cenas de horror nos presídios dominados por facções criminosas. Quase uma centena de presos foram queimados, decapitados, fuzilados. A sociedade brasileira e o mundo assistiram chocados as chacinas, indagando-se: “como conseguiram tantas armas para produzirem estes massacres?”. Bem, o caos das prisões brasileiras é uma herança maldita que persegue a nação há décadas. Basta lembrar que temos uma população carcerária de 650 mil presos amontoados em 370 mil vagas; acrescente-se a isso, a liderança diabólica de criminosos traficantes que fabricam suas próprias armas no interior das penitenciárias, sempre prontos a cortar cabeças. Existe saída? Os especialistas dão alguns conselhos: cadeias menores, com poucos presos; penas alternativas para crimes menores; agilidade nos processos de condenação; enfim, por parte do estado, as alternativas não são muitas. Mas há uma arma poderosa que a mídia ignora: o poder transformador do Evangelho mesmo num lugar tão horrendo como as prisões brasileiras. Recentemente, participei de um congresso que reuniu cinco mil ex-presidiários, todos convertidos a Cristo. Um deles fez questão de testemunhar: “A arma mais poderosa que conheci na cadeia foi a oração. Falar com Deus não era um passatempo para evitar a solidão. Eu sabia que quando estava orando, Deus enviava o Seu exército para me proteger”. Sim, a oração é a mais poderosa de todas as armas. Quando oramos, as trevas recuam, os milagres acontecem e o poder divino se manifesta. 2017 está apenas começando. Vamos priorizar em nossas agendas um tempo diário para clamar aos céus pelas nossas famílias, igrejas, pelo nosso país. Se estivermos aos pés de Jesus, nada poderá deter a nossa vitória.

a a r m a m a i s p o d e r o s a

ismael dos santosDeputado Estadual

fundametalPara Você!

Page 15: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

Informativo da ADBlu - Fevereiro de 2017 15

É TEMPO DE RECONCILIAÇÃO

Todos os anos nossa igreja trabalha um tema especifico, neste ano de 2017 falaremos sobre “Reconciliação”. Quando ouvimos a palavra reconciliação logo pensamos em relacionamentos rompidos, seja com a pessoa que ama, com algum irmão ou até mesmo com o próprio Deus. O fato é que sabemos que em nossas vidas, podem existir várias rupturas, perceptíveis ou não, e nas mais di-versas áreas.

Este ano, recebemos de Deus, de forma tão maravilhosa o chamado a reconciliação. Sabemos que só ele é capaz de restaurar nossa vida, nossos relacionamentos, e a plenitude dele em nós. Nesta ministração, nosso Pastor Nilton dos Santos, fala sobre o caminho para a reconciliação com Deus, assim, para sinalizar este tempo de reconciliação em sua vida, te convido a acessar nosso canal no YouTube e ser alcançado por esta palavra intensa e confrontadora.

Que este seja um ano em que você possa viver a alegria de ter uma vida reconciliada em to-dos os sentidos. O Senhor é quem nos conduz ao caminho da reconciliação.Que Deus te abençoe,

pr. nilton dos santos - é tempo de reconciliação

adriciane portelaEstudante de Direito

CANALadbluyoutube.com/ieadblu

• c o m e n tá r i o •

Rua XV de Novembro,1096 Centro - Blumenau (47) 3041-0338

Tudo o que você precisa em óculos de grau, solar, além de belíssimos relógios.Temos optometrista e oftalmologista!Venha fazer um orçamento.

Page 16: Informativo da Assembleia de Deus de Blumenau - adblu.org 107_0.pdf · ASSEMBLEIA DE DEUSInformativo da Assembleia de Deus de Blumenau • • Ano IX - Fevereiro de 2017 - Nº107

#diferente

conferência diferente25 a 27 de março