informativo - aciaa.com.br · araquari – aciaa em parceria com o rotary club, associações de...

4
INFORMATIVO NOVEMBRO E DEZEMBRO 2016/ Nº 10 Boletim Informativo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari Empresários da região participam da I Sessão de Negócios promovida pela ACIAA Na manhã de 23 de novembro a Associação Empresarial de Araquari recebeu 44 empresas de Araquari e Região para participar da primeira Sessão de Negócios promovida pela entidade. O encontro realizado em parceria com o Sebrae reuniu empresas de diversos segmentos que puderam fomentar uma rede de negócios e prospecção de clientes, fornecedores e parceria. A dinâmica do evento oportunizou que todos os participantes oferecessem seu produtos ou serviços e ao mesmo tempo conhecessem novos fornecedores. O rodízio de mesas permitiu se apresentar para todas as empresas sem se apresentar duas vezes a mesma pessoa. Para o Presidente da ACIAA, Eng Alcidir Boaretto o sucesso do evento foi resultado de um trabalho que Associação tem realizado na cidade. “Desde o início do ano, a nova gestão da ACIAA vem trabalhando com foco no desenvolvimento das empresas locais e de toda a comunidade araquariense. Tendo como um dos seus principias pilares a identificação da demanda de seus associados e a articulação e representação dos interesses públicos, políticos e econômicos. O evento de hoje é resultado desse trabalho que mostra a credibilidade que a ACIAA conquistou na cidade. A Sessão de Negócios vem proporcionar as empresas de Araquari e cidades vizinhas a apresentação de suas atividades, produtos e serviços. Desta forma, passamos a conhecer o que se produz em nosso município e geramos negócios”. A Sessão de Negócios teve o apoio das empresas Sicredi, FIESC/ SENAI e Conpla Planejamento e Construção. A próxima edição do evento está programada para o primeiro semestre de 2017.

Upload: others

Post on 09-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO - aciaa.com.br · Araquari – ACIAA em parceria com o Rotary Club, Associações de Moradores do Itinga, Corpo de Bombeiros Militares e as empresas Acredicoop, Hiperlar

INFORMATIVONOVEMBRO E DEZEMBRO 2016/ Nº 10Boletim Informativo da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari

Empresários da região participam da I Sessão de Negócios promovida pela ACIAA

Na manhã de 23 de novembro a Associação Empresarial de Araquari recebeu 44 empresas de Araquari e Região para participar da primeira Sessão de Negócios promovida pela ent idade. O encontro real izado em parceria com o Sebrae reuniu empresas de diversos segmentos que puderam fomentar uma rede de negócios e prospecção de clientes, fornecedores e parceria.

A dinâmica do evento oportunizou q u e t o d o s o s p a r t i c i p a n t e s o fe re c e s s e m s e u p ro d u to s o u s e r v i ç o s e a o m e s m o t e m p o conhecessem novos fornecedores. O rodízio de mesas permitiu se apresentar para todas as empresas sem se apresentar duas vezes a mesma pessoa.

Para o Presidente da ACIAA, Eng Alcidir Boaretto o sucesso do evento foi resultado de um trabalho que Associação tem realizado na cidade. “Desde o início do ano, a nova gestão

da ACIAA vem trabalhando com foco no desenvolvimento das empresas locais e de toda a comunidade araquariense. Tendo como um dos seus principias pilares a identificação da demanda de seus associados e a articulação e representação dos interesses públicos, políticos e econômicos. O evento de hoje é resultado desse trabalho que mostra a credibilidade que a ACIAA conquistou na cidade. A Sessão de Negócios vem proporcionar as empresas de Araquari e cidades vizinhas a apresentação de suas atividades, produtos e serviços. Desta forma, passamos a conhecer o que se produz em nosso município e geramos negócios”.

A Sessão de Negócios teve o apoio das empresas Sicredi, FIESC/SENAI e Conpla Planejamento e Construção. A próxima edição do evento está programada para o primeiro semestre de 2017.

Page 2: INFORMATIVO - aciaa.com.br · Araquari – ACIAA em parceria com o Rotary Club, Associações de Moradores do Itinga, Corpo de Bombeiros Militares e as empresas Acredicoop, Hiperlar

2

Reunião no DNIT discute construção de Trevo Alemão

72% dos Brasileiros vão usar 13º salário para pagar dívidas e saldar contas do início do ano

(55%) e Sul (53%). Na comparação entre as classes sociais, foi maior a intenção de quitar as dívidas na DE, com 66% das menções, quando ques-tionado o uso do 13º salário. Dos res-pondentes da classe C, as intenções caíram para 48% e nas classes AB para 21%.

De modo geral, dos consumidores que irão poupar o 13º salário, 26% devem guardar até 30% do valor re-cebido; 17% conseguirão guardar entre 30% a 50% do valor e 9% con-seguirão guardar 100% do 13º salá-rio. Outros 48% informaram que não conseguirão poupar nada, contra 44% registrados em 2015 e 31% em 2014.

Na divisão por regiões, 52% dos

Entre os mais de 700 consumido-res respondentes em todo o Brasil, da Pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Final de Ano, da Boa Vista SCPC/FACISC, 74% afirmaram que irão receber o 13º salário este ano. Deste percentual, 72% vão usar a renda extra para quitar dívidas e sal-dar contas do início de ano: 56% para quitar dívidas e 16% para pagar as contas de início de ano (IPVA, IPTU, matrícula escolar). Apenas 13% afir-maram que irão poupar ou investir.

A maioria dos entrevistados, em todas as regiões do país, afirmou o uso do 13º salário para quitar dí-vidas, com destaque para a região Norte (76%), seguida da Centro-O-este (65%), Nordeste (58%), Sudeste

consumidores do Norte não conse-guirão poupar nada do 13º salário, seguidos dos moradores da região Sudeste, onde 49% dos consumido-res afirmam que não economizarão a renda extra. A pesquisa da Boa Vista SCPC revelou que, ao longo do tem-po, a disposição do consumidor em guardar parte ou todo o 13º salário está diminuindo.

Mesmo pretendendo gastar menos em relação ao ano passado, 51% dos consumidores respondentes não con-seguirão poupar nada do 13º terceiro salário. Entretanto, entre aqueles que pretendem gastar mais neste ano fa-zendo compras, 73% irão poupar par-te ou mesmo todo o valor recebido como gratificação de fim de ano.

O superintendente regional do DNIT Vissilar Pretto recebeu em seu gabinete os presidentes Alcidir Boaretto da ACIAA e Fabiano Gar-cia da Câmara de Vereadores para discutir a construção de três trevos alemães na BR-280, com objetivo de evitar acidentes e congestiona-mentos, principalmente, no acesso ao centro da cidade. Uma solução até que as obras da duplicação da BR-280 comecem a serem executa-das. Segundo informações do go-verno federal, antes de 2018 a du-plicação não será iniciada devido entraves jurídicos, principalmente quanto as desapropriações e terras indígenas.

De acordo com o Vissilar, a construção dos trevos será impor-tante para evitar os acidentes dan-do mais segurança as pessoas que utilizam da BR para seu desloca-

mento, coibindo principalmente manobras de alto risco de carros e caminhões que trafegam na ro-dovia, evitando acidentes quase diários. “Vamos dar atenção espe-cial a esse pedido da Associação Empresarial de Ara-quari, porque temos a certeza que esta obra é de grande importância e vai salvar muitas vidas. Não conse-guiremos fazer os três trevos, mas estaremos estudando para a cons-trução de um trevo alemão ainda este ano, e os dois, para início do ano que vem”, disse Vissilar Pretto.

Para presidente da ACIAA, Al-cidir Boaretto, a obra é de grande importância porque vai dar segu-

rança aos usuários da via. “É uma via de intenso movimento de carro, caminhões, motos e pedestres”. De dez anos pra cá a frota de veículo aumentou 457% em Araquari, a ci-dade cresceu 54% e com a chegada da temporada a região de Araquari fica ainda mais intransitável. Pre-cisamos pelo menos conseguir um trevo, este que dá acesso ao centro da cidade, na Rua João Pessoa, no Km.

Page 3: INFORMATIVO - aciaa.com.br · Araquari – ACIAA em parceria com o Rotary Club, Associações de Moradores do Itinga, Corpo de Bombeiros Militares e as empresas Acredicoop, Hiperlar

3

4ª Stammtsch No dia 12 de novembro a

ACIAA participou da Festa dos Amigos realizada no centro de Araquari que contou com a pre-sença de diretores e associados da entidade.

Reunião PMNo dia 7/11 a ACIAA participou de

uma Reunião promovida pela Polícia Militar para propor ações entre pode-res e entidades para resolver o caso da ocupação irregular nas ruas Pref. Itamar Bertino Cordeiro e João Luiz Filho.

Escritório de NegóciosA partir de 2017 funcionará na

ACIAA um escritório de negócios que tem como objetivo fomentar a venda de Util Card e demais solu-ções na região de Araquari. O assis-tente de negócios do Sicredi, Djoser Inacio Schvambach será o responsá-vel pelo atendimento aos associados e empresários.

Encerramento das atividades de 2016No dia 14 de dezembro a

ACIAA realizou sua última reu-nião de diretoria de 2016 com prestação de contas da equipe so-bre o trabalho realizado no ano. A Conselheira Fiscal, Claudete Jasper, que também é contadora da ACIAA apresentou o balance-te de janeiro a setembro de 2016 e o parecer positivo do Conselho Fiscal sobre as contas da entida-de. Em seguida o Diretor Finan-ceiro, Ivomar de Souza, apresen-tou com mais detalhes os gastos e receitas, detalhando como foi gasto a verba do convênio com a Prefeitura, onde quase 80% foi gasto com a reforma da entidade. Nayara Soethe apresentou a pres-tação de contas de comunicação e

marketing e a Diretora Executiva Cristiane Ferri apresentou os re-sultados comerciais. Por final o Presidente Alcidir Boaretto apre-sentou todas as tividades e ações que foram realiadas durante o ano. A reunião teve a presença de diretores, associados e do Prefei-to eleito Clenilton Carlos Pereira que se colocou à disposição para continuar a parceria entre ACIAA e Prefeitura nos próximos anos.

Em seguida o grupo se enca-minhou a Churrascaria Viapiana onde ocorreu um jantar de con-fraternização.

A ACIAA estará de recesso a partir de 19 de dezembro com retorno de atividades em 09 de janeiro de 2017.

Page 4: INFORMATIVO - aciaa.com.br · Araquari – ACIAA em parceria com o Rotary Club, Associações de Moradores do Itinga, Corpo de Bombeiros Militares e as empresas Acredicoop, Hiperlar

Publicado em 16 de dezembro de 2016Por Nayara [email protected]

A Associação Empresarial de Araquari – ACIAA em parceria com o Rotary Club, Associações de Moradores do Itinga, Corpo de Bombeiros Militares e as empresas Acredicoop, Hiperlar Material de Construção e Nord Cursos e Idiomas vão promover no dia 17 de dezembro o Natal Solidário para a comunidade

do Itinga, na Escola Municipal Francisco Jablonski, com o objetivo de proporcionar uma tarde diferente para as crianças da comunidade com brincadeiras, lanche e entrega de presentes. A expectativa é de mil crianças participem do evento

Para realização do Natal Solidário a ACIAA contou com o apoio de

empresas parceiras:

- Boaretto Empreendimentos- Churrascaria Viapiana- FIESC/SESI- Irineu Imóveis- Panifi cadora Camila- Panifi cadora Daiane- Sicredi

4

Entidades e empresas promovem Natal

Solidário no Itinga

Modernização trabalhista foi tema

de palestra na ACIAANo dia 07 de dezembro a ACIAA

em parceria com o escritório de advocacia Daher Adovados promoveram a palestra “A modernização trabalhista na visão do atual governo federal” ministrada pelo advogado, mestre em direito trabalhista e vice presidente da ACIJ Dr. André Chedid Daher.

Em 2017 o Dr. André deve voltar na para apresentar o tema na reunião de diretoria.

FACISC obtém nova liminar quepermite manutenção dos despachos no

Porto de São Francisco do SulA Facisc obteve na justiça no

dia 25/11, mais uma liminar que permite a manutenção dos despachos de importação e exportação, desta vez no porto de São Francisco do Sul, que abrange Itapoá. O documento benefi cia as empresas associadas que, constatada a regularidade documental, concluam os despachos aduaneiros das mercadorias importadas ou exportadas pelas empresas substituídas pela requerente, promovendo o desembaraço no prazo de até 8 (oito) dias.

No dia 07/11 foram protocolados quatro mandados de segurança buscando garantir as atividades de exportação e importação das empresas associadas às ACIs, especifi camente nos Portos da Alfândega de São Francisco do

Sul, Itajaí, Imbituba e Dionísio Cerqueira, e nos aeroportos de Florianópolis e Joinville, uma vez que as empresas que operam nas alfândegas estão sendo prejudicadas em virtude da greve dos auditores fi scais da Receita Federal do Brasil, que paralisaram as atividades aduaneiras.

A decisão permite que empresas fi liadas prossigam com a atividade no porto de São Francisco do Sul e com isso não sejam prejudicadas com a paralisação dos auditores fi scais da Receita Federal do Brasil, segundo a advogada tributarista Márcia Luz, que é assessora jurídica da Federação.

A Federação aguarda a decisão em relação aos demais mandados que já se encontram em análise com o juiz.