informática_aula 01

13
www.cers.com.br CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática Raymundo Penna 1 Redes: Internet / Intranet Principais conexões com a Internet ACESSANDO A INTERNET POR CONEXÃO (DIAL-UP) Para acessar utilizando a conexão Dial-Up, ou conexão Banda Estreita, o usuário pode utilizar uma placa de fax-modem conectado a uma linha telefônica convencional, atingindo velocidades de até 56 kbps. Na janela de conexão está configurado com as informações necessárias para que se possa fazer a conexão com a Internet.

Upload: juliana-santana

Post on 28-Nov-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

1

Redes: Internet / Intranet

Principais conexões

com a Internet ACESSANDO A INTERNET POR CONEXÃO (DIAL-UP) Para acessar utilizando a conexão Dial-Up, ou conexão Banda Estreita, o usuário pode utilizar uma placa de fax-modem conectado a uma linha telefônica convencional, atingindo velocidades de até 56 kbps. Na janela de conexão está configurado com as informações necessárias para que se possa fazer a conexão com a Internet.

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

2

INTERNET BANDA LARGA ou BROADBAND A conexão Banda Larga é o acesso a Internet que utilizam altas taxas de transmissão. Hoje dispomos de diversos sistemas que oferecem a conexão em altas velocidades (Banda Larga), e que permitem ao usuário tirar um melhor proveito do acesso à rede mundial e também diminuir os custos de conexão. Vamos conhecer essas tecnologias e estudar as principais características de cada uma delas. ADSL - Assymetrical Digital Subscriber Line A conexão ADSL (Velox, Speed ou GVT) utiliza uma linha telefônica digital para a transmissão dos dados e podem atingir velocidades de até a 24 Mbps (ADSL2). No Brasil a maioria dos usuários domésticos já se sente satisfeita com as velocidades oferecidas que variam normalmente entre 1 Mbps e 20 Mbps.

VDSL Very-high-bit-rate Digital Subscriber Line Também utiliza uma linha telefônica digital para a transmissão dos dados e podem atingir velocidades de até a 52 Mbps. A Conexão VDSL opera com transmissões assimétricas (taxas de upload [envio de informações] são sempre menores que as taxas de download [recebimento de informações]) variando originalmente de 13 a 52 Mbps para download, e 1,5 a 2,3 Mbps para upload.

INTERNET A CABO Este serviço é oferecido pelas operadores de TV por assinatura como a Net, que oferece o serviço com o nome comercial de VIRTUA e ACESSE RÁPIDO. O funcionamento é semelhante ao da TV a cabo: uma extensão do cabo coaxial (que recebe os sinais de

televisão) é conectada ao Cable modem, que funciona como um transcodificador. Atualmente as velocidades de conexão podem chegar a 25 Mbps, mas podem chegar a velocidades maiores o que depende apenas dos investimentos feitos pelas operadoras de links.

INTERNET VIA RÁDIO ou ONDAS DE FREQÜÊNCIA A Internet via rádio é um sistema de conexão sem fio denominada WLL (Wireless Local Loop), que utiliza o sistema de ondas de rádio para propagar o sinal o que permite o acesso a Internet sem a necessidade de uma linha telefônica. O sistema funciona através de antenas repetidoras espalhadas em pontos estratégicos, o sinal é distribuído aos clientes. Para se obter o acesso, o local deve estar dentro da área de cobertura, para que possa receber e enviar os sinais de frequência para as repetidoras. As velocidades variam entre 256 Kbps a 11 Mbps.

INTERNET VIA SATÉLITE ou DSS Para acessar a Internet de alta velocidade via satélite, é necessária a instalação de uma antena que receba e transmita sinais diretamente para o satélite e de um equipamento de Modem Satélite denominado Modem DTH (Direct To Home) que será conectado ao computador.

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

3

É um sistema bem simplificado que pode ser instalado rapidamente, enquanto a maioria dos sistemas exige certa infra-estrutura terrestre, a conexão via satélite só precisa de viabilidade técnica para a instalação dos equipamentos no local determinado.

INTERNET MÓVEL ou CDMA ou GSM ou 3G O sistema denominado inicialmente por GIRO desenvolvido pelas companhias de telefonia móvel, dispensa o uso de linha telefônica, TV a cabo nem Placa de rede, utilizando para isso o mesmo sistema de ondas de frequência da rede de telefonia móvel celular. É um sistema ainda recente e utiliza a tecnologia de telecomunicação utilizado pelas operadoras de celulares.

INTERNET VIA REDE ELÉTRICA ou PLC (Power Line Communication) A tecnologia utiliza a infra-estrutura dos fios de rede elétrica para trafegar sinais de telecomunicações. Como a freqüência desses sinais é da ordem de MHz, e a energia elétrica trafega na faixa de Hz, os dois sinais podem conviver no mesmo meio físico, portanto, esta tecnologia não depende que exista energia elétrica, somente os fios. Para o usuário se conectar a esta faixa, precisará de um módulo de PLC conectado na tomada e no computador, trafegando a até 100 Mbps.

INTERNET VIA FIBRA ÓTICA A conexão via Fibra Ótica é a tecnologia da vez, tanto abrange os usuários domésticos quanto os corporativos. Apesar de ainda possuir um custo muito alto, alguns usuários já de enveredaram no mundo da Fibra e estão extremamente satisfeitos com os resultados. Esta conexão exige uma ligação de Fibra Ótica ponto a ponto, isto é, do provedor até o endereço do usuário, oferecendo conexões com tráfego de até 100Mbps.

Alguns dos Principais Servidores da Internet

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

4

ENDEREÇOS DA INTERNET Cada computador conectado a Internet possui um endereço numérico denominado IP composto por quatro grupos que podem variar de 0 a 255. Veja os exemplos abaixo:

Principais Protocolos Definição: Conjunto de regras que definem como os dados deverão trafegar na rede. O principal protocolo da Internet é o conjunto de protocolos TCP/IP: TCP: Protocolo de Controle de Transmissão IP: Protocolo da Internet Programas de Segurança

• Antivírus – As principais funções do

antivírus são identificar, bloquear e excluir, principalmente, Vírus e Worms

• Firewall – A função do Firewall, de um

modo geral, é controlar o fluxo de informações da rede. Controlando tudo que entra e sai do computador via rede a qual está conectado. Assim, o firewall tem como principais objetivos evitar invasões (efetuadas por um cracker ou hacker) e evasões de informações privilegiadas.

Malware • Vírus - A principal função dos vírus é

apagar arquivos, partições e setor de boot do disco.

• Worms - Tem a finalidade de fazer com que os micros infectados enviem mensagens de e-mail, ataquem sites e realizem tarefas específicas.

• Hijackers - Alteram o comportamento do browser fazendo com que ele acesse páginas e sites específicos sem que o usuário tenha solicitado.

• Keyloggers - Programa que armazena tudo o que o usuário digita e envia o arquivo para um hacker analisar.

• Spyware - Monitoram o uso do

computador podendo roubar informações.

• Trojans - Se instala no computador e

abre um canal para que um Cracker possa acessar o micro sem o conhecimento do usuário.

• Adware - Podem mostrar banners

aleatoriamente e monitorar o acesso do usuário a internet, podendo roubar informações relativas a navegação nos sites visitados.

• Screenloggers - Programa que armazena tudo o que o usuário visualiza e envia o arquivo para um hacker analisar.

• Ransomware - é um tipo de malare. Refere-se aos malwares que cobram resgate. Consiste em compacta rarquivos no micro da vítima num pacote criptografado.

link: http://pt.wikipedia.org/wiki/ATAQUES_A_COMPUTADORES

Phishing É uma técnica utilizada para induzir usuários de computador a revelar informações pessoais ou financeiras por meio de uma mensagem de email ou de um site, começa com uma mensagem de email semelhante a um aviso oficial de uma fonte confiável, como um banco, uma empresa de cartão de crédito ou um comerciante online respeitável. Na mensagem de email, os destinatários são direcionados a um site fraudulento, no qual são solicitadas informações pessoais, como um número de conta ou uma senha. Filtro SmartScreen É um recurso no Internet Explorer que ajuda a detectar sites de phishing. O Filtro SmartScreen também pode ajudar a proteger você da instalação de softwares mal-

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

5

intencionados ou malwares, que são programas que manifestam comportamento ilegal, viral, fraudulento ou mal-intencionado. INTERNET EXPLORER

Barras de Ferramentas do Internet Explorer 8

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

6

Mozilla Firefox

Barras de Ferramentas do Mozilla Firefox

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

7

SISTEMAS DE E-MAIL

WEBMAIL X CLIENTE DE E-MAIL

WEBMAIL Principais características Necessário um Navegador para acessar as mensagens Mobilidade Desnecessário configurar o computador Acesso direto ao servidor de mensagens Duas barreiras de segurança (Provedor e PC) Não sobrecarrega o computador do usuário Sistema de e-mails mais utilizado no mundo MS Outlook Express Cliente de e-mail

Barra de Ferramentas MS OE

Janela Nova Mensagem

Barra de Ferramentas Nova Mensagem

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

8

Adicionando Contas de e-mail – 1

Adicionando Contas de e-mail – 2

Adicionando Contas de e-mail – 3

Adicionando Contas de e-mail - 4

Adicionando Contas de e-mail - 5

Adicionando Contas de e-mail - 6

INTRANET Em poucas palavras poderíamos definir a Intranet como uma rede com uma estrutura similar a uma Internet, porém particular. Funcionando em uma rede local, LAN, e oferecendo praticamente todos os recursos disponíveis na grande WAN. Aplicativos Intranet Aplicativos de Publicação: Neste tipo de aplicativo as informações são enviadas através de páginas que podem ser vistas de qualquer computador conectado a intranet. Este tipo de aplicativo é unilateral: da intranet para o usuário. O usuário solicita uma informação e o sistema intranet as envia. Este tipo de aplicativo intranet é utilizado geralmente para gerar publicações internas, manuais com a política da empresa, lista de preços e produtos, etc. Aplicativos de transação: Neste tipo de aplicativo as informações fluem em ambas as

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

9

direções. Não é apenas o usuário que solicita informações do sistema, mas o próprio sistema solicita informações do usuário. Este tipo de aplicativo intranet é geralmente utilizado em relatório de despesas on line, relatar problemas ao help-desk, inscrever-se em programas de benefícios aos funcionários, etc. O QUE É PRECISO PARA INSTALAR UMA INTRANET - Uma LAN (Rede local) - Um servidor dedicado a Intranet (Servidor Web) - Sistema Operacional Server - Programa para ajudá-lo a criar páginas da Web - Computadores clientes com pelo menos os requisitos mínimos de sistema - Um Browser como o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer, para navegar. Rede social Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns. Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. Redes sociais online, tais como facebook, orkut, myspace, twitter, linkedin, que são um serviço online, plataforma ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades. Facebook, website de relacionamento social lançado em fevereiro de 2004, rede com maior número de usuários (+/- 900 milhões) Orkut, rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. (+/- 700 milhões) Twitter, rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos.

LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais. MySpace: rede social que permite a troca de informações entre seus usuários através de fotos, comentários, blogs dentre outros. Indicada para utilizadores do mundo artístico. Computação em Nuvem (Cloud Computing) O conceito de computação em nuvem (cloud computing) refere-se à utilização da memória e

das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet.

Tipos de Computação em Nuvem IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-

estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma

como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure). DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas

compartilhadas. SaaS - Software as a Service ou Software

como Serviço: uso de um software em regime

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

10

de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft SharePoint Online). CaaS - Communication as a Service ou

Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor fabricante (p.ex.: Microsoft Lync). EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço: quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço. Comércio Eletrônico

Conceitos de Educação à Distância (EAD) A Educação a Distância (EAD) tem sido cada vez mais empregada para atender às necessidades de aprendizado sem necessitar deslocar-se de onde reside para uma outra localidade. Não precisamos gastar tempo e dinheiro com transporte, muitas vezes não precisamos de escolaridade formal, podemos concentrar os esforços naquilo que estamos necessitando e podemos nos comunicar rapidamente por telefone ou correio eletrônico, se temos dúvidas. Por tudo isso, a EAD tem crescido muito nos últimos tempos.

GRUPOS DE DISCUSSÃO E FÓRUNS Fórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão. Organização das mensagens Os fóruns de discussão basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão desse em tópicos. As mensagens ficam ordenadas decrescentemente por data, da mesma forma que os tópicos ficam ordenados pela data da última postagem. [editar] Permissões de usuários e moderação Os status de usuários registrados num fórum geralmente variam em três níveis de permissão: Usuários Moderadores Administradores WIKIS O termo wiki é utilizado para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo. Chamado "wiki" por consenso, o software colaborativo permite a edição coletiva dos documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

11

Uma WebWiki permite que os documentos sejam editados colectivamente com uma linguagem de marcação muito simples e eficaz, através da utilização de um navegador web. Dado que a grande maioria dos wikis são baseados na web, o termo wiki é normalmente suficiente. Um dos maiores sites no formato de wiki é a Wikipédia, onde qualquer internauta pode contribuir para o enriquecimento das informações nela contida. Conceitos de tecnologias e ferramentas multimídia Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação) (Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995).Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multissensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo, fato que pode exigir a utilização de meios de comunicação que, até há pouco tempo, raramente eram empregados de maneira coordenada, a saber: Som (voz humana, música, efeitos especiais) Fotografia (imagem estática) Vídeo (imagens em pleno movimento) Animação (desenho animado) Gráficos Textos (incluindo números, tabelas, etc.) Natureza espaço-temporal Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, textos e gráficos; Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico. Imersivo - Agrupam elementos de informação interativa em ambientes 3D.

Origem Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador; Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos. Divulgação Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos: Online - Divulgação online significa a

disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW. Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD. Multimídia e Percepção aspectos de uma interação humano-máquina A multimídia é hoje um dos mais eficazes recursos para garantir a percepção e o acúmulo de conhecimento. Isso porque os recursos multimídia estimulam mais sentidos que as simples mídias. A partir do momento em que o usuário é estimulado em mais de um sentido, a capacidade de processamento e armazenamento das informações aumentam consideravelmente. Segundo Márcio Matias, o percentual de eficácia das principais mídias na percepção humana é de: -Visual = 55% -Vocal = 38% -Textual = 7% Redes de Computadores Função: Interligar e compartilhar dados e dispositivos entre computadores remotos. Recursos necessários: Interface de rede (Placas de rede, hub, switch...) Meio de transmissão (cabos, fibra, wireless) Sistema Operacional de rede Protocolo de rede (TCP/IP,UDP, ARP, RARP)

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

12

Tipos de Redes: LAN (Local Area Network) MAN (Metropolitan Area Network) WAN (Wide Area Network) PAN (Personal Area Network) Componentes de uma rede

Funcionamento do HUB

Funcionamento do HUB Computador A deseja “conversar” com o Computador D

Como pode ser observado o hub concentra as máquinas para que os dados envidados pelo computador A possam ser direcionados para as máquinas conectadas ao hub. Em geral todo hub funciona também como um repetidor de sinal, isto é, ele amplifica o sinal de modo que ele possa ser enviado através de cabos com grande comprimento (acima de 100 metros).

Tipos de Hubs - Hub passivo: é qualquer dispositivo que

concentre cabos de rede e que não possua nenhum tipo de alimentação elétrica.

- Hub ativo: são os hubs mais comuns, eles amplificam o sinal antes de enviá-los aos cabos ligados nele, sendo assim, funcionam como repetidores.

- Hub inteligente ou gerenciável: permite que sejam feitos monitoramentos via software e fornece relatórios de movimentação dos pacotes e falhas. Funcionamento do SWITCH Computador A deseja “conversar” com o Computador D

Como pode ser observado o pacote originado do computador A e direcionado para o computador D é enviado diretamente para ele, evitando o congestionamento dos pacotes na rede e, portanto melhorando o fluxo. Outra grande vantagem do uso do switch é que ele não impede que existam outras comunicações, desde que elas não envolvam as portas que já estão se comunicando. Resumindo enquanto o computador A "conversa" com o computador D nada impede que as máquinas B e C "conversem". Funcionamento do ROTEADOR

O roteador (ou router) é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a

www.cers.com.br

CURSO ANALISTA JUDICIÁRIO DE TRIBUNAIS Informática

Raymundo Penna

13

capacidade de escolher a melhor rota que um

determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados. Daí o nome de roteador. Funcionamento do ROTEADOR Computador 1 da Rede 1 deseja “conversar” com o Computador 2 da rede 10