informática, multimídia e a questão ambiental

19
INFORMÁTICA, MULTIMÍDIA E A QUESTÃO AMBIENTAL Patrícia Minelly da Paz Mello Giselly Silva Rodrigues

Upload: patricia-minelly

Post on 09-Dec-2014

494 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

Quais são os pontos positivos e negativos que o uso de eletrônicos pode causar ao meio ambiente e a saúde humana?

TRANSCRIPT

Page 1: Informática, multimídia e a questão ambiental

INFORMÁTICA, MULTIMÍDIA E A QUESTÃO AMBIENTAL

Patrícia Minelly da Paz Mello Giselly Silva Rodrigues

Page 2: Informática, multimídia e a questão ambiental

* Informática informação + automática

- Processamento automático das informações por meio do computador.

Page 3: Informática, multimídia e a questão ambiental

* MULTIMIDIA É definido como conjunto de textos, sons, animações vídeos.

Seu objetivo é a transmissão da mensagem a um determinado público.

Page 4: Informática, multimídia e a questão ambiental

Sobre esses recursos MORAN afirma:

A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente aimaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo,enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e aanálise lógica. (MORAN, 1995)

Page 5: Informática, multimídia e a questão ambiental
Page 6: Informática, multimídia e a questão ambiental

Lixo eletrônico x Spam

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

Page 7: Informática, multimídia e a questão ambiental

Quais são os perigos?

Ao serem descartados no solo, em aterros ou lixões, podem causar danos graves ao meio ambiente e à saúde humana. São altamente tóxicos, pois possuem em sua composição metais pesados, tais como: Chumbo, Mercúrio , Cádmio.

Page 8: Informática, multimídia e a questão ambiental

CHUMBO

É um dos metais pesados mais tóxicos e perigosos à saúde e ao meio ambiente . Usados em computadores, celulares e televisões.

Page 9: Informática, multimídia e a questão ambiental

MERCÚRIO

É um metal líquido, altamente tóxico. O mercúrio é usado como auxílio na purificação do ouro, com a finalidade de separar o metal precioso do minério bruto. É encontrado em computadores, monitores, lâmpadas e TVs de tela plana.

Page 10: Informática, multimídia e a questão ambiental

CÁDMIO

São altamente tóxicos, com riscos considerados irreversíveis para a saúde humana. Apresenta um perigo potencial para o meio ambiente devido a sua concentração cumulativa. Usados em baterias de celulares e de laptops, computadores e monitores de tubo.

Page 12: Informática, multimídia e a questão ambiental

Leitor de e-books Amazon kindle 2

Será que é mesmo melhor para o meio ambiente usar leitores eletrônicos em vez de gastar papel?

Page 13: Informática, multimídia e a questão ambiental

Para conseguir papel, a indústria retira celulose da madeira e, durante o processo de produção, gasta muita água e energia elétrica, além de serem usados substâncias químicas poluidoras. "A fabricação de papel tem um impacto muito grande ao meio ambiente. Muitas empresas usam madeira não certificada ou têm plantações em área que não é adequada", explica Wilson Shoji, coordenador do curso de Gestão Ambiental da Universidade Anhembi-Morumbi. Porém, o professor lembra que, ao mesmo tempo, para se fabricar um aparelho eletrônico também há impacto para a natureza e, pior, a utilização desses equipamentos ainda demanda grandes gastos de energia elétrica. "No fim da vida, os computadores viram lixo eletrônico, com algumas partes que não são recicladas, e vão degradar o ambiente", afirma Wilson Shoji.

Page 14: Informática, multimídia e a questão ambiental

O ritmo alucinado das grandes cidades está fazendo mal ao nosso planeta. Nossos hábitos cotidianos, como a produção crescente de equipamentos tecnológicos e o acúmulo de resíduos, estão exigindo da Terra mais do que ela pode suportar. A saída é uma só: Conscientização!

LIXO TECNOLÓGICO Em 2005, o Brasil descartou 368 mil toneladas de detritos eletrônicos - que incluem computadores, impressoras, telefones celulares, geladeiras e TVs. A maior parte desses itens foi parar em lixões comuns, contaminando o solo e os lençóis freáticos.

Page 15: Informática, multimídia e a questão ambiental

Em prol de um mundo sustentável

Page 16: Informática, multimídia e a questão ambiental

O PC verde

Em março de 2009, a Apple anunciou uma nova geração de computadores iMac e Mac Mini. Segundo a empresa, as novidades teriam sido desenvolvidas tendo o meio ambiente como foco.Os computadores “verdes” seguiriam os padrões de baixo consumo de energia, além de matéria-prima sem alguns componentes nocivos à saúde. De acordo com a Apple, estes novos eletrônicos se valem de materiais que podem ser facilmente reciclados.

Page 17: Informática, multimídia e a questão ambiental

E o que nós podemos fazer, afinal?

Pare de se render aos apelos do mercado.

Faça doações.

Estenda a vida útil de seus equipamentos (computador, por exemplo).

Descarte de pilhas e baterias.

Page 18: Informática, multimídia e a questão ambiental