informaÇÕes gerais e regras para participaÇÃo · a efetiva aceitação na categoria...

9
1

Upload: tranthu

Post on 10-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

11

Page 2: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

2

A Aventura Sênior é, tradicionalmente, a atividade mais desafiadora, divertida e inspiradora do Ramo Sênior. É a maior

oportunidade de confraternização entre os jovens, de superação de limites e de novos

aprendizados - tudo isso entre amigos.

Aracruz, no Espírito Santo, irá emprestar seu cenário e suas belezas naturais para

sediarmos a 14ª Aventura Nacional Sênior.As atividades irão oferecer grandes

surpresas para os participantes, garantindo a realização de uma ANS diferente de todas

as outras.

Venha, participe, encante-see divirta-se conosco!

BOLETIM 113.10.15 - Versão 1.2

INFORMAÇÕES GERAIS EREGRAS PARA PARTICIPAÇÃO

A Aventura Sênior é, tradicionalmente,

INFORMAÇÕES GERAIS EREGRAS PARA PARTICIPAÇÃO

Aproveite o valor promocional atéo dia 30 de julho de 2015 para pagamento à vista!

Page 3: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

3

1. TEMA, LOCAL E CLIMAOs Escoteiros do Brasil realizarão, de 16 a 21 de julho de 2016, a 14ª Aventura Nacional Sênior, na cida-de de Aracruz (ES). Aracruz reúne atrativos para todos os gostos. Além das belezas naturais, formadas por praias, restingas e manguezais, a cidade guarda também riquezas culturais, como construções históricas e aldeias indí-genas.

O evento tem como tema “Reunião de todas as tribos”, que deve inspirar os participantes, de distintas partes do país, a vivenciarem uma oportunidade única de compartilhar desafios e aventuras.

Durante a Aventura os participantes terão a oportunidade de conhecer a beleza histórica e natural da região e explorar seus rios, praias e montanhas.

O acampamento será em uma área da Prefeitura Municipal de Aracruz, nossa parceira neste projeto, que fica somente a cinco quilômetros do centro da cidade.

A temperatura, na época da realização do evento, varia entre a mínima de 15ºC na madrugada e máxima de 27ºC durante o dia, com baixa umidade do ar, variando de 15% a 30%.

O Comitê Organizador do evento aconselha que sejam levadas roupas leves e protetor solar para as ati-vidades durante o dia e para as atividades aquáticas, e agasalhos mais quentes para a noite.

2. PARTICIPAÇÃO NA AVENTURA NACIONAL SÊNIOR O evento terá a capacidade máxima limitada a 1,2 mil participantes, inscritos entre todas as categorias.2.1 Participantes: A atividade é destinada a membros da União dos Escoteiros do Brasil – que estejam vinculados a uma Unidade Escoteira Local e que estejam ativos no Movimento Escoteiro, com a obriga-toriedade do Registro Institucional correspondente ao ano de 2016.

2.2 Inscrição: A inscrição dos participantes será efetuada pelo sistema Meu Sigue, e deve considerar a idade na ocasião da realização do evento, além de outras condições estipuladas neste documento e outros correlatos. A inscrição somente estará completa após o recebimento pelo Escritório Nacional da UEB:a) Do original da Ficha de Inscrição individual com a assinatura do próprio participante, bem como do seu responsável (no caso de jovens); e a assinatura do responsável pela Unidade Escoteira Local;b) Verificação do Registro Institucional para o ano de 2016;c) Verificação do pagamento integral da taxa de inscrição. 2.3 Data limite para recebimento das Fichas de Inscrição pelo Escritório Nacional: 20 de maio de 2016.

2.4 A Ficha de Inscrição Individual (original com todas as assinaturas) e outras correspondências de-vem ser enviadas para: UEB – AVENTURA NACIONAL SÊNIOR

Page 4: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

4

Rua Coronel Dulcídio, 2107 – Água Verde CEP 80250-100 - Curitiba/PR

2.5 Categorias de participação e limites de idadeJovem - A participação na Aventura Nacional Sênior como “jovem” é possível para integrantes do Ramo Sênior, nascidos entre 16/7/1998 e 16/7/2001. O sistema está programado para aceitar somente a ins-crição de quem se encontra cadastrado no Sigue, e pertencente a uma tropa/patrulha do Ramo Sênior.

Escotista - A participação na Aventura Nacional Sênior como “escotista” (responsável por uma patrulha com 6 jovens) é permitida para aqueles que tenham idade igual ou superior a 21 anos na data de início do acampamento e possuam o Nível Preliminar concluído, devendo estar registrado no Sigue como es-cotista do Ramo Sênior.

IMPORTANTE: A efetiva participação na categoria “escotista” está condicionada ao preenchimento das 6 vagas de uma patrulha. Caso não se completem as 6 vagas, e havendo necessidade de juntar com mem-bros de outras Unidades Escoteiras Locais, terá preferência na inscrição o escotista que tiver a maior quantidade de jovens na patrulha.

A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha.

O escotista que formar uma patrulha completa (6 jovens), exclusivamente dentro de seu grupo escoteiro, receberá o valor relativo à 15% da taxa de participação como restituição.

Equipe de Serviço - A participação como membro da “Equipe de Serviço” é possível para adultos regis-trados no Sigue como escotistas ou dirigentes e para aqueles que tenham idade igual ou superior a 18 anos na data de início do acampamento e possuam o Nível Preliminar concluído. As tarefas e funções da Equipe de Serviço serão definidas pelos organizadores da Aventura Nacional Sênior em um informativo específico.

O Comitê Organizador estipulou que a quantidade de pessoas na Equipe de Serviço estará vinculada ao número de jovens e escotistas inscritos, bem como às demandas e necessidades de cada área dentro do evento. Como as vagas são limitadas, o candidato deverá preencher e enviar sua Ficha de Inscrição, ingressando automaticamente na lista de espera de candidatura. Em seguida, a organização do evento responderá a solicitação de candidatura e, em caso de aceite, homologará a inscrição.

Aquele que desempenhar adequadamente suas funções como integrante da Equipe de Serviço, de acor-do com as necessidades da organização do evento, receberá até 15% do valor da taxa de inscrição como restituição.

IMPORTANTE: Os integrantes da equipe de serviço deverão chegar no campo no dia 15/7 (sexta-feira), até as 10h para receberem treinamento específico sobre sua função. Essa condição é obrigatória e deve-rá ser observada pelo adulto no momento da candidatura.

Page 5: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

5

3. PROGRAMA DAS ATIVIDADES As atividades serão desenvolvidas no formato de módulos e realizadas nas cidades de Aracruz e Vitória. Os módulos oferecidos serão os seguintes: Módulo Descobrimento: os participantes terão a oportunidade de construir uma embarcação e navegar pelo Rio Piraquê-Acú, conhecendo suas belezas naturais e a cultura do povo ribeirinho. Esse módulo será um verdadeiro desafio, com duração de um dia e meio, pernoite fora do campo, terminando o trajeto numa praia paradisíaca.

Módulo Cidade Sol: um dia de atividades na cidade de Vitória, conhecendo alguns de seus atrativos tu-rísticos e suas belas paisagens.

Módulo Exploração: serão realizadas atividades aventureiras no Parque Municipal Natural do Aricanga, rico em biodiversidade, com espécies remanescentes da Mata Atlântica. Os participantes desbravarão as trilhas do parque e viverão aventuras no Morro do Aricanga, que é uma formação montanhosa com 580 metros de altitude.Atividades Noturnas: incluindo as Cerimônias de Abertura e Encerramento, Fogo de Conselho por sub-campo e “festa de todas as tribos”.

Módulo Jogos e Torneios: atividades, jogos e torneios entre as patrulhas.

O programa será detalhado nos próximos Boletins, que trarão também informações sobre os materiais necessários para cada atividade.

Todos os responsáveis legais pelos participantes adolescentes e jovens, assim como os escotistas que acompanharão os membros juvenis, devem estar cientes de que o evento envolve atividades náuticas e aquáticas, sendo indispensável que aqueles que não estejam aptos ou capacitados comuniquem expres-sa e obrigatoriamente aos organizadores do evento, evitando correr riscos ou expor os demais a riscos desnecessários.

4. INFRAESTRUTURA 4.1 Abertura do campo: O campo estará aberto das 14h do dia 16 de julho de 2016 às 12h do dia 21 de julho de 2016.

4.2 Alimentação: A alimentação será fornecida e servida no local do acampamento, em área específica. Para as atividades externas, a alimentação será fornecida em forma de lanche/kit de alimentação.

4.3 Traslado para atividades: A Organização do evento só permitirá o deslocamento de tropas para quaisquer atividades mediante a presença da totalidade de seus elementos, jovens e adultos. Exceção aos membros com impedimento atestado pelo departamento médico.

4.4 Atendimento médico: A Organização do evento manterá uma equipe médica atuando durante todo o período das atividades. Os casos que necessitem de atendimento específico serão encaminhados à rede hospitalar. Os partici-

Page 6: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

6

pantes filiados a planos de saúde devem levar consigo sua carteirinha de convênio do plano de saúde. Os demais serão encaminhados para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). 4.5 Segurança: A segurança externa à área de acampamento estará a cargo de empresa contratada, e a interna será missão da equipe de segurança integrada por membros da Equipe de Serviço, cuja principal responsabilidade será velar pelo cumprimento das normas do evento, para o que se deve prestar plena cooperação. Seus integrantes estarão devidamente identificados.

4.6 Centro Comercial: Durante o evento funcionará um centro comercial que irá disponibilizar serviços básicos e usuais necessários para este tipo de atividade.

4.7 Telefones: a Organização não garante a disponibilização de telefonia fixa. No local do acampamento será oferecido o serviço de Wi-Fi.

5. PAGAMENTO5.1 Opções de Pagamento: o participante (Jovem, Escotista ou Equipe de Serviço) poderá optar qualquer uma das formas de pagamento, com os respectivos vencimentos descritos abaixo:

Data do vencimentodo Boleto

Parcelas R$ Parcela Valor

À vista – venc.: 30/7/15 1 590,00 590,00

1/8/2015 11 59,09 650,00

1/9/2015 10 65,00 650,00

1/10/2015 9 72,22 650,00

1/11/2015 8 83,75 670,00

1/12/2015 7 95,71 670,00

1/1/2016 6 111,67 670,00

1/2/2016 5 138,00 690,00

1/3/2016 4 172,50 690,00

1/4/2016 3 230,00 690,00

1/5/2016 2 355,00 710,00

1/6/2016 1 730,00 730,00

• O valor de R$ 590,00 será para pagamento até a data do vencimento. Em caso de atraso, a inscrição será automaticamente cancelada.a) As inscrições poderão ser realizadas até 1º de junho de 2016, pelo Sigue.b) O atraso no pagamento de uma parcela, em qualquer das modalidades acima, acarretará em cobrança de multa de 2% e juros de 3% ao mês, e estará sujeito ao cancelamento da inscrição.c) O ingresso no evento somente será autorizado para aqueles que tenham quitado integralmente todas

Page 7: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

7

as parcelas do plano escolhido. 5.2. Impressão de Boletos Bancários: Após ter concluído o processo de inscrição pelo sistema Sigue, o interessado deverá utilizar a opção de impressão do boleto, para posterior pagamento.

5.3. Pagamento de Boletos Bancários:5.3.1 O atraso no pagamento de qualquer boleto em mais de 30 (trinta) dias implicará no cancelamento automático da inscrição;

5.3.2 Para os casos acima, será devolvido automaticamente 90% do valor pago até a data do cancela-mento, deduzidas as taxas de transferências (TED e DOC).

5.3.3 Caso os dados bancários sejam insuficientes para a devolução mencionada no item acima (confor-me informado pelo associado no Sigue), será descontado novamente o valor correspondente às taxas de transferências até a efetivação do crédito em conta corrente do associado.

5.3.4 A taxa de inscrição tem a finalidade de cobrir os seguintes custos e despesas:• Atividades de forma geral, incluindo os passeios e translados do programa;• Alimentação durante o evento, iniciando no almoço do dia 16, até o café da manhã do dia 21/6; • Enxoval composto de uma camiseta, um boné, um distintivo do evento, um lenço da atividade, uma caneca e manual do participante;• Atendimento médico em caso de doença (excluindo doenças pré-existentes) ou acidentes decorrentes do evento.

6. SUBSTITUIÇÃO E DESISTÊNCIA DE INSCRITO6.1 O participante poderá transferir sua inscrição, sem qualquer custo e diretamente pelo sistema Si-gue, até 16 de maio de 2016, desde que seus respectivos pagamentos estejam em dia.

6.2 A desistência de participação será aceita por meio do Sigue nas seguintes condições:a) Até 16 de maio de 2016 – será devolvido o valor pago descontados os custos administrativos no mon-tante de 10%, sem direito ao enxoval;b) Até 16 de junho de 2016 – será devolvido o valor pago descontados os custos administrativos no mon-tante de 15%, sem direito ao enxoval;c) Até 16 de julho de 2016 – será devolvido o valor pago descontados os custos administrativos no mon-tante de 30%, com direito a receber o enxoval do evento.Para os casos de desistência, será devolvido automaticamente o valor pago deduzidas as taxas adminis-trativas informadas acima e as despesas com transferências bancárias (TED e DOC).

7. ORGANIZAÇÃO DO EVENTO7.1 Coordenação e Organização: A responsabilidade pela organização e execução da Aventura Nacional Sênior é da Diretoria Executiva Nacional, que irá executar o evento em parceria com a Região Escoteira do Espírito Santo. O Comitê Organizador é composto pela Diretoria Executiva Nacional, pelo presidente da UEB-ES e pelo secretário geral da UEB.

Page 8: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

8

7.2 Composição de patrulhas e tropas: As patrulhas serão montadas pela organização do evento (res-peitando as patrulhas já montadas na origem) e deverão ser compostas por 6 jovens do Ramo Sênior, acompanhadas por um escotista. O fato de ser mista não implica em que se tenha mais de um escotista por patrulha. As tropas serão formadas por 4 patrulhas e sua composição final será divulgada até dia 16 de maio de 2016.

Não será permitido que uma mesma Unidade Escoteira Local abra uma nova patrulha sem ter completa-do outra patrulha em aberto.

8. SEGUROS8.1 Seguro Viagem: A Organização do evento recomenda a aquisição de seguro viagem, abrangendo o período entre a saída e o retorno ao domicílio, para todos os participantes.

8.2 Seguro Acidentes Pessoais: Estão cobertos pelo Seguro Escoteiro quando da efetivação do Registro Anual.

9. NORMAS DO EVENTOAtitudes e Comportamento: A Aventura Nacional Sênior é um local de encontro, intercâmbio e amizade, marco dos valores propostos na Lei e Promessa Escoteira. Caso não se respeitem as normas ou instru-ções apresentadas pela Organização Geral, será estabelecida a medida apropriada a ser adotada, poden-do, inclusive, culminar na exclusão do participante. No caso de exclusão, o participante responderá pelo pagamento integral de todas as despesas decorrentes desta situação.

Apresentação pessoal: Conforme a Regra 44 do P.O.R., nas cerimônias oficiais de abertura e encerra-mento, e sempre que solicitado pela Organização Geral, deverá ser utilizado o uniforme ou vestuário escoteiro.

Relações interpessoais: Não são permitidas atitudes, ações ou situações que afetem a integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional. Homens e mulheres de-vem manifestar respeito mútuo e para com o coletivo ao demonstrar publicamente atitudes próprias da intimidade.

Objetos de valor: Aconselhamos que nenhum objeto de alto custo (computadores portáteis, IPods, MP3 Players, etc.) sejam levados ao evento, por questões de segurança. A Organização do evento é respon-sável pela segurança pessoal dos participantes no âmbito da aplicação do programa do evento, e não se responsabilizará por nenhum prejuízo aos seus pertences pessoais, que estarão sob sua própria guarda.

Danos e prejuízos patrimoniais: Os participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos e/ou prejuízos causados por atos ou atitudes indevidas às áreas comuns do evento, sejam estas usadas para alojamento dos participantes ou desenvolvimento do programa. Atitudes desta natureza são motivos para exclusão do evento.

Fumo: Fumar será permitido somente para adultos, em locais pré-determinados.

Page 9: INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO · A efetiva aceitação na categoria “escotista” está condicionada à formação de uma patrulha. O escotista que formar uma

9

Consumo de bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas é proibido durante todo o evento.

Posse e consumo de drogas: A posse e/ou consumo de drogas é crime previsto no Código Penal Brasilei-ro. Qualquer participante que seja surpreendido com drogas, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do evento e o caso encaminhado imediatamente às autoridades competentes.

Furto ou roubo: Furto ou roubo são crimes previstos no Código Penal Brasileiro. Qualquer participante que seja surpreendido cometendo ilícitos desta natureza será excluído do evento e o caso encaminhado imediatamente às autoridades competentes.

Armas: Portar armas de fogo sem a devida autorização expedida pelos órgãos competentes é crime pre-visto no Código Penal Brasileiro. Qualquer participante que seja surpreendido portando arma de fogo ou branca será excluído do evento e o caso encaminhado imediatamente às autoridades competentes.

Saídas das áreas comuns: Não está autorizada a saída dos participantes do local do evento, com exceção dos momentos previstos na programação do evento.

Visitas: Somente pessoas expressamente autorizadas pela Organização Geral podem visitar o evento.

Uso de imagem: Os participantes do evento cedem à União dos Escoteiros do Brasil o direito de uso de imagens, na forma de fotografias ou filmagens realizadas ao longo do evento, para fins de promoção do Escotismo no Brasil. Com isso, a UEB passa a ter direito sobre o uso dessas imagens em materiais gráficos e digitais em suas produções, seja o material destinado aos próprios escoteiros, seja material promocional voltado à divulgação do Movimento Escoteiro.

10. PROTEÇÃO INFANTOJUVENILA proteção dos nossos jovens é responsabilidade de todo e qualquer adulto voluntário, e é fundamental que todos estejam preparados, não apenas para evitar, mas também reconhecer e agir de forma apro-priada, firme e imediata diante de situações de abusos e maus tratos. Orientamos que todos os adultos leiam atentamente e sigam as orientações contidas no Capítulo 15 do P.0.R.

11. PROCEDIMENTOS NÃO PREVISTOSO Comitê Organizador do evento decidirá quanto aos procedimentos não previstos no presente docu-mento.

Fique atento, em breve o Boletim 2 será divulgado com mais informações e orientações complementares.

Curitiba, 1º de julho 2015.

Marco Aurélio Romeu FernandesDiretor Presidente

Escoteiros do Brasil