informação-exame final nacional biologia e...

85
Prova 702 1 / 4 O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Biologia e Geologia, a realizar em 2014, nomeadamente: Objeto de avaliação Caracterização da prova Critérios gerais de classificação Material Duração Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto. Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014. Na prova será utilizado o sistema de identificação de cores ColorADD. Objeto de avaliação A prova tem por referência o Programa de Biologia e Geologia (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada, nomeadamente: Conhecimento e compreensão de dados, de conceitos, de modelos e de teorias; Interpretação de dados de natureza diversa; Aplicação dos conhecimentos adquiridos em novos contextos e a novos problemas; Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos; Estabelecimento de relações entre conceitos/articulação entre conteúdos; Estabelecimento de relações causa-efeito; Reconhecimento da função da observação na investigação científica; Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais; Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões; Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos; Interpretação dos resultados de uma investigação científica; Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões; Comunicação escrita/linguagem científica adequada. INFORMAÇÃO-EXAME FINAL NACIONAL BIOLOGIA E GEOLOGIA Dezembro de 2013 Prova 702 | 2014 11.º Ano de Escolaridade

Upload: votuong

Post on 24-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Prova 702 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Biologia e Geologia, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Na prova será utilizado o sistema de identificação de cores ColorADD.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Biologia e Geologia (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada, nomeadamente:

— Conhecimento e compreensão de dados, de conceitos, de modelos e de teorias; — Interpretação de dados de natureza diversa; — Aplicação dos conhecimentos adquiridos em novos contextos e a novos problemas; — Explicação de contextos em análise, com base em critérios fornecidos; — Estabelecimento de relações entre conceitos/articulação entre conteúdos; — Estabelecimento de relações causa-efeito; — Reconhecimento da função da observação na investigação científica; — Identificação/formulação de problemas/hipóteses explicativas de processos naturais; — Identificação de argumentos a favor ou contra determinadas hipóteses/conclusões; — Interpretação/alteração de procedimentos experimentais fornecidos; — Interpretação dos resultados de uma investigação científica; — Previsão de resultados/estabelecimento de conclusões; — Comunicação escrita/linguagem científica adequada.

INfORMAçãO-ExAME fINAL NACIONAL

BiOlOgia e geOlOgia Dezembro de 2013

Prova 702 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 702 2 / 4

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas de dados, gráficos, mapas, esquemas e figuras.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos temas ou à sequência das unidades letivas do Programa ou à sequência dos seus conteúdos.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas/unidades letivas do Programa.

O domínio procedimental, de natureza experimental, é avaliado por um conjunto de itens cuja cotação pode variar entre 15 e 30 pontos.

A prova é cotada para 200 pontos.

Os conteúdos no âmbito da Geologia e os conteúdos no âmbito da Biologia têm uma valorização idêntica.

A valorização dos temas/unidades na prova apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas/unidades

Componente de geologia

ConteúdosCotação

(em pontos)

10.º Ano

Módulo inicial — Tema I — A geologia, os geólogos e os seus métodos

30 a 50Tema II — A Terra, um planeta muito especial

Tema III — Compreender a estrutura e a dinâmica da Geosfera

11.º Ano Tema IV — Geologia, problemas e materiais do quotidiano 50 a 70

Total 100 pontos

Componente de Biologia

ConteúdosCotação

(em pontos)

10.º Ano

Módulo inicial — Diversidade na Biosfera

40 a 60

Unidade 1 — Obtenção de matéria

Unidade 2 — Distribuição de matéria

Unidade 3 — Transformação e utilização de energia pelos seres vivos

Unidade 4 — Regulação nos seres vivos

11.º Ano

Unidade 5 — Crescimento e renovação celular

40 a 60Unidade 6 — Reprodução

Unidade 7 — Evolução biológica

Unidade 8 — Sistemática dos seres vivos

Total 100 pontos

Prova 702 3 / 4

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de seleção

Escolha múltipla

24 a 28

5

OrdenaçãoAssociação

10

Itens de construçãoResposta curta

5 a 85

Resposta restrita 10 ou 15

A resposta aos itens de construção pode envolver, por exemplo, a apresentação de uma palavra, um número ou uma expressão, a produção de um texto com orientação e extensão variáveis, a apresentação de um raciocínio demonstrativo ou a apresentação de justificações.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de seleção.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação do item é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Prova 702 4 / 4

Nos itens que envolvam a produção de um texto, a classificação das respostas tem em conta a organização dos conteúdos e a utilização de linguagem científica adequada.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 706 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Desenho A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Desenho A, do 11.º e do 12.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova prática de duração limitada, nomeadamente:

— A observação e o registo com elevado poder de análise; — A aplicação de procedimentos e técnicas com correção e adequação; — A capacidade de síntese no domínio das operações abstratas; — A leitura crítica de mensagens de origens diversificadas; — A produção de novas mensagens utilizando a criatividade e a invenção.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Caracterização da prova

A prova apresenta itens de construção (expressão gráfica), com recurso a meios atuantes e técnicas obrigatórios, indicados, caso a caso no enunciado.

Os itens podem ter como suporte, por exemplo, imagens, textos e peças para construção de modelos tridimensionais.

Os itens podem envolver a mobilização de mais do que um dos conteúdos/temas do Programa.

InfORMAçãO-ExAME fInAL nACIOnAL

desenhO a dezembro de 2013

Prova 706 | 2014

12.º Ano de Escolaridade

Prova 706 2 / 3

na construção dos modelos tridimensionais, as peças fornecidas permitem múltiplas soluções, pelo que é obrigatório respeitar as regras seguintes:

— As peças nunca podem ser alteradas; — Só podem ser dobradas as peças com vinco pré-definido e qualquer dobra deve ser feita pelo vinco; — As peças devem ser unidas pela junção de duas ranhuras.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos/temas apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos/temas

Conteúdos/TemasCotação

(em pontos)

Procedimentos • Técnicas • Ensaios

50 a 7070 a 100

Sintaxe • Domínios da linguagem plástica 40 a 70

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itensnúmero de itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de construção (expressão gráfica)Grupo I — 2 itens 40 a 70

Grupo II — 1 item 90

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

na classificação a atribuir às respostas aos itens da prova, deverão ser considerados:

— O domínio dos diversos meios atuantes, riscadores e aquosos; — A capacidade de análise e representação de objetos e o domínio, no campo dos estudos analíticos de desenho à vista, da proporção, da escala, da distância, dos eixos e dos ângulos relativos, da volumetria, da configuração, dos pontos de inflexão, do contorno e da cor;

— O domínio e a aplicação de princípios e estratégias de composição e de estruturação na linguagem plástica, compreendendo práticas de ocupação de página, enquadramento, processos de transferência e efeitos de cor;

— A capacidade de síntese: transformação — gráfica e invenção; — A coerência formal e conceptual das formulações gráficas produzidas.

Os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Prova 706 3 / 3

Material

As respostas são registadas em papel de desenho, em formato A3 + (48 cm × 32 cm), fornecido pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). no cabeçalho das folhas de resposta, está identificada a disciplina — Desenho A — e o respetivo código — 706.

no preenchimento do cabeçalho, o examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

O examinando deve utilizar três folhas de resposta e resolver um item por folha, na face que apresenta o cabeçalho impresso.

na resposta a cada item o examinando deve orientar a folha do modo que considere mais adequado à sua estratégia de composição.

O examinando deve ser portador do seguinte material:

— grafites de diferentes graus de dureza, borracha, apara-lápis e esfuminho; — lápis de cor; — pastéis de óleo; — tinta da china preta; — aparos e/ou canetas caligráficas com tinta da china preta; — aguarelas; — pincéis, godés, recipientes para a água e pano; — régua, esquadros e papel vegetal.

não é permitido o uso de corretor nem de cola.

duração

A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 712 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Economia A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Economia A do 10.º e do 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos, uma vez que o Programa da disciplina estabelece como finalidades, nomeadamente, a articulação dos conhecimentos entre si e a sua integração nos contextos reais do mundo em que vivemos, e não uma abordagem em termos abstratos e independentes.

Os conhecimentos e as capacidades identificados no módulo inicial, enquanto pré-requisitos para o desenvolvimento do Programa, poderão ser mobilizados na avaliação dos conhecimentos e das capacidades de outros temas/unidades letivas.

Todos os conteúdos identificados no Programa como «conteúdos de sensibilização», essenciais para a compreensão da realidade socioeconómica, poderão igualmente ser objeto de avaliação na prova, com exceção daqueles relativos a «Funções e organização do Estado», constantes da unidade letiva 11, «A intervenção do Estado na economia».

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas de dados, gráficos, mapas, esquemas e figuras.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência das unidades letivas do Programa ou à sequência dos seus conteúdos.

InFORMAçãO-EXAME FInAL nACIOnAL

ECONOMIA A Dezembro de 2013

Prova 712 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 712 2 / 3

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas/unidades letivas do Programa.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos temas na prova apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas

TemasCotação

(em pontos)

Tema I — Introdução: a atividade económica e a Ciência Económica 5 a 20

Tema II — Aspetos fundamentais da atividade económica 80 a 100

Tema III — A contabilização da atividade económica 10 a 50

Tema IV — A organização económica das sociedades 45 a 85

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itensCotação por item

(em pontos)

Itens de seleção Escolha múltipla 18 5

Itens de construção

Resposta curta

7 a 8

5 ou 10

Resposta restritaResposta extensa

15 ou 20

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Prova 712 3 / 3

Itens de seleção

nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de avaliação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

nos itens que impliquem a realização de cálculos, os examinandos têm de apresentar as fórmulas que utilizaram, os cálculos que efetuaram, o resultado a que chegaram e a unidade de medida, de acordo com o solicitado.

nos itens de resposta extensa e nos itens de resposta restrita que impliquem a produção de um texto, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a utilização de calculadora do tipo não alfanumérico, não programável.

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 714 1 / 7

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Filosofia, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos dos itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Filosofia (consultar aqui) e as Orientações para efeitos de avaliação sumativa externa das aprendizagens na disciplina de Filosofia (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada, nomeadamente as capacidades seguintes.

Análise e interpretação – Identificar problemas filosóficos; – Identificar conceitos filosóficos; – Identificar teses filosóficas; – Relacionar conceitos e teses presentes em textos filosóficos; – Comparar teorias filosóficas; – Identificar a estrutura argumentativa de um texto; – Integrar um texto num contexto argumentativo e filosófico; – Reconhecer diferentes tipos de argumentos; – Enunciar premissas explícitas e implícitas de um argumento; – Reconstituir os argumentos apresentados num texto.

Problematização e conceptualização – Formular problemas filosóficos; – Relacionar problemas filosóficos; – Justificar a relevância de um problema filosófico; – Utilizar conceitos de forma adequada; – Esclarecer um conceito mediante a sua definição, exemplificação e contextualização; – Relacionar conceitos, por oposição, por interdependência e por hierarquização.

InFORMAçãO-ExAME FInAL nACIOnAL

filOsOfia Dezembro de 2013

Prova 714 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 714 2 / 7

Argumentação e crítica

– Defender teses, apresentando razões, argumentos ou exemplos adequados; – Determinar as implicações filosóficas de uma tese ou teoria; – Avaliar criticamente teses, teorias e argumentos, apresentando objeções ou contraexemplos; – Confrontar perspetivas filosóficas, considerando pontos fortes e pontos fracos.

A prova integra itens que permitem avaliar a aprendizagem relativa aos módulos II, III e IV do Programa de Filosofia, com as especificações introduzidas pelas Orientações e em conformidade com o nível de aprofundamento abaixo explicitado.

Módulo ii — A ação humana e os valores

Unidade 1. A ação humana — análise e compreensão do agir

1.1. A rede conceptual da ação

– A distinção entre ação e acontecimento; – A distinção entre voluntário e involuntário; – A articulação entre deliberação e decisão racional.

1.2. Determinismo e liberdade na ação humana

– Discussão das posições fundamentais de resposta ao problema da relação entre determinismo e livre-arbítrio: o determinismo radical, o determinismo moderado e o libertismo.

Unidade 2. Os valores — análise e compreensão da experiência valorativa

2.1. Valores e valoração — a questão dos critérios valorativos

– A distinção entre juízo de facto e juízo de valor; – A subjetividade, a relatividade ou a objetividade dos juízos de valor.

Unidade 3. Dimensões da ação humana e dos valores

3.1. A dimensão ético-política — análise e compreensão da experiência convivencial

3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral — análise comparativa de duas perspetivas filosóficas

– A ética deontológica de I. Kant — o dever e a lei moral; a boa vontade; imperativo hipotético e imperativo categórico; heteronomia e autonomia da vontade; agir em conformidade com o dever e agir por dever;

– A ética utilitarista de S. Mill — intenção e consequências; o princípio da utilidade; a felicidade; prazeres inferiores e prazeres superiores; a ausência de deveres absolutos.

3.1.4. Ética, direito e política — liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade

– A articulação entre ética e direito; – O problema da relação entre liberdade política e justiça social:

• A teoria da justiça de J. Rawls — a posição original e o véu de ignorância; a justiça como equidade; os princípios da justiça; a regra maximin; o contratualismo e a rejeição do utilitarismo;

• As críticas à teoria de J. Rawls.

Prova 714 3 / 7

Opção por 3.2. ou por 3.3.

3.2. A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética

3.2.1. A experiência e os juízos estéticos – O carácter subjetivo ou objetivo dos juízos estéticos.

3.2.2. A criação artística e a obra de arte – O problema da definição de arte; – Teoria da imitação, teoria expressivista e teoria formalista.

3.3. A dimensão religiosa — análise e compreensão da dimensão religiosa

3.3.1. A religião e o sentido da existência — a experiência da finitude e a abertura à transcendência – A resposta religiosa à questão do sentido da existência; – Perspetivas não religiosas sobre o sentido da existência.

3.3.3. Religião, razão e fé — tarefas e desafios da tolerância – Uma das provas da existência de Deus; – Uma das críticas à perspetiva religiosa.

Módulo iii — Racionalidade argumentativa e Filosofia

Unidade 1. Argumentação e lógica formal

1.1. Distinção validade — verdade

– A lógica como estudo da validade dos argumentos; – noções de proposição, argumento, premissa, conclusão e argumento válido.

Opção pelo Percurso a ou pelo Percurso B

PERCURsO a — Lógica Aristotélica

1.2. Formas de inferência válida

– Caracterização da linguagem da lógica silogística com as suas quatro formas; – Definição e estrutura do silogismo categórico — termos maior, menor e médio e premissas maior e menor;

– Classificação dos silogismos categóricos em figuras e modos; – Distribuição dos termos nas proposições categóricas; – Regras de validade do silogismo categórico.

1.3. Principais falácias

– Falácias formais: falácia do termo não distribuído, ilícita maior e ilícita menor.

PERCURsO B — Lógica Proposicional

1.2. Formas de inferência válida

– Caracterização da linguagem da lógica proposicional com as cinco conectivas: «não», «e», «ou», «se... então», «se e somente se»;

– Formalização de frases e de argumentos; prática de interpretação de fórmulas; – Funções de verdade e uso de tabelas de verdade para testar a validade de argumentos; – Formas de inferência válida: modus ponens, modus tollens, contraposição, silogismo disjuntivo, silogismo hipotético e leis de De Morgan.

1.3. Principais falácias

– Falácias formais: afirmação da consequente e negação da antecedente.

Prova 714 4 / 7

Unidade 2. Argumentação e retórica

2.1. O domínio do discurso argumentativo — a procura de adesão do auditório

– A distinção entre demonstração e argumentação; – A relação necessária ao auditório no discurso argumentativo.

2.2. O discurso argumentativo — principais tipos de argumentos e de falácias informais

– Critérios para avaliar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade; – Falácias informais: petição de princípio, falso dilema, apelo à ignorância, ad hominem, derrapagem (ou bola de neve) e boneco de palha (ou espantalho).

Unidade 3. Argumentação e Filosofia

3.1. Filosofia, retórica e democracia

– A retórica no contexto da democracia ateniense: o confronto entre as perspetivas dos sofistas e de Platão.

3.2. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica

– A crítica filosófica aos usos da retórica.

3.3. Argumentação, verdade e ser

– A argumentação filosófica e o seu vínculo à procura da verdade.

Módulo iV — O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica

Unidade 1. Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva

1.1. Estrutura do ato de conhecer

– O conhecimento como relação entre um sujeito e um objeto; – Discussão da definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada.

1.2. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento

– O racionalismo de Descartes — a dúvida metódica; o cogito; a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus;

– O empirismo de D. Hume — impressões e ideias; questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante e conexão necessária.

Unidade 2. Estatuto do conhecimento científico

2.1. Conhecimento vulgar e conhecimento científico

– A relação entre o senso comum e a ciência — discussão do valor do senso comum e da ciência como formas de conhecimento.

2.2. Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses

– As conceções indutivista e falsificacionista do método científico: • O indutivismo clássico — o papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias;

• O falsificacionismo de K. Popper — o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

2.3. A racionalidade científica e a questão da objetividade

– As perspetivas de K. Popper e de T. Kuhn sobre a evolução e a objetividade do conhecimento científico: • A perspetiva de K. Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas, aproximação à verdade;

• A perspetiva de T. Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.

Prova 714 5 / 7

Os conteúdos e as capacidades relativos ao módulo inicial do Programa, nomeadamente à subunidade «A dimensão discursiva do trabalho filosófico», embora não incluídos nas Orientações, poderão, dada a sua natureza transversal, ser mobilizados em articulação com os que são relativos aos módulos sujeitos a avaliação externa.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos módulos e das unidades letivas do Programa ou à sequência dos seus conteúdos.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos módulos ou das unidades do Programa e das Orientações.

Se a prova incluir itens que incidam em conteúdos apresentados em alternativa no Programa e nas Orientações, serão propostos os percursos necessários para garantir a igualdade de circunstâncias a todos os examinandos. nesse caso, os examinandos deverão selecionar um e apenas um dos percursos apresentados.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos

ConteúdosCotação

(em pontos)

Módulo II — A ação humana e os valores 55 a 85

Módulo III — Racionalidade argumentativa e Filosofia 40 a 55

Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica 55 a 85

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de seleção Escolha múltipla 6 a 12 5

Itens de construção

Resposta curta

6 a 12

5 a 10

Resposta restrita 15 a 25

Resposta extensa 30 a 40

A prova inclui a tabela de símbolos lógicos anexa à presente informação.

Prova 714 6 / 7

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa com cotação superior a 15 pontos e que envolvam a produção de um texto, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 714 7 / 7

ormulário – 12.º ano (cont.) anexo

TaBEla DE sÍMBOlOs lÓGiCOs

NOMEsÍMBOlOaDOTaDO

EXEMPlO alTERNaTiVas

Letras proposicionais P, Q, R, . . . P A, B, C, . . .; p, q, r, . . .

negação ¬ ¬P ͠ P P--

Conjunção Ʌ P Ʌ Q P & Q P . Q

Disjunção V P V Q PQ P + Q

Condicional → P → Q P ⊃ Q P ⇒ Q

Bicondicional ↔ P ↔ Q →←P QP Q P ⇔ Q

Sinal de conclusão P Ʌ Q P

P Ʌ Q PP Ʌ Q––––––

P

Parêntesis (...) (P Ʌ Q ) V P [...] {...}

Prova 715 1 / 9

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Física e Química A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Física e Química A (consultar aqui) e permite avaliar aprendizagens passíveis de avaliação numa prova escrita de duração limitada, nomeadamente:

– Conhecimento e compreensão de conceitos; – Compreensão das relações existentes entre aqueles conceitos e que permitiram estabelecer princípios, leis e teorias;

– Aplicação dos conceitos e das relações entre eles a situações e a contextos diversificados; – Seleção, análise, interpretação e avaliação críticas de informação apresentada sob a forma de textos, de gráficos, de tabelas, entre outros suportes, sobre situações concretas de natureza diversa, por exemplo, relativas a atividades experimentais;

– Produção e comunicação de raciocínios demonstrativos em situações e em contextos diversificados; – Comunicação de ideias por escrito.

Neste sentido, a prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

A prova está organizada por grupos de itens.

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas de dados, gráficos, fotografias e esquemas.

INFORMAçãO-EXAME FINAL NACIONAL

FÍSICA E QUÍMICA A Dezembro de 2013

Prova 715 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 715 2 / 9

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência das unidades do Programa ou à sequência dos seus conteúdos.

Alguns dos itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que uma das subunidades do Programa.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização das unidades na prova apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização das unidades

UnidadesCotação

(em pontos)

Química10.º ano

Unidade 1:Das estrelas ao átomo

15 a 35

Unidade 2:Na atmosfera da Terra: radiação, matéria e estrutura

15 a 35

Física10.º ano

Unidade 1:Do Sol ao aquecimento

15 a 35

Unidade 2:Energia em movimentos

15 a 35

Química11.º ano

Unidade 1:Química e indústria: equilíbrios e desequilíbrios

15 a 35

Unidade 2:Da atmosfera ao oceano: soluções na Terra e para a Terra

15 a 35

Física11.º ano

Unidade 1:Movimentos na Terra e no Espaço

15 a 35

Unidade 2:Comunicações

15 a 35

As duas componentes da disciplina (Física e Química) têm uma ponderação seme lhante na cotação da prova. A cotação atribuída à componente de Química e à componente de Física distribuir-se-á equilibradamente pelos dois anos de escolaridade a que o Programa se refere.

Um dos grupos de itens incide nas aprendizagens feitas no âmbito das atividades laboratoriais previstas no Programa da disciplina. A esse grupo é atribuída uma cotação entre 20 e 35 pontos.

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itensCotação por item

(em pontos)

Itens de seleção Escolha múltipla 15 a 20 5

Itens de construção

Resposta curta 1 a 5 5

Resposta restrita4 a 10 10

1 a 3 15

Prova 715 3 / 9

As respostas aos itens de resposta curta podem envolver, por exemplo, a apresentação de uma palavra, de uma expressão, de uma frase, de um número, de uma equação ou de uma fórmula.

As respostas aos itens de resposta restrita podem envolver a produção de um texto com apresentação de uma explicação, de uma previsão, de uma justificação ou de uma conclusão; ou podem envolver a realização de cálculos e a apresentação de justificações ou de conclusões; ou podem requerer a utilização das potencialidades gráficas da calculadora, solicitando, por exemplo, a reprodução de gráficos visualizados na mesma.

A prova inclui a tabela de constantes, o formulário e a tabela periódica, anexos a este documento.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações às respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos de classificação.

Nos itens de resposta restrita, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

Nos itens que envolvam a produção de um texto, a classificação das respostas tem em conta a organização dos conteúdos e a utilização de linguagem científica adequada.

Nos itens que envolvam a realização de cálculos, a classificação das respostas tem em conta a apresentação das etapas necessárias à resolução do item. Serão penalizados os erros de cálculo (numéricos ou analíticos), a ausência de unidades ou a apresentação de unidades incorretas no resultado final, a ausência de conversão ou a conversão incorreta de unidades, a transcrição incorreta de dados, entre outros fatores de penalização.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Prova 715 4 / 9

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

O examinando deve ser portador de material de desenho e de medida (lápis, borracha, régua graduada, esquadro e transferidor), assim como de uma calculadora gráfica.

A lista das calculadoras permitidas é fornecida pela Direção-Geral de Educação.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 715 5 / 9

Anexo 1

Tabela de constantes

Velocidade de propagação da luz no vácuo c = 3,00 × 108 m s-1

Módulo da aceleração gravítica de um corpo junto à superfície da Terra

g = 10 m s-2

Constante de gravitação universal G = 6,67 × 10-11 N m2 kg-2

Constante de Avogadro NA = 6,02 × 1023 mol-1

Constante de Stefan-Boltzmann s = 5,67 × 10-8 W m-2 K-4

Produto iónico da água (a 25 °C) Kw = 1,00 × 10-14

Volume molar de um gás (PTN) Vm = 22,4 dm3 mol-1

Prova 715 6 / 9

Anexo 2

Formulário

• Conversão de temperatura (de grau Celsius para kelvin) .............................. T = q + 273,15T – temperatura absoluta (temperatura em kelvin)q – temperatura em grau Celsius

• Densidade (massa volúmica) ...................................................................... r = m—V

m – massaV – volume

• Efeito fotoelétrico .................................................................................. Erad = Erem + Ec

Erad – energia de um fotão da radiação incidente no metalErem – energia de remoção de um eletrão do metalEc – energia cinética do eletrão removido

• Concentração de solução ......................................................................... c = n—Vn – quantidade de soluto

V – volume de solução

• Relação entre pH e concentração de H3O+ ................................... pH = –log {[H3O+] / mol dm–3}

• 1.ª Lei da Termodinâmica ........................................................................ DU = W+Q+RDU – variação da energia interna do sistema (também representada por DEi)W – energia transferida, entre o sistema e o exterior, sob a forma de trabalhoQ – energia transferida, entre o sistema e o exterior, sob a forma de calorR – energia transferida, entre o sistema e o exterior, sob a forma de radiação

• Lei de Stefan-Boltzmann .......................................................................... P = es AT 4

P – potência total irradiada pela superfície de um corpoe – emissividade da superfície do corpos – constante de Stefan-BoltzmannA – área da superfície do corpoT – temperatura absoluta da superfície do corpo

• Energia ganha ou perdida por um corpo devido à variação da suatemperatura ........................................................................................... E = m c DTm – massa do corpoc – capacidade térmica mássica do material de que é constituído o corpoDT – variação da temperatura do corpo

Prova 715 7 / 9

• Taxa temporal de transferência de energia, sob a forma de calor,

por condução ......................................................................................... Q–—Dt

= k A–—l

DTQ – energia transferida, sob a forma de calor, por condução,

através de uma barra, no intervalo de tempo Dt k – condutividade térmica do material de que é constituída a barraA – área da secção da barra, perpendicular à direção de transferência de energial – comprimento da barraDT – diferença de temperatura entre as extremidades da barra

• Trabalho realizado por uma força constante, F®

, que atua sobre um corpoem movimento retilíneo ........................................................................... W = Fd cosa

d – módulo do deslocamento do ponto de aplicação da forçaa – ângulo definido pela força e pelo deslocamento

• Energia cinética de translação .................................................................. Ec = 1—2

mv2

m – massav – módulo da velocidade

• Energia potencial gravítica em relação a um nível de referência .................. Ep = m g hm – massag – módulo da aceleração gravítica junto à superfície da Terrah – altura em relação ao nível de referência considerado

• Teorema da energia cinética ..................................................................... W = DEc

W – soma dos trabalhos realizados pelas forças que atuam num corpo, num determinado intervalo de tempo

DEc – variação da energia cinética do centro de massa do corpo, no mesmo intervalo de tempo

• Lei da gravitação universal ....................................................................... Fg = G m1 m2––—–—

r2Fg – módulo da força gravítica exercida pela massa pontual m1 (m2)

na massa pontual m2 (m1)G – constante de gravitação universalr – distância entre as duas massas

• 2.ª lei de Newton ..................................................................................... F®

= m a®

– resultante das forças que atuam num corpo de massa m

a® – aceleração do centro de massa do corpo

• Equações do movimento retilíneo com aceleração constante ......................... x = x0 + v0t + 1—2

at 2

x – valor (componente escalar) da posição v = v0 + atv – valor (componente escalar) da velocidadea – valor (componente escalar) da aceleraçãot – tempo

Prova 715 8 / 9

• Equações do movimento circular com velocidade linear de móduloconstante ............................................................................................... ac = v2

—rac – módulo da aceleração centrípetav – módulo da velocidade linear v = 2pr——Tr – raio da trajetóriaT – período do movimento w = 2p——Tw – módulo da velocidade angular

• Comprimento de onda ............................................................................. l = v——f

v – módulo da velocidade de propagação da ondaf – frequência do movimento ondulatório

• Função que descreve um sinal harmónico ou sinusoidal ............................... y = A sin(w t)A – amplitude do sinalw – frequência angulart – tempo

• Fluxo magnético que atravessa uma superfície, de área A, em que existeum campo magnético uniforme, B

® ........................................................... Fm = B A cosa

a – ângulo entre a direção do campo e a direção perpendicular à superfície

• Força eletromotriz induzida numa espira metálica ..................................... |ε i | = |DFm|—–—–

DtDFm – variação do fluxo magnético que atravessa a superfície delimitada

pela espira, no intervalo de tempo Dt

• Lei de Snell-Descartes para a refração .................................................... n1 sin a1 = n2 sin a2

n1, n2 – índices de refração dos meios 1 e 2, respetivamentea1, a2 – ângulos entre a direção de propagação da onda e a normal

à superfície separadora no ponto de incidência, nos meios 1 e 2, respetivamente

Prova 715 9 / 9

Anexo 3

Tabela periódicaTA

BEL

A PE

RIÓ

DIC

A

55 Cs

132,91

56 Ba

137,33

57-71

Lantanídeos

72 Hf

178,49

73 Ta180,95

74 W183,84

75 Re

186,21

76 Os

190,23

77 Ir192,22

78 Pt195,08

79 Au

196,97

80 Hg

200,59

81 T 204,38

82 Pb207,21

83 Bi

208,98

84 Po[208,98]

85 At

[209,99]

86 Rn

[222,02]

37 Rb

85,47

38 Sr 87,62

39 Y88,91

40 Zr 91,22

41 Nb

92,91

42 Mo

95,94

43 Tc 97,91

44 Ru

101,07

45 Rh

102,91

46 Pd106,42

47 Ag

107,87

48 Cd

112,41

49 In114,82

50 Sn118,71

51 Sb121,76

52 Te127,60

53 I126,90

54 Xe131,29

19 K39,10

20 Ca

40,08

21 Sc 44,96

22 Ti47,87

23 V50,94

24 Cr

52,00

25 Mn

54,94

26 Fe 55,85

27 Co

58,93

28 Ni

58,69

29 Cu

63,55

30 Zn 65,41

31 Ga

69,72

32 Ge

72,64

33 As

74,92

34 Se 78,96

35 Br

79,90

36 Kr

83,80

11 Na

22,99

12 Mg

24,31

13 A26,98

14 Si 28,09

15 P30,97

16 S32,07

17 C35,45

18 Ar

39,95

3 Li 6,94

4 Be

9,01

5 B10,81

6 C12,01

7 N14,01

8 O16,00

9 F19,00

10 Ne

20,18

1 H 1,01

2 He

4,00

90 Th23

2,04

91 Pa23

1,04

92 U23

8,03

93 Np

[237

]

94 Pu [244

]

95 Am

[243

]

96 Cm

[247

]

97 Bk

[247

]

98 Cf

[251

]

99 Es [252

]

100

Fm [257

]

101

Md

[258

]

102

No

[259

]

103Lr [262

]

58 Ce

140,

12

59 Pr14

0,91

60 Nd

144,

24

61 Pm [145

]

62 Sm 150,

36

63 Eu15

1,96

64 Gd

157,

25

65 Tb15

8,92

66 Dy

162,

50

67 Ho

164,

93

68 Er16

7,26

69 Tm 168,

93

70 Yb17

3,04

71 Lu17

4,98

87 Fr [223

]

88 Ra

[226

]

89-1

03A

ctin

ídeo

s

105

Db

[262

]

104Rf

[261

]

107

Bh

[264

]

108

Hs

[277

]

109

Mt

[268

]

Núm

ero

atóm

ico

Elemento

Mas

sa a

tóm

ica

rela

tiva

110

Ds

[271

]

111

Rg

[272

]

89 Ac

[227

]

57 La13

8,91

106

Sg [266

]

1

2

34

56

78

910

1112

1314

1516

17

18

Prova 708 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Geometria Descritiva A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Geometria Descritiva A do 10.º e do 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova prática de duração limitada, nomeadamente:

— A perceção e a visualização no espaço; — A aplicação dos processos construtivos da representação; — O reconhecimento da normalização referente ao desenho; — A utilização dos instrumentos de desenho e a execução dos traçados; — A utilização da geometria descritiva em situações de comunicação e registo; — A representação de formas reais ou imaginadas.

Caracterização da prova

A prova é cotada para 200 pontos.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um tema do Programa.

A valorização dos temas apresenta-se no Quadro 1.

InfORMAçãO-ExAME fInAL nACIOnAL

geOmetria desCritiva a dezembro de 2013

Prova 708 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 708 2 / 3

Quadro 1 — valorização dos temas

temasCotação

(em pontos)

item 1Em dupla projeção ortogonal, determinação de projeções de entidades geométricas elementares, condicionadas por relações de pertença (incidência), de paralelismo, de perpendicularidade, ou resultantes de intersecções.

50

item 2Em dupla projeção ortogonal, resolução de um problema métrico envolvendo a relação de entidades geométricas elementares ou a construção de figuras planas.

50

item 3Em dupla projeção ortogonal, representação de um sólido geométrico, ou determinação de uma secção ou de sombras de um sólido geométrico.

50

item 4Em axonometria clinogonal ou ortogonal, representação de uma forma tridimensional, composta por sólidos geométricos — pirâmides, prismas, cones, cilindros.

50

Os itens da prova são itens de construção que consistem em problemas de representação descritiva de entidades geométricas definidas no espaço tridimensional e são de resolução exclusivamente gráfica.

Os dados de suporte à resolução dos itens são apresentados sob a forma de medidas e coordenadas/direções/orientações em relação aos planos de referência.

nos itens, não são solicitados nem considerados como forma de resposta quaisquer legendas ou relatórios.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

Os critérios de classificação das respostas aos itens de construção apresentam-se organizados por etapas. A cada etapa corresponde uma dada pontuação.

As duas últimas etapas de cada item referem-se à observância das convenções gráficas usuais aplicáveis e ao rigor de execução e qualidade expressiva dos traçados.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Prova 708 3 / 3

material

A prova é realizada em folhas de papel de 120g/m2, formato A3 + (48 cm × 32 cm), fornecidas pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial). no cabeçalho das folhas de resposta, está identificada a disciplina — Geometria Descritiva A — e o respetivo código — 708.

no preenchimento do cabeçalho, o examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

O examinando deve utilizar quatro folhas de resposta e resolver um item por folha, na face que apresenta o cabeçalho impresso.

O examinando deve ser portador do seguinte material:

— lápis de grafite ou lapiseira; — borracha; — compasso; — régua graduada de 50 cm; — esquadros (sendo um de 45º); — transferidor; — outro material equivalente ao acima referido, habitualmente utilizado.

não é permitido o uso de corretor.

duração

A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 719 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Geografia A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Na prova será utilizado o sistema de identificação de cores ColorADD.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Geografia A (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Objetivos gerais

– Demonstrar a importância da conciliação entre o crescimento económico e a melhoria da qualidade de vida das populações, associando-os à valorização do património natural e cultural;

– Reconhecer a importância de atenuar as assimetrias regionais, valorizando a preservação das diferenças entre as regiões;

– Utilizar corretamente os conceitos geográficos; – Descrever e interpretar situações geográficas; – Identificar situações problemáticas relativas ao espaço geográfico; – Apresentar medidas/soluções fundamentadas para a resolução de problemas espaciais; – Utilizar os métodos indutivo e dedutivo na análise de fenómenos geográficos; – Utilizar o processo de inferência para interpretar documentos geográficos e responder a problemas ou levantar novos problemas;

– Analisar dados, organizando-os em categorias, na procura de modelos explicativos da organização do território;

– Utilizar corretamente a linguagem gráfica e cartográfica; – Reconhecer a necessidade de mudança da escala de análise na compreensão do espaço geográfico; – Reconhecer a existência de diferentes padrões de distribuição dos fenómenos geográficos; – Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico;

INfORMAçãO-ExAME fINAL NACIONAL

geOgrafia a Dezembro de 2013

Prova 719 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 719 2 / 3

– Relacionar transformações na organização do espaço geográfico com as potencialidades e as limitações das Novas Tecnologias da Informação;

– Relacionar a existência de conflitos no uso do espaço e na gestão de recursos com situações de desigual desenvolvimento, a nível local e/ou regional;

– Reconhecer a importância do ordenamento do território no atenuar das desigualdades de desenvolvimento;

– Compreender a estruturação do território nacional, em diferentes escalas de análise, assim como as suas interações com outros espaços, particularmente com os espaços ibérico e europeu.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina, na medida em que o ensino da Geografia promove a compreensão da complexidade dos sistemas naturais e dos sistemas humanos e sociais, bem como a interação entre eles.

A prova pode envolver a análise de fenómenos num âmbito multiescalar, uma vez que os fenómenos geográficos têm causas e consequências de âmbito territorial.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas de dados, gráficos, mapas, figuras, fotografias e imagens de satélite.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas do Programa.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos temas/conteúdos programáticos.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos temas apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas

TemasCotação

(em pontos)

10.º Ano

Módulo inicial — A posição de Portugal na Europa e no Mundo. 0 a 20

Tema I — A população, utilizadora de recursos e organizadora de espaços.

30 a 40

Tema II — Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades.

30 a 70

11.º Ano

Tema III — Os espaços organizados pela população. 30 a 70

Tema IV — A população, como se movimenta e como comunica. 5 a 50

Tema V — A integração de Portugal na União Europeia: novos desafios, novas oportunidades.

0 a 40

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Prova 719 3 / 3

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item(em pontos)

Itens de seleção Escolha múltipla 15-25 5

Itens de construçãoResposta restrita 4-8 10

Resposta extensa 2 20

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Nos itens de resposta extensa, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a utilização de régua, esquadro, transferidor e calculadora não alfanumérica, não programável.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 724 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de História da Cultura e das Artes, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de História da Cultura e das Artes do 10.º e do 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

A prova, conforme as orientações do Programa, consagra uma indissociável e contínua interação entre as artes e a cultura ou entre a cultura e as artes, salientando a importância de uma abordagem dinâmica e transversal dos fenómenos culturais e artísticos, localizados no espaço e no tempo, e contextualizados nas suas vertentes socioeconómicas, políticas, mentais e culturais.

Para a resolução dos itens da prova considera-se também relevante a leitura, a interpretação e a análise de documentos iconográficos, fontes escritas, textos historiográficos, ou outros suportes documentais, assim como a utilização da terminologia e do vocabulário específico da disciplina de História da Cultura e das Artes.

Caracterização da prova

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, figuras, plantas, mapas, cronologias, fotografias e esquemas.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos módulos do Programa da disciplina.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos módulos do Programa.

InfORMAçãO-ExAME fInAL nACIOnAL

história da Cultura e das artes dezembro de 2013

Prova 724 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 724 2 / 3

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos

ConteúdosCotação

(em pontos)

Módulos 1 a 4: • A Cultura da Ágora • A Cultura do Senado • A Cultura do Mosteiro • A Cultura da Catedral

40 a 60

Módulos 5 a 7: • A Cultura do Palácio • A Cultura do Palco • A Cultura do Salão

60 a 90

Módulos 8 a 10: • A Cultura da Gare • A Cultura do Cinema • A Cultura do Espaço Virtual

60 a 90

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de seleçãoEscolha múltipla

2 a 55

Associação 10

Itens de construção

Resposta curta4 a 8

5

Resposta restrita 20

Resposta extensa 2 35

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Prova 724 3 / 3

Itens de seleção

nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

nos itens de associação são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

As respostas classificadas por níveis de desempenho podem não apresentar exatamente os termos e/ou as expressões constantes dos descritores, desde que o seu conteúdo seja cientificamente válido e adequado ao solicitado.

A classificação das respostas aos itens de resposta restrita e aos itens de resposta extensa centra-se nos tópicos de referência (e respetivos aspetos relevantes), tendo em conta a abordagem do tema a que se refere o item, a mobilização dos conhecimentos adequados, a correta interpretação dos documentos apresentados e a utilização da terminologia específica da disciplina. A citação dos textos apresentados ou a mera transcrição só devem ser consideradas se servirem de suporte argumentativo à resposta do examinando.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

não é permitido o uso de corretor.

duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 623 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de História A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tida em consideração a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens de construção das provas a realizar em 2014.

Na prova poderá ser utilizado o sistema de identificação de cores ColorADD.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de História A (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Relativamente aos conteúdos, no Programa da disciplina acentua-se a importância da história de Portugal e da história contemporânea na formação do aluno e define-se globalmente uma orientação metodológica que implica a progressiva construção do saber histórico, com recurso à análise de fontes. Neste sentido, pode ser exigido ao examinando, nomeadamente:

– a identificação da informação expressa nas fontes apresentadas; – a explicitação do significado de elementos presentes nas fontes; – o cotejo da informação recolhida nas diversas fontes; – a contextualização cronológica e espacial da informação contida nas fontes; – o estabelecimento de relações entre a informação presente nas várias fontes e a problemática organizadora do conjunto;

– a mobilização de conhecimentos de realidades históricas estudadas para analisar fontes.

A prova incide nos conteúdos de aprofundamento e nos conceitos estruturantes fixados nos módulos dos dois últimos anos curriculares do programa de História A (11.º e 12.º anos). Poderão ser requeridas articulações entre estes conteúdos e estes conceitos e os restantes sempre que a orientação fixada nos módulos o exija.

Assim, são objeto explícito de avaliação os conteúdos de aprofundamento dos módulos 4, 5 e 6 (11.º ano) e 7, 8 e 9 (12.º ano) do Programa de História A.

INfORMAçãO-EXAME fINAL NACIONAL

HISTÓRIA A Dezembro de 2013

Prova 623 | 2014

12.º Ano de Escolaridade

Prova 623 2 / 4

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos dos módulos na prova

ConteúdosCotação

(em pontos)

Todos os conteúdos de aprofundamento e conceitos estruturantes.

Articulações entre os conteúdos de aprofundamento e os conceitos estruturantes e os restantes conteúdos apresentados no Programa da disciplina, sempre que a orientação fixada nos módulos o exija.

Módulo 4

40 a 60Módulo 5

Módulo 6

Módulo 7

140 a 160Módulo 8

Módulo 9

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itensCotação por item

(em pontos)

Itens de seleçãoEscolha múltipla Associação Ordenação

4 a 7 5 a 10

Itens de construção

Resposta curta4 a 7

5 a 10

Resposta restrita 20 a 30

Resposta extensa 1 40 a 50

Os itens da prova exigem a análise dos documentos apresentados e podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos módulos do Programa.

Os documentos que constituem suporte de análise para a resposta aos itens podem apresentar perspetivas diferentes e possibilitam o estabelecimento de inter-relações, em ordem ao esclarecimento de uma problemática decorrente de um ou mais módulos do Programa.

Um dos grupos de itens tem por suporte um documento escrito longo. Os outros três grupos de itens têm por suporte documentos de natureza diversa, como, por exemplo, textos, imagens, dados quantitativos organizados em gráfico, em quadro ou em tabela, cronologias e mapas. Um destes grupos integra o item de resposta extensa.

Prova 623 3 / 4

O item de resposta extensa apresenta tópicos de referência e está integrado num dos grupos que têm por suporte documentos de natureza diversa. Este item solicita a síntese de aspetos relacionados com conteúdos estruturantes do Programa, organizada em função dos tópicos, em articulação com as fontes apresentadas e com a problemática do grupo em que está inserido.

Nos itens que apresentam a instrução «com base em», a construção das respostas deve mobilizar os elementos/dados presentes, explícita ou implicitamente, no(s) documento(s). Nos itens que apresentam a instrução «a partir de» é igualmente obrigatória a mobilização de dados contidos no(s) documento(s), embora a resposta não se limite a esses elementos.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão da prova (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Nos itens de construção de resposta restrita e de resposta extensa, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Prova 623 4 / 4

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 723 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de História B, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve ainda ser tida em consideração a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Na prova poderá ser utilizado o sistema de identificação de cores ColorADD.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de História B (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Relativamente aos conteúdos, no Programa da disciplina acentua-se a importância da história de Portugal e da história contemporânea na formação do aluno e define-se globalmente uma orientação metodológica que implica a progressiva construção do saber histórico, com recurso à análise de fontes. Neste sentido, pode ser exigido ao examinando, nomeadamente:

– a identificação da informação expressa nas fontes apresentadas; – a explicitação do significado de elementos presentes nas fontes; – o cotejo da informação recolhida nas diversas fontes; – a contextualização cronológica e espacial da informação contida nas fontes; – o estabelecimento de relações entre a informação presente nas várias fontes e a problemática organizadora do conjunto;

– a mobilização de conhecimentos de realidades históricas estudadas para analisar fontes.

A prova incide nos conteúdos de aprofundamento e nos conceitos estruturantes fixados nos módulos dos dois anos curriculares do programa de História B. Poderão ser requeridas articulações entre estes conteúdos e estes conceitos e os restantes sempre que a orientação fixada nos módulos o exija.

Assim, são objeto explícito de avaliação os conteúdos de aprofundamento dos módulos 1, 2 e 3 (10.º ano) e 4, 5 e 6 (11.º ano) do Programa de História B.

INfORMAçãO-EXAME fINAL NACIONAL

HISTÓRIA B Dezembro de 2013

Prova 723 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 723 2 / 3

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Caracterização da prova

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos

ConteúdosCotação

(em pontos)

Todos os conteúdos de aprofundamento e conceitos estruturantes.

Articulações entre os conteúdos de aprofundamento e os conceitos estruturantes e os restantes conteúdos apresentados no Programa da disciplina, sempre que a orientação fixada nos módulos o exija.

Módulo 1

60 a 80Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4

120 a 140Módulo 5

Módulo 6

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itensCotação por item

(em pontos)

Resposta restrita 6 20 ou 30

Resposta extensa 1 50

Os itens da prova exigem a análise dos documentos apresentados e podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos módulos do Programa.

Os documentos que constituem suporte de análise para a resposta aos itens podem apresentar perspetivas diferentes e possibilitam o estabelecimento de inter-relações, em ordem ao esclarecimento de uma problemática decorrente de um ou mais módulos do Programa.

Um dos grupos de itens tem por suporte um documento escrito longo. Os outros dois grupos de itens têm por suporte documentos de natureza diversa, como, por exemplo, textos, imagens, dados quantitativos organizados em gráfico, em quadro ou em tabela, e mapas.

O item de resposta extensa apresenta tópicos de referência e está integrado num dos grupos que têm por suporte documentos de natureza diversa. Este item solicita a síntese de aspetos relacionados com conteúdos estruturantes do Programa, organizada em função dos tópicos, em articulação com as fontes apresentadas e com a problemática do grupo em que está inserido.

Prova 723 3 / 3

Nos itens que apresentam a instrução «com base em», a construção das respostas deve mobilizar os elementos/dados presentes, explícita ou implicitamente, no(s) documento(s). Nos itens que apresentam a instrução «a partir de» é igualmente obrigatória a mobilização de dados contidos no(s) documento(s), embora a resposta não se limite a esses elementos.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

A classificação a atribuir às respostas traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 732 1 / 3

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Latim A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Latim A do 10.º e do 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

De acordo com o Programa, a língua deve ser entendida como veículo de cultura; como tal, o estudo da língua e o da civilização e cultura constituem os dois domínios centrais da organização do objeto de avaliação.

O domínio linguístico envolve os conteúdos relativos ao funcionamento da língua especificados no Programa de Latim A, sob o título: II. Funcionamento da língua (sintaxe e morfologia; léxico).

Este domínio implica:

– a leitura e a compreensão de um texto em língua latina, nas suas dimensões linguística e cultural; – a expressão da mensagem de um texto latino em língua portuguesa, atendendo às especificidades de cada um dos códigos linguísticos, latino e português, e às respetivas realidades culturais;

– o conhecimento e a aplicação das categorias morfológicas e das estruturas sintáticas fundamentais da língua latina;

– as relações etimológicas, campos lexicais e semânticos; – a compreensão do léxico português à luz da etimologia.

O domínio civilizacional e cultural envolve os conteúdos relativos à civilização e à cultura especificados no Programa de Latim A, sob o título: I. Civilização e Cultura.

Este domínio implica:

– a expressão em língua portuguesa, com clareza e rigor, de conhecimentos e reflexões sobre temas de cultura e/ou de civilização romanas;

– a relacionação de aspetos relevantes da cultura portuguesa com aspetos da cultura clássica.

InFORMAçãO-ExAME FInAL nACIOnAL

latim a Dezembro de 2013

Prova 732 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 732 2 / 3

O Programa apresenta um vasto corpus de textos e de autores. Centrando-se os objetivos da tradução na compreensão do texto latino e das suas estruturas morfossintáticas — e não na exposição de conhecimentos de natureza literária sobre os autores ou sobre as suas obras —, o texto a traduzir pode ser de um dos autores propostos no Programa ou de um autor nele não mencionado.

Caracterização da prova

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, um texto latino autêntico e uma imagem.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas/unidades letivas do Programa.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos

Grupos ConteúdosCotação

(em pontos)

IDomínio das categorias e estruturas morfossintáticas da língua latina

30

IITransposição de um código linguístico para outro, atendendo às especificidades de cada uma das línguas, latim e português, e às respetivas realidades culturais

70

IIIAplicação de categorias e estruturas morfossintáticas da língua latina

35

IV Relações lexicais latim/português 30

VProdução de um texto, em língua portuguesa, sobre um tema de cultura e/ou civilização romanas

35

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de seleçãoEscolha múltiplaAssociaçãoCompletamento

1 a 5 5 a 10

Itens de construção

Resposta curtaCompletamento

10 a 18 4 a 10

Resposta restrita 1 15 a 20

Resposta extensa1 70

1 35

Prova 732 3 / 3

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a única opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

nos itens de resposta curta e nos de completamento, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação podem apresentar-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

nos itens de resposta extensa, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

Estão previstas desvalorizações para as incorreções linguísticas seguintes: erro inequívoco de pontuação; erro de ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação); erro de morfologia; erro de sintaxe; de impropriedade lexical.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a consulta de dicionários de Latim-Português e de Português-Latim, assim como de dicionários bilingues estrangeiros.

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Línguas estrangeiras 1 / 6

O presente documento divulga informação relativa às provas de exame final nacional do ensino secundário das disciplinas de línguas estrangeiras — Alemão, Nível de Iniciação; Espanhol, Nível de Iniciação; Francês, Nível de Continuação; Inglês, Nível de Continuação — a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam as provas os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudos instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores destas disciplinas, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos dos itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

Cada prova de exame tem por referência o Programa da disciplina a que diz respeito (consultar aqui). Sendo os Programas enquadrados por orientações presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas — QECR (consultar aqui), este documento assume particular relevo na conceção das provas.

Os Programas das disciplinas em causa preconizam uma convergência de metodologias ativas assentes em atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua1. Por este motivo, todas as provas das disciplinas acima identificadas apresentam as mesmas competências como objeto de avaliação e, na generalidade, opções semelhantes para a sua estrutura. Salvaguardam-se, contudo, algumas diferenças relacionadas com as especificidades de cada língua, das quais se dará conta nesta informação.(1)

O texto constitui o elemento nuclear e organizador das aprendizagens dos diferentes conteúdos (discursivos, lexicais, morfossintáticos e socioculturais) indicados no Programa de cada disciplina. Por este motivo, a compreensão/interpretação e a produção de texto assumem um carácter de centralidade no que se refere à organização das atividades linguísticas apresentadas pelas provas.

1 Entenda-se por atividades linguísticas aquelas que «abrangem o exercício da própria competência comunicativa em língua num domínio específico no processamento (receção e/ou produção) de um ou mais textos, com vista à realização de uma tarefa». Estratégia é «qualquer linha de ação organizada, regulada e com uma finalidade determinada pelo indivíduo para a realização de uma tarefa que ele escolhe ou com a qual se vê confrontado». Uma tarefa «é definida como qualquer ação com uma finalidade considerada necessária pelo indivíduo para atingir um dado resultado no contexto da resolução de um problema, do cumprimento de uma obrigação ou da realização de um objetivo», QECR, 2001: 30.

INFORMAçãO-ExAME FINAL NACIONALLínguas estrangeiras

aLemãO; espanhOL; francês; ingLês Dezembro de 2013

provas 501; 547; 517; 550 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Línguas estrangeiras 2 / 6

Assim, a abordagem do texto deve iniciar-se pela ativação de competências e pela mobilização de conhecimentos, nos âmbitos cognitivo, linguístico, discursivo e sociocultural, que são utilizados em contexto, quer ao nível da compreensão/interpretação, quer ao nível da produção.

Nas provas, são objeto de avaliação a compreensão/interpretação e a produção escritas (nas vertentes linguística, sociolinguística e pragmática). A demonstração destas competências envolve a mobilização dos conteúdos definidos pelo programa de cada disciplina para os 10.º e 11.º anos, nomeadamente, os das áreas de referência/dos domínios socioculturais, devendo o examinando utilizar estratégias de entre as enunciadas nos Programas. Os conteúdos programáticos devem ser perspetivados de modo integrado, sendo transversais a todos os momentos da prova.

As provas permitem avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada. Não são, por isso, avaliadas as competências relativas à oralidade; no entanto, esta limitação não implica uma subalternização das mesmas na prática letiva e na avaliação interna.

caracterização das provas

Cada prova consiste na realização de uma ou mais tarefas complexas, que se desenvolvem através de uma sequência de atividades que recobrem a demonstração de competências integradas de leitura e de escrita. Algumas atividades têm como suporte um ou mais textos e, eventualmente, uma ou mais imagens. O tema da(s) tarefa(s) insere-se em domínios/áreas de referência prescritos(as) pelo Programa da disciplina a que a prova diz respeito.

Embora as provas apresentem as mesmas opções para as competências que são objeto de avaliação e para as atividades que as organizam, salvaguardam-se algumas opções diferentes e adequadas a cada língua, justificadas pelas especificidades de cada disciplina, e do respetivo Programa, como, por exemplo, o nível de aprendizagem e a proximidade/distância relativamente à língua portuguesa.

A(s) tarefa(s) desenvolve(m)-se em duas fases, que a seguir se explicitam.

Fase de preparação (Atividade A)

Permite avaliar o desempenho do examinando na ativação de competências e na mobilização de conhecimentos pertinentes para a realização da Atividade C.

nível Língua exemplos de atividades

Iniciação

Alemão • Agrupar/reagrupar afirmações/expressões/palavras por categorias • Associar mensagens verbais a representações visuais e gráficas • Completar frases/textos com palavras dadas • Construir frases a partir de palavras isoladas • Hierarquizar factos/ações • Identificar paráfrases • Legendar imagens • Listar itens por ordem de interesse/importância/utilidade • Localizar elementos estranhos a um conjunto/texto • Preencher diagramas/tabelas

Espanhol

Continuação

Francês

Inglês

Fase de desenvolvimento (Atividades B e C)

Permite avaliar o desempenho do examinando em atividades que implicam a compreensão/interpretação e a produção de textos escritos. Os textos, de natureza diversificada, integram-se nos tipos enunciados no Programa da disciplina a que a prova diz respeito.

Línguas estrangeiras 3 / 6

Compreensão/Interpretação de Texto (Atividade B)

Visa a recolha e o tratamento de informação que serve de base para a realização da Atividade C. A compreensão/interpretação de texto implica o uso de diferentes estratégias de leitura global, seletiva e analítica.

O(s) texto(s) pode(m) ser abordado(s) no seu conjunto, incidindo essa abordagem, por exemplo, em relações de coerência/lógica e na sua coesão ao nível linguístico, ou em unidades menores, nomeadamente, no léxico e em processos de compreensão/interpretação e de (re)produção de sentidos.

A Atividade B pode ter um ou mais textos como suporte, situando-se o número total de palavras3 do(s) texto(s) a ler nos intervalos apresentados no quadro seguinte.(1)

nível Línguanúmero total de palavras

do(s) texto(s) da atividade Bexemplos de atividades

Iniciação

Alemão 350-400

• Completar frases/textos • Dar resposta a perguntas de compreensão/interpretação

• Expressar uma opinião sobre uma afirmação

• Identificar a função de elementos lexicais/gramaticais/funcionais

• Identificar a relação direta/inferida entre afirmações e um texto

• Identificar marcas de subjetividade • Identificar palavras/expressões referentes a elementos gramaticais

• Inferir intenções, pontos de vista, emoções

• Localizar informação específica • Ordenar sequências de ações/parágrafos

• Organizar informação por tópicos • Parafrasear expressões/frases • Preencher diagramas/tabelas • Relacionar títulos com textos/partes de textos

• Selecionar um final lógico para uma história

• Selecionar título/ideia principal

Espanhol 450-500

Continuação

Francês 420-470

Inglês 420-470

3 Para efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequência delimitada por espaços em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hífen ou resultantes de uma contração com o uso de apóstrofe (ex.: /l’école/; /sac-poubelle/; /friendly-looking/; /it’s/). Qualquer número conta como uma única palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2013/).

Línguas estrangeiras 4 / 6

Produção de Texto (Atividade C)

Permite avaliar o desempenho do examinando em atividades que implicam a redação de texto.

O número de palavras a escrever situa-se nos intervalos apresentados nos quadros seguintes.

nível Línguanúmero de palavras dos textos

a escrever na atividade cexemplos de atividades para

a escrita de dois textos

Iniciação

AlemãoTexto 1, 30-40

Texto 2, 80-120

para o texto 1 • Construir um texto, integrando elementos coesivos

• Escrever recados, mensagensavisos, convites, sugestões, conselhos

• Descrever/comentar um gráfico/uma imagem

• Preencher formulários, questionários

para o texto 2 • Descrever lugares, percursos • Descrever pessoas, objetos pessoais • Escrever cartas/mensagens decorreio eletrónico

• Escrever uma notícia • Narrar acontecimentos, experiências, com ou sem guião, eventualmente com o apoio de um estímulo (visual/textual)

• Escrever um texto de opinião

EspanholTexto 1, 30-40

Texto 2, 100-130

nível Línguanúmero de palavras do texto

a escrever na atividade cexemplos de atividades para

a escrita de um texto

Continuação

Francês

150-220

• Escrever um texto/artigo de opinião • Descrever situações, imagenssensações

• Escrever uma carta • Escrever uma notícia • Narrar acontecimentos, experiências, com/sem guião, eventualmente com o apoio de um estímulo (visual/textual)

• Escrever um texto argumentativo/persuasivo

Inglês

Línguas estrangeiras 5 / 6

As provas são cotadas para 200 pontos e a sua estrutura sintetiza-se no quadro seguinte.

competências atividadescotação

(em pontos)Tipologia de itens

número de itens

competência linguística

• competência lexical • competência gramatical • competência semântica • competência ortográfica

competência pragmática

• competência discursiva • competência funcional/estratégica

competência sociolinguística

A 40

Itens de seleção

• escolha múltipla • associação • ordenação • completamento

3 a 5

B 80

Itens de construção

• completamento • resposta curta • resposta restrita

4 a 7

C 80

alemão e espanhol,nível de iniciação

Itens de construção

• resposta restrita • resposta extensa

2(um de cada

tipo)

francês e inglês,nível de continuação

Item de construção

• resposta extensa

1

critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

Todos os itens apresentam critérios específicos de classificação organizados por níveis de desempenho. A cada um desses níveis é atribuída uma única pontuação.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

Itens de seleção

Nos itens de seleção, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a(s) opção/opções correta(s). No caso de a cotação ser atribuída a um grupo de itens ou a um item constituído por várias alíneas, as respostas são classificadas de acordo com o nível de desempenho observado na sua totalidade.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa.

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Línguas estrangeiras 6 / 6

Itens de construção

Nos itens de construção, é atribuída a classificação de zero pontos a respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, nomeadamente nos itens de resposta extensa, onde a competência linguística só é avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e se tiver obtido, pelo menos, a classificação mínima na competência pragmática.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

material

O examinando apenas pode usar na prova, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a consulta de dicionários unilingues e/ou bilingues, sem restrições nem especificações.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 734 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Literatura Portuguesa, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Literatura Portuguesa (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Considerando o horizonte da formação em Literatura Portuguesa (10.º e 11.º anos), a prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se a avaliação dos conhecimentos e das capacidades que a seguir se enunciam:

– compreensão e interpretação de textos de diferentes modos e géneros, nomeadamente, líricos, dramáticos, narrativos e ensaísticos;

– explicitação de elos de ligação entre significados, circunstâncias de produção e/ou opções do(s) autor(es) no que respeita a modos e géneros, estrutura e linguagem;

– reconhecimento de aspetos relativos aos contextos culturais de produção e de receção das obras e respetivas contingências;

– deteção e interpretação de diferenças e de semelhanças entre textos; – desenvolvimento e fundamentação de uma argumentação interpretativa; – utilização, em tarefas interpretativas, de teorias e de terminologia adequadas e rigorosas; – produção de textos de diferentes tipologias, com correção e coerência, envolvendo e distinguindo diferentes perspetivas: recriativa (escrita com o texto), pessoal e experiencial (escrita a partir do texto) e analítico-descritiva (escrita sobre o texto);

– articulação da Literatura com outras formas de arte e outros produtos culturais da atualidade, evidenciando a especificidade da experiência estética e da fruição individual que dela podem decorrer.

InfORMAçãO-ExAME fInAL nACIOnAL

literatura pOrtuguesa Dezembro de 2013

prova 734 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 734 2 / 4

Relativamente aos conteúdos, lembra-se que, dentro do Quadro de Referências I do Programa, são indicados como sendo de leitura obrigatória os textos de «Poesia e Prosa Medievais» e da lírica camoniana. As restantes indicações programáticas desse Quadro de Referências I permitem escolhas apenas condicionadas pela obrigatoriedade/recomendação de representação dos modos literários indicados em cada módulo e referidos no Programa enquanto «Poesia», «Textos de Teatro» e «Prosa». Por esse motivo, quando se opta por autores ou obras constantes do Quadro de Referências I, em regime de leitura opcional, a avaliação pode ser realizada por duas vias, a seguir explicitadas:

a) Se a prova incluir itens que incidem em conhecimentos de obras, de autores ou de contextos histórico-literários, são propostas tantas alternativas quantas as que são necessárias para garantir a equivalência de circunstâncias a todos os examinandos. Por exemplo, no caso da opção por texto de teatro referente ao módulo intitulado «Do Renascimento ao Pré-Romantismo», surgem, em alternativa, conjuntos de itens relativos a todas as possibilidades programáticas, ou seja: Inês Pereira, Lusitânia e Dom Duardos, de Gil Vicente, e Guerras do Alecrim e Manjerona, de António José da Silva.

b) Se a prova incluir itens que visam avaliar o desempenho de competências de leitura do texto literário, anteriormente identificadas, sem exigir conhecimentos específicos relativos a autores, a obras ou a contextos histórico-literários, é apresentado apenas um texto para análise. neste caso, é requerido ao examinando que mobilize os saberes interpretativos e estratégicos envolvidos na leitura literária, bem como factos e conceitos previstos no Quadro de Referências III, sobretudo enquanto elementos auxiliares da leitura e da escrita.

Quando a prova incluir textos de autor ou de obra não indicados no Quadro de Referências I, o procedimento adotado é o descrito na alínea b).

Caracterização da prova

A prova integra itens que abrangem, no todo ou em parte, as atividades a seguir indicadas:

– atividades de interpretação e de análise de um texto literário; – atividades relacionadas com a leitura de um texto literário, em articulação com um ou mais textos (outro texto literário, texto crítico, verbete de dicionário especializado, excerto de uma História da Literatura, etc.);

– atividades relacionadas com a leitura de um texto crítico, de um verbete de dicionário especializado, de um excerto de uma História da Literatura, etc.;

– atividades de escrita relacionadas com a leitura de um texto literário.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Prova 734 3 / 4

Quadro 1 — Valorização dos conteúdos

ConteúdosCotação

(em pontos)

LEITuRA

Texto Literário

Quadro de Referências I • Poesia e Prosa Medievais • Do Renascimento ao Pré-Romantismo • Romantismo, Realismo e Simbolismo • Do Orpheu à Contemporaneidade

Texto de autor incluído, ou não, no Quadro de Referências II

Texto Informativo • Verbete de dicionário • Texto de teoria ou de crítica literária

Conceitos de teorização literária apresentados no Quadro de Referências III

120

ESCRITA

Escrita analítico-descritiva

Escrita recriativa

Escrita pessoal e experiencial

80

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item (em pontos)

Itens de construçãoResposta restrita 6 a 10 15 a 30

Resposta extensa 1 40

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

A classificação das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta escrita integralmente em maiúsculas é sujeita a uma desvalorização de cinco pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Prova 734 4 / 4

Itens de construção

A cotação dos itens de resposta restrita e de resposta extensa é distribuída por parâmetros relativos aos aspetos de conteúdo (C) e aos aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (f).

Os critérios de classificação relativos aos aspetos de conteúdo (C) apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação máxima.

nos itens de resposta extensa, os critérios de classificação do parâmetro relativo aos aspetos de estruturação do discurso e correção linguística (f) também se apresentam organizados por níveis de desempenho, sendo indicada, para cada um desses níveis, a pontuação máxima a atribuir.

Estão previstos descontos por aplicação de fatores de desvalorização no domínio da correção linguística. Estes descontos são efetuados até ao limite das pontuações indicadas nos critérios de classificação.

O afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.

nos itens de resposta extensa, são desvalorizadas as respostas que não respeitem as indicações apresentadas relativamente à extensão.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

não é permitida a consulta de dicionário.

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 835 1 / 6

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Matemática Aplicada às Ciências Sociais, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais do 10.º e do 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina e a sua resolução pode envolver:

– Interpretação de textos de Matemática; – Expressão do mesmo conceito de diversas formas e em diferentes linguagens; – Apresentação de textos com conteúdos matemáticos de forma clara e organizada; – Identificação/aplicação de modelos matemáticos que permitam a interpretação e a resolução de situações do quotidiano (simplificadas);

– Seleção e aplicação de estratégias de resolução de problemas; – Formulação de hipóteses e previsão de resultados; – Interpretação e crítica de resultados no contexto de problemas; – Descoberta de relações entre conceitos matemáticos; – Formulação de generalizações a partir de experiências; – Validação de conjeturas; – Comunicação, por escrito, de conceitos, raciocínios e ideias, com clareza e rigor lógico; – Aplicação de diversos métodos eleitorais; – Comparação dos resultados da aplicação de diversos métodos eleitorais; – Identificação de aspetos de certos métodos eleitorais que podem ser melhorados e identificação de limitações a essa melhoria;

– Reconhecimento da ocorrência de situações paradoxais;

InFORMAçãO-EXAME FInAL nACIOnAL

MateMática aplicada às ciências sOciais dezembro de 2013

prova 835 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 835 2 / 6

– Aplicação de métodos de divisão proporcional e interpretação das suas consequências; – Aplicação de métodos para obter uma partilha equilibrada; – Interpretação de informação transmitida através de tabelas, gráficos, figuras e esquemas; – Classificação de dados, construção de tabelas de frequência, representação gráfica adequada a cada um dos tipos de dados;

– Organização da informação extraída de conjuntos de dados; – Tratamento, exploração e transmissão de dados numéricos e gráficos; – Análise crítica de dados, informações e resultados obtidos; – Cálculo de estatísticas, com e sem calculadora gráfica; – Interpretação de estatísticas; – Reconhecimento da existência, ou não, de associação entre duas variáveis; – Interpretação do tipo e da força da associação entre duas variáveis; – Reconhecimento das limitações da reta de regressão quando existem outliers; – Construção de gráficos; – Aplicação de técnicas e de conceitos matemáticos na resolução de problemas concretos (por exemplo, envolvendo modelos financeiros);

– Aplicação de métodos matemáticos na determinação de soluções, possíveis, satisfatórias ou ótimas, de problemas de sistemas de distribuição ou gestão (por exemplo, envolvendo grafos);

– Descrição de modelos e de esquemas que permitam a resolução de problemas; – Reconhecimento do alcance e das limitações de um modelo matemático; – Determinação ou utilização de modelos discretos de crescimento linear e de crescimento exponencial; – Utilização da calculadora gráfica, nas diferentes regressões (linear, exponencial, logarítmica e logística), para obter modelos abstratos a partir de dados apresentados;

– Utilização e comparação de modelos, envolvendo funções lineares, exponenciais, logarítmicas e logísticas, obtidos na calculadora ou apresentados pela expressão analítica;

– Análise crítica de resultados obtidos a partir de modelos (linear, exponencial, logarítmico e logístico); – Resolução de problemas de contagem; – Compreensão da aleatoriedade presente em situações do quotidiano e em diferentes fenómenos; – Resolução de problemas envolvendo cálculo de probabilidades; – Cálculo de probabilidades de acontecimentos a partir de modelos de probabilidade; – Construção de modelos de probabilidade e utilização da regra do produto; – Cálculo das probabilidades de alguns acontecimentos, utilizando propriedades da probabilidade; – Determinação da função massa de probabilidade; – Cálculo de probabilidades condicionais; – Identificação de acontecimentos independentes; – Distinção entre valor médio populacional e média amostral; – Cálculo da variância e do desvio padrão; – Referência às principais características de um modelo normal ou Gaussiano; – Cálculo de probabilidades com base no modelo normal, recorrendo ao uso de uma tabela da função de distribuição de uma normal Standard ou à calculadora gráfica;

– Aplicação das ideias básicas de um processo de inferência estatística; – Aplicação dos conceitos de intervalo de confiança e de erro; – Construção de estimativas intervalares ou de intervalos de confiança para o valor médio e para a proporção.

caracterização da prova

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas de dados, gráficos, mapas, figuras, ou outros.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos temas do Programa.

Prova 835 3 / 6

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas do Programa.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos temas na prova apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas

temascotação

(em pontos)

Métodos de apoio à decisão 40 a 60

Modelos matemáticos 40 a 60

Estatística

90 a 110Modelos de probabilidade

Introdução à inferência estatística

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itens número de itenscotação por item

(em pontos)

Itens de construçãoResposta restrita

8 a 15 5 a 25Resposta extensa

A resposta aos itens de construção pode envolver, por exemplo, a produção de um texto com orientação e extensão variáveis, a apresentação de cálculos, de justificações ou de conclusões, de construções geométricas, ou a utilização das potencialidades da calculadora.

A prova inclui o formulário anexo a este documento.

critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Prova 835 4 / 6

Os critérios de classificação das respostas podem apresentar-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

Sempre que, na resolução de um item, se recorrer à calculadora, devem ser apresentados todos os elementos recolhidos na sua utilização, mais precisamente: no recurso às potencialidades gráficas da calculadora, devem ser apresentados o(s) gráfico(s) obtido(s), a janela de visualização e as coordenadas dos pontos relevantes para a resolução do problema proposto; no recurso a uma tabela obtida na calculadora, devem ser apresentadas todas as linhas relevantes da tabela para a resolução do problema proposto; no recurso a estatísticas obtidas na calculadora, devem ser apresentadas as listas que tenham sido introduzidas na calculadora para as obter.

Algumas situações para as quais se prevêem desvalorizações na classificação das respostas são: apresentação de cálculos intermédios ou do resultado final com um número de casas decimais diferente do solicitado ou apresentação de um arredondamento incorreto; utilização de valores aproximados nos cálculos intermédios quando deveriam ser usados valores exatos; ocorrência de um erro ocasional num cálculo; utilização de processos de resolução que não respeitam as instruções dadas; apresentação apenas do resultado final quando a resolução do item exige cálculos e/ou justificações; transposição incorreta de dados; ocorrência de um erro que revela desconhecimento de conceitos, de regras ou de propriedades; apresentação do resultado final que não respeita a forma solicitada.

nos itens que impliquem a produção de um texto, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

O uso de lápis só é permitido nas construções que envolvam a utilização de material de desenho, devendo o resultado final ser passado a tinta.

O examinando deve ser portador de material de desenho e de medição (lápis, borracha, régua, compasso, esquadro e transferidor), assim como de uma calculadora gráfica.

A calculadora deve ter potencialidades que permitam a resolução adequada da prova, nomeadamente, gráficas, de cálculo estatístico, de utilização das diferentes regressões (linear, exponencial, logarítmica e logística), para obter modelos abstratos a partir de dados apresentados. A lista das calculadoras permitidas é fornecida pela Direção-Geral de Educação.

não é permitido o uso de corretor.

duração

A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 835 5 / 6

Anexo

Formulário

teoria matemática das eleições

Conversão de votos em mandatos, utilizando o método de representação proporcional de Hondt

O número de votos apurados por cada lista é dividido, sucessivamente, por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa série de tantos termos quantos os mandatos atribuídos ao círculo eleitoral em causa; os mandatos pertencem às listas a que correspondem os termos da série estabelecida pela regra anterior, recebendo cada uma das listas tantos mandatos quantos os seus termos na série; no caso de só ficar um mandato por distribuir e de os termos seguintes da série serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver obtido o menor número de votos.

Modelos de grafos

Condição necessária e suficiente para que um grafo conexo admita circuitos de Euler

Um grafo conexo admite circuitos de Euler se e só se todos os seus vértices forem de grau par.

probabilidades

Teorema da probabilidade total e Regra de Bayes

A

B B B

A

1 B2 B3

( ) ( ) ( )( ) ( | ) ( ) ( | )

( | ) ( )( )

( ) ( | ) ( ) ( | )( ) ( | )

P A P A B P A BP B P A B P B P A B

P B A P AP A B

P B P A B P B P A BP B P A B

+ +

# #

+

# #

#

= + == +

= =

=+

1 2 3

( )

( )

P A

P A P A B P A B P A BP B P A B P B P A B P B P A B

P B A P A B

P B P A B P B P A B P B P A BP B P A B

kpodendo tomar os valores , ou

kk

k k

1 2 3

1 1 2 2 3 3

1 1 2 2 3 3

+ + +

# # #

+

# # #

#

; ; ;

;

; ; ;

;

= + + == + +

= =

=+ +

^ ^ ^

^ ^ ^ ^ ^ ^

^^

^ ^ ^ ^ ^ ^

^ ^

h h h

h h h h h h

hh

h h h h h h

h h

Prova 835 6 / 6

intervalos de confiança

Intervalo de confiança para o valor médio m de uma variável normal X, admitindo que se conhece o desvio padrão da variável

Intervalo de confiança para o valor médio m de uma variável X, admitindo que se desconhece o desvio padrão da variável e que a amostra tem dimensão superior a 30

x x,zn

zn

v v- + ;E x x,zn

s zn

s- + ;E

n — dimensão da amostra

x — média amostral

v — desvio padrão da variável

z — valor relacionado com o nível de confiança (*)

n — dimensão da amostra

x — média amostral

s — desvio padrão amostral

z — valor relacionado com o nível de confiança (*)

Intervalo de confiança para uma proporção p, admitindo que a amostra tem dimensão superior a 30

( ),

( )p z

np p

p zn

p p1 1-

-+

-tt t

tt t ;E

n — dimensão da amostra

pt — proporção amostral

z — valor relacionado com o nível de confiança (*)

(*) Valores de z para os níveis de confiança mais usuais

nívelde confiança

90% 95% 99%

z 1,645 1,960 2,576

Prova 635 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Matemática A, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Matemática A (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

A prova tem como objeto de avaliação os conhecimentos e as capacidades que constam dos Programas do 11.º e do 12.º anos de escolaridade e incide nos temas que a seguir se discriminam.

• Geometria no plano e no espaço II • Introdução ao cálculo diferencial I • Sucessões reais • Probabilidades e combinatória • Introdução ao cálculo diferencial II • Trigonometria e números complexos

A resolução de alguns dos itens pressupõe, como pré-requisito, o conhecimento dos temas do 10.º ano.

De acordo com o Programa, as conexões entre os diversos temas são fundamentais. Neste sentido, a prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, textos, tabelas, figuras e gráficos.

INfORMAçãO-EXAME fINAL NACIONAL

MATEMÁTICA A Dezembro de 2013

Prova 635 | 2014

12.º ano de Escolaridade

Prova 635 2 / 4

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos temas no Programa ou à sequência dos seus conteúdos.

Os itens podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas do Programa.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos temas na prova apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas

TemasCotação

(em pontos)

Probabilidades e combinatória 35 a 60

Introdução ao cálculo diferencial I e II 50 a 90

Trigonometria e números complexos 40 a 70

Geometria no plano e no espaço II 15 a 40

Sucessões reais 0 a 15

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — Tipologia, número de itens e cotação

Tipologia de itens Número de itensCotação por item

(em pontos)

Itens de seleção Escolha múltipla 8 5

Itens de construçãoResposta restritaResposta extensa

10 a 13 10 a 20

A resposta aos itens de construção pode envolver, por exemplo, a produção de um texto (composição), a apresentação de um raciocínio demonstrativo ou a resolução de problemas com apresentação de cálculos, de justificações ou de construções geométricas, recorrendo ou não às potencialidades da calculadora.

A prova inclui o formulário anexo a este documento.

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de escolha múltipla.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

Prova 635 3 / 4

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Itens de construção

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho ou a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

Nos itens que impliquem a realização de cálculos, os examinandos têm de apresentar, de forma completa, os cálculos que efetuaram e têm de apresentar o valor exato dos resultados, exceto quando é pedida uma aproximação.

Nos itens de construção cuja resposta envolva o uso obrigatório das potencialidades gráficas da calculadora, o examinando deve reproduzir o gráfico da função ou os gráficos das funções visualizados na calculadora.

A classificação a atribuir a cada item estará sujeita a desvalorizações devido a erros de cálculo, à transcrição incorreta de dados, à utilização de simbologias ou expressões formalmente incorretas, à utilização de processos de resolução que não respeitem as instruções, à apresentação de elementos em excesso face ao solicitado.

É aceite e classificado qualquer processo de resolução, desde que enquadrado pelo Programa da disciplina; como tal, não são aceites, por exemplo, processos de resolução que envolvam a aplicação da regra de Cauchy, da regra de l’Hôpital ou de resultados da teoria de matrizes.

Nos itens que envolvam a produção de um texto, a classificação das respostas tem em conta a organização dos conteúdos e a utilização de linguagem científica adequada.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

O uso de lápis só é permitido nas construções que envolvam a utilização de material de desenho, devendo o resultado final ser passado a tinta.

O examinando deve ser portador de material de desenho e de medição (lápis, borracha, régua, compasso, esquadro e transferidor), assim como de uma calculadora gráfica. A lista das calculadoras permitidas é fornecida pela Direção-Geral de Educação.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 635 4 / 4

Anexo

Formulário

Geometria

Comprimento de um arco de circunferência:

, , ;âr amplitude em radianos do ngulo ao centro r raioa a- -^ h

Áreas de figuras planas

Losango: Diagonal maior Diagonal menor2#

Trapézio: Base maior Base menor Altura2

#+

Polígono regular: í óSemiper metro Ap tema#

Sector circular:

, , ;âr amplitude em radianos do ngulo ao centro r raio2

2a a- -^ h

Áreas de superfíciesÁrea lateral de um cone: ;r g r raio da base g geratrizr - -^ h

Área de uma superfície esférica: 4 r raio2 -rr ] g

VolumesPirâmide: Área da base Altura

31# #

Cone: Área da base Altura31# #

Esfera: r r raio34 3r -] g

Trigonometria

a b a b b asen sen cos sen cos+ = +] g

a b a b a bcos cos cos sen sen+ = -] g

a ba b

a b

1tg tg tg

tg tg+ =

-

+] g

Complexos

cis cis nnt i t= n i^ ^h h

, ,cis cisnk k n n2 0 1 e Nn n f! !t i t i r= + -b ]l g! +

Probabilidades

é ã, ,

,

,

,

p x p x

p x p x

X N

P X

P X

P X

0 6827

2 2 0 9545

3 3 0 9973

:Se ent o

n n

n n

1 1

1 12 2

f

f

1 1

1 1

1 1

.

.

.

n

v n n

n v

n v n v

n v n v

n v n v

= + +

= - + + -

- +

- +

- +

] ^

]

]

]

]

g h

g

g

g

g

Regras de derivação

u

u

u

u

u

u

sen cos

cos

tgcos

ln

ln

logln

sen

u v u v

u v u v u v

vu

vu v u v

u n u u n

u u u

u u

uu

e e

a a a a

uu

uu a

a

1

1

R

R

R

n n

u u

u u

a

2

1

2

!

!

!

+ = +

= +

= -

=

=

=-

=

=

=

=

=

-

+

+

l l l

l l l

l l l

l l

l l

l l

l l

l l

l l

l l

l l

^^

`

^ ^^^

^

^

^ ^

^

^ ^

hh

j

h hhh

h

h

h h

h

h h

"

"

,

,

Limites notáveis

3

lim

lim sen

lim

limln

lim ln

lim

ne n

xx

xe

x

x

xx

xe p

1 1

1

1 1

11

0

N

R

n

x

x

x

x

x

x p

x

0

0

0

!

!

+ =

=

- =

+=

=

=+

"

"

"

"

"

3

3

+

+

b ^

^

^

l h

h

h

Prova 735 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Matemática B, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o programa de Matemática B para os 10.º e 11.º anos (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Os temas que constituem o objeto de avaliação são os que a seguir se discriminam.

• Geometria • Estatística/Modelos de probabilidade • Movimentos periódicos • Funções polinomiais/Movimentos não lineares/Modelos contínuos (não lineares) • Modelos discretos (sucessões) • Problemas de otimização

De acordo com o programa da disciplina, o ensino de todos estes temas tem de ser suportado por atividades que contemplem a modelação matemática, pelo estudo de situações realistas que envolvam a resolução de problemas não rotineiros e conexões entre temas matemáticos. Assim, os itens apresentam-se contextualizados em situações (simplificadas) da vida real e podem envolver a mobilização de conteúdos relativos a mais do que um dos temas do Programa.

A sequência dos itens pode não corresponder à sequência dos temas no Programa.

InFORMAçãO-EXAME FInAL nACIOnAL

MateMática B Dezembro de 2013

Prova 735 | 2014

11.º Ano de Escolaridade

Prova 735 2 / 4

caracterização da prova

Os itens podem ter como suporte um ou mais documentos, como, por exemplo, tabelas, figuras e gráficos.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina.

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos temas apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos temas

temascotação

(em pontos)

Geometria 20 a 40

Estatística/Modelos de probabilidade 20 a 40

Movimentos periódicos 20 a 40

Funções polinomiais/Movimentos não lineares/Modelos contínuos (não lineares) 40 a 50

Modelos discretos (sucessões) 20 a 30

Problemas de otimização 30 a 40

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itens Número de itenscotação por item

(em pontos)

Itens de construçãoResposta curtaResposta extensa

11 a 18 5 a 30

A prova inclui o formulário anexo a este documento.

critérios de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Prova 735 3 / 4

nos itens de resposta extensa, os critérios de classificação podem apresentar-se organizados por níveis de desempenho ou por etapas. A cada nível de desempenho e a cada etapa corresponde uma dada pontuação.

nos itens que impliquem a realização de cálculos, os examinandos têm de apresentar, de forma completa, as fórmulas que utilizaram, os cálculos que efetuaram, assim como o resultado e a unidade de medida, de acordo com o solicitado.

Sempre que, na resolução de um item, se recorrer à calculadora, devem ser apresentados todos os elementos recolhidos na sua utilização, mais precisamente: no recurso às potencialidades gráficas da calculadora, devem ser apresentados o(s) gráfico(s) obtido(s) e as coordenadas dos pontos relevantes para a resolução do problema proposto; no recurso a uma tabela obtida na calculadora, devem ser apresentadas todas as linhas relevantes da tabela para a resolução do problema proposto; no recurso a estatísticas obtidas na calculadora, devem ser apresentadas as listas que tenham sido introduzidas na calculadora para as obter.

Algumas situações para as quais se preveem desvalorizações na classificação das respostas são: apresentação de cálculos intermédios ou do resultado final com um número de casas decimais diferente do solicitado ou apresentação de um arredondamento incorreto; utilização de simbologias ou expressões inequivocamente incorretas do ponto de vista formal; ocorrência de um erro ocasional num cálculo; utilização de processos de resolução que não respeitam as instruções dadas; apresentação apenas do resultado final, se a resolução do item exige cálculos ou justificações; transposição incorreta de dados; ocorrência de um erro que revela desconhecimento de conceitos, de regras ou de propriedades; apresentação do resultado final que não respeita a forma solicitada.

nos itens com cotação igual ou superior a 20 pontos e que impliquem a produção de um texto, a classificação a atribuir traduz a avaliação do desempenho no domínio específico da disciplina e no domínio da comunicação escrita em língua portuguesa.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

O uso de lápis só é permitido nas construções que envolvam a utilização de material de desenho, devendo o resultado final ser passado a tinta.

O examinando deve ser portador de material de desenho e de medição (lápis, borracha, régua, compasso, esquadro, transferidor), assim como de uma calculadora gráfica.

A calculadora deve ter potencialidades que permitam a resolução adequada da prova, nomeadamente, gráficas, de cálculo estatístico, de utilização de diferentes regressões (linear, quadrática, cúbica, sinusoidal, exponencial, logarítmica e logística), para obter modelos abstratos a partir de dados apresentados. A lista das calculadoras permitidas é fornecida pela Direção-Geral de Educação.

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 150 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 735 4 / 4

Anexo

Formulário

Geometria

Comprimento de um arco de circunferência:

, , ;âr amplitude em radianos do ngulo ao centro r raioa a - -^ h

ou

, , ;r amplitude em graus do ngulo ao centro r raio180

âar a- -^ h

Áreas de figuras planas

Losango: Diagonal maior Diagonal menor2#

Trapézio: Base maior Base menor Altura2

#+

Polígono regular: í óSemiper metro Ap tema#

Sector circular:

, , ;âr amplitude em radianos do ngulo ao centro r raio2

2a a- -^ h

ou

, , ;r amplitude em graus do ngulo ao centro r raio360

â2ar a- -^ h

Áreas de superfícies

Área lateral de um cone: ;r g r raio da base g geratrizr - -^ h

Área de uma superfície esférica: 4 r raio2 -rr ] g

Área lateral de um cilindro reto: 2rrg (r – raio da base; g – geratriz)

Volumes

Pirâmide: Área da base Altura31# #

Cone: Área da base Altura31# #

Esfera: r r raio34 3r -] g

Cilindro: Área da base Altura#

Progressões

Soma dos n primeiros termos de uma progressão un_ i

• Progressão aritmética: u u

n2

n1 #+

• Progressão geométrica:

urr

11 n

1 # --

Probabilidade e estatística

Se X é uma variável aleatória discreta de valores xi com probabilidade pi , então:

• Valor médio de X:

p x p xn n1 1 fn = + +

• Desvio padrão de X:

p x p xn n1 12 2fv n n= - + + -] ^g h

Se X é uma variável aleatória normal de valor médio n e desvio padrão v, então:

,

,

,

P X

P X

P X

0 6827

2 2 0 9545

3 3 0 9973

1 1

1 1

1 1

.

.

.

n v n v

n v n v

n v n v

- +

- +

- +

]

]

]

g

g

g

Prova 239 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Português, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Português (adaptado para alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo) (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se, em cada um dos domínios, os conhecimentos e as capacidades que a seguir se enunciam.

Domínios

Leitura

– Reconhecimento da matriz discursiva do texto; – Explicitação do sentido global do texto; – Distinção entre o essencial e o acessório; – Processamento da informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objetivo; – Distinção entre factos e opiniões; – Deteção das linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto;

– Reconhecimento dos meios linguísticos utilizados nas diferentes partes do texto; – Reconhecimento de referentes e conectores utilizados na construção da coesão textual; – Determinação da intencionalidade comunicativa; – Utilização da informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos; – Formulação de juízos de valor fundamentados;

InFORMAçãO-ExAME FInAL nACIOnAL

pOrtuguês(Alunos com deficiência auditiva de grau severo ou profundo) Dezembro de 2013

prova 239 | 2014

12.º Ano de Escolaridade

Prova 239 2 / 4

– Interpretação das relações entre linguagem verbal e códigos não verbais; – Distinção das funções argumentativa e crítica da imagem.

Expressão Escrita

– Planificação da atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida; – Mobilização da informação pertinente, em função da tarefa a realizar; – Expressão de opiniões, sentimentos e emoções; – Relato de acontecimentos e episódios; – Descrição de ações e objetos; – Estruturação de um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à tipologia textual e ao tópico a tratar;

– Respeito pelas propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência); – Produção de enunciados adequados à situação comunicativa; – Produção de um discurso correto nos planos lexical, morfológico, sintático, ortográfico e da pontuação.

Funcionamento da Língua

– Identificação de classes e subclasses de palavras; – Identificação de tempos verbais em frases simples e complexas; – Reconhecimento de funções sintáticas nucleares; – Reconhecimento de funções de conectores e de articuladores do discurso; – Distinção entre relações de coordenação e de subordinação (subordinação adverbial de causa e de tempo);

– Explicitação da função de marcadores de continuidade e progressão textual; – Mobilização de diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais).

Caracterização da prova

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos domínios e dos conteúdos apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos domínios e dos conteúdos

grupos Domínios ConteúdosCotação

(em pontos)

I Leitura e Expressão Escrita

• Texto literário • Texto expositivo-argumentativo (produção de enunciados breves relativos à interpretação de um texto)

100

IILeitura, Expressão Escrita e Funcionamento da Língua

• Texto informativo • Funcionamento da língua

50

III Expressão Escrita

• Texto expositivo-argumentativo: – Texto de reflexão

• Carta formal • Texto expressivo-criativo

50

no Grupo I, avaliam-se conhecimentos e capacidades de leitura de um texto literário e de expressão escrita, predominantemente através de itens de construção.

Prova 239 3 / 4

no Grupo II, avaliam-se conhecimentos e capacidades de leitura de um texto informativo e de funcionamento da língua. Este grupo pode incluir itens de seleção e de construção.

O Grupo III, em que se avaliam conhecimentos e capacidades no domínio da expressão escrita, é constituído por um item de resposta extensa. Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (cerca de quinze linhas).

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item(em pontos)

Itens de seleção

Escolha múltipla

3 a 7

5

AssociaçãoCompletamento

10 a 20

Itens de construção

CompletamentoResposta curtaResposta restrita

7 a 13 5 a 20

Resposta extensa 1 50

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

no presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

nos itens de completamento e nos de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações às respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

nos itens de resposta restrita, a cotação é distribuída por parâmetros de conteúdo (C) e de estruturação do discurso e correção linguística (F). nos itens de resposta extensa, a cotação é distribuída por parâmetros de estruturação temática e discursiva (ETD) e de correção linguística (CL).

Prova 239 4 / 4

Os critérios de classificação relativos aos parâmetros de conteúdo (C) e de estruturação temática e discursiva (ETD) apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

nestes itens, estão previstos descontos por aplicação de fatores de desvalorização no domínio da correção linguística. Estes descontos são efetuados até ao limite das pontuações indicadas nos critérios de classificação.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a consulta de dicionário de Língua Portuguesa.

não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 639 1 / 4

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Português, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Deve também ser considerada a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos dos itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Programa de Português (consultar aqui) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.

Relativamente aos conteúdos de Leitura, a prova incide sobre obras literárias selecionadas de entre as que integram o corpus obrigatório do 11.º e do 12.º anos.

No que diz respeito ao Funcionamento da Língua, incluem-se, conforme previsto no Programa de Português, conteúdos declarativos relativos ao 10.º e ao 11.º anos, consolidados no 12.º ano. Nestes itens, são usados termos do Programa, atualizados pelo Dicionário Terminológico em linha (http://dt.dgidc.min-edu.pt).

A prova reflete uma visão integradora e articulada dos diferentes conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se os conhecimentos e as capacidades que a seguir se enunciam.

Leitura

– Reconhecer a matriz discursiva do texto; – Explicitar o sentido global do texto; – Processar a informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objetivo; – Distinguir factos de sentimentos e de opiniões; – Explicitar relações representadas no texto (planos sintático, semântico-lexical, pragmático); – Detetar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto; – Apreender sentidos explícitos; – Inferir sentidos implícitos a partir de indícios vários; – Determinar a intencionalidade comunicativa;

INFORMAçãO-ExAME FINAL NACIONAL

pOrtuguês Dezembro de 2013

prova 639 | 2014

12.º Ano de Escolaridade

Prova 639 2 / 4

– Identificar elementos de estruturação do texto, ao nível das componentes genológica, retórica e estilística;

– Avaliar aspetos textuais relativos à dimensão estética e simbólica da língua; – Utilizar informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos; – Relacionar elementos do texto com o contexto de produção; – Formular juízos de valor fundamentados; – Interpretar relações entre linguagem verbal e códigos não verbais; – Distinguir as funções argumentativa e crítica da imagem.

Expressão Escrita

– Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida; – Adequar o discurso à situação comunicativa; – Mobilizar informação pertinente, em função da tarefa a realizar; – Expressar ideias, opiniões, vivências e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada; – Estruturar um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à explicitação e à defesa de um ponto de vista ou de uma tese;

– Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência); – Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfológico, sintático, semântico, pragmático, ortográfico e da pontuação.

Funcionamento da Língua

– Dominar a norma linguística do português europeu; – Reconhecer produções linguísticas desviantes em relação à norma; – Identificar elementos básicos da língua nos planos fónico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático;

– Identificar e analisar processos de inovação lexical; – Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais); – Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referência (deixis, anáfora e correferência); – Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrásicos (estruturas de coordenação e de subordinação);

– Explicitar valores semânticos da estrutura frásica (expressões nominais, tempo, aspeto e modalidade);

– Explicitar a função de marcadores de continuidade e de progressão textual; – Identificar e analisar a estrutura e as características de textos de diferentes tipologias.

Caracterização da prova

A prova tem duas versões (Versão 1 e Versão 2).

A prova é cotada para 200 pontos.

A valorização dos conhecimentos e das capacidades apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos conhecimentos e das capacidades

grupos Conhecimentos e capacidadesCotação

(em pontos)

I Leitura e Expressão Escrita 100

II Leitura e Funcionamento da Língua 50

III Expressão Escrita 50

Prova 639 3 / 4

No Grupo I, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Expressão Escrita através de itens de construção. Este grupo inclui duas partes: A e B. A parte A, com uma cotação de 60 pontos, integra um texto, selecionado a partir do corpus literário do 12.º ano, que constitui o suporte de itens de resposta restrita. A parte B, com uma cotação de 40 pontos, é constituída por itens de resposta restrita sobre conteúdos declarativos do 11.º ano relativos ao domínio da Leitura, podendo apresentar um suporte textual.

No Grupo II, avaliam-se conhecimentos e capacidades de Leitura e de Funcionamento da Língua. Este grupo, que tem como suporte um texto (por exemplo, uma crónica, uma entrevista, um artigo informativo, uma apreciação crítica), pode incluir itens de seleção e de construção.

O Grupo III, em que se avaliam conhecimentos e capacidades no domínio da Expressão Escrita, é constituído por um item de construção (resposta extensa). Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 200 a 300 palavras).

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensNúmerode itens

Cotação por item(em pontos)

Itens de seleçãoEscolha múltiplaAssociação

4 a 10 5 a 15

Itens de construção

Resposta curtaResposta restrita

4 a 15 5 a 20

Resposta extensa 1 50

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

A ausência de indicação inequívoca da versão (Versão 1 ou Versão 2) implica a classificação com zero pontos das respostas aos itens de seleção.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

A classificação das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta escrita integralmente em maiúsculas é sujeita a uma desvalorização de cinco pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Prova 639 4 / 4

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de resposta restrita, a cotação é distribuída por parâmetros de conteúdo (C) e de estruturação do discurso e correção linguística (F). Nos itens de resposta extensa, a cotação é distribuída por parâmetros de estruturação temática e discursiva (ETD) e de correção linguística (CL).

Os critérios de classificação relativos aos parâmetros de conteúdo (C) e de estruturação temática e discursiva (ETD) apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação.

Nestes itens, estão previstos descontos por aplicação de fatores de desvalorização no domínio da correção linguística. Estes descontos são efetuados até ao limite das pontuações indicadas nos critérios de classificação.

Nos itens de resposta extensa, são desvalorizadas as respostas que não respeitem as indicações apresentadas relativamente à tipologia textual, ao tema ou à extensão. São classificadas com zero pontos as respostas em que se verifique o afastamento integral do tema proposto ou em que a extensão seja inferior a oitenta palavras.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

Material

O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

Não é permitida a consulta de dicionário.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 120 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 63/93/739 1 / 4

O presente documento divulga as características da prova final de 2.º ciclo ou de 3.º ciclo do ensino básico e do exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Português Língua Não Materna, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Devem também ser considerados:

— Para o ensino básico, o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, e o Despacho Normativo n.º 7/2006, de 6 de fevereiro, com as alterações decorrentes do Despacho Normativo n.º 12/2011, de 22 de agosto;

– Para o ensino secundário, a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, retificada pela Declaração de Retificação n.º 51/2012, de 21 de setembro, e o Despacho Normativo n.º 30/2007, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas — QECR — (2001) e outras orientações programáticas (consultar aqui1) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.(1)

Nesta prova, são objeto de avaliação os domínios da Leitura e da Escrita e das Competências Comunicativas em Língua. Segundo a escala global para o nível A2, os alunos devem ser capazes, nomeadamente, de:

– compreender frases isoladas e expressões frequentes, relacionadas com áreas de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante);

– comunicar sobre assuntos que lhes são familiares e habituais, no desempenho de tarefas simples e de rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta;

– descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

1 A ligação disponível para consulta é a mesma para os três anos de escolaridade.

INfORMAçãO — PROvA fINAL / ExAME fINAL NACIONAL

pOrtuguês — língua nãO materna (a2) Dezembro de 2013

prova 63/93/739 | 2014

6.º Ano, 9.º Ano ou 12.º Ano de Escolaridade

Prova 63/93/739 2 / 4

Para cada domínio, a prova requer a mobilização de capacidades implicadas nas competências linguística, pragmática e sociolinguística, privilegiando as que a seguir se enunciam.

Leitura e Escrita

– Compreender e interpretar textos curtos e simples em que predomine uma linguagem corrente, relacionada com vivências escolares e pessoais;

– Redigir respostas em que se manifeste uma expressão escrita correta e estruturada.

Escrita

– Escrever mensagens curtas e simples, relacionadas com questões de necessidade imediata; – Produzir textos, de forma articulada, sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal, como, por exemplo, cartas, relatos breves, descrições e narrativas breves e textos de opinião curtos;

– Produzir textos em que se manifeste uma expressão escrita correta e estruturada.

Competências Comunicativas em Língua

– Utilizar, em situações do quotidiano, um repertório linguístico corrente; – Produzir expressões quotidianas breves, de modo a satisfazer necessidades simples de tipo concreto: pormenores pessoais, rotinas diárias, desejos e necessidades, pedidos de informação;

– Usar padrões frásicos correntes e comunicar com expressões frequentes, sobre si e sobre outras pessoas, sobre aquilo que fazem, sobre lugares e bens;

– Recorrer a um repertório de expressões frequentes, que cobrem situações de sobrevivência previsíveis.

Dada a natureza da prova escrita, as competências linguísticas relevantes (lexicais, gramaticais, semânticas e ortográficas) a mobilizar envolvem capacidades descritas no QECR como as mencionadas nos descritores para, por exemplo, amplitude do vocabulário, domínio do vocabulário, correção gramatical e domínio ortográfico.

Caracterização da prova

A prova final do 2.º ou do 3.º ciclo do ensino básico é cotada para 100 pontos.

A prova de exame final nacional do ensino secundário é cotada para 200 pontos.

A valorização dos domínios apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos domínios

grupos Domínios

Cotação(em pontos)

Código 63 e Código 93

Código 739

I Leitura e Escrita 50 100

II Competências Comunicativas em Língua 20 40

III Escrita 30 60

No Grupo I, avaliam-se competências nos domínios da Leitura e da Escrita. Este grupo inclui dois conjuntos de textos e nele podem ser apresentados itens de seleção e itens de construção.

Prova 63/93/739 3 / 4

No primeiro conjunto, constituído por textos de carácter informativo, privilegia-se a avaliação de competências no domínio da Leitura através de itens de seleção ou de itens de construção (resposta curta). Pontuação: entre 25% e 35% da cotação total da prova.

No segundo conjunto, constituído por texto(s) narrativo(s), poético(s) ou de teatro, privilegia-se a avaliação de competências no domínio da Leitura através de itens de seleção ou de itens de construção (resposta curta e resposta restrita). Pontuação: entre 15% e 25% da cotação total da prova.

No Grupo II, avaliam-se Competências Comunicativas em Língua através de itens de seleção ou de itens de construção (resposta curta). Neste grupo, não se requer qualquer tipo de conhecimento metalinguístico explícito. Pontuação: 20% da cotação total da prova.

No Grupo III, avaliam-se competências no domínio da Escrita. Este grupo é constituído por um item de construção (resposta extensa). Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 60 a 100 palavras). Pontuação: 30% da cotação total da prova.

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensnúmerode itens

Cotação por item(em pontos)

Código 63 e Código 93

Código 739

Itens de seleção

Escolha múltiplaAssociaçãoCompletamentoOrdenação

10 a 18 2 a 8 4 a 16

Itens de construção

Resposta curta 2 a 6 2 a 6 4 a 12

Resposta restrita 1 a 3 4 a 8 8 a 16

Resposta extensa 1 30 60

Prova 63/93/739 4 / 4

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas com os códigos 93 e 739, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

No presente ano letivo, na classificação das provas com o código 63, apenas será considerada correta a grafia que seguir o que se encontra previsto no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor).

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

Nos itens de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Nestes itens, estão previstos descontos por aplicação de fatores de desvalorização no domínio da correção linguística. Estes descontos são efetuados até ao limite das pontuações indicadas nos critérios de classificação.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

material

O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas no enunciado da prova.

Não é permitida a consulta de dicionário.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.

Prova 64/94/839 1 / 4

O presente documento divulga as características da prova final de 2.º ciclo ou de 3.º ciclo do ensino básico e do exame final nacional do ensino secundário da disciplina de Português Língua Não Materna, a realizar em 2014, nomeadamente:

• Objeto de avaliação • Caracterização da prova • Critérios gerais de classificação • Material • Duração

Realizam a prova os alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho. Devem também ser considerados:

— Para o ensino básico, o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, e o Despacho Normativo n.º 7/2006, de 6 de fevereiro, com as alterações decorrentes do Despacho Normativo n.º 12/2011, de 22 de agosto;

– Para o ensino secundário, a Portaria n.º 243/2012, de 10 de agosto, retificada pela Declaração de Retificação n.º 51/2012, de 21 de setembro, e o Despacho Normativo n.º 30/2007, de 10 de agosto.

Os itens das provas anteriores desta disciplina, disponíveis em www.gave.min-edu.pt, podem constituir exemplos de itens das provas a realizar em 2014.

Objeto de avaliação

A prova tem por referência o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas — QECR — (2001) e outras orientações programáticas (consultar aqui1) e permite avaliar a aprendizagem passível de avaliação numa prova escrita de duração limitada.(1)

Nesta prova, são objeto de avaliação os domínios da Leitura e da Escrita e das Competências Comunicativas em Língua. Segundo a escala global para o nível B1, os alunos devem ser capazes, nomeadamente, de:

– compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhes são familiares (por exemplo, temas abordados na escola e nos momentos de lazer);

– produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhes são familiares ou de interesse pessoal;

– descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações relativas a uma opinião ou a um projeto.

1 A ligação disponível para consulta é a mesma para os três anos de escolaridade.

INfORMAçãO — PROvA fINAL / ExAME fINAL NACIONAL

pOrtuguês — língua nãO materna (B1) Dezembro de 2013

prova 64/94/839 | 2014

6.º Ano, 9.º Ano ou 12.º Ano de Escolaridade

Prova 64/94/839 2 / 4

Para cada domínio, a prova requer a mobilização de capacidades implicadas nas competências linguística, pragmática e sociolinguística, privilegiando as que a seguir se enunciam.

Leitura e Escrita

– Compreender e interpretar textos em que predomine uma linguagem corrente ou um registo mais formal da língua padrão;

— Compreender relatos de acontecimentos, ou a expressão de sentimentos e desejos, em textos pouco extensos;

— Redigir respostas em que se manifeste uma expressão escrita correta e estruturada.

Escrita

– Produzir textos, coesos e coerentes, sobre assuntos do quotidiano, experiências vividas ou imaginadas, assuntos de interesse pessoal ou cultural, ou sobre assuntos abstratos, como, por exemplo, cartas, relatos pouco extensos, descrições e narrativas, textos explicativos e textos de opinião;

– Produzir textos em que se manifeste uma expressão escrita correta e estruturada.

Competências Comunicativas em Língua

– Recorrer a um repertório linguístico suficientemente lato para relatar situações imprevistas, explicar o elemento principal de uma ideia ou de um problema com alguma precisão e exprimir o pensamento pessoal sobre assuntos abstratos ou culturais relacionados com o quotidiano;

– Recorrer a vocabulário suficiente para se exprimir sobre assuntos como a família, os passatempos, os interesses, as viagens e as atualidades.

Dada a natureza da prova escrita, as competências linguísticas relevantes (lexicais, gramaticais, semânticas e ortográficas) a mobilizar envolvem capacidades descritas no QECR como as mencionadas nos descritores para, por exemplo, amplitude do vocabulário, domínio do vocabulário, correção gramatical e domínio ortográfico.

Caracterização da prova

A prova final do 2.º ou do 3.º ciclo do ensino básico é cotada para 100 pontos.

A prova de exame final nacional do ensino secundário é cotada para 200 pontos.

A valorização dos domínios apresenta-se no Quadro 1.

Quadro 1 — Valorização dos domínios

grupos Domínios

Cotação(em pontos)

Código 64 e Código 94

Código 839

I Leitura e Escrita 50 100

II Competências Comunicativas em Língua 20 40

III Escrita 30 60

No Grupo I, avaliam-se competências nos domínios da Leitura e da Escrita. Este grupo inclui dois conjuntos de textos e nele podem ser apresentados itens de seleção e itens de construção.

Prova 64/94/839 3 / 4

No primeiro conjunto, constituído por textos de carácter informativo, privilegia-se a avaliação de competências no domínio da Leitura através de itens de seleção ou de itens de construção (resposta curta). Pontuação: entre 25% e 35% da cotação total da prova.

No segundo conjunto, constituído por texto(s) narrativo(s), poético(s) ou de teatro, privilegia-se a avaliação de competências no domínio da Leitura através de itens de seleção ou de itens de construção (resposta curta e resposta restrita). Pontuação: entre 15% e 25% da cotação total da prova.

No Grupo II, avaliam-se Competências Comunicativas em Língua através de itens de seleção ou de itens de construção (completamento e resposta curta). Neste grupo, não se requer qualquer tipo de conhecimento metalinguístico explícito. Pontuação: 20% da cotação total da prova.

No Grupo III, avaliam-se competências no domínio da Escrita. Este grupo é constituído por um item de construção (resposta extensa). Este item apresenta orientações no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão (de 70 a 120 palavras). Pontuação: 30% da cotação total da prova.

A tipologia de itens, o número de itens e a cotação por item apresentam-se no Quadro 2.

Quadro 2 — tipologia, número de itens e cotação

tipologia de itensnúmerode itens

Cotação por item(em pontos)

Código 64 e Código 94

Código 839

Itens de seleção

Escolha múltiplaAssociaçãoCompletamentoOrdenação

10 a 18 2 a 8 4 a 16

Itens de construção

Completamento 1 a 2 4 a 6 8 a 12

Resposta curta 2 a 6 2 a 6 4 a 12

Resposta restrita 1 a 3 4 a 8 8 a 16

Resposta extensa 1 30 60

Prova 64/94/839 4 / 4

Critérios gerais de classificação

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.

No presente ano letivo, na classificação das provas com os códigos 94 e 839, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo Ortográfico de 1945, quer no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor), mesmo quando se utilizem as duas grafias numa mesma prova.

No presente ano letivo, na classificação das provas com o código 64, apenas será considerada correta a grafia que seguir o que se encontra previsto no Acordo Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor).

Itens de seleção

Nos itens de escolha múltipla, a cotação do item só é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a opção correta. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de ordenação, a cotação do item só é atribuída às respostas em que a sequência esteja integralmente correta e completa. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.

Nos itens de associação e nos de completamento, são atribuídas pontuações às respostas total ou parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Itens de construção

Nos itens de completamento e de resposta curta, a cotação do item só é atribuída às respostas totalmente corretas. Poderão ser atribuídas pontuações a respostas parcialmente corretas, de acordo com os critérios específicos.

Nos itens de resposta restrita e de resposta extensa, os critérios de classificação apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. Nestes itens, estão previstos descontos por aplicação de fatores de desvalorização no domínio da correção linguística. Estes descontos são efetuados até ao limite das pontuações indicadas nos critérios de classificação.

A versão integral dos critérios gerais de classificação será publicada antes da realização da prova, em simultâneo com as instruções de realização.

material

O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas no enunciado da prova.

Não é permitida a consulta de dicionário.

Não é permitido o uso de corretor.

Duração

A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.