infopet

8
Página 03 Página 0 Página 07 Página 06 Página 05 Página 04

Upload: educomunicacao

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informativo produzido em parceria com o PET Educação Física UFU

TRANSCRIPT

Page 1: InfoPET

PET FAEFI/UFU Nº 2 JUNHO- JULHO- AGOSTO 2012

A segunda edição do Jornal In-foPET vem aí, com cara nova ematérias que irão colocar vocêpor dentro das atividades dogrupo PET Educa, e tambémdentro do mundo da EducaçãoFísica. Nessa edição mostrare-mos a participação dos alunosda Educa UFU nas Oficinas eMinicursos realizados pelo PETno primeiro semestre de 2012,um depoimento entusiasmado danova presidente da Atlética daEduca, também teremos o querolou no UAI e no Sudeste PET,algumas curiosidades sobre asOlimpíadas de 2012 em Lon-dres, e por último uma grandedica de um professor. Confira!

O PET Educação Físicapromoveu nos dias 11 , 1 2 e 1 3de abril o Minicurso de Lutas.Os participantes do eventopuderam conhecer algumas

regras e vivênciar na práticaalguns golpes de Jiu-Jitsu, deJudô, de Muay Thay e de MMA(Artes Marciais Mistas).Página 03

Editorial Minicurso de Lutas

Oficina deBadminton

Alunos do curso de EducaçãoFísica conheceram um pouco doesporte que envolve raquete epeteca: o Badminton. A oficinafoi realizada pelos integrantesdo PET Educação Física, no mêsde abril. Página 02

Boxe Feminino é amais nova

modalidade dosJogos Olímpicos

Página 07

Atlética ganhanova presidência

Página 06UAI e Sudeste PET

2012

Página 05

Acesse o nosso site: www.pet.faefi.ufu.br

Quinto período docurso de EducaçãoFísica promovegincana

Página 04

ArquivoPessoal

ArquivoPessoal

Page 2: InfoPET

Oficina de Rugby

Murilo Arthur da Silva Nascimento

O Rugby é um esporteque surgiu na Inglaterra e che-gou ao Brasil a mais de 100anos. Porém, a expansão em ter-ras brasileiras é recente. O jogoconsiste em atravessar o campoe apoiar a bola na zona de pontu-ação ingoal do adversário (umaárea no final do campo que vaide lateral a lateral e pode ter até20 metros de comprimento), fei-to isso, é marcado um try (5pontos) para o time que conse-guiu apoiar a bola. Além disso, aequipe ainda ganha o direito aum chute de bonificação que va-le mais 2 pontos. Existem outrasformas de se pontuar, por meiode um chute numa cobrança defalta ou um chute chamadodropkick, ambos valem 3 pontos.

Para defender é necessá-rio derrubar o adversário nochão e assim disputar a posse dabola em um ruck (formação emque os jogadores têm que ganharo território em que está a bola).

Outras formações do es-porte são: o line out, a cobrançade lateral, onde a bola é lançadaentre uma fila de cada time e osjogadores podem ser er-guidos para pegar a bola, etambém o scrum, forma-ção usada para cobrançade faltas leves.

A oficina realizadapelo PET Educa foi umaintrodução básica ao es-porte. No encontro os par-ticipantes conheceram asregras básicas, o espírito

do esporte e em que consiste oRugby. No final da oficina osalunos puderam jogar o Touch­rugby, uma versão do esportesem o contato físico. A oficinafoi interessante, pois houve umagrande participação dos alunosno curso e os fundamentos doesporte foram bem trabalhados.

Peteca e raquete em um mesmo esporte?PET Educa promove Oficina de Badminton para alunos da Faculdade de Educação Física

Abadia Adenísia Rocha e Silva

O Badminton originou-sena Grécia, há dois mil anosatrás. A modalidade era jogadacom tacos e petecas. O objetivoera rebater a peteca com o tacomantendo-a no ar. Esse “jogo”era praticado por adultos e crian-ças e, posteriormente, no séculoXIX, na Índia, foi instituído co-

mo desporto, criando assim re-gras para a prática damodalidade e matérias específi-cas para o Badminton.

Esse esporte é muito rá-pido, atingindo velocidade supe-rior a 300 Km/h numaraquetada. É praticado um con-tra um ou em duplas. Cada joga-dor possui uma raquete pararebater a peteca em direção aolado adversário. A quadra é re-tangular e no centro é colocadouma rede (semelhante ao volei-bol).

O PET Educação Físicapromoveu uma oficina, a qualfoi dividida em duas fases. Aprimeira foi realizada no anfitea-

tro do CENESP, onde foi feitouma breve introdução sobre ahistória do desporto eapresentado as regras. A segun-da fase aconteceu no Ginásio 2,nessa etapa os participantes pu-deram vivenciar a prática do es-porte, sendo estruturada deforma que todos os inscritosparticipassem da oficina.

Badminton virou modalidade esportivano século XIX

Oficina possibitou aos participantesconhecimentos teóricos e práticossobre o esporte

Divulgação

Arquivo Pessoal

Nos últimos anos o Rugby vem sepopularizando no Brasil

Participantes conhecem regras e jogadas do esporte

Divulgação

Page 3: InfoPET

PET Educa real iza encontro de prática de MMA, Jiu Jitsu, Judô, Muay Thai

Eduardo Alves Saramago e Gabriela Silva Borges

Alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre diversas lutas

Eu Fui!

"O minicursofoi importantepara mim, poisabriu a mentesobre os váriostipos de artesmarciais."

"É um prazerinestimávelpoder vivenci-ar várias lutas,que até entãosó conhecía-mos de vista,

em tão curto espaço de tem-po. Que venham os próximosminicursos."

Sérgio Murilo Santos AraújoEstudante de Direito

UNIUBE

Ana Paula Alves SantosEstudante de Educação Física

UFU

Minicurso de Lutas

O currículo do curso deEducação Física da UFU abran-ge, na disciplina Esportes Com-plementares, as lutas em geral. Ominicurso de lutas promovidopelo PET Educa apresentou qua-tro modalidades para os alunos:Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thay eMMA (Artes Marciais Mistas).

O minicurso durou trêsdias, cada modalidade teve qua-tro horas para as atividades. Aproposta dos ministrantes com-preendeu uma breve exposiçãoda história, vivência de funda-mentos básicos e algumas aplica-ções de técnicas específicas decada luta aborda nos encntros.

O primeiro dia começoucom o Jiu-Jitsu e o Judô, que fo-ram ministrados conjuntamente.Os alunos aprenderam técnicasde projeção e quedas do judô, ede torções e imobilizações doJiu-Jitsu, além de regras e funda-mentos básicos de ambas as mo-dalidades.

O Muay Thay foi a artemarcial ministrada no segundodia. Os participantes do cursoaprenderam como executar joe-lhadas, chutes, cotoveladas e so-cos dentro das regras dessa luta.

No terceiro dia, o MMA

teve um di-ferencial, avivência foifeita emuma acade-mia de lutas.Foi minis-trada umaaula de ar-tes, envol-vendo tantotécnicas daluta em pé

quanto no solo. Antes de encer-rar as aulas, todos os ministran-tes fizeram demonstração decombate. Sendo que, nas moda-lidades Muay Thay e MMA, osalunos vivenciararam o combatediretamente com o professor.

Nós, como alunos docurso de Educação Física e prati-cantes de artes marciais, acha-mos muito importante ainiciativa de um minicurso vol-tado para as lutas, pois o nossocurrículo não compreende essetema em uma disciplina específi-ca. E a luta, como é um dos ob-jetos da Educação Física,poderia ter espaço na Universi-dade.

Participantes conhecem algumas técnicas da modalidade

Fotos: Arquivo Pessoal

Page 4: InfoPET

A Universidade Federalde Uberlândia (UFU) possuiequipes femininas e masculinasde treinamento nas modalidadesde Handebol, Basquetebol, Fut-sal e Voleibol.

Os times participaramdos Jogos Universitários Minei-ros (JUMS) que aconteceram de16 a 20 de junho em La-vras/MG. Os vencedores dessetorneio se classificam para osJogos Universitários Brasileiros(JUBS), que serão disputados de18 a 27 de outubro em Foz doIguaçu/RS.

No início do ano, asequipes participaram da Liga de

Desporto Universitária. A pri-meira fase ocorreu no mês deabril em São João Del Rei(Minas Gerais), onde todos ostimes femininos da UFU foramcampeões e classificaram para asegunda fase que aconteceu deprimeiro a seis de maio emCampo Grande (Mato Grosso).A seleção de voleibol femininoteve a melhor classificação, ter-minou em 4º lugar.

Quinto período promove Gincana na FAEFITradição do curso de Educação Física volta a acontecer

Eduardo Sales

Os alunos do quinto pe-ríodo do curso de Educação Físi-ca como atividade avaliativa dadisciplina Prática Pedagógica doPlanejamento e Organização deAtividades Culturais (PIPE08)irão realizar uma Gincana. Oevento que objetiva integrar to-das as turmas do curso está navigésima edição.

A Gincana vai ter provasem que equipes formadas pelosgraduandos de Educação Físicadisputarão o título. O eventopossibilita aos alunos do quintoperíodo a vivência de como é or-ganizar um evento e promove in-

teração e confraternização entreos discentes.

Estudantes que já partici-param das edições anteriorescontam as experiências:

“Com a Gincana, tive aoportunidade de colocar em prá-tica os conhecimentos adquiri-dos na disciplina de Organizaçãode Eventos. A Gincana ofereceupor meio das diversas atividadeso contato com várias turmas docurso de Educação Física, alémda descontração e divertimento.Foi muito válido e enriquecedorparticipar da comissão organiza-dora da XIX Gincana Bafana-Bafana, que proporcionou-me aconstrução de conceitos voltadospara a organização de eventos,trabalho em equipe, promoven-do a união entre os alunos daturma”.

Por Fernanda Aparecida“A Gincana realizada pe-

los alunos da FAEFI como re-quisito parcial para aprovação

em uma das disciplinas do cursoé sem dúvida uma ideia impar,uma grande e divertida iniciati-va. A gincana proporciona tantoaos alunos organizadores doevento assim como aos partici-pantes experiências únicas, pro-move a socialização, recreação elazer. A oportunidade que tive deser uma das organizadoras deum evento com a "Gincana daEduca" me oportunizou comograduanda do curso de EducaçãoFísica uma rica vivência, queacrescentou hoje valor ao meucurrículo”.

Por Raytta Silva Viana

As provas acontecem na campus daEducação Física

Equipes da UFU participam de competiçõesLaura Maia e Luana Maia

A Gincanca promove interação entre osalunos da Educa

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

Times femininos de Voleibol e deFutsal da UFU foram campeões

Page 5: InfoPET

PET Educa participa do UAI e Sudeste PET de 2012Encontros entre os grupos PET promovem troca de experiências

Ensino, pesquisa e exten-são foram os temas abordadosnos dois eventos anuais que reú-nem os grupos do Programa deEducação Tutorial (PET): o IVUAIPET e XII Sudeste PET. OPET Educa participou dos encon-tros com apresentações das ativi-dades realizadas pelo grupo noano passado. O evento teve oapoio do grupo InterPET daUFU.

UAI PETEntre os dias 23 e 25 de

março aconteceu o IV UAIPET,sediado na Universidade Federaldos Vales do Jequitinhonha eMucuri (UFVJM) em Diamanti-na/MG. O evento foi destinado atodos os grupos do PET de MinasGerias. O tema do encontro foi“Conhecimento, Inte-gração e Cultura”.

O UAIPETcontou com palestras,Grupos de Trabalhos eDiscussão (GTD’s),mesas-redondas e apre-sentação de trabalhosna modalidade de pai-nel. Os representantesdo PET Educa expuse-

ram os trabalhos: "Atividades deensino realizadas pelo grupo PETEducação Física em 2011 " e "VSemana Científica da EducaçãoFísica- PET 'Educaça Física: No-vo Tempo, Novas Perspectivas"",que foi uma breve apresentaçãodas atividades de ensino realiza-das pelo grupo PET EducaçãoFísica em 2011 como: Oficina deYoga, Oficina de Artes Circenses,Minicurso de Tênis, Cine Educa,Seminário de Artigos em Inglês ea V Semana Científica da Educa-ção Física.

Sudeste PETO encontro reúne os gru-

pos PET de toda a região Sudestedo país. Nesse ano, a décima se-gunda edição do evento aconte-ceu na Universidade Federal doEspírito Santo na cidade de Vitó-ria, entre os dias 05 e 08 de abril.O tema em discussão foi a “Vi-vência no PET: Impactos na For-mação Profissional e Social”.

O PET Educa participoudo evento com os trabalhos "PETEducação Física: pesquisar é pre-ciso" e "PET Educação Física:atividades de extensão - EMEI,doação de sangue e ação social".

A petiana Jacqueline apresentou um dostrabalhos do PET Educa, no UAI PET

Fala aí!

"O IV UAI PET foimuito interessante. Não sópromoveu a discussão dasatuais práticas do Programade Educação Tutorial, mastambém propiciou uma trocade experiências entre os gru-pos. O evento foi de sumaimportância, despertando en-tre nós, petianos, o pensa-mento político e crítico,acerca dos objetivos e práti-cas do PET."

Fernanda Oliveira

Fernanda Aparecida

Jacqueline Aimê dos Reis Vilela e Raytta Silva Viana

Integrantes dos grupos PET da UFU participaram do

XII Sudeste PET em Vitória/ES

Representates do PET Educadurante o Sudeste PET 2012

"O XII Sudeste PETpossibilitou-me por meio daspalestras, mesas-redondas,grupos de discussões, gruposde trabalhos e apresentaçãode trabalhos contato com osgrupos PETs da região Su-deste. Além disso, foram pro-movidas atividades culturaisque permitiram uma melhorinteração entre os grupos."

Fotos: Arquivo Pessoal

Page 6: InfoPET

Educação Física elege novos membros para AtléticaJuliene Gonçalves Costa (Presidente da A.A.A Educação Física)

A cadasemestre, ocurso deEducaçãoFísica setorna maisorganizadoe com alu-nos maispreocupa-dos em seunirem pa-

ra garantir seus direitos. As elei-ções para a Atlética foi umaprova disso. Depois da regulari-zação da Atlética, as eleiçõesaconteceram contando com apresenças dos alunos que ga-rantiram o direito de voto.

Como nova Presidente daAssociação Atlética Acadêmicada Educação Física, sinto-mecom uma responsabilidade enor-me, porém muito feliz de tê-la,pois quem nos colocou foram osalunos, eles votaram confiandoem nós, da Chapa Renovação eem nossas propostas, nos dando

o poder de trabalhar por eles e,principalmente, para eles.

É muito gratificante sa-ber que temos o apoio e o votode confiança. Nós vamos fazervaler essa espera por melhorias.O curso de Educação Física porestar nesse meio esportivo, jácarrega consigo uma expectativae, consequentemente, uma res-ponsabilidade de bom desempe-nho, mas além de bonsresultados nos campeonatos, nósqueremos mais que apenas focarem competições, queremos inte-ração entre os próprios alunos daEduca, socialização com outroscursos da UFU e também outrasfaculdades, proporcionar diverti-mento e momentos de lazer. Ecomo objetivo fundamental,queremos que os alunos sintam-se parte da Atlética, parte de al-go que é para eles e que acimade tudo eles têm todo o direitode ter voz sobre as decisões quevão ser tomadas. As expectativaspara toda a gestão são as melho-

res possíveis, mas estamos cien-tes de que há também muitotrabalho, tanto para compensartodo esse tempo sem regulariza-ção e, sem dúvida, para melho-rar a Atlética do curso deEducação Física. E em nome daDiretoria Executiva da Associa-ção Atlética Acadêmica da Edu-cação Física, eu gostaria deagradecer a todos os alunos quecompareceram e votaram, mos-trando e agregando força ao cor-po discente e principalmentepelo apoio à Chapa Renovação.

Resultados da II Supercopa DIESUBreno A. G. da Silva

A campanha do curso deEducação Física foi espetacularna II Supercopa Universitáriaorganizada pela DIESU (Divi-são de Esporte e Lazer Univer-sitário). A competiçãoaconteceu no mês de maio.

Dentro das três modali-dades (Basquetebol, Vôleibol eHandebol) que foram distribuí-das para ambos os gêneros, aEduca foi campeã em quatro

modalidades (Basquetebol fe-minino e masculino, Vôlei fe-minino e Handebol feminino).

O Vôlei masculino ficoucom o segundo lugar e o Han-debol masculino em quarto lu-gar. Com os resultadosalcançados na Supercopa osalunos do curso de EducaçãoFísica fizeram uma ótima cam-panha. Isso manteve a tradiçãoda Educa de ser forte e vitorio-

sa nos torneios em que disputa.

Time de Handebol feminino confirmafavoritismo e sai vitorioso

Arquivo Pessoal

Fotos:ArquivoPessoal

Jul iene Costa

Presidente da Altética

Page 7: InfoPET

Paralimpíadasem Londres

Londres 2012: o entra e sai de modalidades

Os Jogos Olímpicos deLondres 2012 acontecerão dosdias 27 de julho a 12 de agosto econtará com algo inédito: a pre-sença das mulheres na modali-dade de boxe.

Pela primeira vez, as

mulheres trocarão socos no rin-gue. A classificação das atletaspara as Olimpíadas será decididano campeonato da China queacontece no mês de maio. Entreas favoritas para competir está abrasileira Roseli Feitosa (cam-

peã mundial de boxe em 2010 ebronze nos Jogos Pan-America-nos de Guadalajara), as inglesasSavannah Marshall, Natasha Jo-nas e Nicola Adams.

Ainda falando de novi-dade, essas Olimpíadas aindacontam com novas provas decanoagem e ciclismo e as dispu-tas de duplas mistas no tênis.Enquanto isso, algumas modali-dades se despedem dos JogosOlímpicos, entre elas estão oBeisebol e o Softbol. Com isso oevento conta com 29 modalida-des de 26 esportes.

Boxe feminino é uma das novidades dos Jogos Olímpicos de 2012

Os Jogos Para-límpicos ocorre-rão em Londres,entre os dias 29de agosto e 9 desetembro.

O evento contará com aparticipação de mais de cincomil atletas de 150 países, inclu-sive do Brasil. Vinte esportes es-tão no programa paralímpico de2012.

Nas Paralimpíadas dePequim, em 2008, os atletas bra-sileiros conquistaram 16 meda-lhas de ouro, 1 4 de prata e 17 debronze. Nosso país ficou em 9ºlugar no quadro de medalhas.

Caça-palavrasEsportes Olímpicos

HIPISMOBADMINTONJUDÔNATAÇÃOPENTATLOREMOTAEKWONDOTÊNISTIROTRIATLOVELAVOLEIBOLBOXECANOAGEMCICLISMOESGRIMAFUTEBOLHANDEBOLATLETISMOBASQUETE

Priscilla Sagário

Fernanda Oliveira

Fotos: Divulgação

Fonte: http://rachacuca.com.br/palavras/caca-palavras/esportes-olimpicos-medio/

Page 8: InfoPET

Expediente

Ler não é estudar!Prof. João Elias Dias Nunes

O estudo faz parte da vi-da de todo estudante, pelo me-nos deveria, não sendo diferentea realidade do universitário. En-tretanto e infelizmente, essa pa-rece não ser uma prática comumentre a maioria dos estudantesque observo.

Vejo em meus alunos uminteresse em saber, afinal quemnão gostaria de saber mais?Mas, um descaso completo coma fonte do conhecimento, o raci-ocínio, o que obviamente, gerauma contradição incorrigível,pois não é possível conhecer al-go se não nos empenhamos noentendimento do que está escri-to, ou do que está sendo faladoem qualquer ocasião que seja.

Quando digo empenho,não me refiro ao número de ho-ras despendidas no estudo de umassunto, me refiro a um compro-metimento real com o que estásendo estudado, um compromis-so, que nos leva a pensar e aprocurar soluções para um pos-sível obstáculo encontrado nocaminho, como por exemplo, al-gum mal entendimento devido auma leitura rápida, ou algum te-ma no qual falta conhecimentopara o esclarecimento amplo daquestão.

Temos o hábito de acharque devemos entender tudoquando lemos, e que quando nãoentendemos, o autor é que nãoteve seus méritos de nos conse-

guir fazer entender.Mera ilusão, na verdade,

há muitos conhecimentos queprecisamos merecer para alcan-çá-los, merecer com esforço ecom a vontade de saber. Nãoobteremos o saber lendo um parde livros e um conjunto de arti-gos, ou estudando para conse-guir uma nota mínima.

Enquanto não colocar-mos nosso raciocínio a serviçoda obtenção desse bem não odesfrutaremos. Um bem tãogrande, que supera a questão desomente entender o que estavano texto, pois nos sentimos vi-vos, ao descobrir que temos acapacidade de conhecer e des-vendar por nós mesmos.

Fonte: http://arteemanhasdalingua.blogspot.com.br/2012/01 /uma-luta-diaria.html

Tutora PET Eduação Física:Profª. Dra Geni de AraújoCostaEquipe: Abadia Adenísia Ro-cha e Silva, Cíntia Aparecidade Sousa, Evertton Trindadede Castro Martins e José Du-arte Naves JuniorColaboração: Breno A. G. daSilva, Eduardo Alves Sarama-go, Eduardo Sales, FernandaOliveira, Fernanda Aparecida,Gabriela Silva Borges, Jac-queline A. dos Reis Vilela,Juliene Gonçalves Costa,Laura Maia, Luana Maia,Priscilla Sagário e Raytta Sil-va Viana e Prof. João EliasDias NunesImpressão: Imprensa Univer-sitária/Gráfica UFUEmail:[email protected]: (34) 3218-2945