Índice - leitura de livros iluminadores. · de julho em quatro capitais: brasília, porto ale-gre,...

24

Upload: ngodien

Post on 14-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional
Page 2: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional
Page 3: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 3

Índice

4 Mensagens 6 Seminário da Luz7 Meio Ambiente8 Perfil11 Acontece12 Festividade do Santuário Hoozo14 EspecialEscritórionaFloresta18 Lançamento 20 Teleton22 Regionais

Conversa com o leitor

Estebimestre émaisdoque especial para aSEICHO-NO-IEDOBRASIL,poisserãorealiza-das as Convenções Nacionais. A 58a Convenção NacionaldaAssociaçãodosJovensseránodia28de julho emquatro capitais:Brasília,PortoAle-gre,SalvadoreSãoPaulo.Enodia04deagostoacontecea27aConvençãoNacionaldaSEICHO--NO-IEDOBRASIL em Japonês, na cidade deSãoPaulo.

Ampliandooolhar,vê-sequeomêsdejulhotambém é de extrema importância para a Sede In-ternacionaldaSeicho-No-Ie,poisaconteceainau-guraçãodoEscritórionaFlorestaeaqui,noBole-tim InformativoCírculodeHarmoniavocê sabeum pouco mais sobre esse projeto em uma repor-tagemespecial.Alémdisso,vocêtambémencon-traumpequenotrechodonovolivrodoProfessorMasanobuTaniguchi,Decisão em Prol das Futu-ras Gerações – Por que um religioso defende o abandono da energia nuclear.

OCírculodeHarmonia lançanestaediçãoaeditoria Perfil.Nela você vai ter a oportunidadedeconhecerahistóriadegrandeslíderesdoMovi-mentodaSeicho-No-Ie.EvamoscomeçarcomoSenhorTsutomuMiyashiro.

Leia tambémmatériasobreoTeleton,ahis-tóriadeumacapelaconstruídaemhomenagemàSeicho-No-Ie eque realiza reuniões emuma re-giãoruralnaGrandeSãoPauloemuitomais.

Boa Leitura!

ErrataNa edição 271 –Maio/Junho na página 17

–ArtigoDoutrinário,foiescritopelaProfessoraJunkoTaniguchi

Enapágina12,ConvençãoNacionalchegaà sua 58a edição em quatro capitais brasileirasfaltaramasfotosdeediçõesanteriores,comoada16a ConvençãoNacional.Você vai encontrá-lasna edição online do Círculo de Harmonia emwww.sni.org.br/chonline.

Baixe um leitor QRCodenoseucelularoutablet,fotografe o código ao ladoe navegue à vontade peloCírculo de Harmonia Online.

Diretora-Presidente: Marie MurakamiGerente Responsável: Viviane Tenório de Macêdo HaraCoordenação: Benedito Coura, Ailli FrançaRedação: Fernanda Kanasiro - MTB: 71410/SP Fábio Dummer CamargoCapa: Vânia Silva de Araújo Foto: Sede InternacionalTiragem: 37.000 exemplaresImpressão: Log & Print Gráfica e Logística S.A.

Correspondência para o Boletim In for ma tivo Cír culo de HarmoniaAv. Eng. Armando de Arruda Pereira, 1266Jabaquara – São Paulo – SP – CEP: 04308-900Tel.: (11) 5014-2244Website: http://www.sni.org.brE-mail: [email protected]

Registro no 23.575Órgão Informativo da Seicho-No-ie do BraSil

SELO FSC

Page 4: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 4

JunjiMiyauraPresidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para a

América Latina

mensagem do presidente doutrinário

Nos tempos antigos, quando aindanãoexistiaodinheiro,aspes-soas trocavam mercadorias. O co-mércioeramovidoàbasedetroca.Ouseja,você“dava”algoe rece-biaalgomaisoumenosnomesmovalor.

Comainvençãododinheiro,atrocaficoumaisfácil.Você“dá”odinheiroerecebeoproduto.

Isso é comércio. Não é doação verdadeira, que atrai prosperidade. A verdadeira doação se faz sem es-perarretribuição,vantagemoulu-cro.

Conta-sequeSakyamunicos-tumava subir numa montanha econtemplar o vilarejo. Em épocasdegrandesdificuldades,nãohaviafumaçasaindopelaschaminés,ou

seja, o povo não tinha nada paracozinhar.

Vendoqueopovoestavacomdificuldadesfinanceiras,Sakyamu-ni solicitava aos monges que ini-ciassem a mendicância religiosa,que consistia em ir de casa em casa e pedir contribuições.

Pareceserincoerênciaareco-mendação de ir de porta em porta e pedir para que as pessoas colo-cassem um pouco de arroz na tige-la,oufizessemcontribuição,justa-mente quando o povo estava pas-sando fome.

Mas as pessoas contribuíam,poisvendoosmongesnaquelasi-tuaçãopensavam:“Nãotenhomui-to, mas os monges também devem estarcomfome”,eacabavamcon-tribuindo com algo, sem visar re-compensa.

Sakyamunivisavaensinarose-guinte: “Se as pessoas estão agoraem situação de carência, é porquenãoacumularambonscarmas.Nãoforam generosas, não praticaram atosdebondade,nãofizeramcari-dade, não demonstraram amor ao próximo.Porcausadisso,nãoacu-mularam virtudes ‘no depósito docéu’ e estão agora pobres. Por isso, para conseguirem prosperidade, é imprescindívelquecultivemoamore a caridade e os demonstrem em atosconcretos.Justamenteparaaju-dá-lasnisso,vocês,monges,devempediraelascontribuiçõesdecomi-daoudedinheiro,proporcionando--lhes,assim,aoportunidadedepra-ticar boas ações e acumular bons

carmas”(trechodolivroAbrindo o Canal da Provisão Infinita, p. 83).

A Seicho-No-Ie tambémoferece essa oportunidade para as pessoas fazerem suas doa-ções e acumularem bons car-mas, por meio da Missão Sagra-da.O prof.MasaharuTanigu-chi instituiuaMissãoSagradaafimdeexpandiroMovimentodeIluminaçãodaHumanidadee,assim,iluminaramentedaspessoascomaluzdaVerdade,paraseremfelizescomovocê.E é por meio de suas contribui-ções que a Seicho-No-Ie estáseexpandindonoBrasilenospaísesibero-americanos.Hoje,aSeicho-No-IejáchegouaAn-golaeestáabrindoasfronteirasda Nicarágua e de Costa Rica.

Agradecemos do fundo do co-ração a todos os contribuintes da Missão Sagrada, que sem almejarrecompensacolaboramcomaobrade Deus. Com certeza, estão acu-mulandobonscarmas,assimcomoestá escrito na Sutra em Louvor aos Apóstolos da Missão Sagrada:

“A Imagem Verdadeira dosApóstolos da Missão Sagrada édivina e seu futuro também o será infalivelmente. (...) devotando-seao trabalhoapostolar imbuídosdopropósitodesalvaropróximo,al-cançarão o diamantino estado de iluminação”.

QueDeusilumineoseucami-nhoeasuafamília.

Muito obrigado.

O ato de doar e a prosperidade

Page 5: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 5

MarieMurakamiDiretora-Presidente da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

mensagem da diretora-presidente

Constitui MISSÃO da SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL: “De-senvolver oMovimentode Ilumi-nação da Humanidade, para des-pertar a natureza divina de todas as pessoas através da conscientiza-çãodaVerdade ‘Homem,filhodeDeus’, visando construir na face da Terra o reino dos céus de amor mú-tuoecooperação”.

“DesenvolveroMovimentodeIluminaçãodaHumanidade”signi-ficarealizarmovimentosconcretos,comodivulgar asobras sagradaseas revistas da Seicho-No-Ie, quecontêm a Verdade “Homem, filhodeDeus”, isentodedoença, infeli-cidade e pobreza; realizar eventoscomoconferências,congressos,Se-minários da Luz, convenções, por

meio dos quais são levadas as pa-lavrasdaVerdade.Tudo issoobje-tivando a construção do reino dos céus de amor mútuo e cooperação nafacedaTerra.Éporissoque“aSEICHO-NO-IE é uma organização formadaporpessoasquetrabalhamcomointuitodecriaroparaísonaface da Terra”, pois, aprendendoqueohomeméfilhodeDeus,apes-soa descobre a mina de tesouro que éasuaImagemVerdadeira,eassimocorre uma grande transformação nasuaposturamental.Elapassaamanifestar o espírito de gratidão eamor em todos os atos, o que pro-move a harmonização da sua vidaemtodosossentidos,alémdedotá--ladaconvicçãodesuacapacidadeinfinita.Etudoissoocorresemquea pessoa necessite de mudar de casa, decidade,depaís,deemprego,detrabalho. Enfim, basta conscienti-zar-se de que é filha deDeus, e apessoa descobre que, assim mesmo comoelaé,éinfinitamentepróspe-ra, infinitamente saudável, infinita-mente feliz e infinitamente capaz,e tudo se transforma em sua vida! A sua vida se transforma em um “oceanodegratidão”!

Uma das atividades que pro-movemessemaravilhosodespertaré a CONVENÇÃO NACIONALDA ASSOCIAÇÃO DOS JO-VENS DA SEICHO-NO-IE, quenesteanoserárealizadonodia28dejulho,emquatrolocalidades,si-multaneamente:emSãoPaulo-SP,noGinásiodoIbirapuera;emPor-

toAlegre-RS, noGrêmioNáuticoUnião; em Salvador-BA, noCen-trodeConvençõesdaBahia;eemBrasília-DF,noUniqueEventos.Otema da Convenção de 2013 nãopoderiasermelhor:PRATIQUEOBEM:CULTIVEAFÉ.

“Ojovemquelevaumavidare-pletadealegria,crescendosempre,progredindo sempre e esforçando--se para dar uma grandiosa contri-buiçãoparaahumanidade,éverda-deiramenteo jovemqueeu ideali-zo”,nosescreveoprof.MasaharuTaniguchi,nolivroA VERDADE, v. 4,p.116.AConvençãoNacionaldaAJSIDOBRASILéoeventoquepromove a formação deste jovem idealizadopeloMestre, um jovemque faz do seu dia a dia a prática naturaldobem,atravésdocultivodafénaVerdade“Homem,filhodeDeus”.QuandoosjovensdoBrasilestiverem imbuídos do grandiosoidealdeviverobem,seguramenteonossopaís,quejáéumapotênciamundial, passará a ser referênciamundialcomoumanaçãoonderei-na o reino dos céus de amor mútuo e cooperação.

ILUMINEMOS O BRASIL COMAFORÇADOSJOVENS!

DESPERTEMOS A NATU-REZA DIVINA DE TODOS OSJOVENSDOBRASIL!

FaçamosdesseslemasdaAJSIDOBRASILo nosso lema, parti-cipando da Convenção deste ano e levando conosco o maior númerode jovens e juvenis!

Julho: mês da Convenção Nacional da Associação dos Jovens da

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Page 6: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 6

seminário da luz

Até o final do ano, serão 44 edições e 67 comunidades mobilizadas pela força do Ensinamento Homem-Filho-de- -Deus.

O mais importante evento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI/BR)emnívelregional,oSe-minário da Luz, dá um panorama amplo do que é omodo de viverda Seicho-No-Ie, conforme expli-caaAspiranteaPreletoradaSedeInternacionalMariaAméliaCami-loTeixeira: “Quemse envolvedecorpoealmanadivulgaçãoalcan-çaodespertarespiritual,poisajudaalevarsalvaçãoparaoslaresbra-sileiros”, afirma a preletora, queatua como Chefe de Gabinete deSemináriodaLuzdaSNI/BR.Elasalientaaindaaimportânciadeco-locaremaçãoachamadaListadeFelicitaçãoeacampanhadevisitasàsfamílias.

Lista de Felicitação –AListade Felicitação consiste na entregade um impresso para dirigentes e adeptos.Nela, a pessoa escreve o

Oração, lista de felicitação e visitas às famílias propulsionam

Seminários da Luz

nome daqueles que pretende con-vidar para o seminário. Depois de preenchida, é feita uma cópia dalista, que é enviada para aAsso-ciação Local, onde são realizadasoraçõespelafelicidadedaspessoasrelacionadas. Por seu turno, alémdeoraremcasa,odonodalistaen-traemcontatocomtodos,afimdeoferecer convite do Seminário da Luz.

Visitas às famílias –Emmé-dia,assedesregionaisdaSNI/BRestabelecem metas de cinco a 10milfamíliasparaseremvisitadaseconvidadas a participar do Seminá-rio da Luz. Primeiro, uma região é mapeada. A seguir, prepara-se uma quantidade suficiente de revistasdaSeicho-No-Ie,àsquaissãoane-xadosumpanfletocomdadosdoslocais e horários de reuniões lo-cais, e outro com as informações do Seminário da Luz. Em seguida, o pessoal vai a campo.As visitasàs famílias põem ombro a ombro

membros de todas as organizações, dirigentes de todas as funções e vo-luntáriosemgeral.

Mídias de apoio –Adivulga-çãorecebeoapoiodemídiascomoo Programa Seicho-No-Ie na TV,o Programa Seicho-No-Ie no Rá-dio, redes sociais, sitedaSNI/BReperiódicos impressos.“Emmui-tas casas, as pessoas nos recebem com um sorriso por já terem assis-tidoànossaprogramaçãoviatevêourádio,ouaindaviaInternet”,co-mentouaPreletoraMariaAmélia,que faz questão de frisar o traba-lhograndiosorealizadopelaslide-rançasdaSeicho-No-Ie,emtodooBrasil.

Participantes do Seminário da Luz na Regional SC-XANXERÊ

SC-XANXERÊ

Palestra Preletor Fernando Marques SC-XANXERÊ

Foto:G

abinetedoSem

ináriodaLuz

Foto:G

abinetedoSem

ináriodaLuz

Foto:G

abinetedoSem

ináriodaLuz

Page 7: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 7

meio ambiente

Por Fernanda Carolina de Souza

Nosdias17,18e19demaioaconteceu na regional SP-Campi-nas o 2o Congresso do Meio Am-biente “Atitudesque semeiamVi-da”, realizado pelo DepartamentodeMeioAmbiente eAção SocialdaAssociaçãodos Jovens daSei-cho-no-Ie SP-Campinas. O obje-tivo foi levantar questões sobre oambiente em que vivemos: pes-soal e profissional, e a integraçãocarnal e espiritual entre o planetaTerraeohomem.Nestestrêsdias,diversos preletores, pesquisado-res e profissionais de áreas diver-sas mostraram o que podemos de fato fazer para semear mais Vidaem nossos dias, na questão mate-riale,principalmente,espiritualdomeioambiente.Opúblicotambémcontribuiucomrelatosemocionan-tes,queficaramamostraduranteoevento.

O primeiro dia de evento tra-toudotema“FéqueSemeiaVida”com as palestras: “Anular o eu,aceitaroEu”,comopreletorMil-ton Kazuo Norimatsu e “Sonhosqueseconcretizam”,comaprele-toraLílianSusiBafiNorimatsu.

O segundo dia foi dedicado ao tema “Conhecimento que semeiaVida”.Duranteatarde,foramrea-

lizadaspalestrascomespecialistasna área ambiental, que discutiramtemascomoreciclagem,açõessus-tentáveis e mudanças climáticas;intercaladascompalestrasdaSei-cho-no-Ie, que abrangeram temascomorelacionamentoemsocieda-de, gratidão aos antepassados, car-maseadiferençaentresalvaçãoeexpedientes de salvação.O perío-dodanoitefoireservadoparatrêspalestras:“TransitoriedadedoPen-samento Científico” e “IncertezasAmbientais”, estas com pesquisa-doresdaáreaambiental,e“Amen-tecomomodeladordasreaçõesdoplaneta”, ministrado pelo preletorCarlosKojiTakahashi.

No terceiro e último dia, otema“Amorque semeiaVida”fi-nalizouocongresso.Congressistaseouvintespuderamescolherparti-cipardepalestrasouoficinasreali-

2o Congresso de Meio Ambiente leva participantes à reflexão

O tema “Atitudes que semeiam Vida” emocionou os três dias de evento em Campinas

Participantes durante Congresso do Meio Ambiente

Foto:A

rquivoRegionalSP-CAMPINAS

zadasconcomitantemente:Amoràpátria, Educação financeira, Rela-cionamentonotrabalho,Responsa-bilidadenacomunicação,Relacio-namento Familiar e “Um mundoalém do nosso”. O encerramentofoi de fortes emoções e conheci-mentos transmitidospelopioneirodaSeicho-no-Ie,oPreletorMaçatoYamaoka, por meio das palestrasconclusivas “Atitudes naturais dohomem” e “Gratidão à Vida quepermeiaotodo”.

A coordenadora do evento, a LíderdaIluminaçãoMarianeSou-za Reis, finalizou o 2o Congres-so do Meio Ambiente convidando todos para continuarem as discus-sões na terceira edição com o tema “Nossas Raízes”. “A ideia desteevento, desde sua primeira edição, é mostrar ao público como cadasistemaondehajacapacidadedesemanifestaredesenvolverVidaéonosso meio ambiente e merece ser tratado de forma sagrada. Trazen-doasdiversasdefiniçõeslegaisdemeioambienteparaa luzdopen-samentodaSeicho-no-Ie,percebe-mos que nossa mente, nosso corpo, nossoespíritoetodososrelaciona-mentosquepossuímoscomosereshumanossãonossomeioambiente.Estamosansiosospelaterceiraedi-ção.”Comentaela.

Page 8: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 8

seminário do livroperfil

Círculo de Harmonia inaugura seção que contará trajetórias de grandes líderes do Movimento, no BrasilPor Fabio Dummer Camargo

A SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL (SNI/BR) está repleta de his-tórias épicas. Rodeiam-nos vivên-cias reais de líderes (de ontem ehoje)quesuperaramvicissitudeseforjaramospilaresdoMovimento.Mas,emgeral,somenteumrestritonúmerodeamigosecompanheirosdeatuaçãoéquetomaconhecimen-to delas. Explica isso uma virtudecomumàsgrandespersonalidades:humildade.

É o caso do PreletorAmauriTsutomu Miyashiro, de 77 anos,daRegionalSP-SANTOS,precur-sor daSeicho-No-Iena cidadedePeruíbe-SP.“Eisumahistóriaquemereceregistro.Alémdeserdeci-sivo para a expansão do Movimen-to, em sua região, seu sorriso per-manenteecordialidadecontagian-tefizeramdeleumnotávellíderdaSeicho-No-Ie”,colocaoAspirantea Preletor da Sede InternacionalFernando Onodera, vice-presiden-

te da Associação Fraternidade da SNI/BR.

Os sonhos – Como um dosfundadoresdoNúcleodePeruíbe,noanode1978,oPrel.Miyashirodoou mais do que tempo, simpa-tia,suoretijolos.Ofertoutambémgrandepartedo terrenoondehojeestáasedeprópria,inauguradaem1985.Ajudou a edificar um espa-ço para reuniões da Seicho-No-Ieenele,alémde“residir”Deus,fezhabitar uma história inspiradora.Debalconistadefarmáciaaempre-sário dessemesmo ramo, realizouseus sonhose isso foi sóocome-ço.“Euqueriaestudar,vencercommeu trabalho, formar família sóli-daeviajarparaconheceroBrasileoJapão”,contaoPrel.Miyashiro.“Por trás de tudo”, afirma ele, “odesejo de levar a Luz daVerdadeaomaiornúmeropossíveldepes-soas”.

A família –Centroapartirdoqualirradiouumafamíliadevence-dores,estácasadohá50anoscom

aSra.YocoMotohashiMiyashiro.Tevetrêsfilhos,sendoumveteriná-rio,umafarmacêuticaeumatercei-rafilhaqueoptouporseestabelecernoJapão.Paieesposoexemplar,eatravésdaforçaespiritualcomquepresidiu sua vida, fundou seu le-gadonosensinamentosdaSeicho--No-Ie.

Trajetória no Movimento – O Prel. Miyashiro conheceu aSeicho-No-Ie em1961, atravésdoseu sogro. Inscreveu-se na Missão Sagrada (sistema de contribuiçõesem prol da expansão do Movi-mento) em1971, na sede local deSanto Amaro, capital paulistana.JáemPeruíbe, foieleitopresiden-tedonúcleo localem1987,cargoqueocupouaté2003.JávinculadoàUnião dasAssociações da Pros-peridade(UAP),assumiucargodevice-presidenteentre2003e2005.Em1989,foiaoJapãoporocasiãodo aniversáriode60 anosdoMo-vimento.

Pregar com atos e palavras – A par e passo com o Ensinamen-to, sempre acreditou no novo Ho-mem, no Homem-Deus. E por onde foi, pregou. Nem sempre com pa-lavras. Ensinou brasilidade ao de-cidir visitar todo o País, cruzou oplanetaparacurvarreverênciasaosantepassadosnaterranatal(Japão)efezdaexperiênciadecandidatoàpolíticaumaplataformaparapassara Verdade Homem-Filho-de-Deus.

Tsutomu Miyashiro, a jornada de um líder

Sr. Tsutomu Miyashiro

Foto:A

rquivoSup.Fraternidade

Page 9: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 9

seminário do livroperfil

“Trabalhecomamor,pensepositi-vo”lia-seemseupanfletodecam-panhaparavereador,em1988.

Voz que “recepcionou” o novo milênio –Naediçãode23dedezembrode1999doJornaldePe-ruíbe,osorrisodoPrel.Miyashiroeumaentrevistaconcedidaporeleocupamduascolunasdoperiódico,que o escolhera para falar sobre aentradanosanos2000.Apósexpli-caralgunsfundamentosdaSeicho--No-Ie, citou as palavras da entãoPresidente da Associação Pomba Branca, Prela. Marie Murakami,veiculadas no editorial da Revis-taPombaBranca, edição174 (de-zembrode1999):“ASeicho-No-Ieesperaqueparaonovomilênioto-dos conheçamaVerdadeparaquepossamviveremharmonia”,trans-creveuoPrel.Miyashiroparaaim-prensalocal,àépoca.

O Ensinamento sempre pre-sente – Empresário engajado, oPrel. Miyashiro tornou-se, aindajovem, dirigente da Associação dos ProprietárioseOficiaisdeFarmáciadoEstadodeSãoPaulo(Aprofar).Emartigodeumperiódicoimpres-so da entidade, datado de março de

1973,seudinamismorecebeudes-taque.Durante a entrevista já afir-mava,àquelaépoca,aimportânciada comunicação. “O importantenão é só criticar ou aplaudir, massimagircomféeentusiasmo”,dis-seeleaoeditordojornaldaApro-far.Econcluiuexibindo,noentor-nodeseusorriso,umdospilaresdaSeicho-No-Ie:“Vamostrabalharto-doscompensamentopositivo”.

Para nos espelharmos –ParaoPrel.Onodera,épossívelnoses-pelharmos, na trajetória do Prel.Miyashiro,nãoapenasemumaououtra qualidade, mas em um con-junto de virtudes. “São responsá-veisatitudesnafamília,notrabalhoenoserviçovoluntárioemproldaSeicho-No-Ie, raras sob um pontode vista comum, mas encontradas emquemsededicacomafincoemproldoMovimento”,assinala.

Gratidão e modéstia – O Pre-letor Amauri Tsutomu Miyashiro,que, imerso em virtuosa modéstia, relutouem ter seus feitosdivulga-dos, deixa claroquenuncavence-mos sozinhos. “Eu poderia citarmuitoscompanheirosdejornadanaRegional SP-SANTOS, ao longo

dos anos. Mas a representar todos, externominhagratidãoaospionei-ros Srs. Tsuneo Tomimoto e Mitsuji Nakamura”.

E ele abrange sua gratidão:“Agradeço a Deus, aos pioneirosdo Movimento, ao apoio da Sede Central e, principalmente, a cadadirigente que leva avante o En-sinamento da Seicho-No-Ie. Souimensamente grato e que Deus abençoetodaa‘famíliaSeicho-No--Ie’”,concluioPrel.Miyashiro,umexemploaserseguidoeparasem-prelembrado.

Fica aqui o convite para su-gestõesdenomesdegrandes líde-res locais e regionais que podemter suas histórias retratadas nesseespaço. Mais que reconhecimen-to,acomissãoeditorialdoBoletim Informativo Círculo de Harmonia abre uma “janela” através da qualasatuaisgeraçõesdeliderançaspo-derãoolhareseinspirarnosexem-plosdebravura,dedicaçãoeamorpeloMovimentodeIluminaçãodaHumanidade.

Para sugerir nomes, envie e-mail para [email protected].

www.sni.org.br/livrariavirtual

Page 10: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 10

seminário do livro

seminário do livro

seminários

dia dos pais

Por Fernanda Kanasiro

Nas Academias de Treinamen-to Espiritual da Seicho-No-Ie po-de-se participar de eventos que vão dedoisadezdias,semprecomal-gum direcionamento: jovens, em-presários, mulher, terceira idade,casais, juvenis, crianças e mesmo os seminários que todos podem es-tar juntos há temas que são foca-dosduranteosdiasemqueseficaem treinamentoespiritualnaAca-demia,comooquehouveentreosdias18e19demaio,naAcademiade Ibiúna, quando aconteceu o Se-mináriodeGratidãoaosPais.

Oeventorecebeu788pessoasque puderam refletir e agradecersobreessa relação tão intensaqueéarelaçãoentrepaisefilhos.Ten-docomoorientadoresosPreletoresHeitorMiyazaki,Viviane TenóriodeMacêdoHaraePauloCesarRo-

Academia de Ibiúna recebe mais de 780 pessoas no

Seminário de Gratidão aos Pais

chaRibeiro,osparticipantesreno-varam seus votos de amor e grati-dãoàquelesqueosderamavida.

Alémde tudo isso, ofinaldesemana foi bem agitado na Acade-miadeIbiúna!Nosábadoaofinaldas atividades, os participantes fo-ram agraciados com a bela apre-sentaçãodoCoraldaSedeCentralda SEICHO-NO-IE DO BRASIL, quefechouoprimeirodiadesemi-náriocomchavedeouro.

Duranteorelatodeimpressãosobre a Prática de Purificação da

mente os participantes foram le-vadosas lágrimasquandoumpai,arrependido pelos erros do passa-do ajoelhou-se diante dos filhos,que também participavam do semi-nário e pediu perdão.Além dissohouvetambémumpedidopúblicode casamento no Salão Nobre deIbiúna (vejamais fotos emwww.facebook.com/snibrasil).

Momentos únicos, mágicos e transformadores que só os queparticipam de Seminários nas Aca-demias são capazes de sentir e sa-ber.AssimquevocêabreoCírculode Harmonia você encontra a di-vulgaçãodoSemináriodoTriunfoEspiritual e através do www.sni.org.br/academias você pode vera programação de seminários na Academia de Treinamento Espi-ritualdaSeicho-No-Iemaispróxi-ma. Agende-se e participe!

Participantes lotam salão nobre

Foto:A

cervoFotográfico

“Todosospais,mesmoaque-lesmaisrigorosos,nofundoamamseusfilhos.Mesmosabendoqueofilhovai seaborrecer,ospaisnãoconseguem deixar de fazer algu-mas perguntas e dizer certas coisas. Assim é o amor dos pais.

Nossos pais são pessoas mui-toimportantesparanós,sãonossosguias,nossosprotetoresesalvado-res.Alémdetudo,elesnosamam

muitíssimo.ElesestãoconscientesdequeasuaVidaeadofilhosãoumasó.Aessaconscientizaçãodeque asVidas são uma só, chama-mos de amor.

Quando sentem que os filhosos compreendem ainda que um pouco,ospaisficamtãofelizeseémuitograndeaalegriaqueospaissentem por uma simples demons-tração de gratidão dos filhos. Por

isso os jovens devem exteriorizar mais francamente o amor que sen-tempelospais.

AVidadospaisedosfilhoses-tãounidas,ligadosfirmementepeloamor.PaisefilhossãoosfilhosdeDeusqueestãoemmaiorsintonia.”

***Trecho adaptado do livroVocê pode se tornar uma pessoaMaravilhosa,deSeichoTaniguchi

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Page 11: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 11

a C o n t e C e

Julho - Seminário e Convenção

Prepare-se! Entreosdias24a28,suavidairásetrans-

formardefinitivamente,poisvocêestáprestesaparticipar do Seminário do Despertar da Natu-rezaDivinaedaConvençãoNacionaldaAsso-ciaçãodosJovensdaSEICHO-NO-IEBRASIL!Eventosmaisdoqueesperadoseplanejadosportodos os dirigentes, associados e adeptos da Sei-cho-No-Ie.Veja divulgação da Convenção Na-cional ao final do boletim.

Agosto - Curso Virtual AtençãoLíderesdaIluminaçãonodia10aconteceo

CursoVirtualparaLíderesdaIluminação,queterácomoorientadores os Preletores: FernandoAntonio MendesMarques,RobertoOkitoFugiwara,DanielaCristinaSe-ghessi,RegisYoshioShimanoeecomoconvidadaespe-cial a Preletora comDesignaçãoEspecial paraAméri-caLatinaMarieMurakami. Informações pelo telefone(11)[email protected]

Agosto - Dia da Seicho-No-IeA Câmara Municipal de São Paulo comemora

jun tamente com todos os adeptos, simpatizantes e dirigentes da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, no dia 12, o Dia da Seicho-No-Ie. Nesta festiva dataorientará a solenidade, a Preletora Lílian Súzi BaffiNorimatsu. Informe-se sobre como participar peloemail:[email protected] e se na sua cidade o Dia daSeicho-No-Ietambémécomemoradonocalendáriooficial,comodecretodelei,envieinformaçõesefotosparaoemail:[email protected]

Agosto - 27a Convenção Nacional (em Japonês)Nodia04/08,aSEICHO-NO-IEDOBRASILrealizaa27aConvençãoNacional(emJaponês),noPalácio

deConvençõesdoAnhembi,emSãoPaulo.OsorientadoresdoeventoserãoosPreletores:JunjiMiyaura,MarieMurakami,LílianSúziBaffiNorimatsu,TuguioTeramae,KazuoKadowaki,AparecidaTamaeYassueOgoshieLuizHideoTamaru.VocêpodeobterinformaçõessobreaConvençãopeloemail:[email protected]:(11)5014-2214/2257.

Em 2012 a data foi celebrada na Assembleia Legislativa

Foto:A

cervoFotográfico

Foto:SuperintendênciadasA

tividadesdosPreletores

Curso Virtual para Líderes da Iluminação 2012

Page 12: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 12

festividade do santuário Hoozo

Somadas às cerca de 13 mil pessoas presentes, outros milhares puderam agradecer aos seus antepassados via Web, em todo o mundo.Por Fábio Dummer Carmargo

As colinas de Ibiúna-SP fo-ram o cenário de mais uma pági-na histórica da SEICHO-NO-IEDOBRASIL (SNI/BR), celebradanodia14deabrilde2013.Foramconsagrados 2.298.291 RegistrosEspirituais(REs)paraa57a Festivi-dadedoSantuárioHoozodoBrasil,quecontoucom12.948presentesemilharesdeespectadoresemsedes

quereceberamosinalviaInternet.Mais uma vez, a chuva torrencialque desabou sobre a cidade, na vés-pera,deutréguaassimqueamanhe-ceu e o evento transcorreu sob agra-dáveiscondiçõesclimáticas.

Trabalho em equipe – Desde avéspera,450preletores-evocado-resderamcontadeleratotalidadedos registros, nominalmente, du-rante a Cerimônia de Evocação. In-tegrantes das regionais doutrinárias SP-SOROCABA e SÃO PAULO 5 (em japonês) atuaram nas cerimô-nias que incluem a remoção e in-cineração dos REs do ano anterior, que ocorreram desde a sexta-feira, dia12.Aotodo,foram1.304mem-bros na Comissão Organizadora, que também tem como destaque a Divisão de Trânsito.

Máxima expressão de grati-dão –AscerimôniastiveramcomoOficiante-MoroPresidenteDoutri-náriodaSeicho-No-IeparaaAmé-

ricaLatina,PreletorJunjiMiyaura.Duranteasexplicações,eleenfati-zou:“Oobjetivodeestarmosaquinãoésolucionarmososnossospro-blemas, mas expressarmos nossareverênciaegratidãoaosantepassa-dos”.Aopronunciarsuaspalavras,a Diretora-Presidente da SNI/BR,Preletora Marie Murakami, agra-deceu a todos e definiu a dimen-são sagrada domomento: “Fomosatraídos até aqui por laços muitoantigos.Movidos unicamente pelagratidão, ao som das palavras daSutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade reúnem-se aqui, hoje, osescolhidos de todas as eras”, afir-mousolenemente.

Palestra, cerimônias e convi-dados –ProferiuapalestraalusivaàFestividadeaAspiranteaPreletorada Sede Internacional Lillian SuziBaffiNorimatsu, que emocionou atodos. As cerimônias foram cumpri-das com máximo rigor e seriedade pelaSuperintendênciadasAtivida-

Festividade fez das colinas de Ibiúna a capital mundial

da Gratidão

Cerimônia de Evocação dos Registros Espirituais

Foto:A

cervoFotográfico

Festividade do Santuário Hoozo

Cerimônia no Monumento aos Anjinhos Anônimos

Foto:A

cervoFotográfico

Foto:A

cervoFotográfico

Page 13: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 13

festividade do santuário Hoozo

desdosPreletoresdaSNI/BR,soba orientação do Preletor FernandoAntonio Mendes Marques. Presti-giaram o evento, entre outras autori-dades,oprefeitodaEstânciaTurís-tica de Ibiúna,Dr.EduardoAnsel-

mo Domingues Neto, e a Deputada FederalKeikoOta, que preencheu4.500REsemnomedasfamíliaseentes queridos de todos os congres-sistasbrasileiros.

Cerimônia aos Anjinhos –Apóso intervaloparaoalmoço,amultidãoparticipouda29a Cerimô-nia no Monumento aos AnjinhosAnônimos dos Países Ibero-Ame-ricanosedeAngola.Omonumen-to, erigidoem1985, está localiza-doaoladodoSantuárioHoozo.Elerepresentaumberçoespiritualqueacolheeiluminamilhõesdealmas.“É enorme o significado do amormanifestado por todos os senho-res, durante esta cerimônia”, disseoOficiante-Mor,PreletorMiyaura,duranteaexplicação.

AlémdasRegionaisedosNú-cleos espalhados por todo o país,que convidam seus adeptos para participaremdemomentotãosole-ne, países comoArgentina,Méxi-

co, entre outros, mesmo com fuso horáriodeaté3horas,nocasodoMéxico, onde os adeptos se reuni-ramem três localidadesdiferentespara agradecer a seus antepassados. TambémnaArgentinaemque115pessoas espalhadas pelos quatrocantosdopaísseuniramemgrati-dão.ForamoitopessoasemSalta,25emJujuy,27naSedeCentralemBuenos Aires e 55 em Tucuman.

VejaalgumasfotosdaFestivi-dade na Academia de Ibiúna e tam-bémnasRegionaisenosoutrospaí-ses.

Preletora Lilian Suzi Baffi Norimatsu durante sua palestra

MéxicoEspanha

México

Espanha

México

Foto:Sup.A

méricaLatina

Foto:Sup.A

méricaLatina

Foto:Sup.A

méricaLatina

Foto:Sup.A

méricaLatina

Foto:Sup.A

méricaLatina

Foto:A

cervoFotográfico

Público presente na Festividade do Santuário Hoozo

Foto:A

cervoFotográfico

Page 14: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 14

espeCial esCritório na floresta

Por Fábio Dummer Carmargo

Odia7dejulhode2013entrapara o hall de datas memoráveis do Movimento Internacional de Pazpela Fé por iniciativa do SupremoPresidente Masanobu Taniguchi.NacidadedeHokuto,ProvínciadeYamanashi, Japão, passa a funcio-naraSedeInternacionaldaSeicho--No-Ie, no chamado Escritório naFloresta. “O momento é históricoporque representa a prática, em sig-nificativaescala,doquepregaoEn-sinamento,queéaharmoniacomaNatureza”, observou o PresidenteDoutrinário da Seicho-No-Ie paraaAméricaLatina,PreletordaSedeInternacionalJunjiMiyaura.

O conceito –Oalicercedamu-dançafoioestabelecimentodeumanovamentalidadeentreosfuncioná-

bientaldetodos.Assim,comvistasaoferecerumexemplodefébasea-da na coexistência entre homem enatureza,edequeépossível subs-tituir a ideia de “extração” pela de“gentileza” no trato com o MeioAmbiente, aSeicho-No-Ieadquiriuumaáreadeflorestamontanhosade72.589metros quadrados, em umaregião próxima aTóquio. Somente17% serão efetivamente utilizados.O restante será preservado. De área construída, são 4.500 metros qua-drados, tudo feito de madeira de re-florestamento e utilizando técnicase materiais que não geram impacto ambiental.

Tecnologia que não destrói – De acabamento modesto (semqualqueropulência),osprédiossãoequipados com tecnologias de in-formação e comunicação de ponta.

Sede Internacional inaugura Escritório na Floresta

Lado de fora do Escritório na Floresta

Parte interior do Escritório na Floresta

Foto:SedeInternacional

Foto:SedeInternacional

riosemrelaçãoaoestilodevida.Oprocessoiniciou-secomaaplicaçãodeumapolíticadeatividadesafimde promover a conscientização am-

Page 15: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 15

espeCial esCritório na floresta

Alémdereduzirousodepapel,umdosobjetivos édivulgar, via Inter-net,osresultadosobtidospeloescri-tórionareduçãodeemissãodecar-bono (mais atividades no formatodevideoconferências).Oescritóriofoi minuciosamente pensado peloviésambiental.Sãousadasenergiassolar, eólica, hídrica e biomassa,quesãorecursosderivadosdeplan-taspela fotossíntese.Serácoletadaereservadaáguadachuva,todoes-gotoserátratadoeareciclagemdosdescartáveisseráfeitavisandovolu-mezerodelixofinal.

A escolha e a parceria – AescolhadeHokutonãofoiaesmo.OficialmentereconhecidapeloGo-verno japonês como um santuáriodeáguaseenergiaslimpas,acidadefica emuma região ecologicamen-teprivilegiadadoJapão.Diantedagrande biodiversidade de fauna, flora e recursos hídricos, a popu-lação, o governo local e entidadesde ensino atuam de modo efetivo e consciente na defesa do meio am-

Centro de energia do Escritório na Floresta

Vista aérea integral do Escritório na Floresta em obras

Foto:SedeInternacional

Foto:SedeInternacional

biente.Porsuavez,aSeicho-No-Iejá anunciou que será parceira com omunicípionarecuperaçãodeflo-restas da região, entre outras ações.

Unindo o útil ao (bio)agradá-vel –Acidadecombinacaracterís-ticaspeculiares.Apesardetertem-peratura10grausabaixodamédia,

apresentamenoresíndicesdechuvaedeneve, eumamaior incidênciaderaiossolares.Tudoisso,aliadoàstecnologiasdebaixa energia comoo resfriamento e aquecimento com usode energia solar emais tempode iluminaçãopela luznatural, fezcom que Hokuto fosse escolhidapara as novas instalações da SedeInternacional.

O modo natural de viver –Além dos objetivos de estabeleceruma base religiosa que promovaum estilo de vida de “crescimentocoma natureza”, de formar suces-soreselíderesdoMovimentocapa-zesdelidarcomproblemasglobaisedebuscaramáximaeficiênciatec-nológica, o Preletor JunjiMiyauraaponta mais aspectos importantes queoEscritórionaFlorestaagrega:“Éumaformadecolocarempráti-ca o que pregamos, ou seja, viver de modomais natural possível, que éomodofelizdeviveremharmoniacom a natureza”, conclui o Presi-denteDoutrinário daSeicho-No-Iepara a América Latina.

Page 16: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 16

arquitetura sustentável

A Seicho-No-Ie vem pregan-dooModoFelizdeViver,emHar-monia com a Natureza; dentro des-ta linha, temos aobtençãodo ISO14.001(naSedeCentral,Sub-Sedee Academia de Ibiúna), redução na emissão de CO2 nas atividades Dou-trinárias e Organizacionais, entre outrasaçõesemproldapreservaçãodo Meio-Ambiente. E agora, com o Projeto Escritório na Floresta,temosoutro exemplo efetivodestemodo de viver, a prova de que todos nós também podemos colocar emprática,emmaioroumenorescalanodia-a-dia,emnossasresidências,locaisdeestudo, trabalhoou lazer.Este projeto nosmostra que, alémdasaçõesvisíveis,énecessáriaumamudança de nossa postura mentaldiante deste assunto, e muito mais, tomarmosumapostura religiosa,oque acarreta uma mudança na nossa forma de consumo de até então.

Quando falamos em arquite-tura sustentável, pensamos dire-tamente no emprego de materias reciclados,reduçãonoconsumodeenergia elétrica com utilização delâmpadasLED,ousodeplacasfo-tovoltáicasparageraçãodeenergiaelétrica, aproveitamento da águapluvial,materialcertificado,vasossanitários com dois acionamentos (seislitrosparasólidosetrêslitrospara líquidos), ventilação natural,aquecedor solar, utilização de co-resclaras,etc.

Vemos hoje pessoas ativa-mente engajadas neste propósito,

oqueémaravilhoso.Porém,umareportagem de uma revista espe-cializadaemarquiteturamefezre-fletirsobreasuperficialidadecomqueeuprópriovinhatratandodes-te assunto. Foi apresentado nesta revista o projeto de uma residên-cia “ecologicamente sustentável”,com todos os itens citados ante-riormente.Acheifantástico.Mas...ao mesmo tempo, fez-me refletirsobreomeumododetrabalhodeatéentão:

1a reflexão: nesta reporta-gem,haviaainformaçãodeque foram utilizados comopisos e revestimentos, gra-nitos, mármores e outras pedrasimportadasdepaísesmuito distantes daqui. Tudo dentro da legalidade, comrecolhimento de todos osimpostos; mas...quanto CO2 foi emitido no transporte destematerial?

2areflexão:acasatinhaqua-se600m²deáreaconstruídapara a moradia de apenas umcasal;seráquepodemoschamarestacasade“ecolo-gicamentesustentável”?

Porfim,analisandooproje-tohidráulicoeelétricodestacasa, vimos que, para a co-modidade da vida moderna, correm por dentro das pa-redes, muitos e muitos me-tros de tubulações, condu-ítes e cabos elétricos (paratomadas,antenas, telefonia,lógica, segurança, automa-ção...), itens que também poderiam ser projetados comamesmaposturainicialdeeconomiaemproldana-tureza... A área “molhada”da casa (instalações sanitá-rias,cozinha,áreadeservi-ço) deve ser projetada mais concentrada(umamaispró-

Harmonia com a Natureza através da arquitetura

Janelas laterias do Salão Sabedoria da Regional PR-1 e PR-LONDRINA

da SEICHO-NO-IE.O ar frio entra pelas janelas baixas, e o ar quente sai pelas janelas altas,

criando a ventilação natural pelo “efeito chaminé”

Refeitório da Regional PR-1 ePR-LONDRINA da SEICHO-NO-IE.

A cobertura metálica esquentava demais o ambiente, e a instalação de forro custaria muito caro. A solução foi utilizar a “manta térmica”, que

bloqueou 95% do calor.

Foto:G

iulianoGarcia

Foto:G

iulianoGarcia

Page 17: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 17

arquitetura sustentável

xima da outra, ou uma em cima da outra), o que muitos arquitetos já fazem. Mas é raroverumprojetoelétricopensado da mesma forma, otimizando estas partes que nãoficarãovisíveis.Apartirdeentão,aminhaformadepensar o projeto arquitetôni-co mudou.

Abaixoalgunsitens(alémdosjácitados)que,sebemelaboradosservirão para o projeto de uma edi-fcação que geramenos entulho, ediminuioconsumodeaparelhosdear-condicionado.

Sistema Construtivo– Ainda construimos basica-

mente com estrutura de concreto armado e fechamneto de paredescomalvenariadetijolos.Éumsis-temabarato,poispodemosutilizarmatéria-primalocal(tijolofeitodebarro). Porém, o entulho geradopor este tipo de obra é muito gran-de(quebra-seotijolodaparedele-vantada,parapassarastubulaçõesdeáguaeluz),alémdomaiortem-po para a construção.

– Em comparação, o sistemaLight Steel-frame (sistema cons-trutivo, com estrururas leves deaço e fechamento com placas ci-mentíciasexternamenteeplacasdegesso acartonado internamente) ou Wood-frame(memsosistema,masemestruturademadeira) são lim-pos,planejadosparanãotersobrasemnenhumadasetapas, inclusiveno canteiro de obras. Pelo menortempoemenosutilizaçãodemão--de-obra, pouco desperdício dematerial,menosentulhogerado,éum sistema construtivo extrema-

mente rápido;pela levezade todaestasupra-estrutura(paredes,pila-resevigas),afundação(asbases)tambémsetornamaissimples;eaconstrução como um todo se torna mais econômica do que o sistema convencionaldealvenaria.

* Este item está de acordo com o terceiro princípio (eliminar des-perdícios)dolivroPrimeiro Passo Para a Paz - Capitalismo Natural ou Economia do Capital Natural – Masanobu Taniguchi

Topografia–Aproveitarocaimentonatu-

raldoterreno,reduzindoasmovi-mentações de terra e construção de muros de arrimo (seja para cortesou aterros). Evitamos assim futu-rosriscosdehavermovimentaçõesdestas terras recompactadas; assim, diminuímos o custo desta fase, enãoteríamosoproblema“deondetrazer” ou “para onde levar” estaterra retirada ou acrescentada, pois tudo isso gera emissão de CO2.

Quanto a pergunta: “É im-prescindívelousodoar-condicio-nado?”dapg27domesmo livro,seguemsugestões:

Área permeável-Muitascidades têmleisque

exigem uma área permeável, ouseja: o terreno não pode ser to-talmente impermeabilizado comconstruções e pisos, devendo dei-xar de 20 a 30% do terreno comgramado ou pedras (seixo rolado,brita) sobre a terra, permitindo que osoloabsorvaumapartedaságuaspluviais.Esta lei temum impactograndenoclimadetodaumacida-de, pois áreas gramadas amenizam o calor, aumentam a umidade doar,alémevitarquetodaaáguadoterreno seja despejada diretamen-tenasgaleriasdacidade.Alémdoconforto/belezavisual.

–Naimpossibilidadedeseob-tertodaestaáreapermeável,existea opção da construção de um sumi-douro, que tem a função de drenar aáguapluvialparaosolo,masnãotem o efeito amenizador da tempe-raturadaáreagramada/ajardinada.

Calçada ecológica com Arboriza-ção

–Assim como no item ante-rior, várias cidades já adotam a obrigatoriedade da calçada ecoló-gica (com uma ou duas faixas degramado ao lado da faixa concre-tadaparapassagem)eexigênciadese plantar uma árvore a cada tan-tosmetroslinearesumadaoutra,etem os mesmos objetivos e efeitos do item anterior. Tanto este como o itemanterior,podemsercolocadosem prática na sua cidade mesmo semasexigênciasdalei.

Ventilação Cruzada / Direção dos Ventos

–Osvãos(janelaseportas)deumambientecolocadosemparedes

Salão Sabedoria da Regional PR-1 e PR-LONDRINA da SEICHO-NO-IE.

Entrada de luz natural em cima do palco.

Foto:G

iulianoGarcia

Page 18: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 18

arquitetura sustentável

opostas ou adjacentes, no sentido dos ventos predominantes, permi-temaentradaesaídadoar.Promo-ve a renovação do ar, e diminuição da temperatura no interior dos am-bientesnaturalmente.

“Efeito Chaminé”–Sistema de ventilação natu-

ralinspiradonaschaminés(deondevemoseunome):comooarquentesobe, e o frio, mais pesado, desce, quantomaioradiferençadealturaentre duas janelas num ambiente,melhor o seu efeito; ou seja, o arfrioentrapelasaberturasbaixas,eoarquente sainaturalmentepelasaberturasaltas,criandoassimumamovimentação do ar dentro das edi-ficações (como feito na Sede Re-gionalPR-1ePR-LONDRINA).

“Barreira Térmica”– Em regiões muito quentes,

é adequado utilizar das “barreirastérmicas”paraamenizarocalorge-radopelaincidênciadosraiossola-res,principalmenenafaceoestedaedificação.Algunsexemplos:

Massa de vegetaçãoGrandes varandas – recurso

bastanteutilizadonaRegiãoNorteeNordestedoBrasil.

Bises(quebra-sol)ouElemen-tos Vazados (recurso utilizado nafachada oeste da Sede RegionalPR-1ePR-LONDRINA).

Bioskin–sistemadetubosemtodaafachadadeumedifícioparaaspergirágua,eamenizaras“ilhasdecalor”(edificaçõesfazemabsor-ção, reflexão e emissão de calor)das grandes cidades.

Orientação solar–Itemimportantíssimo:Abrir

grandesvãosparaafaceleste(soldamanhã)efacenorte(soldodia)–excetoparaasregiõespróximasàLinha doEquador, onde não háquase diferença entre a insolaçãodafachadanortecomasul.

–Evitar grandes aberturas nafaceoeste(soldatarde)–anãoserque seja em regiões muito frias, ondeelenãoétãoquentenoverão,e é muito bem-vindo no inverno.

Isolamento térmico1.Telhas e paredes com materialtermicamenteisolantes

2.Telhasrecicladasdecaixas tipotetra-pack (passagem de calor30%menor)

3.Colocação de subcoberturas ti-po Dural-Foil (mantas instala-

das abaixo de qualquer telhadopara proteger o ambiente interno de indesejáveis goteiras, poeira, vento,ruídos,calorefrio)-casodo Refeitório da Regional daSedeRegionalPR-1ePR-LON-DRINA,onde95%docalor foibloqueado(dadosdofabricante).

Resfriamento da cobertura1.Através de ventilação cruzada

no vão entre o forro e a cobertu-ra.

2.Através de aspersão com águapluvial armazenada (reduz ematé 8o a temperatura interna).

Hoje há inúmeras opções nomercadobrasileiro,algumascarase que exigem grandes reformas, ou possíveis somente para edifi-cações novas. Outras mais bara-tas, e que causam impacto menor nasestruturasexistentes,masaltodesempenho como nos “retrofit”(“reforma”, com um sentido decustomizar,adaptaremelhorarosequipamentos, conforto e possibi-lidades de uso de um antigo edi-fício).

Mas antes disso, o que neces-sitamos mesmo é mudar a nos-sa postura, e passarmos a ter uma PosturaReligiosaemrelaçãoaesteassunto, como nos ensina o nosso Supremo Presidente Prof. Masano-buTaniguchi.

Muito obrigado.

***ArtigoescritopeloArqui-teto e Urbanista pela UEL (Uni-versidade Estadual de Londrina),Supervisor Administrativo e Dou-trinário da Regional PR-LON-DRINAePreletor,ClaudioShizuoFurukawa

Pavilhão novo da Regional PR-1 e PR-LONDRINA da SEICHO-NO-IE.

Os elementos vazados da fachada oeste criam uma “barreira térmica”, amenizando a entrada de calor para

o interior.

Foto:G

iulianoGarcia

Page 19: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 19

lançamento

Por Fernanda Kanasiro

ApósoGrandeTerremoto,tsu-namieAcidenteNuclearnaUsinadeFukushima,queassolaramoJa-pãoem2011,oSupremoPresiden-tedaSeicho-No-Ie,ProfessorMa-sanobu Taniguchi, lançou em seupaís o livroDecisão em Prol das Futuras Gerações – Por que um religioso defende o abandono da energia nuclear. Lançado no paísemmarço de 2012, o livro traz aposiçãofirmeeembasadadoautorsobre o assunto, que pode parecer distantedarealidadedealgunsbra-sileiros,mas que faz parte do en-tendimentodecomooplanetapodeestaremalgumasdécada.Tambémapresenta que as pequenas atitudes do hoje, aparentemente insignifi-

cantes, podem ser as grandes res-ponsáveis por momentos trágicos, comooquepassouoJapãohádoisanos.

No livro o Professor Masa-nobu apresenta duas orações, que foram escritas após os referidosacontecimentos: Oração para Vi-

sualizar aGrandeHarmonia entrea Natureza e os Seres Humanos e Oração para Avançarmos com jú-bilo em Direção à realização dorenascimento do Japão. Atravésda leitura é possível compreendertambémanecessidadedeumarela-çãodeharmoniaentreDeus–Na-turezaeHomemenãoumarelaçãode disputa de quem é mais forte e mais poderoso.

Abaixo um trecho do livro,para se ter uma ideia dos ensina-mentos passados através dele epara um início de reflexão sobreas atitudes diárias não apenas em relaçãoaoassuntotratadonolivroou no trecho,mas principalmenteemcomoseaplicaoensinamentodaSeicho-No-IenodiaadiaparaquesevivaaharmoniaentreDeus–NaturezaeHomem:

“Um adepto da Seicho-No-IeresidenteemLondres,JohnFlood,me passou uma informação interes-sante.Ésobreoresultadodeumapesquisa que mostrou que as vacas leiteiraschamadaspelonomepro-duzemmaisleitequeasvacassemnome.Foiumapesquisa realizadapelaFaculdadedeAgricultura,Ali-mentoeDesenvolvimentoRuraldaUniversidade de Newcastle, com516pecuaristasdediversaspartesdaInglaterra,eoseuresultadofoi

publicado na revista Anthrozoos, especializadaemrelaçõesentrehu-manos e animais.

Segundoestapesquisa,ovolu-mede leiteproduzidoporcabeça,no caso de vacas chamadas pelonome pelos pecuaristas (46%) émaiorqueoproduzidoporaquelascujodononãocolocanome(54%).Segundoadra.CatherineDouglas,responsávelpelapesquisa,ovolu-

meé250litrosmaior,oqueequi-vale a um aumento de 1,14 litropor dia no caso de gado de tama-nhomédio. Ela enfatiza que “pormeio da pesquisa, foi comprovado o que muitos pecuaristas que tra-tamasvacasleiteirascomcarinhoe atenção acreditam desde antiga-mente”. Ela afirma também que“por meio desta pesquisa, desco-briu-sequeospecuaristasinglesesemgeralconsideramasvacasani-mais inteligentes que conseguemexperimentarsentimentoscomple-xos. Descobriu-se também que, compreendend o bem cada uma das vacas e chamando-as por nome,pode-seaumentarmuitoovolume

Novo livro do Professor Masanobu Taniguchi é

lançado no Brasil

...uma pesquisa que mostrou que as vacas leiteiras chamadas pelo nome produzem mais leite que as vacas sem nome...

...Por que um religioso de-fende o abandono da energia nuclear....

Page 20: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 20

PreletoresdaSeicho-No-IequecumpriramsuamissãonestemundoeascenderamaomundoespiritualREGIONAL PRELETOR (A) FALECEU EM

SP-SANTOS PrelaCecyAlvesdeLimaeSilva 10/06/2010,aos79anos

SP-SANTOS PrelaJosefaFernandesGonçalves 27/09/2010,aos82anos

SP-SÃOJOSÉDORIOPRETO PrelaMildesdeFreitasTrovatti 21/01/2012,aos79anos

SP-SANTOS PrelaAurelisaAlvesSodré 02/10/2012,aos73anos

SC-CRICIÚMA PrelaMariadaSilvaMotta 12/11/2012,aos72anos

SP-SANTOS Prela Maria Odete Pereira Henriques 05/12/2012,aos73anos

BA-BARRIS PrelaNoéliaSacramentoCoelho 13/12/2012,aos80anos

SP-OURINHOS PrelaCeciliaMarcolino 29/12/2012,aos50anos

BA-BARRIS Prela Marina Bastos de Araújo Costa 31/12/2012,aos90anos

SP-SÃO PAULO 5 Prel.TakaakiMatui 07/01/2013,aos94anos

RS-PASSO D’AREIA PrelaNerciMagdalenaStellaLindemann 08/01/2013,aos77anos

PR-PARANÁ 5 PrelaTeruyoKato 19/01/2013,aos92anos

SP-SANTOS PrelaDoralicedosSantosAyres 25/01/2013,aos67anos

ExternamosaosseusfamiliaresonossoprofundorespeitoegratidãopeladedicaçãoprestadaaoMovimentodeIluminaçãodaHumanidade,comopreletoresdaSeicho-No-Ie.

ASCENSÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

lançamento

deleiteproduzido”.Essa pesquisa comprova que,

nomundonatural,hádefatoumarelação analógica entre os seresvivos.Nãoháumaseparaçãocla-raentreosbovinoseoshumanos.Mas, se os separarmos claramen-te através do pensamento digital,considerando que os bovinos são alimento dos humanos, ou instru-mento destes para obter o nutriente chamadoleite,podemsurgirsitua-ções desagradáveis também para os humanos.Hoje,afebreaftosa,queé uma doença transmissível dosanimais domésticos, está-se proli-ferandonaprovínciadeMiyazaki.Quandosechegaatalestágio,podehaver consequências cruéis paraambos os lados pelo sistema queseparademododigitaloshumanos

eosbovinos.Osistemaatualcon-siderasemvalorosbovinosesuí-nos que não podem ser comercia-lizados. Os animais afetados pelafebre aftosa apresentam febre altaebolhasnointeriordaboca,eper-dem o apetite. Como comem pou-co,aqualidadedasuacarnecai,eovolumeeaqualidadedoleitetam-bém são prejudicados. Assim, já nãotêmmaisvalorcomercial.Porisso, os animais contaminados e os suspeitos são todos sacrificados –assimdeterminaalei.

Mas, mesmo sendo afetados pelafebreaftosa,osbovinosesuí-nos não morrem. A doença nem se-quercontaminaoshumanos.Ape-sardisso,aleijaponesaeoacordointernacional determinam que “osanimais afetados e suspeitos deve-

rãosertodossacrificados,semex-ceção”.Éprovadequeconsideramos animais domésticos meros ob-jetos.Creioqueagoraestánahorademudarmosopensamentodigital–queconsideraqueoshumanoseosanimaissãoserescompletamen-te separados, e que não se impor-ta de sacrificar emmassa animaisdomésticosemnomedobenefíciohumano –, ou a vida e a políticaindustrial que ignoram as quatrovirtudes infinitas, pregadas pelobudismo,quesãooidealdoserhu-mano.Emoutraspalavras,essapo-líticasacrificaavidaruralemprolda vida urbana. Precisamos procu-rar concretizar umanova civiliza-ção que possibilite a coexistênciade ambas.

Page 21: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 21

teleton

Por Fernanda Kanasiro

“Umsóamor,umsócoração.Vamos seguir juntos e ficaremosbem”.Essasfrasespodemtraduziremlinhasgeraisoqueéotrabalhode dedicação e amor ao próximo,queenvolvemilhõesdepessoasemtodoBrasil.Segundodadosdapes-quisa Rede BrasilVoluntário, rea-lizada em 2011 pelo IBOPE Inte-ligência,umemcadaquatrobrasi-leirosrealizaoujárealizoutrabalhovoluntário, o que equivale a umamédiatotaldemaisde35milhõesdepessoasquededicamalgummo-mento de sua vida emprol do se-melhante.

Um dos mais procurados e co-nhecidos institutos para realizartrabalhovoluntárioéaAACD(As-sociaçãodeAssistênciaàCriançaDeficiente),quehá63anosfaz,diaadia,osonhodeseufundador,Dr.RenatodaCostaBomfim,realida-de. “Ela nasceu do sonho de ummédicoquequeriacriarnoBrasilum centro de reabilitação com amesmaqualidadedos centrosqueconhecia no exterior, para tratarcrianças e adolescentes com de-ficiências físicas e reinseri-los nasociedade”.

Para tanto, desde sua funda-ção, a AACD conta com a doação daqueles que se sensibilizam pela

causa da instituição e contribuem não apenas com trabalho físico,bem como com contribuição mo-netária. E a SEICHO-NO-IE DO BRASIL é uma das entidades doa-doras através de sua participação no Teleton.Em2013,aparticipaçãodaSeicho-No-Iecompletanoveanosea arrecadação nesse período ultra-passa os 235 mil reais, vindos detodasasregionaisdoBrasil.

Essas arrecadações são des-tinadas a ampliar a quantidade deatendimentos, que até 1998 eramcentralizadosnacidadedeSãoPau-loequehojeestãoespalhadospelointerior e também em outros esta-dos, como Rio de Janeiro, MinasGerais, Mato Grosso do Sul, RioGrande do Sul, Santa Catarina e

Pernambuco. As doações são feitas atravésdaslatinhasquepodemserencontradas nas sedes regionais e núcleosdetodooBrasil.

Segundo informações no site daAACD,oTeletonfoicriadoem1996,nosEstadosUnidoseéreali-zadoemmaisde20paísesemtodoomundo.SomentenoBrasil,aar-recadaçãoem2012foidemaisdeR$30milhões.Ecomoébomsaberque uma parte desse montante vem dos adeptos da Seicho-No-Ie, quesabemperfeitamenteque“somenteosquedoampodemconhecertam-bémaalegriade receber.Amentequedoaestá intimamente ligadaàmente que recebe. O ato de doar seráinútilsenãoexistiralguémqueoreceba”.

Corações se unem para a prática do bem

Page 22: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho / Agosto de 2013 22

regionais

Por Fernanda Kanasiro

Longe, frio, muito frio...bo-los,pães,café,cercade20pessoas,oração,palestra,sorrisos,gratidão.Duas frases que descrevem bem a ReuniãodeVizinhançaqueéreali-zadahámaisdecincoanosnacasade LourdesWanderley da Cunha,nazonaruraldeMogidasCruzes,interiordeSãoPaulo.

A equipe de reportagem do Boletim Informativo Círculo deHarmonia foi até lá para conhe-cer a história de vida e a históriada reunião da Dna. Lourdes, que é realizadatodaprimeiraquarta-feiradomês,apartirdas18h30emumacapelinha,construídaespecialmen-teparaestefim.

Ahistóriadareuniãoeadaca-pelinhaconfundem-secomaforçadafédeLourdeseaforçadaVidaquefezrenascertrêsdossetenetos.“Foram eles,meus netos, quemelevaramparaocaminhodoMovi-mento de Iluminação daHumani-dade”,dizemocionada.

Tudo começou com o neto mais velho, uma dor silenciosa ecrescente, uma cirurgia e uma parte do intestino necrosada. Fé, muita fé em Deus de que tudo ia dar certo, edeu.Passadoalgunsanos,outroneto, ao ser levado para o banhodesmaiaenãovolta,correriaparao hospital.Oquedizemosmédi-cos: o menino está desenganado.Fé, muita fé em Deus de que tudo ia dar certo, orações e a súbita von-tadedeauxiliarnoMovimentodaSeicho-No-Ie realizando reuniões.Sim, deu tudo certo.

Passam-seosanoseachega-da de mais um neto se aproxima,

agora uma menina. Cinco meses de gravidez e a menina nasce. Aos olhosdosmédicos:“podemsepre-pararparaopior”.Paraa família,fé, muita fé em Deus de que tudo ia darcerto,somadaaela,oafinconaprática daMeditaçãoShinsokan enaleituradaSutraSagradaChuvadeNéctardaVerdade.

Emmeioaoturbilhãodesenti-mentos, pensamentos, laudos mé-dicos, possíveis cirurgias, ora-ções...umareflexãosobreopropó-sito que tinha nascido no coraçãode Lourdes anos antes em ajudar no Movimento da Seicho-No-Ieatravés da realização de reuniõesdevizinhançaemsuacasa.“Eufa-zia, mas fazia meio sem compro-misso”,relembra.

Foi então que em seu coração novamente se acendeu a vontade deserútilahumanidadeeLourdesdecidiu voltar com as reuniões,agora sempre com data e horáriomarcadosesemfalhas.Foiaiqueo genro, sem saber das decisões dasogra,disseeelaqueconstrui-riaumaigrejinhaparaquepudesserealizarasreuniõesdaSeicho-No--Ie.

Graças à força da Vida, quefaz criar e movimentar e a reno-

vação do voto de contribuir efe-tivamente para o Movimento de Iluminação da Humanidade, quese uniram genro, sogro e algunsamigos para erguer a capelinha.Com firmes alicerces da fé, en-volvidosefortificadosatravésdaspráticas da Seicho-No-Ie, as tãoconhecidas Meditação Shinsokane leitura da Sutra SagradaChuvadeNéctar daVerdade, as paredesque impregnam amor e gratidão e oslustresqueiluminamolocalre-fletemaalegriaeaemoçãodeumafamíliaquenomêsdemaiopôdecome morar 3 anos da sua integran-temaisnova,quemesmotendofi-cado quatro meses na UTI não pre-cisou realizar nenhuma cirurgia.Sim, deu tudo certo!

A reunião tem a participação predominante dos homens, quetrabalham ou são proprietários desítios na região e que recebem adivulgação da Seicho-No-Ie pelotrabalhoqueLourdesrealizacomomotoristadetransporteescolar.Elaconta que, no dia da reunião, o bar quefica“próximo”do localfechamais cedo, e todos os frequentado-res mudam o itinerário ao sair do trabalho e dirigem-se para a reu-nião.

“Minha gratidão é eterna ameusfamiliares,meuesposo,meusfilhos, Sheila, Kelly, Karina eSuellen,ameusnetos,Wellington,Beatriz, Octávio, Geovana, Eloi-za, Pedro e Lidia, e a meus gran-des amigos, que me dão todo o apoio na realização das reuniões,GeraldaBernadeteTebasTeodoro,PedroTimótiodasGraçaseMariaLuiza”, finaliza Lourdes emocio-nada.

A fé e a força da Vida

Após reunião todos os participantes se reuniram para foto lembrança

Foto:A

cervoFotográfico

Page 23: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional

Julho/Agosto de 2013 23

Page 24: Índice - Leitura de Livros Iluminadores. · de julho em quatro capitais: Brasília, Porto Ale-gre, Salvador e São Paulo. E no dia 04 de agosto acontece a 27a Convenção Nacional