Índice - ibope.com.br · o treinamento de todos os moradores do domicílio. o sigilo da...

28

Upload: buikiet

Post on 21-Aug-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. Introdução – A mídia e seus números 2. Almanaque IBOPE 2.1. O que é o Almanaque IBOPE? 2.2. Tipos de assinatura e conteúdo 2.3. Publicações de matérias

3. Audiência de TV 3.1. Breve histórico 3.2. Metodologia 3.3. Leitura dos índices 3.4. Conceitos/Sumário

4. Investimento publicitário 4.1. Breve histórico 4.2. Metodologia 4.3. Ranking de agências 4.4. Ranking de anunciantes

5. Target Group Index 5.1. Breve histórico 5.2. Metodologia 5.3. Leitura dos dados 5.4. Conceitos

6. IBOPE//NetRatings 6.1. Breve histórico 6.2. Metodologia 6.3. Conceitos

7. Critérios de divulgação 7.1. Critérios gerais 7.2. Media Workstation 7.3. Easymedia 3 7.4. Monitor Evolution 7.5. Target Group Index 7.6. IBOPE//NetRatings

8. Critérios de confirmação 8.1. Critério geral 8.2. Media Workstation 8.3. Easymedia 3 8.4. Monitor Evolution 8.5. IBOPE//NetRatings 8.6. Parâmetros de confirmação

3

4445

667

1010

1212121415

1616171819

20202021

23232324242525

26262627272727

Índice

2

1. A mídia e seus números

Dados e informações estratégicas são de extrema importância para o sucesso dos negócios. Assim, a pesquisa de mídia é essencial para os segmentos da comunicação e do marketing. Por meio dela, empresas anunciantes e agências de propaganda determinam, com elevado grau de precisão, quando, onde e como enviar uma mensagem ao consumidor.

Ao longo dos anos, o IBOPE Mídia vem não apenas aperfeiçoando a medi-ção de audiência, como também desenvolvendo uma série de produtos e serviços para suprir as crescentes necessidades do mercado.

Porém, os números não falam por si só. Eles precisam ser analisados den-tro de contextos e parâmetros adequados para que reflitam a realidade. Pensando nisso, o IBOPE Mídia desenvolveu esse guia com os conceitos e critérios que embasam a pesquisa de mídia, a fim de colaborar para que textos, comentários e análises jornalísticas sobre o tema sejam cada vez mais precisos. Leitores, telespectadores e ouvintes certamente irão agra-decer.

Dora CâmaraDiretora Comercial do IBOPE Mídia Brasil

3

2.1. O que é o Almanaque IBOPE?

O Almanaque IBOPE é um serviço de assinatura individual para acesso regular via internet com informações exclusi-vas e abrangentes, geradas a partir das bases de dados e produtos comercializados pelo IBOPE.

2.2. Tipos de assinaturas e conteúdo Almanaque IBOPE

O Almanaque IBOPE oferece dois tipos de assinaturas: paga (conteúdo completo ou por canal) e gratuita. O cadastro é realizado em três passos e a senha é enviada para o e-mail cadastrado.

Canais área paga:

Demografia: hábitos de lazer por região, frases sobre cidadania e perfil da população;

Investimento Publicitário: evolução mensal do investi-mento publicitário por anunciante, categoria, meio de comunicação, praça e setor;

2. Almanaque IBOPE

Mídia Impressa: índices de leitura por dia da semana e perfil dos leitores de jornal, penetração e perfil dos leito-res de revista;

Mix de Meios: penetração e perfil por meio de comunicação;

Outros Meios: gênero de filmes assistidos com mais freqüência, perfil dos visitantes de cinema e visitantes de cinema por região, acesso à internet por classe e região;

Rádio: audiência por faixa horária, perfil de ouvintes;

TV Aberta: audiência por faixa horária, perfil dos te-lespectadores, dez programas de maior audiência na semana;

TV Paga: alcance por emissora, posse de TV paga por região e por classe.

4

5

Canal acesso gratuito:

Release sobre o meio internet, evolução semestral e anual do investimento publicitário por anunciante, categoria, meio de comunicação, praça e setor; emissoras de rádio com maiores médias de ouvintes por minuto e emissoras de rádio com maiores índices de audiência média, evolução trimestral da audiênica do meio rádio, ranking de agência e os cinco programas de maior audiência na semana.

O Almanaque IBOPE também oferece:

• Exemplos de relatórios – possibilita conhecer os relatórios antes de realizar a assinatura; • Tabelas dinâmicas – permite configurar e exportar para o Excel; • Acesso rápido e fácil – mediante login e senha; • Facilitadores – ajuda, glossário, metodologia e busca.

2.3. Publicação de matérias

• A citação do nome do IBOPE Mídia nas matérias deverá ser feita apenas como fonte das pesquisas;

• Os índices apresentados na matéria deverão estar especificados quanto à sua natureza (índice de audiên-cia, alcance 24 horas, investimento publicitário em moe-da corrente nacional, etc.), e quanto aos dias da semana, faixas horárias, períodos (mês, semana, trimestre, etc.), públicos (targets) e setores e categorias de produto a que se referem;

• O jornalista deverá comunicar a assessoria de im-prensa do IBOPE, Ketchum Estratégia, com antecedência mínima de dois dias úteis, por correio eletrônico (e-mail), quais informações extraídas do Almanaque IBOPE serão utilizadas na matéria. A aprovação ou desaprovação de sua utilização pelo IBOPE será feita com base no volume de informações citadas e de suas especificações;

• Não serão aprovados pelo IBOPE a utilização de informações cujo conteúdo represente na íntegra tabelas disponíveis no Almanaque IBOPE ou informações dispos-tas de maneira que possam induzir o leitor/espectador ao erro de interpretação.

3.1. Breve histórico

Líder absoluto em medição de audiência na América Latina, o IBOPE Mídia realiza medições domiciliares de audiência de TV desde a década de 50. Na época, eram realizadas visitas pessoais aos domicílios e perguntava-se qual a sintonia dos televisores naquele momento (meto-dologia flagrante).

No final da década de 60 foram instalados, em São Paulo, os primeiros aparelhos tevêmetros (conhecidos como set-meters), capazes de registrar automaticamente a sintonia do televisor.

Entre as décadas de 70 e 90 foram elaborados os primei-ros relatórios de audiência por faixa horária, processados os estudos especiais com dados de GRP1 e iniciado o Real Time2 em São Paulo. O Peoplemeter3 foi implementado no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Curitiba e, em 1996, foram divulgados os primeiros relatórios do Painel Nacional de Televisores (PNT).

Entre os anos de 2000 e 2005 foram instalados People-meters em Salvador, Recife, Distrito Federal, Fortaleza e Florianópolis. Além disso, foram lançadas as famílias Telereport e Planview.

Em 2007 foi lançado o novo software de análises do meio TV, o Media Workstation4. Nesse mesmo ano, a cidade de Campinas passou a integrar o painel regular.

3. Audiência de TV

1GRP (Gross Rating Point): pontos de audiência acumulados dentro de um período determinado (somatória das audiências).2Real Time: a cada minuto é atualizado o status de todos os domicílios da amostra, permitindo o processamento e a distribuição dos dados de audiência no minuto seguinte à sua aferição. 3Peoplemeter: aparelho utilizado para medir a audiência e também registrar as pessoas. O Data IBOPE (DIB) é um modelo de Peoplemeter.4O Media Workstation é a ferramenta utilizada nas análises de audiência de TV aberta e TV por assinatura. O software contempla diversas infor-mações sobre o comportamento dos telespectadores, de maneira detalhada. O Media Workstation pode ser adquirido por agências de publicida-de, anunciantes e meios de comunicação. O contrato é de, no mínimo, um ano.

6

3.2. Metodologia

Para a medição de audiência nas praças onde é oferecido o serviço regular5 com Peoplemeters, utiliza-se um apare-lho eletrônico denominado Data IBOPE - DIB. Desenvol-vido pelo próprio IBOPE, o aparelho deve ser conectado ao televisor para que o canal em que ele está sintonizado seja registrado automaticamente, assim que o aparelho for ligado. Cada morador deve se identificar acionando um botão numerado6, correspondente ao seu nome. São instalados até quatro Peoplemeters por domicílio.

Nas praças especiais são utilizados cadernos7.

A metodologia para a medição de audiência de televisão é denominada “Painel”, isto é, um mesmo grupo fixo de domicílios é acompanhado ao longo de aproximadamente quatro anos. Os domicílios não recebem nenhum tipo de remuneração, porém, eventualmente, são oferecidos incen-tivos pela participação, tais como raspadinhas, brinquedos para as crianças do domicílio e cartões em datas comemo-rativas (Dia das Mães, Natal, entre outros).

Os domicílios que fazem parte da amostra8 são seleciona-dos estatisticamente, usando como base o planejamento amostral do censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para comple-mentar essas informações, o IBOPE realiza o Levantamento Socioeconômico (LSE), que além de pesquisar as carac-terísticas dos domicílios para definir a melhor estrutura amostral e a estimativa dos universos pesquisados, também oferece endereços para a composição do painel.

O desenho amostral do painel é construído em duas fases:

• Seleção de uma amostra de domicílios para a pesquisa do Levantamento Socioeconômico (LSE);• Seleção, entre os domicílios do LSE, dos que formarão o painel.

Peoplemeter

7

5Praças Regulares: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Distrito Federal, Fortaleza, Florianópolis e Campinas. 6Diretamente no DIB ou no controle remoto que o acompanha.7Os cadernos são entregues nos domicílios que participarão do painel. Cada morador é instruído a preencher o caderno conforme seu consu-mo do meio TV do dia. Após um período de 7 dias, o IBOPE recolhe os cadernos preenchidos. 8Amostra é um conjunto de indivíduos que vai representar a população projetada para a pesquisa.

Abaixo, o número de domicílios que fazem parte da nossa amos-

tra por região (esses números poderão sofrer alterações).

Para que as informações fornecidas pelo IBOPE sejam precisas, a amostra sobre a qual se baseia o serviço deve ser representativa do universo9. Para se garantir a repre-sentatividade da amostra, é necessário que se conheça, além do universo de estudo, as variáveis que podem influenciar nos resultados da audiência de televisão.

Após a seleção da amostra, é feito um acordo de coleta com os domicílios sorteados. O contato com os domicílios tem início a partir do envio de uma mala direta. Nessa carta é feita uma apresentação do serviço, e conclui-se o processo com a visita pessoal, para firmar ou não o termo de colaboração. Após a formalização do acordo, é realizada uma segunda visita de um técnico e de uma pesquisadora para a instalação do Peoplemeter e para o treinamento de todos os moradores do domicílio. O sigilo da participação de cada domicílio do painel ajuda a manter a integridade da amostra e também garante a privacidade da família. Além da inclusão dessa informa-ção no termo de colaboração, regularmente é reforçada nos domicílios participantes a importância de não revelar que fazem parte dessa amostra.

A amostra do IBOPE é composta por 11 mercados regula-res (descritos no mapa) e as regiões Leste10 e Outras11.

9Universo é o total de indivíduos da população. 10Leste - 219 dom: Campos dos Goytacazes, Governador Valadares, Juiz de Fora, Petrópolis, Uberaba, Uberlândia e Volta Redonda. 11Outras praças - 100 dom: Belém e Goiânia.

As praças regulares são 100% coletadas pelo Peoplemeter.

8

9

Os dados dos domicílios são coletados pelo IBOPE por meio de diferentes processos de comunicação: coleta em tempo real (dado prévio) para as praças Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro e coleta Overnight para as demais praças.

Coleta em tempo real (Real Time) – Dados Prévios: • Transmissão via rádio e parte via celular;• Status dos domicílios atualizado a cada minuto;• Processamento e distribuição dos dados de audiência no minuto seguinte à sua aferição.

IMPORTANTE: Os dados prévios não devem ser divulgados pela imprensa, pois não foram consolidados e podem so-frer alterações. Consulte critérios de divulgação (item 7.2).

Coleta Overnight:• Transmissão via telefone (madrugada); • Distribuição dos dados de audiência na manhã se-guinte.

Os processos de medição de audiência são auditados pela Ernst & Young (E&Y), empresa contratada pelos clientes por meio da Comissão ABAP – Redes. Esse órgão sem fins lucrativos foi composto em 2008 por representantes da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), TV Bandeirantes, TV Globo, MTV, TV Record, Rede TV!, SBT, ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura) e IAC (International Audit Committee).

A auditoria da E&Y utiliza os padrões internacionais estabelecidos pelo MRC - Media Rating Council, entidade norte-americana responsável por avaliar os serviços de mídia nos EUA.

3. Audiência de TV

12Estimativas Populacionais 2008.

3.4. Conceitos

A audiência é a média de pessoas ou domicílios sintoniza-dos por minuto em um programa ou faixa horária.

No exemplo abaixo, o índice de audiência é 35%. Isso significa que 35% do universo pesquisado assistiu à pro-gramação num determinado momento.

A audiência em números absolutos (quantidade de indivíduos ou domicílios)dependerá do universo pesquisado.

3.3. Leitura dos índices

Um ponto de audiência equivale a 1% do universo pesquisado. Por exemplo, se o universo em questão for São Paulo, que contém 5.554.600 domicílios12, um ponto de audiência equivale a 55.546 domicílios. Essa mesma leitura pode ser aplicada para audiência individual. As estimativas populacionais são atualizadas anualmente e habitualmente são citadas no descritivo das tabelas.

10

Modelo de tabela

PROGRAMA Y

AUDIÊNCIA DOMICILIAR %

AUDIÊNCIA DOMICILIAR (000)

AUDIÊNCIA INDIVIDUAL %

AUDIÊNCIA INDIVIDUAL (000)

Emissora X

8

456

3

566

A audiência domiciliar reflete o comportamento do domicílio. Por exemplo, imagine uma família composta por uma mulher, um homem e duas crianças. Indepen-dente de quem assistiu à TV, a audiência proveniente de qualquer aparelho será contabilizada como reflexo do comportamento do domicílio. Essa informação tornou-se referência no mercado publicitário brasileiro, pois aponta a quantidade de famílias expostas à TV.

Já a audiência individual reflete o comportamento de indivíduos em sua totalidade ou em targets específicos.

O share, por sua vez, é a participação de uma emissora ou de um programa no total de televisores ligados.

Exemplo: Audiência % Emissora ou Programa 10 x 100 = 16%

Total Dom. Ligados % 61

O alcance é o percentual de indivíduos de um target que assistiu por, pelo menos, um minuto a determinado pro-grama ou faixa horária.

É possível realizar análises de diversos períodos a partir de um minuto (dia, semana, mês, etc.).

Fonte: Media Workstation. Programas de maior audiên-cia na Região GSP. Todos os dias das 6h às 5h59min. Uni-versos: 5.554.600 domicílios e 17.267.746 indivíduos. Um ponto de audiência corresponde a 1% desses respectivos universos.

Leitura: Na emissora X, o programa Y obteve audiência domiciliar de 8 pontos, ou seja, 456 mil domicílios. A audiência individual foi 3 pontos, ou seja, 566 mil indiví-duos.

Atenção: Sempre que a tabela apresentar (000), deve-se multiplicar o número por mil.

Telespectadores (Pelo menos 1 min.) = 6 milhões x 100 = 17%

Universo 35 milhões

3. Audiência de TV

11

4.1. Breve histórico

O IBOPE Monitor foi fundado em 1996 para oferecer ser-viços de fiscalização e investimento publicitário nos meios televisão, revista e jornal.

A partir de 1997, a coleta dos dados de televisão de São Paulo passou a ser realizada por meio de um sistema americano de reconhecimento automático que identifica-va, automaticamente, os comerciais pelo áudio, possibili-tando maior agilidade na entrega dos dados.

A fusão do IBOPE Monitor com a A/C Nielsen Brasil ocorreu em 1998, o que fortaleceu os negócios de mídia do IBOPE na América Latina. Nesse ano, a cobertura de TV aberta foi ampliada para 28 mercados e foi iniciada a coleta de dados do meio outdoor. Em 1999 foram incor-porados os dados de rádio e TV por assinatura.

Em 2004, foi implementado o reconhecimento automá-tico por meio de imagens, tecnologia desenvolvida pelo IBOPE que permitiu a substituição do sistema de gravação em videocassete para DVD, além da ampliação dos arqui-vos de imagens em função do formato digital.

Em agosto de 2007, o IBOPE Mídia lançou o Monitor Evolution13. Foram incluídos dados de cinema e ampliada a cobertura de rádio e TV.

4.2. Metodologia

O IBOPE Monitor inicia seu fluxo de produção a partir do processo denominado Coleta, no qual por meio de siste-mas próprios ou de fornecedores, são coletados todos os dados veiculados nos meios de comunicação. Exemplos: a programação completa de emissoras de televisão aberta e televisão por assinatura, os breaks comerciais de rádio, os cartazes de outdoor, os filmes de cinema e os títulos de jornal e revista.

Para o cálculo do investimento, são utilizadas as tabelas de preços de cada veículo vigente na data da coleta, sem aplicação de descontos.

13O Monitor Evolution é a ferramenta de análise de investimento publicitário para os meios TV aberta, TV por assinatura, rádio, jornal, revista,

outdoor e cinema. Permite acompanhar o desempenho da comunicação de cada produto e compará-lo ao de seus concorrentes.

4. Investimento publicitário

12

Para todos os meios, após a coleta, é iniciado o processo de cadastramento dos dados, que tem como base o que se denomina estrutura de mercado.

A estrutura de mercado utilizada pelo IBOPE Monitor é composta por:

Setor econômico: trata-se de grandes agrupamentos de categorias de produtos (Exemplo: setor bebidas);

Categoria: agrupamento mais específico dentro do setor econômico (Exemplo: categoria refrigerantes);

Item: descritivo do produto anunciado (Exemplo: item refrigerante cola);

Marca: nome do produto veiculado em campanhas publicitárias. Pode ou não conter uma submarca ou um complemento de marca;

Versão: nome do comercial, tem como objetivo auxiliar na identificação do comercial veiculado no trabalho de fiscalização;

Tipo: classificação dos diferentes formatos de comerciali-zação do espaço publicitário (vinheta, chamada, top);

Agência: identifica a agência que detém a conta publici-tária do produto; Anunciante: identifica os anunciantes dos produtos veiculados.

Para conhecer a cobertura geográfica do Monitor, acesse “Cobertura geográfica” no site Almanaque IBOPE.

O objetivo do cadastramento das veiculações é organi-zar e segmentar o mercado e seus diferentes tipos de produtos, classificando adequadamente as inserções publicitárias veiculadas em cada meio. O cadastramento dos programas garante a correta classificação nos quatro níveis de informação (programa, quadro, detalhe e programa guarda-chuvas), além de alimentar as diversas bases cadastrais do Monitor e Audiência.

13

4.3. Ranking de Agências

Para padronizar as informações relacionadas ao Ranking de Agências, desde agosto de 2003 o IBOPE Mídia divulga oficialmente, a cada remessa do Monitor, o ranking das 50 maiores agências de publicidade. Os produtos auto-rizados por mais de uma agência tem o investimento dividido igualitariamente entre as agências responsáveis pela veiculação.

A partir de setembro de 2007, o Ranking de Agências pas-sou a considerar os investimentos por campanha, repor-tando o investimento publicitário realizado efetivamente pelas respectivas agências envolvidas.

Existem exceções, cujas campanhas serão apontadas para “agência conta dividida”:

• Mesmo filme no mesmo período, dividido por dife-rentes agências; • Meio outdoor que não é cadastrado no Monitor por campanha.

Bases utilizadas para os rankings: 2008/2007 - 37 Mercados comple-tos - 2ª rem junho/08 O meio outdoor não foi reportado no mês de junho/2008

• Exemplo de leitura: No 1º semestre de 2008, o inves-timento publicitário total foi de vinte e seis bilhões, vinte e dois mil e setecentos e um reais. No meio TV foram investidos treze bilhões, trezentos e setenta

Jan a Jun 2008 - 37 Mercados

PART %INVESTIMENTOS RS (000)

Jan a Jun 2007 - 37 Mercados

PART%INVESTIMENTOS RS (000)MEIO

TOTAL

TV

JORNAL

REVISTA

TV_ASS

RÁDIO

CINEMA

OUTDOOR

26.022.701 100 22.454.239 100

13.375.309 51 11.296.771 50

6.994.430 27 6.307.445 28

2.235.468 9 1.907.495 8

2.044.187 8 1.808.932 8

1.181.008 5 933.573 4

169.174 1 145.362 1

23.124 0 54.662 0

Exemplo de tabela de investimento publicitário por meio

14

4. Investimento publicitário

15

e cinco mil e trezentos e nove reais, o que equivale a 51% de participação em relação ao total.

Sempre que a tabela apresentar (000), deve-se multiplicar o valor por mil e levar em consideração a moeda utilizada.

4.4. Ranking de Anunciantes

O Ranking de Anunciantes é divulgado duas vezes por ano no Almanaque IBOPE e abrange os trinta maiores anunciantes do mercado. Os dados são disponibiliza-dos, geralmente, na primeira quinzena de agosto e na primeira quinzena de fevereiro.

São desconsiderados anunciantes gover-namentais (cujas verbas são destinadas a campanhas públicas), mídia interna, in-formecial televendas, veículos e empresas exclusivas de grupos de comunicação. Os dados oficiais de investimento publi-citário semestral e anual são divulgados com base em todos os meios completos para todos os meses em questão.

5. Target Group Index

5.1. Breve histórico

Criado na Inglaterra em 1968, esse estudo single source14 é o mais minucioso retrato que se pode obter do comportamento e dos hábitos de consumo da população e seus vários segmentos.

Presente no Brasil desde 1999, o estudo foi viabilizado por meio de uma parceria exclusiva

entre IBOPE Mídia e Kantar Media Research. São aferidas informações sobre o consumo de produtos e serviços, hábitos de mídia, estilo de vida (opiniões, atitudes e interesses) e características sociodemográficas. Trata-se de um estudo para embasar estratégias de marketing e mídia, pois permite conhecer em detalhes quem é o consumidor de determinado produto, marca ou veículo de comunicação.

16

Atualmente, esse estudo é realizado em 58 países, totalizando mais de 700 mil respondentes por ano. Na América Latina, está presente em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

A pesquisa abrange cerca de 200 categorias de produtos, 2.800 marcas e 600 veículos de comunicação. Os questionários são atualizados anualmente e mantêm uma estrutura padrão para possibilitar análises de tendência e comparações entre países.

A base é atualizada duas vezes ao ano e representa 47% da população das principais regiões metropolitanas do Brasil entre 12 e 64 anos, no total de 62 milhões de pessoas15. O estudo possui edições anuais separadas em duas ondas de entrevistas.

14Single source: significa única fonte. O mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário.15Estimativas Populacionais 2008.

17

5.2. Metodologia

O universo pesquisado é a população urbana com idade entre 12 e 64 anos, residente em domicílios particulares e permanentes, das nove maiores regiões metropolitanas do país e interiores: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal, interiores de São Paulo (regiões que representam os municípios com 50 mil ou mais habitantes) e das regiões Sul e Sudeste.

O estudo é realizado a partir de dois questionários:

1º Questionário: entrevista pessoal (com funcionário IBOPE).

• Questionário sobre dados sociodemográficos e hábitos de mídia. Os meios pesquisados são: jornal, revista, televisão, rádio, mídia exterior, cinema e internet.

2º Questionário: auto-preenchimento:

• Questionários sobre atividades diárias, posse e consumo de produtos (pessoal e domiciliar), opiniões, atitudes e interesses. Esse questionário é entregue após a entrevista pessoal e permanece no domicílio do entre-vistado pelo período de uma ou duas semanas.

Os questionários são compostos por perguntas fechadas e os colaboradores recebem raspadinhas da Loteria Fede-ral, como incentivo pela participação na pesquisa, após a entrevista pessoal e quando é recolhido o questionário auto-preenchido.

Qualidade da Informação:

• Qualidade Sig-Test [programa exclusivo da Kantar que verifica a consistência entre bancos de dados];• 100% dos entrevistadores do Target Group Index são efetivos;• Entrevistadores com experiência média de três anos;• Toda a estrutura está apta a ser auditada;• Independência no processamento de dados.

O Target Group Index envolve várias áreas de estudo para

a compreensão do comportamento brasileiro.

Amostra total

Brasil - AB

Brasil - C

Brasil - DE

Elementos

Vertical

Vertical

Vertical

Vertical

Total

100%

33%

40%

27%

Possui Produto X

100%

43%

39%

18%

5.3. Leitura dos dados

Existem duas formas de leitura dos dados do Target Group Index: vertical e horizontal.

• A leitura vertical partirá sempre da coluna para a linha.

18

• A leitura horizontal partirá sempre da linha para a coluna.

Amostra total

Brasil - AB

Brasil - C

Brasil - DE

Elementos

Horizontal

Horizontal

Horizontal

Horizontal

Total

100%

100%

100%

100%

Possui Produto X

54%

71%

52%

35%

5.4. Conceitos

A amostra não deve ser considerada referência para a análise. Ela significa o número de pessoas entrevistadas e não a quantidade de pessoas representadas na popu-lação.

O universo é referência para mensurar a quantidade de pessoas na população que estão representadas em determinada resposta. Esse número é considerado no cálculo dos índices vertical e horizontal. Ele é expresso em milhares.

Ex. Leitura: Do total das pessoas da classe AB, 71% consome o produto X.

5. Target Group Index

19

Ex. leitura: No total da população, 33% são da classe AB. No total dos consumidores do produto X, 43% são da classe AB.

6.1. Breve histórico

O IBOPE//NetRatings surgiu no início do ano 2000, a partir de uma joint-venture entre o IBOPE e a Nielsen//NetRa-tings, líder mundial em mensuração do meio internet. A empresa está presente em 10 países por meio do maior painel de internautas do mercado, com mais de 200 mil colaboradores (mais de cinco mil no Brasil).

Com tecnologia própria, é capaz de medir o comporta-mento dos usuários, bem como a atividade publicitária on-line, além de fornecer informações sobre a internet mundial.

6.2. Metodologia

A medição de internet inicia seu fluxo a partir da forma-ção do painel, que tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), usada como referência quanto ao número de pessoas que cada Estado do país deve ter para completar o painel.

A atualização do universo e a distribuição de domicílios por estado é realizada a cada três meses pela pesquisa Global Internet Trends (GNETT) e tem como objetivo com-preender o acesso à tecnologia, enumerando e quantifi-cando o universo de internautas.

Cerca de cinco mil indivíduos, com idade a partir de dois anos, constituem o painel de colaboradores e a amostra é composta por domicílios que possuem linha de telefone fixo e computador com acesso à internet. A escolha é fei-ta aleatoriamente (Random Digital Dialing), a partir dos números telefônicos com base nos DDDs e prefixos. Após a seleção da amostra, os domicílios são convidados a participar do painel via telefone. Após o domicílio aceitar fazer parte da amostra, ele receberá um kit de instalação com o software Insight16.

Os painelistas não são remunerados, pois participam de um programa de incentivo por pontos adquiridos me-diante participação no painel e revertidos em brindes.

A partir dessa instalação, as informações sobre a nave-gação de cada painelista são reunidas pelo software e enviadas à Nielsen//NetRatings, responsável pelo proces-samento dos dados.

As informações são organizadas de acordo com a estrutu-ra MarketView17, que permite ao mercado a visualização dos resultados de audiência de internet em linguagem mais mercadológica e menos técnica.

6. IBOPE//NetRatings

16O software é instalado em todos os computadores do domicílio pelo próprio painelista, coletando dados durante o período em que o computa-dor estiver ligado.17MarketView: estrutura utilizada para classificar URLs em níveis hierárquicos por grupo empresarial (Parent), marcas (Brand) e canais (Channel), com base no conteúdo dos sites. Essa estrutura adapta a interpretação dos relatórios com o segmento ou setor do mercado no meio Internet.

20

6.3. Conceitos

Usuário ativo: refere-se aos indivíduos que utilizaram a rede ao menos uma vez no período analisado;

Indivíduo com acesso: refere-se aos indivíduos que moram em residências que possuem pelo menos um ponto de acesso à web, mas não necessariamente utilizaram a rede no período;

Alcance: é o percentual de usuário de um determinado site, aplicativo, categoria ou subcategoria, em relação ao total de usuários ativos da internet residencial no período analisado;

18Exemplos de aplicativos: comunicadores instantâneos, programas para download e para voz sobre IP.

Unique Audience (Audiência Única): é o número de indivíduos que visitaram um site ou usaram um aplicativo de internet18, pelo menos uma vez no período. Mesmo que um indivíduo visite o mesmo site ou utilize o mesmo aplicativo mais de uma vez no período, só será contabilizado uma vez.

No exemplo abaixo, em um universo de dez indivíduos, temos sete que visitaram determinado site ou usaram um aplicativo de internet, independentemente do número de vezes.

Exemplo:

21

Tempo

Tempo Total: é o total dos minutos navegados por todos os internautas que acessaram um determinado site, cate-goria ou subcategoria no período analisado.

Exemplo: em setembro de 2008, o site “Y” teve no total 6.900.000 minutos de navegação.

Tempo por pessoa: tempo médio que cada usuário nave-gou em determinado site, categoria ou subcategoria no período analisado.

Exemplo: no mês de setembro de 2008, cada internauta nevegou em média 4:30:21 no site “X”.

Páginas Vistas

Total de páginas: é o total de páginas vistas por todos os internautas que acessaram um determinado site, catego-ria ou subcategoria no período analisado.

Exemplo: no mês de setembro de 2008, o site “Z” teve 1.782.000 páginas vistas.

Páginas por pessoa: média de páginas vistas por usuário em determinado site, categoria ou subcategoria no pe-ríodo analisado.

Exemplo: no mês de setembro de 2008, o site ”W” teve em média 1.050 páginas vistas por internauta.

Sessões

Uma sessão é definida como uma série contínua de re-quisições de URL ou execução de aplicativos de internet. Fazer o logoff, ou 30 minutos de inatividade no computa-dor, encerra uma sessão.

Total de sessões: é o total de sessões feitas por todos os internautas que acessaram um determinado site, catego-ria, subcategoria ou um aplicativo de internet no período analisado.

Exemplo: no mês de setembro de 2008, foram realizadas “N” sessões.

Sessões por pessoa: média de sessões realizadas por usuário em determinado site, categoria, subcategoria ou aplicativo de internet no período analisado.

Exemplo: no mês de setembro de 2008, foram realizadas em média 30 sessões por internauta.

22

7.1. Critérios gerais

Com o objetivo de orientar as publicações que utilizam as informações do IBOPE Mídia, compartilhamos neste docu-mento nossos critérios de divulgação. Reforçamos concei-tos e regras para a publicação adequada das informações como forma de garantir a qualidade e a veracidade dos dados disponíveis no mercado.

• A principal fonte de informação a ser considerada é o Almanaque IBOPE;• Todas as solicitações e dúvidas deverão ser enca-minhadas para a assessoria de imprensa do IBOPE, Ketchum Estratégia19;• O prazo para a entrega dos dados é de dois dias úteis; • É imprescindível a descrição das especificações técnicas da informação divulgada, de acordo com seu respectivo produto ou fonte;• O IBOPE Mídia não tem como praxe divulgar índices de audiências para a imprensa, com exceção do Top 5 (ranking semanal dos cinco programas mais assistidos de cada uma das emissoras brasileiras de TV aberta, divulgado no portal Almanaque IBOPE), Mídia Dados e Anuário de Mídia, entre outras publicações regulares.

7.2. Media Workstation

TV aberta

• O IBOPE Mídia não tem como praxe20 divulgar audiên-cia ou qualquer variável de TV aberta. • O IBOPE Mídia não divulga:

• Picos de audiência;• Dados prévios (Real Time ou minuto a minuto);• Percentuais de oscilações de audiência ou qualquer outro índice;

• Para a publicação dos dados é OBRIGATÓRIO discrimi-nar a fonte e os parâmetros abaixo:

Índice, período, praça, universo, faixa horária, emissoras/programas e filtros.Fonte: IBOPE Mídia - Media Workstation

TV por assinatura

• O IBOPE Mídia não tem como praxe20 divulgar audiên-cia ou qualquer variável;• Para TV por assinatura, o índice oficial utilizado é o alcance;• O banco oficial do IBOPE Mídia para TV por assinatura é: Pay TV 6 Mercados (GSP+GRJ+POA+CTA+BHZ+DFE);

7. Critérios de divulgação

19Ketchum Estratégia: 11 5096 4334 - Ramais: 218, 174 e 237.20Exceto para as publicações regulares.

23

21Easymedia 3: é um software que permite a avaliação detalhada do hábito de consumo do meio rádio e jornal. Por meio de um estudo recall,

são realizadas mais de 400.000 entrevistas anuais.

• O Mídia Fatos ABTA é o critério usado para a classificação de gênero de emissora para qualquer estudo;• Para a publicação dos dados é OBRIGATÓRIO discri-minar a fonte e os parâmetros abaixo:

Índice, período, praça, target, universo, faixa horáriaFonte: IBOPE Mídia - Media Workstation

7.3. Easymedia 321

Rádio e jornal

• Todas as informações que podem ser divulgadas es-tão disponíveis na área gratuita do Almanaque IBOPE; • Para a publicação dos dados é OBRIGATÓRIO discri-minar a fonte e os parâmetros abaixo:

Índice, período, praça, emissora, target e filtroFonte: IBOPE Mídia - EasyMedia

7.4. Monitor Evolution

Investimento publicitário

• Todas as informações disponíveis para divulgação es-tão publicadas na área gratuita do Almanaque IBOPE;• Para os dados de investimento publicitário, infor-mar quais meios foram contemplados para o período analisado;• Todos os dados fornecidos são relacionados ao in-vestimento bruto (tabela de preço do veículo), descon-siderando-se negociações e descontos aplicados pelo mercado.• Para a publicação dos dados é OBRIGATÓRIO discri-minar a fonte e os parâmetros abaixo:

Período, índice, banco, filtroFonte: IBOPE Mídia - Monitor Evolution

24

7.5. Target Group Index

• As marcas analisadas não são divulgadas;• Não usar, em hipótese alguma, a sigla TGI. A descri-ção correta do estudo é Target Group Index;• Para a publicação dos dados é OBRIGATÓRIO discrimi-nar a fonte e os parâmetros abaixo:

Fonte: IBOPE Mídia - Target Group Index - Ano 9 - onda 1 - 9.088 entrevistas – ago. de 2007 a jan. de 2008.

7. Critérios de divulgação

25

7.6. IBOPE//NetRatings

• São divulgados dados gerais como: • Tempo geral da internet e por categorias;• Evolução de audiência geral e por categoria;• Número de páginas vistas geral e por categoria;• Número de sessões gerais e por categoria;• Perfil geral e por categoria.

• É obrigatória a descrição da fonte utilizada:• Fonte: IBOPE//NetRatings - Netview

• O IBOPE//NetRatings não divulga:• Rankings;• Dados de players individuais.

8.1. Critério geral

Para assegurar a veracidade das informações publicadas pela imprensa, o IBOPE Mídia valida os dados enviados pelos jornalistas de acordo com os critérios descritos a seguir.

Caso a informação enviada para confirmação esteja erra-da, o IBOPE Mídia não disponibiliza os dados corretos.

8.2. Media Workstation

• TV aberta

• O IBOPE Mídia tem como praxe confirmar os dados que não foram disponibilizados pelo IBOPE; • Os dados serão confirmados exclusivamente me-diante apresentação dos parâmetros de confirmação;• Os dados enviados serão confirmados, consideran-do duas casas decimais, no momento da extração dos dados diretamente do software;• Mesmo que os dados a serem confirmados apresen-tem uma casa decimal ou estejam arredondados, a confirmação será enviada com duas casas decimais;• O prazo para a confirmação dos dados é de, no mínimo, um dia. Em alguns casos, é necessário mais de um dia para a finalização do processo.

Não são confirmados:

• Picos de audiência. • Dados prévios (Real Time, minuto a minuto).• Percentuais de oscilações de audiência ou qual-quer outro índice.

• TV por assinatura

• O IBOPE Mídia tem como praxe confirmar os dados que não foram disponibilizados pelo IBOPE; • Os dados de alcance serão confirmados exclusiva-mente mediante apresentação dos parâmetros de confirmação;• Os dados de alcance enviados serão confirmados considerando duas casas decimais, no momento da extração dos dados diretamente do software; • Mesmo que os dados a serem confirmados apre-sentem uma casa decimal ou estejam arredondados, a confirmação deverá ser enviada com duas casas decimais; • O prazo para confirmação dos dados é de, no mí-nimo, um dia. Em alguns casos, é necessário mais de um dia para a finalização do processo.

Não são confirmados:

• Dados de audiência;• TV por assinatura - dois mercados.

8. Critérios de confirmação

26

8.3. Easymedia 3

• Rádio e jornal

• Os dados serão confirmados, exclusivamente, mediante a apresentação dos parâmetros de confir-mação;• O prazo para a confirmação dos dados é de, no mínimo, um dia. Em alguns casos, é necessário mais de um dia para a finalização do processo.

8.4. Monitor Evolution

• Investimento publicitário

• O IBOPE Mídia tem como praxe confirmar os dados que não foram disponibilizados pelo IBOPE;• Os dados serão confirmados, exclusivamente, me-diante apresentação dos parâmetros de confirmação.

Não são confirmados:

• Dados cuja divulgação oficial pelo IBOPE Mídia esteja planejada.

8.5. IBOPE//NetRatings

• Não são confirmados dados de audiência.

8.6. Parâmetros de confirmação

Dados necessários para confirmação de:

• TV aberta • Praça • Período • Faixa horária • Emissoras ou programas • Domiciliar ou individual • Índice • Filtro • Target

• TV por assinatura • Período • Faixa horária • Emissora • Target • Índices • Praças • Banco com ou sem PayTV • Filtro

27

• Rádio e Jornal • Praça • Período • Índice • Emissora/Título • Target • Filtro

• Investimento publicitário • Banco • Período • Índices • Filtro