Índice - hospital universitário cajuru · • siate – sistema integrado de atendimento ao...

12

Upload: doanque

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 | Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

ÍNDICE

Apresentação.................................................................................03Hospital Universitário Cajuru.......................................................04Estrutura.......................................................................................04Especialidades Atendidas...............................................................05Diferenças entre atendimento de urgência, emergência e eletivo....06Protocolo de Atendimento.............................................................07Pontos de atendimento..................................................................07UBS - Unidade Básica de Saúde....................................................08UPA - Unidade de Pronto Atendimento........................................08SAMU e SIATE.............................................................................09Preciso de uma consulta médica, o que fazer?.................................10Preciso de um Leito, e agora?.........................................................11

Foto: João Borges

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS | 3

Apresentação

O Hospital Universitário Cajuru, com o objetivo de levar mais in-formações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde até a população, realizou uma pesquisa, no primeiro trimes-tre de 2015, para levantar as principais dúvidas de seus pacientes.

Criado em 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi estabeleci-do para garantir que todos os brasileiros tivessem acesso a atendi-mentos de saúde gratuitamente. Mas, atualmente, muitos usuários apresentam dificuldades no entendimento do funcionamento deste sistema.

É comum, nos momentos em que o paciente necessita de atendi-mento médico, a procura por lugares não indicados para cada ne-cessidade, gerando ineficiência ao processo de atendimento à saúde.

Qual unidade de saúde devo procurar em casos de emergência? Qual serviço pré-hospitalar poderá me auxiliar em momentos de urgência? Preciso de uma consulta, e agora? Essas e outras questões serão trata-das neste manual, que lhe auxiliará a usufruir de todos os benefícios que o Sistema Único de Saúde oferece.

Boa Leitura!

Simonne SimioliDiretora Geral do Hospital Universitário Cajuru

4 | Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

Inaugurado em 1958, o Hospital Universitário Cajuru (HUC), des-de junho de 2013, atende exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O maior Pronto-Socorro, especializado em trauma do Paraná, desde 1993 é certificado como Hospital Universi-tário pelos Ministérios da Saúde e da Educação, servindo de campo de estágio para os cursos das Escolas de Medicina e de Saúde e Bio- ciências da PUCPR. Também recebe médicos de todo o país em seus programas de residência médica e especialização.

Estrutura

Referência em ortopedia, neurocirurgia e cirurgia geral, o HUC re-aliza aproximadamente 4.500 atendimentos no Pronto-Socorro, 970 procedimentos cirúrgicos e 1.078 internamentos mensalmente. O Hospital Universitário Cajuru é um hospital geral, privado, filan- trópico, com tradição e ênfase no atendimento ao trauma e urgência/emergência. Possui 206 leitos sendo: 29 leitos de UTI, 167 de inter-nação e 10 de cuidados progressivos, localizados no pronto-socorro.

O Hospital Universitário Cajuru possui também um ambulatório onde são realizadas, mensalmente, 6.500 consultas de diferentes es-pecialidades para pacientes que foram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde ou que tiveram o primeiro atendimento realizado no próprio hospital. O ambulatório do HUC está localizado no Câmpus Saúde, na Rua Rockefeller, Nº1450, no bairro Prado Velho.

Foto: João Borges

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS | 5

As especialidades atendidas em nosso ambulatório são:

• Alergia e Imunologia• Cirurgia Aparelho Digestivo • Cirurgia Geral• Cirurgia Plástica Reparadora• Cirurgia Torácica• Cirurgia Vascular • Nefrologia• Neurologia • Neurocirurgia Geral

** Números de 2015

• Ortopedia Coluna• Ortopedia Joelho• Ortopedia Ombro e Cotovelo• Ortopedia Geral• Ortopedia Quadril• Ortopedia Pé e Tornozelo• Otorrinolaringologia• Pneumologia• Proctologia

HUC

Ambulatório

6 | Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

Entenda a diferença entre atendimento de urgência, emergência e eletivo

O HUC recebe pacientes que são trazidos pelo sistema pré-hospitalar, SAMU e SIATE, que fazem o primeiro atendimento ao paciente no próprio local e depois transportam para um serviço especializado.

Os pacientes que realizam procura direta são acolhidos, classificados e aguardam pelo atendimento, sendo priorizados conforme a gravidade do caso que for registrada na sua entrada.

Para garantir que os pacientes que necessitam de atendimento ime-diato recebam o tratamento adequado, o HUC utiliza no Pronto-So-corro um protocolo, adaptado ao Protocolo de Manchester, como for-ma de classificação de risco. Esse protocolo organiza os pacientes em diferentes categorias, com previsão de atendimento de acordo com a necessidade, tendo como base a queixa, os sinais e sintomas que cada um apresenta ao chegar em nosso PS.

Hos

pita

isCirurgias

Internamentos

Atendimento de Urgência

Am

bula

tóri

os

ConsultasEspecializadas

Exames

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS | 7

O protocolo pode ser classificado da seguinte maneira;

Os pacientes eletivos são aqueles que já possuem agendamento prévio para internação no hospital. Por exemplo, um paciente que recebeu diagnóstico de pedra na vesícula, em uma consulta na Unidade Básica de Saúde. Este paciente poderá ser encaminhado para o ambulatório do HUC, onde será avaliado por um especialista e, se necessário, será encaminhado, com agendamento prévio, para um procedimento cirúrgico no hospital.

Onde e quando devo procurar os diferentes pontos de atendimen-to de serviços de saúde em Curitiba

O Sistema Único de Saúde é ofertado em diferentes pontos de aten-dimento na cidade de Curitiba, sendo eles; • UBS – Unidade Básica de Saúde• UPA – Unidade de Pronto Atendimento• SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência• SIATE – Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência• Prontos-Socorros

Todas as unidades de saúde (UBS, UPA, SAMU, SIATE e Rede Hos-pitalar) foram subdivididas para que trabalhem em um sistema inte-grado, assegurando que os pacientes sejam atendidos no local mais adequado conforme a sua queixa e gravidade.

Emergência – Atendimento imediato – Perigo de vida

Urgência – Atendimento em até 60mim – Situações graves mas sem risco iminente de vida.

Pouco Urgente – Atendimento em até 120mim – Estado não crítico.

Não Urgente – Espera de, no mínimo, 4h – Atendimentos ele-tivos, que poderiam ser realizados via consulta médica agendada.

8 | Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

Deste modo, evita-se a sobrecarga das instituições e o usuário é aten-dido da maneira mais adequada.

UBS - Unidade Básica de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), também conhecidas como “postinhos de saúde”, são as responsáveis pelos cuidados contínuos, promoção de campanhas de prevenção e vacinas, além de programas para tratamentos de diabetes, saúde mental, hipertensão, odontolo-gia, atendimentos gerais para gestantes, crianças, adultos, casos de febre alta, gripes, entre outros.

É de responsabilidade das UBS os agendamentos de consultas com os médicos especialistas, sejam na rede própria da atenção secundária (ambulatórios especializados) ou em ambulatórios de hospitais que oferecem atendimento ao SUS.

UPA - Unidade de Pronto Atendimento

UB

SCampanhas de Prevenção

Vacinas

Encaminhamento do usuário para ambulatórios

Agendamento de consultas

UPA

Assistência 24 Horas

Atendimentos de Urgência

Atendimentos deEmergência

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS | 9

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) oferecem assistência 24 horas por dia, para casos clínicos de urgência e emergência, como cólicas renal ( pedras nos rins), dificuldades respiratórias (ataques de asma), convulsões (ataques epiléticos), dor abdominal, dores do peito, entre outros. A cidade de Curitiba conta com 9 unidades localizadas nos bairros Fazendinha, Alto da Glória, CIC, Pinheirinho, Campo Comprido, Boa Vista, Cajuru, Boqueirão e Sítio Cercado.

Em casos de emergência, quem poderá me ajudar?

SAMU e SIATE

Em situações de urgência ou emergência, a primeira atitude que deve ser tomada é acionar o SAMU (192) ou o SIATE (193), são eles os canais pré-hospitalares responsáveis pelo encaminhamento dos pa-cientes para a instituição de saúde mais adequada para atender cada tipo de ocorrência.

O SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, realiza os primeiros atendimentos de urgência e emergência e executa o trans-porte dos pacientes para o as instituições de saúde. Além disso, realiza também orientações pelo telefone até a chegada da ambulância e o transporte entre os hospitais.

O SIATE, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência, oferece atendimento de urgência e emergência para as vítimas de traumas, como acidentes de trânsito e violência. É um serviço vinculado a Central de Operações do Corpo de Bombeiros.

SAMU - 192Para casos de complicações respiratórias e cardía-cas, queimaduras graves, crise hipertensiva, in-toxicações graves, trabalhos de parto e convulsão

10 | Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS

Preciso de uma consulta médica, o que fazer?

Os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto da sua residência quando necessitarem de uma consulta com um médico especialista. Após avaliação na UBS, são encaminhados via Central de Regulação de Marcação de Consultas Especializadas para os serviços que ofertam esse atendimento especializado.

A central também realiza um papel fundamental, junto aos NASF - Núcleos de Apoio à Saúde da Família – na classificação e orga- nização da fila dos pacientes, buscando realizar o encaminhamento para a atenção especializada de maneira adequada e mais rápida, com o objetivo de garantir a assistência aos pacientes em todas as etapas do atendimento.

SIATE - 193Para as ocorrências com vítimas de acidentes de trânsito, afogamento, ataques de animais, cho-que elétrico, ferimentos provocados por arma de fogo ou armas brancas (facas e estiletes), quedas com ferimentos e fraturas,

O QUE É TRAUMA Trauma pode ser considerada toda situação não pre-vista e indesejável que, de forma mais ou menos vi-olenta, atinja indivíduos neles envolvidos, produzin-do-lhes alguma forma de lesão ou dano. Fonte: Sociedade

Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado

Hospital Universitário Cajuru - 100% SUS | 11

Preciso de um leito, e agora?

Para gerenciar as vagas em leitos de internamento e UTI, foi cria-da a Central Metropolitana de Leitos. Administrada pela Secretaria Municipal da Saúde, a central é a responsável pela identificação da disponibilidade de vagas e pela reserva dos leitos nas instituições vin-culadas ao SUS.

Em um sistema informatizado, são lançadas as solicitações e disponi-bilidade de leitos das instituições de saúde. O hospital receberá os pacientes de acordo com as suas especialidades e capacidade opera-cional.

Fluxo de Atendimento

Urgência eEmergência

- Mapeamento dasaúde do paciente- Agendamento deconsultas

- Procedimentos cirúrgicos- Atendimento de emergência

- Casos clínicos deurgência e emergência

- Consultas especializadas- Realização de exames- Encaminhamento para cirurgias

Eletivo

Atenção PrimáriaAtenção Terciária

Atenção Secundária

- UBS -

- Ambulatório -

- Hospital -- UPA -