Índice - afresp.org.br · balanço patrimonial desmembrado 36 perspectivas para o ano de 2012 50...

52

Upload: duongduong

Post on 16-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –
Page 2: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –
Page 3: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Convênios e CulturaAFR Angela Manzoti Nahman 6

EsportesAFR Américo Castagna Neto 8

Aposentados e PrevidênciaAFR Benedito Franco da Silveira Filho 12

OuvidoriaAFR Hélio Pires Monteiro 12

Marketing & ComunicaçãoAFR Luiz Carlos Toloi Junior 10

Tecnologia da InformaçãoAFR Omar Roldão de Moura 13

Recursos HumanosAFR Hildebrando Djalma Pirágine 14

FundafrespAFR Aldo Gentile 15

AdministraçãoAFR Arnaldo Marquezini 16

Assessoria JurídicaAFR José Pucci Cuan 16

SegurosAFR Marcimedes Martins da Silva 17

AmafrespAFR João Dias Yanes 18

RegionaisAFR Cézar José D’Avoglio 20

Mensagem do PresidenteAFR Luiz Carlos Toloi Junior 5 Financeiro

AFR Omar Roldão de Moura 22

Análise Econômica e Financeira 26

Balanço Patrimonial 27

Demonstração do Resultado do Exercício 28

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 28

Demonstrações dos Fluxos de Caixa 29

Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis de 2011 30

Parecer dos AuditoresIndependentes 48

Sedes Regionais - 2011 51

Parecer do Conselho Deliberativo 49

Balanço PatrimonialDesmembrado 36

50Perspectivas para o ano de 2012AFR Teruo Massita

Relatório Anual 2011 3

Índice

Desenvolvimento: Este caderno foi planejado e desenvolvido pelo Departamento Financeiro da Afresp

Editoração e diagramação: Departamento de Marketing & Co-municação da Afresp, com patrocínio do Banco Santander.

Page 4: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Diretoria Executiva, Diretores e Conselheiros

Relatório Anual 20114

Diretoria ExecutivaPresidente: Luiz Carlos Toloi Junior 1º Vice-Presidente: João Dias Yanes2º Vice-Presidente: Hildebrando Djalma PirágineSecretário Geral: Marcimedes Martins da SilvaSecretário Adjunto: Arnaldo Marquezini1º Tesoureiro: Omar Roldão de Moura2º Tesoureiro: Angela Manzoti Nahman

Conselho DeliberativoPresidente: João Álfaro Soto (Capital); Vice-Presidente: José Varkulja (Capital); 1º Secretário: Eduardo Gonçalves (Ribeirão Preto); 2º Secretário: Roberto Garcia (Santos).Comissão Fiscal: Ari José Brandão (Sorocaba), Claiton Osnir do Amaral (Piracicaba) e Luís AugustoSanches (Jundiaí).Conselheiros (ordem alfabética): André Pachione Pillay (Bauru), Antenor Roberto Barbosa (Presidente Prudente), Antonio Guerra (São José dos Campos), Benedito Franco da Silveira Filho (Conselheiro nato), Durvail Soares Pompeo (Capital), Eliana Maria Pessoa F. de Oliveira (Capital), Fabiano Buchetti de Sousa (Araraquara), Heitor Okuma (Marília), Honorato Sanchez Duran (Capital), José Eduardo Gracioto (ABCD), Miguel Siqueira (Taubaté), Miguel Ângelo C. da Silva (Campinas), Nilza Bardi Romano (Araçatuba), Roberto Bonifácio de Souza (São José do Rio Preto), Roberto Chiaverini (Osasco), Ruy Sarzedas Cunha (Guarulhos), Sebastião Tadeu de Vasconcelos (Franca) e Teruo Massita (Capital).

Diretorias da AfrespJoão Dias Yanes (Amafresp e de Inscrição); Marcimedes Martins da Silva (Seguros); Arnaldo Marquezini (Administrativa e de Patrimônio); Omar Roldão de Moura (Financeiro e de Tecnologia da Informação); Hildebrando Djalma Pirágine (Recursos Humanos) e Angela Manzoti Nahman (Convênios e de Cultura).

Diretorias DesignadasAmérico Castagna Neto (Esportes); Arthur Antonio Chagas Pisani (Planejamento); Benedito Franco da Silveira Filho (Aposentados e de Previdência); Cézar José D´Avoglio (Regionais); José Pucci Cuan (As-sessoria Jurídica) e Maria da Graça Palumbo Gaiarsa (Social).

FundafrespAldo Gentile (coordenação)Membros da Comissão: Arnaldo Marquezini, Francisco Lucindo Ramalho Netto, Luiz Fernando Catta Preta César, Luiz Waldemar Zuolo, João Álfaro Soto e Roberto Garcia.

OuvidoriaHélio Pires MonteiroTels: 0800-550679 / (11) 3886-8843Fax: (11) 3886-8852. E-mail: [email protected]

Auditoria Interna da Amafresp José Carlos Franco Fernandes

Afresp - Associação dos Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4843 - Jardim Paulista - São Paulo/SP

CEP: 01401-002 - PABX 55 (11) 3886-8800

Site: www.afresp.org.br

E-mail: associaçã[email protected]

Triênio 2009/2011

Page 5: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 5

Mensagem do PresidenteAFR Luiz Carlos Toloi Junior

ferecer os melhores serviços com atendimento exclusivo e diferenciado a todos os associa-

dos foi o objetivo da Diretoria Executiva na gestão 2009-2011.

Norteados pelos princípios da ética e da trans-parência, no ano passado conquistamos um superá-vit total de R$ 3.898 milhões, o que representa um crescimento de 30,28% em relação ao ano anterior.

Entre as ações desenvolvidas destacam-se os investimentos como a aquisição de imóveis para a ampliação do número de sedes regionais próprias. Foram realizadas pesquisas em parceria com as di-retorias regionais para a aquisição de imóveis próxi-mos aos prédios que abrigam as DRTs, com o obje-tivo de a Afresp estar cada vez mais perto dos locais de trabalho dos AFRs, a fim de lhes oferecer todo o apoio e estrutura necessária.

As modernizações implementadas nos escritó-rios regionais agregaram mais conforto ao associa-do. E investimentos nos Centros de Convivência re-verteram em aumento do patrimônio da Afresp e em incremento de maior participação dos associados.

Às diretorias regionais foi dado incentivo à reali-zação de eventos e confraternizações com a finali-dade de oferecer momentos de integração e união entre os colegas associados.

Como em todos os anos, a Amafresp trabalhou para melhorar seu atendimento, ampliar programas de prevenção e adequar-se rapidamente às solicitações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O plano de saúde da Afresp deu continuidade ao aperfeiçoamento de seus serviços, à redução de custos operacionais, aos programas de prevenção, às Campanhas Saúde e Prevenção e ao Atendimen-to Domiciliar Amafresp (ADA).

Em 2011 a Amafresp novamente alcançou a fai-xa de melhor atuação e eficiência no Índice de De-sempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Das 1.103 operadoras de planos de saúde examinadas pela ANS, somente 46 alcançaram a faixa das mais bem avaliadas, representando apenas 4% do total dos pla-nos de saúde. O desempenho da Amafresp confirma a qualidade dos serviços prestados aos associados, resultado de um esforço conjunto de toda a equipe.

A par da qualidade, continuamos dando ênfase à economia do sistema. Por exemplo, alcançamos uma significativa redução de custos na compra de

materiais como órteses, próteses e materiais espe-ciais, tudo acompanhado de perto pela Amafresp.

A Diretoria de Convênios e Cultura ampliou as parcerias em diversos setores, proporcionando des-contos exclusivos aos associados.

Diversas atividades realizadas pelo Departa-mento de Esportes proporcionaram momentos de confraternização entre AFRs e familiares, promo-vendo a saúde e a qualidade de vida. Entre essas atividades destacam-se o 9º Torneio Estadual Inter-delegacias e XVIII Open de tênis; o XVII Campeo-nato Estadual de Futebol “Edvar Pimenta”, a inau-guração da Academia de Musculação AFR Américo Castagna Neto na sede da Afresp, além da partici-pação em 12 corridas de rua, entre outros.

A qualidade de vida dos aposentados também foi uma das preocupações da Diretoria de Aposenta-dos e Previdência da Afresp, que promoveu os tradi-cionais almoços bimestrais de confraternização, as DVDtecas e uma maior participação dos aposenta-dos na entidade.

Em 2011 trabalhamos intensamente em conjunto com a Febrafite na organização e realização da VIII edição Nacional e III Internacional do Congresso Fe-brafite, realizado em São Paulo. A organização do Congresso representou um grande desafio para o nos-so Estado e uma experiência enriquecedora, tendo em vista a troca intensa de conhecimento sobre o dia a dia do agente do fisco nos diversos estados e seu futuro.

Como mostra do bom relacionamento com a Secretaria da Fazenda, por mais esse ano a Afresp apoiou encontros profissionais dos AFRs nas regio-nais, bem como recebeu diversas palestras e cursos em seu auditório com o objetivo de aprimorar a qua-lidade do trabalho realizado pelos fiscais.

Também atuamos diretamente na luta pelos in-teresses da classe em apoio ao sindicato, expondo nossas reivindicações em diversos encontros com autoridades, federais e estaduais.

A Diretoria Executiva tem certeza de que, nesse triênio, cumpriu seu papel com ética e transparên-cia, deixando um importante e valioso legado para os próximos dirigentes. E, como presidente nesse período, aproveito para agradecer a todos que co-laboraram para o fortalecimento e crescimento da associação: diretores executivos, regionais, desig-nados e conselheiros.

O

Presidente da Afresp – Gestão 2009 a 2011

Page 6: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Convênios e CulturaDiretora: AFR Angela Manzoti Nahman

Relatório Anual 20116

Benefícios

Convênios / Parceiros

Total de 474 parceiros, sendo 84 só no ano de 2011.

Faculdades/Universidades são 62, sendo cinco di-retamente com a Afresp e 57 por intermédio do Insti-tuto Fepaf.

Colégios/Escolas/Berçários são 41 parceiros.

Hotéis e Pousadas são 286, 217 diretamente com a Afresp, 56 por intermédio do Instituto Fepaf e 13 parce-rias com entidades de outros Estados: AFFEMG – Co-lônia de Férias em Cabo Frio, Porto Seguro e Guarujá; AFFEGO – Colônia de Férias em Caldas Novas, Arua-nã, Clube Campestre - Trindade; AFFEMAT – Colônia de Férias em Cuiabá, Cáceres, Barra dos Garças, Alto Araguaia, Rondonópolis; AAFIT – Colônia de Férias do Prado Baldur Meurer da Costa; ASFARN – Sede Praia-na - Tibau, sendo 68 firmados no ano de 2011.

Novos convênios concretizados em 2011

¿ Planet Sport Academia¿ Academia K@2 Fitness Technology¿ Bio Ritmo Academia¿ Nissan do Brasil Automóveis¿ Plenitud Núcleo de Idiomas¿ Manhattan Trade Language Company¿ D’Kurs Idiomas¿ You Move Idiomas¿ Paola Pedron Grife Enológica¿ Sony make.believe¿ Odontocare Implantes e Estética Oral¿ Mirabilândia – Pernambuco¿ Magic City ¿ Óptica Melani Botto¿ Óticas Carol¿ Clínica de Podologia Rita Pacheco¿ Rede Atlântica Hotels International

Veículos

12 associados foram beneficiados com desconto na compra direta Honda Automóveis do Brasil, 5 associa-dos na compra direta Renault do Brasil, 7 associados pela compra direta Nissan do Brasil Automóveis du-rante o ano de 2011.

Informática

45 equipamentos de informática vendidos aos as-sociados no ano de 2011.

Cinema

Cinemark do Brasil - 598 ingressos repassados no ano de 2011.

Eventos

Em 2011 foram realizados 45 eventos, nos mais diversos seg-mentos: Almoços, Coquetéis, Noites Dançantes, Palestras, Assembleias, Cursos, Lan-çamento de Livros, Palestras e Seminários da Secretaria da Fazenda, Confraternizações.

Comemoração do 63º aniversário de Fundação da Afresp.

Culto Ecumênico e Ação de Graças pelo 63º ani-versário de Fundação da Afresp, realizado em 28 de fevereiro de 2011.

6º Encontro da Mulher AFR, realizado em 02 de março de 2011.

Almoço dos Aposentados – Afresp/Sede, reali- zado nas seguintes datas:

16 de fevereiro de 2011

27 de abril de 2011

15 de junho de 2011

17 de agosto de 2011

19 de outubro de 2011

14 de dezembro de 2011

Noite Dançante e Show – Afresp/Sede:

Noite Dançante em homenagem ao Dia das Mães, realizada em 28 de abril de 2011.

Noite Dançante Classic Rock, realizada em 26 de maio de 2011.

Noite Dançante da Primavera, realizada em 22 de setembro de 2011.

Happy Hour – Espaço de Convivência AFRArnaldo Marquezini, realizado nas seguintes datas:

24 de fevereiro de 2011

02 de março de 2011

02 de junho de 2011

25 de agosto de 2011

21 de novembro de 2011

Aniversário DRTC III – Afresp/Sede, realizado em 24 de março de 2011.

Confraternização Final Ano DRTC III – Afresp/Sede, realizado em 01 de dezembro de 2011.

Shows / Espetáculos

FSP Projects, realizado em 02 de agosto de 2011.

Show de Lançamento CD e Livro dos AFR’s

Carmen Queiroz e Cássio Junqueira, realizado em 01 de setembro de 2011.

Page 7: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 7

Viagens

Triângulo Imperial – maio de 2011 Europa Triângulo Imperial com Alemanha e Extensão à Rússia – saída em 02 maio de 2011 com adesão de 22 associados e familiares.

Eventos Secretaria da Fazenda

Seminário D.A. – Dipam em 18, 21 de fevereiro de 2011

Lançamento do Livro do TIT em 30 de junho de 2011

Congressos

VIII Congresso Nacional e III Internacional da Fe-brafite, realizado nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de junho no Parque de Convenções Anhembi.

Diversos

Aniversariantes do mês, realizado nas últimas sex-tas-feiras de cada mês.

Assembleia Geral Credifisco em 18 de abril na Sala Benedito Franco da Silveira Filho – Sede.

Inauguração da Academia AFR Américo Castagna Neto em 30 de agosto.

Assembleia Apafresp em 29 de março.

Dia das Crianças – Homenagem aos filhos dos fun-cionários, realizado no dia 07 de outubro na Sede So-cial.

Confraternização Diretoria Executiva, Regional e Conselho Deliberativo, realizado no dia 10 de dezem-bro no Saguão da Sede Social.

Confraternização dos Funcionários, realizada no dia 17 de dezembro no Centro de Convivência AFR Roberto Chiaverini – Osasco.

Page 8: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

EsportesDiretor: AFR Américo Castagna Neto

Relatório Anual 20118

iversas atividades do Departamento de Esportes no ano de 2011 proporcionaram momentos de

confraternização entre AFRs e familiares, promovendo saúde e qualidade de vida. Acompanhe abaixo:

1)Torneios de Tênis

a) 9º Torneio Estadual Interdelegacias: Em 2011 houve uma mudança nesse torneio, com a participa-ção das Regionais, através dos grupos: Região Oeste: DRT- 7 – Bauru, DRT - 9- Araçatuba e DRT- 10 - P. Pru-dente - Região Norte: DRT -15 – Araraquara - Região Leste: DRTC-I – Capital, DRT - 2 – Santos e DRT - 12 – ABCD - Região Centro: DRTC - III – Capital e DRT - 4 – Sorocaba, sendo campeã a DRT -15 – Araraquara. Podemos dizer que a participação foi grande, fazendo com que a modalidade fosse bastante difundida nos Centros de Convivência da Afresp, uma vez que todos possuem quadra de tênis.

b) XVIII Open: Torneio tradicional que ocorre nos meses de outubro a novembro, com a presença de te-nistas de várias regiões de São Paulo; este ano tive-mos grande participação dos tenistas da DRTC/I/II/III – Capital, DRT/12 - ABCD e DRT/13 - Guarulhos.

3) Atividades Esportivas nos Centros de Convivência

As instalações esportivas nos Centros de Convi-vência estão sendo cada vez mais utilizadas pelos as-sociados e familiares, para a prática de tênis, futebol society, bem como dos famosos “rachões” de futebol; alguns centros de convivência promovem também dan-ças de salão, cursos de pintura e outros, implementa-dos e administrados por eles próprios.

4) Ginástica e Musculação

Em agosto foi inaugurada a Academia de Muscula-ção AFR Américo Castagna Neto na sede da Afresp, onde já existia a sala de ginástica. Nessa oportunida-de, a colocação de uma estação de musculação e a re-forma do espaço fitness propiciaram sensível melhora na qualidade do atendimento naquela área. As ativida-des são desenvolvidas de segunda a quinta-feira, das 9:00 às 11:00 hs.

5) Corridas de Rua (Pedestrianismo)

A cada ano as corridas de rua estão sendo mais praticadas pelos AFRs e seus dependentes, pois além de proporcionar bem-estar e saúde elas promovem a união da classe. Este ano participamos de um total de 12 corridas, na maioria das vezes na capital, além dos eventos realizados em Santos (Tribuna), Rio de Janei-ro (meia Maratona), bem como tendo alguns AFR’s participado de provas fora do Brasil, porém sem a par-ticipação da Afresp. Nas provas realizadas na capital temos o apoio de tenda, onde o associado retira o seu kit, faz a sua hidratação e alimentação e, em algumas provas, contamos também com verba parcial para o transporte dos atletas.

D

2) Torneio Metropolitano de Futebol

No ano de 2011 foi realizado o XVII Campeona-to Estadual de Futebol denominado “Edvar Pimenta”, que teve a realização de 32 jogos, com a marcação de 40 gols. O campeonato estadual acontece a cada dois anos e este também teve uma excelente adesão por delegacia com a participação de 14 DRTs: DRTC/ I - Capital, DRTC/III, DRT’s -2/12 - Litoral e ABCD, DRT-5/16 – Campinas e Jundiaí, DRT’s - 7/8/9/11 - Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba e Marília, DRT’s - 6/15 - Ribeirão Preto e Araraquara, DRT-13 - Guarulhos e DRT-14 - Osasco. O mais importante neste campeonato é a integração dos AFR’s nas via-gens e festas de confraternização que são realizadas após os jogos, tendo sempre a presença de familiares dos jogadores.

Page 9: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 9

Page 10: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Marketing & ComunicaçãoAFR Luiz Carlos Toloi Junior

Relatório Anual 201110

Departamento de Marketing & Comunicação atende a uma importante demanda na Afresp. Sua

principal missão é manter seu público externo e inter-no (associados, colaboradores e parceiros) informado sobre as ações desenvolvidas pela Associação. Com relacionamento direto com todas as áreas da Afresp, este departamento mantém seus objetivos e diretrizes alinhados com a visão e filosofia da Entidade. Confira alguns dos trabalhos desenvolvidos em 2011:

Amafresp: Campanha Saúde: projeto de sinalização dos estandes, faixas, banners, cartazes, malas-dire-tas, carteira de vacinação, comprovante de realização dos exames preventivos e aplicativo para inscrição on-line no site da Afresp. Cobertura jornalística e fotográ-fica do evento. Confecção de Cartilhas de Prevenção à Saúde (ilustrações, revisão e editoração), além da divulgação da Campanha Prevenção.

Seguros: foram desenvolvidos os anúncios para o Su-plemento e o encarte Passatempo do jornal da Afresp (ambos patrocinados por parceiros da Associação) e folders.

O Convênios e Cultura: elabora-ção de folders, cartazes, malas diretas, convites, divulgação no site da Afresp e cobertura jorna-lística e fotográfica dos eventos promovidos, como o Culto Ecumênico, 6º encontro da Mulher AFR e noites dançantes diversas. Além de con-feccionar brindes e decorações para a festa dos ani-versários dos colaboradores.

Esportes: divulgação (com cobertura jornalística e fo-tográfica) das atividades esportivas da Afresp no jor-nal e site da Associação. Além da criação e confecção de faixas e banners de divulgação.

Aposentados e Previdência: divulgação (com cober-tura fotográfica e jornalística) das reuniões, almoços e outras atividades, como a DVDteca. E confecção de placas de homenagem.

Financeiro e Regionais: criação e editoração do Rela-tório Anual, malas diretas, convocações, convites, pla-cas, faixas (inaugurações e homenagens) e apoio em apresentações multimídia para assembleias e reuniões.

Fundafresp: divulgação (com cobertura fotográfica e jor-nalística) das reuniões mensais. Criação e confecção do adesivo Fundafresp (entregue para todas as entidades beneficiadas pelo Fundo de Assistência Social da Afresp).

Conselho Deliberativo: divulgação (com cobertura fotográfica e jornalística) das reuniões.

Recursos Humanos: elaboração, revisão e editoração do RH Digital – newsletter quinzenal, com informações e orientações voltadas aos colaboradores da Afresp, além da criação de cartões que parabenizam os ani-versariantes do mês (público interno da Associação) e lista dos aniversariantes do mês.

Page 11: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 11

Presidência: confecção do Jornal da Afresp (redação, revisão, edição e diagramação de notícias); manuten-ção e atualização do site; apoio na elaboração de apre-sentações multimídia; acompanhamento de visitas à Assembleia Legislativa e Secretaria da Fazenda, com cobertura jornalística e fotográfica.

Mais Ações

Em 2011 ocorreu o VII Congresso Febrafite Nacio-nal e III Internacional com a organização da Afresp. O departamento de Marketing & Comunicação criou e confeccionou todo o material de divulgação do evento (folders, cartazes, mapas, entre outros) além de realizar cobertura fotográfica e jornalística em to-dos os dias de evento para o site e jornal.

O departamento também assessorou toda a Comis-são Eleitoral durante as Eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Afresp em 2011. Foram feitas cédulas de votação, divulgação de edital, notícias e comunicados (site e jornal), con-fecção de uma edição exclusiva do jornal da Afresp voltada para as eleições e cobertura fotográfica e jornalística de todo o processo eleitoral.

Houve cobertura fotográfica e jornalística de to-dos os eventos realizados pela Apafresp. E ainda foram confeccionados e publicados: o Manual de Procedimentos para anunciantes do Jornal da Afresp e o Guia de Procedimentos para AFR e familiares.

Page 12: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Aposentados e PrevidênciaAFR Benedito Franco da Silveira Filho

Relatório Anual 201112

veiculação das demandas dos associados, agre-gados ou beneficiários é iniciada, na Ouvidoria,

a partir da emissão da Ficha de Atendimento onde se identifica a pessoa do interessado, resume-se a ques-tão levantada e se decide pela seção a ser acionada.

O acionamento se faz conforme as Instruções que regulamentam o funcionamento da Ouvidoria as quais preveem, como meio para tal, a formação de processo interno ou o encaminhamento de e-mail especial para o caso.

É variada a gama dos assuntos tratados por aque-les que se dirigem à Ouvidoria. São dúvidas, reclama-ções, pedidos, críticas ou elogios, que em geral dizem respeito estritamente ao próprio interessado, mas trazem também questionamentos de ordem geral de interesse da classe como um todo, ora com o registro de problemas, ora com a sugestão de medidas ou so-luções.

É de se observar que, em todo esse quadro, a Ama-fresp é o departamento da Afresp a quem tem cumpri-do dar atendimento ao maior número de casos notada-mente no que diz respeito a queixas relativas a alguns profissionais ou estabelecimentos credenciados.

Se a matéria tratada enfoca aspectos relativos à própria organização do sistema, mesmo assim, ela é encaminhada ao departamento competente e, nessa hipótese, com cópia para a Diretoria correspondente.

Durante o ano de 2011, tramitaram pela Ouvidoria 93 fichas de atendimento que tiveram o seguinte en-caminhamento:

A

ando continuidade aos trabalhos, a Diretoria de Aposentados e Previdência da Afresp promoveu

uma série de eventos em prol da qualidade de vida dos AFRs aposentados no ano de 2011. Foram realizados almoços bimestrais de confraternização e DVDtecas.

A diretoria de Aposentados e Previdência recebeu apoio da diretoria de Convênios e Cultura para a rea-lização dos almoços e contou com o trabalho dos se-guintes colegas aposentados, divididos em comissões específicas:

Para assuntos de organização física e cardápios: Aldo Gentile, Israel Ribeiro, José Carlos Franco Fer-nandes e Miguel Vieira Couto.

Para administração financeira e convites: Íris Bar-bosa Kersten, José Antonio Camargo, Luiz Waldemar Zuolo e Milton dos Santos.

Para relações públicas e imprensa: Adherbal Silva Pompeo, Bassim Farkuh, Edward Hubert Alexander Nowill, Faiçal Marlino Said e Luiz Fernando Catta Pre-ta César.

D

OuvidoriaAFR Hélio Pires Monteiro

A seguir a quantidade e tipo de evento realizado pela Diretoria de Aposentados e Previdência:

Page 13: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Tecnologia da InformaçãoDiretor: AFR Omar Roldão de Moura

Relatório Anual 2011 13

om o objetivo contínuo de alcançar a excelência na prestação de serviços o Departamento de Tec-

nologia da Informação realizou em 2011 as seguintes atividades:

11. Implantação do LFAX : possibilita centralizar, distribuir e gerenciar todos os faxes de forma digital, proporcionando a economia de papel e impressão, de tempo e tonner. Os fax recebidos são distribuídos automaticamente via e-mail, agilizando assim o processo;

12. Investimentos em infraestrutura de redes, servidores, banda larga e boas instalações faci-litando a vida do associado.

C

1. Implantação na sede e Regionais do Sistema de Gestão Empresarial ERP – TOTVS integran-do, numa mesma base de dados, as atividades dos departamentos de compras, contabilidade, estoque, patrimônio, recursos humanos e tesou-raria;

2. Desenvolvimento de rotinas de integração dos demais Sistemas Afresp tais como, Amafresp, Inscrição, Seguro de Vida, Inscrição com o ERP-TOTVS;

3. Continuidade na renovação do parque tecnoló-gico na sede e nas regionais;

4. Implantação na sede de banda larga de Inter-net com fibra óptica, garantindo maior velocidade e interatividade;

5. Adequação nos sistemas específicos para atendimento da ANS, atendendo às regras e dis-posições de 2011 (SIB-XML, SIP-XML , TISS e TUSS);

6. Implantação do sistema de digitação de guias médicas no site visando os Credenciados que não possuem ferramentas TISS específicas em seus estabelecimentos;

7. Implementação de ferramentas específicas para garantir ainda mais a disponibilidade e esta-bilidade da área restrita de associados e creden-ciados do site Amafresp;

8. Implantação no Exercício 2011, Ano-Calen-dário 2010 do programa DMED para atender à exigência da Receita Federal do Brasil no forneci-mento, via arquivo eletrônico, das mensalidades pagas pelos associados à Amafresp e as reem-bolsadas pela Operadora de Saúde;

9. Manutenção dos Sistemas Afresp nas plata-formas ZIM e SQL Server adequando-se às mu-danças do dia a dia, da legislação e de acordo com as necessidades dos setores da Associação e de seus associados;

10. Monitoramento de acessos à Internet dos colaboradores e bloqueio às redes sociais e sites indesejáveis, objetivando a utilização consciente da ferramenta;

Page 14: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Recursos HumanosDiretor: AFR Hildebrando Djalma Pirágine

Relatório Anual 201114

Departamento de Recursos Humanos continua buscando o aperfeiçoamento, atualização e efi-

cácia em todos os níveis da organização. Sempre pro-porcionando um tratamento especial a todos os cola-boradores que trabalham na entidade.

A gestão de Recursos Humanos no ano de 2011 continuou a se aperfeiçoar em relação aos seguintes procedimentos:

1) Controle do dispêndio com o pessoal, evi-tando um crescimento da folha de pagamento. Em 31/11/2010 possuía em atividade 216 colaboradores, provocando um dispêndio mensal de R$ 877.007,40, em 2011 encerrou o exercício com 217 colaboradores com dispêndio mensal de R$ 968.571,20;

2)Manteve com o Sindicato da ca-tegoria as mesmas cláusulas da Con-venção Coletiva do exercício de 2010, sendo que o rea-juste salarial para o ano de 2011 foi fixado em 6,36 (ín-dice do INPC);

3) Foi negocia-do com a Unimed Paulistana, que pre-tendia um reajuste nas mensalidades de 13,06%, contudo conseguimos fixar o reajuste em 7,69%;

4) Foi implantado um novo relógio digital bio-métrico de ponto, em conformidade com a Portaria 15/10/2009, com exigência da emissão do compro-vante a cada marcação feita pelo colaborador;

5) Prosseguiu-se no acompanhamento mensal da utilização da internet e dos telefonemas pelos colabo-radores, bem como diligenciamos para que fossem res-tringidas a utilização de horas extras, levando em consi-deração a orientação contida na CLT;

6) Manteve-se os custos do vale-transporte em re-lação ao ano de 2010, por causa da centralização das compras diretamente pelo RH;

7) Foram propiciados cursos e treinamentos para os colaboradores, num investimento de R$ 33.696,04;

8) Foi realizado um treinamento para os colabo-radores sobre a implantação do programa “5S”, com a participação da Fundação Vanzolini, que teve por objetivo mudar as atitudes, promovendo uma educa-ção ambiental e social dos colaboradores, combatendo

perdas e inserindo uma melho-ria continua no Sistema de Qua-lidade da Empresa. Todos os colaboradores e diretoria parti-ciparam no dia 03 de dezembro de 2011 da primeira etapa da implantação do “5S”, arrumando, organizando, descartando material ultra-passado de cada departamento da empresa;

9) Foi providenciado pela empresa Esame Medicina do Trabalho o Treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o treinamento de Preven-ção e Combate a Incêndios e Primeiros Socorros (bri-gada de incêndio), para os colaboradores, conforme Norma do Ministério do Trabalho;

10) Foi mantido também e realizado o Dia das Crianças na Afresp, onde os colaboradores par-ticiparam com seus filhos de um dia cheio de ativida-des, brincadeiras e diversões;

11) Também foi realizada uma gran-de festa natalina, com diretores e to-dos os colaborado-res e familiares, no Centro de Convi-vência de Osasco.

Essas foram as principais realizações do Departamento de Recursos Humanos, que sempre teve o respaldo da presidência, no exercício de 2011.

O

Page 15: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 15

FundafrespAFR Aldo Gentile

Fundafresp – Fundo de Assistência Social da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do

Estado de São Paulo, fundado em 1995, tem como fi-nalidade prioritária auxiliar entidades de amparo a me-nores e idosos carentes, sediadas no Estado de São Paulo, cujos diretores não percebam quaisquer tipos de remuneração.

Dos recursos arrecadados dos AFRs contribuintes e que são distribuídos, sempre, com prévias visitas fei-tas às entidades pelos colegas que as indicam e de acordo com essa avaliação que tem por critérios a ido-neidade e a necessidade dos requerentes, 15% (quin-ze por cento) são reservados à futura implantação da “Casa do Agente Fiscal de Rendas”, destinada a abri-gar o colega que, idoso e sozinho, venha a necessitar de apoio, quer no plano de saúde ou de convivência social.

No exercício de 2011, o Fundafresp realizou reuni-ões mensais, para distribuição de donativos às entida-des requerentes que estavam em condições regulares. Conforme gráfico abaixo, foram atendidas 396 (tre-zentas e noventa e seis) entidades assistenciais, com a distribuição de R$ 1.112.200,00 (um milhão, cento e doze mil e duzentos reais).

O

Page 16: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

AdministraçãoDiretor: AFR Arnaldo Marquezini

Relatório Anual 201116

Diretoria Administrativa tem o objetivo de zelar por toda a estrutura predial da Afresp, pelo seu

funcionamento, manutenção e segurança. Além de buscar a redução de custos operacionais sem alterar a qualidade dos serviços prestados.

Em 2011 suas principais atividades continuaram nas áreas de telefonia, veículos, além de todas as ou-tras que são ações do dia a dia.

Esta Diretoria também atuou fortemente, auxilian-do a Diretoria de Regionais, nos investimentos reali-zados no exercício de 2011 nas sedes Regionais, tais como: Aquisição de área para ampliação do Centro de Convivência de Ribeirão Preto; Acompanhamento da obra de construção da Sede Regional própria de Presidente Prudente; Reforma do salão de festas e do vestiário da piscina e conclusão da obra de construção da quadra de tênis, ambas no Centro de Convivência de Osasco; Reforma complementar do Salão de Fes-tas de Santos; Acompanhamento para elaboração dos

projetos arquitetônicos para construção das Sedes Regionais próprias de Bauru, Campinas e Piracicaba.

Algumas das principais ações realizadas pela Dire-toria Administrativa foram:

- Conclusão das instalações da Academia AFR Américo Castagna Neto na sede da Afresp, o que re-presenta mais conforto e qualidade de vida aos seus associados e colaboradores;

- Com um olhar voltado para o futuro, pensando inclusive no meio ambiente, foi concluído projeto que substituiu o fax convencional para o software de fax eletrônico. Essa medida gerou consequentemente uma economia de materiais (toner e papel), além de otimizar e qualificar os processos da Afresp.

É importante destacar que a economia que este de-partamento vem gerando, tem proporcionado o subsídio para as Regionais, que ativamente realizam encontros entre AFRs nos Centros de Convivência da Afresp.

A

Assessoria JurídicaAFR José Pucci Cuan

área de atuação da Assessoria Jurídica da Afresp em relação aos diversos setores, respalda-se no

desempenho da função preventiva e da função sane-adora.

A função preventiva é fundamental para qualquer setor, e é ela quem justifica a existência e funciona-mento contínuos de um corpo jurídico numa dada ins-tituição.

Ao lado da esfera da prevenção, existe a função saneadora, cuja tendência é ser diminuída a medida em que a função preventiva vai ganhando corpo.

Em face de todos os setores da Afresp, seja a Ama-fresp, Recursos Humanos, Seguros, Tecnologia da Informação (TI), Financeiro, Cultura, Convênios, Ad-ministração, Sedes Regionais e respectivos Centros de Convivência, enfim, o atendimento pela Assessoria Jurídica estende-se a toda a área de atividade da As-sociação, sem exceção.

Exemplificando: na área de Recursos Humanos a atuação da Assessoria Jurídica faz-se presente, quan-

do solicitada, na contratação e/ou rescisão de funcio-nário, no esclarecimento de dúvidas e elaboração de pareceres sobre questionamentos pertinentes ao se-tor, além de atuar em processos trabalhistas nos quais a Afresp figura como ré, autora, litisconsorte ou tercei-ra interessada.

O mesmo ocorre nas demais áreas de atuação da Afresp, com a elaboração e análise de contratos de manutenção de equipamentos, contratos de softwa-res, suporte, convênios com os mais diversos segui-mentos do comércio, além do patrimônio imobiliário.

A Assessoria Jurídica desempenha, ainda, confor-me previsão estatutária, importante papel quando o assunto é orientação jurídica aos associados necessi-tados de informações e esclarecimentos nos diversos temas jurídicos.

Enfim, a Assessoria Jurídica tem por objetivo asses-sorar a Diretoria Executiva em todas as suas funções administrativas, bem como representar a Associação ativa e passivamente perante o Poder Judiciário, de conformidade com o Estatuto Social.

A

Page 17: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

SegurosDiretor: AFR Marcimedes Martins da Silva

Relatório Anual 2011 17

1. Seguro de Auto e Ramos Elementares

O Departamento de Seguros fechou o ano de 2011 com aumento nos itens de seguros de automóvel. A cada dia cresce o número de associados e seus fami-liares que aderem aos serviços de Seguros da Afresp. Os bons resultados que temos alcançado resultam de nossa estratégia de sempre investir, em conjunto com nossos parceiros, em treinamentos profissionais para nossos colaboradores, aperfeiçoando a qualidade na prestação de serviço e também as constantes nego-ciações com nossas parceiras, Mapfre e Porto Seguro, buscando oferecer mais benefícios e segurança aos nossos associados e seus familiares.

Implantado no ano anterior como projeto piloto, a versão WEB do sistema de Administração de Seguros ADMSEG, passou a ser utilizada efetivamente em 2011 também pelas Regionais, melhorando a agilidade no ar-mazenamento e controle dos documentos de seguros.

O Plano de Metas anual consolidou a estratégia de crescimento da carteira de seguros de automóveis e encerrou 2011 com 6.802 veículos segurados, um crescimento de 1,97% quando comparado ao total do ano anterior (6.671 autos).

A carteira de ramos elementares encerrou o ano com 650 itens, um crescimento de 1,8% em relação à 2010 (638 itens).

2. Seguro de Vida e Decessos

No exercício de 2011 a apólice coletiva de seguro de vida encerrou o ano com 5.562 vidas seguradas e atendeu 112 casos de indenização.

O seguro Vida Mais, que permite a contratação do seguro sem exigência da declaração de saúde, regis-trou 155 seguros e indenizou seis famílias.

O Decessos, assistência oferecida aos associados, cônjuges e filhos com até 21 anos, fechou o ano aten-dendo e amparando 112 famílias em 2011.

Page 18: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

AmafrespDiretor: AFR João Dias Yanes

Relatório Anual 201118

Em 2011 o número de beneficiários da Amafresp foi de 17.804, o que corresponde a 22.736,20 cotas. Como em todos os anos, a Amafresp procurou melhorar sempre seus atendimentos, ampliar programas de prevenção e adequar-se rapidamente às solicitações da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Dentre as principais atividades, estão:

1. Campanha saúde Amafresp, na capital e interior

Com êxito realizamos mais uma Campanha Saúde Amafresp. Este ano, com a finalidade de reduzir custos, ampliamos as cidades do interior atendidas através da equipe prevenção.

*Ao total foram 12.433 exames na capital e interior.

2. Campanhas Preventivas na capital e no interior

A Campanha Prevenção Amafresp visa expandir a prevenção em saúde, principalmente aos associados da ativa, através da realização de exames rápidos de diagnóstico e orientações em saúde, sendo extensiva também aos aposentados, dependentes e beneficiários.

Na maioria das cidades os exames foram realizados na unidade de trabalho dos Agentes Fiscais de Rendas, visando estimular, principalmente, os associados que estão em seu local de trabalho, ou seja, adultos (jovens) que rotineiramente não se preocupam em realizar os exames preventivos e conscientizar a todos sobre a impor-tância no cuidado com a saúde.

Foram realizados os seguintes exames:

3. Atendimento Domiciliar Amafresp (ADA)

O Atendimento Domiciliar Amafresp, que atende em domicílio os idosos e pacientes crônicos, acompanhou 138 pacientes. Vale lembrar que o Atendimento Domi-ciliar Amafresp (ADA), consiste em realizar o acompa-nhamento, monitoramento e orientação aos filiados da Amafresp com patologias crônicas, através de visitas domiciliares da equipe técnica multiprofissional.

4. Ações para redução de custos

•Auditoria médica e de enfermagem:

Com o objetivo de propiciar a revisão, perícia, in-tervenção ou exame de contas de serviços ou proce-dimentos prestados por organizações prestadoras de serviços de saúde, a Afresp intensificou a auditoria nos hospitais da rede credenciada objetivando a redu-ção de custo com a manutenção da qualidade dos ser-viços da Amafresp. Em 2011, foram R$ 2.095.316,47 de glosa de auditoria médica e de enfermagem.

Page 19: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 19

• Segunda Opinião

A Auditoria Médica da Amafresp fez um trabalho importante de prevenção na avaliação das solicitações de internações dos pacientes da Amafresp. Identifi-caram casos de internação em que o paciente estava com indicação cirúrgica sem antes passar pelo trata-mento clínico, Importante ressaltar que a intenção da Amafresp é evitar que os pacientes sejam operados, procedimento que pode por em risco a vida do pacien-te ou causar um dano irreversível, sem antes aplicar as melhores práticas de prevenção e tratamento. Os casos mais comuns foram as cirurgias de coluna, que pela boa prática médica, deve ser utilizada somente em último caso. Um fator importante foi a indicação de uma segunda opinião, feita por profissionais com alto gabarito em suas especialidades e que auxiliam a Amafresp e o paciente a tomar a melhor decisão.

• Internações de alto custo

Em 2011, foram pagas 4.160 internações pela Amafresp, que custaram R$ 45.045.100,26. Do total de internações, 685 foram de alto custo, com o valor de R$ 29.596.057,23, ou seja, 65,70% do custo total com internações.

• Negociação/compra direta de materiais

A Amafresp realizou compras de materiais e me-dicamentos diretamente nos fornecedores e dis-tribuidores, proporcionando uma economia de R$ 1.689.045,15. O auditor médico, juntamente com o departamento de compras médicas e gerência, nego-ciou os valores dos materiais especiais enviados pelos hospitais, com o faturamento direto dos fornecedores.

• Cobertura de medicamentos não previstos no rol da ANS

Foi gasto R$ 485.377,95 na cobertura de medica-mentos especiais (autoimunes, oncológicos, tratamen-to da hepatite C) para uso domiciliar.

5. Contribuição de cotas

•Ingresso de novos associados

Em 2011, os números referentes ao ingresso de as-sociados foram os seguintes:

6. Outros

a) LFAX

Implantamos um sistema de transmissão de FAX digital nos departamentos da Amafresp, que trouxe ganho de produtividade, controle dos processos e eco-nomia com material de escritório e equipamentos.

b) Rede referenciada de Coluna e Cardiologia

A Amafresp instituiu uma rede referenciada para os procedimentos de coluna e de cardiologia. Utilizan-do critérios técnicos de capacidade, corpo clínico e ex-periência clínica, a rede ficou muito mais especializada, trazendo segurança e qualidade aos procedimentos e atendimento altamente especializado aos associados.

c) Consciência Ambiental com redução de custos

Iniciamos uma revisão em vários processos da Amafresp com a finalidade de reduzir a utilização de papéis. Em 2011 já foi possível fazer uma redução sig-nificativa e já temos planejamento para 2012 para uma redução muito maior. Além da preservação do meio ambiente, a Afresp economizará em despesas de ma-terial de escritório, gráfica, arquivo morto e postagem.

Page 20: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

RegionaisDiretor: AFR Cézar José D´Avoglio

Relatório Anual 201120

gestão voltada para oferecimento da excelência e benefícios a seus associados, mais uma vez nor-

teou as políticas adotadas pela Diretoria de Regionais.

Ações direcionadas a execução de investimentos, customização de despesas operacionais e otimização profissional, fizeram com que a Afresp interagisse com seu associado de maneira dinâmica e eficiente.

Nesse panorama diversas estratégias foram ado-tadas, onde a Diretoria Executiva e Diretoria de Re-gionais, sempre em consonância com as demandas dos Diretores de cada Regional, objetivaram estreitar ainda mais os laços com seus associados.

As modernizações nos escritórios regionais, agre-gando cada vez mais conforto, e a atenção dada aos centros de convivências, fortaleceram ainda mais o pa-trimônio da Afresp, onde constatamos o fortalecimen-to da entidade como um todo.

Afresp Itinerante

O projeto, hoje já consolidado, passou por diversas transformações, fazendo com que o associado fosse cada vez mais beneficiado. No exercício de 2011, o principal foco do programa foi resgatar os serviços nas localidades, onde a Afresp não se faz presente com suas sedes regionais, abraçando ainda mais toda famí-

A lia Afrespiana. E, para o futuro, já encontram-se em andamento esforços para expansão e aper-feiçoamento do programa visan-do melhorias pontuais em prol do associado.

Subsídio mensal para eventos sociais

No exercício de 2011 as sedes Regionais, de modo surpreendente, atenderam às expectativas da Dire-toria Executiva, internalizando e consolidando cada vez mais o espírito associativo. Com isso, diversos eventos foram realizados, com o subsídio oferecido às sedes Regionais pela Diretoria Executiva. Foram fes-tivais gastronômicos, confraternizações, happy hours, visitas a teatros, entre outros, que criaram um clima de harmonia e amizade entre os AFRs e familiares.

Despesas Operacionais

Todas as demandas das sedes Regionais foram aten-didas pela Diretoria Executiva sem que houvesse com-prometimento do orçamento aprovado para o exercício.

Podemos constatar (conforme ilustra tabela) que a Diretoria Executiva, pautada na política de gestão orçamentária, fez cumprir de modo saudável o orça-mento aprovado, preservando acima de tudo a saúde financeira da entidade.

Page 21: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 21

Receitas Próprias

As receitas provenientes de cessões das unidades regionais, no exercício de 2011, atingiram um montante de R$ 145.009,65 sendo o valor transferido em benefício de seus associados.

Investimentos

Em continuidade ao plano estratégico estabelecido no exercício de 2009, a Diretoria Executiva e a Diretoria de Regionais finalizaram os investimentos que estavam em fase de andamento, iniciaram obras e aplicaram esforços para equipar todas as instalações da Afresp de modo padronizado. Confira os principais investimentos realizados no exercício de 2011.

Campinas: Construção de quiosque e modernização do salão de jogos.

Franca: Construção de muro para fechamento do Centro de Convivência.

Guarulhos: Construção de muro para fechamento do Centro de Convivência.

Jundiaí: Modernização e aquisição de equipamentos para salão de jogos do Centro de Convivência.

Piracicaba: Aquisição de imóvel para construção de Sede Regional própria.

Presidente Prudente: Início da obra de construção da Sede Regional própria.

Ribeirão Preto: Aquisição de área de 10 mil metros para ampliação do Centro de Convivência.

Investimentos relacionados a instalações e reposi-ção de equipamentos nas unidades do ABCD, Bau-ru, Campinas, Franca, Guarulhos, Osasco, Presidente Prudente, Santos e São José do Rio Preto.

Investimentos também no parque tecnológico nas uni-dades de Araraquara, Marília e São José do Rio Preto.

Page 22: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

FinanceiroDiretor: AFR Omar Roldão de Moura

Relatório Anual 201122

m 2011 a Diretoria Financeira adotou uma estratégia semelhante a do ano anterior, focada no direcionamento conservador (baixo risco) dos investimentos financeiros da

Afresp, aliada à segurança e solidez das instituições financeiras com as quais mantemos relacionamento.

Acompanhe a seguir o saldo das aplicações financeiras da entidade:

E

Page 23: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 23

Norteado pelos princípios da ética e da transparência, a Diretoria Financeira informa que, por mais um ano, conquistamos um superávit: um total de R$ 3.898 milhões, sendo R$ 4.438 milhões para a Afresp (crescimento de 30,28% em relação ao ano anterior) e um déficit de R$ 539 mil para a Amafresp, valor considerado aceitável quando analisada a grandeza do plano. A seguir confira demonstração de resultados da Afresp.

1- Afresp

Receitas:

a) Contribuições associativas: Variação do quadro associativo de 6.544 em 2010 para 6.625 em 2011, mantendo o valor da mensalidade Afresp em R$ 71,62 desde 2006.

b) Administração Amafresp: Tem como base de cál-culo 8,5% dos pagamentos realizados com as depesas assistenciais pagas pela Amafresp.

c) Administração de Seguros: Aumento de 8,12% em relação a 2010, tendo como maior impacto o cres-cimento do pro-labore do seguro de automóveis, que passou de R$ 892 mil em 2010 para R$ 1.106 milhão em 2011, variação de 23,99%, e o excedente técnico que passou de R$ 552 mil para R$ 972 mil, variação de 76%.

d) Outras Departamentais: O grupo de receitas departamentais é composto pelas seguintes contas:

anúncios, esportes, cartão fidelidade Santander, pro-dutos, convênios e patrocínio. A redução de 17,68% justifica-se pela diminuição das receitas de anúncios, sendo 39 mil em 2010 e 21 mil em 2011, e patrocínio R$ 109 mil em 2010 e R$ 101 mil em 2011.

e) Financeiras: Evolução de 45,52% em relação ao ano de 2010, em virtude do saldo das aplicações fi-nanceiras.

f) Diversas: Classificam-se nesta conta as receitas de aluguéis dos centros de convivências, dos imóveis destinados a renda e recuperações de despesas. No ano de 2011 tivemos a suspensão da cobrança das despesas de correios e tarifas bancárias referentes as cobranças via boletos, valores classificados como receitas diversas, por esse motivo justificamos a re-dução de 4,12% no grupo;

Page 24: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201124

Despesas:

g) Unidades Regionais: as contas que impactaram uma variação de 14,17% nas regionais foram as seguintes: campeonato de futebol, devido a realização do campeonato estadual; eventos sociais, devido a autorização de uma verba extraordinária mensal para as Regionias com a finalidade de promover a confraternização entre os colegas da classe, conservação de imóvel, outras manutenções e serviços autonômos, destinadas à conservação imprescindivel para a boa utilização dos Centros de Convivência.

h) Despesas Associativas: Compreende as despesas com eventos sociais, esportes, assuntos classistas, taxa de adm. cobradas pela Prodesp e SPPrev, esclarecendo que a redução de 4,83%, ocorreu na conta de even-tos sociais, pois em 2010 ocorreram despesas direcionadas à recepção dos novos fiscais.

i) Despesas Administrativas: O principal fator que impactou na elevação das despesas administrativas em 2011 foi a realização do Congresso Febrafite em São Paulo, as demais contas tiveram variações dentro do pa-drão.

j) Despesas com Pessoal e Encargos: Variação 3,54%, lembrando que o dissídio foi de 6,36%.

k) Financeira e Tributária: O aumento das despesas financeiras e tributárias de 10,27%, justica-se pelo au-mento do rendimento das aplicações (depesas com imposto de renda e IOF).

l) Provisão para perdas: Redução em virtude da reversão de provisão de ações trabalhistas encerradas, em que a Afresp obteve sucesso, obedecendo os critérios estabelecidos pela Resolução 1066/2005 do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

2 - Amafresp

As aplicações financeiras da Amafresp tiveram um crescimento de 22,97% em relação ao ano anterior, que passaram de R$ 4.484 milhões para R$ 5.514 milhões.

O déficit apresentado não afeta a solidez do plano que, em 2011, manteve o saldo do Fundo de Reserva em R$ 4.859 milhões. De acordo com o parágrafo 3º do Regulamento Amafresp, se em determinado mês o montante a ser efetivamente pago das despesas relativas à assistência à saúde e outras dela decorrentes for superior ao valor da receita advinda das cotas cobradas na forma do parágrafo anterior, o pagamento da diferença a maior será feita com recursos retirados do Fundo de Reserva referido no artigo 39. Além disso, em 2011, mais uma vez a Amafresp alcançou a faixa de melhor atuação e eficiência no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mantendo-se entre entre os 46 melhores do Brasil.

Apesar do resultado obtido pelo plano, a Diretoria tem como princípio conduzir sua atuação conciliando a qualidade dos serviços com a sustentabilidade, controlando com eficiência as despesas assistenciais, que pas-saram de R$ 86.891 milhões em 2010 para R$ 100.423 milhões em 2011, representando um crescimento de 15,57%.

Observa-se que, a cada ano, os percentuais de crescimento das despesas assistenciais destinados a custear a realização de todos os procedimentos médicos e hopitalares, têm sido superiores aos índices de inflação, o que se trata de uma tendência observada no setor de saúde em decorrência do envelhecimento da população, da ampliação das coberturas e da adoção de novas tecnologias, que encarecem os serviços. Essa realidade comple-xa traz grandes desafios para a gestão da Afresp, mas significa também uma oportunidade de aprimorar ainda mais nossa atuação e o relacionamento com nossos associados.

A seguir veja demonstração de resultados da Amafresp.

Page 25: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 25

Page 26: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201126

Análise Econômica e Financeira

Page 27: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 27

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 e 2010

ATIVO NOTA 2011 2010

CIRCULANTE 45.530 39.937

Disponível 279 262

Realizável 45.251 39.675

Aplicações Financeiras 4 31.201 26.564

Créditos de Op. com Planos de Assist. à Saúde 9.976 9.108

Créditos de Op. c/Planos de Assist. à Saúde 5 9.068 8.010

Outros Créditos de Op. c/Planos de Assist. à Saúde 6 908 1.098

Créditos de Op. de Assist. à Saúde não Relacionados c/ Planos de Saúde 58 66

Títulos e Créditos a Receber 7 3.821 3.721

Outros Valores e Bens 8 195 216

NÃO CIRCULANTE 33.639 32.269

Realizável a Longo Prazo 6.361 5.753

Aplicações Financeiras - Títulos de Renda Fixa 4 6.319 5.750

Valores e Bens 42 3

Investimentos 9 2.624 2.661

Imobilizado 10 23.414 22.658

Imóveis Uso Próprio-Não Hospitalares/ Não Odontol. 20.799 20.630

Bens Móveis - Não Hospitalares/Não odontológicos 2.522 1.935

Outras Imobilizações-Não Hospitalares/Não odontol. 93 93

Intangível 11 1.240 1.197

TOTAL DO ATIVO 79.169 72.206

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 e 2010

PASSIVO NOTA 2011 2010

CIRCULANTE 10.464 10.103

Provisão de Eventos a Liquidar 5.981 5.411

Outros Débitos de Op. C/ Pl. de Assist. à Saúde 797 764

Débitos de Op. de Assist. a Saúde não Rel. c/Pl Saúde da OPS 10 175

Tributos e Contribuições a Recolher 470 484

Débitos Diversos 12 3.206 3.269

NÃO CIRCULANTE 13.431 11.625

Exigível a Longo Prazo 13.328 11.112

Provisão p/ Contingências 13 11.612 9.540

Débitos Diversos 14 1.716 1.572

Resultados Diferidos 15 103 513

Receita Antecipada de Seguros 103 513

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 16 55.274 50.478

Patrimônio Social 168 168

Reservas 55.106 50.310

Reservas Patrimoniais 5.641 5.227

Reservas Estatutárias 5.334 4.850

Reservas de Superavits 40.233 0

Superávits/Déficts Acumulados 3.898 40.233

TOTAL DO PASSIVO 79.169 72.206

Page 28: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201128

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (Em Milhares de Reais)

DESCRIÇÃO NOTAS 2011 2010

Contraprestações Efetivas de Operações de Assist. á Saúde 98.334 88.425

Contraprestações Emitidas Líquidas 98.334 88.425

Eventos Indenizáveis Líquidos (89.946) (78.224)

Eventos Indenizáveis (95.726) (83.147)

Recuperação de Eventos Indenizáveis 4.863 3.652

Outras Recuperações com Eventos Indenizáveis 917 1.271

RESULTADO DAS OPERAÇÕES C/PLANOS DE ASSIS. À SAÚDE 8.388 10.201

Outras Receitas Operac. Assist. à Saúde c/ Pl de Saúde OPS 19 4.227 4.064

Outras Despesas Operac. Assist. à Saúde c/ PI de Saúde OPS 19 (4.441) (3.744)

RESULTADO BRUTO 8.174 10.521

DESPESAS E RECEITAS OPERACIONAIS (7.119) (6.605)

Despesas Administrativas (17.846) (16.265)

Outras Receitas Operacionais 20 22.370 21.233

Outras Despesas Operacionais (11.643) (11.573)

Provisão para Perdas sobre Créditos 115 (1.316)

Outras 21 (12.195) (10.726)

(-) Recuperação de Outras Despesas Operacionais 437 469

RESULTADO OPERACIONAL 1.055 3.916

RESULTADO FINANCEIRO LÍQUIDO 2.537 1.433

Receitas Financeiras 3.197 1.962

Despesas Financeiras (660) (529)

RESULTADO PATRIMONIAL 306 245

Receitas Patrimoniais 348 251

Despesas Patrimoniais (37) (37)

Resultado não Operacional (5) 31

RESULTADO LÍQUIDO 22 3.898 5.594

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (Em Milhares de Reais)

HISTÓRICOFUNDOSOCIAL

RESERVAS PATRIMONIAIS/ESTATUTÁRIASRESERVAS

SUPERÁVITSRESULTADOS

ACUMULADOSTOTAISFUNDO DE

DOAÇÕESFUNDO DE

OBRAS

FUNDO CASA

DO AFR

FUNDOAFRESP

SALDOS EM 31/12/2009 168 215 2.906 1.784 4.541 0 34.639 44.253

Contribuições Casa do AFR 322 322

Fundo Afresp 309 309

Superavit do Exercício 5.594 5.594

SALDOS EM 31/12/2010 168 215 2.906 2.106 4.850 0 40.233 50.478

Contribuições Casa do AFR 414 414

Fundo Afresp 484 484

Transferência para o Fundo Social

40.233 (40.233) 0

Superávit do Exercício 3.898 3.898

SALDOS EM 31/12/2011 168 215 2.906 2.520 5.334 40.233 3.898 55.274

Page 29: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 29

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA - PELO MÉTODO DIRETO (Em Milhares de Reais)

2011 2010

ATIVIDADES OPERACIONAIS 3.348 4.096

( + ) Recebimentos de Plano Saúde 96.061 91.865

( + ) Outros Recebimentos Operacionais 43.147 36.084

( - ) Pagamentos a Fornecedores/Prestadores de Serviço de Saúde (93.965) (85.174)

( - ) Pagamentos de Pessoal (6.193) (5.390)

( - ) Pagamentos de Pró- Labore (16) 0

( - ) Pagamentos de Serviços Terceiros (3.283) (3.933)

( - ) Pagamentos de Tributos (4.578) (3.873)

( - ) Pagamentos de Contingências/Cíveis/Trabalhistas/Tributárias (117) (7)

( - ) Pagamentos de Aluguel (566) (429)

( - ) Pagamentos de Promoção/Publicidade (430) (474)

( - ) Outros Pagamentos Operacionais (26.712) (24.573)

ATIVIDADES DE INVESTIMENTO (1.869) (1.766)

( + ) Outros Recebimentos das Atividades de Investimento 161 214

( - ) Pagamentos de Aquisição de Ativo Imobilizado - Outros (2.030) (1.980)

ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO (1.462) (2.731)

( + ) Resgate de Aplicações Financeiras 87.789 102.599

( - ) Aplicações Financeiras (89.251) (105.330)

CAIXA LÍQUIDO 17 (401)

Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras

Saldo Inicial 262 663

Saldo Final 279 262

AUMENTO EM CAIXA 17 (401)

Ativos Livres Inicio do Periodo 19.163 14.741

Ativos Livres Final do Periodo 22.316 19.163

Aumento/(Diminuição) Aplic. Financeiras - Rec. Livres 3.153 4.422

Page 30: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201130

(NOTA 1) - Contexto Operacional

A AFRESP é uma Entidade sem fins lucrativos que tem por objetivo assistir aos seus associados e familiares, postular os interesses da classe, instituir e organizar assistência médica, hospitalar, social, jurídi-ca, previdenciária e securitária para seus associados e familiares e desenvolver atividades culturais, espor-tivas, recreativas e sociais, bem como colaborar com a administração pública, visando ao aperfeiçoamento dos serviços de fiscalização e arrecadação de tributos e, bem assim, à obtenção de melhores condições para a sua execução.

(NOTA 2) - Apresentação das Demonstrações Contábeis

2.1. Base de Preparação

As Demonstrações Contábeis foram elaboradas de acordo com a Lei das Sociedades Anônimas – Lei nº 6.404/1976 e contemplam as alterações introduzidas pela Lei nº 11.638/2007 e Lei nº 11.941/2009, Reso-lução CFC n° 877/2000, que aprovou a NBC T 10.19, aplicável às Entidades sem Finalidade de Lucros e com as práticas contábeis adotadas no Brasil que compre-endem os Pronunciamentos emitidos pelo IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, pelo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis que es-tão em consonância com as normas internacionais de contabilidade, que estimulam a prevalência da essên-cia econômica sobre a forma jurídica, bem como a le-gislação fiscal e tributária. Estão sendo divulgadas de forma comparativa às do exercício anterior.

Em 2011 o CPC – Comitê de Pronunciamentos Con-tábeis emitiu novos pronunciamentos, cuja adoção não introduziu mudanças significativas às práticas contá-beis adotadas anteriormente pela Empresa e não oca-sionaram efeitos no Resultado e Patrimônio Líquido”.

A autorização para a conclusão das Demonstra-ções Contábeis foi dada pela Diretoria Executiva em 05 de Março de 2012.

(NOTA 3) - Principais Práticas Contábeis

As principais práticas contábeis aplicadas na prepa-ração das demonstrações contábeis estão definidas a seguir, as quais vêm sendo aplicadas de modo consis-tente e uniforme em todos os exercícios apresentados.

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE 2011 (Em Milhares de R$)

3.1. Moeda Funcional e de Apresentação

As Demonstrações Contábeis estão sendo apre-sentadas em Reais (R$) que é a moeda funcional da Operadora. As informações contábeis apresentadas em Reais foram arredondadas para o milhar mais pró-ximo, exceto quando indicado de outra forma.

3.2. Uso de Estimativas e Julgamentos

A preparação das demonstrações contábeis está de acordo com as normas e pronunciamentos do CPC, exigindo que a Administração faça julgamentos, esti-mativas e premissas que afetam a aplicação de po-líticas contábeis e os valores reportados de ativos, passivos, receitas e despesas. Os resultados reais po-dem divergir dessas estimativas. As demonstrações incluem, portanto, estimativas referentes a provisões, créditos a receber e outras similares. Estimativas e premissas são revistos de uma maneira contínua. Re-visões com relação a estimativas contábeis são reco-nhecidas no exercício em que as estimativas são revi-sadas e em quaisquer exercícios futuros afetados.

3.3. Apuração do Resultado do Exercício

Os registros contábeis de receitas, custos e despe-sas são efetuados em conformidade com o regime de Competência.

3.4. Aplicações Financeiras

Compreendem os recursos financeiros da AFRESP, AMAFRESP, FUNDAFRESP e Casa do AFR, demons-trados pelo valor de aplicação, acrescidos dos rendi-mentos correspondentes apropriados até a data do Balanço, com base no regime de competência.

3.5. Créditos de Op. Com Planos de Assistência à Saúde

Referem-se aos créditos de mensalidades do plano de assistência à saúde na modalidade pós-pagos, Co-Participação, taxa de inscrição, glosas ressarcidas. A Estimativa para Perdas foi constituída em um montan-te suficiente para suprir eventuais perdas na realiza-ção dos citados créditos.

3.6. Títulos e Créditos a Receber

Referem-se a mensalidades a receber de associados AFRESP, créditos a receber da seguradora em função do pró-labore estipulante junto aos associados e depen-dentes, taxa de administração. A Estimativa para Per-das foi constituída em montante suficiente para suprir eventuais perdas na realização dos citados créditos.

Page 31: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 31

3.7. Outros Valores e Bens (Almoxarifado)

Valores de materiais de uso administrativo avaliado pelo custo médio, com valores inferiores ao valor de mercado e saldos residuais referentes a despesas an-tecipadas de seguros.

3.8. Imobilizado

Está demonstrado pelo valor original de aquisição e/ou Construção. As Construções em Andamento ou em Reformas são demonstradas pelo Custo do Ma-terial acrescidos da Mão de Obra, com base em do-cumentação fiscal e contábil consistente. Foi mantido o critério de calcular as Depreciações pelo método linear, considerando as taxas usuais de mercado ad-mitidas pela legislação fiscal e são computadas nas respectivas contas de Depreciação, no Resultado do Exercício.

3.9. Intangível

Está demonstrado pelo custo de aquisição, sendo a amortização calculada pelo método linear, com base

DESCRIÇÃO TIPO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA 2011 2010

Aplicações AFRESP Fundo de Investimento Bancos Santander/ Brasil /Itaú 16.006 13.421

Fundo de Reserva AFRESP Fundo de Investimento Banco Santander 5.334 4.850

Fundo de Reserva AMAFRESP Fundo de Investimento Banco Santander 4.860 3.684

Fundo de Solidariedade Fundo de Investimento Banco do Brasil 654 800

Aplicações CASA DO AFR Fundo de Investimento Banco Itaú 2.770 2.356

Aplicações FUNDAFRESP Fundo de Investimento Banco Santander 1.577 1.453

TOTAL 31.201 26.564

na vida útil estimada dos bens e são computados nas respectivas contas de Amortização, no Resultado do Exercício.

3.10. Eventos a Liquidar de Operações de Assis-tência à Saúde

Referem-se aos valores nominais decorrentes de serviços médicos prestados pela rede credenciada e registrados pelo valor das contas médicas conhecidas até dezembro de 2011, de acordo com os critérios es-tabelecidos pela ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

3.11. Passivos Contingentes

O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos ativos e passivos contingentes cíveis e trabalhis-tas foram efetuados com base na opinião dos Asses-sores Jurídicos e da Administração.

3.12. Regime de Competência

As receitas e despesas foram apropriadas de acor-do com o regime de competência.

(NOTA 4) – Aplicações Financeiras

A composição dos valores das aplicações livres e vinculadas está discriminada conforme quadro a seguir:

Circulante – com vencimentos inferiores há 365 dias

Não Circulante – com vencimento superiores há 365 dias

DESCRIÇÃO TIPO 2011 2010

Aplicações AFRESP CDB Banco Santander 6.311 5.742

Aplicações FUNDAFRESP CDB Banco Santander 8 8

TOTAL 6.319 5.750

Page 32: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201132

(NOTA 5) – Créditos de Operações c/ Planos de Assistência a Saúde

Está demonstrado da seguinte forma:

DESCRIÇÃO 2011 2010

Faturas e Mensalidades a Receber 9.326 8.216

(-) Provisão para Perdas (258) (206)

TOTAL 9.068 8.010

(NOTA 6) – Outros Créditos de Operações com Planos de Assistência à Saúde

DESCRIÇÃO 2011 2010

Participação dos Beneficiários 467 401

(-) Provisão Para Perdas (93) (84)

Subtotal 374 317

Taxa de Inscrição 69 84

Glosas Ressarcidas Líquidas 465 697

Subtotal 534 781

TOTAL 908 1.098

(NOTA 7) – Títulos e Créditos a Receber

Sua composição é a seguinte:

DESCRIÇÃO 2011 2010

Aluguéis a Receber 22 20

Adiantamentos Diversos 142 121

Mensalidades AFRESP 524 500

Mensalidades FUNDAFRESP 122 98

Mensalidades – Seguro de Vida 1.753 1.837

Anúncios 0 3

Créditos com Seguradora 571 465

Taxa de Administração AMAFRESP 692 691

Fundo de Reserva – Condomínio ABC Tower 51 34

Provisão Para Perdas (56) (48)

TOTAL 3.821 3.721

(NOTA 8) – Outros Valores e Bens

Sua composição é a seguinte:

DESCRIÇÃO 2011 2010

Almoxarifado 185 203

Cheques Pré-Datados 0 2

Despesas Antecipadas 10 11

TOTAL 195 216

(NOTA 9) - Investimentos

O montante de R$ 2.624 (R$ 2.661 em 2010) re-fere-se aos valores de imóveis próprios locados a ter-ceiros, classificados em conformidade às normas con-tidas na Resolução nº 247/2011, da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

DESCRIÇÃO TAXA % 2011 2010

Terrenos - 6.149 5.018

Edificações 4 14.330 15.292

Obras Preliminares e Com-plementares

- 320 320

Subtotal Imóveis de Uso Próprios não Hospitalar

20.799 20.630

Imobilizações em Curso - 895 332

Instalações 10 225 219

Máquinas e Equipamentos 10 272 309

Equipamentos de Infor-mática

20 216 180

Móveis e Utensílios 10 586 592

Veículos 20 328 303

Outras Imobilizações - 93 93

TOTAL 23.414 22.658

(NOTA 10) - Imobilizado

Está composto por:

¿ Imobilizações em Curso: Referem-se a obras em adamento nos Centros de Convivência de: Caçapava, Franca, Jundiaí e Sorocaba e a sede Regional de Presidente Prudente.

¿ Redução ao Valor Recuperável de Ativo – Com base nas normas estabelecidas pelo CPC n° 01, a Administração revisa anualmente o va-lor contábil de seus ativos imóveis para fins de determinar a necessidade de provisão, em caso de não recuperabilidade. Para este ano, os bens patrimoniais permanecem com o valor contábil adequado.

Page 33: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 33

a) A movimentação do Imobilizado foi a seguinte:

DESCRIÇÃOSALDO EM 31/12/2010

ADIÇÕES BAIXASDEPRECIAÇÃO ACUMULADA

SALDOS EM 31/12/2011

Imóveis de Uso Próprio – NãoHospitalares

Terrenos 5.017 1.132 - - 6.149

Edificações 15.292 1 - 963 14.330

Obras Preliminares e Complementares 320 320

Imobilizações em Curso 332 563 895

Bens Móveis – Não Hospitalares

Instalações 219 47 41 225

Máquinas e Equipamentos 309 10 47 272

Equipamentos de Informática 180 123 211 (124) 216

Móveis e Utensilios 592 106 26 86 586

Veículos 303 128 103 328

Outras Imobilizações

Linhas Telefônicas 93 93

TOTAL 22.657 2.110 237 1.116 23.414

(NOTA 11) – Intangível

Está representado por:

(NOTA 12) – Débitos Diversos

Está representado por:

(NOTA 13) – Provisão para Contingências

Está composto por:

DESCRIÇÃO TAXA % 2011 2010

Desenvolvimento de Softwares 0 323 323

Licenças de Uso 20 917 874

Total 1.240 1.197

DESCRIÇÃO 2011 2010

Obrigações Trabalhistas 995 1.008

Fornecedores 530 470

Seguro de Vida 1.608 1.758

Outros débitos a pagar 73 33

TOTAL 3.206 3.269

DESCRIÇÃO 2011 2010

Previdenciárias (a) 10.058 8.361

Trabalhistas e Cíveis (b) 1.554 1.179

TOTAL 11.612 9.540

a) INSS sobre Cooperativas

Por medida de precaução e em atendimento às práticas contábeis adotadas no Brasil, foram provisio-nados os valores de INSS incidentes sobre as faturas de prestação de serviços de cooperativas, cujo saldo contábil atualizado em 31.12.11 é de R$ 10.058 (R$ 8.361, em 31.12.2010).

A Receita Federal do Brasil, conforme Termo de Iní-cio de Procedimento Fiscal, datado de 19/11/2011, iniciou a fiscalização das Contribuições Previdenciá-rias, referente ao período de 01/2008 a 12/2008.

b) Trabalhistas e Cíveis

Há processos cíveis e trabalhistas, cujos valores men-suráveis pela Assessoria Jurídica perfazem o montante de R$ 1.554 (R$ 1.179, em 2010). A provisão para con-tingências foi constituída para ações com probabilidade de perdas definidas como Possível ou Provável, conforme critérios estabelecidos pela Resolução nº 1.180/2009 do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.

c) COFINS

A Receita Federal do Brasil arquivou a consulta n° 19679.005098/3005-60, efetuada em 25/05/2005, sobre a incidência de COFINS sobre as Receitas de Intermediações de Seguros, haja vista que as Segu-radoras já efetuam o recolhimento pelo total do prê-mio de seguros, conforme pareceres elaborados por

Page 34: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201134

advogados tributaristas. Dessa forma, a Diretoria Executiva entende que o recolhimento desse tributo pela Associação implicaria em bi-tributação e foi man-tido o critério de não provisionar a COFINS Sobre as Receitas de Intermediação de Seguros, cujo montante acumulado até 31/12/2011 é de aproximadamente R$ 7.983 (R$ 7.368, em 31/12/2010).

(NOTA 14) – Débitos Diversos (Não Circulante)

DESCRIÇÃO 2011 2010

FUNDAFRESP 1.702 1.562

Casa do AFR 14 10

TOTAL 1.716 1.572

(NOTA 15) – Resultados Diferidos

Referem-se aos valores das Receitas Antecipadas de Seguros com prazo de apropriação até março de 2012, em atendimento ao Plano de Contas Padrão da ANS, conforme Instrução Normativa nº 46/2011.

(NOTA 16) – Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido é apresentado em valores atualizados e compreende o Patrimônio Social inicial, Reservas Estatutárias e Patrimoniais e acrescido dos valores dos Superávits e diminuído dos Déficits ocor-ridos.

(NOTA 17) – Recursos Próprios Mínimos

Por ser uma operadora de planos de saúde enqua-drada na modalidade pós-pagamento, de acordo com a Resolução Normativa nº 160/2007, a Associação está sujeita à apuração do Patrimônio Mínimo Ajustado e da constituição da Margem de Solvência, cujos cálculos não resultaram em provisão a constituir neste exercício.

(NOTA 18) - Coberturas de Seguros

Para atender medidas preventivas adotadas per-manentemente, a Associação adota a política de con-tratar cobertura de seguros. Em 31 de Dezembro de 2011, os ativos da Associação apresentavam-se se-gurados por valores suficientes para a cobertura de eventuais sinistros.

(NOTA 19) – Outras Receitas e Despesas Ope- racionais de Assistência a Saúde Não Relacio- nadas com Plano de Saúde da Operadora

Compreende as receitas e despesas com Serviços de Reciprocidade (Convênio formado com as enti-dades do Fisco de outros Estados para atendimento médico-hospitalar).

DESCRIÇÃO 2011 2010

Receitas com Serviços –Reciprocidade

4.227 4.064

Atendimentos PrestadosPor Reciprocidade

(4.441) (3.744)

Resultado (214) 320

(NOTA 20) – Outras Receitas Operacionais

Referem-se às seguintes Receitas:

DESCRIÇÃO 2011 2010

Contribuições Associativas 5.657 5.593

Administração AMAFRESP 7.996 7.271

Administração de Seguros 8.099 7.492

Outras Departamentais 179 217

Receitas Diversas 284 408

Taxa de Inscrição 155 252

Total 22.370 21.233

(NOTA 21) – Outras Despesas Operacionais - Outras

Referem-se às seguintes despesas:

DESCRIÇÃO 2011 2010

Provisão Encargos Sociais 2.052 1.390

Taxa de Administração – AMAFRESP

8.035 7.271

Despesas Associativas – AFRESP

2.108 2.065

TOTAL 12.195 10.726

Page 35: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 35

(NOTA 22) – Demonstração do Resultado

Para fins de comparabilidade, abaixo demonstramos o Resultado do Exercício das atividades da AFRESP e da AMAFRESP.

DESCRIÇÃO AMAFRESP AFRESP TOTAIS

2011 2010 2011 2010 2011 2010

Receitas Operacionais 103.636 93.138 24.841 22.797 128.477 115.935

Despesas Operacionais 104.175 (90.950) 20.404 (19.391) 124.579 (110.341)

Resultado do Exercício (539) 2.188 4.437 3.406 3.898 5.594

AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

TERUO MASSITAPresidente

RODRIGO KEIDEL SPADA1º Tesoureiro

RAQUEL GONÇALEZ DE ALMEIDAContadora

CRC 1SP 179645/O-8

Page 36: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201136

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Conta 2011 2010

ATIVO 79.169.154,35 72.205.984,63

CIRCULANTE 45.530.236,89 39.936.945,90

DISPONIVEL 278.849,69 261.759,91

CAIXA 14.800,00 14.800,00

ABCD - S.B. Campo 500,00 500,00

Sede 5.000,00 5.000,00

Aracatuba 500,00 500,00

Araraquara 500,00 500,00

Bauru 500,00 500,00

Campinas 500,00 500,00

Franca 500,00 500,00

Guarulhos 500,00 500,00

Jundiai 500,00 500,00

Marilia 500,00 500,00

Osasco 500,00 500,00

Piracicaba 500,00 500,00

Presidente Prudente 500,00 500,00

Ribeirao Preto 500,00 500,00

S.J.Campos 500,00 500,00

S.J.Rio Preto 800,00 800,00

Santos 500,00 500,00

Sorocaba 500,00 500,00

Taubate 500,00 500,00

Guarulhos - Centro de Convivência 500,00 500,00

BANCOS CONTA DEPÓSITOS 264.049,69 246.959,91

Sede 126.646,10 149.465,50

Santander Itaim - 01074-7 - Afresp (1.994,22) (3.236,91)

Santander Central - 13848/9 - Afresp 80,24 3.469,09

Santander Itaim - 01833/6 -Seguro de Auto 2.808,52 4.910,08

Santander Itaim - 02433/1 - Fundafresp 10,00 4.208,23

Banco do Brasil Ag. 6811 0103/1 - Afresp 17.711,36 53.885,86

Banco do Brasil Ag. Empresarial 0103/1 - Afresp 3.904,37 11.186,84

Banco Itau S.A -73941/6 - Afresp 979,10 986,50

Banco Itau S/A - 73796/4 - Casa do AFR 51,24 32,96

Santander Itaim - 01674/3 - Amafresp 18.478,93 (28.319,17)

Banco do Brasil Ag. 6811X 01002 - Amafresp 75.095,79 79.927,35

Banco do Brasil Ag. Empresarial 01002 - Amafresp 9.520,75 22.342,67

Banco Caixa Econômica Federal 530-0 0,02 72,00

Regionais 137.403,59 97.494,41

Araçatuba 3.367,50 900,58

Araraquara 1.668,82 1.871,62

Araraquara - Recursos Próprios 600,00 2.374,52

Bauru 7.224,01 2.272,08

Campinas 1.339,41 8.656,65

Page 37: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 37

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Franca 10.426,68 1.156,66

Guarulhos 11.674,92 20.342,38

Jundiai 21.140,95 4.189,12

Marilia 7.334,75 1.164,21

Osasco 906,50 8.666,38

Osasco - Recursos Próprios 5,52 10,00

Piracicaba 1.645,50 2.032,52

Presid. Prudente 25.559,33 2.640,88

Presidente Prudente - Recursos Próprios 210,00 6.023,85

Ribeirão Preto 1.195,58 255,45

S.J.Campos 24.099,32 5.357,69

S.J.Rio Preto 2.075,20 521,55

S.J.Rio Preto - Recursos Próprios 5.166,36 1.008,21

S.J.Rio Preto - Recursos Próprios 811,39 407,49

ABCD / São Bernardo do Campo 173,87 6.761,56

Santos 5.733,48 10.688,87

Santos - Recursos Próprios 2.746,64 1.455,89

Sorocaba (3.548,53) 8.235,95

Taubaté 5.846,39 500,30

APLICAÇÕES 31.201.473,50 26.563.752,94

TÍTULOS DE RENDA FIXA 31.201.473,50 26.563.752,94

COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS 31.201.473,50 26.563.752,94

Sede 30.928.392,02 26.396.672,32

Santander Itaim - Afresp 4.049.194,94 2.541.717,95

Santander Itaim - Fundafresp 1.577.553,53 1.453.771,30

Santander Itaim - Afresp Fdo de Reserva da Afresp 5.333.991,26 4.849.852,38

Santander Itaim - Amafresp 4.859.547,31 3.683.828,62

Banco do Brasil - Afresp 11.391.353,55 10.447.451,25

Banco do Brasil - Amafresp Fdo. Solidariedade 654.464,35 799.929,61

Banco Itaú S/A - Casa do AFR 2.770.377,42 2.355.551,69

Banco Itau S.A - Afresp 291.909,66 264.569,52

Regionais 273.081,48 167.080,62

Araraquara - Recursos Próprios 562,75 6.225,06

Guarulhos 75.825,35 17.215,98

Marilia 14.296,73 13.529,48

Osasco 0,00 0,00

Osasco - Recursos Próprios 135.448,35 114.345,96

Presidente Prudente - Recursos Próprios 17.898,33 1.146,13

Ribeirão Preto 225,54 2.318,26

S. J. dos Campos 14.410,17 11.020,02

S.J.Rio Preto 2.000,00 0,00

S.J.Rio Preto - Recursos Próprios 1.352,15 1.279,73

Sorocaba 11.062,11 0,00

CRÉDITOS DE OPERAÇÕES COM PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 9.975.576,11 9.107.882,36

Contraprestação Pecuniária/ a Receber de Assistência Médico-Hospitalar 9.067.647,34 8.009.676,02

Page 38: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201138

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Cobertura Assistencial com Preço Pós-estabelecido 9.067.647,34 8.009.676,02

FATURAS A RECEBER 9.325.417,84 8.215.790,93

Faturas a Receber 9.325.417,84 8.215.790,93

(-) PROVISÃO PARA PERDAS (257.770,50) (206.114,91)

( - ) Convenios a Receber (257.770,50) (206.114,91)

PARTICIPAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS EM EVENTOS INDENIZADOS 373.559,79 316.641,95

Participação dos Benef. em Eventos Indenizados de Assist. Médico-Hospitalar 466.750,04 400.859,68

Participação dos Beneficiários em Eventos Indenizados 466.750,04 400.859,68

(-) PROVISAO PARA PERDAS (93.190,25) (84.217,73)

(-) Provisao para Perdas (93.190,25) (84.217,73)

OUTROS CRÉDITOS DE OPERAÇÕES COM PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

534.368,98 781.564,39

Outros Créditos de Operações de Assistência Médico-Hospitalar 1.988.793,53 2.807.965,69

Taxa de Inscrição Amafresp 68.736,28 84.771,82

Glosas Ressarcidas 1.920.057,25 2.723.193,87

(-)PROVISÃO PARA PERDAS (1.454.424,55) (2.026.401,30)

(-) Provisão Para Perdas (1.454.424,55) (2.026.401,30)

CRÉDITOS DE OPERAÇÕES DE ASSIST. À SAÚDE NÃO RELACIONA-DOS COM PLANOS DE SAÚDE

58.076,94 65.504,09

CONTAS A RECEBER 58.076,94 65.504,09

Convênio - Reciprocidade 58.076,94 65.504,09

TÍTULOS E CRÉDITOS A RECEBER 3.821.004,29 3.721.655,56

Aluguéis a Receber 22.029,63 19.818,19

Locação de Imóveis Destinado a Renda 22.029,63 19.818,19

ADIANTAMENTOS 141.360,61 121.519,10

Adiantamentos a Funcionários 89.625,71 99.887,58

Salários 541,85 569,24

Férias 89.083,86 99.318,34

ADIANTAMENTOS DIVERSOS 50.956,59 20.834,18

Adiantamentos para Viagem 174,76 0,00

Adiantamentos para Fornecedores 50.781,83 20.834,18

OUTROS ADIANTAMENTOS 778,31 797,34

Outros Adiantamentos 0,00 797,34

Amafresp 778,31 0,00

OUTROS CREDITOS A RECEBER 3.714.242,40 3.628.314,94

Mensalidades Afresp 524.226,44 499.995,57

Mensalidades Fundafresp 121.742,47 98.201,75

Mensalidades Seguro de Vida 1.752.747,09 1.836.961,47

Anúncios 835,59 3.392,00

Créditos com Seguradoras 571.016,84 464.491,88

Taxa de Administracao Amafresp 691.908,91 690.480,17

Cheques Devolvidos 373,41 956,26

Condomínio Edifício ABC Tower - Fdo de Reserva 51.246,65 33.835,84

Outros Valores a Receber 145,00 0,00

(-) PROVISÃO PARA PERDAS (56.628,35) (47.996,67)

Page 39: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 39

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

(-) Provisão Para Perdas (56.628,35) (47.996,67)

VALORES E BENS 184.826,64 202.968,57

ALMOXARIFADO 184.826,64 202.968,57

Almoxarifado 184.826,64 202.968,57

CHEQUES E ORDENS A RECEBER 0,00 1.775,00

Cheques Pré-Datados 0,00 1.775,00

DESPESAS ANTECIPADAS 10.429,72 11.647,47

Seguros a Apropriar 10.429,72 11.647,47

Outras Despesas 0,00 0,00

ATIVO NÃO CIRCULANTE 33.638.917,46 32.269.038,73

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 6.360.555,06 5.752.470,15

APLICAÇÕES 6.319.161,75 5.749.755,68

TITULOS DE RENDA FIXA 6.319.161,75 5.749.755,68

DEPÓSITOS BANCÁRIOS A PRAZO CDB/RDB 6.305.478,85 5.737.006,28

Santander Itaim - CDB Afresp 6.297.141,75 5.729.443,59

Santander Itaim - CDB Fundafresp 8.337,10 7.562,69

OUTROS TÍTULOS DE RENDA FIXA 13.682,90 12.749,40

Titulo de Capitalizacao 15.000,00 15.000,00

(-) Provisão Para Desv. De Títulos de Renda Fixa (1.317,10) (2.250,60)

VALORES E BENS 41.393,31 2.714,47

Depósitos Judiciais - Trabalhistas 41.393,31 2.714,47

INVESTIMENTOS 2.624.279,82 2.661.089,60

IMÓVEIS DESTINADOS A RENDA 2.624.279,82 2.661.089,60

Terreno Av. Brigadeiro Luiz Antonio 4817 2.001.622,05 2.001.622,05

Edificio ABC Tower 920.181,27 920.181,27

(-) Depreciacao Acumulada (297.523,50) (260.713,72)

IMOBILIZADO 23.414.185,32 22.657.621,98

TERRENOS 6.468.593,26 5.336.982,72

Sede 2.166.894,13 2.166.894,13

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4843 e 4839 1.212.134,89 1.212.134,89

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4823 917.605,80 917.605,80

Jazigo nº 2033 quadra VI setor 7 contrato 935 6.192,24 6.192,24

Jazigo nº 2034 quadra VI setor 7 contrato 936 6.192,24 6.192,24

Jazigo nº 2035 quadra VI setor 7 contrato 937 6.192,24 6.192,24

Jazigo nº 2036 quadra VI setor 7 contrato 938 6.192,24 6.192,24

Jazigo nº 1787 quadra VI setor 7 contrato 5841 6.192,24 6.192,24

Jazigo nº 5842 quadra VI setor 7 contrato 5842 6.192,24 6.192,24

Sub-Sede 8.052,47 8.052,47

Sala Coml. Rua Roberto Simonsen, 62 8.052,47 8.052,47

Regionais 4.293.646,66 3.162.036,12

Araçatuba 78.675,07 78.675,07

Sede Rua São Paulo, 538 42.097,88 42.097,88

C. Conv. Rodovia Marechal Rondon km 525 - 24.200 m² 36.577,19 36.577,19

Araraquara 114.208,52 114.208,52

C. Conv. Alam. do Bosque - Lotes 32,34 e 36 - 15.870 m² 65.484,73 65.484,73

Page 40: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201140

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Lote 30, Quadra E do loteamento Recreio Campestre Idanorma 48.723,79 48.723,79

Bauru 188.004,45 187.936,21

Rua Beiruth quadra 1/ Rua Silva Jardim ,2/26 137.079,52 137.011,28

C. Conv. Quadra A - Rod. Bauru Iacanga 8.285,53 8.285,53

Lote 15 Rod. Bauru Iacanga - 12.180 m² 42.639,40 42.639,40

Campinas 129.247,11 129.247,11

Sede Rua Dr. Arnaldo de Carvalho, 21 53.850,00 53.850,00

C. Conv .Bairro Betel Município de Paulínia - 20.017,30 m² 75.397,11 75.397,11

Franca 23.703,71 23.703,71

C. Conv. Rodovia Franca Ibiraci km 5 - 10.119 m² 23.703,71 23.703,71

Jundiaí 216.317,50 216.317,50

Rua Flávio Rossi, 42 - Vila Maria Luiza 100.616,55 100.616,55

C. Conv. Bairro Engordadouro 115.700,95 115.700,95

Marília 89.482,61 89.482,61

C. Conv. Av. José P. Gervasio Lote 5 e 6 - 10.000 m² 89.482,61 89.482,61

Piracicaba 392.004,16 0,00

Sede Rua Treze de maio, 356 392.004,16 0,00

Presidente Prudente 292.093,61 292.093,61

Sede Rua Siqueira Campos, 106 - Bosque 76.935,65 76.935,65

C. Conv. Município de Álvares Machado 174.350,96 174.350,96

Fazenda Pirapó - Sto. Anastácio 48.400 m² 25.894,00 25.894,00

Terreno c/ 26.500 m² 14.913,00 14.913,00

Ribeirão Preto 808.119,61 68.581,47

Sede Edif. Santa Lídia - R.Américo Brasiliense 10º andar salas 1008,1009 e 1010

22.027,38 22.027,38

C. Conv. Rua E, 15 Recreio Internacional - 5.000 m² 46.554,09 46.554,09

C. Conv. Rua E, 25 Recreio Internacional - 5.000 m² 347.584,77 0,00

C. Conv. Rua E, 35 Recreio Internacional - 5.000 m² 391.953,37 0,00

Santos 214.607,37 214.607,37

Sede Av. Conselheiro Nébias, 576 214.607,37 214.607,37

ABCD/ S.B. Campo 158.631,16 158.631,16

Sede Rua Doutor Dupre, 50 158.631,16 158.631,16

São José Rio Preto 79.236,74 79.236,74

Sede Av. Francisco das Chagas Oliveira, 245 - 45.142,40 45.142,40

C. Conv. Morada Campestre - 5.250 m² 3.861,99 3.861,99

C. Conv. Morada Campestre - Lote 5 Quadra H 30.232,35 30.232,35

Sorocaba 88.782,53 88.782,53

C. Conv. Recanto da Serrinha - 14.917,35 m² 88.782,53 88.782,53

Taubaté 78.593,00 78.593,00

Sede Rua José Dias de Carvalho, terreno 07 quadra H 78.593,00 78.593,00

Caçapava 64.367,17 64.367,17

C. Conv. Sítio Morro Verde - Caçapava - 20.296 m² 53.945,90 53.945,90

Bairro Dois Córregos - 10.000 m² 10.421,27 10.421,27

Guarulhos 958.043,77 958.043,77

C. Conv. Via Marginal da Rodovia Ayrton Senna 958.043,77 958.043,77

Page 41: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 41

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Osasco 0,01 0,01

C. Conv. Rua Manoel da Nóbrega S/N - Jd. Adalgiza 0,01 0,01

Permissão de uso conforme decreto 8231 de 18/10/1995 - Prefeitura de Osasco

Obras Preliminares e Complementares 319.528,56 319.528,56

C. Conv. Via Marginal da Rodovia Ayrton Senna 319.528,56 319.528,56

EDIFICAÇÕES 14.330.629,58 15.292.373,30

Sede Edifício Afresp 9.844.227,48 9.844.227,48

Sub-Sede Rua Roberto Simonsen, 62 sala 21 147.015,08 147.015,08

Regionais 15.524.591,09 15.523.612,02

ABCD/ S.B. Campo 309.313,77 309.313,77

Araçatuba 724.536,58 724.536,58

Araraquara 733.946,52 733.946,52

Bauru 589.531,76 589.531,76

Campinas 1.309.808,40 1.308.829,33

Franca 265.558,57 265.558,57

Guarulhos 2.508.644,67 2.508.644,67

Jundiaí 793.641,93 793.641,93

Marília 959.739,22 959.739,22

Osasco. 2.273.687,97 2.273.687,97

Pres.Prudente 998.448,78 998.448,78

Ribeirão Preto 432.787,17 432.787,17

Santos 429.154,69 429.154,69

S. J. Rio Preto 839.722,66 839.722,66

Sorocaba 507.813,13 507.813,13

Taubaté 526.791,33 526.791,33

Vale do Paraíba 1.321.463,94 1.321.463,94

( - ) Depreciação Acumulada (11.185.204,07) (10.222.481,28)

Instalações 224.714,50 219.157,35

Sede 1.496.539,85 1.481.710,11

Sub-Sede 17.981,11 17.981,11

Regionais 294.125,30 262.356,15

ABCD/ S.B. Campo 23.520,92 13.288,20

Araçatuba 6.454,20 6.454,20

Araraquara 3.745,50 3.745,50

Bauru 18.316,15 11.673,20

Campinas 25.115,75 19.678,27

Franca 13.615,00 13.615,00

Guarulhos 4.669,90 3.999,90

Jundiaí 20.261,80 18.061,80

Marília 6.259,13 6.259,13

Osasco 22.528,70 22.528,70

Piracicaba 2.634,40 2.634,40

Pres.Prudente 19.657,00 19.657,00

Ribeirão Preto 5.440,02 5.440,02

Page 42: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201142

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

S.J.Campos 4.115,00 4.115,00

S.J.Rio Preto 34.814,13 32.288,13

Santos 62.305,30 60.905,30

Sorocaba 297,00 297,00

Taubaté 5.860,00 3.200,00

Vale do Paraíba 14.515,40 14.515,40

( - ) Depreciação Acumulada (1.583.931,76) (1.542.890,02)

Máquinas e Equipamentos 272.055,65 309.399,62

Sede 412.215,42 408.609,42

Sub-Sede 262,50 262,50

Regionais 444.758,37 438.863,64

ABCD/ S.B. Campo 19.398,77 18.961,77

Araçatuba 35.166,71 35.166,71

Araraquara 15.244,88 15.244,85

Bauru 27.353,99 26.664,28

Campinas 28.421,00 29.971,00

Franca 7.163,68 7.610,68

Guarulhos 43.520,80 43.170,80

Jundiaí 9.335,44 9.335,44

Marília 18.736,50 18.526,50

Osasco 33.058,22 30.558,22

Piracicaba 1.738,21 1.738,21

Presidente Prudente 33.844,98 30.979,89

Ribeirão Preto 19.343,68 19.563,70

Santos 31.889,60 31.889,60

S.J.Campos - Sede 363,50 363,50

São J. Rio Preto 62.816,90 61.756,90

Sorocaba 22.521,76 22.521,76

Taubaté 13.346,05 13.346,05

Vale do Paraíba 21.493,70 21.493,78

( - ) Depreciação Acumulada (585.180,64) (538.335,94)

Informática 216.270,38 179.926,52

Equipamentos de Processamentos Eletrônico de Dados 216.270,38 179.926,52

Sede 1.185.265,94 1.249.469,64

Sub -Sede Centro 9.423,64 10.758,89

Regionais 227.864,38 249.893,06

ABCD/ S.B. Campo 10.810,63 13.440,63

Araçatuba 14.718,52 11.804,16

Araraquara 7.919,19 11.784,03

Bauru 13.439,62 13.158,77

Campinas 18.661,89 19.327,36

Franca 13.160,19 13.591,01

Guarulhos 14.196,46 16.803,28

Jundiaí 10.902,81 12.749,47

Marília 10.893,69 11.392,89

Page 43: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 43

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Osasco 12.847,87 12.442,90

Piracicaba 15.286,92 14.045,63

Presidente Prudente 12.994,73 10.217,23

Ribeirão Preto 16.771,08 17.572,90

Santos 7.100,42 12.933,97

São J. dos Campos 9.536,37 13.023,64

São J. Rio Preto 14.050,51 21.760,36

Sorocaba 10.308,80 12.637,91

Taubaté 14.264,68 11.206,92

( - ) Depreciação Acumulada (1.206.283,58) (1.330.195,07)

Móveis e Utensílios 586.435,48 591.584,63

Sede 1.498.267,53 1.464.073,55

Sub-Sede 44.358,26 48.717,26

Regionais 879.969,87 829.146,03

ABCD/ S.B. Campo 54.314,73 54.277,17

Araçatuba 58.399,53 57.381,59

Araraquara 47.027,86 46.183,96

Bauru 34.726,71 34.726,71

Campinas 43.919,14 37.100,88

Franca 25.282,67 24.612,70

Guarulhos 84.125,23 77.418,70

Jundiaí 73.810,75 55.576,40

Marília 44.866,33 41.338,33

Osasco 43.519,16 43.519,16

Piracicaba 22.066,54 22.060,52

Presidente Prudente 66.654,96 60.036,22

Ribeirão Preto 57.708,24 57.708,24

Santos 64.347,32 64.600,37

São J. dos Campos 14.851,75 15.276,75

São J. Rio Preto 46.980,17 44.396,17

Sorocaba 36.774,69 37.003,69

Taubaté 35.954,69 37.677,96

Vale do Paraíba 24.639,40 18.250,51

( - ) Depreciação Acumulada (1.836.160,18) (1.750.352,21)

Veículos 327.769,07 303.398,32

Sede 693.384,15 565.307,97

Regionais 9.700,00 9.700,00

Sorocaba 9.700,00 9.700,00

( - ) Depreciação Acumulada (375.315,08) (271.609,65)

Obras em andamento 894.464,53 331.546,65

Regionais 894.464,53 331.546,65

Campinas - Centro de Convivência 37.342,98 9.624,37

Campinas - Sede Regional 8.717,20 0,00

Franca - Centro de Convivência 70.424,33 3.554,35

Guarulhos - Centro de Convivência 215.980,23 136.125,35

Page 44: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201144

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Jundiaí - Sede 81.551,09 76.601,47

Jundiaí - Centro de Convivência 78.551,32 0,00

Presidente Prudente - Sede Regional 280.251,92 0,00

Sorocaba - C.Conv. 110.321,03 94.316,68

Vale do Paraíba - Centro de Convivência 11.324,43 11.324,43

Outras Imobilizações 93.252,87 93.252,87

Linhas Telefônicas 93.252,87 93.252,87

Sede 39.184,24 39.184,24

Subsede Centro 2.200,00 2.200,00

Regionais 51.868,63 51.868,63

ABCD - S.B. Campo 2.917,63 2.917,63

Araçatuba 3.600,00 3.600,00

Araraquara 2.500,00 2.500,00

Bauru 1.586,00 1.586,00

Campinas 4.300,00 4.300,00

Franca 1.450,00 1.450,00

Guarulhos 3.500,00 3.500,00

Marília 2.400,00 2.400,00

Osasco 3.975,00 3.975,00

Piracicaba 2.450,00 2.450,00

Pres. Prudente 1.300,00 1.300,00

Ribeirão Preto 3.450,00 3.450,00

S. J. dos Campos 1.900,00 1.900,00

S.J.Rio Preto 5.200,00 5.200,00

Santos 3.600,00 3.600,00

Sorocaba 5.940,00 5.940,00

Taubaté 1.800,00 1.800,00

INTANGÍVEL 1.239.897,26 1.197.857,00

Sistemas Aplicativos - Softwares 1.239.897,26 1.197.857,00

Sede 2.368.933,80 1.997.903,24

Sub-Sede 4.748,01 5.523,53

Regionais 64.324,81 64.195,59

ABCD - S.B. Campo 2.367,58 2.367,58

Araçatuba 2.884,52 2.884,52

Araraquara 1.489,12 3.533,04

Bauru 5.063,72 4.903,47

Campinas 5.955,84 5.749,84

Franca 3.195,64 1.815,41

Guarulhos 4.659,21 3.428,97

Jundiaí 4.349,46 4.349,46

Marília 1.396,81 998,51

Osasco 3.333,18 3.333,18

Piracicaba 5.381,53 6.279,06

Presidente Prudente 4.366,63 4.783,49

Ribeirão Preto 4.539,52 4.379,29

Page 45: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 45

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

S.J.Campos 4.331,23 3.776,00

S.J.Rio Preto 2.514,63 3.677,23

Santos 1.529,71 1.369,48

Sorocaba 4.476,77 4.237,58

Taubaté 2.489,71 2.329,48

( - ) Amortização Acumulada (1.521.227,60) (1.192.883,60)

Desenvolvimento de Software 323.118,24 323.118,24

Software - Amafresp 323.118,24 323.118,24

PASSIVO 79.169.154,35 72.205.984,63

CIRCULANTE 10.463.564,07 10.103.253,31

EVENTOS A LIQUIDAR COM OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 5.980.614,52 5.411.042,20

Rede Contratada 5.913.477,42 5.352.212,60

Reembolso Associados 49.427,66 48.607,63

Reembolso ao SUS 17.709,44 10.221,97

DÉBITOS DE OPERAÇÕES DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 797.323,38 764.468,50

Outros Débitos Operacionais de Assistência Médico-Hospitalar 69.934,60 72.729,40

Convenio Odontologico 69.934,60 72.729,40

Outros Débitos 727.388,78 691.739,10

Devoluções Co-Participação/ mensalidades Amafresp 35.479,87 1.258,93

Taxa de Adm. Amafresp 691.908,91 690.480,17

DÉBITOS COM OPER. DE ASSIST. À SAÚDE NÃO RELACION. COM PL. DE SAÚDE DA OPERADORA

9.484,10 175.431,52

Atendimentos Prestados por Reciprocidade 9.484,10 175.431,52

TRIBUTOS E ENCARGOS SOCIAIS A RECOLHER 470.345,01 483.477,52

TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES 65.026,64 61.024,94

FGTS - a Recolher 56.246,05 52.783,66

PIS - FOLHA DE PAGAMENTO 8.780,59 8.241,28

RETENÇÕES DE IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES 405.318,37 422.452,58

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE 102.823,27 125.995,76

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Funcionários 54.451,39 66.344,14

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Terceiros - Afresp 8.944,73 2.216,50

Imposto de Renda Retido na Fonte - de Terceiros - Amafresp 39.427,15 57.435,12

IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS RETIDO NA FONTE 18.970,84 6.124,30

Imposto Sobre Servicos -Afresp 8.708,42 4725,08

Imposto Sobre Servicos - Amafresp 10.262,42 1399,22

CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE LUCRO LÍQUIDO - CSLL 920,30 806,69

Contribuicao Social Sobre Lucro Líquido - CSLL - Amafresp 920,30 806,69

PIS 598,20 524,34

PIS - Amafresp 598,20 524,34

CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCÍARIAS RETIDAS DE TERCEIROS 256.159,74 253.180,36

INSS a Recolher - Folha 182.797,15 159.839,68

INSS a Recolher - Mão-de-obra 6.212,25 5.668,07

INSS a Recolher - Amafresp 67.150,34 87.672,61

OUTRAS RETENÇÕES 25.846,02 35.821,13

CSLL / COFINS E PIS a Recolher - Afresp 1.627,50 631,37

Page 46: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Financeiro

Relatório Anual 201146

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

CSLL / COFINS E PIS a Recolher - Amafresp 24.218,52 35.189,76

DÉBITOS DIVERSOS 3.205.797,06 3.268.833,57

OBRIGAÇÕES COM PESSOAL 995.697,13 1.007.670,89

Salários a Pagar 188.260,65 213.011,75

Honorários a Pagar 1.477,91 2.812,68

Férias a Pagar 598.486,49 585.390,31

Encargos Sobre Férias a Pagar 206.598,53 205.881,99

Contribuição Sindical 137,27 50,20

Contribuição Assistencial 436,53 0,00

Pensão a Pagar 299,75 523,96

FORNECEDORES 2.178.385,49 2.227.602,30

Fornecedores Bens/Serviços 529.974,67 469.069,62

Sede 443.861,65 364.439,92

Regionais 86.113,02 104.629,70

ABCD - S.B. Campo 0,00 36,52

Araçatuba 818,08 3.562,21

Araraquara 1.886,63 2.328,40

Bauru 832,54 644,63

Campinas 2.957,38 6.010,75

Franca 479,91 1.033,29

Guarulhos 5.305,65 5.425,61

Jundiai 21.371,14 7.898,46

Marilia 261,15 278,71

Osasco 6.979,30 11.853,48

Piracicaba 106,47 750,10

Presidente Prudente 13.815,99 3.662,78

Ribeirao Preto 2.879,60 1.671,12

S.J.Campos 1.479,54 2.952,68

S.J Rio Preto 1.941,43 2.427,77

Santos 1.142,81 2.006,11

Sorocaba 23.775,53 51.476,39

Taubaté 79,87 610,69

OUTROS 1.648.410,82 1.758.532,68

Seguro de Vida- Vera Cruz 1.608.061,01 1.755.103,45

Devoluções a Efetuar 18.828,49 521,21

Créditos Bancários 21.521,32 2.908,02

OUTROS DÉBITOS A PAGAR 31.714,44 33.560,38

ALUGUÉIS A PAGAR 16.531,01 19.761,97

Aluguéis a Pagar 16.531,01 19.761,97

OUTROS DÉBITOS A PAGAR 15.183,43 13.798,41

Empréstimo Consignado 15.183,43 13.798,41

PASSIVO NÃO CIRCULANTE 13.430.880,14 11.624.645,04

EXIGÍVEL A LONGO PRAZO 13.328.298,16 11.111.736,02

PROVISÕES 11.611.826,25 9.540.229,47

PROVISÃO PARA CONTINGÊNCIA CÍVEL 676.550,02 233.972,81

Page 47: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 47

BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010

Contingências - Amafresp 634.050,02 213.972,81

Contingências - Afresp 42.500,00 20.000,00

PROVISÃO PARA CONTINGÊNCIA TRABALHISTA 877.652,83 945.557,17

Contingências trabalhistas 877.652,83 945.557,17

PROVISÃO PARA OUTRAS CONTINGÊNCIAS 10.057.623,40 8.360.699,49

Contingências Previdenciárias 10.057.623,40 8.360.699,49

DÉBITOS DIVERSOS 1.716.471,91 1.571.506,55

OUTRAS EXIGIBILIDADES DE LONGO PRAZO 1.716.471,91 1.571.506,55

Fundafresp 1.701.984,84 1.561.307,47

Arrecadação 844.736,54 853.365,86

Rendimento de aplicações 857.020,02 707.758,62

Juros Ativos Fundafresp 228,28 182,99

Casa do AFR 14.487,07 10.199,08

Arrecadação 14.487,07 10.199,08

RESULTADO DIFERIDO 102.581,98 512.909,02

Vera Cruz Seguradora Vida 102.581,98 512.909,02

PATRIMÔNIO SOCIAL 55.274.710,14 50.478.086,28

FUNDO SOCIAL 168.251,94 168.251,94

Fundo Social 168.251,94 168.251,94

RESERVAS 10.975.456,97 10.076.474,08

OUTRAS RESERVAS PATRIMONIAIS 5.641.465,71 5.226.621,70

Doações 214.663,79 214.663,79

Contribuição Estatutária 2.906.373,26 2.906.373,26

Arrecadação Casa do AFR 1.393.810,22 1.196.051,94

Rendimento de Aplicações 1.126.618,44 909.532,71

RESERVAS ESTATUTÁRIAS 5.333.991,26 4.849.852,38

Fundo de Reserva Afresp 2.524.312,01 2.524.312,01

Rendimento Aplicacoes Financeiras 2.809.679,25 2.325.540,37

SUPERÁVITS OU DÉFICITS ACUMULADOS 44.131.001,23 40.233.360,26

SUPERÁVITS APURADOS 46.418.960,14 40.824.614,92

Superavits acumulados Afresp 41.463.489,58 38.057.179,08

Superavits Acumulados Amafresp 4.955.470,56 2.767.435,84

DÉFICITS ACUMULADOS (6.185.599,88) (6.185.599,88)

Déficits Acumulados Amafresp (6.185.599,88) (6.185.599,88)

RESULTADO DO EXERCÍCIO 3.897.640,97 5.594.345,22

Resultado do Exercicio - Afresp 4.437.055,99 3.406.310,50

Resultado do Exercicio - Amafresp (539.415,02) 2.188.034,72

Page 48: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Parecer dos Auditores Independentes

Relatório Anual 201148

“RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES SOBRE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS”

Ilmos. Srs. Diretores da

AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Examinamos as Demonstrações Contábeis da AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE REN-DAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, que compreendem o Balanço Patrimonial em 31 de Dezembro de 2011 e as respectivas Demonstrações do Resultado, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa para o exercício findo naquela data, assim como o resumo das principais práticas contábeis e demais notas explicativas.

Responsabilidade da Administração sobre as Demonstrações Contábeis

A administração da Entidade é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e pelos controles internos que ela determinou como necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.

Responsabilidade dos Auditores Independentes

Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante.

Uma auditoria envolve a execução de procedimentos selecionados para obtenção de evidência a respeito dos valores e divulgações apresentados nas demonstrações contábeis. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causada por fraude ou erro. Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da Entidade para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da Entidade. Uma auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administra-ção, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.

Acreditamos que a evidência de auditoria obtida é suficiente e apropriada para fundamentar nossa opinião.

Opinião

Em nossa opinião, as Demonstrações Contábeis referidas apresentam adequadamente, em todos os aspec-tos relevantes, a posição patrimonial e financeira da AFRESP - ASSOCIAÇÃO DOS AGENTES FISCAIS DE RENDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, em 31 de Dezembro de 2011, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades supervisionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

São Paulo, 23 de Março de 2012.

CRC 2SP 002000/O-0Member of

MILTON MIRANDA RODRIGUESSócio - Diretor Contador - CRC

1SP112905/O-5CPF Nº 032.231.618-99

Page 49: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 49

Parecer do Conselho Deliberativo

São Paulo, 03 de julho de 2012.

Ofício Conselho Deliberativo n.º 52/12

Senhor Presidente

Informamos a Vossa Senhoria bem como a Diretoria Executiva, que o Conselho Deliberativo em reu-nião do dia 30 de junho de 2012, nos termos do artigo 31, inciso XVI, do Estatuto Social, examinando o Balanço Anual e a Prestação de Contas do Exercício de 2011, com o parecer favorável da Comissão Fiscal, aprovou-o por unanimidade.

Encaminhamos Parecer da Comissão Fiscal para conhecimento.

Sendo o que se apresenta para o momento, apresento votos de elevada estima e distinta consideração.

Luís Augusto Sanches

Presidente do Conselho Deliberativo

Page 50: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Perspectivas para 2012

Relatório Anual 201150

AFR Teruo Massita

ossa missão é propiciar qualidade de vida aos associados agentes fiscais de rendas, fami-

liares e pensionistas. Daremos continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela gestão anterior, com a preocupação constante de observar os valores ali-cerçados nos princípios da governança corporativa, tendo como norte o aperfeiçoamento continuado da gestão, a transparência, o respeito ao associado e o desenvolvimento de estreita relação de confiança.

O conhecimento e a capacitação profissional do AFR fazem parte das boas e recomendáveis políticas de valorização do ser humano. Para viabilizá-las, pre-tendemos desenvolver parcerias com a Fazesp e com escolas de renome, como a Fundação Getúlio Vargas e oferecer ao colega programas de aperfeiçoamento.

A Amafresp merecerá aten-ção especial. Na área de pre-venção, ampliaremos nosso programa através de campa-nhas específicas, com maior frequência. O Atendimento Domiciliar – ADA contará com nosso carinho e será ampliado.

Orientaremos e acompa-nharemos de perto o atendi-mento aos filiados, principal-mente a aqueles do interior que necessitarem de atendi-mento específico na capital.

Com muito profissionalismo, critérios técnicos, legais e ajustes na contribuição por cotas, pretende-mos proporcionar contínuo crescimento de ingresso de novos filiados ao serviço de saúde Amafresp.

Os seguros de auto, patrimônio e vida merece-rão atenção especial com o objetivo de proporcionar ao segurado menor custo e maior benefício em rela-ção ao mercado.

Ampliaremos os programas de viagens culturais e de recreação, procurando oferecer melhores cus-tos aos associados.

Daremos continuidade à inserção da nossa en-tidade nos programas de apoio aos mais necessi-tados, como já vem ocorrendo com o Fundafresp mediante distribuição de recursos financeiros, o que qualifica nossa associação de classe como entidade

Presidente da Afresp – Gestão 2012 a 2014

N não só voltada para atender interesses corporativos como também destinada a cumprir com sua respon-sabilidade social.

Utilizaremos as práticas esportivas como meio de incentivo e pesquisa na busca de outras modali-dades pouco usuais de esportes, além das tradicio-nais como o futebol e o tênis.

Os Centros de Convivência serão dotados de mais equipamentos para a implementação de ações voltadas para práticas sadias, visando o fortaleci-mento da saúde, lazer e a confraternização de nos-sos associados e familiares.

É grande o número de colegas que não se apo-sentam, tendo tempo para tal, por receio de uma vida

nova. Tencionamos instituir um programa de preparação desti-nado a esses colegas para re-duzir a tensão da aposentado-ria e despertar uma perspectiva positiva como aposentado.

Continuaremos fortalecen-do a política de aquisições de unidades próprias nas regio-nais e destinaremos recursos para maiores investimentos em tecnologia para pronto atendi-mento aos associados em nos-sas sedes.

O bem sucedido programa denominado Afresp Itinerante faz parte de nosso plano de governo e será ampliado para oferecer aos associados o mais fácil acesso aos serviços que lhes proporcionem conforto e bem estar.

Serão desenvolvidas e incentivadas ainda ati-vidades especiais como concursos de fotografia, trakkings fotográficos, exposições de arte e outros, com o objetivo de integrar a família afrespiana e de exercitar a arte.

Como presidente, reitero a fala final de meu dis-curso de posse: “Que tenhamos forças para honrar as tradições da entidade, para cumprir com a mis-são que nos foi delegada e para fazer da Afresp uma instituição cada vez mais sólida e presente na vida de nossos associados”.

Que tenhamos forças para honrar as tradições da entidade, para cum-prir com a missão que nos foi delegada e para fazer da Afresp uma ins-tituição cada vez mais sólida e presente na vida de nossos associados

Page 51: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –

Relatório Anual 2011 51

Sedes Regionais - 2011

ABCD/S. B. do Campo - Pedro Rosálio da C. PereiraR. Doutor Dupré, 50 - Nova PetrópolisS. Bernardo do Campo - CEP 09770-030Tel. 11 4330-3466 - 11 4121-8511

Araçatuba - José Carlos AlmadaR. São Paulo, 538 - Vila Mendonça - CEP 16015-130 Tel. 18 3623-6394 e 3623-1888

Araraquara - Anselmo AbdalaAv. Espanha, 188 - 1º andar - CEP 14801-130Tel. 16 3322-9034 - Tel/Fax. 16 3322-7245

Bauru - Carlos Inácio da Silva R. Rio Branco, 15-15 - sala 11 - Ed.TocantinsCEP 17015-311Tel. 14 3227-8987 e 14 3226-2850

Campinas - José Lúcio Zambrotti Gomes CamposAv. Andrade Neves, 2.412 - 6° and.- sl. 62 CEP 13070-001 - Tel. 19 3242-9571 e 3241-8811

Franca - João Batista de MatosR. Luiz Silva Diniz, 2451 - CEP 14403-422 - Tel. 16 3724-1057

Guarulhos - Eugênio Evandro FernandesR. Tapajós, 298 - CEP 07111-340 - Tel. 11 2468-8906e 2409-8622

Jundiaí - Antonio Jair SimionatoRua Flávio Rossi, 42 - Vila Maria LuizaCEP 13209-301 Tel. 11 4586-8637 e 4586-8636

Marília - Airton Marcos AlvesR. Paes Leme, 47 - 2° and. - sl. 21CEP 17500-150Tel. 14 3413-4270 e 3433-5679

Osasco - Antonio Carlos de Oliveira JoaquimCondomínio Sant’Agostinho (Shopping Primitiva)R. Dona Primitiva Vianco,244, sl. 907/908CEP 06016-000Tel. 11 3681-7583 e 3682-1449

Piracicaba - Alberto Penno JuniorR. Prudente de Moraes, nº 525 - Sl 03 - CentroCEP:13400-310 - Tels: 19 3433-1849 e 19 3422-9166

Presidente Prudente - Ailton EstácioR. Siqueira Campos, 106 - Bairro do BosqueCEP 19010-060Tel/Fax. 18 3221-6928 - Tel. 18 3221-3682

Ribeirão Preto - Rose Mary T. Lino do NascimentoR. Américo Brasiliense, 405, 10º, sl. 1009CEP 14015-050 Tel/Fax. 16 3610-4936 e Tel. 16 3635-9053

Santos - Décio Correa VillelaAv. Conselheiro Nébias, 576 - CEP 11045-002Tel. 13 3233-2115 e 3222-5757

São J. do Rio Preto - Alberto Aparecido de AndradeAv. Francisco das Chagas de Oliveira, 245CEP 15091-330Tel. 17 3227-8133 e 3227-8598

São José dos Campos - Everaldo de Melo BrandãoAv. Mario Galvão, 403, Jardim Bela VistaCEP 12209-004Tel. 12 3922-0010 - 3922-4024

Sorocaba - Vanderlei Correa Fidelis Av. Antônio Carlos Comitrê, 510, 1º andar, sala 15CEP 18047-620 Tel. 15 3231-7290 e 3232-7004

Taubaté - Maria Leonidas Coelho JaquesRua José Dias de Carvalho, nº 130, Jardim RussiTaubaté - CEP 12010-370Tel. 12 3632-6415 e 3624-2413

SedeAv. Brigadeiro Luís Antônio, 4843 - CEP 01401-002 Tel. 11 3886-8800 Endereços e mais informações disponíveis no siteda Afresp: www.afresp.org.br

Subsede - Américo Castagna Neto Av. Roberto Simonsen, 62 - 2º and- sl. 21 - CentroSão Paulo - CEP 01017-020 Tel.: 11 3242-0372/3105-4544

DRTC-I Gilberto Carlos de LimaDRTC-II João RamalhoDRTC-III João Alves Pereira

Page 52: Índice - afresp.org.br · Balanço Patrimonial Desmembrado 36 Perspectivas para o ano de 2012 50 AFR Teruo Massita ... ¿ Odontocare Implantes e Estética Oral ¿ Mirabilândia –