indicadores de gestÃo indigestÃo - fatorrh.com.br · o lÍderh boletim informativo: fator rh -...

5
O LÍDERH BOLETIM INFORMATIVO: FATOR RH - SOLUÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL & GESTÃO DE PESSOAS TIRAGEM 15.000 EXEMPLARES DISTRIBUIÇÃO NACIONAL DEZEMBRO/2008 - Nº 21 - ANO VII ERRO MÉDICO ESTATÍSTICAS REVELADORAS Leia mais com o Dr. Dario na pág. 5 LIDERANÇA DE FÓRMULA I Ou será melhor pular de Pára-quedas? Profª Daniela explica mais na pág. 2 2OO9 FAÇA SEU PLANEJAMENTO PARA 2009 Indicações dos melhores Treinamentos e Projetos de Consultoria na última página. Prof. Fabrizio Rosso Leia mais sobre a Implantação das Ferramentas e Estratégias Gerenciais na pág. 3 B.S.C. & Ferramentas Inteligentes como Clima Organizacional e Alinhamento Gerencial são vitais para o Sucesso da Estratégia. INDICADORES DE GESTÃO INDIGESTÃO ou DE PESSOAS?

Upload: ngothuy

Post on 01-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O LÍDERHBOLETIM INFORMATIVO: FATOR RH - SOLUÇÃO EM EDUCAÇÃO EMPRESARIAL & GESTÃO DE PESSOAS

TIRAGEM 15.000 EXEMPLARESDISTRIBUIÇÃO NACIONAL

DEZEMBRO/2008 - Nº 21 - ANO VII

ERRO MÉDICOESTATÍSTICAS

REVELADORAS

Leia mais com o

Dr. Dariona pág. 5

LIDERANÇA DEFÓRMULA I

Ou será melhor pularde Pára-quedas?

Profª Daniela explicamais na pág. 2

2OO9

FAÇA SEUPLANEJAMENTO

PARA 2009

Indicações dosmelhores Treinamentos eProjetos de Consultoria

na última página.

Prof. Fabrizio Rosso

Leia mais sobre aImplantação das

Ferramentas eEstratégias Gerenciais

na pág. 3

B.S.C. & Ferramentas Inteligentes como Clima Organizacional e

Alinhamento Gerencial são vitais para o Sucesso da Estratégia.

INDICADORES DE

GESTÃOINDIGESTÃO

ou

DE PESSOAS?

lider21-2008.indd 2 11/28/08 9:39:47 AM

Daniela TelesRosso

Administradora Hospitalarpela São Camilo,

Pós Graduada em R.H. e Psicodrama (PUC - SP),

Sócia Diretora da FATOR [email protected]

GESTÃ0 & LIDERANÇAFRASE DO MÊS

TRADUÇÃO NA VIDA DE UM LÍDER:

Dalai Lama

O PENSADOR

LIDERANÇA DEFÓRMULA I

S

V

2

“Só Existem doisdias no Ano em

que você NÃO podeFazer Nada pela

sua Vida:Ontem e Amanhã!”

Ou Será Melhor Pular de Pára-quedas???

ocê ainda olha pelo Retrovisor...??? (Ah... como era bom antes...!!!) ou vive perdido em sonhos que quase nunca se realizam (Um dia eu vou...!!!).

Sinal vermelho ululante!!!

Um Líder atua no Presente, com a experiência agregada do passado e com o foco num Futuro Diferente e Melhor. Porém, sem as amarras da inércia que nos fazem nostálgicos dos “Tempos que foram Bons” ou inertes com os “Tempos que um dia, se der sorte, virão!!!”.

Até porque Futuro não é amanhã... Futuro é aquilo que eu estou fazendo hoje, de forma pró-ativa e organizada. É o quanto eu tenho me preparado e quanto tenho preparado minha equipe, mesmo quando o hospital não me obrigou a fazê-lo... Isso sim é postura de Gestor, de Líder que não se conforma nem com o Passado e ainda sabe que pode realizar mais no futuro... Por isso temos que atuar no Presente com Capacidade, Competência e Ferramentas de Gestão. Então, pare de chorar pelo passado ou de fi car nas nuvens pelo futuro... Como diria Abílio Diniz: “Tem gente que fi ca sempre sonhando com o futuro... Nós levantamos todo dia cedo para construí-lo...”

STOP

dos olhos um dos outros, assim, seus corpos seguem seus olhos e automaticamente se movem na direção dos companheiros para se unirem... Inevitável, comparar com o atendimento ao Cliente (Olho no Olho - Acolhimento e Humanização na prática).

Mas, podemos extrapolar ainda mais, afi nal para quem é Líder a grande dica é se preparar para saltar de um Avião Chamado Competência... (Aliás, uma das melhores práticas hoje em Gestão, não à toa, se chama Gestão por Competências).

E no fi nal, a dica é uma só:

“Pense como os Pilotos de Corrida e Atue como um Paraquedista!!!”

Assim seu corpo seguirá seus olhos sempre!!!

e você perguntar a umpiloto de corrida como eleconsegue passar por aqueles lugares apertados, sem baterem absolutamente nada, 9entre 10 respostas serão:

“Olhe para onde quer ir e não para onde Não Quer Ir!!!”

Se você olhar para o “Guard Rail”ou para uma Montanha dePneus, você baterá neles...Portanto, um Líder tem que ter a capacidade de focar aquilo que deseja construir e não aquilo que vai destruir... Essa é uma armadilha muito comum dentro das equipes... nos concentramos no erro e vamos bater nele... Não seria mais lógico focarmos no Acerto???

Todos os dias entro e saio de instituições de saúde que gastam mais tempo e energia pensando naquilo que querem se livrar... Ao ministrar Cursos de Excelência no Atendimento, não raro encontro profi ssionais (De Médicos a Auxiliares de Limpeza) que vivem fazendo o movimento errado: “Focam naquilo que não querem...”, ao invés de se concentrar nas ações que conquistam o cliente, que encantam os familiares e que, na verdade, fazem a Excelência acontecer...

Outro dia descobri algo interessantíssimo, conversando com um Médico Cirurgião e que adora saltar de pára-quedas... (Adrenalina 100%). Segundo ele, os pára-quedistas somente conseguem se unir em pleno ar se buscarem olhar dentro

lider21-2008.indd 1 11/28/08 7:37:02 PM

ou de utilização de Ferramentas como o BSC, a equipe da Alta Liderança precisa de alinhamento... Juntamente com as Estratégias, é fundamental ter coesão. E isso é sempre deixado de lado. Parte-se do pressuposto que basta planejar e defi nir ações e todos estarão alinhados automaticamente. Bobagem em Grau 6 de Miopia Gerencial.

A primeira ferramenta (vide sistema do BSC) na nossa ótica e experiência é conseguir que todos os Líderes se disponibilizem a enfrentar a realidade interna (uns com os outros) e não o sub-mundo do crime (jogos inúteis de poder) organizacional... Todos os Gestores precisam sim, ter capacidade de diálogo não agressivo, de maneira estruturada para dar e receber Feedback de seus pares... antes de irem para a Execução dos Projetos.

Aliás, recomenda-se sempre que estas sessões sejam preparadas com rigor psicológico e técnico, além de serem mediadas por um profi ssional de fora da organização, a fi m de se obter novos PACTOS DE LIDERANÇA entre os Gestores. Isto é alinhamento, o resto é folia de carnaval.

E o Benefício de um processo bem estruturado de alinhamento gerencial é inacreditável:

“Diminui-se consideravelmente a luta insana do poder oculto

dentro da organização ecomeça-se a discutir deforma mais transparente

aquilo que fi cava nasentrelinhas gerenciais!!!”

4

AS MELHORES PRÁTICAS DE GESTÃO

2OO9 INDICADORES DE GESTÃO ouINDIGESTÃO DE PESSOAS???

S

3

ejamos Sinceros: Querendo ou não, o fato concreto que temos observado em muitos hospitais e instituições de saúde é que mais da Metade dos programas desenvolvidos seja pelo “Primo Rico” - a Alta Administração, seja pelo “Primo Pobre” – o R.H., acabam sendo menos efi cazes, nulos ou até mesmo nocivos à própria instituição porque não há um processo adequado de Gestão.

Os próprios autores do tão propagado B.S.C. (Balanced Scorecard) – um Modelo de Gestão da Estratégia Corporativa - afi rmavam em seu primeiro livro “A Estratégia em Ação” (Há mais de uma década) que 85% dos Gestores gastam menos de 1 hora no mês monitorando esses Programas...

Então o que fazer ?

• Criar uma Agenda de Monitoramento. • Usar ferramentas de Controle. • Não esperar a cobrança, antecipar a análise.

Essa é a resposta mais simples e mais difícil de ser implantada...

O “Check-up Organizacional” tem que ser planejando na sua Agenda de Líder e na Agenda Institucional do seu Hospital. Este monitoramento é uma responsabilidade tanto da organização quanto de cada líder.

Após um árduo trabalho de Gestão

B.S.C. & Ferramentas Inteligentes como Clima

Organizacional e Alinhamento Gerencial são vitais para o

Sucesso da Estratégia.

Outro ponto Crucial, é empregar uma segunda Ferramenta importante (inclusive recomendada pelo BSC):“Pesquisa de Clima Organizacional”, na artéria base da pirâmide (Pessoas, Aprendizagem e Tecnologia).

Este ano entre mais de uma Dezena de Clientes que ajudamos a Diagnosticar o Clima Organizacional, um dos que se destacaram pela Garra e Orgulho de Fazer a Coisa bem feita, foi o HOSPITAL ALIANÇA emSalvador – BA.

A equipe de Gestão do Hospital Aliança, sem dúvida, está de parabéns, pela competência e pela vontade de melhorar ainda mais o Clima Interno dentro da organização.

Só para dar uma idéia da dimensão: A FATOR RH fez a pesquisa dentro de um Universo de mais de 1500 funcionários, mais de 70 Gestores, usando os critérios e rigor estatístico adotados pelos Institutos de Pesquisas mais famosos(Ex. Ibope, etc...).

Assim, com um grau de confi ança de mais de 90% e margem de erro de 2%, os resultados entregues ao Hospital Aliança alicerçaram uma Nova Perspectiva de Estratégia e Alinhamento Gerencial, como

uma vantagem competitiva que agora começa a se construir em 2009.Afi nal, pesquisar o clima e alinhar gestores são ferramentas inteligentes para resultados inteligentes, em Hospitais mais Inteligentes...

E a Gestão Profi ssional de uma instituição de saúde, como em qualquer outra área de negócios,

precisa desenvolver perspicácia organizacional (Indicadores) para ler nestas ferramentas apresentadas a riqueza e o potencial de diagnóstico, que constituem a base das informações estratégicas para uma Terapêutica Precisa:

A Erradicação efetiva da Indigestão de Pessoas e do Aborto

Prematuro das Estratégias da sua Instituição.

Prof. Fabrizio Rosso

Administrador Hospitalarpela São Camilo e Mestre

em R.H. pela Universidade Mackenzie-SP,

Sócio Diretor da FATOR [email protected]

ALINHAMENTO GERENCIAL

Ferramenta 01

Ferramenta 02

ArtériaFinanceira

ArtériaProcessosInternos

ArtériaCliente

ArtériaAprendizagem

Pessoas e Tecnologia

1 2 3 4

VISÃO

ESTRATÉGIAObjetivos Estratégicos

INDICADORES ESTRATÉGICOSFatores Críticos de Sucesso & Indicadores de Desempenho

RESPONSABILIDADESMetas e Planos de Ação

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

•• Criar uma Agenda de Monitoramento. •• Usar ferramentas de Controle. •• Não esperar a cobrança, antecipar a análise.

• Criar uma Agenda de Monitoramento.

• Usar ferramentas de Controle.

• Não esperar a cobrança, antecipar a análise.

(Cliente da FATOR RH)

lider21-2008.indd 1 11/28/08 7:37:02 PM

5

A VOZ DO MÉDICO LÍDER

ERRO MÉDICOESTATÍSTICAS

REVELADORAS

H

Dr. DarioFortes

á uma semana ouvi da Diretora Médica para Segurança dos Pacientes do Children’s Memorial Hospital de Chicago a declaração:

“A assistênciamédica-hospitalar é uma

das mais insegurasatividades humanas”.

O choque inicial provocado pela declaração veio seguido da constatação de que sim, a atividade médica-hospitalar é muito insegura, talvez realmente, a mais insegura atividade humana.

Há oito anos, o Instituto de Medicina Norte-Americano, um órgão comparável ao nosso Conselho Federal de Medicina publicou um estudo aterrador no livro To Err is Human (Errar é Humano). Nesse estudo revela-se que nos Estados Unidos (uma das mais avançadas e caras medicinas do mundo), entre 56.000 e 98.000 pessoas morrem a cada ano vítimas de “acidentes” relacionados à assistência médica.

Esse número de mortes coloca as causas ditas “iatrogênicas” como a 8ª. principal causa de morte naquele país, ganhando da AIDS, do Câncer de Mama e dos acidentes por veículos automotores. Estatísticas semelhantes foram demonstradas no Reino Unido, na Austrália, no Canadá e em outros países desenvolvidos. No Brasil, não temos ainda qualquer estatística que aborde essa questão, mas não tenho

Diretor Médicodo Hospital

São Camilo - Santana

dúvidas de que, na melhor das hipóteses, estamos nos mesmos patamares norte-americanos. Seguramente, dezenas ou centenas de pessoas morrem diariamente por doenças que não possuíam ao serem internadas em hospitais por todo o país. Afi nal, por que haveríamos de ser diferentes dos países mais ricos?

Além do enorme custo em vidas humanas, essas complicações têm enorme custo econômico, transformando-se num verdadeiro ralo de dinheiro, particularmente no serviço público, mas afetando também duramente o sistema privado. Em tempos de discussões acaloradas e Crise Internacional é necessário que tomemos real consciência desses fatos e iniciemos discussões profundas, tanto na sociedade civil quanto nos meios relacionados à saúde.

Está na hora do discurso de melhoria da qualidade da assistência médica deixar de ser mero tema político-eleitoral e passar a ser abordado de forma científi ca, com a seriedade e a isenção que o assunto merece. É muito fácil encontrarmos culpados quando erros na assistência médica ocorrem, mas na enorme maioria das vezes o erro não está num indivíduo ou num grupo de indivíduos, a doença é sistêmica e como tal deve ser tratada.

FORMATURA

MAIS 200 NOVOS LÍDERES DA FATOR RH:Aos Médicos, Nutricionistas, Enfermeiros o nosso Abraço e o nosso desejo de Grandes Conquistas utilizando as ferramentas gerenciais que os Programas de Liderança da FATOR RH oferecem para transformar Ações em Resultados Concretos.

Liderança para Médicos:

Liderança para Enfermeiros:

Turma 39

Turma 40

Turma 41

Liderança para Nutricionistas:

Turma 06

Turma 10 - Instituto Bairral

lider21-2008.indd 2 11/28/08 9:39:47 AM

O LÍDERH é uma publicação trimestral produzida pela FATOR RH - Solução em Educação Empresarial &Gestão de Pessoas. Rua Cajaiba, 190 São Paulo - SP - CEP 05025-000 - Tel/Fax: (11) 3864-8161 / 3864-1200

Projeto Gráfi co: www.wapropaganda.com - Tiragem: 15.000 exemplares - Distribuição Nacional Site: www.fatorrh.com.br e-mail: [email protected]

LÍDERHO

11 3864-816111 3864-1200

[email protected]

MAIORES INFORMAÇÕES:

EMPRESA VENCEDORA

PRODUTOS & SERVIÇOS FATOR RH

1. Gestão por Competências (Implantação das Ferramentas de R.H. com Foco na Gestão por Competências)

2. Diagnóstico de Clima Organizacional

JOGOS COOPERATIVOSTeam Building

1. Qualidade em Processos

2. Integração de Equipe: Resgate em Moa Moa

Extremamente Práticos e Dinâmicos com Ferramentas e MetodologiaEspecífi ca para capacitar

profi ssionais da área da Saúde.

CURSOS GERENCIAIS

INDICAÇÃO:

JOGOS DE EMPRESA

CONSULTORIA

PARA 2OO9

OS MELHORES CURSOS EPROJETOS DE CONSULTORIANA ÁREA DA SAÚDE

• Excelência no Atendimento ao Cliente

• O Desafio da Liderança para Médicos

• Gerenciamento & Liderança para Enfermagem

• Liderança para Nutricionistas

• Gestão da Criatividade por meio da Liderança

• Negociação & Persuasão

1

2

1

Extremamente Práticos e Dinâmicos com Ferramentas e MetodologiaEspecífi ca para capacitar

profi ssionais da área da Saúde.

CURSOS GERENCIAIS

INDIC

J

C

OS MPROJNA Á

• Excelência no Atendimento ao Cliente

• O Desafio da Liderança para Médicos

• Gerenciamento & Liderança para Enfermagem

• Liderança para Nutricionistas

• Gestão da Criatividade pori d Lid

H

A

lider21-2008.indd 2 11/28/08 9:39:47 AM