inclusão digital: mais de 1000 alunos já passaram pelos centros …€¦ · 2016, conforme...

8
ALISTAMENTO MILITAR Jovens nascidos em 1998, e anos anteriores, têm até o dia 30 de ju- nho para fazê-lo Pág. 02 Capacitação: GCM e Defesa Civil participam de curso de meteorologia na Unesp de Bauru Pág. 07 Construção : Obra do CER é retomada em Itápolis Pág. 02 Educação: Colocação de azulejos nas escolas municipais possibilita novas experiências artís- ticas aos alunos Pág. 02 Inclusão Digital: mais de 1000 alunos já passaram pelos Centros de Tapinas e Nova América Pág. 08 SERVIÇO PÚBLICO Frente de limpeza pública trabalha para deixar a cidade mais bonita Pág. 07 PROGRAMAÇÃO Confira os pontos de exposição da Feira de Integração em junho Pág. 08 Pág. 07 Saiba onde depositar sua doação: porque roupa boa, a gente também doa!

Upload: others

Post on 22-May-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ALISTAMENTO MILITAR

Jovens nascidos em 1998, e anos anteriores, têm até o dia 30 de ju-nho para fazê-lo

Pág. 02

Capacitação: GCM e Defesa Civil participam de curso de meteorologia na Unesp de Bauru Pág. 07

Construção: Obra do CER é retomada em ItápolisPág. 02

Educação: Colocação de azulejos nas escolas municipais possibilita novas experiências artís-ticas aos alunos Pág. 02

Inclusão Digital: mais de 1000 alunos já passaram pelos Centros

de Tapinas e Nova América Pág. 08

SERVIÇO PÚBLICO

Frente de limpeza pública trabalha para deixar a cidade mais bonita

Pág. 07

PROGRAMAÇÃO

Confira os pontos de exposição da Feira de Integração em junho

Pág. 08

Pág. 07

Saiba onde depositar sua doação: porque roupa boa, a gente também doa!

2

Obra do CER é retomada em ItápolisD epois da Prefeitura Municipal

realizar a parte de terraplena-gem e aterro do imóvel onde

será construído o CER (Centro Especiali-zado em Reabilitação), a obra foi retoma-da, nesta semana. A empresa contratada pela Prefeitura, através de licitação, rea-lizou o fechamento do canteiro de obras e fez a instalação das estacas para demarca-ção da área a ser construída.

O projeto prevê a edificação de um imóvel de 1.700m², que contará com: Consultórios de Ortopedia, Otorrinolarin-gologia e Neurologia; Sala de Enferma-gem; Sala de Terapia em Grupo, Individu-al e Adulto; Sala de Estimulação Precoce; Espaço de Cabine Acústica; Fraldário Infantil e Adulto; Sala de Reunião e de Administração; além da Área de Convi-vência Interna e Externa.

O CER deverá se transformar em uma referência regional em tratamentos de saúde para reabilitação de deficientes físicos, auditivos e intelectuais em Itápo-lis. O Município será responsável por este

A Junta de Serviço Militar de Itápo-lis está comunicando aos jovens do sexo masculino nascidos no

ano de 1998 e, em anos anteriores, que o prazo para o Alistamento Militar obrigató-rio, vai até o dia 30 de junho. Mas recomen-da-se não deixar para última hora!

Documentos necessários: 02 (duas) fotos 3x4 cm (recente) de paletó e gravata; Certidão de Nascimento (original e xerox); Identidade - RG (original e xerox); CPF (ori-ginal e xerox); Declaração Escolar; Compro-vante de residência (conta de água ou luz). O alistamento deve ser feito na Junta de Servi-ço Militar de Itápolis, localizada na Avenida Valentim Gentil nº 731, no Hall de entrada da Biblioteca Municipal “Leão Machado”. O horário de atendimento da Junta é das 09h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00.

Colocação de azulejos nas escolas municipais possibilita novas experiências artísticas aos alunos

A arte é considerada uma forma de linguagem, expressão e co-municação indispensável para

as referências curriculares da educação infantil, e uma boa iniciativa é incentivar as crianças a fazerem arte nos diferentes ambientes no dia a dia. Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Educação resol-veu aproveitar paredes ociosas e torná-las lugares de fazer arte.

Para isso, algumas paredes das es-colas municipais foram revestidas de azu-lejos, que possibilitaram um ambiente de prazer e de aprendizado proporcionando às crianças o contato com as mais diversi-ficadas texturas e sensações táteis fazendo com que o aprendizado ocorra de maneira lúdica e prazerosa.

Nestes espaços é possível pintar, lavar e pintar de novo. Os educadores disponibilizam para os alunos o uso de

rolinhos, esponjas, pincéis de diferentes espessuras, tintas de cores variadas ou pro-duzidas com as crianças (com beterraba ou

urucum, por exemplo), materiais com os quais as crianças exercitam a capacidade de expressão e colocam os alunos em con-

tato com a linguagem artística. Para as professoras e coordenadoras

da rede municipal, está sendo muito pra-zeroso observar e interagir com as crianças em ambientes tão livres e de expressão cria-tiva, podendo vê-las descobrindo o prazer da arte. “Os pequenos alunos podem matar a vontade de “pintar paredes”, sabendo que aquele espaço é destinado a esse fim, onde eles mesmos podem depois limpar suas pin-turas”, explicam as educadoras.

Para a secretária de Educação, este é um espaço simples, porém incentivador e estimulante ao aprendizado das crianças, que demonstram seu talento artístico. “Os alunos nos surpreendem com sua sensibi-lidade artística e isso para nós educado-res é estimulante: ver a evolução artística que refletirá, futuramente, na formação de agentes transformadores de cultura e edu-cação”, pondera.

tipo de atendimento dentro da micro região, que abrange as ci-dades de Borborema, Tabatinga, Nova Europa, Ibitinga e, claro, Itápolis.

NOTA DE ESCLARECIMENTOA Prefeitura do Município de Itápolis es-clarece que o atraso na entrega de unifor-mes escolares se deve ao não cumprimento do prazo contratual por parte da empresa ganhadora do processo licitatório. Informa também que já notificou a empresa e to-mou as medidas cabíveis exigidas por lei.

Prefeitura Municipal de Itápolis

Jovens nascidos em 1998, e anos

anteriores, têm até 30 de junho para

fazer o Alistamento Militar

Quer aquecer alguém neste inverno?Então colabore com a Campanha do Agasalho.

Veja os locais:• Rádio 104 FM• Rádio 107 FM • Bombeiros • CRAS - Centro Assistência Social• CRI - Centro de Referência do Idoso • EMEF “José Toledo de Mendonça I e II”• EMEI “Sérgio Abdul Nour” • EMEI “Vicente Cassini” • Escola Estadual “Dr. Antonio Moraes Barros”• Escola Estadual “Júlio AscâneoMallet” • Escola Estadual “Valentim Gentil” • Anglo/Facita

• Colégio Alicerce • Academia Arraia • Agrotécnica Matão • Araken Home Center• Secretaria de Desenvolvimento Social • Supermercado Alvorada I e II• Supermercado Campestre• Supermercado São José • UBS “Jacy Tucci”• Centro de Saúde “Luis Antonio Monteiro” • Prefeitura Municipal de Itápolis

3

LEI COMPLEMENTAR N° 3.260 DE 09 DE JUNHO DE 2016.Cria a jornada de trabalho docente de 30 horas na Lei Complementar Municipal nº 2.913

de 05 de abril de 2012, e dá outras providências.

Carlos Augusto Biella, Prefeito do Município de Itápolis, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei,

Art. 1º. Fica criado o inciso II – A no artigo 36 da Lei Complementar nº 2913/2012, de forma a se implantar a jornada parcial de 30 horas para atender a Educação Infantil, com a seguinte redação:

II–A - Jornada Parcial I-A (JP I-A), para atender a Educação Infantil, a saber:Atividades docentes: 20 horas-aulaHoras de Trabalho Pedagógico: 3 HTPC + 7 HTPL Total: 30 horas semanais: 135 horas mensais P/ remuneração: 150 horas mensais (mês de 5 semanas) Art. 2º. O parágrafo primeiro do artigo 36 passa a vigorar com a seguinte redação: § 1º - Aos Professores de Educação Básica I (PEB I), cuja jornada de trabalho docente passa a ser a descrita no

inciso II deste artigo, será assegurada a opção por adesão às jornadas dos incisos I e II-A deste artigo.Art. 3º - O anexo VIII da Lei Complementar nº 2913/2012 passa a vigorar com a seguinte redação:

ANEXO VIII – TABELA DE DISTRIBUIÇÃO QUANTITATIVA DAS HORAS DE TRABALHO PEDAGÓGICO (HTP’S) CONFORME JORNADA

A partir do ano de 2015

JORNADA HORAS-AULA HTPC HTPL

JORNADA TOTAL

SEMANALJI – Jornada Integral 27 04 09 40 horasJP - I – Jornada Parcial I (Ed. Infantil) 16 03 05 24 horasJP - I –A Jornada Parcial I - A (Ed. Infantil) 20 03 07 30 horasJP - II – Jornada Parcial II (Ens. Fundamental dos anos iniciais) 20 03 07 30 horasJV – Jornada Variável (PEB III) Mínima (JVMi) 09 02 03 14 horasJV – Jornada Variável (PEB III) Intermediária (JVI) 20 03 07 30 horasJV – Jornada Variável (PEB III) Máxima (JVMa) 27 04 09 40 horas

Art. 4º. Para exercício do direito de opção pelas jornadas descritas nos incisos II e II-A desta Lei, os Professores de Educação Básica I (PEB I) atuantes na Educação Infantil com Jornada de 24 (vinte e quatro) horas semanais (art. 36, inciso II) deverão demonstrar interesse pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal da Educação, onde efetuarão o preenchimento do requerimento de alteração da jornada de trabalho, em Livro de Registro próprio.

Art. 5º. Os docentes que optarem pela jornada de trabalho de 30 (trinta) horas serão convocados de acordo com a ordem da lista classificatória utilizada no processo de atribuição de classes/aulas do ano letivo de 2016.

§ 1º. Os docentes que tiverem atendida a solicitação de ampliação de Jornada serão enquadrados na nova jornada e atuarão na Educação Infantil para atendimento de crianças até 5 (cinco) anos.

§ 2º. Os efeitos pecuniários da ampliação de jornada vigorarão a partir da efetiva atuação por 30 (trinta) horas semanais.

Art. 6º. A sede de exercício dos integrantes do Quadro do Magistério da Educação Básica (QMEB) será a mesma fixada segundo o resultado do processo anual de atribuição de classe e/ou aulas para o ano letivo de 2016, na conformidade do que dispõe, in fine, o §2º do artigo 67 da Lei Complementar Municipal nº 2.913/2012.

Art. 7º. O Professor de Educação Básica II (PEB II), atuante nos anos iniciais do Ensino Fundamental poderá, caso ocorra a ausência do Professor de Educação Básica III (PEB III), esgotada a possibilidade de substituição pelos docentes inscritos e habilitados, comparecer ou permanecer em sala de aula, substituindo o docente faltante, fazendo jus ao recebimento da hora-aula, acrescida de adicional de trabalho extraordinário, nos termos do § 5º do artigo 26 da Lei Complementar Municipal nº 2.913/2012. Art. 8º. Os Professores de Educação Básica III (PEB III) e Professor de Educação Inclusiva (PEB III-I) terão suas Jornadas de Trabalho Docente em conformidade com as opções realizadas, anualmente referendadas no Decreto Municipal de Atribuição de Classes/Aulas.

Art. 9º. A Secretaria Municipal de Educação poderá expedir Resoluções, Comunicados e Editais dispondo sobre o cronograma e outras regras complementares às estabelecidas nesta Lei.

Art. 10. Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, retroagindo seus efeitos ao início do ano letivo de 2016, conforme Calendário Escolar Homologado, revogadas as disposições em contrário.

ITÁPOLIS, 09 DE JUNHO DE 2.016.

CARLOS AUGUSTO BIELLAPREFEITO MUNICIPAL DE ITÁPOLIS

DECRETO N° 4.955 DE 08 DE JUNHO DE 2016.Dispõe sobre alteração da composição da equipe para a Coordenadoria Técnica de Vigilância Sanitária.

Carlos Augusto Biella, Prefeito do Município de Itápolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,

DECRETAArt. 1º - Fica alterada a Composição da Equipe de Vigilância Sanitária prevista no Decreto 4.882 de 08 de dezembro

de 2015, passando a vigorar com a seguinte composição:

COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA LUIS CARLOS MARINI MÁRIO FRANGIOTTI JÚNIORCredencial – 01 Credencial - 02RG. 12.971.228 RG. 22.501.830-5CPF. 045.621.058-01 CPF. 118.860.758-83Registro da Função – Engenheiro Registro da Função – Cirurgião DentistaFormação – Engenharia Civil Formação – Odontologia

ISABEL CRISTINA FRANGIOTTI NORI FRANCIANE AMADEUCredencial – 13 Credencial – 11RG.30.623.909-7 RG. 34.719.599-4CPF. 279.289.588-80 CPF. 309.000.118-74Registro da Função – Enfermeira Registro da Função – Agente de SaneamentoFormação – Enfermagem Formação – Ensino Médio

EDÉLCIO ADOLFO DE OLIVEIRA VANDERLEI ANTONIO MANGINELLICredencial – 04 Credencial - 08RG. 5.364.403 RG. 6.026.310CPF. 683.670.408-30 CPF. 743.531.608-34Registro da Função – Agente de Saneamento Registro da Função – Farmacêutico /Coordenador de Vigilância SanitáriaFormação – Ensino Médio Formação – Farmacêutico CARLA WONGCredencial – 12 - RG – 34.718.739-0 - CPF – 321.991.818.20Registro de função – Veterinária / Formação – Medicina Veterinária

Art. 2º - Caso alguns dos servidores acima sejam desligados do serviço público a composição acima será deter-minada através de novo decreto. Art. 3º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Itápolis, 08 de junho de 2016.

CARLOS AUGUSTO BIELLAPrefeito do Município de Itápolis

DECRETO N° 4.956 DE 09 DE JUNHO DE 2016.Aprova o loteamento denominado “RESIDENCIAL NOVO ORIENTE”, sob as condições que especifica.

CARLOS AUGUSTO BIELLA, Prefeito do Município de Itápolis, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, Considerando a necessidade de redução do prazo estabelecido no item “m” constante no Termo de Compromisso anexo ao decreto 4.860 de 07 de outubro de 2015.

DECRETA Art. 1º - É aprovado o loteamento de propriedade de IMPERIAL NOVO ORIENTE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 22.828.112/0001-78, com sede na Rua Santo André, nº 495, Sala 6, Jardim Europa, São José do Rio Preto, SP, implantado sob o imóvel de matrícula n.º 027065 do Registro Geral de Imóveis da Comarca de Itápolis, com área total de 211.750,00 m², localizado na Rua Mário José Bonan, anexo ao Jardim Silveira, Itápolis, SP, dentro do perímetro urbano, Itápolis – SP, denominado “RESIDENCIAL NOVO ORIENTE”, nos moldes das Leis Municipais vigentes, Lei Federal n.º 6.766/79, devidamente aprovado no GRAPROHAB- CERTIFICADO Nº 281/2015 Parágrafo Único - O Loteamento é aprovado pelo Município de acordo com a Lei Federal n.º 6.766, de 19 de dezembro de 1979, e com a observância de alterações julgadas importantes pelo Município introduzidas pela Lei Municipal n.º 2.346, de 29 de novembro de 2006, retratadas nas diretrizes fornecidas e nos projetos aprovados. § 1º O empreendimento possui 492 (quatrocentos e noventa e dois) “lotes” totalizando uma área de 211.750,00 –(duzentos e onze mil, setecentos e cinquenta) metros quadrados -(100%), sendo: 1- área dos lotes – (105.943,58 m²), que corresponde a 50,03 % da área total do loteamento; 2- áreas públicas: 2.1 - sistema viário – (52.058,69 m²)- que corresponde a 24,58 % da área total do loteamento; 2.2- áreas institucionais- (10.665,80 m²) - que corresponde a 05,04 % da área total do loteamento; 2.3- espaços livres de uso público – 2.3.1- áreas verdes/APP- (30.376,74 m²)- que corresponde a 14,35 % da área total do loteamento; 2.3.2 – sistema de lazer – (12.705,19 m² )-, que corresponde a 6,00 % da área total do loteamento. Art. 2º- Sobre a área do loteamento, ora aprovado inexistem quaisquer direitos reais previstos pelo artigo 1.225 do Código Civil Brasileiro, conforme certidão negativa fornecida pelo Cartório competente desta Comarca. Art. 3º - Dentro dos prazos previstos na Lei Federal nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, e Lei Municipal nº 2.346, de 29 de novembro de 2006, a empresa IMPERIAL NOVO ORIENTE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS SPE LTDA se compromete a adotar todos os procedimentos legais nelas fixados, sob pena de caducidade do presente Decreto de aprovação do loteamento. § 1º - A proprietária do loteamento de que trata este Decreto fica obrigada, sob pena de revogação do presente ato, a cumprir o disposto no Termo de Compromisso que faz parte integrante deste. Art 4º - A empresa loteadora no prazo máximo de 30 dias, a partir da publicação deste Decreto, prestará caução conforme Termo de Compromisso Anexo. Art. 5º - Qualquer alteração ou cancelamento parcial do loteamento registrado dependerá de acordo entre a loteadora e os adquirentes de lotes atingidos pela alteração, bem como a aprovação pela Prefeitura Municipal, e deverá ser averbada no Registro de Imóveis, em cumprimento ao projeto inicial, nos moldes do art. 51, da Lei Municipal nº 2.346/2006. Art. 6 º - A aprovação do projeto de loteamento ou desmembramento não implica em nenhuma responsabilidade por parte Prefeitura Municipal, quanto a eventuais divergências referentes a dimensões de quadras ou lotes, quanto ao direito de terceiros em relação à área loteada, nem para quaisquer indenizações decorrentes de traçados que não obedecerem aos arruamentos de plantas limítrofes mais antigas ou as disposições legais aplicáveis, conforme o art. 52, da Lei Municipal nº. 2.346/2006. Art. 7 º - Os prazos estabelecidos pelo Município e prometidos pela loteadora com respeito às obras e serviços de infra-es-trutura, começam a fluir e contar do registro do loteamento devidamente aprovado. Art. 8º - Não poderão ser comercializados os lotes do empreendimento, ora em parcelamento do solo, em desacordo com a legislação municipal vigente, bem como em contrariedade à Lei Federal 6766/79. Art. 9 º - O presente parcelamento de solo caracteriza-se “Área de Interesse Social”, reservando-se a obrigação de respeito às áreas verdes e de preservação permanente. Art. 10 - O presente Decreto é expedido com validade de 180 (cento e oitenta) dias nos exatos termos do artigo 18 “caput” da Lei nº. 6.766/79. Art. 11 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se o Decreto nº 4.860 de 07 de outubro de 2.015.

Itápolis, de 09 de junho de 2016.

CARLOS AUGUSTO BIELLAPREFEITO DO MUNICÍPIO DE ITÁPOLIS

ANEXO ITERMO DE COMPROMISSO

Pelo presente Termo de Compromisso, a empresa EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO RESIDENCIAL NOVO ORIENTE LTDA, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 20.713.380/0001-19, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ 22.828.112/0001-78, com sede na Rua Santo André, nº 495, Sala 6, Jardim Europa, São José do Rio Preto, SP, implantado sob o imóvel

4

DIVULGAÇÃO DA ANÁLISE DE RECURSO E DA CLASSIFICAÇÃO DEFINITIVA – DIRETOR DE ESCOLA DO CONCURSO PÚBLICO N° 01/2016

A Prefeitura Municipal de Itápolis DIVULGA aos candidatos inscritos para o cargo de Diretor de Escola, a análise de recurso contra nota das provas objetiva e de títulos e classificação prévia e a classificação defintiiva:

1) Resultado da análise de recurso contra nota da prova objetiva e classificação prévia:Protocolo Candidato Cargo Inscrição Resultado210429 IGOR TEREZANE NARDOCCI 004 – Diretor de Escola 08010498 INDEFERIDO210439 SILVANA DA SILVA SAMPAIO 004 – Diretor de Escola 08006555 INDEFERIDO

2) Resultado da análise de recurso contra nota da prova de títulos:Recurso Candidato Inscrição Cargo Prova Resultado210433 BRUNA ROSANA SALA 8006466 004 - Diretor de

Escola003 - Prova de

Títulos INDEFERIDO

210440 CRISTIANE PRISCILA GUSMAO 8003610 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

210434 FABIO RENATO MANZOLI 8006431 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

210431 FERNANDA MARIA MARTELLI CORREA 8006601 004 - Diretor de

Escola003 - Prova de

Títulos INDEFERIDO

210430 IGOR TEREZANE NARDOCCI 8010498 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

210437 LUIS HENRIQUE DA SILVA 8006385 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

210432 NILCEIA MIRIA DINIZ 8003840 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

210435 RITA APARECIDA DA SILVA PIRES GARCIA 8011320 004 - Diretor de

Escola003 - Prova de

Títulos INDEFERIDO

210438 SILVANA DA SILVA SAMPAIO 8006555 004 - Diretor de Escola

003 - Prova de Títulos INDEFERIDO

2) Lista de Candidatos Habilitados em Ordem de Classificação (Classificação Definitiva)Cargo - 004 Diretor de Escola

Class. Nome Inscrição Documento Nota Final1 º VLADEMIR AFFONSO JUNIOR 0800010-7 271316998-SP 63,3332 º MARINA CRISTIANE MAKINO 0800935-0 341334959-SP 62,6673 º ELIS REGINA DA SILVA 0800294-0 24234513X-SP 62,0004 º ALEXANDRE PARISE BELLINTANI 0800933-3 467737046-SP 61,6675 º WELLINGTON LUIZ ALVES ARANHA 0801075-7 241565376-SP 60,6676 º SILVANA DA SILVA SAMPAIO 0800655-5 192164892-SP 60,0007 º LARISSA GOMES 0800918-0 466280853-SP 60,0008 º JOCIMARA CACHETA DA COSTA 0800855-8 324977141-SP 59,3339 º FERNANDA MARIA MARTELLI CORREA 0800660-1 33333856X-SP 58,33310 º IGOR TEREZANE NARDOCCI 0801049-8 305572040-SP 58,33311 º FABIO RENATO MANZOLI 0800643-1 298595229-SP 57,66712 º LUCIANA MARIA GIANSANTE 0800396-3 254244257-SP 57,000

de matrícula n.º 027065 do Registro Geral de Imóveis da Comarca de Itápolis, com área total de 211.750,00 m², localizado na Rua Mário José Bonan, anexo ao Jardim Silveira, Itápolis, SP, dentro do perímetro urbano, Itápolis – SP, denominado “RESIDENCIAL NOVO ORIENTE”, neste ato representado pelos seus sócios: - JAMAL MUSTAFÁ YUSUF, brasileiro, casado em regime de separação total de bens, advogado, portador do RG 12.163.366-4 SSP/SP, CPF 040.512.538-05, residente e domiciliado na Rua Odilon Negrão, n.º 220, Centro, Itápolis, SP; - IMPERIAL EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA, CNPJ 02.146.308/0001-75, com sede na Rua Santo André, n.º 495, Jardim Europa, São José do Rio Preto, SP, representado neste ato por seus sócios administradores, PEDRO DONIZETE BORTOLOTE, brasileiro, casado em regime de comunhão total de bens, engenheiro civil, portador do RG 7.885.251-1 SSP/SP, CPF 736.149.048-49, residente e domiciliado na Rua dos Ciprestes, n.º 365, Monte Carlos, Guapiaçu, SP, e PAULO CÉSAR MALVEZI, brasileiro, casado em regime de comunhão parcial de bens, engenheiro civil, portador do RG 12.144.829-0 SSP/SP, CPF 080.710.098-65, residente e domiciliado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 4.000, E-1, Residencial Eco Village, São José do Rio Preto, SP; As obrigações decorrentes da Lei Municipal nº 2.346, de 29 de novembro de 2006 e da Lei Federal nº 6766/79, que a empresa loteadora se propõe a seguir, constam no Memorial Descritivo do Loteamento, encontrando-se abaixo especificadas. As obras terão supervisão, fiscalização e laudo de recebimento dos setores competentes da Prefeitura Municipal e serão executadas na forma do projeto aprovado pela mesma. Sendo que a emissão do laudo de aprovação deverá ser efetivada nos prazos legais, a contar do requerimento firmado pelo loteador, desde que preenchidas as obrigações assumidas. Obras e procedimentos a serem executados: a) - demarcação dos lotes, das vias, dos terrenos a serem transferidos ao domínio do Município e das áreas não edificáveis, bem como a demarcação e sinalização das áreas de fragilidade ou proteção ambiental; b) - abertura das vias de circulação e respectiva terraplenagem; c) - rede de drenagem superficial e profunda de águas pluviais de acordo com as normas do órgão municipal regulador, e de acordo com os projetos apresentados e aprovados; d) - rede de abastecimento de água potável de acordo com as normas da respectiva concessionária constantes das diretrizes ofertadas à empreendedora e consequentemente retratadas nos projetos aprovados, obrigando-se para o abastecimento do loteamento em questão, a perfuração de um poço profundo (com vazão de 50 m³/h) e instalação de reservatório apoiado metálico tipo Torre com capacidade mínima de 250 metros cúbicos, a ser construído em área determinada pelo SAAEI de Itápolis; devendo ainda, implantar a rede interna de distribuição de àgua potável, bem como proceder as interligações da rede ao sistema público existente de acordo com os projetos e memorais apresentados; quanto ao sistema público de coleta e afastamento de esgotos, deverão ser obedecidas as diretrizes estabelecidas pelo SAAEI; devendo implantar, ainda, a rede interna coletora de esgoto sanitário, bem com proceder as interligações da rede ao sistema público existente, sendo o esgoto gerado pelo loteamento deverá ser lançado no emissão existente na Rua Mário José Bonan, desde o loteamento ate a altura do cruzamento da rua Chico Xavier, próximo a ponte do Córrego Querubim do Bairro João Batista da Silveira, por onde passa uma rede interceptora de esgoto com diâmetro de 300 milímetros. Caso haja necessidade de alteração do sistema de coleta e afastamento de esgoto, fica incluída a possibilidade dos efluentes deste empreendimento serem tratados através de sistema modular aeróbico e anaeróbico, com lançamento final no Córrego Querubim, sendo que o sistema deverá atender a legislação vigente, e desde que autorizado pelos órgãos públicos competentes, inclusive o SAAEI Itápolis; quanto ao sistema de drenagem (reservatório de retenção/dissipador/faixa sanitária), o projeto de escoamento de águas pluviais deverá utilizar os conjuntos, guias/sarjetas e rede de galerias, com cálculo de vazão e volume de captação, deverá também ser apresentado projeto dissipador de águas pluviais compatível com a contribuição da bacia, devendo ser obedecidas as diretrizes estabelecidas pelo SAAEI; deverá ainda, implantar projeto de galerias de água pluviais de acordo com o projeto apresentado, antes da ocupação dos lotes. Os resíduos sólidos gerados no empreendimento deverão ser adequadamente dispostos a fim de evitar problemas de poluição ambiental. e) - rede de distribuição compacta de energia elétrica e de iluminação pública de acordo com as normas legais pertinen-tes, devendo ser implantada pelo loteador em alta e baixa tensão, com a instalação de luminárias a vapor de sódio conforme projeto apresentado; f) - pavimentação asfáltica das pistas de rolamento, das vias de acesso e circulação, incluindo a construção de guias e sarjetas obedecerão ao estabelecido na Lei de Hierarquização Viária, com utilização de CBUQ e base de solo brita 50/50, com espes-sura acaba de capa com lançamento 5 centímetros e compactado com 3 centímetros, com ensaio laboratorais de sub-base e base; sendo que a base e demais camadas deverão ser projetadas de acordo com métodos de dimensionamentos recomendados pelo órgãos rodoviários e assinado por profissional qualificado-apresentar os ensaios de solo realizados na cota do “greide” do projeto e nas áreas que servirão de empréstimo; conforme projeto apresentado, incluindo a construção de guias e sarjetas, de acordo com as normas do órgão municipal competente e a respectiva sinalização viária, vertical e horizontal, cujo projeto deverá ser aprovado previamente pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal. Conforme retratado nas diretrizes dos projetados apresentados. g) quanto ao item “Passeios e Muretas”, estas benfeitorias são de responsabilidade do loteador, isentando, dessa forma a Administração Pública de qualquer participação; h) - nas áreas verdes e áreas institucionais o loteador se compromete a construção de passeios e muretas dentro do prazo estipulado no cronograma das obras de infra-estruturas, devendo no mesmo prazo, executar ligação de água e esgoto em cada uma das faces das áreas que fazem divisa com as vias públicas, bem como deixar o terreno nivelado de acordo com o calçamento a ser executado, seguindo as orientações do setor competente da Prefeitura Municipal; i) - É de responsabilidade da loteadora a arborização urbana, conforme a Lei Municipal nº 2.773, de 18 de fevereiro de 2011 e suas alterações posteriores, devendo apresentar projeto de arborização para aprovação previa do COMDEMA - CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE. j) As obras e procedimentos a serem executados pela loteadora deverão seguir o prazo e o cronograma físico de obras aprovado, que faz parte integrante deste Termo de Compromisso. k) O prazo para execução e implantação das obras/serviços especificadas e constantes do cronograma físico-financeiro do loteamento, ora comprometidos, no presente termo de compromisso, é de no máximo dois anos conforme preceituado na Lei Federal n. 6766/79, nos termos do § 2º, do artigo 26 da Lei Municipal n.º 2.346/2006. l) A entrega das obras será efetivada pelos signatários à Prefeitura Municipal, bem como as áreas viárias e institucionais, as quais também serão transferidas ao Município, conforme a Lei nº 2.346/2006, sem ônus a este, passando a partir de então ser de responsabilidade da Administração Pública Municipal a sua manutenção. m) Para garantia e execução das obras constantes do presente Termo de Compromisso, a empreendedora e seus sócios, propõem-se a prestar garantia no valor total de R$ 7.200.000,00 (sete milhões e duzentos mil reais) dentro do prazo estabelecido no artigo 4º deste Decreto, sob pena de revogação. n) É de responsabilidade da empresa loteadora a solicitação dos respectivos alvarás para a execução dos serviços e obras que compõem a infra-estrutura do loteamento, devendo assim ser apresentadas as respectivas ART’s de execução. o) É de responsabilidade da empresa loteadora, no prazo máximo de trinta meses (contados a partir da data de publicação do Decreto de Aprovação do Loteamento), informar a seção de “Cadastro Municipal”, os respectivos números das matrículas de todos os lotes deste parcelamento, atribuídos pelo “Cartório de Registro de Imóveis de Itápolis”. p) A empresa loteadora deverá ainda cumprir todas as obrigações firmadas pelo Termo de Compromisso n.º 281/2015 firmado com o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Habitação / GRAPROHAB; q) A empresa loteadora deverá informar aos compradores, dos lotes do presente loteamento, que somente poderão iniciar as obras de construção, após a conclusão total das obras, que deverão ser atestadas pela Prefeitura Municipal através do termo de conclusão de obra, bem como após a emissão de licença de ocupação emitida pela CETESB, informação esta que deverá constar expressamente no contrato – (instrumento particular de compromisso de compra e venda)- referente ao parcelamento de solo – “RESIDENCIAL NOVO ORIENTE”. Sendo a expressão da verdade, assumimos as obrigações acima.

Itápolis, 09 de junho de 2016.

JAMAL MUSTAFÁ YUSUFRG 12.163.366-4 SSP/SP

IMPERIAL EMPREENDIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDACNPJ 02.146.308/0001-75PEDRO DONIZETE BORTOLOTE

De acordo com a obrigação assumida pela loteadora.

CARLOS AUGUSTO BIELLAPREFEITO MUNICIPAL

Testemunhas:EVERTON DAL ROVERE

RG 33.333.911-3Assessor adjunto de serviços administrativos

ALEXANDRE ANTONIO PASSERINIOAB/SP 230.847

Secretário municipal de assuntos jurídicos

RETIFICAÇÃO E REABERTURA DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 71/2016 – A Prefeitura do Município de Itápolis comunica aos interessdos a RETIFICAÇÃO e a REABERTURA da licitação em epígrafe que tem por objeto a aquisição de um equipamento denominado Ventilador Pulmonar Adulto e Pediátrico, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Saúde. ENCERRAMENTO: 24 de Junho de 2016, ás 08 horas e 30 minutos na sala de licitações da Prefeitura do Município de Itápolis, sito à Avenida Florêncio Terra, 399, Centro. O edital e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente através do site www.itapolis.sp.gov.br. Maiores informações, através do telefone 16 3263 8000 ou no Departamento de Licitações.

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 86/2016 – A Prefeitura do Município de Itápolis informa aos interessados a abertura da licitação em epígrafe, que tem como objeto o Registro de Preços para eventual aquisição de diversas tintas esmalte, thinner e correlatos conforme solicitação de diversas secretarias. ENCERRAMENTO: 23 de Junho de 2016 às 08 horas e 30 minutos na sala de licitações da Prefeitura do Município de Itápolis, sito à Avenida Florêncio Terra, 399, Centro. O edital e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente através do site www.itapolis.sp.gov.br. Maiores informações, através do telefone 16 3263 8000.

PREGÃO PRESENCIAL Nº 87/2016 – A Prefeitura do Município de Itápolis informa aos interessados a abertura da licitação em epígrafe, que tem como objeto o a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para uso da Central de Alimentos (Cozinha Piloto), conforme solicitação da Secretaria Municipal de Educação. ENCERRAMENTO: 27 de Junho de 2016 às 08 horas e 30 minutos na sala de licitações da Prefeitura do Município de Itápolis, sito à Avenida Florêncio Terra, 399, Centro. O edital e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente através do site www.itapolis.sp.gov.br. Maiores informações, através do telefone 16 3263 8000.

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 88/2016 – A Prefeitura do Município de Itápolis informa aos interessados a abertura da licitação em epígrafe, que tem como objeto o Registro de Preços para aquisição de medicamentos de marca registrada para o atendimento de demandas de ordens judiciais contra este município, conforme solicitação da Secretaria Municipal de Saúde. ENCERRAMENTO: 28 de Junho de 2016 às 08 horas e 30 minutos na sala de licitações da Prefeitura do Município de Itápolis, sito à Avenida Florêncio Terra, 399, Centro. O edital e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente através do site www.itapolis.sp.gov.br. Maiores informações, através do telefone 16 3263 8000.

PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 89/2016 – A Prefeitura do Município de Itápolis informa aos interessados a abertura da licitação em epígrafe, que tem como objeto o Registro de Preços visando a contratação de empresa especializada em serviço de alinhamento e balanceamento de autos, conforme solicitação de diversas secretarias. ENCERRA-MENTO: 29 de Junho de 2016 às 08 horas e 30 minutos na sala de licitações da Prefeitura do Município de Itápolis, sito à Avenida Florêncio Terra, 399, Centro. O edital e seus anexos poderão ser obtidos gratuitamente através do site www.itapolis.sp.gov.br. Maiores informações, através do telefone 16 3263 8000.

GEÓRGIA ALESSANDRA GOMESSecretaria Municipal de Administração

5

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO N.º 002/2016DO PROGRAMA DE ESTÁGIO “JOVEM CIDADÃO”

A Prefeitura Municipal de Itápolis, Estado de São Paulo, através de seu Prefeito Carlos Augusto Biella, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas por lei, CONVOCA os estudantes abaixo descritos, classificados no Processo Seletivo 02/2016 do Projeto Jovem Cidadão, para comparecerem na Prefeitura Municipal de Itápolis, sito a Avenida Florêncio Terra nº 399, Centro, no dia 13/06/2016, as 09h00, para início do estágio. O não comparecimento implicará na perda da vaga e conseqüente convocação do próximo classificado.

Curso: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (Ensino Superior)02 – Natalia Mara Oliveira Santos

Itápolis, 08 de junho de 2.016.

Carlos Augusto BiellaPrefeito Municipal de Itápolis

AVISO DE HOMOLOGAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 05/2016 O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itápolis comunica aos interessados a homologação do processo licitatório em epí-grafe, cujo objeto é a aquisição de até 90.000 Kg de Hipoclorito de Sódio e de até 32.000 Kg de Ácido Fluossilícico a serem usados no tratamento de água do município de Itápolis e Distritos, para a empresa AQUAMAR COMÉRCIO DE PRODUTOS QUÍMICOS LTDA - ME – CNPJ nº 05.585.964/0001-62, no valor unitário de R$ 1,10 para o hipoclorito de sódio e R$ 1,80 para o Kg de ácido fluossilícico, totalizando R$ 156.600,00 o valor para contratação.

RAPHAEL ANTONIO POLETTI SCALICESuperintendente do SAAEI

Requerimento 65/2016 – Prestação de Informações EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS, ESTADO DE SÃO PAULO:

LOURIVAL TOMÉ DA SILVA, Vereador desta Câmara Municipal, no uso de suas atribuições conferidas por Lei, REQUER, satisfeitas também as formalidades regimentais, que seja aprovado o presente documento e remetida cópia ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, requerendo prestação das seguintes informações: - Informar quais as medidas adotadas pelo Poder Executivo Municipal para realizar o recape da estrada que dá acesso ao Bairro do Lenheiro, vicinal denominada como “Mario Gallo”.

São aproximadamente quatro quilômetros de vicinal. Muitos pedidos foram realizados pelos nobres pares no intuito de realizar operação tapa buracos. Infelizmente o Executivo Municipal não deu a manutenção devida na estrada. Hoje não é possível fazer apenas essa operação de tapar os buracos. É preciso que se realize uma operação de recape em toda a extensão da via. A estrada é bastante usada pelos produtores e proprietários rurais, além de ser um importante meio de deslocamento da população e escoamento da produção agrícola das adjacências.

O requerimento se ampara na prerrogativa de controle externo que o parlamentar exerce, bem como na função fiscalizadora imposta à Câmara Municipal.

Sala das Sessões “Presidente Dr. Emílio Salin Haddad”, em 06 de junho de 2016.

LOURIVAL TOMÉ DA SILVAVereador

1054ª Reunião Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura08 de junho de 2016

Indicação de autoria do vereador Engenheiro Irani Monclair BiazottiIndicação 125/2016: Realizar reparos nos pisos do terminal Rodoviário “Rubens Aparecido Frangiotti”. Recentemente o ter-minal rodoviário passou por reformas. No entanto, temos visto muitos pisos soltos ou quebrados no saguão principal e local de embarque. É necessário que o Município realize os reparos para que a situação da pavimentação não piore.

Indicação de autoria do vereador José Aparecido Da SilvaIndicação 126/2016: Determinar, com urgência, reparos no muro frontal da EMEI Loide Portolani. O muro está, de longa data, inclinado frontalmente, na direção da calçada da Rua Topázio, colocando em risco a integridade dos transeuntes, alunos, professores e os veículos daqueles que se utilizam do local para estacionamento. Em face da questão, é necessário intervenção urgente do Poder Executivo na reconstrução do muro.

FLÁVIO BENEDITO DE MORAIS BOZELLIDiretor Geral da Câmara Municipal

1054ª Reunião Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura08 de junho de 2016

Substitutivo 01/2016, de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação ao Projeto de Lei Complementar nº 04/2016 que regula a implantação das jornadas de trabalho docente. Aprovado por unanimidade em turno final.

Requerimento 65/2016 – Prestação de Informações - de autoria do vereador Lourival Tomé da Silva. Informar quais as me-didas adotadas pelo Poder Executivo Municipal para realizar o recape da estrada que dá acesso ao Bairro do Lenheiro, vicinal denominada como “Mario Gallo”. Aprovado por unanimidade.

Ata da Sessão Ordinária de número 1.053, da Câmara Municipal de Itápolis, realizada em 01 de junho de 2016. Aprovada por unanimidade.

FLÁVIO BENEDITO DE MORAIS BOZELLIDiretor Geral da Câmara Municipal

13 º ALESSANDRA MARTINS TOMASIN 0800669-5 208637850-SP 56,00014 º SERGIO DONIZETI MARIOTINI 0800938-4 176159101-SP 54,66715 º ANDRE EMILIO ROZANI 0800801-9 401691524-SP 54,33316 º RITA APARECIDA DA SILVA PIRES GARCIA 0801132-0 415302912-SP 54,33317 º BRUNA ROSANA SALA 0800646-6 426066297-SP 54,00018 º ADRIANA PAULA VASCONCELOS 0800575-3 320920811-SP 53,33319 º ANDREZA PAULA BATISTA 0800376-9 275191138-SP 53,33320 º CRISTIANE PRISCILA GUSMAO 0800361-0 416182975-SP 53,33321 º CRISTIANE DA SILVA DUARTE 0801194-0 32577240X-SP 53,33322 º LUIS HENRIQUE DA SILVA 0800638-5 309964659-SP 53,33323 º KENIAN CARVALHO DA SILVA 0800443-9 336456177-SP 52,66724 º VANIA APARECIDA DA SILVA 0801207-5 43 155 0542-SP 52,00025 º JOAO LUIS DE ALMEIDA 0800997-0 186600884-SP 51,66726 º SANDRA MARIA RODRIGUES DE AGUIAR 0800585-0 12718418-SP 51,66727 º SIMONE MARCONATO MASALSKAS 0800013-1 323331336-SP 51,00028 º ROSA MARIA DE SANTANA 0800788-8 412452972-SP 50,00029 º SOLANGE SOARES DE CAMARGO CAMPILHO 0801015-3 302335900-SP 50,00030 º AILTON LUIZ DE MELLA 0800717-9 17557906-SP 50,00031 º JANAINA LUANA HUFFENBAECHER 0801073-0 279677121-SP 50,00032 º NILCEIA MIRIA DINIZ 0800384-0 276524792-SP 50,00033 º JOSE CARLOS DA SILVA 0800908-2 184260243-SP 50,00034 º KATIA MILENE RUFINO FRIGERI 0800949-0 440772771-SP 50,00035 º BRENO DONADON HOMEM 0801122-2 415716263-SP 50,000

E, para que chegue ao conhecimento de todos, é expedido o presente Edital.

Itápolis, em 11 de junho de 2016.

CARLOS AUGUSTO BIELLAPrefeito do Município de Itápolis

6

7

Frente de limpeza pública trabalha para deixar a

cidade mais bonitaA empresa contratada pela Pre-

feitura Municipal de Itápolis, através de licitação, para efetu-

ar a limpeza pública das ruas e jardins da cidade, já está realizando os trabalhos de capina, roçagem e recolhimento de entu-lhos no município, melhorando o aspecto da cidade por onde está passando.

Como primeira ação desta primei-

ra semana de atuação, a empresa realizou o serviço de limpeza na Avenida Sérgio Abdul Nour e segue fazendo o serviço nas Avenidas Florêncio Terra e Carlos Adol-fson. Ambas, importantes avenidas que dão acesso à entrada e saída da cidade. A limpeza, também, está sendo feita nos ar-redores do Terminal Rodoviário, na Praça da Igreja de Santo Antonio e São Vicente, na Rotatória da Avenida Frei Paulo Luig (Gaúcho) e na esquina da Avenida Valen-tim Gentil com a Rua Benjamin Constant.

A empresa que foi contratada para um período de dois meses, nos quais dis-ponibilizará dezesseis trabalhadores muni-dos de enxada, pá, balaio, vassoura e dez roçadeiras costais/laterais. Quatro cami-nhões basculantes da empresa estão dispo-níveis para execução da frente de limpeza. Paralelamente, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos realiza a pintura de guias, para deixar a cidade mais bonita.

O motivo da contratação desta em-presa para a realização destes serviços foi o número reduzido de funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, que an-teriormente realizavam estes trabalhos no

município, e agora parte deles precisaram ocupar funções internas nos prédios mu-nicipais e estaduais.

Oficina de Fluxo de Caixa acontece

em Itápolis no próximo dia 14

Oficina Fluxo de CaixaConteúdo Programático:1) Fluxo de Caixa;2) Organização para elaboração dos con-troles financeiros; 3) Fluxo de informações financeiras; 4) Controles financeiros; 5) Contas a pagar; 6) Contas a receber; 7) Capital de giro.

Data: 14/06/2016Horário: das 18 às 22 horasLocal: Associação Comercial de ItápolisPalestrante: Luciane GirasoloEvento gratuito do SEBRAE em parce-ria com PAE de Itápolis

GCM e Defesa Civil participam de curso de meteorologia na Unesp de Bauru

E m busca de conheci-mento para compor uma equipe preparada

para avaliar os períodos de ins-tabilidade climática no municí-pio, representantes da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil participaram de um cur-so no Centro de Meteorologia da Unesp de Bauru. O antigo IPMet - Instituto de Pesquisas Meteorológicas, unidade auxi-liar da Faculdade de Ciências da Unesp, agora é denomina-do Centro de Meteorologia de Bauru, considerado um polo de referência em meteorologia com radar e previsão de tempo

de curtíssimo prazo.E foi justamente para

aprender a realizar a leitura de fotos de radares existentes no sistema disponibilizado pela Defesa Civil do Estado, que a equipe itapolitana participou do curso. “Nosso objetivo é estarmos preparados para ava-liarmos as situações de risco que possam afetar a cidade em períodos de chuva e, com isso, emitirmos comunicados à po-pulação para evitar maiores da-nos nestes períodos”, explicou o comandante da GCM e coor-denador da Defesa Civil, José Eduardo Motta.

Prefeitura orienta: provocar queimada faz mal à saúde e gera multa

A Secretaria Municipal de De-senvolvimento Ambiental, em parceria com o Departamento

de Fiscalização e a Coordenadoria de De-fesa Civil Municipal, alertam que provo-car queimadas em matas, lixos, entulhos e demais detritos em terrenos baldios, calçadas e vias públicas são proibidos, conforme determina a Lei Municipal nº 2815/2011, regulamentada pelo Decreto nº 4145/2011.

Os proprietários de lotes vagos do Município de Itápolis ficam obrigados a mantê-los limpos, evitando a ocorrência de queimadas criminosas e a aglomeração

de animais peçonhentos, na forma regula-da pela lei municipal vigente, e pelo Códi-go de Posturas do Município. Segundo a legislação poderão ser responsabilizados, solidariamente, por tais atos os proprietá-rios dos imóveis ou os possuidores a qual-quer título, sejam elas, pessoas físicas ou jurídicas.

A infração ao disposto nesta Lei su-jeitará os responsáveis ao pagamento de multa de 10 UFM, equivalente ao valor de R$ 193,10, aplicada em dobro no caso de reincidência.

O cidadão que constatar a ocor-rência de queimadas poderá fazer a de-

núncia sobre quem a provocou, através do telefone 156 – “Fala Cidadão”. Já para resolver a questão da queimada, no momento em que ela acontece, é ne-cessário ligar para o Corpo de Bombei-ros pelo telefone 193.

VAGAOBSERVAÇÕESCARGOS1ExperiênciaFunileiro1ExperiênciaPedreiro

Inclusão Digital: mais de 1000 alunos já passaram pelos Centros de Tapinas e Nova América

O Centro de Inclusão Digital dos distritos de Tapinas e Nova América já capacitaram mais

260 alunos em cursos de informática bási-ca e avançado, nos três anos de existência. São 37 computadores disponíveis no CID Tapinas e 18 em Nova América para aten-der os usuários que, diariamente, totalizam cerca de 80 visitas nas unidades.

Os CIDs têm como objetivo principal levar o conhecimento através de cursos de informática aos cidadãos, que vão desde o conteúdo básico ao avançado. A proposta da Prefeitura é capacitar as pessoas que têm o primeiro contato com as tecnologias e pos-sibilitar um aperfeiçoamento àqueles já pos-suem algum conhecimento.

8

“Com as novas tecnologias e a globali-zação, é imprescindível estar preparado para o mercado de trabalho. Muitas pessoas, infeliz-mente, ainda não têm computador ou acesso à internet em casa limitando essas possibilida-des”, disse o monitor de Informática do CID de Tapinas, Diego Martins Ribeiro, que apon-ta o CID como um local onde a população pode suprir esta carência.

Só para se ter uma ideia, nos últimos anos em Tapinas, foram registrados 353 usuá-rios para o chamado “Acesso Livre”, por meio dos quais as pessoas que não se matricularam em cursos, se beneficiaram com os serviços prestados pela unidade. “Contribuir com orientações e prestação de serviços às pessoas que precisam das CIDs é uma grande satisfa-ção”, conclui Matheus Pietterzzack, monitor de Informática do CID Nova América.

Ficou interessado em conhecer o Cen-tro de Inclusão Digital em Tapinas ou em Nova América? Faça uma visita e conheça toda a estrutura montada para atender crian-ças, jovens, adultos e idosos. Os interessados em participar dos cursos oferecidos deverão realizar sua matrícula, gratuitamente, para a montagem das turmas. As Unidades estão abertas,em Tapinas, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e no período noturno para os cursos de capacitação e, em Nova América, das 08h00 às 18h00. Já em Itápolis, o muní-cipe pode procurar o InfoCentro ao lado da Biblioteca Municipal ou o Acessa São Paulo, localizado na Praça Bíblia, para obter os mes-mos benefícios.

Em média, 80 usuários utilizam os serviços do CIDs diariamente

Feira de Integração é realizada em Nova América

V alorizar o trabalho dos exposito-res itapolitanos e criar um espaço de lazer para a população são as

propostas da Feira de Integração “Dona Olafina Coletti da Silveira”, que aconte-ceu no dia 5 de junho, na Praça Central do distrito de Nova América.

Artesãos, pequenos produtores ru-rais e artistas da cidade irão expostos: Crochês, Tricôs, Ponto Cruz, Biscuit, M.D.F., E.V.A., Bichos de Pelúcia, Pintu-

Além dos cursos, os Centros de Inclusão Digital também oferecem orientação e serviços básicos de apoio como:

• Auxílio em pesquisas na internet e traba-lhos escolares; Instalação e manutenção dos softwares; • Impressão de trabalhos e digitalização de documentos diversos; • Elaboração de currículos; • Envio de documentos por e-mail; • Criação de contas de e-mail e perfis em redes sociais;

• Consulta de antecedentes criminais; • Cadastro de CPF e Nota Fiscal Paulista; • Segunda via de contas; • Certidões do TSE e Detran; Consultas referentes à IPVA, DPVAT e transferência de veículos; • Auxílio em testes teóricos para provas de CNH; entre outros.

ras em Tecido, Cerâmicas, Tapetes, Chine-los, Flores, Comidas Artesanais, Verduras, Legumes e Frutas, produtos alimentícios confeccionados ou cultivados por itapoli-tanos.

A Feira visa fortalecer a economia local, identificando e retirando da informa-lidade pequenos produtores, artesãos e fo-mentadores de pequenos negócios, criando assim uma dinâmica de geração de renda e novas oportunidades de auto-sustentação.

Confira os pontos de exposição da Feira de Integração em junho

Artesãos, pequenos produtores rurais e artistas da cidade expõem na Av. Araldo Amaral Arruda (Av. das Pedras), todo Sábado das 08h às 18h

E xpositores da Feira de Integração de Itápolis “Dona Olafina Coletti da Silveira” estão expandindo o

seu trabalho, por meio da participação em diversos eventos do município, além de estar todos sábados na Avenida Araldo Amaral Ar-

ruda (Av. das Pedras), das 08h às 18h. Nesta semana, por exemplo, os expositores esta-rão no Rodeio, na Festa de Santo Antonio, no 2º Encontro de Fuscas e Carros Antigos e no distrito de Tapinas. Confira os demais locais no quadro abaixo: