inclusão no movimento escoteiro

3
INCLUSÃO NO MOVIMENTO ESCOTEIRO Simone Helen Drumond Ischkanian Tema Características que tornam cada um de nós uma pessoa especial Objetivos Levar os educandos escotistas a reconhecerem as qualidades e respeitarem as diferenças das pessoas com quem convivem. Descrição Elaboração de um “Hall da Fama”, destacando as principais qualidades dos membros de sua seção, mostrando que cada um de nós possui razões para ser considerado especial Atividades (as atividades devem ser adaptadas a realidade de cada Grupo Escoteiro) 1. Promover um debate sobre problemas enfrentados por pessoas portadoras de necessidades especiais. 2. Pesquisar sobre personalidades do mundo que, mesmo sendo portadoras de alguma deficiência, foram responsáveis por algum feito importante. 3. Promover um debate sobre problemas enfrentados por pessoas que, por algum outro motivo que não necessidades especiais, são muitas vezes marginalizadas pela sociedade. 4. Realizar um sorteio do tipo "amigo oculto", para que cada um seja responsável por observar um membro da seção. 5. Promover a elaboração de frases que explicitem o que torna o educando escotista de sua seção sorteado uma pessoa especial. 6. Promover a confecção das frases em tiras a serem expostas no "Hall da Fama", que terá como frase de abertura "Você é especial porque...".

Upload: grupo-escoteiro-joao-oscalino

Post on 11-Aug-2015

91 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Inclusão no movimento escoteiro

INCLUSÃO NO MOVIMENTO ESCOTEIRO Simone Helen Drumond Ischkanian

Tema Características que tornam cada um de nós uma pessoa especial

Objetivos

Levar os educandos escotistas a reconhecerem as qualidades e respeitarem as diferenças das pessoas com quem convivem.

Descrição Elaboração de um “Hall da Fama”, destacando as principais qualidades dos membros de sua seção, mostrando que cada um de nós possui razões para ser considerado especial

Atividades (as atividades devem ser adaptadas a realidade de

cada Grupo Escoteiro)

1. Promover um debate sobre problemas enfrentados por pessoas portadoras de necessidades especiais.

2. Pesquisar sobre personalidades do mundo que, mesmo sendo portadoras de alguma deficiência, foram responsáveis por algum feito importante.

3. Promover um debate sobre problemas enfrentados por pessoas que, por algum outro motivo que não necessidades especiais, são muitas vezes marginalizadas pela sociedade.

4. Realizar um sorteio do tipo "amigo oculto", para que cada um seja responsável por observar um membro da seção.

5. Promover a elaboração de frases que explicitem o que torna o educando escotista de sua seção sorteado uma pessoa especial.

6. Promover a confecção das frases em tiras a serem expostas no "Hall da Fama", que terá como frase de abertura "Você é especial porque...".

Page 2: Inclusão no movimento escoteiro

7. Organizar o "Hall da Fama" em forma de mural a ser afixado na própria sede ou local da seção, contendo a foto de cada um e, abaixo, a frase elaborada pelo membro da seção, de modo que cada um só leia o que foi escrito sobre si mesmo no final, após o mural todo pronto.

Atividade Extra

Visita a instituições que cuidam de pessoas portadoras de necessidades especiais, asilos, orfanatos etc.

Dicas para os Chefes Educadores

1. Por ser um assunto de extrema importância em todos os níveis e segmentos do movimento escoteiro , o projeto pode ser adaptado para a faixa etária que se desejar, podendo até servir de base para encontros de reuniões de chefia, levando os próprios chefes educadores a refletirem sobre o tema.

Nas reuniões escoteiras é importante que o chefe discuta o assunto, para que se atinja os objetivos mais facilmente. O chefe deve também orientar os educandos escotistas na elaboração das frases, para que estas sejam escritas de forma rica, com vocabulário apropriado.

Cronograma (esse cronograma deve ser adaptado a realidade de

cada Grupo Escoteiro)

1º reunião de seção Atividades 1 e 2 2ª reunião de seção Atividades 3 e 4 3ª reunião de seção Atividades 5 e 6 4º reunião de seção Atividade 7

Page 3: Inclusão no movimento escoteiro

Autora do Projeto: Autismo e Educação