impresso especial sociedade brasileira de ortopedia e ... · francisco brandão. durante a...

16
Revista da SBOP Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica ano 2 - n° 5 - maio/junho/julho de 2012 Assembleia da SBOP aprova resoluções durante o X CBOP ........ pag 08 Linha do Tempo..................................................................................pag 12 Com a palavra , Dr. Paulo Bertol .......................................................pag 14 Evento reúne especialistas em Fortaleza Impresso Especial 9912287935/2011-DR/MG/MG Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Regional Minas Gerais ... Correios ... DEVOLUÇÃO GARANTIDA ... Correios ... ...

Upload: donhu

Post on 04-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Revista da SBOPSociedade Brasileira de Ortopedia Pediátricaano 2 - n° 5 - maio / junho/ ju lho de 2012

Assembleia da SBOP aprova resoluções durante o X CBOP........ pag 08

Linha do Tempo..................................................................................pag 12

Com a palavra , Dr. Paulo Bertol .......................................................pag 14

Evento reúne especialistas em Fortaleza

Impresso Especial9912287935/2011-DR/MG/MG

Sociedade Brasileira deOrtopedia e Traumatologia

Regional Minas Gerais... Correios ...

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

... Correios ...

. . .

Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

Al. Lorena, 427 - 14º AndarCep: 01424-000 - São Paulo/SP

[email protected]: (11) 2137 5400

Diretoria:Presidente:

Dr. Rui Maciel de Godoy JrVice-Presidente:

Dr. Alexandre F. de LourençoSecretário-Geral:Dr. Miguel Akkari1º Secretário:

Dr. Gilberto Francisco Brandão1º Tesoureiro:

Dr. Gilberto Waisberg2º Tesoureiro:

Dr. Pedro Henrique Barros Mendes

Comissão Científica:Dr. Mauro César de Morais Filho

Dr. Luís Eduardo Munhoz da RochaDr. Jamil Faissal Soni

Dr. André Luis Fernandes Andujar

Revista da SBOP:Criação / edição:

Via Comunicação/BHTelefax: (31) 3291-1305Fotolito/Impressão:

Gráfica PremierF: (31) 3025-3333Periodicidade:

trimestralTiragem:

3.000 exemplares

As informaçõesda Revista da SBOP podemser reproduzidas, desdeque citadas as fontes.

Palavra do Presidente

Dr. Rui Maciel de Godoy Junior

Presidente da SBOP

3

Caros(as) colegas,

A nova edição da nossa Revista da SBOP traz muitas notíciase informações para vocês.

Após o Curso Internacional de Pé da Criança e Adolescenterealizado em São Paulo, tivemos em junho, a nossa grandereunião bienal em Fortaleza-Ceará.

O Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica trouxe grandecontribuição científica aos ortopedistas que se dedicam àscrianças e adolescentes.

A participação dos convidados nacionais e internacionais foirelevante e a grande integração e participação da platéia foi umdemonstrativo claro da concretização dos objetivos do CBOP.

O clima de Fortaleza e suas belezas naturais foram o cenárioperfeito para nosso evento maior, que, como de hábito, desen-rolou-se em ambiente de união e amizade.

Em nome da SBOP, quero agradecer à toda a comissãoorganizadora, dirigida pelo Paulo Colares, que não mediu es-forços para fazer desse congresso um enorme sucesso tantodo ponto de vista científico quanto social.

Durante a assembléia foi realizada a eleição da Diretoria 2013/2014 que será presidida pelo Alexandre Lourenço.

Nosso próximo encontro será no CBOT de Salvador-Bahia, emnovembro, onde haverá o pré-congresso e o Dia da Especiali-dade com a presença do convidado internacional Vernon Tolo.

Abraços a todos.

editorial

Dr. Gilberto Brandão1° Secretário da SBOP

4

Ortopedistas pediátricos brasileiros no POSNA-2012:Cristiana Virgulino, Simone Batibugli, Luciano Dias,Helder Yamada, Marcus Vinicius Moreira, PatríciaFucs, Mauro Morais Filho e Alexandre Lourenço.

&fotos:fatos

Estimados colegas,

A nossa Revista chega ao quinto número e frente às manifes-tações de vários colegas, estamos trabalhando para que elaseja cada vez mais interessante. Temos um novo parceiro, olaboratório Sanofi, que apoirá integralmente as edições des-de ano.

Na coluna Linha do Tempo, a partir deste número,relembraremos os nossos CBOPs, fonte esta que será utiliza-da para atualizar a história de nossa sociedade no site daSBOP.

A ortopedista homenageada é a Dra Jacinta Prado, médicapioneira na condução da ortopedia pediátrica no estado doCeará. Falando em Ceará, especialmente em Fortaleza, há umamatéria sobre o nosso evento maior, o X Congresso Brasilei-ro de Ortopedia Pediátrica, organizado brilhantemente pelocolega Paulo Colares.

Na Coluna dos ex-presidentes, o Dr. Paulo Bertol, um dosfundadores da SBOP, faz algumas observações importantessobre a nossa atuação profissional, bem como o crescimentode nossa sociedade.

Um grande abraço e não deixem de enviar matérias e suges-tões de pauta para a nossa revista pelo e-mail:[email protected] .

Ótima leitura!!!

5

X Congresso Brasileiro foi um sucessoA SBOP apresentou, en-

tre os dias 6 e 9 de junho,em Fortaleza, a décima edi-ção do seu Congresso Bra-sileiro. O encontro aconte-ceu no maior e melhor Cen-tro de Eventos particular doestado do Ceará - a Fábricade Negócios.

A Comissão Organizadorateve a honra de receber 357congressistas de todas as re-giões brasileiras que colabora-ram para a marca maior desseevento: a troca de experiênciasentre todos os participantes.

Para essa edição foramconvidados colegas reconhe-cidos internacionalmente,como o Dr. Paulo Selber, brasi-leiro que há cerca de 15 anostrabalha no The RoyalChildren’s Hospital em Mel-bourne - Austrália, que abri-lhantou nosso congresso comaulas especiais na Neuro-Or-topedia, além de um workshopmagnífico sobre o uso de To-xina Botulínica/Fenol nas Do-enças Espásticas Infantis.Destaque também para o co-lega Michael Millis, referênciamundial no tratamento das do-enças do quadril infantil, doadolescente e do adulto jo-vem, através de seu “Childand Adult Preservation Pro-gram”, no Boston Children’sHospital e na Harvard Medi-cal School. Ele foi responsá-vel por um disputado

workshop que abordou o Tra-tamento das Doenças do Qua-dril na Criança e Adolescente.

Ainda tivemos a oportu-nidade de presenciar as aulasdo colega russo, erradicadonos EUA, Dr. AlexanderCherkashin, do Texas ScottishRite Hospital for Children, queabordou assuntos no trata-mento das deformidades demembros com fixador externomonoplanar e circular e minis-trou o workshop “Tratamen-to das Deformidades dosMembros de Crianças e Ado-lescentes com Fixadores Ex-ternos Monoplanares e Circu-lares - Orthofix Pediátrico”.

Para completar esta equi-pe de expoentes, tivemos aoportunidade de presenciarnossos colegas hermanosargentinos Juan Couto e Fran-cisco Lucero, com importan-tes assuntos na OrtopediaPediátrica.

Tivemos também três cur-sos simultâneos: Pediatria

nas Doenças Musculoesque-léticas; Especialidades Pedi-átricas nas Doenças Muscu-loesqueléticas e Fisioterapianas Doenças Musculoesque-léticas Infantis, onde tivemosa oportunidade discutir comnossos colegas e parceiros asdoenças infantis pertencen-tes a essa interface, no senti-do de aprendizado mútuo.

Foram oferecidos amploespaço de estandes aos nos-sos 12 patrocinadores: Sano-fi-Aventis, Allergan, DMXMedical, Ortoplan/Orthofix,Helca, Rhosse, Ortofor, Tecni-med, Livro Norte, Ipsen, Inter-medic e Biomarin, além de pa-trocínios em ítens extras: Ri-chards e Boghos Boyadjian,todos fundamentais para a osucesso do nosso evento.

De suma importância tam-bém o patrocínio do Governodo Ceará e demais apoiadores,em especial a SBOT-CE .

Nos dias de 06 a 09 de ju-nho ocorreram momentos de

Dr. Paulo Colares - Presidente do X CBOP 2012, durantediscurso de boas vindas aos congressistas

* Dr. Paulo Colares

6

muita animação e descontra-ção entre os participantes. Naquarta-feira (06) tivemos umjantar com a presença de vári-os dos nossos convidadosinternacionais em um tradicio-nal restaurante alencarino. Jána 5a feira (07) podemos con-tar com uma animada festapara os presentes na soleni-dade de abertura, com CarolOliveira e Banda Dona Flor. Jána sexta-feira (08) podemospresenciar um forró autênticono Bar e Restaurante “ArreÉgua”, além de uma decoraçãotípica da cultura cearense. Nosábado (09), após solenidadede encerramento, tivemos umatarde de muito samba no BarTereza e Jorge.

Depois de meses de pre-paração e esses dias de con-vivência e muito trabalho, sa-bemos hoje que a SBOP e aComissão Organizadora do XCongresso Brasileiro de Or-topedia Pediátrica cumpriuseu intuito de proporcionar atodos nossos participantes,familiares e colaboradores,momentos memoráveis, ami-zades estreitadas e muitoaprofundamento científico-profissional.

Valeu a pena ter ido a For-taleza, pois todos nós alcan-çamos nosso objetivo, CRES-CER !!!

Paulo Colares

Presidente do X CBOP 2012

Drs. Paulo Selber, Michael Mills e Willian Belangero

Drs Anastácio Kotzias e João Leite

Valeusca Godoy, NazaréBrandão e Rui Maciel

Drs. Alexandre Lourenço,Augusto Monteiro e Rui Maciel

Stand da Sanofi Dr. Paulo e Karen Colarescom os colabodores do evento

Dr. Rui Maciel

Flashes do evento

7

Encerramento do X CBOP

Dra. Patrícia Fucs,Michael e Jill Mills

Dr. Alexander Cherkashindurante workshop

Drs.Miguel, Patrícia,Francisco, Clóris e Gilberto

Dr. Juan Couto

Drs. Ana Paula e GilbertoBrandão

F l a s h e s d o e v e n t o

Dr. Paulo Selber Novos membros da SBOP

Homenagem às esposas: Karen Colares e Valeusca Godoy

8

Assembleia Ordinária do X CBOPDurante o X CBOP,

realizado em junho desteano, em Fortalez, aconte-ceu a tradicional Assem-bléia Ordinária da Socie-dade Brasileira de Orto-pedia Pediátrica paraaprovação de várias re-soluções de interesse daentidade e do ortopedistapediátrico. Entre elas foieleita a nova chapa daSBOP- Gestão 2013/2014, que terá como pre-sidente o colega Alexan-dre Lourenço.

Na ocasião, ficou de-finida também a data e lo-cal do XI CBOP. Ele serárealizado em 2016, emBelo Horizonte, sob a pre-sidência do Dr. GilbertoFrancisco Brandão.

Durante a assembléiaforam aprovadas ainda asseguintes propostas: men-ções honrosas para o Dr.Willian Belangero, por seutrabalho frente à Revistacientífica; para o Dr. Gil-berto Francisco Brandão,por seu trabalho junto aoJornal da SBOP; e para oDr. Rui Maciel de GodoyJr., por sua atuação comopresidente da SBOP.

Foi criada tambémuma comissão para revi-são do Estatuto da SBOP,assim constituída pelosdoutores Edilson Forlin ,Jamil Faissal Soni e Mar-cos A. Almeida Matos.Em decorrência desta re-visão, o Dr. Rui Maciel deGodoy sugeriu a criação

de uma condição de mem-bro associado à SBOP.

Além disso, foi aprova-da também o lançamento,ainda este ano, de maisuma edição do Suplemen-to da RBO em OrtopediaPediátrica.

Entre as orientaçõesaprovadas, os sócios po-derão enviar suas suges-tões de projetos a seremdesenvolvidos pela SBOPpelo novo site da socieda-de: sbop.org.br .

Finalizando, o Dr. AkelNicolau Akel Jr., presiden-te do TROIA 2013, anun-ciou que o evento será re-alizado nos dias 7 e 8 dejunho, em Vitória / Espiri-to Santo.

Assembleia Geral da SBOP: Drs. Gilberto Wrisberg, Miguel Akkari, Rui Maciel e Alexandre Lourenço

9

Entrevista: Homenagens às ortopedistas

Dra. Jacinta Maria da Silva Prado

Foto

Nascida em Fortaleza,Dra. Jacinta Maria decidiucursar medicina ainda naadolescência, teve por influ-ência um vizinho que falavamuito sobre a profissão. Des-de então nunca se imaginoutrabalhando em algo fora daárea da saúde.

Formada em OrtopediaPediátrica pela UniversidadeFederal do Ceará, fez residên-cia no Hospital Infantil AlbertSabin e atualmente é coorde-nadora da Ortopedia e Pre-ceptora da Residência nestemesmo Hospital.

Ela conta que a paixãopela Ortopedia Pediátricanasceu após concluir a re-sidência em pediatria, quan-do passou a trabalhar emum hospital terciário e tevecontato com o setor de Or-topedia Pediátrica. “Decidipela residência em Trauma-tologia-ortopedia já com oobjetivo de me dedicar àárea pediátrica”.

A Dra. Jacinta revela quetem estudado Andragogia,segundo ela é muito interes-sante e necessário aos médi-cos dedicados ao ensino.“São métodos modernos eeficazes que contribuem para

melhor aproveitamento dosnossos residentes”, afirma.

Assim como em todos ossetores da medicina, eviden-temente o avanço tecnológi-co chegou a Ortopedia Pedi-átrica, segundo ela a ortope-dia tem passado por mudan-ças desde novas técnicas ci-rúrgicas até o retorno ao mé-todo de Ponsett para trata-mento do Pé Torto Congêni-to. “O Ponsett é um métodopara tratar PTC usado há maisde 50 anos e abandonado poralgumas décadas, hoje é omais moderno”, explica.

Ela conta que ainda pas-sa por grandes desafios, en-tre eles está à dificuldade doatendimento pelo SUS e orelacionamento com as ope-

radoras dos planos de saú-de. “Para realizar um bom tra-balho continuamos traba-lhando excessivamente, des-cuidando de nossa própriasaúde e até mesmo de nos-sas famílias”. Outra dificul-dade proporcionada pelaprofissão é a demanda repri-mida no serviço público pelafalta de ortopedias na áreapediátrica.

Dra. Jacinta Maria é mãede 3 filhas, e se orgulha porter sido exemplo para elas, jáque as três são formadas naárea de saúde. “Acho que amulher tem a capacidade derealizar muitas tarefas simul-taneamente. Penso que con-segui cumprir meu papel demãe com sucesso”.

Dra. Jacinta Maria: referência em Ortopedia Pediátrica

10Aliviando

o estresse

O 2º Congresso Mun-dial de Fixação Externa eReconstrução Ósseaacontecerá em Salvador- Bahia, entre os dias 6 e8 de Setembro de 2012,sob a presidência do Prof.José Carlos Bongiovanni.O evento é uma realizaãoda ASAMI Brasileira eterá como principais te-mas o Trauma, as defor-midades congênitas e asinfecções.

Seguindo orientaçãoda SBOT de promover aintegração dos Comitês,serão realizados quatrograndes pré-cursos emconjunto com a Socieda-de de Cirurgia do Torno-zelo e Pé, Sociedade deCirurgia do Joelho e So-ciedade de Cirurgia Pe-

2° World Congress on External Fixiation& Bone Reconstruction Societies 11º

Brasilian Congress of ASAMI

diátrica.O Objetivo do Con-

gresso é discutir e divul-gar as novas técnicas dereconstrução e alonga-mento ósseo. Atualmen-te a técnica de fixaçãoexterna é mais um instru-mento no tratamento dosdistúrbios traumáticos oucorreção de deformida-des e alongamento parao cirurgião ortopédico. Oevento abordará desde osconceitos básicos (pré-curso), a conceitos re-centes na técnica e indi-cações da fixação exter-na, o que acrescentaráem muito na atualizaçãodo cirurgião pediátrico.

O 2° World Congresscontará com a presençade mais de 30 convidadosinternacionais, dentre eleso Dr. Nuno Craveiro Lo-pes, de Portugal; o Dr.Maurizio Catagni, Itália; oDr. Dror Paley, EstadosUnidos; o Dr. Ignácio Gi-nebreda, Espanha; e o Dr.Tsuchia, do Japão.

Inscrições e informações:www.externalfixation2012.com ou asamifix.com.br.

Sócio da Clínica Ge-nus, em Cuiabá, MiguelAprelino Alito vive em seudia a dia uma correria típi-ca da profissão. Entre a clí-nica e o ambulatório de de-formidades congênitas doEstado do Mato Grosso,onde trabalha também, nooutro extremo da cidade,ele enfrenta um trânsitocaótico. Para aliviar esteestresse, conta com oapoio e o carinho da famí-lia e, nos finais de semana,com uma “loura” bem ge-lada para refrescar e rela-xar diante de um calor in-fernal de 40 graus. Alémdisso, sempre que podeviaja para a Chapada dosGuimarães, local paradisí-aco com uma natureza ím-par formada por cachoei-ras, trilhas e cavernas, emclima ameno. Mas o melhormesmo, afirma, é pescar.“Cerca de quatro a seis ve-zes ao ano saio para umapescaria com amigos noPantanal Matogrossense.Esta diversão desaceleraminha rotina e me dá ener-gia para mais três meses delabuta. Depois nova pau-sa para mais uma pesca.

Miguel Alito(à direita),com amigo de pescaria

11

Sugestão deLeitura

A Ortopedia Pediátrica e o Trauma Ortopédicoserão o tema oficial do 18º Congresso Mineiro deOrtopedia e Traumatologia marcado para 09 a 11 deagosto de 2012, em Juiz de Fora. O evento, um dosmais importantes do calendário científico nacional,terá como destaque internacional o Dr. John AnthonyHerring, Chefe Emérito do Serivço de Cirurgia Or-topédica do Texas Scottish Rite Hospital; e o Dr.Wade Smith, Professor da Universidade do Colora-do e Traumatologista do Swedish Medical Center,ambos dos Estados Unidos. Dentro desse temário, aOrtopedia Pediátrica terá papel de destaque e estarácomemorando os 100 anos da descoberta da Doen-ça de Legg-Calvèt-Perthes. A programação terá, ain-da, um curso pré-congresso e várias palestras sobreo assunto.

De acordo com o Dr. Francisco Nogueira, presi-dente do evento, “para nos brindar com seu conheci-mento e experiência, o Dr. Herring irá abordar osseguistes temas, entre outros: “Perthes: Selecting theRight Patient for Containment Treatment: age 4-9”;“Case Discussions: Managing Perthes form Diagno-sis to Adolescence”; “The Management of Neglec-ted Foot Problems that Appear in your Office”;“DDH Management from Ultrasound to Osteotomi-es”; “Amputations” “Prosthetics”; “The Treatmentof Legg Perthes Disease”; “The Management of aChild with Limb Deficiency”; e “The Era of Polio”

O evento é uma grande oportunidade para o es-pecialista discutir e atualizar seus conhecimentos comum dos maiores nomes da Ortopedia Pediátrica mun-dial. Mais informações no site

44º CBOTData: 15 a 17/novembroLocal: Salvador / BA

XX Congresso LatinoAmericano de Medicina e

Cirurgia da Perna e PéData: 12 a 14 / novembroLocal: Salvador / BAInformações:flamecipp.com

18º Congresso Mineiro

de Ortopedia eTraumatologia

Data: 09 a 11 / agostoLocal: Juiz de Fora / MGInformações:congressodeortopediamg.org.br

A g e n d a

congressodeortopediamg.org.br.

NonoperativeTreatment ofBoth-bone

Forearm ShaftFractures in Children:Predictors of Early

Radiographic FailureEric N. Bowman,

Charles T. Mehlman,Christopher J. Lindsell

and Junichi Tamai,MDw

(J Pediatr Orthop2011;31:23–32)

LIN

HA

DO

TE

MP

OV Congresso Brasileiro de Orto

O V Congresso Brasilei-ro de Ortopedia Pediátrica foirealizado em Belo Horizonteentre os dias 18 e 21 de ju-nho de 2003. A escolha pornossa cidade aconteceu du-rante o III Congresso de Gua-rujá, quando concorremoscom Salvador.

Durante o processo deorganização, fizemos umaforte união de todos os orto-pedistas pediátricos minei-ros, para realizar um eventoque congregasse não só osortopedistas, mas todos osmédicos com especialidadesafins, e a sociedade civil.

A Comissão Organizado-ra, presidida por mim, foi for-mada pelos colegas RodrigoGalinari Costa Faria, CésarLuiz Andrade Ferreira Lima,Wagner Nogueira da Silva,Ronald Moura Vale Mota,Fernando Mascarenhas Du-

arte Mendes, Dalton LopesTerra, Túlio Canella Carnei-ro, Dorotéia Starling Malhei-ros, Francisco Carlos SallesNogueira, Ary Américo Ara-újo, Gustavo Alves Mendon-ça, Deodoro Gonçalves e

O presidente do evento: Dr. Marcelo Sternick

Rele

mbr

ando

:

12

pelo

Dr.

Mar

celo

Ste

rnic

k

asileiro de Ortopedia PediátricaFernando Araújo Lopes.

Contamos com o cons-tante apoio da diretoria daSBOP, que, durante a orga-nização e realização do even-to, foi dirigida pelos colegasAkira Ishida e Patrícia Bar-ros de Morais Fucs. Pela pri-meira vez, nosso congressoteve o apoio da SociedadeBrasileira de Pediatria, naépoca presidida pelo saudo-so Lincoln Freire. Tambémteve um pioneiro e importan-te apoio da UNICEF.

Cerca de 320 ortopedis-tras participaram do evento,abrilhantado pela presençados renomados convidadosinternacionais: Carl Stanitski/Estados Unidos, Charles Ga-lasko/Reino Unido e ShlomoWientroub/Israel.

Na programação, com-posta de mesas-redondas,conferências e temas-livres,priorizamos uma ampla inte-ratividade com a plateia e dis-cutimos temas relevantes,como o uso de calçados comsalto alto pelas crianças, me-dicina esportiva e o diagnós-tico pré-natal das anomaliasmusculoesqueléticas, priori-zando os aspectos éticosenvolvidos.

Paralelamente, realizamosos cursos de Ortopedia parao Pediatra e de Fisioterapia

Neuromuscular. Realizamostambém o Fórum da Família,que congregou todas as Or-ganizações Não-Governa-mentais ligadas aos pacien-tes portadores de enfermida-des ortopédicas, além do Sim-pósio de Prevenção de Aci-dentes e Violência na Infân-cia, que congregou profissi-onais das mais diferentes áre-as profissionais, com repre-sentantes da Sociedade Bra-sileira de Ortopedia Pediátri-ca, Sociedade Brasileira dePediatria, Núcleo de Humani-zação do Trânsito, ProgramaCriança Segura (Safe KidsBrasil), Associação Brasileirade Normas Técnicas (ABNT),Juizado da Infância e Adoles-cência de Minas Gerais eUNICEF.

Já na área social, desta-ques para as festas de aber-tura do evento, e a de con-graçamento na Chácara Chi-ari, além de uma excursão aOuro Preto e visita ao Mer-cado Central de Belo Hori-zonte, que, depois do nossocongresso, virou parte obri-gatória dos eventos médicosque se seguiram.

O nosso evento cum-priu seu papel e, até hoje,permanece na memória da-queles que estiveram emBelo Horizonte.

Abraçados, Paulo César Schotte o saudoso Arnaldo Bonfim,

ambos do RJ, e AnastácioKotzias / Florianópolis

Rui Maciel, atual presidente daSBOP, e Osny Preuss/Paraná

Destaque internacional: o casalShlomo Wientroub (Israel)

Lauro Machado Filho/PortoAlegre, Charles Galasko/Ingla-terra, Carl Stanitski/USA, Patrí-cia Fucs/SP

13

14

Observações sobre aOrtopedia Pediátrica de hoje

Desde que foi fundada anossa sociedade lá se vão maisde 20 anos. Como membrofundador não poderia deixar deressaltar as mudanças obser-vadas ao longo desses anosna evolução da especialidade,na relação mais íntima entrenós, os especialistas, a crian-ça e os pais, e, também, nasrazões porque os nossos resi-dentes, cada vez menos, op-tam pela ortopedia pediátricacomo subespecialidade.

O maior conhecimento so-bre as doenças ortopédicas dacriança e a sua abordagem te-rapêutica evoluíram conside-ravelmente e continuam a me-lhorar. Da mesma forma, osavanços nas técnicas cirúrgi-cas melhoraram enormementea qualidade dos resultados, re-duzindo a morbidade e aumen-tando a satisfação dos paci-entes e familiares.

A evolução da qualidadedos aparatos de imagem pos-sibilitou também que a especi-alidade atingisse outro pata-mar de eficiência.

Observamos, ainda, inter-venções cirúrgicas muito me-nos frequentes no tratamentodo pé torto congênito com di-vulgação e aplicação corretasda técnica de Ponseti.

Palavra dos ex-presidentesDr. Paulo Bertol - Gestão 1995 / 1996

A comunicação entre o or-topedista pediátrico, a criançae a família é outro aspecto quemerece atenção. Dispendermaior tempo para lidar com acriança e as emoções dos fa-miliares é de suma importân-cia quando estamos diante deuma criança portadora de umadeformidade congênita ou deuma fratura complexa.

No passado, propor o tra-tamento conservador de umafratura dos ossos do antebra-ço com desvio aceitável e fa-zer os pais aceitarem era umamissão muito menos árdua doque nos dias atuais.

Frases como esta:- estadentro do que se aceita”, - oosso da criança remodela”,- vaificar bem” - eram ditas commuito mais tranquilidade denossa parte. Nelas os pais acre-ditavam prontamente e rara-mente gerava alguma dúvida.

A outra observação proe-minente decorre da razão pelaqual nossos residentes, cadavez menos, optam pela orto-pedia pediátrica como subes-pecialidade. Deformidadescomplexas, tratamentos com-plexos, curva de aprendizadolenta, resultados terapêuticoslimitados em muitas doenças,entre outras razões, são as jus-

tificativas mais citadas.Na formação de um orto-

pedista pediátrico, a curva deaprendizado é longa, as doen-ças em geral são difíceis de tra-tar, os resultados muitas ve-zes, por mais técnicos e com-petentes que sejamos, podemdeixar a desejar. Tratamentoscirúrgicos complexos que con-somem toda manhã, onde, emoutra especialidade seria pos-sível realizar vários procedi-mentos, também pesam, e,aqui, entra em jogo o nossotrabalho como meio de subsis-tência cada vez mais difícil nosdias de hoje, muito em funçãoda aviltada remuneração dasfontes pagadoras.

Como presidente da soci-edade na gestão 1995-1996não poderia deixar de expres-sar o orgulho e a satisfação deter contribuído para o progres-so da nossa entidade. Na épo-ca, ainda comitê, tivemos a fe-licidade de torná-la sociedadee, como sociedade, gostaria dedestacar a aliança que foi es-tabelecida entre a nossa soci-edade e a sociedade america-na de ortopedia pediátrica, oque para mim foi um passoimportante para que pudésse-mos ser reconhecidos comouma entidade estruturada.