imerys na comunidade ipixuna 01 - imerysnopara.com.br...a festa junina dos trabalha-dores da mina...

4
IMERYS NA COMUNIDADE IPIXUNA Anuário de atividades 2014 N o 001 ::: Janeiro de 2015 Janeiro Imerys sempre ao lado da comunidade A Imerys tem a maior planta de beneficiamento de cau- lim do mundo e 71% de par- ticipação na produção de caulim no Brasil. Nesse cenário, o Pará é estratégico para a empresa. Grande parte do compromis- so da Imerys com o Estado se faz por meio do relacionamento com as comunidades nas quais está presente. E para isso a em- presa mantém um time de Rela- ções com a Comunidade. Para a coordenadora da equi- pe, Clara Segón, a Imerys pro- põe desafios para os moradores dessas regiões: “Não trazemos projetos acabados, tentamos fa- zer com que cada comunidade assuma seus próprios desafios e desenvolvam ideias que sejam o início de muitos outros projetos”. Em 2015, o trabalho des- sa equipe será dedicado a obter cada vez mais participação e re- sultados para as comunidades de relacionamento da Imerys em Ipixuna e Barcarena. Fevereiro Riqueza que vem da terra É do solo de Ipixuna do Pará que sai o caulim que a Imerys leva para o mundo. E dessa mesma terra nascem fontes al- ternativas para o equilíbrio entre desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente. A Imerys estimula a vocação local do lugar por meio de ações como o Programa de Apoio à Subsistência Familiar. Nas minas RCC e PPSA, a Imerys promove iniciativas para provisão de ali- mentos e geração de renda. Em conjunto com escolas rurais das comunidades Canaã e Apareci- da, a empresa desenvolve hor- tas comunitárias. O projeto tem como pontos centrais as escolas dessas localidades, que abaste- cem mais de 800 crianças. As ações do projeto são di- recionadas por um técnico e contam com o envolvimento de voluntários e moradores das co- munidades que aprendem a ma- nusear a horta, a cuidar do meio ambiente e conhecer mais sobre nutrição alimentar com alimen- tos orgânicos. Belém Funciona o escritório da Imerys Ipixuna do Pará Funcionam as duas minas de extração do minério: a RCC e a PPSA Barcarena O caulim é beneficiado na planta e transportado pelo porto da empresa Não jogue esse jornal na rua.

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: imerys na comunidade ipixuna 01 - imerysnopara.com.br...A festa junina dos trabalha-dores da mina PPSA ficou ainda mais animada com a apresentação da quadrilha da es-cola Bom Pastor

IMERYS NA COMUNIDADEIPIXUNAAnuário de atividades 2014 No 001 ::: Janeiro de 2015

Janeiro

Imerys sempre ao lado da comunidade

A Imerys tem a maior planta de beneficiamento de cau-lim do mundo e 71% de par-

ticipação na produção de caulim no Brasil. Nesse cenário, o Pará é estratégico para a empresa.

Grande parte do compromis-so da Imerys com o Estado se faz por meio do relacionamento com as comunidades nas quais está presente. E para isso a em-presa mantém um time de Rela-ções com a Comunidade.

Para a coordenadora da equi-

pe, Clara Segón, a Imerys pro-põe desafios para os moradores dessas regiões: “Não trazemos projetos acabados, tentamos fa-zer com que cada comunidade assuma seus próprios desafios e desenvolvam ideias que sejam o início de muitos outros projetos”.

Em 2015, o trabalho des-sa equipe será dedicado a obter cada vez mais participação e re-sultados para as comunidades de relacionamento da Imerys em Ipixuna e Barcarena.

Fevereiro

Riqueza que vem da terra

Édo solo de Ipixuna do Pará que sai o caulim que a Imerys leva para o mundo. E dessa

mesma terra nascem fontes al-ternativas para o equilíbrio entre desenvolvimento e cuidado com o meio ambiente.

A Imerys estimula a vocação local do lugar por meio de ações como o Programa de Apoio à Subsistência Familiar. Nas minas RCC e PPSA, a Imerys promove iniciativas para provisão de ali-mentos e geração de renda. Em conjunto com escolas rurais das comunidades Canaã e Apareci-da, a empresa desenvolve hor-tas comunitárias. O projeto tem como pontos centrais as escolas dessas localidades, que abaste-cem mais de 800 crianças.

As ações do projeto são di-recionadas por um técnico e contam com o envolvimento de voluntários e moradores das co-munidades que aprendem a ma-nusear a horta, a cuidar do meio ambiente e conhecer mais sobre nutrição alimentar com alimen-tos orgânicos.

BelémFunciona o escritório da Imerys

Ipixuna do ParáFuncionam as duas minas de extração do minério: a RCC e a PPSA

BarcarenaO caulim é beneficiado na planta e transportado pelo porto da empresa

Não j

ogue

esse

jorn

al na

rua.

Page 2: imerys na comunidade ipixuna 01 - imerysnopara.com.br...A festa junina dos trabalha-dores da mina PPSA ficou ainda mais animada com a apresentação da quadrilha da es-cola Bom Pastor

Não j

ogue

esse

jorn

al na

rua.

p.02

Março

Informação para uma vida mais saudável

A comunidade Fortaleza, no município de Ipixuna, rece-beu em março uma palestra

sobre hipertensão arterial. A téc-nica de enfermagem Maria Inês Sales falou sobre os cuidados com a doença e verificou a pres-são arterial dos participantes, ajudando a levar mais saúde aos moradores.

A comunidade é pequena. Composta por 16 famílias, tem cerca de 50 pessoas, fica às mar- Moradores da comunidade Fortaleza aprenderam sobre os cuidados com a hipertensão

A criação de pirarucu e tambaqui é uma fonte de renda para famílias de Vila Oliveira

Abril Maio

Piscicultura transformando vidas Uma reforço paraa equipe deprojetos sociais

IMERYS NA COMUNIDADE IPIXUNA

O Projeto de Piscicultura realizado pela Imerys na Vila Oliveira levou para a

II Feira do Pescado de Ipixuna mais de 170 quilos de tamba-quis. O peixe criado em viveiro foi vendido durante os três dias que antecederam a Sexta-feira da Paixão.

A renda obtida foi dividida entre os participantes e desti-nada também à Associação dos Produtores da Vila Oliveira para

Vila Oliveira faz sucesso na Feira do Pescado de Ipixuna

gens do rio Capim e possui pou-cos recursos. A única escola, por exemplo, atende às crianças da comunidade e de várias outras no entorno.

Com ações locais, a Imerys ajuda a levar mais informação às pessoas. As palestras de saúde são parte da agenda de ativida-des da empresa. Por meio delas, os comunitários têm acesso to-dos os meses a temas importan-tes para uma vida saudável.

investimentos em equipamentos e materiais.

A criação do espaço para a venda do peixe concretiza um dos objetivos do projeto: a autossuficiência dos partici-pantes. “Queremos promover um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da pes-ca artesanal e para o incentivo e desenvolvimento sustentável da piscicultura em modelo de produção familiar e associativa

na comunidade, possibilitando a geração de novas oportunida-des de trabalho, emprego e ren-da para as famílias envolvidas”, destaca a coordenadora de Re-lações com a Comunidade da Imerys, Clara Segón.

Como parte da programação da Feira, os participantes do Pro-jeto de Piscicultura foram capa-citados e assistiram palestra so-bre técnicas de vendas com foco em melhores resultados.

A equipe de Relações com a Co-munidade recebeu uma nova integrante. Luciana Pinhei-

ro, na Imerys há oito anos, atuou por sete deles na área de saúde da mina RCC como externa contra-tada. “Mesmo antes de fazer parte desse departamento eu já realiza-va ações sociais com a população. Hoje posso realizar melhor o meu trabalho levando a política da em-presa, que é trabalhar em parceria com a comunidade”, conta.

Há mais de dois anos fun-cionando na Vila Oliveira, no município de Ipixuna

do Pará, o Projeto de Piscicul-tura da Imerys vem provocan-do significativas mudanças na comunidade.

A vila tem seis famílias, que vêm recebendo financiamen-to para desenvolver uma ati-vidade econômica através da criação de pirarucu e tamba-qui. São 31 pessoas ligadas ao projeto. Elas recebem insumos, consultoria técnica e capacita-ção para a criação dos peixes.

Sobre o objetivo do proje-to, a coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys, Clara Segón, explica: “Não cria-mos os peixes num tanque para a comunidade, mas sim ensi-namos a projetar e desenvolver um empreendimento sustentá-vel e rentável, que deverá per-

manecer em funcionamento por muitos anos”, explica.

De início, houve a constru-ção de infraestrutura, monito-ramento profissional e treina-mento do pessoal. Nas visitas ténicas é feita a pesagem e me-dição dos peixes. Com isso é

possível determinar a quantida-de de alimento a ser fornecida para as espécies. A última fase do projeto está sendo implanta-da. Ela é voltada para a supervi-são e marketing, onde a ideia é ensinar técnicas de venda e as-sim estabilizar o negócio.

170 kgde tambaquis foram

comercializados pela Vila Oliveira

Page 3: imerys na comunidade ipixuna 01 - imerysnopara.com.br...A festa junina dos trabalha-dores da mina PPSA ficou ainda mais animada com a apresentação da quadrilha da es-cola Bom Pastor

p.03Anuário de atividades 2014

Junho

“Colorindo o Meio Ambiente”

Mais de 60 crianças pintaram quadros em mais um “Co-lorindo o Meio Ambiente”,

realizado pela Imerys. Em maio, o trabalho foi feito na comunida-de Santa Maria do Bacuri e, em dezembro, na escola Bom Pastor na comunidade Canaã.

Algumas pinturas feitas em maio hoje enfeitam os alojamen-tos da empresa em Ipixuna. Em dezembro, as crianças trabalha-ram com uma técnica chamada “monotipia”, recebendo orien-tações da artista Elaine Arruda. Oito professores da escola par-ticiparam. “Essa atividade tem uma demanda muito grande, tanto que o número de partici-pantes foi o dobro do que espe-rávamos”, conta Elaine.

Pinturas produzidas pelas crianças serão presentes para visitantes da Imerys

A produção de hortaliças se tornou negócio para os responsáveis pela Horta Aparecida

A Imerys trabalha para respeitar colaboradores, comunidades e meio ambiente.

A segurança das operações e de quem faz parte delas é compromisso da Imerys.

Garanta a sua segurança e de sua família. Respeite a sinalização nas ruas e estradas.

Julho

Informação que ajuda a prevenir

Festa junina comemorada com estilo

A comunidade Fortale-za recebeu palestra da técnica de Enfermagem

Luana Vale, que falou so-bre diabetes. A ação integra a programação de palestras educativas que a empresa faz nas comunidades de Ipixuna do Pará. A participação dos comunitários foi muito boa, e eles ficaram satisfeitos pela atenção que receberam.

No Brasil, são mais de 14 milhões de pessoas com dia-betes e um terço da popula-ção não sabe que possui a do-ença. Portanto, é importante passar à frente que ela pode ser evitada com algumas ati-tudes simples, como fazer re-gularmente atividades físicas, ter uma alimentação saudá-vel e evitar o ganho de peso, junto ao controle glicêmico adequado.

Para as pinturas, as crianças utilizaram materiais como papel cartão, carvão, estopa, óleo de cozinha para diluir as tintas, etc.

Agosto

Horta Aparecida faz primeira venda

Após um ano de trabalhos, a Horta Aparecida fez a pri-meira venda de hortaliças

para a empresa responsável pelo refeitório da mina RCC. A ven-da foi alcançada depois de mui-to esforço no sentido de reunir e sugerir para os comunitários algumas melhorias para as ativi-dades da horta.

O trabalho que levou a esse momento começou em 2013, com a Imerys promovendo uma série de ações de envolvimento das hortas comunitárias nos ar-redores das minas. O primeiro passo foi um mutirão realizado na Horta Aparecida, para pro-mover a ampliação do projeto. Na reunião foram discutidos assuntos como o consumo das hortaliças para melhorar a ali-mentação e como obter lucro com a venda delas. “Estamos

A festa junina dos trabalha-dores da mina PPSA ficou ainda mais animada com a

apresentação da quadrilha da es-cola Bom Pastor. A equipe de Re-

As visitas internacionais de 2015 da Imerys serão presenteadas com as artes da atividade realiza-da em dezembro.

lações com a Comunidade solici-tou a participação do cortejo na festa e o retorno foi muito bom: a quadrilha foi muito elogiada e animou a festa.

fazendo tudo possível para que essa parceria seja contínua e a comunidade possa ter essa renda

fixa”, explica Luciana Pinheiro, assistente de Projetos Sociais da Imerys Capim.

Page 4: imerys na comunidade ipixuna 01 - imerysnopara.com.br...A festa junina dos trabalha-dores da mina PPSA ficou ainda mais animada com a apresentação da quadrilha da es-cola Bom Pastor

Não j

ogue

esse

jorn

al na

rua.

Setembro

Outubro

Novembro

Educação ambiental se aprende na escola

Arte e cultura ajudam estudan-tes da escola Santa Maria do Bacuri a cuidarem melhor do

meio ambiente. As ações são rea-lizadas todos os meses pelo Pro-grama de Educação Ambiental da Imerys e ajudam a promover o debate e a reflexão sobre o tema.

Os alunos participam de aulas práticas de reaproveitamento de materiais naturais na construção de instrumentos musicais, coleta de resíduos da natureza, confecção de instrumentos e aula prática de musicalização. Foi feito um reco-nhecimento do que a natureza pre-sente na comunidade pode ofere-cer para reaproveitamento, como cabaças, cuias, cipós e sementes.

Leitura: presente para a vida

Colaboradores da Imerys se mobilizaram para fazer um Dia das Crianças diferente

em Ipixuna. Com a campanha “Doei um livro e ganhei sorri-sos!”, o grupo arrecadou cerca de 400 livros que foram doados às crianças das comunidades Santa Maria, Fortaleza e Canaã.

Participaram da ação cola-boradores de todos os sites da Imerys. Alguns volumes arre-cadados foram doados para as bibliotecas das escolas locais. Positivamente surpreendida pelo interesse dos alunos, pais e pro-fessores que participaram, a as-

sistente de Projetos Sociais da empresa, Luciana Pinheiro, con-ta que o objetivo é levar a ação à frente: “Ainda temos colabo-radores doando livros e a ideia é distribuir para mais crianças. É um incentivo à leitura, mostran-do que os livros podem levá-las a lugares inimagináveis e que, mesmo quando não estão na es-cola, elas podem buscar conheci-mento”, completa.

Dezembro

Novembro dedicado à saúde masculina

Ipixuna com sorrisos mais saudáveis

Omês de novembro é marcado por uma luta importante con-tra o câncer de próstata, do-

ença que atinge homens com idade entre 50 e 70 anos. O Novembro Azul é o momento para reforçar a importância da prevenção.

O programa Sorriso Sau-dável realizado pela Imerys encerrou o ano

com um saldo positivo de 580 atendimentos.

O projeto é realizado há três anos no município, com visitas três vezes por mês às comunidades Santa Maria do Bacuri, Cajueiro, Vila Oli-veira e Vila Aparecida, todas localizadas nos arredores da mina RCC. O projeto alcan-ça alunos de escolas públicas, entre crianças e pré-ado-lescentes com atendimento odontológico gratuito, além de orientações para desen-volvimento de bons hábitos de higiene bucal. A iniciativa também é realizada em Bar-carena, na Casa Imerys.

Coordenação: Comunicação Imerys

([email protected] e [email protected])

Fotos: Arquivo Imerys

Para sugestões e comentários entre em contato com a

Coordenadora de Relações com a Comunidade, Clara Segón,

pelo telefone (91) 99211-7914

Produção:Temple Comunicação

p.04 IMERYS NA COMUNIDADE IPIXUNA

Outubro Rosa alerta para o câncer de mama

Em alusão à campanha mundial “Outubro Rosa”, a Imerys Capim realizou

palestras informativas so-bre o câncer de mama para comunitários de Ipixuna do Pará. A fitinha rosa símbolo da campanha foi distribuída para os participantes.

O bate-papo falou sobre as forma de detectar a doen-ça quando ela ainda é rever-sível. Um dos pontos mais importantes foi o alerta so-bre o autoexame de mama, especialmente para mulhe-res com mais de 40 anos. Além disso, as participantes foram incentivadas a procu-rar um médico e fazer um check-up regularmente.

Estudantes aprenderam a reutilizar materiais para a criação de instrumentos musicais

Em Ipixuna do Pará, os mora-dores da comunidade Fortaleza receberam palestra sobre o as-sunto. O grupo mostrou interesse e curiosidade e todos aceitaram muito bem as informações repas-sadas durante o encontro.

400livros foram

arrecadados com a campanha

estudantes participaram das atividades25