ime – 2010/2011 - fariasbrito.com.brfariasbrito.com.br/sistemas/comentario/upload/files/... · na...

24
IME – 2010/2011 PROVA DISCURSIVA – 5º DIA Português.............................................................................................................................................. 5 Inglês ...................................................................................................................................................13

Upload: donhi

Post on 16-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IME – 2010/2011

PROVA DISCURSIVA – 5º DIA

Português .............................................................................................................................................. 5

Inglês ................................................................................................................................................... 13

OSG.: 38150/10 5

PORTUGUÊS

COMPREENSÃO TEXTUAL

O texto de Renato Grandelle, cujo título é “O ano de fúria” apresenta dois subtítulos – “Um começo extremo” e “Clima traz uma nova ordem mundial” – e trata das tragédias naturais e dos prejuízos resultantes dessas catástrofes. No que concerne ao subtítulo “Um começo extremo”, o autor acentua a ideia contida nesse subtítulo no segmento “Mas o acaso fez com que erupções e sismos acontecessem nos primeiros meses do ano, (...)” (4º parágrafo). Observe que a passagem explicita enfaticamente a imagem de um início extremo.

Resposta correta: (B)

COMPREENSÃO TEXTUAL

A ideia central do texto organiza-se a partir de uma relação de causa-consequência – as catástrofes ambientais e os graves prejuízos provocados por esses desastres. Para sustentar essa tese, o autor apresenta uma série de dados que acentuam essa relação: “(...) as empresas do setor atuantes no continente perderam US$ 16 bilhões nos últimos três meses”; “(...) os desastres naturais provocarão uma despesa de US$ 22 bilhões”; “Nossa previsão é de que este ano será de grandes prejuízos (...)”; “– A mesa do brasileiro ficou mais cara – (...)”. Os quatro segmentos fundamentam a tese central do texto, estruturado na ideia das catástrofes e dos prejuízos. No entanto, o segmento “O Brasil, que já reduziu o desmatamento da Amazônia, pode assumir um papel ainda maior” sinaliza para um dado que funciona como uma chama de esperança ou mesmo fator positivo em meio às tragédias naturais e aos prejuízos produzidos por elas. Resposta correta: (E)

OSG.: 38150/10 6

MORFOLOGIA – CLASSE GRAMATICAL

A palavra sequer equivale a nem ao menos, sendo, pois, um advérbio. No entanto, alguns gramáticos classificam-na apenas como uma palavra denotativa. Resposta correta: (D)

COMPREENSÃO TEXTUAL O soneto de Cláudio Manuel da Costa, “Onde estou?”, explora as reações do eu lírico diante das mudanças constatadas no sítio em que se encontra. Tal espanto está antecipado no título. A interrogação é uma pista inicial para essa compreensão. Na sequência do poema, observamos as sensações experimentadas: estranhamento (“mas que venho a estranhar”), contemplação (“E em contemplá-lo tímido esmoreço”), lembrança (“Uma fonte aqui houve, eu não me esqueço”), desânimo (“E em contemplá-lo tímido esmoreço). O único sentimento não experimentado pelo eu lírico é o de encantamento. Resposta correta: (C)

OSG.: 38150/10 7

COMPREENSÃO TEXTUAL Há um tom nostálgico no exercício poético do eu lírico, retornando a um lugar campestre, que outrora lhe trouxe alegrias, satisfações à alma, contudo, o progresso modificou o bucolismo antigo do lugar descrito. Percebe-se alteração de estado de espírito por parte do poeta, tornando-o tímido e melancólico. O eu-poético chega mesmo a achar que o lugar não era o mesmo. Contudo, os problemas do eu lírico continuariam os mesmos. Logo, a resposta correta é o item C, pois é a estranheza diante do alterado lugar que o deixa tímido e esmorecido, não a beleza do lugar. Resposta correta: (C)

ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA A) No 3º verso da 2ª estrofe, o sujeito é representado pelo substantivo monte (simples) assim como no 1º verso da mesma estrofe, se

levarmos em consideração “eu não me esqueço” – sujeito eu. Já em “Uma fonte aqui houve”, o sujeito é inexistente (haver = existir). B) O pronome indefinido no 2º verso da 1ª estrofe é sujeito. O complemento nominal é sempre um termo preposicionado. C) Decadentes é um adjetivo, logo não pode assumir o papel de adjunto adverbial.

Temos aí um predicativo do objeto. D) Aqui é um adjunto adverbial de lugar que se refere sim a “sítio” e “prado”. E) Afirmação é fora de propósito. Na realidade, o pronome eu é sujeito do verbo no infinitivo. Resposta correta: (A)

OSG.: 38150/10 8

COESÃO TEXTUAL Na primeira estrofe do soneto, o autor refere-se a um sítio que lhe é estranho, causando-lhe espanto e desânimo, pois é diferente daquele de outrora. Na construção dessas imagens, o autor fez uso do recurso de coesão, retomando o termo sítio pelo emprego da construção -lo, desenvolvendo uma referenciação anafórica. Resposta correta: (A)

AS FUNÇÕES SINTÁTICAS E O VALOR REFERENCIAL DAS PALAVRAS NO TEXTO

A) “Um dia” é adjunto adverbial de tempo, com preposição implícita (num…). B) A voz que fala no texto, o sujeito do infinitivo estar (o pronome em), realmente, é quem se reclina. C) Os vocábulos “a ela” referem-se a “uma fonte”, do verso 1 da 2ª estrofe. D) Quem se reclina é a natureza ante o progresso. E) O verbo estar tem como sujeito o pronome eu (sujeito oculto).

Resposta correta: (B)

OSG.: 38150/10 9

COMPREENSÃO TEXTUAL

Ao estabelecermos uma análise comparativa entre os textos I e II, podemos observar que:

I. os dois textos tratam das mudanças ocorridas na natureza e suas consequências. No entanto, as abordagens sobre o tema são distintas;

II. no que concerne às consequências das mudanças na natureza em relação às pessoas, é fato que, no texto II, essas ocorrências atingem apenas o eu lírico; já no texto I, acometem as populações de várias partes do mundo conforme está registrado nos parágrafos 1 e 3;

III. em função de uma economia baseada em uma matriz energética limpa, o Brasil é um dos países com maior potencial de liderança em desenvolvimento sustentável, tornando possível a candidatura “à liderança de uma nova ordem mundial, onde a economia pode ser mais harmoniosa com o meio ambiente”.

IV. no parágrafo 10 do texto I, a Alemanha é citada como um país-modelo na utilização de energia limpa: “a população é incentivada, com reembolsos governamentais, a comprar painéis de energia solar.” Dessa forma, a afirmação contida no último tópico é falsa.

Resposta correta: (D)

FIGURA DE LINGUAGEM

A antítese configura uma imagem da divisão social do trabalho na sociedade brasileira. É expressa praticamente na oposição entre a doçura do branco açúcar e o trabalho dos homens de vida amarga em usinas escuras.

Resposta correta: (A)

OSG.: 38150/10 10

COMPREENSÃO DE TEXTO

A análise dos textos I e III permite que o leitor faça as seguintes inferências: 1. O texto I parte de uma premissa geral (as mudanças climáticas) até o reflexo dessas mudanças na mesa do brasileiro.

Assim, temos a organização do texto a partir do geral para o particular.

2. O texto III trata da reflexão do poeta que surge do açúcar que adoça o seu café até a realidade dos trabalhadores que o produziram, apontando os abismos sociais.

Nesse texto, vale acrescentar que os adjetivos “escura” e “amarga” intensificam a exploração dos trabalhadores pelos usineiros, proprietários dos engenhos. Já o dono da mercearia, “Oliveira”, não simboliza o descaso dos brasileiros com as desigualdades. É apenas uma referência sem maior importância para o texto. Desse modo, a única informação que apresenta coerência está no item 1.

Resposta correta: (C)

COMPREENSÃO DE TEXTO

Nota-se nos versos de Sousa Andrade um tom melancólico ao se confrontar o passado e o presente na “Ilha do Sol”. O passado era marcado por um cenário idílico, florido, de bem-estar, simbolizado por mares sonoros. O presente demonstra contraste ideológico com o cenário poético apresentado, vazado em linguagem rebuscada, como em “tristes soslaio” / “arroio”.

Resposta correta: (D)

OSG.: 38150/10 11

COMPREENSÃO DE TEXTO A leitura do verso 5, “Era a ilha do Sol, sempre florida”, permite-nos inferir que o poeta retrata um quadro nostálgico, em linguagem poética linguisticamente. A forma verbal era (imperfeito do indicativo) situa o evento revivido. Resposta correta: (B)

O VALOR SEMÂNTICO DAS PALAVRAS NO TEXTO Todas as palavras constantes do item E remetem à mesma ideia: claridade. Já soslaio (= olhar de lado), item A; arroio (= pequena corrente de água), item B; brando (= leve), item C, e sendas (= caminho estreito, atalho), item D, destoam das demais quanto ao valor semântico. Resposta correta: (E)

GRAMÁTICA

Há fusão em “ferrete-azul”, exemplificando, inclusive, uma linguagem dominada pela elipse, por orações reduzidas e fusões vocabulares, metáforas complexas e aliterações. Trata-se de um poeta experimental. Compõe-se de uma elipse “de campo aveludado azul-ferrete”, portanto, a resposta correta corresponde ao item C.

Resposta correta: (C)

OSG.: 38150/10 12

A proposta de redação apresentada pela banca organizadora do Vestibular do IME-2010/2011 exige muita atenção por parte do candidato. A princípio, porque o tema, embora seja muito sugestivo e bastante discutido, principalmente, no ambiente escolar e nos meios midiáticos, precisa ser debatido com base nos pontos de vista pessoais do vestibulando e fundamentado com diversas estratégias de argumentação, a fim de que a produção não se estruture em um conjunto de informações que conduza o texto à exposição de ideias. Também porque, no tema, não há a confirmação de que o Brasil será uma liderança em desenvolvimento sustentável, mas de ter a possibilidade de vir a ser. Neste texto, o candidato deve organizar suas ideias em cinco ou seis parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na 1a parte da composição, a introdução, deve estar a ideia central (tópico-frasal), a qual deve ser desenvolvida nos parágrafos do desenvolvimento e, no último parágrafo, a conclusão, deve ser elaborada, sugestivamente, uma síntese que encerre as principais ideias discutidas em momento anterior. A reflexão que o candidato deve elaborar deve ser embasada em fatos da realidade, se possível, que denotem otimismo acerca da possibilidade de o Brasil vir a ser uma liderança em desenvolvimento sustentável. Na discussão temática, é relevante ser ressaltado que tal possibilidade se potencializa no fato de dispormos de riquezas de grande valor ecológico, como a maior área cultivada do mundo, a maior área da Amazônia, além de grande potencial em riquezas hídricas. É mister ser lembrado que não é para discutir apenas a possibilidade de esse fato, o Brasil ser líder em desenvolvimento sustentável, ser concretizado, mas também as consequências que isso possa ocasionar. A riqueza do conteúdo do seu texto deve estar centrada nos seus conhecimentos de mundo, nas informações adquiridas em leituras e nas experiências evidenciadas em reportagens e sala de aula. As consequências apontadas para a discussão da possibilidade de o Brasil vir a ser uma liderança em desenvolvimento sustentável devem ter abrangência mundial, e não meramente no Brasil. Enfim, o desenvolvimento temático exige conhecimentos atuais, postura cidadã e perspectiva otimista em relação ao futuro do Brasil por parte do candidato. Um projeto inicial de texto para, posteriormente, serem aplicadas as informações, seguidas de opiniões e argumentos e encerradas com uma síntese, que pode trazer as consequências do fenômeno ora em discussão, é relevante para a garantia de obediência ao tema proposto.

OSG.: 38150/10 13

INGLÊS

GRAMÁTICA – SUFIXO -ING

Segundo a norma gramatical, após preposição, o verbo deve vir no gerúndio. Como a frase em questão inicia-se pela preposição before, a forma verbal que melhor a completa é suggesting.

Resposta correta: (D)

GRAMÁTICA – DEGREES OF COMPARISON

A forma do adjetivo fast que corretamente preenche a lacuna da frase: “A different and somewhat _________________ approach than changing all the rules…” é a apresentada no item B, faster, formando, dessa forma, o comparativo de superioridade faster than.

Resposta correta: (B)

VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO DE TEXTO

A frase nos diz que os pedidos de pré-vendas, segundo a empresa AT&T, foram 10 vezes mais altos que os

registrados para a versão anterior do iPhone. A palavra que falta para completar corretamente a lacuna é pedidos, que em inglês é orders, presente na alternativa A.

Resposta correta: (A)

OSG.: 38150/10 14

VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO DE TEXTO Com a nova tecnologia de propulsão à base de células combustíveis de hidrogênio para os carros, os defensores agora têm um novo “alvo”: bondes. Portanto, a alternativa que traz a resposta correta é a C, já que target é a tradução de “alvo” no inglês. Resposta correta: (C)

VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO DE TEXTO A liberação da mudança de um mapa rodoviário da complexidade da realidade nacional de analógico para digital foi liberada pelo “ministério” das comunicações britânicas. Portanto, a alternativa correta é o item C, que traz a palavra ministério em inglês ministry. Resposta correta: (C)

OSG.: 38150/10 15

COMPREENSÃO DE TEXTO Esta questão exige que se responda à seguinte questão com base na leitura do texto: “Que tipo de comportamento humano é mais importante ao estudo mencionado no texto?” A resposta acha-se na opção E: “Sentimentos positivos em excesso e de autoadmiração”. Esta resposta está de acordo com o que se afirma no início do texto: “Um novo livro argumenta que nós estamos muito mais centrados em nós mesmos atualmente.” Ou esta passagem: “Nós estamos muito mais apaixonados por nós mesmos hoje que antes. Este fenômeno social tem despertado campos de pesquisa para estudos acadêmicos hoje.” Resposta correta: (E)

COMPREENSÃO DE TEXTO “Que não vem encorajando as pessoas a agir do modo descrito no texto?” Conforme o texto, a tecnologia é culpada pelo sentimento de autoadmiração e de amor-próprio das pessoas. O narcisismo, o materialismo e o direito de posse (entitlement) também são tidos como fatores que influenciam o comportamento das pessoas. O único item que traz elemento que não encoraja as pessoas a agir é a psicologia, que é a ciência que trata dos estudos e processos mentais, sentido em que a palavra foi empregada no texto. Resposta correta: (D)

OSG.: 38150/10 16

COMPREENSÃO DE TEXTO

A passagem em exame implica que (E) “estar constantemente alimentado com diferentes estímulos de múltiplas fontes pode tornar as pessoas incapazes de livrar-se de tal excitação”. Abona esta passagem o que se diz no seguinte trecho do texto: “A estimulação provoca excitação que os pesquisadores dizem poder ser viciante (Addictive)”. A opção A está errada, porque as “explosões de informações” não melhoram a habilidade das pessoas de focar, e sim enfraquecem-na (Undermine). A opção B não é verdadeira, porque os cientistas não brincam com os impulsos humanos primitivos. Está incorreta a opção C, porque as pessoas ficam entediadas (Bored) na ausência do estímulo, o que caracteriza crise de abstinência. Logo, elas ficam entediadas em consequência do vício, e não apesar (Nevertheless) do vício. Por fim, está errada a opção D, porque o texto não diz que sentir-se excitado no trabalho e entre membros da família exige criatividade. Resposta correta: (E)

COMPREENSÃO DE TEXTO

O texto afirma que os seres humanos instintivamente “reagem a mudanças súbitas (repentinas) que eles experimentam” (C). Esta informação está em conformidade com o que se afirma no trecho: “Estas (explosões de informação) reduzem o impulso primitivo de responder a oportunidades imediatas e a ameaças.” Estenda que o reflexo primitivo que as pessoas têm é afetado pela exposição a esse excesso de informação.

Resposta correta: (C)

OSG.: 38150/10 17

COMPREENSÃO DE TEXTO É correto dizer, de acordo com o texto lido, que (B) “os relógios atômicos são agora aplicados a um dispositivo diferente daquele originalmente idealizado”. Examine a passagem que confirma isso: “Os relógios atômicos primeiramente usados em 1960 pelos militares americanos para rastrear o Sputnik e mais tarde para validar as teorias da relatividade de Einstein são agora a base do GPS.” Erra a opção A ao dizer que o tubo de vácuo 300B é usado em motores de carro para amplificar sistemas de comunicação de áudio. A opção C erra ao afirmar que a história de tecnologia tem provado que ela pode ferir os humanos devido a sua versatilidade. A opção D está errada, porque os relógios atômicos não eram usados para tocar trilhas sonoras, mas para rastrear o Sputnik. Por fim, está equivocada a opção E, porque o GPS não validou as teorias de Einstein. Resposta correta: (B)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO O texto diz nas suas últimas linhas que o “magnetron”, inventado nos anos de 1920 pela General Electric e usado em radares durante a Segunda Guerra Mundial, foi posteriormente readaptado para ser empregado em fornos de micro-ondas, fazendo, assim, correto o item D da questão para a complementação da frase exposta no enunciado (o forno de micro-ondas e os radares usados durante a Segunda Guerra Mundial contaram ambos com o “magnetron” como um de seus componentes). Resposta correta: (D)

OSG.: 38150/10 18

COMPREENSÃO TEXTUAL Examine a tradução integral do texto e das opções dadas: Logo, dizem alguns engenheiros, sensores sem fio miniaturizados serão localizados em pontos onde seria inconveniente, para dizer o mínimo, trocar suas baterias – no interior do corpo humano, dentro do aço e concreto dos edifícios, nas perigosas partes internas de fábricas de produtos químicos. Mas, hoje, até mesmo os mais robustos nodos não duram mais que alguns anos. Idealmente, os engenheiros precisam de um sensor que possa durar eternamente, sem fontes externas de energia ou trocas de bateria. De acordo com a pesquisa apresentada em dezembro no Encontro Internacional sobre Dispositivos Eletrônicos, em Baltimore, esse sonho está perto de ser realizado. Que inconveniência é mencionada no texto ? a) O fato de que as baterias não são carregadas para durar a vida toda. b) Os pontos onde os sensores sem fio são colocados atualmente. c) O microtamanho dos sensores sem fio. d) Usar sensores sem fio dentro do corpo. e) Que os prédios são feitos de aço e concreto. No item B, a expressão “atualmente” invalida a opção, visto que, segundo o texto, os sensores “serão localizados”, com verbo no futuro, representando fato que ainda vai ocorrer. No item C, o microtamanho, no contexto em que se acha, não constitui inconveniência, mas uma condição positiva, o que exclui essa opção. No item D, o fato de citar apenas o corpo reduz a amplitude da questão, ou seja, há uma redução dos itens que deveriam estar na opção (como os prédios e as fábricas) citados, o que a torna errada. Ademais, segundo o texto, o inconveniente seria trocar baterias, pelo fato de elas não serem vitalícias. No item E, comete-se o mesmo processo de redução do item anterior, o que torna esse item também errado. Só me resta apontar o item A que, de certa forma, por as baterias não serem vitalícias, exigiria a possibilidade de troca, o que configuraria certa inconveniência não só aos humanos, mas às estruturas dos prédios e das partes internas das fábricas de produtos químicos. Resposta correta: (A)

COMPREENSÃO DE TEXTO

De acordo com o texto, o ideal seria ter sensores sem fio que durassem para sempre sem ter necessidade de energia externa ou que precisassem mudar de bateria. (linhas 4 e 5). Portanto, a frase destacada no enunciado da questão aponta para a alternativa E, que diz que: “Será possível produzir sensores sem fio cujas baterias não precisarão ser recarregadas”.

Resposta correta: (E)

OSG.: 38150/10 19

VOCABULÁRIO E COMPREENSÃO DE TEXTO

“To say the least” significa “Para dizer o mínimo”. Portanto, a alternativa A está de acordo quando nos diz “A situação mencionada talvez seja mais do que apenas inconveniente.”

Resposta correta: (A)

COMPREENSÃO TEXTUAL

O autor relata que, ao navegar pela Internet, deparou-se com o nome de Alfred P. Morgan e lembrou-se de fatos há mais de 50 anos na biblioteca, ao transcrever seu livro favorito cujo autor é o mencionado acima e cujo título aborda o tema “O primeiro livro de Rádio e Eletrônica dos rapazes”, o que nos leva ao que está escrito na alternativa E, quando nos diz que Alfred P. Morgan é autor de livros de eletricidade e eletrônica.

Resposta correta: (E)

VOCABULÁRIO

A palavra Aimlessly significa “sem objetivo”, ou seja, o autor do texto estava navegando na Internet sem objetivo específico. A alternativa B fala “sem propósito especial”, o que condiz com o contexto. Portanto, a alternativa correta é a B.

Resposta correta: (B)

OSG.: 38150/10 20

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO O texto trata do uso de localizadores eletrônicos que serão instalados em aparelhos de telefone sem fio, como, por exemplo, celulares, sendo esse o tema central da passagem, tornando, assim, verdadeiro o item E, que fala em traços de orientação (orientation features) como a ideia geral do texto. Resposta correta: (E)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Para completar a afirmação presente no enunciado da questão, o candidato deve observar que o GPS (Global Positioning System) ou Sistema de Posicionamento Global nos revela o posicionamento em que nos encontramos, ao passo que uma bússola eletrônica (electronic compass) nos permite definir que direção devemos tomar, tornando assim verdadeira a opção A da questão. Resposta correta: (A)

OSG.: 38150/10 21

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

De acordo com a leitura do texto, encontramos a informação de que os fabricantes de aparelhos de telefones sem fio (wireless handsets) estão agora prontos (poised to) para inundar o mercado com telefones que possuam pequenas bússolas eletrônicas, o que está de acordo com a opção B da questão (Eles estão prestes a lançar um novo equipamento de telefonia sem fio). Resposta correta: (B)

VOCABULÁRIO

A palavra void (vazio, vácuo, um espaço totalmente vago) aparece no texto com o objetivo de destacar o fato de a Grã-Bretanha, terra de Isaac Newton, não possuir uma agência espacial própria, encontrando na opção A da questão (A inexistência de uma agência espacial britânica) o item a ser marcado.

Resposta correta: (A)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Lammert B. Otten é citado no texto como sendo engenheiro elétrico e padre Jesuíta, tendo, portanto, o direito legal de rezar missas (saying a mass), conforme podemos encontrar no item D da questão. O item A é falso, porque fala em processar um criminoso (suing a criminal); o item B é falso, porque fala em prescrever medicamentos (prescribing drugs); o item C é falso, porque fala em pilotar um avião (piloting a plane) e o item E é falso, porque fala em obturar uma cárie (filling in a cavity). Resposta correta: (D)

OSG.: 38150/10 22

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Considerando a ideia central da passagem, que fala do desenvolvimento de uma nova tecnologia capaz de identificar a intenção maléfica de um terrorista em um aeroporto através de suas reações nervosas, o título presente no item C (Mente maligna vibra no corpo) é o mais adequado para a referida passagem.

Resposta correta: (C)

VOCABULÁRIO

A palavra malintent (má-intenção) pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela expressão “evil purpose” (intento maligno), presente no item B da questão. Resposta correta: (B)

OSG.: 38150/10 23

INTERPRETAÇÃO

O texto afirma, no início do segundo parágrafo, que vários pesquisadores pelos país estão no meio de uma pesquisa para tentar antever a intenção de um suposto terrorista em tentar agir, por exemplo, em um avião, e que essa tecnologia pode vir a ser usada no futuro, como afirma a opção D da questão (A tecnologia descrita no texto ainda se encontra em fase de pesquisa e pode ser usada no futuro). Resposta correta: (D)

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

O terceiro parágrafo do texto afirma que algumas reações do corpo são involuntárias e podem ser medidas, pois elas respondem a fatores relacionados ao meio e são incontroláveis, o que torna verdadeiro o item B da questão.

Resposta correta: (B)

Esta questão exige do candidato a formulação, em inglês, de respostas às três perguntas propostas, bem como a sua justificativa ou fundamentação. Cada resposta deveria ser vazada em 25 palavras, aproximadamente. Ser direto nas respostas, respeitando a coerência, constitui o caminho mais fácil para obter êxito neste tipo de questão. Segue-se a tradução das perguntas para facilitar a sua compreensão. 41.1) O que ainda não existe e você gostaria de ver inventado? Por quê? 41.2) Se o mundo inteiro estivesse ouvindo, o que você diria? Justifique sua resposta. 41.3) O que você gostaria de estar fazendo daqui a dez anos? Conte-nos sobre seus sonhos e objetivos.

Resposta pessoal do candidato.

OSG.: 38150/10 24

ANOTAÇÕES

OSG.: 38150/10 25

ANOTAÇÕES

OSG.: 38150/10 26

ANOTAÇÕES

PABLO – 17/11/2010 – RE V .: INAL DO