identidade digital - cybertecamensagens a transmitir. contexto: incentivar à partilha de...

3
IDENTIDADE DIGITAL Cuidados a ter com a informação que publicamos na Internet Transmitir a necessidade de cuidarem da sua imagem e identidade digital. Reforçar que a partir do momento que partilham a informação na Internet, perdem o controlo sobre quem vai ver e quando. Consciencializar os alunos de que tudo o que publicam na Internet fica registado e permanece online. As duas irmãs estão divertidas na cozinha, a tirar fotografias engraçadas. A Marta resolve partilhar uma fotografia divertida, em que está a correr atrás do cão com um garfo na mão, para que ele se afastasse do forno quente. O primo chama a atenção para a fotografia, dizendo que pode ser mal interpretada, pois parece que a Marta está a ameaçar o seu animal de estimação com um garfo. Relembra que a informação que se partilha na Internet marca a nossa identidade digital. Ficando registada na Internet, perdemos o controlo sobre ela e sobre quem a vê. Por isso, temos que pensar bem antes de partilhar seja o que for e proteger a nossa identidade digital. JUSTIFICAÇÃO ANIMAÇÃO

Upload: others

Post on 21-Feb-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IDENTIDADE DIGITAL - CYBERTECAMENSAGENS A TRANSMITIR. Contexto: Incentivar à partilha de informação positiva, com a qual os alunos se sentem confortáveis ao ser confrontados, seja

IDENTIDADE DIGITAL

Cuidados a ter com a informação que publicamos na Internet

Transmitir a necessidade de cuidarem da sua imagem e identidade digital.

Reforçar que a partir do momento que partilham a informação na Internet, perdem o controlo sobre quem vai ver e quando.

Consciencializar os alunos de que tudo o que publicam na Internet fica registado e permanece online.

As duas irmãs estão divertidas na cozinha, a tirar fotografias engraçadas. A Marta resolve partilhar uma fotografia divertida, em que está a correr atrás do cão com um garfo na mão, para que ele se afastasse do forno quente. O primo chama a atenção para a fotografia, dizendo que pode ser mal interpretada, pois parece que a Marta está a ameaçar o seu animal de estimação com um garfo. Relembra que a informação que se partilha na Internet marca a nossa identidade digital. Ficando registada na Internet, perdemos o controlo sobre ela e sobre quem a vê. Por isso, temos que pensar bem antes de partilhar seja o que for e proteger a nossa identidade digital.

JUSTIFICAÇÃO

ANIMAÇÃO

Page 2: IDENTIDADE DIGITAL - CYBERTECAMENSAGENS A TRANSMITIR. Contexto: Incentivar à partilha de informação positiva, com a qual os alunos se sentem confortáveis ao ser confrontados, seja

O jogo de tabuleiro da Identidade digital é um percurso, do género do jogo da glória, em que o jogador tem que lançar os dados e avançar no tabuleiro o número de casas correspondente. Na casa onde cai, tem que escolher uma de duas situações que seria capaz de partilhar na Internet – pode ser uma fotografia ou um comentário. O que escolher fica marcado no seu percurso. As situações expostas representam sempre uma opção positiva e uma opção negativa. O jogador lança os dados e continua a jogar, até chegar ao fim. No final, olha para o percurso e vê a sua identidade digital, com as fotografias e comentários que escolheu.

JOGO

Perceberam todos o que é a identidade digital?

Acham que a vossa identidade digital é igual à vossa identidade verdadeira? Vocês são iguais online e na vida real? O que muda online?

Tinham noção que perdem o controlo sobre a informação que partilham na Internet, mesmo seja em modo privado?

O que é partilhado em modo privado pode tornar-se público. A partir do momento que colocamos informação na Internet, perdemos controlo sobre ela, sejam fotografias, vídeos ou comentários. Só devemos colocar informação que estejamos confortáveis em partilhar com toda a gente.

Por vezes, sentimo-nos protegidos para partilhar informação online, que não faríamos pessoalmente. Mas não sabemos quem poderá ver essa informação, podemos arrepender-nos.

A informação que colocamos na Internet pode ser usada para outros fins, que não gostamos.

A nossa identidade digital depende do que publicamos na Internet e do que as outras pessoas comentam e publicam sobre nós.

GUIA DE CONVERSAÇÃO COM OS ALUNOS

MENSAGENS A TRANSMITIR

Page 3: IDENTIDADE DIGITAL - CYBERTECAMENSAGENS A TRANSMITIR. Contexto: Incentivar à partilha de informação positiva, com a qual os alunos se sentem confortáveis ao ser confrontados, seja

Contexto:

Incentivar à partilha de informação positiva, com a qual os alunos se sentem confortáveis ao ser confrontados, seja por quem for.

Incentivar a publicação de fotografias e comentários que formem a identidade digital que querem transmitir.

Na aula, cada grupo apresenta as páginas dos seus elementos, sem identificar a quem pertence cada página. Os restantes membros da turma vão tentar adivinhar, pelas características das fotografias e comentários, a quem pertence cada página.

Trabalho de casa + trabalho de grupo em sala

Integrar a regra: Para e pensa antes de publicar.

Verificar se os colegas os associam com a identidade digital à sua identidade real.

Os alunos são divididos em grupos de 4 ou 5 elementos. Cada aluno tem que ir para casa e trazer uma página A4 com 1 a 2 imagens e 3 a 4 comentários que estejam relacionados consigo e que seriam capazes de partilhar na internet. Devem ter em conta a regra: Para e pensa antes de publicar.

Descrição:

Objetivos:

ATIVIDADE

http://www.fundacao.telecom.pt/