ideias pão por deus

7
PÃO-POR-DEUS 1 de Novembro Celebrar o Dia de Todos os Santos Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus". Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro! Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos". Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê? Por causa do Dia de Finados ! Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu? Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos! Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa. Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem? “Em Coimbra eram os "BOLINHOS E BOLINHÓS". Juntávamo-nos em grupo (geralmente entre 4/5 elementos no máximo) e com uma saquinha (à noite após o jantar e só andávamos na rua até às 22h/22h30!) andávamos de por ta em por ta. Ah, levávamos a abóbora tradicionalmente decorada com uma vela acesa. Batíamos (ou tocávamos à campainha) de uma por ta entoando uma cantilena: BOLINHOS E BOLINHÓS PARA MIM E PARA VÓS SÃO PARA DAR AOS FINADOS QUE ESTÃO MORTOS (ENTERRADOS) HÁ VELA, HÁ VELA (TRUZ TRUZ TRUZ) A SENHORA ESTÁ LÁ DENTRO ASSENTADA NUM BANQUINHO FAZ FAVOR DE ABRIR A POR TA PRA ME DAR UM TOSTÃOZINHO... Se a por ta se abria... ESTA CASA CHEIRA A VINHO 1

Upload: be

Post on 07-Jun-2015

8.866 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IDEIAS Pão Por Deus

PÃO-POR-DEUS

1 de Novembro

Celebrar o Dia de Todos os Santos

Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".

Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!

Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".

Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê? Por causa do Dia de Finados ! Sabias que "finado" é a pessoa que já morreu?

Uma coisa muito boa que não sabias de certeza é que é costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados no Dia de Todos os Santos!

Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.

Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.

Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?

“Em Coimbra eram os "BOLINHOS E BOLINHÓS". Juntávamo-nos em grupo (geralmente entre 4/5 elementos no máximo) e com uma saquinha (à noite após o jantar e só andávamos na rua até às 22h/22h30!) andávamos de porta em porta. Ah, levávamos a abóbora tradicionalmente decorada com uma vela acesa. Batíamos (ou tocávamos à campainha) de uma porta entoando uma cantilena:

BOLINHOS E BOLINHÓS

PARA MIM E PARA VÓS

SÃO PARA DAR AOS FINADOS

QUE ESTÃO MORTOS (ENTERRADOS)

HÁ VELA, HÁ VELA (TRUZ TRUZ TRUZ)

A SENHORA ESTÁ LÁ DENTRO

ASSENTADA NUM BANQUINHO

FAZ FAVOR DE ABRIR A PORTA

PRA ME DAR UM TOSTÃOZINHO...

Se a porta se abria...  ESTA CASA CHEIRA A VINHO

                                       AQUI MORA UM ANJINHO!    ou

                                       ESTA CASA CHEIRA A BROA

                                       AQUI MORA GENTE BOA!

1

Page 2: IDEIAS Pão Por Deus

Se a porta não se abria... ESTA CASA CHEIRA A PÃO

                                    AQUI MORA ALGUM LADRÃO?    ou

                                    ESTA CASA CHEIRA A ALHO

                                    AQUI MORA ALGUM ESPANTALHO?

As pessoas davam-nos o que queriam (dinheiro, rebuçados, biscoitos) e estas oferendas eram depois repartidas por todos os do grupo. Desconheço se actualmente se manterá a tradição pois devido à onda de violência que grassa não sei se os pais autorizam as crianças a andar na rua àquelas horas. No meu tempo (falo da década de finais dos anos 70 princípios dos anos 80) ainda não era assim tão perigoso andar nas ruas!!”

Antigamente as pessoas davam frutas, espigas de milho..., agora é quase só doces e dinheiro. Quando as crianças recebem dizem "Seja por as almas"

 Ideia para o placar:

 Um saquinho tamanho gigante com frutos pintados e recortados.

o O efeito do saquinho  será criado através da junção de vários sacos de plástico transparente abertos e colados uns aos outros com fita adesiva transparente, de modo a conseguir um rectângulo grande.

o No placar afixam-se os frutos trabalhados pelas crianças, dispostos de forma a possibilitar "encaixar" no interior do saquinho.

o Por cima, coloca-se o plástico, moldando a estrutura de forma a parecer um saquinho e recorrendo a pionaises para o prender à cortiça do placar.

o Para finalizar, com papel crepe, imita-se um laço.

  À falta de uma fotografia, fica aqui um desenho que poderá ser útil para "visualizar" a ideia.

 

     Recebi da colega Orquidea Rei, já depois de postar este tema, a mesma canção mas com mais uma quadra, a qual desconhecia, e que passo a transcrever:

 Hei-de lembrar-me também,De quem agora é velhinho.Se não der figos e Nozes,Dar-lhe-ei o meu carinho.

Conta-nos ainda a Orquidea que na Madeira...

“Segundo a tradição, nesta altura do ano, em outros tempos, as pessoas mais abastadas distribuíam por as mais carecidas frutos desta época, o Outono - as maçãs, peras, romãs,

2

Page 3: IDEIAS Pão Por Deus

nozes, figos, avelãs, amendoins....- e as pessoas guardavam essas oferendas num saco. Hoje em dia a tradição mantém-se, embora de forma diferente: cada pessoa leva no seu saquinho de Pão-por-Deus, esses mesmo frutos que troca e partilha com os seus Amigos, Familiares.

Nas escolas da Madeira, elaboramos sacos com as crianças, de papel ou de pano, que poderão ser pintados, desenhados....e cada criança traz alguns frutos que depois partilhará com as outras crianças. Mas fora da escola, na comunidade, também as pessoas o fazem...por exemplo, no final da missa.”

Envia-nos ainda um exemplo de saco do Pão por Deus: um saco de pano estampado com folhas, maçãs e castanhas. Fica aqui mais esta sugestão.

Broas do “pão por Deus” 

 

Azeite

Sal

2 ovos

Canela

Erva doce

Vinho do Porto

Farinha de milho

Açúcar

Deitamos tudo no alguidar e amassamos com as mãos. Fizemos bolinhas e foram para o forno cozer. Ficaram lindas e boas. Levámos para casa para oferecer à nossa família.

 

3

Page 4: IDEIAS Pão Por Deus

IDEIAS PARA OS SAQUINHOS:

- decorar sacos de pano brancos com moldes de frutos onde as crianças pintam o seu interior (se forem pequenas, se forem grandes podem já desenhar mesmo os frutos); - com uma garrafa de água de 1,5l, cortá-la um pouco, forrá-la com papel crepe e cola branca e fazer uma asa com uma tira do resto da garrafa que ficou; - com caixas de leite também serve, se for do lado onde tem as letras, pode-se forrar com papel crepe e cola branca, se quiserem virar ao contrário, as crianças podem desenhar frutos e colar, etc. - também se pode reutilizar embalagens de cartão (cereais, papas) e as crianças decoram; - utilizar papel pardo, fazer um saco e as crianças decoram, etc...

Com os pacotes de leite fiz de duas maneiras: - Uma folha de papel manteigueiro as crianças fizeram impressão de frutos, depois forrei o pacote de leite com esse papel; - Primeiro forraram com papel higiénico a toda a volta até nãom se notarem as letras, depois colaram diferentes frutos recortados de guardanapos.

- cestos feitos com os pacotes de leite forrados com papel higiénico pintado com esponjas.

- Utilizar a técnica do guardanapo com cola branca e guardanapos com abóboras, e frutos do Outono.

- Utilizar um pau e canela para fechar as saquinhas, etc….

em forma de castanha decorada e pintada pelas crianças, depois apliquei frutos da estação pintados;- em sacos trazidos de casa (brancos) as crianças desenharam com tintas de tecido vários frutos;

- Aproveitamento de caixas de cereais, as quais poderão ser enfeitadas através de colagem ou pintura.

- Outra opção consiste na carimbagem em folha tamanho A5, a qual servirá para revestir a caixa, sobre a qual poderá ainda colar frutos pintados e recortados. As alças poderão ser de cordel de seda.

4

Page 5: IDEIAS Pão Por Deus

Ideia feita Com 1 garrafão de água ,1 CD, ráfia natural, rolos do papel de alumínio e dos recibos das máquinas do supermercado, cartolina para pés e mãos -que eles picotaram e outros recortaram.

CESTINHA feita com balões pequenos (balões de água) que enchemos e envolvemos em tiras de papel de jornal e cola. Depois de bem secos, cortaram-se os balões a mais de metade, retirou-se a borracha e ficou a forma em papel.  As crianças pintaram, neste caso de cor-de-laranja para imitar a abóbora, decoraram e colocou-se uma alça de ráfia.

5

Page 6: IDEIAS Pão Por Deus

Malinhas feitas pelas crianças com cartolina EVA e cosidas pelas próprias crianças.

IDEIAS RETIRADAS DAQUI:

http://www.junior.te.pt/servlets/Home - site Júnior

http://acasinhadarita.blogspot.com/ - Blog a Casinha da Rita

http://arcacomum.nonio.uminho.pt/ - Fórum de Educação de Infância Arca Comum

http://ei.forumvila.com/ei.html - Fórum Educação de Infância

http://forumeducacaodeinfancia.blogspot.com/ - Blog do fórum

6