[i) l - refrigerio.ciip.pt · m estudo bíblico . (carlos alves ] ... deus, mas também com a...

16

Upload: trinhque

Post on 20-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIDA PRÁ TICA ~ .[I)lSAMUEL SILVA OLIVEIRA )

Com a multiplicação dos pães e dospeixes, o povo ficou tãodeslumbrado ao ponto de querer

proclamar Jesus como Rei, apesar de Elese haver retirado num barco para a outramargem (S.João 6: 1-15).

Jesus sabia que estavam correndo atrásdo pão ganho com facilidade, por isso lhesdisse que em lugar de estarem tãopreocupados com o alimento material,deveriam trabalhar pela comida quesubsiste para a vida eterna.

É tão difícil o homem convencer-se que"não viverá só de pão, mas de tudo o quesai da boca do Senhor, viverá o homem"(Deut. 8:3).

o povo imaginou poder receber pão,sem que para isso precisasse de trabalhar.Do mesmo modo, a samaritana julgou queJesus estava oferecendo água líquidamilagrosa, capaz de mitigar a sede de umavez por todas, de sorte que nunca maisprecisasse voltar ao poço de Jacob (S.João4:13-15).

Atrás de que pão e de que águacorremos nós ? E evidente que Deusprovidencia o que nos é mister para todos

os dias. Ele mesmo se refere a esteassunto quando diz: "não vos inquieteis ...VossoPaiceleste bem sabe que necessitaisde todas estas coisas, mas buscai primeiroo reino de Deus e a Sua justiça, e todasestas coisas vos serão acrescentadas"(Mateus 6:31- 33).

Se esperamos que Jesus apenasprovidencie alimentos, vestuário,habitação, emprego, saúde, etc., estamosao nível da samaritana, visto que Deus dámuito mais do que isso.

Por intermédio d'Ele recebemos operdão de todas as nossas transgressões,o que nos dá a garantia de que Deus estáem paz connosco.

Se não é esta a nossa perspectiva, entãoprecisaremos ter uma melhor versão doplano de Deus.1

......recebidas (em contos),asrito.. 12 Ig. Ir

Ig.Amial.......... 02 Ig. Aldhliará:: ...'Ig. Gafanha..... 05 Ig. Sângalhos: ..Ig. Leça. 30 Ig. F}6z:.;:... 02Ig. Oliveira Douro 05 Ig. Monte Arco 06

.. 02fg Silvaldé.?::<o 05Ig. Marq.Olhão 10

FINANr.IC Ig. Madalenaz 02~ Of.lndividuais 67,8

SALDO EM 15.10.98· 100 Neg.

www.come.to/refrigerio.ptSe tem acesso à Intemet, visite-nos no endereço acima referenciado. Alémdos artigos publicados na presente revista, encontrará dezenas de artigosde «Refrigério's» anteriores. Se pretender enviar-nos alguma mensagempode fazê-lo por email para:[email protected]

REFRIGÉRIO - Outubro/Novembro 1998

Revista periódica bimestral visando ainformação e edificação do Povo deDeus.

Propriedade:Comunhão das Igrejas dos Irmãos emPortugal (CIIP).

Director: CARLOS ALVES.Editor: SAMUEL PEREIRA.Email: [email protected]: JOEL PEREIRAEmail: [email protected]

Administração:Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.'Tel. 02-7343652: 02-7115086Fax (02) 7343652 e (056) 29054Emaí/: [email protected]

Colaboradores Regulares:Manuel Ribeiro António CalaimAmílcar Martins Arnold Doolan

Samuel Oliveira.

Impressão:GRÁFICA MONUMENTOR.Areal, 4528-S. J.Ver. Te1.056-312037

© Copyrights: Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada. Os artigosassinados são da responsabilidadeindividual. Os artigos que nãocorrespondam á linha doutrinária :einformativa deste jornal, não serãopublicados.Todos os' artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. À Comissão de Publicações doDepartamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades dasAssembleias dos Irmãos.

Reg.Min.Justiça sob n.? 280.Depósito Legal: 21.402/88.Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar:' 150 $ 00. .SUSTENTADO ATRAVÉS

DE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

02- Perspectivas de Deus03- Divisão: Factorde Crescimento?04- As obras da Carne/Fruto do Espírito05- Se a obra é de Deus ...06- Noticias Missionárias10- Página Evangelística11- Histórico dos Hinos12- Lições da Exp. Histórica Povo Israel13- Notícias da Internet14- Notícias15-111Congresso Nacional de Jovens

(Retrospectiva)

ESTADO ACTUAL DA IGREJAREFRIGÉRIO - Outubro I Novembro 1998

• • • •

m(WALTERALEXANDER )

Um factor de crescimento?

1.Coríntios 3:1

Acarnalidade impede odesenvolvimento espiritual daigreja. Normalmente as crian-

ças começam a estudar aos seis anose no início do ano novas turmas sãoadmitidas às escolas. Nem todos asque começam juntos terminarãojuntos. Há sempre os retardatários.Alguns progridem bem, outros ficampara trás e isto traz uma divisão eseparação entre os alunos.

o mesmo princípio aplica-se à igrejalocal. Como seria bom se todos osmembros crescessem acompanhandoo mesmo ritmo. O Senhor Jesus disseque os pobres sempre estariamconosco, mas aquele não é o únicogrupo que permanece connosco, há osretardatários também (1 Ts 5.14; Hb12.12-13).

Quando o apóstolo esteve com elesno início, os coríntios eram meninos emCristo e, obviamente não tinham apossibilidade de compreender osensinos mais profundos das SagradasEscrituras, mas mesmo depois detantos anos, ainda não podiam recebê-los - "porque ainda não podíeissuportá-lo. Nem ainda agora podeis,porque ainda sois carnais" (1 Co 3.2).

3. O Produto da Carnalidade10.3 Parte

A falta de desenvolvimentoespiritual na igreja gera uma separaçãoentre os membros como tambémresulta em divisão.

1.Coríntios 5

Que mancha triste foi esta notestemunho e no caráter da igreja! Ébem provável que o delito mencionadoaqui é que o homem em questãoestava mantendo relações sexuaiscom a madrasta.

Ora, Corinto era notória pela suacorrupção e degeneração moral, masmesmo assim, os habitantes dela nãohaviam descido ao fundo do poçocomo este homem que era membro deuma igreja neotestamentária. Quevergonha para a igreja e para estehomem!

O acto de permitir que este homemcontinuasse na comunhão da igrejatrouxe sérias conseqüências:

Condenou o homem e a igreja-v-1-3.Contaminou a igreja- verso 1,6.Causou divisão - verso 3, 5.

A família de Cloé não concordoucom a acção da igreja em permitir que oréu ficasse em comunhão. A carnelevou o homem a praticar tal infâmia eera necessário que fosse julgado e

colocado fora da igreja. Podemos vermais um motivo para a divisão naquelaigreja local.

É triste, muito triste e vergonhosoquando uma igreja é obrigada adisciplinar e excomungar um membropor causa de desvio sexual. Veja oque Deus pensa deste tipo de pecado -Lv 18.18; Dt 22.30; 27.20.

Já notou que Paulo não exrqiu adisciplina da mulher? Por quê?Talvez seja porque ela não eramembro, nem crente no Senhor Jesus.Isto torna o pecado do homem maissério. Já refletiu no estrago na vidada madrasta causado por esteacontecimento infeliz? Que respeitoteria ela para com o homem comocristão? Que respeito teria ela paracom a igreja local ou para com aPalavra de Deus?

Mais uma vez, acarne causou maisuma divisão na igreja em Corinto.i!]J

Como seria bom se todosos membros crescessemacompanhando o mesmoritmo!

ESTUDO BíBLICO .m(CARLOS ALVES ] REFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

Nascartas aos romanos, coríntiose gálatas, Paulo fala muito dacarne e do Espírito, ou seja, das

duas naturezas existentes noverdadeiro crente: a natureza carnal ea natureza espiritual.

A natureza carnal é aquela que ohomem passou a ter após a queda.Quando o homem foi criado por Deus,ele foi criado perfeito, à imagem esemelhança do seu Criador. Mast quandoos nossos primeiros pais desobedecerama Deus, eles tornaram-se pecadores,com todas as suas consequências. Umadelas foi receberem uma naturezapecaminosa, chamada carne e passá-Iapara todos os seus descendentes -Romanos 5:12.

A carne é uma das três inimigas dohomem. As outras são o mundo eSatanás. Em Romanos 8, nós lemos quea inclinação da carne é a morte, éinimizade contra Deus e não podeagradar-Lhe. Esta velha natureza écapaz das piores coisas. Vejamos agora oque nos diz Gálatas 5t sobre:

As obras da carnePorque as obras da carne são

rnanítestas, as quais são: prostltuição,impureza, lascívia, idolatrta, feltiçartas,inimizades, porfias, emulações, iras,pelejas, dissensões, heresias, invejas,

homicídios, bebedices, glutonarias ecoisas semelhantes a estas -19 a 21.

Estas manifestações ímpias sãopróprias de pecadores ímplos, que nãoconhecem o poder purificador de Cristo,mas, íntelízrnente, há crentes que aindasão dominados por alguns desteshorrendos pecados.

Paulo chamava carnais a algunsdos crentes em Corinto, afirmandoque havia entre eles inveja,contendas e dissensões - 1 Cor. 3:3.Havia ainda aqueles queparticipavam da Ceia do Senhorindiqnarnente, não discernindo oCorpo do Senhor et por isso, eram

julgados pelo mesmoSenhor comfraquezas, doenças ea própria morte - 1Coríntios 11:27-30.

E hoje, o povo do Senhor serádiferente ? Sempre tem havido estasmanifestações da carne entre os irmãos.

A própria história da Igreja está cheiadestes exemplos tão tristes. Irmãos atratarem mal e a aborrecerem outrosirrnãos, ou por inveja, ou por ciúme, ouporque não estão de acordo com elest

etc.. E João diz, na sua 1.a Carta, queaquele que aborrece a seu irmão éhomicida e que não sejamos como Caimque matou a seu irmão.

o contrário de tudo isto é o amor. E oamor faz parte da nova natureza que ocrente possui:

o fruto do Espírito

Como é diferente o crente que dálugar ao Espírito do Senhor que nelehabita. Pois o fruto do Espírito é: amor,gozo (aleqrta), paz, lonqantrnidade,bondade, beniqnldade, fé (fidelidade),mansidão e temperança (domíniopróprio). E os que são de Cristo

crucificaram a carne com as suas paixõese concupiscências - Gálatas 5:22t23t24.

o nosso homem velho já foicrucificado com Cristo na cruz, para queagora não sirvamos mais ao pecado.

Vivamos e andemos no Espírito, nãonos deixando possuir de vanqlória,provocando-nos uns aos outros, teinveja uns dos outros. O mell.testemunho e a melhor imagem deCristo que podemos dar ao mundo éamarmo-nos como Ele nos amou - João13: 34t35.1

REPORTAGEMREFRIGÉRIO - Outubro/Novembro 1998 '

Conforme foi aludido no Refrigério,e no seu número 67 do mês deMaio/Junho, os nossos irmãos da

região de Vila Nova de Poiares estavamempenhados na edificação de um temploevangélico, a cerca de 1000 metrosdaquela vila e CO[11 fácil acesso.

Pedia-se um esforço muito grande,para que o templo estivesse pronto emtempo devido, de modo a permitir no seuinterior a realização do EncontroEvangélico no dia 1.o de Maio.

abalharam denodadamente nestaõbra grandiosa, irmãos de diferenteslugares que deram a sua prestimosacooperação, assim como outros irmãosempresários que aplicaram ali os seusmateriais.

Teve então lugar no novo templo, oEncontro Evangélico na data prevista,que encheu por completo o recinto eencantou todos quantos ali se reuniram,não só com o que ouviram da Palavra deDeus, mas também com a grandiosidadedo novo templo.

Esta obra que se encontra agora emfase de acabamentos, dignifica e honra onosso grande Deus que é digníssimo demuito mais e enriquece o patrimóniocristão naquela área de Vila Nova dePoiares.

oi posto em evidência o Executivo_~_ ) grande ajuda dada com materiais e

máquinas e ficamos na expectativa deque ainda viriam mais ajudas daquelaEdilidade. Desde já fica o nosso públicoreconhecimento à câmara Municipal deVila Nova de Poiares, na pessoa do seuDig.o Presidente, Sr.Dr.Jaime Soares,

ISAMUEL SILVA OLIVEIRA]

que tem sido muito receptivo e generosoe a quem auguramos e desejamos ummandato muito feliz.

Cumpre-nos informar os amadosirmãos que neste momento o saldonegativo é de Esc. 5.229.000$00. Assimque esteja concluída a obra, terá lugar asua inauguração oficial e uma Reunião deAcção de Graças, mas porque ainda faltacolocar o telhado, assim como outrospequenos acabamentos, esperamos noSenhor, mais uma vez confiados que EIproverá todas as coisas e no Seu tempotudo estará realizado.

Renovamos os nossos agrade-cimentos a todos quanto têm ajudado econtribuído quer com as suas ofertas,quer com as suas orações. Bem-hajamtodos e que o Senhor vos recompense

em conformidade. Paraaqueles que ainda nãoajudaram e sentem desejode o fazer, lembramos quedevem endereçar toda acorrespondência para o Ir.Carlos Alberto dos SantosCarvalho (Carvalho- 3350Vila Nova de Polares), queé o principal responsávelpor tudo quanto já foi feito,sendo também otesoureiro. Desde jáficamos gratos pela vossagenerosidade e amorcristão.Vista da Fachada do Templo

rn( DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO)

NOTíCIAS MISSIONÁRIASREFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIOSecretário Executivo: ANTÓNIO CALAIM Secretário Adjunto: AUGUSTO POÇAS Tesoureiro: ALBERTO MANAIA

JOAQUIM SANTIAGO; ANTÓNIO FONSECA; JOÃO DAVID SILVA;NARCISO CAMPOS; JOÃO PAULO SANTOS; RUI OLIVEIRAROMANA DIAS; CATARINA ALVES; ADELINA DIAS; WALTER DE CARVALHO; CARLOS ANTUNES; PEDRO FIGUEIREDO

*Apartado 131,P-2725 MEM MARTINS 'FUNDO MISSIONÁRIO BNU - SINTRA: 99032100176143

Dália e !VIiguelCastroFafe

Louvamos a Deus pela protecção nasviagens que fizemos, neste 8.o anoconsecutivo de visitação e

divulgação da EMREnas Escolas públicascomo Delegados da COMACEP.Este anovisitámos 64 Escolas e os respectivospastores e obreiros dos distritos de Porto(Miguel) e Braga (Dália). Como tem sidohabitual em Fafe a divulgação foi maisintensa e diversificada, com publicidadenas caixas de correio, nas lojas e escolaspúblicas. Ore pela formação de umaTurma de EMREem Fafe e nos concelhosque visitámos; bem como em todo opaís..

Louvamos o Senhor pela coragem epela determinação que a nossa filhaAbigail teve em afirmar a sua fé em Jesus,na sala de aulas. Durante o mês de Maiotodos os alunos da escola tinham quecantar e orar a Maria num altar alicolocado. Elaporém recusou fazê-lo .. Orepor protecção do nosso lar e pelamelhoras na fala de Abigail e Miriam.

Fernando e Florbela SenaR.Bustes, 856-4.°, Hab.3

Canide/o- V.N.Gaia

Actualidades do ministério: - Granderenovação no Filme Jesus. Foitotalmente renovado com

tratamento nas duas áreas importantes:Visão - Melhoria acentuada na óptica.Audição - Nova dobragem de grandequalidade (Português de Portugal).

Acompanhámos os grandes eventosda actualidade Expo 98 e Mundial deFutebol 98, com testemunho dejogadores cristãos evangélicos.Futuramente iremos editar cassetesaudio para cobrir dois trabalhos vitais:Evangelização de invisuais e

Evangelização através de programas narádio.

Ficamos como responsáveis até finalde Junho. Agora mudamos para Gaia emcasa própria. A Florbela já está adesenvolver trabalho secular assim comoo Fernando.

O Senhor vos recompense em porçãodobrada do que têm investido em nós eatravés de nós. Muito Obrigado.

Álvaro e Alice RibeiroGondomar

No dia 24 de Maio nasceu a nossaneta Ana Ester. O David está arecuperar do acidente de viação.

O trabalho na prisão continua a dar frutospara Glória de Deus e felicidade daqueleshomens, apesar das dificuldades eapertos com que nos debatemos no dia adia.Foi permitido usar a sala da capela daprisão, uma hora antes do padre a usar ealguns vicentinos que se deslocam alipara se reunirem com o padre estão a irmais cedo para ouvirem a mensagem queapresentamos aos presos.Um guarda no final de um Sábado veio tercom o Álvaro para lhe dizer que estava aler a Bíbliae pedir as orações pela família.Damos -Graças a Deus pelos quecontinuam no processo de recuperação.

Rosário e Serafim BatistaMa ia

Onosso silêncio não é sinal de quetudo vai bem, mas antesf"""'\contrário. Estes últimos meses

têm sido difíceis e ao mesmo tempotrabalhosos.O encontro em Março da OM (ZonaAtlântica) em Entre Rios no CentroÁgape.Sacos de Amor - projecto ousado.Alimentos prontos ser consumidos e umfolheto, foram distribuídos a drogados,prostitutas e Sem Abrigo nas ruas doPorto. Graças a Deus pela ajuda ecooperação de Igrejas e Organizações: Belmonte, Alumiara, Torcatas. GrupoVida e Desafio Jovem., Casa de Daví.Love Porto - Depois de 4 meses decomunicarmos às igrejas... ficamosdesolados quando no último cultoapareceu só o pastor e um casal. ...Love Lisboa - Contávamos receber emJulho, americanos, latino-americanos,Brasileiros e outros mas some~,recebemos uma inscrição...____....,Saúde - A Rosário ainda não está bem econtinuamos a consumir'recursos ...Médio Prazo - Depois das campanhas apartir de Setembro vamos tirar unsmeses e fazer outra coisa. Tempo parabuscar ao Senhor e avaliarmos o quetemos feito. Agradecemos muito asvossas orações. Vamos estar perto dePonte de Sôr, com amigos nossos e naIgreja Congregacional (igreja onde aRosário é membro).

M.aCarmo/Chris HemboroughProjecto Moçambique

Foi bom falar nas Igrejas sobre otrabalho em Moçambique, durantea nossa visita a Portugal.'

Estaremos aí novamente em Dezembro,na altura do natal. Qualquer contactopode ser feito através do nOde Tel ( 043)719461.

[[)( DEPARTAMENTO MISSIONÁRIO )REFRIGÉRIO. Outupro/Novembro 1998 -

NOTíCIAS MISSIONÁRIAS

Durante o verão o curso de tradução,na Faculdade de Letras em Lisboa, foimuito bom e proveitoso para oministério.

Podemos confirmar que a partir de 15de Setembro o Chris estará de novo emMoçambique. Ore por: Distribuição deBíblias, literatura cristã e gravadores comcassetes dos evangelhos na língua Sena.Estabelecimento de Escolas Dominicais.Seminários nas Igrejas Locais, para maisensino da Palavra de Deus. Apresentaçãode vídeos para todas as idades parafortalecimento do ministério de ensino.Estabelecimento de um Curso Bíblico porCorrespondência para os Líderes dasIgrejas. Ore pela Maria do Carmo ecrianças.

Estes irmãos lembram: Para osirmãos que o solicitaremenviaremos um guia de Oração por

S. Tomé e Príncipe, com informaçõesmais detalhadas.

Irmãos evangelistas que seidentificam com o trabalho pioneiro,serão de grande ajuda nesta etapa dotrabalho.

Fazedores de tendas também serãobem vindos. Há campo de trabalho e comboa lucratividade nas seguintes áreas:Comércio (Importação e comercializaçãoem geral, padarias, matadouros etalhos), agricultura e agro-pecuária,pesca e transportes colectivos.

ovens que queiram efectuar umL _dgio missionário, passarão um tempoinesquecível em S. Tomé e Príncipe.Escreva-nos e daremos maioresinformações. Romanos 11:36

MARCHA POR JESUSLisboa

Decorreu na cidade de Lisboa nodia 19 de Setembro mais umaMarcha Por Jesus. Organizada

pela JOCUM, Jovens Com Uma Missão,teve como rosto visível a liderança doIrmão Salomão de Oliveira e este foiapoiado por equipe interdenominacional,onde o Irmão Orlando Esteves foi peçaimportante. Foi tempo de Celebração doSanto Nome de Jesus , assim comotambém oportunidade para interceder

pela cidade e pelo país de acordo com asimbologia <los locais por ondepassávamos.

DIA DA COMUNIDADEEVANGÉLICA

No dia 19 de Setembro da parte da. manhã decorreu um encontro no

Pavilhão Carlos Lopes. Aliestiveram e foram empossados peloPastorAntónio dos Santos, Presidente daAssembleia Geral da Aliança EvangélicaPortuguesa, os novos Corpos Sociais daAEP.Assim:MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:Presidente - LuísReis,secretários - João Artur Correia Pereira eMário Emanuel Fernandes.DIRECÇÃO:Presidente Honorário - Dr. José DiasBravo,Presidente - MoisésGomes,Vice-Presidentes -Dr.António Calaim eVieito Antunes ,Secretários - Brissos Lino e Abel Pego,Tesoureiro - José Pedro,Vogal - Robert Lee FifeCONSELHO FISCALPresidente - Dr.Joel Pereira,Vogais - Jorge Eliase João Carlos BaptistaAndrade.

Neste encontro os Irmãos dirigiram aospresentes Mensagenstendo como tema:Pr. Luís Reis "Resistir às potestadesMalignas".Dr. José Bravo "Afirmando-nos naSociedade" ePr Moisés Gomes "Enfrentando o Futuroem Unidade".

FAMíLIA DINDINGERAlbânia

Queridos Irmãos.Acabamos de regressar hoje

(segunda), depois de passarmos 4 diasde maravilhosa comunhão numacampamento em Bishnic, onde uns 30crentes se reuniram.

O tema foi "Conhecer a Deus" e naverdade foi um tempo rico emconhecermos mais a Cristo e de sermosmais unidos. Floyd Miller falou do amor eda graça do nosso Deus, com muitabenção. Meu próprio coração foi muitoabençoado e o Senhor muito me ajudou,tanto na preparação dos estudos comona organização do acampamento. A Ceiado Senhor no domingo foi de muitabênção e consolação ao vermos a alegriados crentes, seu amor uns aos outros e oseu crescente desejo de se alimentaramda Palavrado Senhor.

Em Librazhd foram baptizadas 5pessoas. Duas são irmãs de Kokreve, aBardha de 18 anos, e a Zana de 21. Asoutras são a Mariana e a Tasim já astemos mencionado em cartas anteriores.O Beni Kaca é filho de Maria, a quemorreu de câncer em 1995. Beni recebeuum precioso testemunho de sua mãe.Agora é crente e por amor ao Senhordeixou de tocar num grupo musicalmundano. Deus foi muito glorificado comestes baptismos. Duraram 1 hora emuitos se emocionaram especialmentequando uma das irmãs exortava. aspessoas, com lágrimas, a confiarem emCristo.

Orai por Irene, uma de nossas irmãsem Librazhd. Está rio 4° ano daUniversidade de Tirana e só lhe falta umano mais. Ela e outra jovem passaram afrequentar a igreja de Christian, ummisslonárío suíço.. mas ultimamentepassaram para um movimento estranho,.onde as pessoas caem para o chão efalam línguas estranhas. Agora háevidências muito claras que Irene estáoprimida pelo Diabo, pois comporta-sede uma maneira estranha e nervosa.Está mesmo sofrendo mentalmente efisicamente por causa da suaexperiência com esta igreja pentecostal.Os seus pais ultimamente fecharam-seem casa. Por favor irmãos orem para quetenhamos êxito em reunirmo-nos comele e que haja libertação.

Orai também por Bardha de Hotolisht,que já pediu o Baptismo. Seu marido émuçulmano e veio pedir-me que lhe

NOTíCIAS MISSIONÁRIAS '(!]IDEPARTAMENTO MISSIONÁRIO)

trocasse uma nota de 100 dólares. Ao verque era falsa, rasguei-a perante ele.Ontem pediu-me perdão, porém segueno mesmo caminho . Orai por sabedorianesta situação.Orai por Mirela, uma jovem que sofre deuma doença chamada "artritisreumatoidea". Vive perto de Karkavec, auma distância de 2 horas. Temos ali umairmã, que também se chama Mirela, aqual lhe ofereceu uma Bíblia. Agora, nassuas dores é uma das crentes mais felizesque se possa imaginar. Nem pensa nassuas dores e comove-nos com a suaalegria e seu desejo de alcançar outrospara Cristo. Queríamos ajudá-Ia na suaenfermidade. Se alguém souber daalgum medicamento que possaajudar, nos informe. Muito obrigado.Com amor de Cristo, Felipe e BárbaraDindinger. (Carta enviada ao Director).

NOVO CAMINHARPardilhó

Portugal é hoje um Pais com cercade cem mil evangélicos. Ascarências são enormes desde

muitos milhões que nunca ouviram amensagem de que só Jesus Cristo salva ede que precisam se arrepender dos seuspecados e aceitá-Lo como Salvador eSenhor, até às carências na Igreja detestemunho e crescimento no seurelacionamento com o Senhor. Nósestamos determinados a fazer a nossaparte na evangelização e edificação denosso povo, cremos que a obra é doSenhor e enquanto a uns é dada aresponsabilidade de ir, a outros é dada aresponsabilidade de orar e apoiar os quevão. Todos juntos poderemos deixar amarca de Cristo em nossa nação nestageração - 11 Samuel 22:33 diz que:" OSenhor é nossa força e fortaleza e Eleperfeitamente desembaraça nossocaminho". Que esta possa ser nossaconvicção. Informações; Apartado 53860 Pardilhó Tel. 034-855146.

REFRIGÉRIO - Outubro/Novembro 1998

notícias missionários de

POR AGOSTINHO E LETA FARINHA -Apartado 142. 2735 Rio de Mouro

Agosto de 1996

Em Agosto, de 1966 cheguei aAngola com o propósito de ver eanalisar as necessidades das

igrejas e descobrir como ajudar os irmãosali. Foi aos judeus que estavam . naBabilónia que Deus disse que tinha umprojecto para eles. (Jer.29:11).

Quando cheguei à província deBenguela perguntei ao Senhor "Oual é oteu projecto para esta província,Senhor?" Pediao Senhor que derramasseem mim o dom da fé em relação ao futurodesta província.

A primeira impressão era de que nãovaleria muito investir a vida, o tempo,dinheiro etc... Desde 1975 quando osmissionários (estrangeiros) saíram dopaís, foram alguns irmãos que tinhamsido minimamente treinados pelosmissionários que levaram a igreja emfrente mas a maior parte destes acabousendo mortos pela guerra, fome edoença, os que ficaram não tinham tidoensino suficiente, alguns nem tinhamassistido a qualquer Escola Dominical.Tinham sim um desejo de servir o Senhor

Em algumas igrejas estava a ser usadaliteratura dos Testemunhas de Jeová,como base para o ensino. Eusabia que a"dimensão" do nosso Deus éproporcional aquilo que esperamos que

Ele realize nesta terra, Deus prometeu-nos que nem mesmo as portas do Infernohaveriam de prevalecer contra a suaigreja. Então descobri que era tempo derecomeçar a reconstruir "os muros" quetinham sido destruídos.

Voltei a Portugal para organizar os"materiais de construção". Primeiroprecisava de uma equipe detrabalhadores fieis em oração, daquelesque crêem que Deus muda situações eque não desanima mesmo quando tudoparece demorar a acontecer. Graças aDeus encontrei.

Em conjunto com a minha esposapreparamos um currículo com duasdisciplinas Liderança e Vida familiar.

Abril de 1997

Regressei a Angola em Abril de 1997para começar a tarefa. As igrejas no

Lobito e em Benguela, foram um desafiopara mim, percebi que o que eu estava afazer ali era só uma introdução daquiloque Deus tinha para eu fazer.

Irmãos de outras denominaçõesevangélicas manifestaram o desejo deassistir ao treinamento, que fizeram comgrande entusiasmo.

O Tema "Vida Familiar" foi uma grandedescoberta da vontade de Deus para avida dos seus filhos. Os líderes pediram-me que ensinasse" Vida familiar" durante

, t ~mais empo.Creio que o sucesso não teve muito a

ver com o meu esforço, mas porque oscorações dos nossos irmãos ali tinhamsido regados pela oração de muitosoutros irmãos.

Voltei a Portugal para continuar apreparação de um novo currículo, Nestaaltura trouxe comigo muitos pedidos,especialmente material de ensino,(Bíblias, dicionários e comentários,)outros pedidos foram feitos, comoroupas, máquinas de escrever, bicicletasetc. Pela graça de Deus alguns dospedidos foram satisfeitos e em Setembro(1997) o Departamento Missionárioenviou um contentor para estas igrejas,Dos itens enviados, todos foram muitoúteis mas muito precioso mesmo foialgum material hospitalar. Um ~líderes no Lobíto, o irmão Afam0Augusto é enfermeiro e isto veiopreencher uma grande làcuna nesta áreade trabalho que ele vai exercendo aomesmo tempo sendo pastor numa dasigrejas do Lobíto.

Janeiro de 1998

Janeiro de 1998, outra viagem, destavez os temas que levei para ensinartinham sido basicamente sugeridos pelosirmãos lá. Era alguma coisa que elesprecisavam para já. Discipulado,Preparando os que vão ser baptizados eDescobrindo a Bíblia.(como prepararuma mensagem).Durante o ensino dotema Discipulado, alguns irmãossentiram o peso de que tinham vindo a,negligenciar o evangelismo de crianças,Pediram-me ajuda nesta área deevangelismo. Ainda pelo telefone lanceieste desafio à minha esposa, para uma

REFRIGÉRIO· OutubrolNovembro 1998

uma possível ida dela para preparação deprofessores de E:D: para crianças. A Letajá tinha feito isto na Namíbia quandoestivemos lá. Fomos orando -precisávamos de ter a mente de Cristo, aSua atitude e a Sua visão. (Em Marçoquando chegou o tempo de regressar aPortugal) os irmãos pediram que nãodemorasse muito a regressar a Angola ,escreveram cartas à nossa igreja emSintra a pedir que me enviassem de volta.

A 10 de Junho recebi uma chamadatelefónica do irmão Moisés Cambundi adar notícias do que estava a acontecercom as igrejas em Benguela. Aqueles quereceberam treinamento, começaram a

0ngelizar, pessoas aceitavam Cristo e'efés começaram a discipula-Ias. O número

de crentes naquelas igrejas duplicou. Hátambém algumas classes de preparaçãopara baptismo a funcionar uma vez porsemana são da responsabilidade dosanciãos tanto no Lobito como emBenguela.

Julho de 1998Em Julho voltei para continuar o TemaDiscpulado e apresentar outro Tema 11

Princípios de formação e caracter do

obreiro cristão". Quando cheguei descobrique Satanás queria assustar-me. Muitacoisa à minha volta parecia um caos. Euestava doente, (febre, diarreia, vómitos enão tinha vontade de comer). Ainsegurança do Paísera maior, a inflaçãocresceu abruptamente desde Marçoultimo. Satanás muitas vezes ataca oobreiro do Senhor através do medo, maspelo poder do Espírito Santo o amor podetomar o lugar desse temor (I João 4:18).Uns dias sentia-me melhor outros pior. A2 de Agosto a minha esposa juntou-se amim para fazer a formação de professoresde E. D. Juntos precisávamos de fincar abandeira de Cristo, no lugar e na situaçãoem que estávamos. Demos as mãosmuitas vezes e cantamos juntos" Sejapor caminho duro espinhoso ouinseguro em seus braços bem seguroonde me levar irei" .

Assim cada dia trabalhamos, a Letadando a preparação para os professoresde E. D. durante as manhãs e à tardeclasses com senhoras. Eu ensinava àtarde, só o Tema "Princípios de formação"No trajecto de casa para as igrejasaconteceram coisas terríveis, assaltos emortes, mas nada absolutamente nada deperigo nos aconteceu. Nunca saímos decasa com medo, mas uma paz inundavatodo o nosso ser.

rnIDEPARTAMENTO MISSIONÁRIO ]

A Leta só tinha começado otreinamento havia três dias quandoencontramos uma jovem com um grupode crianças à sua volta a falar-lhes do livrosem palavras. As aulas práticas foram umencorajamento para a liderança da igrejae para nós também.

Os irmãos pedem material de apoiopara o ensino da Bíblia às crianças, elesfalaram dos "sonhos" que tinham para ofuturo próximo de ir às aldeias aonde nãohá igrejas e começar ali com classes decrianças.

Demos um relatório de dois anos.Inicialmente pensamos que dois anosseria tempo suficiente para deixar osirmãos da província de Benguelacom ummínimo de treinamento, mas realmenteprecisam mais da nossa ajuda por maisalgum tempo. Perguntaram-nosse nomeio de toda a insegurança que se vive láno presente, nós os amamos ao ponto devoltar. Bem, nós achamos que a vida écurta de mais para desperdiçarmos numabusca constante de segurança.

A nossa segurança está em sermosfilhos amados do Senhor Nosso Deus.Então é bom viver uma aventura comDeus, aventura que começa levando oevangelho a outros, e que continua numaeternidade que será cheia de agradáveissurpresas.gl

,,.,colaBíblica do Norte. Todas as segundas-feiras, a partir das

21 horas, Paulo Pina Leite e StephenYuille leccionam as disciplinas de «ABíblia e as suas profecias» e «A Epístolaaos Romanos».

Convidamos todos os crentes aparticipar. Local: Salão da Igreja emValadares.

Juventude Evangélica doNorte (JENO).

Em 14 de Novembro, a JENO realizaum magusto pelas 14:30 hr., no Salão daIgreja em Leçada Palmeira.

Título: Na MESA COM ... StephenYuille.

Juventude Evangélica daBairrada

22 de Novembro - 14:30 hr. - Reuniãode Jovens, na Moita.

Juventude Evangélica Beira-Vouga

21 de Novembro - Magusto em Caciaou no Palhal.

05 de Dezembro - Jantar deAniversário da JEBV

Estudos Bíblicos - CoimbraA partir de 12 de Novembro, pelas

21:00 hr, na Rua da Sota e todas assegundas quintas feiras, os crentes sãoconvidados a participar nos EstudosBíblicos.

O tema é «Mordomia».

Dia de MissõesEm 15 de Novembro de 1998, pelas

15:00 hr., No Salão da Igreja da RochaNova- Coimbra.

Neste dia de Missões, haveráparticipações e testemunhos.

Nãofalte.

PÁGINA EVANGELíSTICA[!!J(ARNOLD DOOLAN) REFRIGÉRIO· Outubr!)/Novembró 1998

~19lHbO

Seráum evento espantoso, e estáa aproximar-se rapidamente.Celebrações e festas serão a

ordem do dia, não somente no nossopaís, mas em todo o mundo. Quandoalguma coisa acontece só uma vez emcada mil anos, temos o direito defestejar.

o dia 31 de Dezembro 1999 cedoestará connosco, e que grande dia seráeste. Quando a meia noite for tocadapelos sinos do mundo, haverá pessoasdançando nas ruas, e outras em frenteda televisão para ver as festas mundiais,e um minuto depois da meia noite,estaremos no ano 2000.

Mas, espera um momento!

o que é que estamos a celebrar? Oque aconteceu há dois mil anos? Umbebé nasceu numa aldeia insignificanteno médio oriente chamada Belém. Nãohouve fanfarra anunciando o Seunascimento, mas um coro dos anjosproclamou o nascimento a um grupodos pastores no campo fora de aldeia.

Só isto? Mas este evento foiimportantíssimo, porque naquele dianasceu Jesus Cristo, o Filho eterno deDeus! Pensai no facto que no Seunascimento, Jesus Cristo não seguiu asregras normais .

•• 5~. II _ a._ ....•. &.~

Nasceuduma virgem.

Vivia uma vida absolutamenteperfeita. Tinha poder sobre a naturezaCurou os doentes, ressuscitou osmortos. Disse que Ele era o Filho deDeus. Depois de ser crucificado, Eleressuscitou e vive agorá.

Sim, Jesus é único, sem igual. Não hádúvida acerca disto. Milhões de cristãosneste mundo crêem que Ele morreunuma Cruz, e ressuscitou, para garantira salvação eterna para eles.

Estas pessoas têm recebido a Jesusnos seus corações como o Salvador eSenhor, e eles experimentam a forçad'Ele nas suasvidas diárias.

Os ensinos de Jesus Cristo sãoregistados na Bíblia Sagrada. Aqui háalguns exemplos:

1) O que é que o Jesus disse acercade Si mesmo? - "Eu Sou o caminho, averdade, e a vida, ninguém vem ao Pai,senão por Mim" . João 14:6

2). O que disse Jesus acerca deDeus? - Porque Deusamou o mundo detal maneira que deu o Seu Filhounigénito para que todo aquele que nElecrê, não pereça, mas tenha a vida eterna- João 3: 16.

•Veja e ouçaRTP2 • Terça e Quinta Feira -18h ou 18:20

A Luz das NaçõesRTP2 • Terceiro Domingo de cada rnês > 09:00 hr.

Programa "Caminhos"RÁDIO GENTE· GAlA· 102.1 FM

2.a, 3. a Feiras - 22 hr - Programa "Luz para o Caminho"5. a Feira - 22 hr - Programa "Vida Abundante"

RÁDIO SANTO ANDRÉ • COIMBRA· 100.5 FMSábado - 09 hr - "Vivas ao Rei"

RÁDIO C. INTERIOR· BEIRAS· 105.5 FMSábado - 16:30 hr - "Momentos de Paz"

3). O que disse Jesus acerca denós? - Na verdade, na verdade te digo,que aquele que não nascer de novo, nãopode ver o reino de Deus (João 3:3).

4). O que disse Jesus acerca da Sua{""\Vinda outra vez? - O Filho do Homem -há-de vir a hora que não penseis - João24:44.

5). O que disse Jesus acerca daeternidade ? - Larga é a porta eespaçoso o caminho que conduz àperdição, e muitos são os que entrampor ela; e porque estreita é a porta, eapertado o caminho que leva à vida, epoucos há que o encontrem" (Mateus7:13,14.

Jesus ensinou que Ele veio ao mundopara dar a Sua vida na cruz como oúltimo e único sacrifício pelos pecados.Pelafé em Jesus Cristo podemos saber:

- o perdão dos pecados;- que somos aceites por Deus; !'-<i,"- A Sua Presençae ajuda diária; ('- Um propósito certo na vida;- A certeza do céu para toda a

eternidade!

Vale a pena pensar nisto ... como omilénio se aproxima.

CONTACTA-NOS!

http://www.come.to/refrigerio.pt

[ffiI EDGAR ALMEIDA ]

. ESTUDO BíBLICOREFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

Deusvos guarde

HINOS E CÂNTICOS, 212

Há momentos diversos emnossas vidas, os quais ficamgravados para sempre, como

se fossem um sinete em pedras! Hámomentos, em nós, de alegrias,momentos de dor, momentos desofrimentos; há também, momentosde agradecimentos.

Mas os momentos de despedida,isto é, os momentos de separaçãoentre entes queridos, têm sido os quedeixam mais saudades!

, É dramática, por exemplo, adespedida de Labão e Jacó, conformea narração em Gênesis, cap 31.43-55. Disse Labão a Jacó: "Vigie oSenhor entre mim e ti, e nos julguequando estivermos separados um dooutro" (v.49).

Mais impressionante, ainda, é adespedida que não se efectuasse,entre Noemi e sua nora Rute; livro deRute, cap.1 16-18: "Disse, porém,Rute: Não me instes para que tedeixe, e me obrigue a não seguir-te;porque aonde quer que fores, irei eu,e onde quer que pousares, alipousarei eu; o teu povo é o meupovo, o teu Deus é o meu Deus.Onde quer que morreres, morrereieu, e aí serei sepultada; faça-me oSenhor o que bem lhe aprouver, seoutra coisa que não seja a morte meseparar de ti"!

Quantas recordações traz a cadaum de nós a despedida! Quantaslembranças de comunhão íntima ecristã com irmãos e amigos queridos!Quantos corações são erguidos aDeus, em prece, a favor dos queridosque partem!

O Sr. Jeremias E. Rankin, (1828-1904), ministro do evangelho epastor numa Igreja Congregacionalnos EUA, ficou tão impressionadocom.o sentido da palavra "adeus", aqual significa: "Deus seja convosco",que resolveu escrever um hinocristão baseado no sentidoetimológico dessa linda palavra.Escreveu a primeira estrofe, no anode 1880, como um "adeus" cristão, emandou-a a dois compositores; um,de muita fama, e o outro, totalmentedesconhecido.

Quando voltaram as duas músicaspara o hino, o autor escolheu amúsica que fora escrita pelocompositor menos conhecido, o Sr.w.G. Tomer (1832-1896), professorde música nas escolas públicas deNova Jersey.

Foi depois disso que o Sr. Rankinescreveu as outras estrofes destehino, que hoje é conhecido e cantadopelos cristãos em todo mundo. Nohinário "Hinos e Cânticos" tem o

número 212 e foi traduzido emportuguês pelo saudoso irmão Sr.S.E.McNair.

Formecido por Elisabeth Alexander

TOMANDOPOSSE DATERRA

(CONT.DA PÁG. 12)

Veja como Deus deu os planos:"rodeareis a cidade, cercando-a umavez; assim fareis por seis dias". Aconquista é por nós alcançada quandoactuamos rigorosamente conforme oplano de Deus. Esse, foi, sem dúvida, umpasso importante na tomada de posse daterra. . .

4) O passo final (11: 23)

Que momento glorioso para o povo!Lembra o que Deus dissera a Josuéquando o constituiu líder? "Todo o lugarque pisar a planta do vosso pé, ve-lotenho dado"( 1:3). Agora, isso se cumpretotalmente. "Assim tomou Josué todaesta terra, segundo tudo o que o Senhortinha dito a Moisés". Momentos dealegria para o povo. Recebe em herançaa terra que Deus lhe dera. Repousou daguerra. Aguardamos também o passofinal da vitória de Cristo para nós, aherança eterna; o repouso final. Será quetodos já alcançaram a posse da salvaçãoe a certeza dessa herança e desserepouso?

(!!)lJAYRO GONÇALVES)

ESTUDO BíBLICO .. .REFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

Josué 4:4-7; 5:10-12; 6:1-13 e 11:2,3

Olivro de Josué descreve amaravilhosa conquista da terrapelo povo de Israel sob a forte

são do Senhor. Josué foi o 9randecomandante que Deus usou. E bomlembrar que antes de ser usado eleprovou sua fidelidade em váriasocasiões. Além disso sempre estavapronto a aprender ao lado de seu líder. OSenhor quer usar-nos mas só nos podeusar se realmente demonstramosfidelidade para com Ele e estivermosprontos a aprender d'Ele. Quandochegou o momento Deus chamou-o e ocolocou no posto, animando-o a actuarna difícil, mas gloriosa missão de lideraro povo na tomada da terra prometida.

Leia Jos. 1:2-9; Aí Deus começadizendo-lhes: -"Dispõe-te agora, passaeste Jordão tu e todo este povo." Deusgarante-lhe a posse completa; a vitóriatotal sobre os seus adversários: a suacompanhia e amparo constantes. Porisso encoraja-o a ser forte e corajoso e asempre buscar a direcção da SuaPalavra.

Vemos quatro passos importantes naacção de Deus dando posse ao povo daTerra prometida, sob o comando deJosué.

1.0 primeiro passo (4:4 - 7)

O primeiro passo foi a passagem pelohistórico Jordão. Foi milagrosa essapassagem. O capítulo 3 dá os lancesemocionantes e solenes dessapassagem, inesquecíveis para o povo.Tudo correu muito bem porque o Senhorestava presente. A arca do Senhor nasmãos dos sacerdotes no meio do Jordãogarantiu a passagem a seco (3: 17).Depois que passaram, Deus lhes ordenauma solene perpetuação do feito. Estafar-se-Ia através das doze pedras queseriam recolhidas do meio do rio, dolugar onde os pés dos sacerdotesficaram com a arca, garantindo apassagem do povo a seco. Doze homens,uns de cada tribo, foram incumbidos de

apanhar, cada um, uma pedra. Éinteressante notar que Deus quis quelogo o primeiro passo da vitória ficasseperpetuado. Cada um dos dozelevantaria sobre o ombro uma pedra"para que isto seja por sinal entre nós; equando vossos filhos, no futuro,perguntarem dizendo: que vossignificam estas pedras? Então lhes direique as águas do Jordão foram cortadasdiante da arca do Senhor." (vs 6-7) E dizmais Josué: "Estas pedras serão parasempre por memorial aos filhos deIsrael" (v.7). O Senhor não quer queesqueçamos as bênçãos que alcançamospor meio de sua actuação a nosso favor.A vitória de Cristo na cruz para nós ésempre lembrada pelos filhos de Deus

fiéis através dos símbolos perpetuadospara esse fim (o pão e o vinho). Queentendamos bem o significado solene eimportante do memorial que Deus nosdeixa desse passo importante para aposseda cidade eterna.

2) Outro passo importante (Josué5:10-12)

A posse da terra não se dava apenasatravés de batalhas renhidas. Como éagradável ver o passo descrito nestetrecho: - "a celebração da páscoa" (v. 10)Note que todos participaram dessasolene celebração no dia exacto,conforme estabelecera o Senhor, que ainstituiu (Ex.12:6): "e o guardarei até aodécimo quarto dia deste mês; e todo oajuntamento da congregação de Israel oimolará no crepúsculo da tarde"). Alémda celebração da páscoa, tão importantena acção conquistadora da terra, vemoso povo participando do fruto da mesmano dia seguinte (v.11). Assim é a graçade Deus. Ajuda-nos a tomar posse dasbençãos e faz-nos participar delas! Noteque a partir daí não mais o Senhorprecisou mandar-lhes o maná, pãocelestial que os sustentava plenamenteenquanto peregrinavam, sem terraprópria (v.12) Vemos, assim, que oSenhor sempre os sustentou. Ele é fielna sua provisão constante paraconnosco. JesusCristo é o nosso pão da

Vida (Jo 6:35). Também temos, agora, a~Sua Palavra que é o nosso alimente •constante (I Pe. 2:2). A posse da terra"estabelecia condições definitivas decelebração da páscoa e de participaçãodos seus frutos para a sua sustentação.

3) Mais um passo na tomada deposse da terra (6:1-3)

Agora vemos um passo de luta. Lutasustentada vitoriosamente pelo braçoforte do Senhor. _Jericó estava pelafrente, obstaculizándo-Ihes os passosconquistadores. Aquartelados os seushabitantes fecharam toda a cidaderodeada por muros aparentementeintransponíveis; ninguém saía nementrava (v.1).

Mastodo o esforço e a grande força doinimigo não tinham o condão de s~oporem ao plano de Deus. O Senho\ __\disse a Josué: " Olha, entreguei na tuamão a Jericó, ao seu rei e seus valentes"(v.2). Notou? O Senhor é quem nosentrega a vitória total quando confiamosna Sua acção. Ea vitória envolve tudo: acidade, o rei e os seus valentes. Énecessário que na nossa acção, usadospor Deus, não deixemos nada de resto. Anossa vitória inclui aniquilar tudo o quepossa perturbar o usufruto pleno dasbenções do Senhor.

Será que deixamos alguma parte doterreno sem ser conquistada? O Senhorquer-nos entregar tudo! Vemos, ainda,que embora o Senhor quer entregar-nosa vitória total, deixa-nos a participaçãoactiva na conquista sob a Sua direcção.

É o privilégio que nos dá: o prazer danossa acção, conforme o Seu plano. Sim,conforme o plano de Deus. Não o nosso.

-continua na página 11-

CAMPO VISUALREFRIGÉRIO - Outubro/Novembro 1998

pela

Inglaterra e HomossexualismoEm CANTERBURY, Inglaterra -os bispos daIgreja Anglicana fizeram uma condenaçãopública do homossexualismo. Reunidosnum concílio que se realiza a cada dez anos,os bispos aprovaram por 526 contra 70uma resolução na qual adoptam uma linha

trita a respeito do homossexualismo,iticando a ordenação de homossexuais e

reafirmando a tradicional postura da igrejade que o sexo só é permitido nocasamento. A união entre pessoas domesmo sexo também foi duramentecondenada. Os bispos africanos,defensores da linha conservadora, foramos grandes vencedores, em detrimentodos americanos. A prática homossexualnão é reconhecida nas Escrituras. Estácondenada no Velho e no Novo Testamentocomo um acto imoral, afirmou o bispoEustace Kamanyire, de Uganda.

Sequestros no EgiptoA onda de sequestro de meninas cristãs pormuçulmanos extremistas está a tornar-seuma rotina naquele país. A menina AMALZAKAREYA, foi raptada no ultimo mês de

lho. Quando seguia na rua surgiu umL~'rrOcom vários homens que a raptaramencontrando-se em local desconhecido Apolicia foi informada mas segundoinformações pouco se empenham emapurar os factos, visto saberem que osequestrado é cristão. Outro incidentefatal aconteceu no dia 12 de agosto em queforam mortos a tiros 3 cristãos porextremistas muçulmanos. Oficiais dogoverno, afirmaram que os assassinos decristãos são militantes Islâmicos quelançam uma forte campanha deperseguição contra os cristãos desde de1992 tendo sido desde essa dataassassinados mais de 1200 cristãos.Fonte: Maranatha Christian Journal.

Leis do UzberkistãoUma severa lei contra a religião, está emvigor desde 15 de Agosto no Uzberkistão.

'Qualquer religião que não obtiver aautorização do Governo será banida. Apóso registo a igreja está proibida de tentar

converter pessoas de outra religião, edeverá submeter trimestralmente os seusplanos de trabalho junto ao Ministério daJustiça.Fonte WEF.

Tortura na IndonésiaAs atrocidades narradas abaixo estão a

acontecer com famílias chinesas naIndonésia, e vai além do que podemosimaginar. Creio que o mundo evangélico elivre não pode ficar calado diante destacalamidade ...

" Meu nome é Vivian, tenho 18 anos, umirmão e uma irmã mais novos. Eu e a minhafamilia moramos no que era para ser umapartamento "seguro". As 09:15 da manhã dodia 14 de Maio de 98, uma multidão devândalos reuniram-se á volta do nossoedifício. Eles gritavam vamos chacinar esteschineses, vamos comer porcos, vamos fazeruma festa. Nós moramos no 7° andar erecebemos um telefonema de uma família do3° andar dizendo que a multidão estava no2°andar. Então entregávamos tudo nas mãosde Deus e saímos do quarto para o alto doedifício. Era impossível descer! Chegamos ao1S0 andar e ali ficamos com alguns amigos.Pouco depois fomos surpreendidos porpessoas da multidão que invadiu o prédio.Entramos no quarto e trancamos a porta.Ouvimos eles baterem noutros quartos e osgritos de mulheres e meninas. No nossoquarto estavamos cheios de medo. Nóssabiamos que eles chegariam e entãoespalhamos-nos e nos escondemos noscantinhos, podendo ouvir mulheres e meninasde 10 a 12 anos gritando ... mamãe,mamãe ... .isso doi muito. Naquela hora eu nãosabia que elas estavam sendo violadas. Meiahora depois o barulho diminuiu, e com umpouco de coragem saímos. Foi indescritível oque vimos.Com nossos amigos recém-casadoscomeçamos a descer as escadas, chegandoao 10° andar, ouvimos um grito de socorro.Decidimos ir ver. Vi uma mulher de mais ou 'menos 20 anos sendo violada por 4 homensPercebendo o perigo, corremos o mais rápidopossível, porém um grupo de pessoasalcançou minha irmã Fenny e nós tentandoresgatá-Ia não conseguimos, eram mais de 60pessoas, Eles amarraram-nos com lençóisrasgados, eu, meu pai, minha mãe, Fenny,!Donny, meu tio Dody e minha tia Vera, e noslevaram para um quarto. Tio Dody perguntou

[Internacional ]'------_.

o que eles queriam, mas nada responderam.Eles pareciam malignos, selvagens e umdeles agarrou Fenny com força e levou-apara o sofá. Eu gritei, porem fui esbofeteada,meu pai também gritou, mas, foi atingido porum pedaço de madeira. Minha mãe desmaiou. Tudo que podíamos fazer era orar, para queum desastre não acontecesse connosco. TioDody continuou tentando faze-los pararoferecendo dinheiro, nada adiantou. No finaiShomens tinham violado minha irmã. Antes decomeçarem eles gritavam: ALAH AKBAR(Deus é grande). Pouco depois 9 homensvieram ao quarto e arrastaram-me. Eu os viarrastando também a minha tia Vera. Nessahora desmaiei. Quando acordei percebi queestava nua, chorei e vi minha família. Meu paiestava abraçado à minha mãe e ao meu irmão,vi meu tio Dody deitado no chão e minha tiaVera deitada sobre o seu corpo . Meu paidisse-me: Vivian, sua irmã morreu. Quandoestava sendo violada lutou bravamente, elesbateram-lhe repetidas vezes e ela cuspiu numdos agressores. Este ofendido, pegou uniafaca e esfaqueou-a várias vezes na barriga.Meu pai contou que tio Dody foi morto damesma forma, e que minha tia Vera assistiu atudo. Relato de BiIIHrkmam.

Tortura no LaosOs nossos irmãos no LAOS são torturadospara revelar quem está a introduzir a bíbliano seú próprio idioma em HMONG umatribo em Laos. Aos que se negam a falar,suas bocas são abertas à força e, ostorturadores derramam agua a ferver pelagarganta abaixo .. ·A Voyce of Martyresfornece as bíblias, e infiltra-as no LAOS eem toda a Ásia.

Brasil Católico-HeréticoA Santissima Trindade pode estar com osdias contados. Em seu lugar, a IgrejaCatólica estuda a proclamação do doqmada quarta pessoa da divindade, a VirgemMaria, em pé de igualdade com o Pai, oFilho e o Espírito Santo. No Novo "QuartetoSagrado" proposto, Maria, teria papéismúltiplos: filha do Pai, mãe do Filho eesposa do Espírito Santo. O Papa João 'Paulo 11recebeu nos últimos 4 anos mais de4 milhões e 300 mil assinaturas de pessoasque apoiam a proposta, incluindo 500bispos e 42 cardeais. In O GLOBO.

(ffi( EM NOTicIA

COMUNIDADE EVANGÉLICA)

Mais uma casa de oraçãoaberta em CUCUJÃES

I

No dia 5 de Setembro passado, pelas 16 horas, foi inauguradauma nova Casa de Oração, na próspera vila de Cucujães,concelho de Oliveira de Azeméis. Foram convidadas as

autoridades civis e estiveram presentes o Sr. Governador Civil deAveiro, Dr. Antero Vieira; em representação do Sr. Presidente daCâmara, o Arquitecto Sr. Mendes Godinho, e o Comandante da GNRlocal, Sr.Sargento Gomes.

O Irmão Sr. Francisco Mateus abriu a reunião começando poragradecer a todos a sua presença, muito especialmente as ilustresautoridades acima mencionadas. Depois de pedida a bênção doSenhor, este irmão convidou o seu neto, Pedro Mateus, a dirigir a partemusical. Depois de toda a assistência, que enchia aquele belo e bemapresentado salão, de cerca de 130 pessoas, ter cantado algunshinos, um coral de 20 jovens pertencente à outra Igreja dos Irmãosexistente há anos na mesma Vila de Cucujães, foi chamado a cantaralguns dos seus lindos cânticos.

A seguir, o Ir. Francisco Chaves leu o Salmo 122, fez oração e falouda organização «Desafio Jovem», que já funciona há 5 meses naquelavila e espera receber na próxima primavera os primeiros jovens paraserem tratados e recuperados da toxicodependência. Apresentouainda um jovem, chamado José Carlos, que deu um impressionantetestemunho da sua fé em Jesus Cristo e do Seu poder libertador dasdrogas.

Subiu entretanto ao púlpito o jovem pregador Vítor Avelino queapresentou uma bela mensagem subordinada ao tema «OsPropósitos da Igreja» e que a missão desta é levar as pessoas aamarem a Deus, ao seu próximo, a fazer discípulos de Cristo e baptizá-los e a ensiná-los na Palavrado Senhor.

Foram ainda entregues Bíblias aos três representantes do Governoe, tanto o Sr.Governador Civil como o Sr.Arquitecto tiveram palavrasde apreço e de elogio pelo papel social da Igreja, apreciando muito ogrande número de juventude presente e o testemunho do jovem ex-toxicodependente.

Resta-me acrescentar que foi muito consolador ver nesta nova Casade Oração muitos crentes vindos das Igrejas da área e muitoespecialmente a estreita colaboração da Igreja já existente naquelavila. Oxalá que esta boa comunhão e estreita colaboração semantenha para a glória de Deus e bom testemunho naquele lugar.(CARLOSALVES).

COMUNICADOCentro Bíblico de Esmoriz I Novo Caminhar

As Associações Centro Bíblico de Esmoriz e Novo Caminhar,vêm pelo presente, dar conhecimento à ComunidadeEvangélica que, não obstante o empenho, durante várias

reuniões, no sentido da celebração de um protocolo relativo a umprojecto proposto pelo «Novo Caminhar», face a dificuldades surgidaspor esta última Associação, tornou-se inviável a realização desseprotocolo, embora o «Novo Caminhar» tenha manifestadodisponibilidade em colaborar noutras actividades, _quandosolicitado.

Todavia, o CBE, pretendendo uma utilização ampla e frutífera dassuas instalações, declara estar aberto ao contacto com grupos oumissionários que desejem trabalhar para o Senhor, no CBE,solicitando-se aos mesmos que se dirijam à Comissão Administrativado CBEpara esseefeito.

REFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

Baptismos emCOIMBRA

Italizaram-seno passado dia 15 de Agosto, osbaptismos da área de Coirnbra, tendo descido às'guas, das várias igrejas desta área, os seguintes

irmãos: Olívia Santos (Cabouco), Sara M. Saraiva(Caceira), Elias M. Rodrigues (Castanheira de Pêra),Manuel S.Lopes (Coimbra), Rute Cristina Cruz (Lousã),Cláudia M. S. Alves (Mealhada), Maria M. S. Alves(Mealhada), Bruno Miguel Dinis(RochaNova), Mário A. L.Ferreira (Rocha Nova), Otilina Marcelo, Paula Medeiros(Viavai). A estes novos irmãos, desejamos uma vidavitoriosa no Senhor.

- -Cruz Azul de Portugal

A Cruz Azul de Portugal está a desenvolver umaparceria com a Luz da Vida, Associação Cristã deapoio a cegos e amblíopes, que produz material

em Braille.A Cruz Azul passa a incluir nos seus objectivos a

produção demateriais em Braille para alcoólicos hdependentes de outras drogas. Estão a ser preparadé __

é

os grupos de auto ajuda com base cristã, cominspiração nos Alcoólicos Vitoriosos. .

São organizados vários rnlni-semlnários em váriasregiões do país, incluindo nos Açores e prevê-se queestes grupos comecem em Janeiro de 1999. Todos osmateriais essenciais ao início deste ministério estãoquase todos concluídos. Esperamos que odesenvolvimento desta estratégia possa ser útil a todosos países de expressão Portuguesa.

A nível de prevenção primária a Cruz Azul tem váriostítulos completamente traduzidos e adaptados etambém vários projectos aprovados pelo Projecto Vida.Os projectos incluem: uma caravana para prevençãoem espaços públicos e divulgação de cocktails semálcool; programas de rádio em mais de 30 estaçõesemissoras de rádio e produções de educação einformação sobre drogas para Igrejas Evangélicas.

A maior parte dos recursos educacionais sãoinspirados em Hope UK. Contamos com as suasorações.Cruz Azul (Rua Magalhaes Lima, 8 10 Esq .Paivas P- 2840 Amora) Tels: (003511) 227 7818/9.1

U!JL::!&P. Jovens CIlP )

REFRIGÉRIO· Outubro/Novembro 1998

. . REPORTAGEM

Oaniel Pereira: "Vamos transformaros problemas em oportunidades paracomunicar AMOR"

João Paulo: "O AMOR é o alicercee a UNIDADE é a prática desse funda-mento.

Eliseu Alves: Cuidado: há muitamentira na Igreja ... Recordam-sedo que cantaram?

Stephen Yuille:"Não é tolo quemdá o que não pode guardar, paraganhar o que não pode perder"

André dá o .seu testemunho.

Miriam e Lídia: mais um tempo de louvor