i coríntios 3.15

2
I CORÍNTIOS 3.15 Comentário BROADMAN Os que edificam bem sobre o fundamento de Cristo receberão galardão, embora Paulo não defina qual seja ele (cf. Mat. 25:21,23). Não há doutrina de salvação pelas obras, aqui (cf. Rom. 4:4,5). Deus não leva a efeito empreendimentos empresariais com os homens, mas trabalha através deles (cf. Fil. 2:12,13). Mas ele os recompensa com base na sua graça, que é tanto amável atitude como ação benevolente (cf. Mar. 1029-31; Rom. 4:4; Mat. 20:1- 16). Não há razão para se crer que Paulo está advogando uma doutrina de méritos em 3:8,14. Aqueles que fazem uma edificação fraca, cujo trabalho não sobrevive às provas, não receberão recompensa; mas receberão a sua salvação, embora sofram a perda da recompensa. As palavras sofrerá ele prejuízo podem ser traduzidas como “o perderão” ou “serão punidos” . É importante lembrar que a obra do crente é o seu trabalho na igreja, e não a sua fé ou caráter pessoal. Aquele que edifica com fé cristã imatura será salvo, todavia como que pelo fogo. As palavras como que pelo fogo podem ser traduzidas “como se tivesse escapado pelo fogo” (TEV; cf. Am. 4:11). Paulo sustenta a sua convicção de que os homens não são salvos através da qualidade do seu trabalho, mas através da generosidade da graça de Deus. Não há razão plausível para se crer que este versículo seja uma referência ao purgatório. I CORÍNTIOS 3.15 Comentário MOODY 15. Sofrerá prejuízo. Prejuízo ou recompensa, não perda de salvação. Não existem diferenças entre as ovelhas do Senhor; podem haver diferenças entre seus servos (cons. Lc. 19:17). Mas eu mesmo (enfático) contrasta a pessoa com a sua obra e claramente sustenta a segurança do crente. Pelo fogo (E.R.C.). Melhor, através do fogo. O pensamento é de alguém correndo através de um incêndio, enquanto o edifício se desmorona. I CORÍNTIOS 3.15 Comentário HENDRICKSEN & KISTEMAKER 15. Se a obra de alguém se queimar, ele sofrerá perda; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que por meio do fogo. I CORÍNTIOS 3.15 Comentário ESPERANÇA 15 “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano.” Paulo está falando de colaboradores na igreja que, embora tenham construído de maneira insuficiente e inútil, ainda assim são

Upload: robertoalencar

Post on 12-Jan-2016

1 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Roberto

TRANSCRIPT

Page 1: i Coríntios 3.15

I CORÍNTIOS 3.15Comentário BROADMANOs que edificam bem sobre o fundamento de Cristo receberão galardão, embora Paulo não defina qual seja ele (cf. Mat. 25:21,23). Não há doutrina de salvação pelas obras, aqui (cf. Rom. 4:4,5). Deus não leva a efeito empreendimentos empresariais com os homens, mas trabalha através deles (cf. Fil. 2:12,13). Mas ele os recompensa com base na sua graça, que é tanto amável atitude como ação benevolente (cf. Mar. 1029-31; Rom. 4:4; Mat. 20:1- 16). Não há razão para se crer que Paulo está advogando uma doutrina de méritos em 3:8,14.Aqueles que fazem uma edificação fraca, cujo trabalho não sobrevive às provas, não receberão recompensa; mas receberão a sua salvação, embora sofram a perda da recompensa. As palavras sofrerá ele prejuízo podem ser traduzidas como “o perderão” ou “serão punidos” .É importante lembrar que a obra do crente é o seu trabalho na igreja, e não a sua fé ou caráter pessoal.Aquele que edifica com fé cristã imatura será salvo, todavia como que pelo fogo. As palavras como que pelo fogo podem ser traduzidas “como se tivesse escapado pelo fogo” (TEV; cf. Am. 4:11). Paulo sustenta a sua convicção de que os homens não são salvos através da qualidade do seu trabalho, mas através da generosidade da graça de Deus. Não há razão plausível para se crer que este versículo seja uma referência ao purgatório.

I CORÍNTIOS 3.15Comentário MOODY15. Sofrerá prejuízo. Prejuízo ou recompensa, não perda de salvação. Não existem diferenças entre as ovelhas do Senhor; podem haver diferenças entre seus servos (cons. Lc. 19:17).Mas eu mesmo (enfático) contrasta a pessoa com a sua obra e claramente sustenta a segurança do crente. Pelo fogo (E.R.C.). Melhor, através do fogo. O pensamento é de alguém correndo através de um incêndio, enquanto o edifício se desmorona.

I CORÍNTIOS 3.15Comentário HENDRICKSEN & KISTEMAKER15. Se a obra de alguém se queimar, ele sofrerá perda; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que por meio do fogo.

I CORÍNTIOS 3.15Comentário ESPERANÇA15 “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano.” Paulo está falando de colaboradores na igreja que, embora tenham construído de maneira insuficiente e inútil, ainda assim são pessoas de intenção íntegra. Por isso são golpeados dolorosamente pela ―queima‖ de sua obra, pela inutilidade da obra de sua vida. Tiveram boas intenções ao poupar as pessoas da conversão radical, da pureza sexual plena, da ruptura com toda a vivência com os gentios, dos sofrimentos por causa de Jesus. Agora precisam constatar: dessa maneira apenas enganaram as pessoas acerca da salvação. Que dor intensa!