i ching - o livro das mutacoes2

66
O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr. Página 1 1 - CH’IEN A FORÇA CRIADORA O dia segue à noite que segue ao dia; a natureza segue seu curso e labora. A Força Criadora, que no princípio ardia, em cada novo ser nascido se revigora. Pleno de força deve estar quem principia uma nova obra em uma boa hora; os céus abençoam no homem a ousadia que o leva a trabalhar sem demora. Para os plenos frutos de seu suor alcançar é mister no exemplo dos sábios se apoiar, pois sábio é quem de outros colhe a lição. É preciso lançar-se sobre o abismo para criar estendendo uma ponte para o novo lugar que o sonho acalenta em nosso coração.

Upload: andre

Post on 12-Jun-2015

343 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 1

1 - CH’IEN

A FORÇA CRIADORA

O dia segue à noite que segue ao dia; a natureza segue seu curso e labora. A Força Criadora, que no princípio ardia, em cada novo ser nascido se revigora. Pleno de força deve estar quem principia uma nova obra em uma boa hora; os céus abençoam no homem a ousadia que o leva a trabalhar sem demora. Para os plenos frutos de seu suor alcançar é mister no exemplo dos sábios se apoiar, pois sábio é quem de outros colhe a lição. É preciso lançar-se sobre o abismo para criar estendendo uma ponte para o novo lugar que o sonho acalenta em nosso coração.

Page 2: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 2

2 - K’UN

O RECEPTIVO

Alguns dias custam tanto a passar! Homem, aceita teu fado e segue, não ouse erguer a voz e reclamar: contra os deuses nada se consegue! Recebe o que a vida pode te dar e no justo e reto caminho prossegue. Saiba por melhores dias esperar: contra os deuses nada se consegue! Não queira mais que o fruto de tua labuta, não almejes nada conquistar pela luta, mantém calmo e tranquilo teu coração. A certeza de justiça não se refuta mesmo com a lógica mais arguta: aceita, e muda teu lamento em oração!

Page 3: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 3

3 - CHUN

A DIFICULDADE INICIAL

Tudo o que nasce traz consigo a dor da luta pelo espaço de que necessita para, entre o velho, poder-se impor com o peso das mudanças que suscita. Antes de provar o que tem bom sabor é preciso tomá-lo da terra, em luta aflita. Tempera com a perseverança teu ardor e cuida paciente da vida que em ti se agita. Quando for hora, esconde-te em teu quarto E suporta silente as dores de teu parto: Poupa aos demais a visão de teu sofrimento. Renascido, prepara-te para o banquete farto Que, com os fortes, feliz eu reparto: Os que persistem vencem por merecimento.

Page 4: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 4

4 - MENG

A IMATURIDADE JUVENIL

Se não sabes, busca a experiência dos mais velhos, que já aprenderam. Não repita os erros que a ciência dos sábios para ti já resolveram. Encontra o mestre e, com paciência, recolhe os tesouros que nele floresceram. Não haja com a mesma demência dos que tão sábios conselhos esqueceram. Age com a deferência que for devida e a mais genuína e justa humildade que devem possuir os jovens de idade. O mestre, que aprendeu o sentido da vida, a ti saberá então dar boa acolhida e o guiará para a senda da felicidade.

Page 5: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 5

5 - HSÜ

A ESPERA

Quando se é jovem, a pressa nos assola e sentimo-nos impulsionados a agir. A necessidade da espera nos desola, queremos o quanto antes prosseguir. Mas, e isso não se ensina na escola, cada árvore tem sua hora de florir; erra quem se precipita e rola a bola antes do árbitro consentir. Esperar quer dizer conter-se, aguardar o momento propício para atravessar os perigos que aos apressados são fatais. É necessário saber dos deuses esperar pelos bons augúrios, antes de avançar: afinal, somos apenas míseros mortais.

Page 6: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 6

6 - SUNG

O CONFLITO

Toda resistência gera conflito, todo direito acarreta deveres. Se as responsabilidades o põem aflito tens desejos que seria melhor não teres. Não tente vencer aos outros no grito, nada terá obtido se não os convenceres. Como trazer a paz a tanto agito senão pela justa repartição dos haveres? Sofre quem tudo quer e nada cede como sofre também quem não retrocede quando se depara com uma força superior. Só escapa aos conflitos quem procede com justiça, e a cada um concede o melhor de seu tesouro interior.

Page 7: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 7

7 - SHIH

O EXÉRCITO

Quem haverá, algum dia, de liderar essa massa enorme de oprimidos e por fim, vencendo, os libertar para uma vida nova, redimidos? Quando haverá enfim de acabar no meu povo o som dos gemidos e sua sina de ter que suportar o mundo sobre seus ombros feridos? Alguém que lidere a multidão, a todos pelo afeto conquistando e a cada um tomando por irmão, quando chegará? Estamos esperando, perseverantes em nossa resignação, mas nossa resistência vai acabando...

Page 8: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 8

8 - PI

A SOLIDARIEDADE

Se você pode olhar para seu vizinho alegrando-se de tê-lo por perto e poder tratá-lo bem, esteja certo, nunca haverás de estar sozinho. Se, enquanto percorres teu caminho, manténs teus olhos bem abertos e todos teus sentidos despertos para socorrer, sem ser mesquinho, então não tens o que temer, irmão, pois quem sabe viver em boa sociedade não será esquecido pela felicidade. Já aprendeste com todo teu coração: que temor se vence com temeridade e a solidão, com solidariedade.

Page 9: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 9

9 - HSIAO CH’U

A PEQUENA FORÇA DOMADORA

Se você não se acha capaz de sanar os males do mundo o melhor que você faz é explorar-se mais a fundo. Tente alcançar a imensa paz que só o conhecimento profundo de si e de seus motivos traz, e limpe esse inconsciente imundo. Forje para si um caráter forte. Esta é a base sobre a qual construir uma vida útil, de elevado porte. Viverás então tua vida sem sentir as dificuldades que, de má sorte, chamam os fracos ao seu existir.

Page 10: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 10

10 - LÜ

PISANDO COM CUIDADO

Saiba bem qual o seu objetivo e a sua exata condição presente; do resto, abstenha-se de estar cativo: não chega à meta o inconsequente. Atenta e afasta ao que for negativo, do leme de seu ser não se ausente: o mundo é extremamente vingativo com quem quer que se torne indolente. A cada passo que der esteja atento para que o pé pouse firme no chão antes de prosseguir em seu intento. Segue sempre firme em sua direção

Page 11: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 11

mas não hesite em tornar-se lento onde o caminho requeira precaução.

11 - T’AI

A PAZ

Força interna e docilidade exterior é a receita que leva com segurança uma pessoa ao seu estado superior, já na terra em bem-aventurança. O sol fornece a todos o seu calor mas poucos nutrem-se da abastança pois é necessário ter paz para propor aos demais a necessária aliança. As grandes obras requerem a união, o trabalho conjunto, em fraternidade, para poderem atingir sua conclusão.

Page 12: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 12

Não é possível manter uma cidade se a paz não reina entre a população: este é o grande mal de nossa sociedade.

12 - P’I

A ESTAGNAÇÃO

Se tivéssemos já a perfeição, e a vida a todos fosse amena, onde achar forças para a ação quando a carência é tão pequena? O progresso, seja de homem ou nação, cessa quando a vida torna-se serena. Para seguir, requer ele que a danação Persiga-nos, como Páris a Helena. Apenas na lida da eterna dança que negue ao homem um bom porto pode ele deixar de ser criança.

Page 13: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 13

Se deixamos o homem gozar, absorto, uma vida sem muita mudança em breve seu ímpeto estará morto.

13 - T’UNG JEN

A UNIÃO ENTRE OS HOMENS

O homem faz mal uso de sua liberdade. Escolhe credo ou partido livremente para, a seguir, tratar com ferocidade qualquer outro que escolha diferente. Ele erra pela inconstância e maldade que o liga e desliga tão facilmente do grupo, seita, empresa ou sociedade que a cada vez jura ser o certo, finalmente. A verdadeira união não deve ter fronteira, impor uniforme ou qualquer identificação. Nada que diga “estes são amigos, aqueles não”.

Page 14: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 14

A verdadeira união deve fazer companheira cada pessoa a todas as demais, sem exceção: toda humanidade reunida em uma só nação!

14 - TA YU

A POSSE DO GRANDE

Alguns bens, os de maior grandeza, são difíceis de se obter e reter. Dentre eles, o de maior valor e beleza certo haveria maiores esforços requerer. Só se entrega aos que no coração a leveza da humildade e justiça faz por merecer: a posse de um bem de tamanha riqueza é a alegria genuína de quem ousa viver! Amor é seu nome, e tanto ele seduz que por tal bem muito mal se faz pois ninguém quer ser deixado para trás.

Page 15: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 15

Mas, se apenas aos bons Amor conduz, aquele que de perdoar não foi capaz perdeu-se no caminho, e solitário jaz.

15 - CH’IEN

A MODÉSTIA

Modéstia, do grande a companheira ideal, levando-o a amparar e estender a mão ao irmão fraco, tornando-o um igual ao voltar para ele a força de seu coração. Modéstia, potência que aproxima o desigual ensinando ao que é alçado a alta posição que ainda humano é, e continua como tal não importa quão importante sua ocupação. Modéstia é condição para o genuíno saber

Page 16: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 16

que se sabe provisório; e para o verdadeiro ser, que de sua condição humilde não se esqueceu. Modéstia não é virtude, é apenas dever: é assim que a pessoa honesta deve proceder para fazer jus aos talentos que recebeu.

16 - YÜ

O ENTUSIASMO

O entusiasmo é a força que move o mundo e suas engrenagens secretas, é o impulso que à sociedade comove causando-lhe transformações completas. O entusiasmo os empecilhos remove com o dinamismo das ações concretas e, a toda complicação, direto resolve com ímpeto que encabula almas discretas.

Page 17: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 17

Mas, por ser força assim tão poderosa, o entusiasmo precisa de uma liderança que o impeça de se tornar arma perigosa. Cego, é maremoto que sobre tudo avança e destrói. Sob controle, é a marcha gloriosa que conduz a nação a seus dias de bonança.

17 - SUI

SEGUIR O CAMINHO

Se há entusiasmo, haverá seguidores, mas o verdadeiro caminho é sereno. O sábio afasta-se dos mercadores: o bem que ele almeja não é terreno. A serenidade distingue os vencedores; a arrogância é marca do homem pequeno. O caminho mais fácil é dos falsificadores

Page 18: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 18

que tomam trevas por luz, capim por feno. Aproveita o abrigo à sombra dos carvalhos para planejar teus passos longe do espinho das tentações vãs, sutis como o orvalho. Que não haja pressa em quem segue o caminho. Ampara quem precisa, e evita os atalhos: a senda é única, e é vedada ao mesquinho.

18 - KU

CORRIGINDO A CORRUPÇÃO

A natureza não nos fornece descanso: o que não está progredindo está degenerando. Onde não for possível o contínuo avanço cuida em preservar o que for deteriorando. Não pare por muito tempo no remanso, lembra que o tempo está sempre marchando. No governo de lar e homens, atenta ao balanço; quem deveria servir pode estar roubando. No descuido, a prudência faz o sovina,

Page 19: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 19

o humilde empregado passa à ostentação e a docilidade muda-se em ira ferina. A carne é fraca, e forte é a tentação sobre quem se vê livre da disciplina: esta é a causa maior da corrupção.

19 - LIN

A APROXIMAÇÃO

Se tens uma missão a cumprir Não vá só, ache um ajudante, mostre a ele o caminho a seguir, será mais fácil com um acompanhante. A solidão não faz mais que oprimir e a união nos torna mais possantes: deixa a máscara do teu orgulho cair e abra os braços a teu semelhante.

Page 20: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 20

Se quiseres, poderás contar comigo, mas não esconda de mim tua fraqueza: tenho eu a minha para partilhar contigo. Não há no mundo maior riqueza que a de contar com um ombro amigo para, nas dificuldades, nos dar firmeza.

20 - KUAN

A CONTEMPLAÇÃO

Em nossa sociedade o tempo é precioso e deve ser gerido com extrema prudência, mas os melhores momentos passo ocioso num meio termo entre vigília e inconsciência. Nestes instantes o mundo é um maravilhoso jardim de prodígios em viva efervescência.

Page 21: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 21

Em meio a tal agitação, inerte, eu repouso livre dos problemas de minha existência. Contemplo as pequenas coisas com admiração por nelas encontrar tanta beleza e precisão: é nas coisas simples que a natureza se supera. É somente quando abstenho-me de toda ação que encontro o caminho de meu coração; a harmonia então é total, e a felicidade impera.

21 - SHIH HO

A MORDIDA CORTANTE

A suavidade deve ser o tom reinante em todas nossas ações na sociedade, em cada palavra e gesto ao semelhante devemos patentear-lhe nossa amizade. Mas frente aos vícios da gente ignorante, quando cometidos com intuito de maldade,

Page 22: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 22

deixamos a compaixão e, com mão possante, devemos punir com a necessária severidade. Não podemos deixar que nosso amor nos torne fracos e nos cause perdição: o mal deve ser contido, mesmo que pelo terror. Mas aquele que julga deve ter moderação para não se tornar da injustiça um motor: o castigo deve condizer com a má ação.

22 - PI

A ELEGÂNCIA

Aquele que sabe não improvisa e tudo que faz, faz com elegância; ganha assim, o que ele realiza, uma muito maior importância.

Page 23: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 23

Mas o essencial não se divisa se o adorno oculta a substância. Lembre-se, a Natureza fiscaliza e pune duramente a arrogância. O sábio une o prazer ao dever e não descansa até o concluir: esta é a índole que devemos ter. Elegância sem conteúdo é mentir e só os frívolos hão de a querer; por formas vazias não se deixe iludir!

23 - PO

A DESINTEGRAÇÃO

A felicidade custa tanto a chegar! Quando vem, a queremos eterna, mas o mundo está sempre a girar e traz ao filho a mesma sina paterna.

Page 24: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 24

Tudo é provisório, nada há de ficar, este é o axioma da vida moderna. Em breve chegará a hora de marchar, aproveita quanto pode a paz da caserna. Vê a beleza das flores, quão passageira, e a tua juventude, que se esvai ligeira; evita apegar-se a elas tanto assim! Vê: as flores viram frutos na macieira, e teus netos já correm pela clareira: nova vida surge onde a velha chega ao fim.

24 - FU

O RETORNO

Quando a centelha de vida parecia já ter sido aniquilada eis que ela retorna, mais garrida, e inicia novo ciclo na jornada.

Page 25: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 25

É lei divina que para cada partida corresponda sempre uma chegada e, após a posição mais baixa atingida, comece novamente a escalada. A vida não pára, é sempre dinâmica; nem mesmo uma força titânica conseguiria deter-lhe o movimento. Encare de maneira magnâmica a dificuldade, por mais satânica: com fé, tudo acabará a contento.

25 - WU WANG

A INOCÊNCIA

Segue em constante admiração quem vive sua vida em inocência:

Page 26: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 26

a ausência de desejo e de intenção torna inesperada toda ocorrência. Quem age tendo inocente o coração de toda culpa garante a ausência: livre, sua alma liberta-se do chão onde grassa o erro e a decadência. A inocência é um agir constante que não se prende ao resultado do esforço, sempre bem empregado. É estar de toda conspiração distante sem estar por isso menos ocupado: é agir sempre e nunca estar errado.

26 - TA CH’U

A GRANDE FORÇA DOMADORA

A maior força não se deixa ver, ela comanda sem ter que se impor. Nada destrói: dirige a seu prazer

Page 27: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 27

e resistência não se lhe pode opor. Imparcial ela é. Devemos saber colocarmo-nos ao seu dispor, não tentar a sua marcha deter, usá-la para obstáculos transpor. Esta grande força, que tudo carrega tem no tempo seu signo ideal e à leis dos ciclos permanece leal. Faz bem quem a ela se entrega; sabendo esperar, evita o mal de ignorar dos céus o sinal.

27 - I

A NUTRIÇÃO

Cuida da qualidade do alimento que o teu corpo haverá de receber

Page 28: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 28

mas vê: mais importante é o sustento que o teu espírito há de merecer. Busca dos sábios o conhecimento, bebe o que achar na taça do saber, é disto que há de estar mais sedento quem quer a si próprio transcender. A terra ao corpo nutre e alimenta mas é o céu quem dá vida à alma e os nossos passos melhor orienta. Prazeres, só com moderação e calma, e a mente, a ela sempre pura sustenta para obter, vencedor da vida, a palma.

28 - TA KUO

O EXCESSO

Parcimônia em excesso é avareza;

Page 29: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 29

amor desmedido é louca paixão; fecha o coração quem busca riqueza e o humilde demais não sai do chão. Fé em demasia não gera a certeza; esquece-se da alma quem só crê na razão. Bondade sem travas leva à pobreza. Nutre o mal quem exagera no perdão. “Quanto mais, melhor” se consente ter por válido muita gente sabida, mas esta máxima não é pertinente. Esta sim é uma verdade garantida: não se ultrapassa impunemente de cada coisa sua justa medida.

29 - K’AN

O ABISMO

Page 30: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 30

Quando tudo parecia estar em seu lugar eis que, repentinamente, falta-nos o chão. A tal sorte dificilmente há de suportar quem não tiver o domínio de seu coração. Quem tentar o seus bens consigo segurar quando cai sobre si a hora da devastação há de sofrer por não conseguir enfrentar as forças múltiplas e cegas da destruição. Quando o abismo surge e está a crescer Nada do que é sólido ao terremoto resiste: o que é rígido, pela tensão há de perecer. Mas para a água, tal rigidez não existe: fluindo livre, sem sua forma tentar reter, ela passa incólume, e sua essência persiste.

30 - LI

O FOGO

Page 31: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 31

Assim como o fogo traz a luz mas pode também tudo queimar, assim também todo poder seduz pelo bem e mal que pode causar. Somente o coração nobre conduz, com retidão, cada coisa a seu lugar e, em todas, suas virtudes induz sem de sua força ter que abusar. São poucos aqueles que ao poder sabem usar com justa moderação sem às tentações mesquinhas ceder. São estes que devem guiar a nação: os que haverão sempre de proceder em prol do bem geral da população.

31 - HSIEN

A INFLUÊNCIA

Page 32: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 32

Nada és que não tenhas retirado do mundo ou de alguma sua parte e, com dedicação, colecionado, juntando às outras com arte. És um amálgama influenciado por tudo que chega a tocar-te, como influencias, por teu lado, tudo o que está a moldar-te. Nenhum homem é uma ilha. A tudo estamos nós ligados e um do outro o destino partilha. Minguam e morrem os isolados que tentam viver longe da matilha: para um fim comum fomos gerados.

32 - HENG

O CONSTANTE

Page 33: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 33

O universo é mutação constante, nada do mesmo jeito permanece; o mundo dá voltas a cada instante e surge o novo onde o velho perece. Contudo, na mudança mais possante algo de insólito sempre acontece: uma parte do todo não segue avante e, como que indiferente, adormece. Esta parte é o impulso da mudança que embala mas não entra na dança: é de todo este agito a finalidade. Não se altera mesmo quando alcança com a vida a mais forte aliança: sua duração é a própria eternidade.

33 - TUN

Page 34: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 34

A RETIRADA

Ceder não é sinônimo de fraqueza, é a arma do fraco contra o forte que, julgando a vitória uma certeza, há de abusar demais de sua sorte. Ceder é seguir a favor da correnteza deixando que ela, livre, o transporte evitando seja aviltada sua nobreza em luta desigual que levaria à morte. Assim ganha o sábio por esperar que a glória traga ao mal a corrupção que ócio e vício não tardam a gerar. O homem superior domina a situação e retorna com facilidade a seu lugar por ter antevisto o curso da ação.

34 - TA CHUANG

Page 35: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 35

O PODER DO GRANDE

O grande poder não é prepotente e conhece a hora certa de agir. Conserva-se forte sendo diligente em suas partes manter e reunir. Não torna-se nunca inclemente nem permite à inércia o destruir. Está sempre em ação, consciente de que parar é estagnar e ruir. O que é bom requer sempre atenção para que não venha a se degradar pela falsa impressão de satisfação. O preço da vitória é sempre trabalhar e, do derrotado, aprender a lição para nos seus erros não recomeçar.

35 - CHIN

Page 36: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 36

O PROGRESSO

Progresso é contínuo caminhar que em nenhum ponto se detém, é todos os obstáculos suplantar nunca se tornando deles refém. É estar para sempre a procurar algo que teima em estar mais além e saber que não vai se chegar mas, caminhando, somos alguém. Ao progresso pouco vale quantidade; é antes a qualidade que nos interessa e incentiva a nossa engenhosidade. Esse caminhar deve ser sem pressa: não gosta de mudanças a sociedade e anda ela já farta de vã promessas.

Page 37: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 37

36 - MING I

O ESCURECIMENTO DA LUZ

A ausência de um objetivo, uma luz a apontar o norte, torna o homem um ser passivo, é como prenúncio da morte. É preciso buscar ser positivo, não confiar tanto na sorte, permanecer sempre ativo e, no espírito, manter-se forte. Quando o caminho a seguir mostra-se difícil de encontrar é preciso cautela no agir. Não se deixe enganar: construa você seu próprio porvir para um outro não ter que suportar.

Page 38: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 38

37 - CHIA JEN

A FAMÍLIA

Família, é você a principal guia para a vida do homem em sociedade, é em você que a educação principia e é você que nos abriga na adversidade. Família, é em teu seio que a alegria da vida harmoniosa, em fraternidade, instaura-se, espalha-se e contagia, permitindo a sobrevivência da cidade. É no teu funcionamento normal que se baseia toda atividade social que o homem possa vir a perpetrar. É você a pedra angular, o ponto inicial para a construção da sociedade ideal que tanto desejamos poder encontrar.

Page 39: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 39

38 - K’UEI

O ANTAGONISMO

Temos todos nossas particuliaridades, nossas idiossincrasias e estranhices, nossas manias, hábitos e pecularidades: é isto que está a nos salvar da mesmice. Mas diferenças, marcas da personalidade, causam desavenças e contrariedades se aquilo que se fez ou que se disse a vontade de um outro contradisse. A harmonia, entre seres diferentes não se mantém à custa de presentes; é necessário um mínimo de compreensão, descobrir e ajustar o elo ausente, ceder espaço, e evitar ser indiferente ao sofrimento de um nosso irmão.

Page 40: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 40

39 - CHIEN

O OBSTÁCULO

Enquanto o caminho estende-se aberto e estamos livres de qualquer dificuldade e os amigos encontram-se por perto podemos avançar com tranquilidade. Mas se os obstáculos tornam incerto o caminho direto para nossa felicidade é preciso mantermo-nos despertos, prontos para qualquer eventualidade. Perceber o perigo e saber deter-se, encontrar dificuldades mas não render-se, é esta a atitude que devemos cultivar. Ter calma e precisão ao mover-se e das lições dos sábios não esquecer-se, é assim que haveremos de triunfar.

Page 41: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 41

40 - HSIEH

A LIBERTAÇÃO

Liberte-se do medo! É ele a prisão que o impede de crescer e evoluir. Liberte-se das obrigações! Diga não a tudo que o impeça de partir. Esteja sempre pronto para a ação e a si mesmo pare de mentir: o que deseja, no íntimo, teu coração vale dar a vida para conseguir. Mas esta moeda, como outra qualquer tem outra face que sua atenção requer: obter a liberdade exige compensações. Não pense nem tente uma vez sequer em impor tua vontade a quem não a quer: não é livre quem domina outros corações!

Page 42: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 42

41 - SUN

A REDUÇÃO

Teus desejos materiais reduz, já que é tua alma quem deve brilhar. É na simplicidade que ela reluz, quando não há nada a atrapalhar. Se o ouro e o luxo fácil o seduz, luta por deles depressa se afastar; essa senda a nenhum bem conduz: do supérfluo há que se desvencilhar. Riqueza ou título algum é preciso para garantir teu lugar no paraíso: lá, ricos e pobres tem igualdade. Não seja sobejo como foi Narciso: tua mais fina veste seja um sorriso; teu maior tesouro, a humildade.

Page 43: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 43

42 - I

O ACRÉSCIMO

Teu espírito está sempre a incitá-lo, mesmo que você não deseje ouvi-lo: “Vê o que é bom, e procura imitá-lo; observa teus defeitos, e tenta corrigi-los”. Não deixe cobiça e ganância cegá-lo nem preguiça e fraqueza obstruí-lo: o que tens em sobra, de bom grado dá-lo a quem esteja, por necessidade, a pedí-lo. A chave para a boa vida em sociedade é o sentimento puro de fraternidade; sózinhos não poderemos vencer. Reparte então o que tens, e a caridade poderá lhe ser retribuída na tua adversidade; é assim que o homem bom deve proceder.

Page 44: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 44

43 - KUAI

A RESOLUÇÃO

O acúmulo de riquezas é um vício capaz de destruir a paz de uma nação; vive em perigo, à beira do precipício, o país que deixa à míngua sua população. Só evita-se com certeza um tal malefício garantindo-se a cada qual o seu pão ganho com suor próprio em um ofício que lhe conceda a dignidade de cidadão. Onde a produção é torpemente escondida no bolso de uns poucos privilegiados a harmonia será muito em breve perdida. A multidão numerosa dos usurpados, vendo estar em perigo a própria vida julgará seus líderes, e eles serão condenados.

Page 45: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 45

44 - KOU

IR AO ENCONTRO

Quem espera nunca alcança e trabalho não mata ninguém. É preciso agir, entrar na dança; só assim algo válido se obtém. É preciso ter sempre esperança mas ficar esperando não convém. Levante-se! Mexa essa pança! Alguma atividade te fará bem. Chega primeiro a seu destino quem não desanima com desatinos e depressa das quedas se recupera. Veja o que há por fazer, e faça pois nada se consegue de graça e fica sem quem parado espera.

Page 46: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 46

45 - TS’UI

A REUNIÃO

Muito vasto e complexo é o mundo e uma multidão de coisas contém, mas se o examinarmos mais a fundo descobrimos a ordem que o sustém. Este é um mistério bastante profundo: a complexidade que vemos se obtém construindo cada novo nível segundo o que o anterior, para matéria-prima, têm. Cada nível do complexo é construído quando os tijolos do anterior são reunidos: galáxias de estrelas, sociedade de homens, homens de células, cidades de construções; somos todos de alguma forma reuniões e, para os níveis superiores, os gérmens.

Page 47: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 47

46 - SHENG

A ASCENÇÃO

A árvore, a partir da terra crescendo, sobe firme para o alto, em direção da luz que lhe fornece sua nutrição, e todo obstáculo vai paciente vencendo. Assim o homem sábio, em podendo, aproveita o melhor de cada lição, faz dela um degrau em sua ascenção e para a perfeição vai se erguendo. Sem pressa, mas também sem pausa, vai o sábio aos poucos construindo um cada vez mais nobre caráter. Mede os efeitos de cada causa e com extremo cuidado vai agindo

Page 48: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 48

para nenhuma dificuldade vir a ter. 47 - K’UN

A ADVERSIDADE

Nenhuma ascenção ocorre sem adversidades, a cada ação sempre seguir-se-á uma reação; mas não há porque temer as dificuldades quem domina os desejos de seu coração. É preciso manter a todo custo a fidelidade aos ideias que acalentamos, e vencer a opressão com a pureza que decorre da honestidade: quem não tem culpa não há de receber punição. Dificuldades são vencidas pela perseverança de quem nunca deixa escapar a esperança e confia na recompensa que há de vir. Se não há, no momento, espaço para crescer cuida então, com zelo, de não pôr a perder

Page 49: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 49

o que até então conseguistes construir.

48 - CHING

O POÇO

O poço há muito é um símbolo fecundo, inspiração para variadas interpretações; está repleto de sutis e variadas conotações com as coisas de nossa alma e do mundo. Quanto mais nesse tema me aprofundo seus mistérios mais trazem inquietações, mais peso ganham as estranhas revelações que surgem-me na mente a cada segundo. Será melhor associá-lo ao inconsciente? Às trevas? Ao útero? Ao prudente que o constrói para da seca se previnir? Ou à Cornucópia, de que tanta riqueza sai de forma contínua, infinda, sem avareza?

Page 50: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 50

Que cada um escolha o qual preferir...

49 - KO

A REVOLUÇÃO

Muitos são os que zelam pela tradição e julgam toda mudança inapropriada; só depositarão fé em uma revolução depois de a verem de fato consumada. Mas, no entanto, carece a civilização de ver-se, às vezes, no todo abalada para ser forçada de novo à ação, para retornar mais lépida à sua estrada. As antigas estruturas tentam se perpetuar às custas de ao novo não ceder lugar; o resultado desta ação é a estagnação.

Page 51: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 51

Se o conflito não se resolve pacificamente o velho ainda será deposto, mas violentamente, assim que tornar-se crítica a pressão.

50 - TING

O CALDEIRÃO

Com imiscíveis e iracíveis ingredientes puserem-se os deuses certa vez a brincar; mesclaram tudo, e esperaram, silentes, curiosos pelo resultado que iriam alcançar. No caldeirão juntaram, inconsequentes, de cada coisa seu oposto, sem se preocupar com o efeito que materiais tão diferentes pudessem ocasionar ao fermentar. E os deuses então se banquetearam tomando cada qual a sua merecida porção

Page 52: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 52

no produto que obtiveram ao final. E, para vocês que ainda não notaram, tu, Terra, foste usada por caldeirão, e tu, homem, foste o prato principal.

51 - CHEN

O ABALO

Rí de nossa fragilidade o trovão pelo medo e temor que nos provoca; seu som, a voz dos deuses evoca, e obriga-nos a rever nossa situação. Seu poder deixa-nos em apreensão e ao nosso amor pela vida fundo toca: a questão de nosso destino ele coloca como a censurar nossa desatenção. É assim que somos: néscios, preguiçosos,

Page 53: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 53

procurando pelos momentos prazerosos enquanto relegamos o que é importante. O sábio ouve o chamado, preocupa-se, e em aperfeiçoar sua alma ocupa-se enquanto o tolo desperdiça o instante.

52 - KEN

A IMOBILIDADE

Lembre-se: não há erro na imobilidade. É necessário a cada um saber parar quando alcança por fim o seu lugar; persistir não será mais que temeridade. A quietude é a outra polaridade que ao movimento vem completar: não é sábio insistir em avançar antes de precaver-se da adversidade.

Page 54: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 54

Quando o caminho torna-se perigoso mesmo o cavalo mais forte e fogoso perceberá que não adianta prosseguir. Assim é que também tu deves agir: Pára, medita, estuda a situação e escolhe com calma teu curso de ação.

53 - CHIEN

O PROGRESSO GRADUAL

Vê os modismos, como tentam mudar o mundo todo a cada nova estação: chegam com o ímpeto de uma revolução mas não possuem força para perdurar. Surgem repentinos, e tentam ofuscar o chão seguro da antiga tradição: pecam contra a lei básica da evolução de que é preciso tempo para se adaptar.

Page 55: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 55

Há uma inércia própria a cada povo que o faz desconfiar do que é novo e não demonstrou seu valor ainda. Há um destino único a quem tenta apressar a marcha naturalmente lenta: o esquecimento, onde definha e finda...

54 - KUEI MEI

A MOÇA CASADOURA

Nem sempre atentamos às consequências que podem resultar de todas nossas ações; deixamos, muitas vezes, de notar evidências, imersos que estamos em outras preocupações. Esta é uma das causas de nossas danações: agir corretamente é uma elevada ciência que requer zelo, atenção, saber e diligência,

Page 56: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 56

e pagamos caro por nossas desatenções. Quem deixa passar a chance de decidir o seu próprio destino, está fadado a seguir o caminho que o mundo vier a lhe escolher. Lembre-se: os momentos mais importantes nem sempre apresentam-se exuberantes; esteja atento para não deixar de os perceber.

55 - FENG

A PLENITUDE

De onde viemos, nós não sabemos, nem quem somos ou para onde vamos; o que está além da morte ignoramos e, no fundo, nada de nosso temos. Se algo deste mundo no outro retemos

Page 57: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 57

não será ouro ou poder que conquistamos; será antes uma saudade do que amamos e a memória daquilo que aprendemos. Amar e Aprender são os pilares da plenitude e devemos zelar, com afeição e gratitude, aqueles que tais riquezas nos concedem. Que essa luz que conquistamos ilumine àqueles que encontrarmos, e contamine, com a felicidade, todos que a recebem.

56 - LÜ

O ESTRANGEIRO

Fronteiras são artificiais imposições a dividir o que deve ficar inteiro. O sábio não se importa com nações; sente-se em cada uma como estrangeiro. Não restringe seu círculo de relações nem vangloria, ufanista e altaneiro,

Page 58: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 58

a terra de suas passadas gerações: de tais sentimentos não é hospedeiro. O que quer, antes, é a fraternidade instalada entre toda a humanidade a fazer de cada outro um irmão. Quer ver todos os povos se unirem para, em conjunto, construírem um mundo governado pela razão.

57 - SUN

A SUAVIDADE

No seio de uma sociedade toda força encontra resistência pois toda força é uma violência tentando impor uma vontade.

Page 59: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 59

O verdadeiro caminho da humanidade, e não é preciso consultar a ciência quando há disponível tanta evidência, deve ser temperado pela suavidade. Suave deve ser o rigor paterno assim como suave deve ser o fraterno relacionamento entre as pessoas. Suave também deve ser o amor e tudo o que ele ajuda a compor: são suaves todas as coisas boas.

58 - TUI

A SERENIDADE

Se queres ter a alegria permeando tuas amizades instala antes a serenidade como tua melhor guia.

Page 60: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 60

Faz com que cada dia de tua vida na sociedade seja um exemplo à humanidade que atenta te avalia. Mostra a todos que o bem é a chave mágica que tem poder para mudar o mundo e quem tem a mente serena é que alcançará a felicidade plena e o saber mais profundo.

59 - HUAN

A DISSOLUÇÃO

Nos ciclos que norteiam a vida de cada um de nós, seres mortais, nenhuma fase nos aflige e dói mais

Page 61: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 61

que a do triste instante da partida. Quando esta fase é enfim atingida bradamos alto aos céus nossos ais no entanto, por mais que implorais, separar-se-ão as coisas antes unidas. A vida é assim, uma louca dança, uma infinda e contínua mudança, um perpétuo e agitado movimento. Contra tal não adianta tentar lutar; devemos apenas, resignados, aceitar sermos qual folhas lançadas ao vento.

60 - CHIEH

A DELIMITAÇÃO

Embora seja-nos tão cara a liberdade ela, em excesso, é-nos grave defeito:

Page 62: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 62

não convém ainda à torpe humanidade julgar-se apta a todo e qualquer feito. Apesar de livre, é fundamental à moralidade que o homem limite-se e trate com respeito seus demais parceiros na sociedade e a Natureza, fonte de todo seu proveito. Assim como quem não limita seus gastos acaba sendo atropelado pelos fatos e descobre-se, tardiamente, empobrecido, também aquele que da liberdade abusa toda ética, ao fim, louco, recusa, tanto seu coração acha-se envilecido.

61 - CHUNG FU

A VERDADE INTERIOR

Este mundo é um turbilhão

Page 63: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 63

de contínuas ações e reações; de criação, crescimento e destruição, de causas e efeitos em mutações. Na luta para cada dia ter o pão necessário às nossas refeições esquecemos que ele é só ilusão, mero cenário para nossas lições. Para vencê-lo, procura o silêncio, medita os textos de Lao-tsé e Mêncio e busca o caminho para o superior. E, a cada momento de teu viver em que pensares em parar ou ceder, escuta com atenção tua voz interior.

62 - HSIAO KUO

PREPONDERÂNCIA DO PEQUENO

Vivemos em uma triste sociedade

Page 64: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 64

movida por espúrios conceitos dos quais tamanho e quantidade são os símbolos mais perfeitos. Renega ela justiça e fraternidade e muitos outros justos direitos para favorecer, por pura maldade, uns poucos e arrogantes eleitos. Tal situação não irá perdurar; por seu próprio mal há de acabar: os grandes aos abalos não resistem. Lembra destes destinos distintos: os dinossauros já estão extintos mas as lagartixas ainda persistem...

63 - CHI CHI

DEPOIS DA REALIZAÇÃO

Page 65: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 65

Após o fato estar consumado o homem sábio não descansa; antes, mais resoluto avança pois sabe do perigo de estar parado. O mundo é uma contínua dança, um oceano sempre agitado em que parar é morrer afogado na vertigem que nos alcança. Os frutos de seu trabalho não são mais que um atalho na senda que se propôs a trilhar. Dar-lhes demasiado valor seria à alma o ego se opor quando é aquela que deve brilhar.

64 - WEI CHI

ANTES DA REALIZAÇÃO

Page 66: I Ching - O Livro Das Mutacoes2

O LIVRO DAS MUTAÇÕES Odair Creazzo Jr.

Página 66

É hora de partir, a obra se completa. Preparo-me para parir, tão cedo assim, alguma outra obra que espere por mim para revelar-lhe a beleza ainda secreta. Minha alma encontra-se repleta de sentimentos recendendo a jasmim e deseja explorar, até seu completo fim, as belezas e mistérios que a põe inquieta. Desta verdade eu nunca me esqueço: cada término traz em si um começo e é (há) sempre tempo para recomeçar. Se esta obra com este soneto termina seguir ainda avante a alma determina para novos horizontes poder alcançar...