i – iniciando o requerimento de informaÇÕes … · 2019-05-09 · i – iniciando o...

11
I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos), clicar em “Novo Requerimento”. A tela acima é aberta para preenchimento dos dados iniciais 2) Selecione o tipo de requerimento “Informações Urbanísticas”. Em seguida, preencha a Inscrição Cadastral do Imóvel e clique em “Validar”. Complete as informações referentes ao lote. Obs .: Se ao clicar em validar é retornada uma mensagem em uma tarja vermelha informando “Erro 014... ”, significa que o imóvel possui pendências referentes ao IPTU. Neste caso, fica impedido o prosseguimento do requerimento, devendo o RT ou o proprietário buscar a Secretaria da Receita Municipal para esclarecimentos. 3) Preencha o CPF ou CNPJ do solicitante/requerente, conforme o título de propriedade do imóvel (Matrícula do Registro de Imóveis), clicando, em seguida, em “Validar”. Obs : Se ao clicar em validar é retornada uma mensagem em tarja vermelha informando “Erro 005... ”, significa que o contribuinte não está cadastrado no Banco de Dados do Município, devendo ser informado à Secretaria do Urbanismo esta situação. 4) Ainda podem ser acrescentados mais de um proprietário clicando na opção “[+]Adicionar Solicitante”. 5) Quando todos os dados estiverem preenchidos, clique em “Gravar”, no canto inferior direito da página.

Upload: others

Post on 20-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS

1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos), clicar em “Novo Requerimento”. A tela acima éaberta para preenchimento dos dados iniciais

2) Selecione o tipo de requerimento “Informações Urbanísticas”. Em seguida, preencha a Inscrição Cadastral do Imóvel e clique em “Validar”. Complete as informações referentes aolote.Obs.: Se ao clicar em validar é retornada uma mensagem em uma tarja vermelha informando “Erro 014...”, significa que o imóvel possui pendências referentes ao IPTU.Neste caso, fica impedido o prosseguimento do requerimento, devendo o RT ou o proprietário buscar a Secretaria da Receita Municipal para esclarecimentos.

3) Preencha o CPF ou CNPJ do solicitante/requerente, conforme o título de propriedade do imóvel (Matrícula do Registro de Imóveis), clicando, em seguida, em “Validar”.Obs: Se ao clicar em validar é retornada uma mensagem em tarja vermelha informando “Erro 005...”, significa que o contribuinte não está cadastrado no Banco deDados do Município, devendo ser informado à Secretaria do Urbanismo esta situação.

4) Ainda podem ser acrescentados mais de um proprietário clicando na opção “[+]Adicionar Solicitante”.

5) Quando todos os dados estiverem preenchidos, clique em “Gravar”, no canto inferior direito da página.

Page 2: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

II – INSERINDO OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA ANÁLISE

A tela seguinte apresenta os campos que devem ser preenchidos e os arquivos necessários para oencaminhamento do IU:

IMPORTANTE: caso seja necessário incluir mais de um arquivo por tipo de anexo,solicitamos aos RTs que compactem os arquivos em um único arquivo .ZIP, pois cada vez quese inclui um novo arquivo, o sistema sobrescreve o arquivo anteriormente anexado! Exemplos que podem ocorrer: Matrícula do Registro de Imóveis, Cópia de RG quandohouver mais de um proprietário, Contrato Social.

1 – Cópia RG ou Contrato Social: deverá ser preenchido o campo ao lado, onde está escrito“Título”, com a informação do arquivo que vai ser anexado. Este campo não pode ficar em branco.Na sequência, deverá ser anexado o arquivo, clicando no botão “Selecionar Arquivo”. As extensõesde arquivos permitidas para este tipo são PDF, JPG, BMP, PNG ou ZIP.

2 – Croqui: o Croqui a ser anexado deverá ser um arquivo com extensão JPG, BMP ou PNG(arquivos de imagens). Não são aceitos PDFs. Importante salientar que deverá ser anexado umcroqui que contemple a situação e a localização do lote, devendo constar todos os elementosobrigatórios para o encaminhamento de IU e CA ao mesmo tempo.IMPORTANTE: os acessos devem estar corretamente indicados. Caso haja mais de um acessopor testada, fazer distinção utilizando “Acesso 1, Acesso 2...”, ou “Acesso A, Acesso B...”, etc.!

3 – Matrícula do Registro de Imóveis: atentar para a observação destacada acima. As extensõespermitidas são PDF ou ZIP.

Page 3: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

4 – Requerimento assinado pelo(s) proprietário(s): sugerimos a utilização dos modelos aos quais osRTs já estavam acostumados para a realização do protocolo em balcão. A folha com as assinaturasdeverá ser escaneada e podem ser utilizadas as extensões PDF, JPG, BMP ou ZIP.

5 – Anexos opcionais: além dos obrigatórios, outros anexos podem ser incluídos, dependendo danecessidade. Basta clicar em “[+]adicionar campos” para novas opções serem abertas. Basta repetiras operações de anexação já apresentadas.

Ao final, clique em “Gravar”.

III – PREENCHENDO OS DADOS TÉCNICOS INICIAIS

A tela seguinte (acima) apresenta os dados técnicos iniciais a serem preenchidos.Informe:a) Área do Terreno (apenas números com casa decimal separada por vírgula);b) Atividades pretendidas: campo seletor, no qual podem ser selecionadas até 3 atividades. Bastasegurar a tecla “Ctrl” do teclado enquanto clica com o botão do mouse sobre as opções.c) Atvividade Principal: informar qual(is) a(s) atividade(s) pretendida(s) de fato, digitando nocampo;d) Informar se haverá associação de atividades (campo seletor Sim/Não);e) Informar em qual loteamento está localizado o terreno, sendo que em não havendo especificação,o campo deve ser preenchido com o um “-” ou “0”;f) Informar o número de testadas (somente algarismos);g) Informar se o terreno é de esquina (campo seletor Sim/Não)Ao final, clique em “Gravar”.

Page 4: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

IV – GERANDO A GUIA PARA PAGAMENTO DA TAXA

Tendo concluídas todas as etapas iniciais para a geração do requerimento de IU, o próximo passo éo pagamento da taxa, o que, posteriormente, vai efetivar a criação do protocolo e a tramitação doprocesso na prefeitura.

Assim, é apresentada a tela abaixo:

Clicando na engrenagem, à direita da tela, será exibido um menu. Clique na opção “Emitir DARM”.

Uma nova janela será aberta demonstrando o memorial de cálculo da taxa. Em seguida, clique em“Gerar”.

Aguarde um instante e o próprio sistema gera um arquivo em PDF com a guia para ser impressa epaga.

IMPORTANTE: não há necessidade de imprimir o formulário do IU e protocolá-lo junto à SMU.O procedimento será realizado todo de forma eletrônica pela internet.

IMPORTANTE 2: uma vez paga a taxa, deve-se esperar pela compensação bancária para que oexpediente da Gerência de Uso do Solo gere automaticamente o processo.

Para saber se seu requerimento de IU já está em tramitação, clique sobre o seu nome, que é exibidosobre o menu principal, à esquerda da tela. Você será redirecionado à sua página inicial noSMUWeb (conforme abaixo):

Page 5: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

Abaixo do quadro de horário de atendimentos técnicos, clique na aba “Meus Processos” e localize oprocesso aberto em nome do seu cliente. Caso ele não conste desta aba, significa que o pagamentoainda não foi efetivado e a SMU ainda não abriu o protocolo.

Outra forma de consulta é através do Menu principal, onde você pode clicar em “Ver Processos”.Na página de consulta, há a possibilidade de filtrar por nome, lote/quadra, etc.

VER A SEGUIR: Procedimento para encaminhamento das Correções!

Page 6: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

V – ENCAMINHANDO AS CORREÇÕES SOLICITADAS

Você certamente recebeu um e-mail notificando a existência de uma comunicação feita pelo técnicoque está analisando seu IU. Para encaminhar as correções, acesse o SMUWeb e localize seuprocesso. Você tem duas formas:

1) Através da sua página inicial, na aba “Meus Processos”; ou2) Através do menu principal, clicando em “Ver Processos” e digitando o número do processo

ou o nome do requerente.

Localizado o processo, clique na engrenagem. Após, clique em Extrato (ver abaixo):

Na tela seguinte, acesse a aba “Correções”. Clique na engrenagem ao lado da opção “Correções” e,após, em “Abrir”. Você terá acesso ao conteúdo da comunicação para proceder com as correçõesnecessárias (ver abaixo):

Page 7: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

Após verificadas as correções a serem feitas, hora de proceder com o encaminhamento.

NÃO HÁ A NECESSIDADE DE TRAZER AS CORREÇÕES NO BALCÃO DO USO DOSOLO. ELAS PODEM SER REALIZADAS PELA INTERNET, CONFORME ABAIXO.

1) Retorne para a tela de localização do processo. Clique na engrenagem. Posicione o mouse sobre aopção “Ações” e, após, clique em “Corrigir” (imagem abaixo)

Page 8: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

As correções deverão ser realizadas em 3 etapas:

1) Mude a fase do processo para “Análise”. Esta movimentação é de extrema importância poissomente assim o técnico saberá que as correções foram encaminhadas.

Caso queira acrescentar alguma observação, utilize o campo de texto logo abaixo para tecercomentários ou explicar alguma alteração realizada (ver abaixo).

Feito isto, clique em gravar.

2) Altere algum dado técnico solicitado. Caso não haja alterações, clique em “Gravar”.

3) Realize a anexação de algum arquivo que necessite substituição, caso haja indicação. Oprocedimento é o mesmo já apresentado em II, apenas com a tela abaixo diferente.

Page 9: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

Realizadas todas as correções, clique em “Gravar”! Desta forma, o técnico do Uso do Solo recebe oprocesso de forma imediata para nova análise.

IMPORTANTE: Não há necessidade de ligar informando, mandar e-mail ou apresentar osdocumentos no balcão. Aguarde novas movimentações no processo!

Page 10: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

VI – COMO SABER SE MEU IU ESTÁ PRONTO

Com o SMUWeb, você tem controle sobre o andamento de seus processos em tempo real. Assim, éimportante que você consulte os processos de sua responsabilidade na Página Inicial ou realizandoas pesquisas, conforme já demonstrado.

Seu IU estará pronto quando a última movimentação do processo for “IU Emitido”.

Para ter acesso ao documento, clique na engrenagem e, após, na opção “Extrato”.

Clique na aba “Requerimentos”. Clique na engrenagem e, após, na opção “Abrir”. O sistema geraum arquivo PDF automaticamente, pronto para impressão.

Page 11: I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES … · 2019-05-09 · I – INICIANDO O REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES URBANÍSTICAS 1) No menu, à esquerda (Gestão de Processos),

IMPORTANTE: o arquivo deverá ser impresso em uma folha frente e verso, tal qual é omodelo original do IU!

IMPORTANTE 2: o IU possui as informações de alinhamento viário e numeração predial.Logo, não é mais emitida a Carta de Alinhamento (CA), fazendo ela parte do mesmodocumento.

IMPORTANTE 3: o IU emitido possui validade de 2 anos para as atividades H, CS, I e PR. Asdemais atividades, incluindo Postos de Combustíveis, possuem validade de 1 ano.