hrba.org.br edição 20 - julho de 2017 hospital...

4
HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS Boletim Edição 20 - Julho de 2017 SANTARÉM-PA O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) definiu o novo planejamento estratégico que vai vigorar pelos próximos dois anos. O lançamento aconteceu em uma sala de cinema, antece- dendo o filme “Perdido em Marte”. Agora, a missão da unidade é “prestar assistência de excelên- cia aos pacientes referenciados do Sistema Único de Saúde, for - talecendo o ensino e promovendo a pesquisa, compromedos com os princípios do hospital”. E a visão é “ser referência como um hospital de excelência aos usuários do SUS em média e alta complexidades, no País”. Como princípios, a unidade adotou: co- municação clara e eficaz, humanização, profissionalismo e éca, qualidade e segurança e sustentabilidade. “Nosso novo planejamento estratégico estabelece as estratégias e os planos de ação necessários para que possamos angir os ob- jevos propostos”, explica o diretor-geral Hebert Moreschi. Pró-Saúde apoia Curso Internacional de Neurocirurgia A connuação da ‘’Cam- panha de Doação de San- gue’’será nos dias 9 e 10/8, na Sala Pré-Anestésica do HRBA, das 14h às 18h. Par - cipe e ajude a salvar vidas! RÁPIDAS A Sociedade Internacio- nal de Neurocirurgia Pediá- trica (ISPN), em conjunto com a Federação Lano-A- mericana das Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), promove, no período de 10 a 12/8, o Curso Inter - nacional de Neurocirurgia Pediátrica, em Santarém. A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é par- ceira do evento, que deve contar com os maiores especialistas em Neuroci- rurgia do connente. O evento, que é des- tinado a médicos de todas as especialidades e estudantes de Medici- na, funciona como uma atividade de educação continuada e dissemi- nadora de conhecimen- tos e de práticas neuro- cirúrgicas seguras. Este ano, a primeira edição latino-americana do curso aconteceu em Buenos Aires, na Argen- tina, e a segunda será no no interior da Ama- zônia brasileira. Os colaboradores que tro- caram de idade em julho se reuniram para comemora- rem o momento juntos, du- rante a edição do “Aniversa- riantes do Mês”. O maqueiro Leandro Guima- rães, da Clínica Médica, é, há quatro meses, o colaborador mais elogiado. O setor em que atua também tem sido o campeão de elogios. Unidade lança novo planejamento estratégico hrba.org.br

Upload: others

Post on 11-Feb-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS

BoletimEdição 20 - Julho de 2017

SANTARÉM-PA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) definiu o novo planejamento estratégico que vai vigorar pelos próximos dois anos. O lançamento aconteceu em uma sala de cinema, antece-dendo o filme “Perdido em Marte”.

Agora, a missão da unidade é “prestar assistência de excelên-cia aos pacientes referenciados do Sistema Único de Saúde, for-talecendo o ensino e promovendo a pesquisa, comprometidos com os princípios do hospital”. E a visão é “ser referência como um hospital de excelência aos usuários do SUS em média e alta complexidades, no País”. Como princípios, a unidade adotou: co-municação clara e eficaz, humanização, profissionalismo e ética, qualidade e segurança e sustentabilidade.

“Nosso novo planejamento estratégico estabelece as estratégias e os planos de ação necessários para que possamos atingir os ob-jetivos propostos”, explica o diretor-geral Hebert Moreschi.

Pró-Saúde apoia Curso Internacional de Neurocirurgia

A continuação da ‘’Cam-panha de Doação de San-gue’’será nos dias 9 e 10/8,

na Sala Pré-Anestésica do HRBA, das 14h às 18h. Par-ticipe e ajude a salvar vidas!

RÁPIDAS

A Sociedade Internacio-nal de Neurocirurgia Pediá-trica (ISPN), em conjunto com a Federação Latino-A-mericana das Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), promove, no período de 10 a 12/8, o Curso Inter-nacional de Neurocirurgia Pediátrica, em Santarém. A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é par-ceira do evento, que deve contar com os maiores especialistas em Neuroci-rurgia do continente.

O evento, que é des-tinado a médicos de todas as especialidades e estudantes de Medici-na, funciona como uma atividade de educação continuada e dissemi-nadora de conhecimen-tos e de práticas neuro-cirúrgicas seguras. Este ano, a primeira edição latino-americana do curso aconteceu em Buenos Aires, na Argen-tina, e a segunda será no no interior da Ama-zônia brasileira.

•Os colaboradores que tro-caram de idade em julho se reuniram para comemora-

rem o momento juntos, du-rante a edição do “Aniversa-riantes do Mês”.

O maqueiro Leandro Guima-rães, da Clínica Médica, é, há quatro meses, o colaborador

mais elogiado. O setor em que atua também tem sido o campeão de elogios.

Unidade lança novo planejamento estratégico

hrba.org.br

Nos seis primeiros meses do ano, o HRBA reutilizou 6.491 quilos de lixo orgânico. Toda essa quantidade, que antes era destinada ao aterro sanitário municipal, foi reaproveitada no processo de compostagem realizado dentro da própria unidade de saúde. O composto é usado para a produção de verduras, legumes e frutas. Este ano, a horta do hospital já produziu quase 300 quilos de alimentos, foram cerca de 100 quilos só de hortaliças leves, como couve e cebolinha.

Em junho, o HRBA que é gerenciado pela Pró-Saúde As-sociação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), reaproveitou 2.023 quilos dos 6.491 de resíduos orgânicos gerados pela unidade: um reaproveita-mento de 33,6%. Mas o objetivo do projeto “Compostagem e Horta Orgânica” não é apenas reduzir a quantidade de lixo destinada ao aterro ou reduzir os custos na produção de alimentos. A ideia é beneficiar usuários e acompanhantes com alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos.

Os alimentos colhidos na horta da unidade são usados na alimentação do público interno. Macaxeiras e batatas-do-ces, por exemplo, viram opção para o lanche da tarde. “Eu

gostei muito de servirem isso aqui. Além de ser gostoso, a gente sabe que é saudável”, conta Graciete Silva, de 41 anos, que acompanha o filho em tratamento há três me-ses no HRBA.

“Nada melhor do que pensarmos na sustentabilidade, aproveitando esse resíduo para fazer o adubo e utilizá-lo na nossa horta. Assim, vamos produzir alimentos para ter-mos variedade e qualidade, tanto para nossos pacientes quanto para colaboradores”, explica a coordenadora do projeto, Ádrea Moreira.

De acordo com o diretor Operacional da Pró-Saúde, Pau-lo Czrnhak, que coordena as ações de sustentabilidade da instituição no Estado do Pará, o projeto de horta orgânica será ampliado para outros hospitais públicos gerenciados pela entidade. “A sustentabilidade é um dos princípios da Pró-Saúde. Para nós, é preciso fomentar um mundo mais saudável, melhorando a qualidade de vida das pessoas, o que resultará na prevenção das doenças. E para isso acontecer, é preciso que as nossas atitudes sejam mais sustentáveis, propiciando essa melhoria no universo que vivemos”, revelou.

O Parque Radioterápico (conjunto de equipamen-tos e serviços médico-hospitalares exclusivos para terapia do câncer) do HRBA começou a funcionar em 2010. O número de sessões realizadas já passa de 140 mil. Em 2016, foram realizadas pouco mais de 23 mil. O serviço complementa um dos princi-pais tratamentos contra o câncer.

O Hospital Regional é uma Unidade de Alta Com-plexidade (Unacon) para o tratamento oncológico, que se baseia em três pontos principais: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. O hospital é referên-cia no Norte do Brasil para o tratamento oncológi-co e atende mais de 1,1 milhão de pessoas oriun-das de 20 municípios do Oeste do Pará.

No dia 3/7, foi realizado um café da manhã es-pecial em comemoração aos sete anos do serviço.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

Serviço de Radioterapia completa sete anos de funcionamento•2

Mais de seis toneladas de lixo orgânico foram reaproveitadas em 2017

O hospital chegou ao nono transplante de rim. Neste ano, já foram seis procedimentos. O número de capta-ções de órgãos também tem sido satisfatório: cinco (até o final de junho). No total, foram captados dez órgãos (rins) e dez tecidos (córneas). Os procedimentos realiza-dos até junho de 2017 são a metade de todas as capta-ções realizadas entre 2012 a 2016.

O aumento das captações tem a ver com o início dos transplantes realizados pelo HRBA, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O primeiro transplante foi em novembro de 2016. “Nós sabemos que quando a sociedade começa a perceber que a doação tem um sentido prático, as famílias passam a entender a doação de forma diferente. Nosso próximo objetivo é iniciar os procedimentos de transplante com doador cadáver”, ex-

plica o responsável técnico de transplantes do HRBA, ne-frologista Emanuel Espósito.

O transplante mais recente realizado pela unidade, no dia 11/7, beneficiou o jovem Wilmar da Silva, de 27 anos. Ele, que realizava hemodiálise há dez anos, rece-beu o órgão do irmão Valeriano, de 29 anos. “Eu colo-quei na minha cabeça que ia doar o rim, já que convivi com o sofrimento dele. Fizemos todos os exames, deu certo, e hoje estamos aqui, bem, nos recuperando”, con-ta Valeriano.

Wilmar morava em Rurópolis, quando descobriu que tinha insuficiência renal. “Na época, eu fiquei chocado, porque para mim, eu era bom, não tinha problemas. De-pois, eu tive que ficar em Santarém, acostumar com a nova realidade”, diz. Para ele, o irmão é um herói. “Meu irmão é o anjo que me salvou da máquina de hemodiáli-se. Agora, é só alegria daqui para frente”, afirma.

A Imagem Oficial do Círio de Nazaré peregrinou por Santarém, pela primeira vez, no dia 25/7. E um dos momentos mais emocionantes foi a passagem pelo HRBA. Pacientes, acompanhantes e colabora-dores se uniram na fé e na emoção.

“Tocar numa santa, que é muito difícil a gente chegar perto, para mim, é mais uma benção que eu consigo na minha vida”, conta o paciente Manoel Pereira, de 47 anos. Outro que se emocionou com a oportunidade de tocar na imagem foi o paciente Antônio de Lima, de 64 anos. “Fiquei muito alegre e emocionado por este momento. Nós precisamos dessa fé para continuar vencendo as dificuldades que enfrentamos em nossas vidas”.

A visita durou cerca de uma hora. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pelo dire-tor-geral do hospital, Hebert Moreschi.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

Imagem de N. Sra. de Nazaré visita hospital•3

HRBA realiza nono transplante de rim e captações de órgãos crescem

Durante aos dias 13 e 14/7, profissionais de saúde e es-tudantes participaram do ‘’Workshop de Exames Endos-cópicos’’ realizado pelo HRBA. O evento abordou o tema ‘’Auxílio diagnóstico, prevenção e tratamento’’.

‘’A Medicina vem evoluindo muito, e uma das áreas que mais evoluíram nos últimos 20 anos foi a dos exames en-doscópicos, na parte de prevenção, diagnóstico precoce, com tratamentos com danos menores e respostas mais efetivas’’, diz o coloproctologista Bruno Motta, que abriu o workshop com a palestra: ‘’Videocolonoscopia diagnósti-ca e procedimentos terapêuticos’’.

O workshop multiprofissional contou com sete pales-tras. ‘’É importante termos capacitação profissional, com a preocupação em sempre prestar a melhor assistência ao usuário, reduzir falhas, diminuir riscos e não ocasio-nar danos aos pacientes, porque é por eles que estamos aqui”, resume a gerente das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Marli Sarmento.

O HRBA realiza diversas ações ao longo do ano para evitar a ocorrência de acidentes de trabalho. O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Me-dicina do Trabalho (Sesmt) realizou “Diálogos de Segu-rança” em vários setores, levando informações sobre prevenção de acidentes, notificação de ocorrência e rota de fuga, entre outros temas.

“A atuação do Sesmt no hospital é voltada para preven-ção e educação dos nossos colaboradores. Essas ações ocorrem periodicamente no sentido de educar, de re-forçar que os trabalhadores têm que atuar de forma segura, resguardando a sua saúde e a saúde dos pacien-tes”, explica a coordenadora do Sesmt, Karen Bentes.

Em julho, também ocorreu o treinamento sobre “Plano de emergência e rota de fuga”, voltado para os brigadistas, reforçando como deve ser a atuação em caso de sinistros.

O Boletim do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected].

Unidade promove ações para prevenção de acidentes•4

HRBA realiza workshop sobre exames endoscópicos

O serviço de Farmácia do HRBA apresentou três trabalhos no “XI Congresso Brasileiro de Farmácia Hospitalar”, reali-zado em Brasília (DF). A coordenadora da Farmácia do hos-pital, Sândrea Queiroz, e o colaborador Anderson Oliveira participaram do evento. Os trabalhos abordaram as seguin-tes temáticas: “A interface Farmácia hospitalar e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar promovendo o uso racional da antibioticoterapia”; “Uso do indicador de farmacovigi-lância como ferramenta norteadora no acompanhamento da utilização de medicamentos no ambiente hospitalar”; e “Reflexos das intervenções farmacêuticas frente às solicita-ções de materiais e medicamentos não padronizados”.

“A oportunidade de compartilhar conhecimento é muito ímpar para a melhoria contínua dos processos e para agu-çar os profissionais a promoverem suas rotinas e proces-sos, tomando como base as experiências exitosas em nível nacional”, diz a Sândrea Queiroz.

Colaboradores participam de Congresso de Farmácia