hpv

9
Estephany Bitencourte Nº09 Daniella Santos N°04 Vinicius Cassimiro Ângela Vieira Nº03 Sarah Zebirnat Nº26

Upload: profmariateresa

Post on 19-Dec-2014

35 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Projeto @ Bio Profª Maria Teresa Iannaco Grego

TRANSCRIPT

Page 1: Hpv

Estephany Bitencourte Nº09Daniella Santos N°04Vinicius Cassimiro N°Ângela Vieira Nº03Sarah Zebirnat Nº26

Page 2: Hpv

• O HPV pode ser classificado como baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos. A maioria das infecções são rápidas e transitórias, muitas vezes até sendo combatidas espontaneamente pelo sistema imune, principalmente pelas mulheres mais jovens.As infecções causadas pelo HPV são mais comuns na região genital, geralmente através de verrugas, e existem também as lesões que não apresentam nenhum sintoma, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente

O que é HPV?

Page 3: Hpv

• O câncer do colo do útero tem estimativa de 15.590 novos casos em 2014 no Brasil. Em 80% deles, há associação com o HPV e pelo menos 5.160 mulheres vão morrer, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É o terceiro tumor mais freqüente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no país. Se diagnosticado e tratado precocemente, há praticamente 100% de chance de cura. 

O HPV é o terceiro tumor mais freqüente em mulheres

Page 4: Hpv

• Contato pele a pele com o indivíduo infectado com o vírus HPV, bastando que uma área ferida seja friccionada na área infectada do outro.

• Transmissão vertical: Contaminação de bebês que nascem de parto normal, entrando em contato com a área infectada da mãe.

• Uso de roupa íntima ou toalhas, mas isso só seria possível se a pessoa vestisse a roupa íntima da pessoa contaminada logo depois que ela a tenha tirado. Esta teoria ainda não é muito aceita entre a comunidade médica pois carece de comprovação científica mas parece ser uma possibilidade.

Como é transmitido o HPV?

Page 5: Hpv

• A idade-alvo do programa de imunização – de 9 a 13 anos – é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O objetivo é vacinar as garotas antes que elas iniciem a vida sexual e possam ter contato com o vírus. Essa faixa etária, segundo estudos, também é a que alcança o melhor resultado de imunização.

O Porque Da Vacina Nas Meninas de 9 a13 anos?

Page 6: Hpv

• De acordo com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), desde que a vacinação contra o HPV foi introduzida, em 2006, 56% menos jovens entre 14 e 19 anos foram infectadas.

• É possível proteger uma geração contra o câncer e nós temos que fazer.

E a vacina Resolve Mesmo?

Page 7: Hpv

• Muitos pais são totalmente contra a vacina HPV, mais ele não sabem o bem que essa vacina pode fazer no futuro, diminuindo uns dos terceiro tumor que mais mata mulheres hoje em dia. E uma das opiniões desse pais é:

• Não tenho nada contra o cuidado do Ministério da Saúde com o povo brasileiro, mas acho que essa vacina é desnecessária. A melhor forma de prevenir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) é a fidelidade no casamento

O Que os Pais Acham da Vacina?

Page 8: Hpv

• Essa é uma idade em que os hormônios estão à flor da pele e tudo desperta curiosidade. Com a vacina, elas se sentiriam imunizadas e tentariam experimentar o novo – completa.

• O que previne mesmo as meninas do HPV é a relação com um só parceiro. Desde já converso com ela numa linguagem simples, que ela entenda, sobre a sexualidade.

• Mais eles não sabem que existe vários modos de se contrair o HPV.

Page 9: Hpv

• A Secretaria de Saúde já atingiu a meta 80% de vacinação do público alvo. Porém, ainda faltam 301 meninas para atingir o 100% de cobertura vacinal.

Quantas Meninas já se Vacinaram em São Paulo?